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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
FUNDAÇÃO PERCIVAL FARQUHAR - FPF
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE
com sede em Governador Valadares - Minas Gerais
RELATOR: SR.CONS. VIRGINIO TOSTA DE SOUZA
CÂMARA OU COMISSÃO PARECER nº 16/92
APROVADO EM 28/01/92
PROCESSONº 5261/76
I - RELATÓRIO
Pelo Parecer nº 6 18/85, de' 07 de outubro de 1985,o Con-
selho Federal de Educação aprovou a Carta-Consulta apresentada '
pela Fundação Percival Farquhar - FPF, visando a criação, pela
via do reconhecimento, da Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE.
Peia Portaria nº 21, de 31 de março de 1986, 0 Presiden
te do Conselho Federal de Educação designou os professores Cas-
par Erich Stemmer e Jaime Oltramari, da UFSC, e Celestino Sachet,
| da UDESC, para procederem ao acompanhamento do processo de reco-
nhecimento da UNIVALE, com sede em Governador Valadares, Estado
8 de Minas Gerais, sob a presidência do Conselheiro Nilson Paulo.
Pelo parecer nº 1.126/87, foi aprovado o pedido de no-
vo prazo de acompanhamento, o qual, posteriormente, foi prorroga
do por dois anos, em 04 de julho de 1989, por solicitação do Con
selheiro Relator. Sucessivamente, pelas Portarias 01/88 e 30/88,
foi constituída a atual Comissão de Acompanhamento, formada pelos
professores Jaime Oltramari, da UFSC, Luiz Otávio Moraes de Sou-
za Carmo, da Unb, e Ignácio Ricken, da UDESC.
Durante 0 período de acompanhamento, foram submetidos a
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apreciação dos consultores designados pelo CFE sete Relatórios Parciais e
respectivos Anexos, os quais descrevem os avanços da Instituição nos vá-
rios aspectos sob' a avaliação no processo de reconhecimento, nos termos da
Lei 5.540/68, da Resolução nº 03/83/CFE, e das Portarias nº 11/83/CFE e nº
14/84/CFE, a saber :Entidade Mantenedora, Projeto da UNIVALE, Funções da
Universidade, Ordenamentos Institucionais, Recursos Humanos, Recursos '
Materiais e Infra-Estrutura, e Planejamento Econômico-Financeiro. Durante
as yisitas foram realizadas inúmeras reuniões com o Conselho Curador e
Conselho Diretor da Entidade Mantenedora, e com lideranças da Comunidade '
local/ regional, considerando-se a natureza comunitária da Instituição, bem.
como cem os dirigentes das Faculdades e com os -segmentos da comunidade acadêmi_
ca. Os Relatórios Parciais e seus Anexos foram analisados e avaliados "pe -
los- membros da Comissão de Acompanhamento, sob a presidência do Conselheiro
Relator, com a participação da Comissão Interna Coordenadora do Projeto
UNIVALE, concluindo-se pelo atendimento das exigências fixadas na Lei e na
jurisprudência.-do Conselho Federal de Educação. Os indicadores de qualidade
foram comprovados pela Instituição e verificados "in loco", nos termos da
Resolução nº 03/83/CFE, das Portarias do CFE acima mencionadas e demais
normas do mesmo colegiado.
Em 28 de junho de 1991, foi encaminhado ao Conselheiro Relator
e aos integrantes da Comissão de Acompanhamento o RELATÓRIO FINAL,' junta -
mente com o Estatuto e Regimento Geral da UNIVALE, os quais mereceram a
análise e avaliação final e globalizadora dos consultores, na visita à Ins_
tituiçao, realizada nos dias 16 e 17 de julho do corrente ano, sob a presi_
dência do Conselheiro Relator, Dr. Virginio cândido Tosta de Souza, desig-
nado em 04 de dezembro de 1990.
Ressalte-se que o trabalho realizado pela Comissão norteou ex-
perimentalmente a transição da Instituição para o modelo universitário pro_
posto na Carta-Consulta, o que .foi de. fundamental importância para o cres-
cimento e amadurecimento institucional.
Os Relatórios Parciais, sintetizando o Plano de Acompanhamento,
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apresentaram os seguintes conteúdos:
RELATÓRIO I - Informações quanto a Mantenedora
Identificad.ão e condições juridicas e fiscais, dirigentes; pa-
trimônio da Entidade Mantenedora, situação econômica-financeira; relaciona
mentp entre Mantenedora -e Mantida; atendimento ao Artigo 3º da Resolução
nº 03/83/CFE e outras atividades desenvolvidas pela Mantendora*.
RELATÓRIO II - 0 Projeto da Universidade
Concepção da Universidade e a filosofia de trabalho; linhas ba
sicas de ação; politicas nas diferentes áreas de atuação; metas priorita -
rias; universalidade de campo; cursos, alunado e vagas; o que muda na Ins-
tituição e na comunidade acadêmica com o reconhecimento da Universidade.
RELATÓRIO III - As Funções da Universidade
Descrição do papel do ensino, da pesquisa e da extensão e seu
planejamento; a organização didatico-acadêmica; planejamento dos curricu -
los e detalhamento.do fluxo didatico-acadêmico; curriculos dos cursos e
metodologia de ensino; produção e plano de pesquisa e extensão; proposta de
sistematização da produção cientifica e cultural e, como anexo, a Produ
ção Cientifica e Cultural .
RELATÓRIO IV - Ordenamentos Institucionais
Aspectos relacionados com a elaboração do Estatuto e do Regi -
mento Geral da UNIVALE, plano de organização da universidade; modelo orga-
nizacional; estrutura de poder e a departamentalização; Estatuto e o Regi-
mento Geral com os Curriculos Plenos e a Estrutura Departamental,em anexo.
RELATÓRIO V - RECURSOS HUMANOS '
Informações sobre a politica de recursos humanos; composição
quantitativa e qualitativa do . corpo docente, do pessoal técnico e adminis-
trativo; regime de trabalho; remuneração-; programa de qualificação e trei-
namento dos docentes, e pessoal técnico e administrativo e os anexos refe-
rentes ao Plano de Classificação de Cargos e Salários e .Plano de Capacita.
ção Docente.
04
RELATÓRIO VI - Recursos Materiais e Infra-Estrutura
Material descritivo de toda a infra-estrutura fisica, equipa -
mentos, móveis, acervo bibliográfico e demais instalações para abrigar a
UNIVALE.
.
RELATÓRIO VII - Planejamento Econômico-Financeiro
Sintese do plano quinquenal e respectivo orçamento plurianual, com
previsão de receitas e despesas por fontes e -o plano de investimentos. 0-
Relatório Final sintetiza e atualiza os dados dos relatórios Parciais,
onde se demonstra o crescimento ocorrido na Fase de Acompanhamen to. Com
base no mesmo, a Comissão de Acompanhamento elaborou seu Relatório,
passando ambos a integrar o presente Parecer, na forma de Anexo.
I - QUANTO A ENTIDADE MANTENEDORA
a) Situação Jurídica
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento assim informa sobre
a identidade da Instituição Mantenedora!
" A Fundação Percival Farquhar- FPF é uma entidade educacional, sem
fins lucrativos, de natureza filantrópica e de caráter comunitário', criada
pela Comunidade de Governador Valadares, através de suas representações lé
gítimas e juridicas. Seu estatuto está registrado no Cartório de, Registro
Civil das Pessoas Juridicas, da Comarca de Governador Valadares, sob o n
2
156, Livro A-l, folhas 75v, em 26 de julho de 1967. As modificações poste-
riores foram igualmente registradas, após aprovação competente do Ministé-
rio Publico. A Fundação Percival Farquhar tem sua sede e foro no Município
de Governador Valadares, estado de Minas Gerais.
b) Utilidade Publica
A Fundação Percival Farquhar foi declarada de utilidade públi-
ca federal, estadual e municipal, e possui certificado de fins filantrópi-
cos, expedido pelo Conselho Nacional de Serviço Social - CNSS, conforme
Processo CNSS nº 248094/74". ........
c) Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Comissão de Acompanhamento relata que a Instituição compro -
vou regularidade fiscal e parafiscal, nos termos da legislação vigente.
Suas obrigações estão sendo cumpridas e os recolhimentos são feitos nos
termos acordados.
d) Dirigentes
Os dirigentes da Entidade Mantenedora, membros do Conselho Cu
rador e do Conselho Diretor, sao na sua totalidade lideranças comunitárias,
como comprovam os "curricula vitae" às pagihas 10 a 15 do Relatório Final,
sendo escolhidos nos termos" do estatuto da FPF.Cabe aos dois colegiados
referidos a gestão financeira & patrimonial,' bem como a administração da
Fundação Percival Farquhar. Pelo Regimento Unificado das Faculdades Inte -
gradas e pela reforma do Estatuto da FPF, foi conferida ao Diretor Execu -
tivo da Entidade Mantenedora autoridade acadêmica, na qualidade de Diretor
Geral das mantidas, cabendo-lhe coordenar, no nivel administrativo e acadê
mico, de forma integrada, o processo de reconhecimento da UNIVALE.
e) Capacidade Patrimonial
A FPF possui patrimônio suficiente para dar cobertura ao Pro -
jeto de Universidade, 0 patrimônio foi avaliado, conforme jurisprudência
do CFE, em 24 de setembro de 1989, com. seus valores revistos e atualizados
em março de 1991, em Cr$ 1.013.775.000,00 (Hum bilhão, treze milhões, sete_
centos e setenta e cinco mil cruzeiros). 0 Patrimônio Imobiliário e cons-
tituído por terrenos localizados na Vila Bretãs e pelo Campus Universita -
rio, localizado no Bairro Capim,com um total de 744.270 m2 e uma área cons_
truida de 25.346 m2 ..0 Quadro 01 a seguir identifica os Bens Imóveis e
os Bens Moveis da. FPF. Assim relata a Comissão de Acompanhamento.
QUADRO 01
RELAÇÃO DOS BENS IMÓVEIS E MOVEIS DA
FUNDAÇÃO PERCIVAL FARQUHAR
ESPECIFICAÇÃO EM Cr$' 1.000
A -'BENS IMÓVEIS
01 - Prédio P-2
Localizado na Rua Lincoln Byrro, 281 registro Nº
185 e 155 Livro 72-B-F1. 91 do cartório de
Registro de imóveis. .
- Área Construida 3.231 m2
- Área .do terreno 3.600+420= 4.020 m2
30.610.
25.527.
02 - Prédio P-4
Localizado na Rua Moreira Sales, 850 Vila
Bretãs, Registro nº 46 do Cartório de
Registro de Imóveis.
- Área Construida 6.901 m2
- Área do Terreno 8.400 m2
64.845.
53.340.
03 - Prédio P-6 . .
Localizado na Rua João Dias Duarte, n
5
287, Vila Bretãs,
Registro nº 31.593 do Cartório de Registro de
Imóveis.
- Área Construida 1.868 m2
- Área do Terreno 3.400 m2
16.010.
21.590 .
04 - Campus Universitário Antonio Rodrigues
Coelho **
Situado no Bairro.Capim, registros nºs 173 e
174 do Cartório de Reg.
de Imóveis.
- Área Construida 8.569 m2
- Área do Terreno 724.210 m2
80.700. .
253.473.
B - BENS MÓVEIS
01 - Imobilizado Técnico
02 - Veículos (cinco)
03 - Acervo Bibliográfico
-125.135
1.980
340.565
TOTAL
1.013.775.
FONTE : Divisão Fianceira e Contábil
f) Situação Economico-Financeira
"As condições economico-financeiras da FPF tornaram-se seguras
nos últimos três exercidos e os Índices financeiros apresentados demons -
tram que a Instituição adquiriu uma situação econômico-financeira estável
e perfeitamente equilibrada no periodo, como pode ser verificado nos Ane -
xos I, II e .III do Relatório Final e no Quadro 02 da Situação Econômico-Fi
nanceira, relata a Comissão de Acompanhamento .
QUADRO 02
SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA
ÍNDICES
EXERCÍCIOS
1988 1989 1990
-LIQUIDEZ
. Comum 1,90 1,55 1,01
. Geral 1,41 1,3 2 1,00
. Seca 1,70 1,47 1,00
- LIQUIDEZ PATRIMONIAL
. Grau de Solvência PL/CT 7,56 7,30 4,48
- GRAU IMOBILIZADO
Imobilizado
-
PL 0,95 0,96 1,00
- CAPACIDADE DE ENDIVIDAMENTO
Imobilização-PC
7,15 6,99 4,48
FONTE : Divisão Financeira eContábil
g) Relacionamento entre Mantenedora e Mantida
0 relacionamento entre a Entidade mantenedora e as Faculdades
Integradas foi estabelecido, conjuntamente, no Estatuto da FPF reformadoe
no Regimento Unificado aprovado pelo Parecer nº 379/89/CFE . Estabelecendo-
se uma plena compatibilização entre mantenedora e mantida, foi possível
testar o modelo organizacional da futura universidade. A Comissão teve
oportunidade de participar de reuniões dos colegiados. Assim relata a Co-
missão de Acompanhamento.
h) Experiência é Tradição no Ensino Superior
a
Segundo o Relatório, da Comissão de Acompanhamento, a FPF de-
monstra experiência e tradição na manutenção de estabelecimentos de ensino
superior, cujo inicio se deu em 1967, atendendo nao somente a uma deman da
por 3º grau. mas também uma demanda potencial existente a nivel de 2º .
grau, através da ETEIT - Escola Técnica do Instituto de Tecnologia, inte -
grando -áreas técnico-profissionais. Mantendo três Unidades de Ensino Supe-
rior, a FPF atua nas ares de Ciências Exatas, Tecnológicas, Humanas e da'
Saúde.
i) Demonstração do Atendimento ao Artigo 3º da
Resolução CFE nº 03/83
Na analise do Estatuto da FPF a Comissão verificou estarem sen
do atendidos os requisitos fixados no Art. 3º da Res. nº 03/83/CFE, e
suas alineas. A analise de- Balanços ensejaram igualmente o exame da mate -
ria, confirmando-se o acima referido. .
j) Avaliação da Comissão de Acompanhamento
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento assim se expressa :
I
"O período de acompanhamento ensejou, em inúmeras oportunida -
des, aprofundamentos dos vários aspectos relacionados com a Entidade
Mante-nedora . A reforma de seu Estatuto, compatibilizando-o com a
realidade de mantenedora de uma futura universidade, foi a primeira gestão
dos consulto res do CFE . Tanto o novo Estatuto da FPF, como o Regimento
Unificado das Faculdades Integradas, foram analisados e discutidos com os
integrantes da Comissão do Projeto UNIVALE' e com os dirigentes da
Instituição. A. segunda preocupação dos consultores foi dotar a Entidade
Mantenedora -de condições econômico-financeiras seguras, estáveis e
equilibradas, sugerindo-se maior articulação com o poder publico, com o
setor produtivo da região e com to-das as forças vivas da comunidade.
Finalmente, para levar a bom termo o Projeto de Universidade, foi
enfatizado o papel relevante a ser exercido por uma liderança forte,
articulada e legitimada junto ao Conselho Curador da FPF, junto a
Comunidade Acadêmica das Faculdades Integradas e junto a Comunidade de
Governador Valadares.
A,Comissão de Acompanhamento, ao final do periodo de acompanha
mento, constata que as três grandes recomendações com relação a Entidade
Mantenedora foram atendidas plenamente".
II - QUANTO AO PROJETO DE UNIVERSIDADE
a) Concepção/Filosofia de Trabalho da UNIVALE
Com relação a concepção da UNIVALE, a Comissão de Acompanha -mento se
manifesta nos seguintes termos: "A concepção da UNIVALE e a filosofia de
trabalho, bem como suas linhas sicas de ão estão claramente,
definidas, havendo coerência entre a -proposta de ação e a experiência da
Instituição, desde a sua origem. A Comunidade de Governador Valadares
avalia a experiência da FPF como uma instituição plenamente integrada com
a realidade regional, constituindo-se em seu patrimônio, cultural e
educacional. 0 Projeto Pedagógico
da UNIVALE e legitimado' pela ação acadêmica de vinte e três anos, tornando
-se a mesma necessária ao desenvolvimento econômico, social e cultural do
Vale do Rio Doce. A Comissão pode constatar que a concepção da UNIVALE e
plenamente assumida, tanto pela comunidade acadêmica, como pela comunidade
regional".
b) Congruência entre a realidade institucional e o
projeto pedagógico da UNIVALE
"Os onze cursos com vinte habilitações oferecidos pela Insti -
tuição se harmonizam com as carcteristicas da região e procuram atender as
suas necessidades, principalmente na preparação de recursos humanos adequa
dos quantitativa e qualitativamente. A coordenação didática dos cursos, de
forma participada e permanente, promove uma reflexão sobre o perfil profis_
siográfico de cada curso/habilitação, uma necessidade social e técnica, e
os currículos dos mesmos. Da mesma maneira, são planejadas e avaliadas as
linhas de pesquisa e de extensão, refletindo o perfil de uma universidade
voltada à solução dos problemas técnicos e sociais da área de influencia"
conclui a Comissão de Acompanhamento.
c) Área de Influência
A área de influência geoducacional da UNIVALE e a parte da
Bacia Hidrográfica Leste que abrange o DGE -18, o norte do DGE-19 e o sul
do DGE-12, sendo limitada geograficamente ao sul pelos limites do DGE-18 ,
ao norte pelo Rio das Contas, à leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelas
Serras do espinhaço e Chapada Diamantina, com uma população estimada em 02
(dois) milhões de habitantes.
A UNIVALE está sediada no Município de Governador
Valadares,pó-lo geoeducacional da região, com cerca de 250 mil habitantes.
-
Sua economia baseia-se, quase que exclusivamente, na explora -
çao das rique.sas minerais, da pecuária e das culturas de subsistência, com
exceção para as culturas de cacau e café. Em relação ao comercio, a polari
zação de Governador Valadares é abrangente, atingindo o Vale do Aço, onde
se concentram a USIMINAS, ACESITA, CENIBRA, CVDR , Belgo-Mineira, entre ou
trás grandes industrias.
0 desenvolvimento educacional-cultural da região de influência
da UNIVALE e marcado de forma inegável pelo inicio das atividades da Funda
ção Percival Farquhar, em 1967. A nivel de 2º grau são atendidos 10.870
alunos, apenas na jurisdição da 7º DRE. Belo Horizonte e o centro universi
tario mais próximo (310 Km), seguido de vitoria (420 Km), Juiz de Fora
(480 Km) e de Ouro Preto (400 Km). As instituições isoladas de ensino
supe-riar da região atuam essencialmente na área de Ciências Humanas.
Os aspectos econômicos,sociais e culturais, desenvolvidos às
paginas 29 a 37 do Relatório Final, comprovam a necessidade social da
UNIVALE. É ainda demonstrado o atendimento satisfatório do ensino de l
e
e
2- graus na região polarizada por Governador Valadares, sede da UNIVALE ,
nos termos do Decreto nº 87.911/82 e do Parecer nº 206/83/CFE. Assim
infor-
ma o Relatório Final . ANEXO MAPA 01
d) Comprovação da Universalidade de Campo
A relação dos cursos, respectivas habilitações e atos de auto-
rização e de reconhecimento, e reproduzida no Quadro 03 do Relatório
Final. A FPF comprovou a universalidade de campo do saber, exigida
pela Resolução nº 03/83/CFE e legislação vigente, seja através da
matriz curricular (Quadro 6), seja através da oferta do numero
minimo de cursos nas áreas básica e tecnico-profissional (pagina 26
do Relatório Final). Tanto a estrutura curricular dos cursos
oferecidos, quanto a estrutura departamental, ambos Anexos dos
Ordenamentos Institucionais, complementam essa comprovação, conclui
a Comissão de Acompanhamento.
QUADRO 03
RELAÇÃO DOS CURSOS DE DURAÇÃO PLENA, RESPECTIVAS HABILITAÇÕES
E ATOS DE AUTORIZAÇÃO E DE RECONHECIMENTO POR CURSO/HÁBILíTA-
CÕES .
CURSO/ AUTORIZAÇÃO RECONHECIMENTO.
HABILITAÇÃO PARECER DECRETO PARECER DECRETO
- CIÊNCIAS
. HABILITAÇÃO GERAL
DE 1º GRAU
3.167/77 **81.267/78
3.167/77 **81.267/78
3.167/77 **81.267/78
3.167/77 **81.267/77
- LETRAS
.. PORTUGUÊS/INGLÊS 211/70 68.422/71 40/76 77.541/76
. PORTUGUÊS/FRANCÊS 211/70 68.422/71 53/79 83.365/79
- PEDAGOGIA
. MAGISTÉRIO DAS
DISCIPLINAS PEDA-
GÓGICAS DO 2º GRAU 211/70 63,422/71 38/76 77.282/76
. ADMINISTRAÇÃO ES
COLAR
211/70 68,422/71 38/76 77.282/76
. ORIENTAÇÃO EDU -
CACIONAL 211/70 68.422/71 38/76 77.282/76
. SUPERVISÃO ESCO-
LAR
39/79 83.469/79 36/81 131/81
. INSPEÇÃO ESCOLAR 790/84
698/89 629/89
-CIÊNCIAS SOCIAIS.. 211/70 68.422/71 39/76 77.415/76
003/88 97.584/89
- ENGENHARIA
. CIVIL............................. 2.663/76 78.558/76 . 325/81 *356/81
1.864/78 82.558/78 314/83 *334/83
. MECANICA 28/68 62.392/68 2.207/73 73.360/73
. METALURGICA 2S/68 62.392/68 2.207/73 73.360/73
- TECNOLOGIA EM PRO-
CESSAMENTO DE DADOS
-787 95.313/87 315/90 *232/91
- ODONTOLOGIA ...... j/75 76,128/75 301/79 83.393/79
FONTE: Divisão de Legislação Acadêmica - DIA *
(Portaria) ** (Conversão)
e) Vagas, Vestibular, Matrículas, Formandos e
Turno de Funcionamento
A Instituição oferece um total de 980 vagas anuais, sendo que
a demanda varia em função da área de conhecimento, desde 0,6 candidatos/va
ga no curso Ciências ate 14,3 candidatos/vaga no curso de 0dontologia. Os
Gráficos à página 24 do Relatório Final identificam a evolução de vagas,
inscrições no. vestibular, matrículas iniciais e gerais. 0 Quadro 05 identi_
fica o total de graduados pela Instituição no periodo de 1968 a 1990, se-
gundo dados da Divisão de Controle Acadêmico. Os cursos das áreas Tecnolo
gicas e da Saúde funcionam nos periodos matutino e vespertino.Informa, nes
tes termos, 8 Relatório Final.
f) Avaliação da Comissão de Acompanhamento
0 .Relatório da Comiso de Acompanhamento assim se expressa: "A realidade
institucional projetada para a UNIVALE para o período de 1991/1995 foi
objeto de reflexão,em termos de mudança institu -cional, com o exercício
da autonomia, alem daquelas a se fazerem presentes na comunidade acadêmica
após o reconhecimento da universidade. A Comissão acompanhou as diversas
etapas desse planejamento e de preparação para a plenitude universitária
com responsabilidade, constatando que a Institui -ção atende as exigências
da legislação vigente e, mais explicitamente, as normas contidas na
Resolução nº 03/83/CFE, com destaque para a universalidade de campo do
conhecimento".
III - QUANTO AS FUNÇÕES DA UNIVERSIDADE
a) Ensino de Graduação
As Faculdades Integradas mantidas pela FPF oferecem em seu Con
curso Vestibular um total de 980 vagas anuais para os seus onze cursos e
vinte habilitações, sendo coordenado pela Comissão TÉcnica de Vestibular
da Instituição . No primeiro semestre de 1991 estavam matriculados 2.352
alunos no 3º grau e 622 no 2º grau . "Os diversos cursos dispõem de insta-
lações, programas e convênios, que asseguram o oferecimento das teóricas e
pratácas, bem como o desenvolvimento dos estágios curriculares, nos termos
da legislação e da jurisprudência do CFE". Relatam os consultores do CFE.
0 .Relatório da Comissão de Acompanhamento acrescenta : "À Comissão de
Acompanhamento foi dado observar as condições de funcionamento regular do
ensino de graduação oferecido pelas Faculdades Integradas da FPF . A
adoção do Regimento Unificado tem favorecido a integração do planejamento,
acompanhamento e avaliação das atividades no ensino de graduação, sob a
supervisão e coordenação superior do Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão e da Diretoria de Ensino. A coordenação didáti_ ca dos cursos é
exercida nos termos da legislação. A metodologia do Ensino Superior e,
igualmente, preocupação permanente. A politica de ensino da UNIVALE, para
o próximo quinquénio, encontra-se à pagina 45 do Relatório Final"-.
Finalizando, "a Comissão pode ainda apreciar a preocupação dá
FPF em desenvolver a Avaliação Institucional, promover ações de integração
curricular, de analise de qualidade do ensino oferecido, de levantamento do
perfil dos profissionais egressos, dentre outros, o que permitiu uma rede
finição dos curriculos dos diversos cursos oferecidos pelas faculdades In-
tegradas" .
b) Ensino de Pós-Graduação
A Instituição ostenta experiência consolidada na oferta de
cursos de Especialização, tendo formado um total de 358 profissionais nesse
nivel de ensino. A Comissão de Acompanhamento pode constatar os esforços no
sentido de institucionalizar a pós-graduação.
16
c) Atividades de Pesquisa
A politica de recursos humanos que norteou a implantação do
Instituto de Tecnologia, Unidade de Ensino pioneira, teve por escopo cons-
tituir um corpo docente com o objetivo complementar de desenvolver pesqui-
sas,» pretendendo viabilizar prioritariamente a tecnologia adequada a indus
trialização de recursos materiais da região. Nesse sentido foram contrata-
dos, profissionais com formação acadêmica, experiência profissional, em re-
gime de tempo integral e dedicação exclusiva. Visando coordenar os proje -
tos na área de não-ferrosos especiais, foi criado inicialmente o CETENFE -
Centro de Nao Ferrosos Especiais, mais tarde transformado em INPRO - Insti
tuto de Projetos, informam os consultores do CFE.
, Dos 67 projetos de pesquisa desenvolvidos nos últimos anos, 48
(quarenta e oito), o foram na área tecnológica,entre eles o "Projeto Berílio" ,
que criou tecnologia própria para a produção de carbonato básico de berí -
lio, material altamente estratégico, uma vez que representa fase interme
diária para a produção de ligas metálicas de berilio e de berilio metálico,
utilizados na industria de misseis, veiculos espaciais, instalações eletri
cas de medidas, conexões, solda, indústria de computadores, equipamentos
de radio e televisão e, finalmente, em aplicações nucleares. Este projeto
foi objeto de patente, colocando o Brasil como o quarto detentor de tecno-
logia na produção de berilio. 0 INPRO instalou no Distrito Industrial de
Governador Valadares uma planta-piloto com a capacidade nominal de 07 (se-
te) toneladas de minerio/mês; conforme informa o Relatório Final às páginas
45 e 46.
Outros projetos tecnológicos e- de outras áreas são destacados
as paginas 44 a 47 do Relatório Final, comprovando a competência da Insti-
tuição no desenvolvimento da pesquisa. Esses projetos, juntamente com os
convênios celebrados com orgaos nacionais e internacionais, foram objeto
de análise por parte da Comissão de Acompanhamento. Às páginas 49 e 50 do
Relatório Final encontra-se o plano de ação da UNIVALE, para o . próximo
17
quinquênio, no campo da pesquisa.
d) Atividades de Extensão
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento informa que as ati-
vidades de extensão, integradas às de ensino e pesquisa, são diversificadas,
incluindo á prestação de serviços no campo tecnológico, o atendimento odon
tológico em pontos estratégicos da cidade e do municipio, promoção do de-
senvolvimento artistico da comunidade e da região através do CEART- Centro
de Artes, a criação de sociedades satélites, como a SOTEA-Sociedade de Tea
tro Amador, e outras. As atividades de extensão desenvolvidas sao descri.
tas às paginas 50 a 53 do Relatório Final, demonstrando praticar a Insti-
tuição uma efetiva interação com a comunidade, conforme constatado pela
Comissão de Acompanhamento. A coordenação executiva das atividades de ex-
tensão está a cargo da Diretoria Comunitária. À pagina 53 do Relatório Fi-
nal está explicitado o plano de ação da UNIVALE, para o próximo quinquénio,
no campo da extensão.
e) Organização e Funcionamento das Atividades Acadêmicas
A Comissão de Acompanhamento, em vários momentos, verificou a
organização e o funcionamento do ensino, da pesquisa e da extensão, identi
ficando os recursos materiais e os recursos humanos, estes devidamente qua
lificados para as atividades de planejamento e administração das funções
acadêmicas . A Comissão observou ainda a promoção da integração' da Insti
tuição em todos os niveis e tipos de atividades. 0s Òrgaos Suplementares
exercem papel fundamental no apoio didático-pedagogico, técnico e científi_
co, e se constituem instrumentos eficazes e dinamizadores da ação comunita
ria desenvolvida pela Instituição, conclui o relatório da Comissão de Acom
panhamento.
18 E acrecenta
quanto a institucionalização do ensino, da pesquisa e da extensão:
"0 Regimento Unificado propiciou condições mais favoráveis para
o planejamento, o, acompanhamento e a avaliação das funções acadêmicas .
Implantando-se uma estrutura pre-universitaria, coube ao Conselho de Ensi-
no, Pesquisa e Extensão e à Diretoria Geral das Faculdades Integradas, esta
apoiada pelas Diretorias de Ensino e Comunitária, o papel de normatizar,
definir politicas e dinamizar as atividades-fim, de forma integrada,da Ins
tituição. Neste sentido, pode ser constada a organização acadêmica, mere
cendo destaque as normas, procedimentos e controles com relação aos aspec-
tos formais do planejamento e distribuição de vagas, turmas, registro e
controle acadêmico, utilizando-se modernas técnicas de computação".
f) Avaliação da. Comissão de Acompanhamento
0 Relatório da comissão de Acompanhamento assim se expressa :
»
"Na fase de acompanhamento a Comissão de Consultores designa -
da pelo CFE constatou evidente crescimento da Instituição nas funções de
ensino, pesquisa e extensão, tanto no nivel de produção como no de sua ins
titucionalizaçao e avaliação. Houve frequentes reuniões, nas quais se pro-
curou orientar a Instituição na dinamização de sua interação com o setor
produtivo e com a comunidade em geral, bem como na busca de recursos finan
ceiros viabilizadores de seu plano de ação acadêmica".
IV - ORDENAMENTOS INSTITUCIONAIS
a) Implantação do Regimento Unificado
Os consultores do CFE informam que no campo organizacional a
Fundação Percival Farquhar passou por grandes transformações na Fase de
Acompanhamento, desde a reformulação do Estatuto da Entidade Mantenedora
ate a adoção do Regimento Unificado pelas Unidades de Ensino por ela manti
das . A época da Carta-Consulta, cada Unidade de Ensino possuia seu Regi
mento e normas próprias de administração, dificultando, senão impossibili-
tando, a integração horizontal e vertical intra-institucional. A implanta-
ção da estrutura pre-uriiversitaria, contida no Regimento Unificado aprova-
do pelo parecer nº 379/89/CFE, significou uma base experimental solida pa-
ra que a futura universidade pudesse funcionar, com mais segurança, maior
consciência de sua autonomia, da indissociabilidade de suas funções e efe-
tiva participação solidaria e responsável de todos os segmentos na co-ges -
tão da UNIVALE. 0 Estatuto e o Regimento Geral da futura universidade se
apoiam no modelo organizacional vivenciado por quase dois anos. 0 Estatuto
e o Regimento foram analisados pela CAJ.
b) Estrutura Organizacional da UNIVALE
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento sintetiza a estrutu-
ra organizacional da UNIVALE nos seguintes termos:
"A UNIVALE, cuja estrutura e funcionamento são disciplinados
pelos ordenamentos institucionais, atende os dispositivos do Art. 11, da
Lei n
5
5.540/68, sendo mantida pela Fundação Percival Farquhar, com sede e
foro na cidade de Governador Valadares, Estado de Minas Gerais. A estrutura
organizacional da UNIVALE se desenvolve em três niveis, a saber : Admi-
nistração Superior, Administração Setorial, a nivel de Centros, e Adminis-
tração Básica, a nivel dos Departamentos. Completam a estrutura os Órgãos
Suplementares, alem da Escola Técnica - ETEIT . Estão previstos três Cen -
tros e -treze Departamentos, sendo que os centros são os seguintes: Centro
de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Centro de
Ciências Biológicas e da Saúde".
c) Estatuto e Regimento Geral da UNIVALE
0 Estatuto e o Regimento Geral, bem como os seus Anexos, foram
20
analisados pela Comissão de Acompanhamento. Após ampla discussão pelos vá-
rios segmentos da comunidade acadêmica, foram aprovados nos termos do Regi_
mento Unificado e do Estatuto da FPF. Sua elaboração esta lastreada na ex-
periência vivenciada. pêlo Regimento Unificado, cujo modelo organizacional
antecipava a estrutura da UNIVALE. Assim informam os consultores do CFE.
d) Avaliação da Comissão de Acompanhamento
0 Reltorio da Comissão de Acompanhamento assim se expressa: "Os
ordenamentos institucionais foram elaborados, tendo presentes os
principios gerais de organização e funcionamento de univers.ida -
des estabelecidos pela Lei e na jurisprudência do Egrégio Conselho Federal
de Educação, razão pela qual a Comissão de Acompanhamento os considera
em
! condições de seguirem a tramitação de praxe, podendo ser aprovados".
V - QUANTO AOS RECURSOS HUMANOS
a) A Politica de Recursos Humanos
A Comissão de Acompanhamento testemunhou os esforços da FPF
em consolidar uma politica de recursos humanos para a futura universidade.
A ação administrativa se direcionou tanto para a qualificação, recrutamen-
to e treinamento de professores e funcionários tecnico-administrativos, co
mo também em elaborar e implantar os planos de carreira e de cargos e sala.
rios, plenamente ajustados ao projeto de universidade. Os integrantes dos
corpos docente e técnico-administrativo sao regidos pela consolidação das
Leis do Trabalho - CLT. A politica da FPF,-quanto aos seus recursos hurna
nos, baseia-se nos mesmos- principios que orientam sua filosofia.
institucio-nal : desenvolvimento e qualidade, alicerçados nos resultados de
seus programas de qualificação e de incentivos aoaperfeiçoamento. Nesses
termos informam os consultores do CFE.
b) A Carreira do Magistério Superior
Os consultores do CFE informam, ainda, que o corpo docente da
FPF e constituido de 232 professores, atuando nos cursos de graduação e
pós-graduação, e 31 no 2º grau. A Carreira do Magistério Superior está es-
truturada em três categorias, com 3 (três) niveis cada: Titular, Adjunto e
Assistente. Alem das categorias mencionadas, estão previstos o"s Auxiliares
de Ensino e os Professores Associados. Estes tem regime especial de contra
taçao e prestam serviços nos cursos de pós-graduação e nos programas de
Pesquisa. Os Auxiliares de Ensino são graduados contratados para funções
especificas* em que não se inclui a regência de classe. Apenas para disci-
plinas teonico-profissionalizantes sao também admitidos professores com
graduação, com comprovada competência e especialização, conquistadas pela
praxis e outras formas de treinamento e habilitação. 0 ingresso na carrei-
ra dar-se-a através de concurso publico de provas e titulos, e a promoção
tem por base a qualificação acadêmica e o desempenho avaliado através da
produção cientifica e intelectual.
c) Qualificação do Corpo Docente
Quanto a qualificação, o corpo docente da FPF conta com
7%
em nivel de outorado, 23, 2% de mestrado, 52, 5% de especialização, sendo
que os demais apresentam qualificação nos termos da Resolução nº 20/77-CFE.
A FPF ha 15 anos integra o PICD da CAPES, tendo participado com um total
de 29 docentes em cursos de mestrado e 01 doutorado, sendo que, -no ultimo
quinquénio, 71 foram encaminhados a cursos de especialização, 09 de mestra
do e 01 de doutorado. 0 Plano de Capacitação Docente, registrado sintética
mente as paginas 75 e 77 do Relatório Final, estabelece as metas para o
próximo quinquénio..
A seguir Quadro 5 -"Qualificação Docente".
QUADRO 5
QUALIFICAÇÃO DOCENTE
DEPARTAMENTO G
%
E
%
M
%
D - % . TOTAL
MAT / INF 10 38 14 50 04 14
-
28
FIS / QUI 03 21 06 43 05 36
-
14
CIV 06 55 04 36 01 09
-
11
ELE 03 33 04 45 02 22
-
09
MEC / MET 04 33 07 58 01 08
-
12
EDU / PSI 03 08 17 46 14 38 03 8 37
LET 03 27 07 64 01 09
-
11
CIS
- -
11 52 10 48
-
21
ODONT 10 22 24 52 10 22 02 4 46
CBMF 03 17 08 44 06 33 01 6 18
ED. FIS 01 25 02 50
- -
01 25 04
TOTAL 46 21 104 49 54 26 07 04 211
21% -GRADUADOS 49% -
ESPECIALISTAS 26% -
MESTRES 04% -
DOUTORES
d) Regime de Trabalho e Dedicação do Corpo Docente
Informa, ainda, o relatório da Comissão- de Acompanhamento, que
o Regime de Trabalho prevê o Tempo Integral (TI), Tempo Parcial (TP), regi-
me continuo, conforme quadro 17, em março de 1991, estavam 39,9% do corpo
docente em TI e 32,6% em TP,- sendo que os demais se enquadravam" em outros
regimes. As.metas estabelecidas pelo Estatuto do Magistério constam à pági-
na 77 do Relatório Final.
QUADRO 06
DEMONSTRATIVO DO CORPO DOCENTE SEGUNDO CATEGORIA,
REGIME DE TRABALHO POR DEPARTAMENTO - MARÇO/91
CATEGORIA E REGIME TITU- ADJUN- ASSIS- AUXILIA TEMPO 1/2 HORIS TOTAL ASSO- TOTAL
DE TRABALHO
DEPARTAMENTO
LARES TOS TENTES RES
INTE-
GRAL
T.I TAS
CIA -
DOS
(x)
Matemática/Informá-
tica
06 05 15 02 10 05 13 28
X
28
Fisica/Quimica 05 04 05 02 11 04 01 16
X
16
Engenharia Civil 01
X
08 04 03 02 09 13
X
13
Engenharia Elétrica
X
06 05 02 09 02 02 13
X
13
Eng.Mecânica/Meta-
lúrgica
07 01 04 03 10 02 03 15
X
15
Educação/Psicolo -
gia
02
X
02
. X.
06 07 10 23 15 38
Letras 02 02 06
X
05 03 02 10
X
10
Ciências Sociais 06 02 05 01 08 04 02 14 09 23
Odontologia 07 04' 26 09 08 30 08 46 10 56
C.Biol.Morf. E Fi-
siológicas
04 05 01
X
-04 05 02 11 04 15
Ed. Fisica 01
X
03
X
03
X
01 04 01 05
TOTAL GERAL 41 29
MO
23 77 63 53 193 39 232
PERCENTUAIS 25,5 15,1 47,5
11,9
39,9 32,6 27,5 100
F O N T E : DIRETORIA DE ENSINO
e) Os Níveis Salariais
0 Plano de Cargos e Salários remunera os docentes de nível
superior pela aplicação, sobre o Piso Salarial, de índices, conforme ex-
plicitado nas páginas 74 e 75 do Relatório Final, em atendimento ao que
determina a Convenção Coletiva do Trabalho, com as devidas correções legais. Os
níveis salariais do corpo docente, praticados no momento tradu -zem
compatibilidade com o mercado de trabalho regional, concluem os consultores do
CFE. "são assegurados incentivos, conforme informado no Relatório Final,
estando ainda previstos adicionais pelo exercício de cargos diretivos. Esses
mecanismos visam estimular a especialização, a atualização continua e a
produção cientifica, assegurando-se a Instituição uma docência com qualidade e
um gerenciamento eficiente e eficaz",, finaliza o Relatório da Comissão de
Acompanhamento.
f) Corpo Tecnico-Administrativo
Os consultores informam que o corpo técnico-administrativo
se compõe de 117 funcionários enquadrados em seu Plano de Carreira e Pia-,
no de Cargos e Salários. Os cargos de chefia sao remunerados com adicio-
nais de 20%, e os salários sao compativeis com a realidade regional. Sao
filiados a Associação de Funcionários da FPF, tem representação junto aos
colegiados da Instituição e participam dos colégios eleitorais para esco-
lha dos seus dirigentes.
g) Avaliação da Comissão de Aeompanhamento
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento assim se expres-
sa:
"A Comissão considera que a FPF atingiu as metas cpnsubs -
tanciadas na Carta-Consulta, quer na qualificação dos seus recursos huma-
nos, quer na implantação de planos de carreira docente e técnico-adminis-
trativa. A Comissão conclui que o atual nível de qualificação dos docen
tes e seu regime de trabalho satisfazem plenamente as exigências para fun
cionamento de uma universidade, em consonância com as normas do CFE. Fo-
ram analisados pelos consultores tanto os planos de carreira como os pla-
nos de qualificação docente e de treinamento dos funcionários técnico-ad-
ministrativo, tendo sido considerados adequados. Estão todos implantados
e e,m andamento. Aos docentes, em regime de TI e TP são oferecidas condi
ções de instalações e de apoio para o desenvolvimento de suas atividades
contratuais".
VI - QUANTO AOS RECURSOS MATERIAIS E INFRA-ESTRUTURA
a) Terrenos, Prédios e Instalações
0 Relatório Final informa que os terrenos e os prédios da
FPF estão situados em duas áreas principais. 0 "Campus" I, localizado no
Bairro Vila Bretãs, abriga a Administração Geral, o Instituto de Tecnolo-
gia- MIT, a Escola Técnica - ETEIT, oficinas, laboratórios, quadras poli-
esportivas, anfiteatro e biblioteca setorial. 0 "Campus" II denominado
"Antonio Rodrigues Coelho", em homenagem ao presidente Fundador da Entida
de Mantenedora, está localizado entre a margem esquerda do Rio Doce e a
Rodovia MG-4, Km 03, onde estão instaladas as Faculdades de Odontologia e
de Filosofia, Ciências e letras e a Biblioteca Central. Os Quadros 13 e
14 do Relatório Final sintetizam a localização dos terrenos., identifica -
ção dos prédios, área do terreno, área construida e sua utilização, tota-
lizando 773.180 m2de terreno e 26.764 m2de área construida. Outros imó-
veis são utilizados pela FPF, tendo sido cedidos em regime de
comodato,to-
talizando mais 4.700 m2 de área útil.
A seguir Quadro 07 - "UTILIZAÇÃO DA ÁREA POR PRÉDIOS" e Quadro 08
-"ÁREAS OCUPADAS POR SETORES DE ATIVIDADES".
QUADRO o7
UTILIZAÇÃO DA ÁREA POR PRÉDIOS
CAMPUS 1
PRÉDIOS
ÁREA DO
TERRENO
ÁREA CONS
TRUlDA-
U T I L I Z A Ç Ã O
P.1Pré-
dios MIT
1º e 2º
Andares
4.240
4.777
Direção do MIT, salas de aulas,
Laboratórios,Anfiteatro,DCA,De-
partamentos, NPD, INPR0, Canti-
na, DA.
P.2
ETEIT
4.020 3.231
Direção do ETEIT, DCA,SOPÉ,CPD,
Salas de aulas,Laboratórios,Can
tina.
P.3
CEART
701 701
Diretoria Comunitária e
Centro de Artes (locado)
P.4 8.400 6.901
Administração Geral da FFF e
FACTVALE,PRODATRON,Laboratórios,
Biblioteca,Divisão de Educação
Física,CETESI.
P.5 28.450 717
Projeto Berilo no Distrito In-
dustrial
P-6 SUB-
TOTAL
3.400
48.970
1.868
18.195
Oficinas Mecânicas e Eletro-Me-
c
ãnicas,Carpintaria,Laboratórios,
DSG, DMAT, Almoxarifado
CAMPUS II - ANTONIO RODRIGUES COELHO
PRÉDIOS
ÁREA DO
TERRENO
(M
2
)
ÁREA CONS
TRUÍDA
(M2) . .
UTILIZAÇAO
16 Módulos
16 Módulos
724.210 8.569
Administração das Unidades,DCA,
Sala de Professores, Biblioteca
Central,Clínicas, Salas Especiais
Laboratórios,Salas.de Aula,Can-
tina , DA's, Área de Vivência.
TOTAL GERAL 773.180
26.764
QUADRO 08
ÁREAS OCUPADAS POR SETORES DE ATIVIDADES
ESPECIFICAÇÃO ÁREA (M
2
)
%
- Administração Geral e Acadêmica 642,22 2,4
- Atividades Acadêmicas (salas de
aulas e departamentos)
4.755,36 17,8
- Biblioteca 818,47 3,1
- Laboratórios 2.521,80 9,4
- Clinicas e Salas Ambientes 765,19 2,9
- Processamento de dados 433,15 1,6
- Anfiteatro 255,01 0,9
- Área de Vivência 11.759,96 43,9
- Outras Áreas : Cantinas, Oficinas
Instalações Sanitárias , Carpinta
ria. . .
4.812,81 18,0
TOTAL 26.764 100,0
b) Laboratórios
O Quadro 15 sintetiza a descrição dos diversos laboratórios
constantes às.paginas 58 á 59, utilizados pelas Unidades de Ensino para as
atividades de ensino, pesquisa, e extensão. Foram consideráveis as amplia-
ções e a implementação das diversas áreas do 'conhecimento, notadamente nas
áreas da Psicologia, da Odontologia e do Processamento de Dados, relatam os
consultores do CFE-.
28
c) Policlínica Odontológica
A policlínica compreende 04 (quatro) clínicas odontológicas
situadas no Campus II, as quais são utilizadas para atividades acadêmicas,
estágios e atendimento a comunidade carente. Atuam nas clínicas 56 Odontó-
logoe, 10 técnicos e 32 funcionários. Cada clínica é equipada com.16 ( de-
zesseis) equipes, aparelho de Raio X, caixa de revelação e outros, funcio-
nando em tempo integral, de segunda-feira a sábado. Assim informa o Relato
rio Final as paginas 61 e 62.
d) Biblioteca
A Biblioteca encontra-se instalada num total de 818,47 m2 ,
sendo seu acervo distribuído nos dois "Campi", em função das atividades ne
les desenvolvidas. Ambas são dotadas com salas de estudo, de leitura, de
acervo, administração e videoteca. A ampliação durante a fase de acompanha
mento foi expressiva, estando prevista a construção da biblioteca em pré-
dio próprio no "Campus" II, com 3.200 m , relatam os consultores do CFE.
Trabalham na Biblioteca 02 (dois) bibliotecários e 07 (se -
te) auxiliares de nivel médio. 0 acervo bibliográfico atualmente é de
56.061 volumes e 37.323 titulos, discriminados nos gráficos as paginas 63
e 64 do Relatório Final. 0 crescimento do acervo ultrapassou a . projeção
constante na Carta-Consulta, relatam os consultores do CFE, o mesmo aconte
cendo com os periódicos que cresceram 46% no período'de acompanhamento. As
assinaturas correntes totalizam 79.
A seguir Quadro 09 - " LEVANTAMENTO DE DADOS FEITO PARA
ATUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO DE RECONHECIMENTO UNIVALE"- Biblioteca, dados
computados até Novembro/91.
QUADRO 09
LEVANTAMENTO PE DADOS FEITO PARA ATUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO
PE RECONHECIMENTO UNIVALE - Biblioteca
(*) Os dados abaixo foram computados até NOVEMBRO/91
ACERVO
TÍTULOS DE LIVROS - 37.407 títulos
VOLUMES DE LIVROS - 56.337 volumes
PERIÓDICOS : Correntes - 451
Nao Correntes -906
Total - 1.357
ACERVO BIBLIOGRÁFICO - (LIVROS)
ÁREAS TÍTULOS VOLUMES
Generalidades 3.021 4.635
Filosofia/Psicologia/Religião 750 1.140
Ciências Sociais 5.991 8.991
Ciências Puras 13.082 19.644
Ciências Aplic. e Tecnologia 7.842 11.796
Linguistica/Filologia/Literatura 4.849 7.352
Artes 375 574
Geografia/História 1.497 2.205
TOTAL 37.407 56.337
ACERVO BIBLIOGRÁFICO (LIVROS - Evolução por ano)
ANO TÍTULOS VOLUMES
1989- 33.366 52.837
1990 36.858 55.362
1991 37.407 56.337
ACERVO BIBLIOGRÁFICO (PERIÓDICOS)
ANO CORRENTES NÃO CORRENTES TOTAL
1989 394 856 1.250
1990
408.
897 1.305
1991 451 906 1.357
O acesso a Biblioteca e facultado a comunidade universitária
e ao publico em geral, principalmente alunos de outras Faculdades e da
Rede de Ensino Publico de lº e 2º graus, funcionando em horário contínuo
das 7:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feira. As consultas e emprés-
timos nos últimos 6 anos, bem como as medias volume/aluno, consulta/aluno
e empréstimo/aluno, constam às paginas 64 e 66 do Relatório Final.
A Biblioteca oferece os seguintes serviços : empréstimo e
consulta local, empréstimo domiciliar, circulação dirigida e comutação
bibliográfica estando integrada ao COMUT, BIREME, CIN e BICENGE. Encontra
-se em fase de desenvolvimento o sistema de informatização da Biblioteca,
visando integra-la ao Sistema Brasileiro de Bibliotecas, informam os
consultores do CFE. ANEXO Laudo de Avaliação por Especialistas.
e) Núcleo de Processamento de Dados
Criado com o objetivo de analisar, desenvolver e implantar
sistemas para atendimento as áreas acadêmica e administrativa da própria
Instituição e ainda para a prestação de- serviços. 0 Núcleo de Processamen
to de Dados Eletrônicos - PR0DATR0N desempenha atividades relevantes des-
de 1978, sendo o pioneiro na região nesse campo. Os equipamentos, os
serviços prestados e o plano de expansão para o biénio 1991/92 estão des-
critos às páginas 66 e 68 do Relatório Final .
f) Outras Instalações
Às paginas 68 e 69 estão descritas outras instalações, como:
salas especiais, oficinas, carpintaria, sala de topografia e Área de Vi
vencia, destinada esta para as atividades culturais, desportivas e de la-
zer.
g) Avaliação da Comissão de Acompanhameto
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento assim se expressa: " A Comissão
acompanhou os esforços da FPF em dotar a Instituição de recursos
materiais e da infra-estrutura exigida para a futura universidade. Diante
do-que foi acima descrito e do que foi dado verifi-car "in loco", a
Comissão conclui que as instalações e os recursos materiais disponíveis
são adequados e suficientes para viabilizar o Projeto da UNIVALE".
VII - PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
a) Pressupostos do Planejamento
A UNIVALE pretende atender permanentemente a seus objetivos
de propulsora do desenvolvimento regional, consolidando cursos de alto
nivel de qualidade e promovendo a formação de profissionais adequados a
esse desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a Instituição se propõe servir de
elo de integração com os municipios da regiap através da prestação de ser
viços e no repasse de conhecimentos e de tecnologias desenvolvidas. Desta
forma, a UNIVALE pretende ser elemento vivo de participação no progresso
da região, definida como de sua área de influência geoeducacional. Em
função disso as propostas estão orientadas para as categorias: ensino,
pesquisa e extensão, e adequação da estrutura fisica e dos recursos mate-
riais e humanos.
QUADRO 10
PESQUISA COM DESENVOLVIMENTO EM 1992
Projetos
1 - Berilo 2 -
Cobre - Berilo
3 - "Estudos da resposta humoral
e celular de pacientes por-
tadores de infecções por
Schistosoma Mansoni e ou-
tros"
4 - Desenvolvimento e avaliação
de fluximetros termoeletri-
cos para medidas de fluxo
de calor
5 - Depuração otima de Sistemas
Eletrônicos 6-0 pronome SE na
discursos colo-quial brasileiro
7 - "Sensores de filmes metali -
cos finos"
8 - Fontes para a Historia do
Vale do Rio Doce
9 - Sensores para radiação so -
lar
10 - Condições meteorológicas e
de poluentes no Vale do Rio
Doce
11 - Matemática:Onde estão as Bar
reiras, como vencê-las.
Coordenador
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Alda Maria Silveira
Edson Luiz Nunes
Maria do Carmo Vitarelli
Nilton Antônio Alves
Tarcisio de Assunção
Pizziolo
Haruf Salmen Espindola
Tarcisio de Assunção Piz_
ziolo
José Eduardo Prates
Adelino Tolentino Perei-
ra
b) Expansão no Ensino de Graduação, na Pesquisa e
na Extensão
Às paginas 80 a 82 estão descritas as metas do Plano Quinquenal de
Expansão. Ho Ensino de Graduação, a Instituição prevê a criação do ourso
de Ciências Contábeis, com 40 (quarenta) vagas (em tramitação no CFE); a
habilitação em Alfabetização e Pre-Escolar, com remanejamento de vagas no
curso de Pedagogia; os cursos de Ciências Biológicas e Zootecnia, com 100
(cem) vagas anuais totais; e a adoção do Regime Especial para as
Licenciaturas, favorecendo aos alunos ja em exercicio do magistério nas
cidades circunvizinhas. Atribuindo às atividades de Pesquisa e Extensão o
valor sempre dado de. suporte e continuidade do Ensino, as ações da UNIVALE
nesses campos (pagina 81 e 82) estarão alicerçadas na preocupação com o
desenvolvimento regional, conforme informa o Relatório Final. Anexo Rela-
ção das Pesquisas.
»
c) Adequação dos Recursos Físicos, Materiais e Humanos
No próximo quinquénio se propõe a UNIVALE adequar-se à sua'
nova estrutura organizacional, buscando não só a racionalização do uso
de seus recursos, como também a valorização do elemento humano e do produ
to de seu trabalho. Para isso estão previstas inúmeras medidas explicita-
das às páginas 82 a 84 do Relatório Final.
d) Administração e Controle do Orçamento
A administração e controle do orçamento das Faculdades Inte-
gradas está a cargo da Direção Geral em conjunto com o Diretor Administra
tivo. 0 Diretor Geral submete à aprovação, do Conselho Curador da Mantene-
dora, anualmente, a Previsão Orçamentária e a.Prestação de Contas do exer
cicio anterior . Na UNIVALE a administração financeira é competência do
Reitor e os planejamentos são aprovados pelo Conselho Universitário.
34
e) Orçamento Plurianual
A Previsão Orçamentária para o quinquénio 1991/95 esta elabo
rado em consonância com o Plano de Expansão da UNIVALE. Assim sendo, o
orçamento global para o periodo transforma em linguagem econõmico-finan
ceira as linhas de ação, orientando-as para elaboração de planos .e progra
mas, a partir da participação das Unidades de Ensino e seus Departamentos.
As,fontes de receita são discriminadas e projetadas, tomando por base o
comportamento da execução orçamentária ao longo dos últimos anos, acres -
cendo-se a participação da Prefeitura Municipal de Governador Valadares,
com base na Lei Orgânica do Município, com a media de 2,5% do orçamento
anual, conforme informações do Relatório Final às paginas 85 e 86 e no
Quadro 21.
A aplicação de recursos no quinquénio 1991/1995 esta estrutu
rada, a fim de atender as necessidades previstas para a operacionalização
do Plano de Expansão da UNIVALE, conforme os planos e metas traçadas no
Relatório Parcial "Funções da Universidade", referente ao Ensino, â Pes-
quisa e à Extensão, e consolidadas no Relatório Final. São igualmente al£
cados recursos orçamentários para os Fundos de Pesquisa e de Extensão e
para a Reserva de Contingência, bem como para os investimentos em equipa-
mentos, acervo bibliográfico, e qualificação e treinamento do pessoal do-
cente e técnico-administrativo, informa os consultores do CFE. Os Quadros
21 e 22 explicitam as fontes de receitas para o quinquénio e a previsão
de dispêncios segundo categorias econômicas e elementos de despesas.
f) Avaliação da Comissão de Acompanhamento
0 Relatório da Comissão de Acompanhamento assim se expressa: "À Comissão
de Acompanhamento foi .explicitada, de forma convincente, a sistemática
que norteou a Diretoria Administrativa na elabora ção do Planejamento
EconBmico-Financeiro para o quinquénio 1991/1995 UNI-
VALE" . Anexo Auditoria Econômica Financeira Externa Especializada
2 - CONCLUSÕES DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
2.1 - A Comissão de Acompanhamento observou a evolão da Fundação
Percival Farquhar e das Faculdades Integradas ao longo da Fase de
Acompanhamento constatando uma notável mobilização da comunidade acadê-
mica e da comunidade regional, engajadas na criação da UNIVALE, enquanto
instituição indispensável ao desenvolvimento econômico, político, social
e cultural do vale do Rio Doce.
2.2 - Acompanhou-se um processo de amadurecimento institucio
nal, favorecido pela implantação do Regimento Unificado cujo modelo orga-
nizacional foi testado ao longo dos anos de 1989 a 1991 e serviu de base
para a elaboração do Estatuto e do Regimento Geral da UNIVALE . A mudança
organizacional--ensejou uma descentralização hierarquizada do poder, com
divisão de responsabilidadese multiplicação das instâncias decisórias, em
nivel deliberativo e executivo. Criou-se uma nova estrutura organizacional,
substituindo-se as faculdades isoladas por departamentos, agrupados em
centros, e por órgãos colegiados superiores, integradores das funções bá-
sicas da universidade.
2.3 - A Comissão acompanhou, ainda, uma consolidação da Enti_
dade Mantenedora tanto em termos de compatibilização juridica e organiza-
cional, como de consolidação econômico-financeira, sob a orientação segu-
ra de lideranças comunitárias. Os recursos materiais, a infra-estrutura e
os recursos humanos receberam as atenções da Fundação Percival Farquhar ,
das lideranças empresariais e do poder publico de GovernerorValadares, asse
gurando-se as condições para o funcionamento da Universidade.
2.4 - A Comissão de Acompanhamento, tendo presente o que
consta na Carta-Consulta e a evolução apresentada pela Instituição, o que
se encontra explicitado no Relatório Final, considera que a mesma. se
qualifica para receber o reconhecimento como Universidade, levando-se em
.
conta os aspectos acadêmicos (de ensino, pesquisa e extensão), bem como
suas condições materiais, institucionais e organizacionais.
2.5 - A Comissão deixa registrado, finalmente, que o traba
lho de acompanhamento junto a Fundação Percival Farquhar ensejou a auto
-avaliação institucional, promovendo seu crescimento e amadurecimento,
enquanto instituição educacional, o que assegura o seu pleno
funcionamento como Universidade.
3 - CONCLUSÕES DO RELATOR
3.1 - A Comissão de Acompanhamento observou a evolução da
Instituição na execuçaodo Projeto de Universidade, constatando uma notá-
vel mobilização da comunidade acadêmica e da comunidade regional, engaja-
das na criação da UNIVALE, enquanto instituição indispensável ao desenvol
vimento econômico, politico, social e cultural do Vale do Rio Doce.
3.2 - A Comissão de Acompanhamento comprovou a veracidade
dos dados e informações com relação aos elementos constantes no Projeto
de Universidade, nos relatórios Parciais e no Relatório Final, tanto os
de natureza acadêmica, como os de natureza administrativa, jurídica e eco
nomico-financeira.
3.3 - A Comissão de Acompanhamento atesta a idoneidade dos
dirigentes, a seriedade e competência na condução e gerência da Institui-
ção, bem como na execução do Projeto de Universidade
3.4 - Os Relatórios Parciais e o Relatório Final apresenta -
dos são suficientemente claros e coerentes, cobrindo todos os aspectos
exigidos pela legislação vigente, notamente aqueles previstos na Resolu-
ção CFE nº 03/83, Portarias CFE nº 11/83 e 14/84 e demais diretrizes ema-
nadas da Comissão Especial de Universidades quanto aos indicadores de
qualidade.
3.5 - Os ordenamentos institucionais atendem os dispositivos
do Decreto-Lei nº 53/66, o Decreto-Lei nº 252/67, a Lei nº 5.540/68, o
Decreto-Lei nº 464/69, a Lei nº 6.420/77 e a jurisprudência do Egrégio
Conselho Federal de Educação.
3.6 - A universalidade de campo, exigida pelo Artigo 11, Letra
"e", da Lei nº 5.540/68 e pelo Artigo 5
9
da Resolução CFE nº 03/83, é
comprovada através da oferta do numero minimo de cursos na área fundamen-
tal e na área técnico-profissional, bem como, através da matriz curricular.
3.7 - 0 atendimento satisfatório ao ensino de lº e 2º Graus,
exigido nos termos do Decreto nº 87.911/82, é devidamente comprovado.
3.8 - As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão sao desen-
volvidas em coerência com o Projeto Pedagógico da Instituição, comprovan-
do-se a institucionalização da pesquisa e da extensão, bem como de instru
mentos de avaliação do ensino de graduação. Comprovou-se a produção cien-
tifica.
3.9 - 0 corpo docente apresentado atende, quanto a qualifica
ção acadêmica,.- as diretrizes da Comissão Especial de Universidades, o mes
mo acontecendo com relação ao regime de trabalho (T.I. e T.P.). Os ordena
mentos internos, que regulam a politica de recursos humanos, sao compatí-
veis com a natureza da Instituição, foram analisados pela Comissão de'
Acompanhamento e se encontram plenamente implantados.
3.10 - A infra-estrutura para ensino e pesquisa e os recur
sos materiais atendem o Plano Acadêmico da Instituição, sendo suficientes
para o funcionamento da Universidade.
3.11 - A biblioteca, em termos de instalações e de acervo,.
atende satisfatoriamente o atual estagio da Instituição, estando previs-
ta para breve a construção do prédio destinado a abrigar todas as suas
dependências.
3.12 - As normas que regem o regime acadêmico, a organização
e representação estudantil junto aos órgãos colegiados,bem como os proce-
dimentos administrativos relativos ao registro e controle acadêmico, aten
dem a legislação vigente.e se encontram implementadas.
38
3.13 - O Plano de Informatização da Instituição e encontra -
se em fase final de implantação.
3.14 - A Mantenedora comprovou capacidade patrimonial e eco
nômico-financeira, através dos Balanços dos três últimos exercícios e,
ainda, através do planejamento econômico-financeiro para o quinquénio
1991/1995. A Instituição apresentou, ao final, um parecer de .auditoria ex
terna, confirmando a viabilidade econômico-financeira da nova Universida
de.
4 - PARECER E VOTO DO RELATOR
Considerando os resultados obtidos durante o periodo de acom
panhamento, os Relatórios Parciais, o Relatório Final e o Relatório da Co
missão de Acompanhamento, bem como a constatação do cumprimento do proje-
to de Universidade apresentado, o Relator entende que a Instituição cum-
pre todos os requisitos exigidos pela Lei nº 5.540/68, pela Resolução CFE
nº 03/91 e demais normas do CFE para receber o reconhecimento como univer
dade. Diante do exposto, vota pelo reconhecimento da Universidade Vale do
Rio Doce - UNIVALE, mantida pela Fundação Percival Farquhar, com sede' e
foro em Governador valadares, Estado de Minas Gerais, aprovando, neste
ato, seu Estatuto e Regimento Geral.
5 - CONCLUSÃO DA COMISSÃO DE UNIVERSIDADES
A Comissão Especial para Análise de processos de Criação e
Reconhecimento de Universidades acompanha-o voto do Relator.
Sala de Sessões,
Presidente :
Relator :
Membros :
- QUADRU 11
*
- RELAÇÃO CANDIDATOS/VAGAS -
FACULDADES
INTEGRADAS VALE DO RIO DOCE - FACIVALE
1989/91
NOME DO CURSO VAGAS
IN
.
SCRIT
0
S
I/V
12/89 22/89 12/90 22/90 12/91 12/89 22/89 12/90 22/90 12/91
ENGENHARIA '220
229 275 301 228 350 1,0 1,3 1,4 1,0 1,6
CIÊNCIAS
50 16 28 22 23 31 0,3 0,6 0,4 0,5 0,6
TEC. PROC. DADOS
40 106 147 83 122 176 2,7 3,7 2,1 3,1 4,4
PED/LETRAS/
C. SOCIAIS
100 108
147
50 90 71 1,0 1,5 0,5 0,9 0,7
PSICOLOGIA
30
-
413 134 121 147
- 13,8*
4,5 4,0 4,9
ODONTOLOGIA **
100
1249 - 1228 - 1429 12,5 - 12,3 - 14,3
FONTE: Comissão Permanente de Vestibular - Diretoria de Ensino
* índice referente ao primeiro vestibular do curso de Psicologia,
registrando a alta demanda retida
** O curso de Odontologia é em regime seriado anual.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 28 de 01 de 1992.
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