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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
FUNDAÇÃO ATTILA TABORDA RS
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de Psicologia - Habilitações
Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo.
<
RELATOR SR. CONS. SANCHOTENE FELICE
PARECER N.° 855-93
CÂMARA OU COMISSÃO
APROVADO EM 09/12/93
PROCESSO
23001000.341/93-25
I - RELATÓRIO
0 Presidente da FUNDAÇÃO ATTILA TABORDA, mantenedora da
UNIIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA, Bagé, RS, encaminha a este'
Conselho pedido de reconhecimento do Curso de Psicologia - Habi,
litações Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo, ministrado na
Instituição.
0 Curso foi criado pelo Conselho Universitário através *
da Resolução nº 10/89, com 30 vagas anuais ( 40 por semestre) ,
para funcionar no período noturno.
Pela Portaria nº 122/93 - SESu/MEC, foi designada Comis-
são Verificadora composta pelos professores EMILIANA MARIA SIMAS
CARDOSO DA SILVA e EDMILSON ANTÔNIO DIAS, ambos da Universidade
Federal de Santa Catarina, para verificar as condições de funció.
namento para o reconhecimento do curso e apresentação de relató-
rio.
A Comissão designada visitou a Universidade solicitante
no período de 27 a 30 de julho de 1993, tendo apresentado o re-
latório de fls. 174/229.
0 presente Parecer foi elaoorado com base nos dados con-
tidos no processo, no relatório da Comissão Verificadora e na in.
formação da CAE, do Pro
MOO 5-CFE
cesso.
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1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade da Região da Campanha, com sede na cidade de Bagé,
RS, mantida pela Fundação Attila Taborda, é uma Instituição de caráter re
gional e comunitário, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 52/89 (Pa-
recer CFE nº 183/39) Os referidos atos aprovam, também, o Estatuto e o
Regimento Geral dA Instituição.
0 relatório da Comissão Verificadora presta inúmeras informações
sobre a Universidade.
Sobre o alunado matriculado na URCAMP apresenta quadro das matri cuias
por Campus Universitário no período de 1989 a 1992, semestralmente.
Informa sobre o total dos Concluintes, no mesmo período, por curso.
Analiza o quadro de professores da Universidade, destacando que
a Instituição mantém no seu todo 445 docentes, sendo 301 do Campus de
Bagé. Desse total, 26,29% são graduados e atendem apenas ao ensino; 55,73
% possuem curso de pós-graduação "lato sensu", atuando no ensino e na ex-
tensão; 19,98 % com formarão em nível de Mestrado ou Doutorado se dedicam
também à pesquisa.
Quanto ao regime de trabalho 17,98% exercem atividades em tempo
integral; 52,80% dos professores distribuem-se e regime de tempo parci-
al e os restantes 29,22% dos docentes são horistas.
A remuneração dos professores atende a critérios de qualifica -
ção e de regime de trabalho. Acrescenta-se á remuneração normal o adicio-
nal por tempo de serviço, remunerarão de incentivo a titulação e por com
parecimento à reuniões.
Quanto ao alunado, o índice de freqüência às aulas é de 15%
e o índice de aproveitamento escolar é de 94%
0 corpo discente possui representação em todos os Órgãos Colegi
ados da URCAMP.
A Instituição mantém cursos a nível de graduação e Pós-gradua -
ção. Aqueles envolvem Licenciaturas e suas respectivas Habilitações e Ba-
charelados, desenvolvendo currículos que atendem aos preceitos legais.Es
tes, a nível de especialização, predominantemente em cursos de capacita-
ção docente para lº, 2º e 3º graus, destacando-se que a Universidade vi-
sa a institucionalização e o aperfeiçoamento da atividade, objetivando a
a oferta de cursos de pós-graduação "strictu sensu" mais a longo prazo.
A Pesquisa predomina na área da Agropecuária e Medicina Veteri
nária o que é normal pela antigüidade dos cursos a ela subordinados.Nas
área de Ciências Políticas, Letras e Administração da mesma forma são de
senvolvidas Pesquisas relacionadas com o ensino e associadas às necessi-
dades regionais.
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As atividades de extensão abrangem quatro modalidades básicas
projetos de ação comunitária, projetos de prestação de serviços, de ca
pacitação de recursos humanos e de difusão cultural, No ano de 1992 fo.
ram executados 38 projetos de extensão, todos eles voltados para os
interesses da comunidade.
Os Registros Escolares mantém perfeita regularidade, sendo exe-
cutados por pessoas capazes e que possuem a idoneidade necessária para
a ocupação do cargo que exercem.
0 Corpo Docente, num total de 445 professores,está distribuído
nos "Campi" da Universidade, possue . titulação adequada
dá-se 0 regime de trabalho nas modalidades de
tempo integral, tempo par
cial e horistas
Existe plano de qualificação progressiva, Há
preocupação constante da Instituição no aprimoramento e qualificação do
seus docentes. A seleção dos professores é feita através de concurso pú
blico.
No que respeita a organização e gerência, a URCAMP se apresen-
ta como uma Instituição Comunitária que tenta ultrapassar seus limites
físicos pelo atendimento ao aluno,desenvolvendo suas atividades em "mul-
ti-campi".
Os Colegiados funcionam regularmente, com reuniões periódi-
cas, observando-se alto índice de participação.
A Instituição apresenta um plano anual de aplicação de recur-
sos financeiros, demonstrando, objetivamente, as receitas/despesas e in-
vestimentos, em situação saudável.
Durante sua existência, a Instituição nunca sofreu nenhum ato
de natureza corretiva.
2. DADOS SOBRE 0 CURSO
2.1. Recursos físicos e materiais
No Campus Central a área construída total é de 7.037,00 m2 dis
tribuida em 23 Blocos.
A Universidade dispõe de uma Biblioteca Central onde estão lo-
tados um Chefe, uma Bibliotecária, quatro Auxiliares e cinco Alunos Bol-
sistas. Afora esta, ainda são mantidas Bibliotecas Setoriais no Campus Ru-
ral, Campus Esportivo e nos "Campi" Universitários de São Gabriel e San-
tana do Livramento. 0 acervo bibliográfico é de 45.673 títulos e 68 912'
exemplares.
Segundo a Comissão Verificadora, as instalações gerais atendem
à população estudantil com toda a infraestrutura necessária, sendo que a
bibliografia que se refere especificamente à Psicologia e suas sub-áreas
ainda é modesta, porém é suficiente para o momento atual do curso. As
instalações encontram-se adequadamente estruturadas.
No que se refere aos Laboratórios e Salas Especializadas, a Co-
missão faz detalhada explanação com quadros demonstrativos, abrangendo
equipamentos do 3iotério, Laboratório de Psicologia Experimental, Cen -
tro de Atendimento Pisco-Social e Laboratório de Anatomia. Em quadro
próprio relaciona os recursos físicos destinados a Laboratórios e Salas
Especializadas, onde aparece uma área construída de 2.981,64 m2, conclu-
indo que estão"adequadamente equipados e instalados.
2.2. Funcionamento
A habilitação em Formação de Psicólogo abrande as áreas Clínica,
Escolar, Trabalho e Comunitária.
As disciplinas teóricas são ministradas em turma de 40 alunos e
as práticas em turmas de 20 vagas.
2.3 Organização Curricular
A carga horária exigida para cada uma das modalidades está assim
distribuída
Bacharel 2.865 h/a Bacharel
Licenciado 3.225 h/a
Psicólogo 3.465 h/a
Psicólogo Licenciado 3.825 h/a
A organização curricular integra o QUADRO I, anexo.
Referentemente ao currículo pleno a Comissão entende que o mesmo
está adequadamente escalonado, permitindo aos alunos uma compreensão glo-
bal dos conteúdos ministrados, obedecendo a legislação pertinente.
4. CORPO DOCENTE
0 corpo docente do curso é constituído por 29 professores com o
seguinte perfil
03 com título de Mestrado;
01 cursando Mestrado;
19 com Especialização;
01 cursando Especialização;
05 com apenas graduação.
A relação do corpo docente integra o QUADRO II, em apenso.
A Comissão Verificadora refere que o corpo de professores conta
com 11 psicólogos e 15 não psicólogos, todos eles, porém, com qualifica -
ção para as disciplinas que ministram. Gradativamente a URCAMP está inves
tindo na qualificação dos docentes fato que tornará de melhor qualidade
o curso em questão.
5. CONCLUSÕES DA COMISSÃO VERIFICADORA
"A Universidade da Região da Campanha - URCAMP, está sediada
em Bagé, no coração do Rio Grande do Sul, exercendo influência sobre do
ze municípios próximos. Este se faz sentir no campo sócio-cul-
tural como irradiadora de manifestações culturais, bem como no terreno
educacional como formadora de educadores, pois a Região é atendida por •
vasta rede de escolas públicas e particulares na 1º e 2º Graus."
"Outro aspecto interessante de sua influência se faz sentir pe-la proximidade com a fronteira do
Uruguai, no terreno cultural e turísti co."
"0 Curso objeto deste Relatório é o de Psicologia, cuja criação surgiu como uma necessidade social
da Região. A ampliação do campo de atuação do psicólogo vem evidenciando a importância da deselitização deste
profissional e a importância da formação de psicólogos. Atuando nas áreas escolar, comunitária, empresarial,
forense e clínica, o profissioná de Psicologia ocupa um mercado de trabalho que cada vez mais está se expandindo.
Aí se encontra um dos pontos favoráveis para o reconhecimento do Curso pretendido."
"Argumento de peso se apresenta quanto à possibilidade das pes quisas e da extensão, que já se
realizam e poderão se ampliar com o reco-nhecimento do Curso de Psicologia."
"0 corpo docente tem condições para ministrar as disciplinas do currículo mínimo e do currículo
pleno, necessitando apenas investir na su. a maior qualificação, ou seja, incentivar mais professores a completarem
pós-graduação."
"As condições físicas da URCAMP são boas, com bons laboratórios boas salas de aula, equipamentos
modernos e apoio instrucional excelente."
"A Biblioteca está em expansão no que se refere ao acervo de livros de Psicologia e
disciplinas afins e suas acomodações, bem como o atendimento ao aluno, são muito bons."
"Há um entusiasmo em toda a Instituição pelo trabalho a ser fei-to, além do respeito às normas
jurídicas e burocráticas."
"Diante do exposto, recomendamos o reconhecimento do Curso de Psicologia da URCAMP."
II - VOTO DO RELATOR
Em decorrência do exposto, este Relator vota pelo reconhecimento do Curso de Psicologia -
Habilitações Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo, da URCAMP mantida pela Fundação Attila Taborda.
RS
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Composição Curricular do Curso de Psicologia
Ciclo
Prof.
No. de
Ordem
Disciplina
C/H
Pré-Requisitos
ienta
01
Lingua Portuguesa
60
Ortografia. Analogia vocabular.Noções de te-
oria da comunicação usos da Língua estru -
turaçáo e organização do pensamento valor i do
vocabulá
r
io na frase.
02
Lógica
45
_
A lógica no quadro da Filosofia conceitua- cã
o
.
Juízo. Proposição.Raciocínio e argumen-taçã
o
.
03
Antropologia Cultural
45
Conceito. Extensão. Divisão. Histórico. Ciê
n
cias afins. Eras. Evolução. Raças. Costumes
04
História do Pensamento
Humano
4
5
Estudo evolutivo e comparativo do pensamento
humano pensamento oriental medieval moder
no e contemporâneo. i
05
Metodologia e Técnica de
Pesquisa
30
_
condições para estudo eficiente. Normas bá -
sicas de pesquisa de trabalho cientí
f
ico e de
relatório. Referenciado bibliográ
f
ica.
06
Introdução à Psicologia
60
ConceituaçSes básicas.Antecedentes históri-
cos. Escolas emi Psicologia. Principais mléto-
dos utilizados pela investigação psicoló
g
ica
C
amipos especializados emi Psicologia.
07
' Relações Humanas
30
-
Relaçõ
e
s interpessoais e desenvolvimento pes
soal e grupal. Condições de associação in-
terpessaal. Desempenho de papé
i
s efeitos
profiss
i
onais.Fatores que interferem nas rea
ções interpessoais intergrupais. Treinamen- to
para competencia profissional usos e li-
litaçõ
e
s.
os
Anatona Humana
45
Tópicos gerais de Anatomia Humana com refe -
rências especiais à Neuro-Anatomia.
09
i Estudos dos Problemas Brasi-
leiros I
15
_
Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Reali-
dade econômica e social do Brasil.
10
Eleientos de Sociologia
»
45
A Sociologia Como ciência. Histórico da So-
ciologia raízes do pensamento social e pio-
neiros. Interação e processos sociais. Gru- pos
sociais. Instituições sociais. Estrati -
ficaçáo social. Controle social.
11
ética e Desenvolvimento de
m Atitudes Profissionais
60
07
Conceito de ética Profissional. Conceito de
homem na assistência psicológica. A identi -
dade profissional do Psicólogo. Análise in-
QUADRO
(cont.)
Ciclo
Prof.
No. de
Ordem
Disciplina
C/H
Pré-Requisitos
E
menta
terpretativa do Código de Ética do Psicó
l
ogo
Situações de impasse no exercício profissio-
nal. 0 diálogo Psicólogo-Cliente a comuni -
cação psicológica. 0 sigilo profissional em
legislação. A atuação interprofissional.
12
Elementos de Fisiologia
Humana
60
08
Conhecimentos básicos do funcionamente do or-
ganismo humano. Alterações de comportamento
decorrentes de anormalidades orgânicas.No-çõ
e
s
de Sistema Nervoso Central.
13
E
VOLUÇÃO
da Psicologia
60
06
Visão geral analítica e comparativa do de -
senvolvimento da Psicologia desde os tempos
privativos até a Psicanálise Freudiana.
14
Estatística
60
05
Introdução. Conceito moderno de Estatística.
Conceitos preliminares. Representação tabu -
lar e gráfica. Distribuição de Frequencia.Me-
didas da distribuição de freqüência. Corre -
lação e regressão. Introdução á teoria das
probabilidades amostragem estimação. Tes- tes
d
e hip
ó
t
eses.
_
15
Introdução a Filosofia
60
03-04
0 Homem hoje e sua problemática. 0 Homem na
sociedade cientificista. A reflexão crítica
do homem diante do mundo. A formação e o
significado histórico dos saberes. As gran-
des linhas do pensamento. A pluralidade do
discurso filosófico atual.
16
Estudos dos Problemas
Brasileiros II
15
09
Realidade Social. População Brasileira. As
grandes e médias cidades. Educação no Brasil
0 problema do menor. Êxodo rural. Reforma a-
grária. Orçamento público. Os impostos no
Brasil. A sonegação. Mercado interno e ex-
terno. Dívida interna e externa. Agro-indús-
tria. Problemática da Amazônia.
17
Psicologia Geral e Experimen-
tal
60
06
A Psicologia como ciência objeto método.
Campos da Psicologia. Os processos psíquicos
sensopercepção afetividade (emoção) atenção
(consciência) inteligência (memória) pen-
samento linguagem comportamento (conduta).
18
Psicologia do Desenvolvimento
60
06
0 desenvolvimento infantil Com suas caracte-
rísticas principais até a idade do pré-esco-
lar. Conceito de Psicologia do Desenvolvi-
mento. Aspectos históricos. Métodos de Pes -
quisa em Psicologia do Desenvolvimento. Ges-
QUADRO
(cont)
No. de
Ordem
Disciplina
C/H
Pré-Requisitos
E
menta
taçáo e parto. Principais teorias do desen -
volvimento. Desenvolvimento físico e motor.
Desenvolvimento cognitivo.Desenvolvimento a-
fetivo. Desenvolvimento da sexualidade. Pa-
drões de socialização.Atividade lúdica. Prá-
tica observação da conduta de uma criança na
faixa etária que se propõe esta disciplina,
com relatório, crítica e conclusão sobre as
teorias vistas.
Ciclo
Prof.
P
R
o
F
.
II
19
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de e 29 Graus
60
0
4
Fundamentos legais de Educação Brasileira .
Estruturação e funcionamento do Sistema Edu-
cacional.Finalidades,objetivos, característí
cas organizacionais,problemas e prioridades
da Educação Pré-Escolar, do Ensino Fundamen
t
al
e do Ensino Médio. Formação e atuação do
magistério. Perspectivas educacionais.
20
Psicologia Social
45
06-07-10
Histórico e introdução ao estudo da Psicolo-
gia Social. Perspectivas da Psicologia Soci-
al. Linguagem, pensamento e representação so
cial. Consciência. Alienação. Ideologia. I-
dentidade. 0 indivíduo e as Instituições. A
práxis da libertação. comunicação de massas.
Feminismo. Prática na disciplina.
21
Psicologia da Personalidade
60 06
Conceito de personalidade. Importância do
es tudo da Personalidade e sua relação com a
Psicologia Aplicada. Aspectos Constituitivos
da Personalidade biológicos, psicológicos ,
sociais e culturais.Introdução ao estudo das
teorias de Personalidade. Abordagens teóri -
cas de algumas correntes psicológicas. Teo -
rias de Adler, Mslow, Froma, Horney, Sulli-
van, Reich, Erikson.
22
Evolução da Psicologia II
30
13
Psicanálise continuadores, Kleinianos, Psi-
cologia do Ego, dissidentes, culturalistas.
Humanismo, Existencialismo. Psicologia Trans
pessoal. Análise Transacional. Somaterapia.
Psicodrama. Bioenergética. Gestalt-terapia.
Psicologia Genética. Logoterapia. Antipsiqui
atria. Holismo.
QUADRO
(cont.)
Ciclo No. de Disciplina C/H Pré-Requisitos
Ementa
Prof. Ordem
23
Psicologia da Criatividade
30
0
6
Conceito e teoria da criatividade. Análise
d
o
comportamento criativo. relaçõ
e
s entrei
criatividade e desenvolvimento, aspectos mo-
tivacionais da criatividade. Influê
n
cia da
criatividade no ajustamento psicoló
g
ico. Al
expressão criativa de Natalie Rogers. O sen-
tido universal d
a
criatividade.
p
R 0
F.
II
24
Saúde Mental Coletiva
45
0
6
Fundamentos epistemológicos da Saú
d
e Mental
Coletiva. Manicômio Mental preconceitos e
esteriótipos. A reforma sanitária. Lei Mar -
c
os
Rolim e Beto Grill. Planejamento estra -té
g
ico.
Atenção integral à Saúde. História
d
a
loucura. História da Psiquiatria. A refor ma
psiquiátrica. A realidade dos manicômios
Atenção á Saúde Mental. 0 resgate da cidada-
n
ia do louco.
25
Psicologia Geral e Experimen-
tal II
60 17
Estudo da retrospectiva histórica e métodos
d
a
Psicologia Experimental. Princípios bási-
c
os da
aprendizagem e análise do desenvolvi-mento da
criança, segundo a Psicologia Com -
p
ortamental.
Técnicas de mensuração. Obser.-vaçá
o
,
modificação e controle do comportamen
t
o
humano, segundo a Psicologia Comportamen-
t
al.
P
R O
F
III
26
Psicologia do Desenvolvimento
II
60
18
Idade escolar, adolescência, idade adulta,
velhice e morte. Apresentaçã
o
das principais
transformações que ocorrei nas várias áreas de
desenvolvimento motora, verbal, social ,,'
afetiva e congnitiva), procurando relaciona--
l
as num todo estrutural coerente.
27
Psicologia Social II
45
20-21
' Filiação. percepção social. Agressão. Pro -
cesso grupal. Conformismo Atitudes. Compor-
tamento de massas.A práxis do Psicólogo. Pr
á
tica na disciplina.
P
R
o
F.
III
28
Psicologia Clínica
30
12
A estratégia clínica em Psicologia. A iden-
tidade profissional do psicólogo clí
n
ico. 0
Psicodiagnóstico. A Psicoterapia e a açã
o
do
psicólogo clí
n
ico.
22
QUADRO
(cont.)
Ciclo No. de
Prof. Ordem
Disciplina
C/H Pré-Requisitos
Ementa
2º Psicologia da Aprendizagem
60 18-20-
2
1
Conceituação da aprendizagem. Motivaçã
o
da
a
prendizagem. Teorias da aprendizagem e seus
autores. Aprendizagem social, moral tempo -
r
al.
30 Psicometria
4
5 14
Introdução ao estudo de Psicometria. 0 con-
ceito de medida, níveis e tipos. Construção d
e
testes. Principais tipos de testes. Medi-
d
as
inteligência, aptidão, interesses. Vali-
d
ade
dos testes, precisão, padronizaçã
o
e fi
d
edignidade.
31 Psicologia Institucional 45 20
Definiçã
o
de Psicologia Institucional. A ins
tituiçáo como paciente. A práxis do Psicólo-
g
o.
Visão crítica sobre a dinâmica institu -
c
ional.
P
R
0
F
III
32 Didática 60 29 Fundamentos didáticos. A educação no mund
o
moderno. Teorias de ensino-aprendizagei. 0 processo didático e seus elementos
s
icos,
P
R
O
F
IV
33 Psicopatologia
60 18-21 Co-
R
eq.
37
Consciente e inconsciente-nível de conheci -
mento dos conflitos tentais. Estudo do Apa -
relho Psiquíco Id, Ego, Superego, aspectos
psicopatológicos de sua formaçã
o
Mecanismo
d
e defesa do Ego conceito, uso adequado e
patológico, tipos. Conceito e origem da doen
ça mental o normal e o patológic
o
. Estudo
das fases do desenvolvimento da personalida-
de oral, anal, fálica, latência, adolescên-
cia, idade adulta e senilidade e formação
d
os
sintomas mentais. Psicopatologia das fun çõ
e
s
do Ego sensopercepção, atenção, orien- tá
o
,
consciência, memória linguagem, pen- samento,
afeto, conduta. Prática na discipli na
(estudos de casos, observação da sintoma-
tologia, entrevistas).
34 Psicometria II
45 30
Requisitos Fundamentais de medida Psicológi-
ca. Técnicas de escalonamento construçã
o
de
escalas. Escalas de normas Aplicação, cor-
reção e interpretação dos principais testes.
*
23
QUADRO (cont.)
Ciclo No. de
Prof. Ordem
Disciplina
C/H Pré-Requisitos
Ementa
P
35
Técnicas Projetivas
45
26-21
Introdução às Técnicas Projetivas. Distinçã
o
teste/prova. Aplicação e interpretação es-
R
calas de desenvolvimento, testes de persona-
l
idade
.
34
Psicomotricidade
60
18
Histórico. Origem da Psicomotricidade. Evo -
F
.
luçáo da Psicomotricidade e sua relação com
a
v
is
ã
o
hol
í
s
tica. Estudo evolutivo das con
-
d
utas psicomotoras. Psicomotricidade e apreni
dizagem. Educação, reeducação e terapia psi-
c
omotora.
37
Teorias e Sistemas Psicológi-cos
45
21-22-25
S
igmund Freud, Carl Jung e Melaine Klein.
IV
38
Técnicas de Exame e Aconse
45
21-25-26
Origem e evolução do Aconselhamento Psicoló-
lhamento Psicológico
g
ico. Conceito de Exame e Aconselhamento Psi
coló
g
ico. Instrumentos de exame. Principais
Síndromes Clínicos, psicopatologia, psicodi-
namica e condução da entrevista. Psicodia-
gnóstico. Aulas práticas observaçõ
e
s.
39
Psicologia Escolar
45
11-26-29
0 papel do psicólogo escolar exame teó
r
ico
de suas possíveis intervenções na sociedade.
Valor e limites da ação do psicólogos escolar
Integração do psicólogo em equipes de traba-
lho. A visão do psicólogo escolar sobre seu
trabalho. A visão dos diretores da escola so
bre o papel e trabalho do psicólogo escolar.
40
Didática II (D
60 32
0 planejamento educacional.O planejamento de
ensino. Elaboração de planos.
P
41
Psicopatologia II
60
31
Depressã
o
conceito, causas, tipos, fator dei
sencadeante. Neurose conceito, causas, fa -
R
tor desencadeante, tipos. Psicose conceito,
causas, fator desencadeante, tipos. Perver -
o
53o Sexual conceito, causas, tipos. Doenç
a
s
P
sicossom
á
t
icas conceito, causas, tipos. A
-
F
.
dições alcoolismo, drogadição, outros. Sín-
drome Cerebral orgânica. Psicopatologia da
V
infância. Prática na disciplina (trabalho
teórico-prá
t
ico).
QUADRO (cont.)
Ciclo
No. de
Disciplina
C/H Pré-Requisitos
Ementa
Prof.l
Ordem
42
Técnicas Projetivas II
4
5 35 Principais testes projetivos e sua interpre-
P
taçáo. Psicodiagnóstico e elaboração da lau-
d
os. R
43
Psicomotricidade II
6
0 36 Análise e observação do desenvolvimento psi-
0
comotor de 0 a 2 anos. Distúrbios psicomo -
tores. Aplicação de testes psicomotores e e-
F.
laboração de laudos psicototores. Planeja -
tento de sessões de reeducação psicomotora.
Aplicação da psicomotricidade em psicopeda -
g
ogia.
v
44
Teorias e Sistemas Psicológi-
4
5 37 Anna Freval, Donald Winnicott, Margareth
cos II
Mahter.
45
Técnicas de Exame e Aconse -
4
5 38 Histórico de orientação profissional, concei-
lhamento Psicológico II
tos bá
s
icos, causas e condicionamento do pro
c
esso de escolha, identidade profissional do
orientador, método clinico e estatí
s
tico. Re
cursos técnicos em orientação profissional/
supervisã
o
.
46
Psicologia Escolar e Proble-
45 39
Estudo da atuação do Psicólogo Escolar nos
nas de Aprendizagem
diversos níveis da intervenção psicopedagó-
gico; psicossocial; institucional. Orienta -
ção vocacional e informação profissional. E-
ducação especial. Ação do Psicólogo Escolar,
sua formação e responsabilidade profissional
frente á comunidade.
47
Teorias e Técnicas Psicote-
45 37
Conceituação do Psicoterapia. Principais o-
rápicas
rientação teóricas. Problemas bá
s
icos. A
formação do psicoterapeuta. Conceitos bási-
c
os de abordagem psicanalitica. Psicoterapia
breve; psicoterapia de insight e de apoio.
Conceito de foco, intervenção em crise. Psi-
coterapia Infantil principais contribuiçõ
e
s
teóricas e técnicas. Situação atual das psi-
coterapias.
48
Psicologia do Trabalho
30 11-27-31
Histórico sobre a Psicologia do Trabalho.Psi
cologia e trabalho humano. Implicaçõ
e
s de um
sistema social de produção. Saúde mental e
t
rabalho no Brasil. Uma visão p
r
ática e atu
-
al da Psicologia nas Organizações.
24
QUADRO
(cont.)
Ciclo
Prof.
No. de
Ordem
Disciplina
C/H
Pré-
Requisitosí
Ementa
49
Teorias e Sistemas Psicológi-
cos III
45
4
4 Rogers Moreno. Gestalt.
50
Teorias e Técnicas Psicoterá-
picas II
45
47
Técnicas Psicoterápicas. Psicodrama. Psico -
drama Infantil. Bioenergética. Gesta
l
terapia
Psicoterapia Junguiana. Aná
l
ise Transacional
R
ogers.
51
Psicologia do Trabalho II
45
48
Planejamento de recursos humanos. Programa
d
e
interação. Análise de cargo. Avaliaçã
o
de
desempenho.. Treinamento e desenvolvimento
d
e
pessoal. motivação. Ergonomia. Seguranç
a
e
acidentes. Recrutamento e seleção de pes -
s
oal.
52
Psicologia do Excepcional
45
26
introdução ao estudo do excepcional visão
histó
r
ica do atendimento no Brasil. A equipei
multidisciplinar de atendimento ao excepcio-
nal. Excepcional idade. 0 infra e o super-do-
t
ado.
53
Dinâmica de 6rupo
45
27
Vivência prática de técnicas. Histórico. A -
bordagens teóricas. Organização funcionamen to
e dinamica interpessoal nos grupos.
54
Psicopedagogia Terapêutica
45
46
Objeto de estudo. Formas de atuação preven-
tiva e terapêutica.A Teoria Psicopedagó
g
ica.
Algumas noções de avaliaçã
o
e terapia.
55
Psicologia da Sexualidade
45
27-41-26
visão sócio-histórica das atitudes sexuais
contemporâneas. Ciclo da resposta sexual.Fun
ção disfunção e desvio sexual. Comportamen- tos
neo-sexuais. Perversõ
e
s sexuais.Tipos de
abordagens terapêuticas e preventivas.
56
Neurofisiologia e Noções de
Farmacologia
45
12-41
Conhecimento de Neurofisiologia humana bem
como a importância dos efeitos das drogas so
b
re o comportamento.
P
R 0
F. .
VI
57
Prática Supervisionada do En-
sino da Psicologia (L)
60
40
Estrutura organizacional da Escola de 2º
Grau. 0 processo de aprendizagem splanejamen
to e orientação do ensino. Orientação e ava-
liação dos estágios de observação.Estágio em
Escolas de 2 Grau.
QUADRO I (cont.)
Ciclo No. de Disciplina C/H Pré-Requisitos Ementa
Prof. Ordem
p
R
o
F
.
58
Psicologia do Trabalho III i
60
5
1
Conceituaçã
o
de psicologia organizacional ei
suas implicaçoes no comportamento. Adminis -
tração e política de recursos humanos. In-
fluências do poder autoridade lideranç
a
hi
erarquia e comunicação na organização. Dia -
gnóstico organizacional. Mudança organizaci-
o
nal.
51
Psicologia do Excepcional II
45
5
2
A importância da avaliação segura das poten-
cialidades do excepcional. Aspectos específi
c
os
da avaliação psicológica. A estitulaçã
o
essencial ou precoce. Estudo de casos envol-
v
endo os diversos tipos de atendimentos. 0
excepcional e a profissionalização limites
e
barreiras.
60
Dinâmica de Grupo II
60
5
3
Vivências práticas de técnicas. Mudanç
a
s nos
grupos processos de crescimento e resistê-
c
ias.
aplicação dinâmica de grupo utiliza -çã
o
clínica e educativa Papel do coordena -
d
or de
grupo contrato ética e aspectos pes soais.
61
Tópicos Especiais em Psicologia
45
27-34-56
Aspectos teóricos práticos e sistemático da
Psicologia jurídica e do trânsito. Principa-
is hipóteses descobertas e experiências da
Psicologia Transpessoal.
62
Metodologia Cientifica em
Psicologia
45 34
Métodos de estudo. 0 conhecimento. Ciência e
suas características. Método cientí
f
ico e su
as aplicações. Pesquisa científica. Estrutu- ra
do trabalho cientí
f
ico.
63
Teorias e Técnicas Psicoterá-
picas III
60
50
0 vínculo familiar e grupai. D sigilo no
grupo e o segredo de família. A dinâmica fa-
miliar 0 membro da família Como sintoma. A
dependê
n
cia. A necessidade e os riscos do en
v
olvitento familiar. 0 casal A gravidez da
família. A família coto grupo. Vantagens e
desvantagens da terapia em grupo. A adapta -
ção ao grupo. Teorias técnicas e prá
t
ica de
terapia de grupo e famí
l
ia.
64
Prática Supervisionada do En-
sino da Psicologia II (L)
60
57
Estágio em Escolas de 2ºGrau. Procedimentos
técnicas e recursos a serei utilizados em di
ferentes aulas. Orientação e avaliaçã
o
dos
estágios de regência da tuna. Atividade
extraclasse.
26
QUADRO
(cont.)
27
Ciclo
Prof.
No. de
Ordem
Disciplina
C
/
H
Pré-Requisitos
E
menta
P R
0 F.
VIII
65
Psicologia Comunitária
60
24-27
Aspectos teóricos e práticos da Psicologia
Comunitária. Saúde como resultante da condi-
ções de vida. atenção integra à saúde ar-
ticulação dos diferentes níveis de atençã
o
(prevenção tratamento e habilitação); arti-
culação dos diferentes níveis do saber (po
pular técnico e político). Consideração dos
aspectos biopsicosociais no processo saú
d
e
doença rompendo com a dicotomia entre o a-
parelho físico e mental.
66
Estágio Supervisionado em
Psicologia Escoar
90
46
Atuação do psicólogo escoar nos diversos n
í
veis de intervençã
o
.
67
68
Estágio Supervisionado em
Psicologia Cínica
Estágio Supervisionado em
Psicologia do Trabalho
90
90
50
58
Estudo de Caso Entrevista Clinica Psicodia-
gnósticas. Avaliação psicoló
g
ica.
Análise do trabalho. Recrutamento. seleçã
o
e
acompanhamento de pessoa.
69
Estágio Supervisionado em
Psicologia Escoar II
90
66
Atuação do psicólogo escolar nos diversos n
í
veis de intervenção.
_
70
Estágio Supervisionado em
Psicologia Cínica II
90
63-67
Atendimento individual e/ou grupai.
71
Estágio Supervisionado em
Psicologia do Trabalho II
90
68
Atividades ligadas aos aspectos motivaciona is
e de satisfação no trabalho. Atividades
ligadas a segurança e a saúde no trabalho
Desenvolvimento de pessoa.
72
Estágio Supervisionado em
Psicologia Comunitária
60
65
Aplicação dos princípios teóricos e prá
t
icos
da Psicologia Comunitária a uma comunidade e
sua dinâmica.
Carga horária do Curso
TOTA = 3.735
E.F.B .
=
+ 30
Ed. Física = + 60
3.825
A Disciplina Educação Física será ministrada em dois
semestres letivos de 30 h/a cada. 30 h/a no 2º semestre do curso e
30 h/a restantes antes da integralização de 2/3 da carga horária
total do curso. (Resolução n67 02/9 CONSEPE/URCAMP).
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. ARTHUR PERINI
Disc: Antropologia Cultural
Qual.: Graduado em Ciências Sociais FAT-FunBA, Bagé-RS, 1969.
Economia -FAT-FunBA -Bagé-RS, 1970 - FAT-FunBA, Bagé-RS,
1975. Teologia Instituto Teológico Pio XI: - São Paulo/SP
1958. Especialização em Planejamento Educacional FAT,FunBA
Bagé/RS, 1979. Especialização em Teologia - Pastoral Insti_
tuto Pio XI - São Paulo- 1959. Possui experiência docente.
02. ANA MARIA DA ROSA FERNANDES
Disc: Psicologia da Criatividade
Teorias e Sistemas Psicológicos
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar I e II Qual.:
Graduado em Universidade Católica de Pelotas -RS, 1980. Es-
pecialização em Psicopedagogia -URCAMP, Bagé/RS, 1991.
03. CARLA BITTENCOURT LORUSSO
Disc: Relações Humanas
Psicologia do Excepcional I e II Psicologia da Sexualidade Qual.:
Graduada em Psicologia - Universidade Católica do Paraná-PR, 1983.
Especialização em Psicopedagogia - URCAMP- Bagé RS, 1991.
Especialização em Psicodrama Infantil - Institu to Paranaense da
Psicodrama/PR, 1984. Possui experiência docente.
04. CARLOS BENJAMIM DA SILVA
Disc: Estatística
Qual.: Graduado em Pedagogia - FAT/FunBA/RS/1967. Economia -FAT-
FunBA- Bagé-RS, 1962. Especialização em Administração Uni_
versitária - (Proderf) FAT-FunBA-Bagé-RS, 1983. Possui ex
periência docente.
05. FANNY HELENA MARTINS SALLES
Disc: Saúde Mental Coletiva
Psicologia Institucional
Estágio Supervisionado em Psicologia Comunitária Qual.: Graduação
em Psicologia - PUC/Porto Alegre -RS, 1977. Cursando
Especialização em Saúde Mental Coletiva - URCAMP -Bagé-RS.
QUADRO II (Cont.)
06. FREDOLIN BRAUNER
Disc: Introdução à Filosofia
Qual.: Graduado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão/RS,
1964. Teologia - Escola Superior de Teologia - Viamão/RS,
1964. Direito - FAT-FunBA, Bagé/RS, 1975. Especialização
em Sociedade e Cultura e Política da América Latina - FAT
FunBA, Bagé/RS, 1977. Parecer do CFE para lecionar as dis_
ciplinas: Cultura Religiosa I e II. Curso de História Pa.
recer nº 371/85.
07. GILDA MARIA SILVEIRA RODRIGUES
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2° Graus Qual.:
Graduada em Ciências Sociais - FAT,FunBA-Bagé/RS, 1974. Es_
pecialização em Supervisão, Inspeção e Administração Escolar Escola
Santanense de Ensino Superior - Aspes- 1978. Especia lização em
Métodos e Técnicas de Ensino -FAT-FunBA, 1981 Bagé/RS. Possui
experiência docente. Parecer CEF nº 3052/78 para lecionar a
disciplina: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, no curso de
Pedagogia.
08. GISELA PEREIRA NONTIEURI
Disc: Evolução da Psicologia I e II
Psicologia Social I e II Qual.: Graduada em Psicologia -
UCPEL- Pelotas/RS, 1981. Estudos
Sociais URCAMP-Bagê/RS, 1986. Especialização em Educação
Básica - URCAMP-Bagé/RS, 1984.
09. HELENA VELINO CORSO
Disc: Psicopedagogia Terapêutica
Qual.: Licenciatura em História - UFRGS, 1986.
Mestrado em Psicologia da Educação - UFRGS, 1991.
30.
QUADRO II (cont.)
10. IONESE MATOS DE MATOS RUIZ
Disc.: Lógica
Qual.: Graduada em Filosofia - UFSM-RS, 1976. Especialização em
Administração Universitária -FAT-FunBA- Faculdades Unidas
de Bagé/RS, 1983. Especialização em Sociologia Rural- FAT
FunBA- Faculdades Unidas de Bagé-RS, 1983. Possui experiên-
cia docente no magistério de 1º Grau. Pareceres CFE nºs
371/85 para as disciplinas: Antropologia I e II.
11. JOSÉ ANTÔNIO PEGAS HENRIQUES
Disc: Didática I e II
Qual.: Graduado em Pedagogia - Faculdade Porto Alegrense de Edu
cação, Ciências e Letras de Porto Alegre, 1981. Especia-
lização em Supervisão Escolar - F.P.A. de Educação, Ciên-
cias e Letras /RS, 1982. Mestrado em Educação Métodos e
Técnicas de Ensino -PUC/RS, 1990. Possui experiência do-
cente no magistério de 1º e 2° Graus.
12. LEON" LOTTI NETO
Disc: Anatomia Humana
Qual.: Graduado em Medicina - UF Caxias do Sul, 1982. Especiali-
zação em Residência Médica Pediatria - Hospital Nossa Se-
nhora de Fátima - Caxias do Sul/RS, 1984.
13. MANAIR VASQUEZ PREVITALI
Disc: Psicologia da Personalidade
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II e III
Qual.: Graduada em Psicologia CEUB-DF, 1989. Especialização em
Psicomotricidade URCAMP-Bagé/RS, 1991. Especialização em
Educação Física Escolar -FAFICLA - Arapongas-DF, 1990.
14. MARCELO DA COSTA TEIXEIRA
Disc.: EPB I e II
Qual.: Graduado em Direito - Universidade da Região da Campanha -
URCAMP-Bagé/RS, 1987.
15. MARIA CRISTINA DRAEGER KUNDE
Disc: Introdução à Psicologia
Teorias e Sistemas Psicológicos III Dinâmica
de Grupo I e II Qual.: Graduada em Psicologia
- PUC-RS, 1988.
31
QUADRO II (cont.)
16. MARIA HELENA SOARES SOUZA MARQUES DIAS
Disc: Psicometria II
Psicologia Escolar
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem Metodologia
Científica em Psicologia Qual.: Graduada em Psicologia - UCPEL -
Pelotas-RS, 1982. Especia. lização em Psicopedagogia -URCAMP-
Bagé/RS, 1982. Cursando Mestrado em Psicologia Social -PUC/RS
17. MARIA LUIZA RIVOIRE MONTENEGRO
Disc: Psicologia do Desenvolvimento I e II
Psicologia Comunitária
Ética e Desenvolvimento de Atitudes Profissionais Qual.:
Graduada em Psicologia - UCPEL - Petolas-RS, 1979. Especia.
lização em Educação Psicomotora - FAT-FunBA-Bagé-RS, 1983.
18. MARLENE LERCK BENTO
Disc: Técnicas Projetivas I e II
Tópicos Especiais em Psicologia Qual.: Graduada em
Psicologia - UCPEL - Pelotas -RS,1983. Especia_
lização em Psicopedagogia - URCAMP - Bagé-RS, 1991.
19. MAURILIO CARLINI
Disc: Língua Portuguesa
Qual.: Graduado em Letras Clássicas, Filosofia, Ciências e Letras
Lorena-SP, 1958 - Filosofia e Pedagogia - Instituto Sale-
siano - Lorena-SP, 1956. Possui experiência docente.
20. MÁRIO ROBERTO DA SILVA PINTO
Disc: Neurofisiologia e Noções de Farmacologia
Qual.: Graduado em Medicina - Faculdade de Medicina da UFPEL, Pelo
tas-RS, 1990. Especialização em Psiquiatria- UFPEL- Pelotas
- RS, 1992. Possui experiência docente.
21. MIGUEL LUIZ BASTOS LEFFET
Disc: Elementos de Fisiologia Humana
Qual.: Graduado em Medicina - UFPEL, Pelotas - 1985. Especializa-
ção em Ginecologia e Obstetrícia- Hospital Materno - Infan-
til - Presidente Vargas - Porto Alegre-RS, 1987. Residência
Médica em Ginecologia e Obstetríca - HMIPU - Porto Alegre -
RS, 1988.
32.
QUADRO II (cont.)
22. MÔNICA AZEVEDO DA SILVA TAVARES NICOLOSO
Disc: Psicopatologia I e II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I Psicologia
do Trabalho III Qual.: Graduada em Psicologia -
PUC/RS, 1985.
23. NICE NOCCHI ROCKETT
Disc: Psicomotricidade I e II
Qual.: Graduada em Educação Física - UFPEL - Pelotas-RS, 1984.
Especialização em Ginástica Escolar - UFPEL, 1986. Especia.
lização em Psicomotricidade - URCAMP- Bagé-RS, 1991.
24. ROSANE PINHEIRO KRUGER
Disc: Psicologia Geral e Experimental I e II Psicometria I
Estágio Supervisionado em Psicologia do Trabalho I e II
Qual.: Graduada em Psicologia - Psicólogo UCPEL - 1988. Licencia-
tura - UCPEL-RS, 1991. Especialização em Psicologia do Tra-
balho UCPEL - Pelotas-RS, 1992.
25. RUTES DA COSTA TEIXEIRA
Disc: Elementos de Sociologia
Metodologia e Técnica de Pesquisa Qual.: Graduada em
Estudos Sociais - FAT/FunBA - Bagé-RS, 1975.
Ciências Sociais-FAT-FunBA-Bagé/RS, 1976. Especialização
em Planejamento Educacional -FAT/FunBA/RS, 1979. Especia_
lização em Sociologia Rural -FAT-FunBA-Bagé/RS, 1983.
Possui experiência docente.
26. SANDRA MARIA VITÓRIA CALHEIROS
Disc: Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico I e II
Psicologia do Trabalho I e II Qual.: Graduada em
Psicologia/Psicólogo - UCPEL- Pelotas-RS, 1988.
Licenciatura UCPEL - Pelotas-RS, 1987. Especialização em
Psicologia do Trabalho - UCPEL, 1992. Possui experiência
docente.
27. SUZANE CURI JORGE DAL MOLIN
Disc: Psicologia Clínica
Teorias e Sistemas Psicológicos II
Estágio Supervisionado em Psicologia clínica I e II Qual.: Graduada
em Psicologia/Psicólogo -UCPEL-Pelotas-RS, 1978 -licenciatura -
UCPEL- Pelotas-RS, 1978. Especialização em Psicologia Clínica- UCPEL
- Pelotas-RS, 1978.
33.
QUADRO II (cont.)
28. VEDA LUCINDA LEAL DA SILVA
Disc: Psicologia da Aprendizagem
Prática Supervisionada do Ensino da Psicologia I e II Qual.:
Licenciada em Pedagogia e em Orientação Educacional - Facul-dade de
Filosofia, Ciências e Letras - UNIJUI-UFRGS, 1981 -Mestrado em
Educação - área de Psicologia Educacional de UFRGS, 1981.
29. ZAIR DA ROSA ROMERO
Disc: História do Pensamento Humano
Qual.: Graduado em Filosofia - PUC/RS, 1961 - Direito - FAT-FunBA -
Bagé-RS, 1984. Especialização em Sociologia e Cultura e
Política da América Latina - FAT-FunBA - Bagé-RS, 1978. Pos_
sui experiência docente.
IV - DECISÃO DA CÂMARA
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 09 de dezembro de 1993.
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