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c) comprovada disponibilidade de recursos humanos, em
especial, do corpo docente e de dirigentes, instalações e
capacidade permanente de manutenção do curso.
No referido Parecer
CAPLAN 326/93, publicado do D.O.U. de
18 de junho de 1993, a CAPLAN/CFE fixou o prazo de 90 dias
para que a instituição apresentasse ao CFE o Projeto do
Curso em questão, para análise da CESU/CFE, o que foi feito
no Protocolo, em 22 de julho p.p.
A CESU/CFE analisou o Projeto do Curso de Tecnólogo em
Processamento de Dados e opinou favoravelmente por sua
aprovação, através do Parecer nº 566/93.
0 processo remetido a SESU/MEC em setembro de 1993, teve
Comissão Verificadora, designada pela Portaria SESU/MEC nº
213/93, sendo composta pelos professores Márcio da Costa
tendo em vista as
das características
sociais e educacionais da região;
condições de oferta e demanda, além
b) necessidade social do curso,
a) qualificação, situação jurídica, fiscal e parafiscal,
e situação econômico-financeira da entidade mantenedora;
A Associação Lemense de Educação e Cultura - ALEC, teve
apreciada favoravelmente, junto a CAPLAN/CPE, sua Carta-
Consulta do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados,
para funcionar na Faculdade de Ciências Administrativas de
Leme, estabelecimento de ensino superior isolado,
particular, a ser instalado na cidade de Leme, Estado de São
Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais, anuais, através do
Parecer nº 326/93, nos termos da Resolução CFE nº 01/93: A
apreciação favorável respectiva restringiu-se à análise dos
seguintes itens:
1- RELATÓRIO
PROCESSO Nº:23001.
000235/93-88
09/12/93EM: APROVADO
CESU
822/93
C
Â
MARA OU COMISSÃO
TRAMONTIN
RAULINO
PARECER
RELATOR SR.
CONS.
de Ciências Administrativas de Leme/SP.
Tecnólogo em Processamento de Dados, a ser ministrado na Faculdade
ASSUNTO:Autorização(Execução de Projeto) para funcionamento do curso de
SP
A
SSOCIAÇÃO LEMENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - Leme
INTERESSADO/MANTENEDOR
A
UF
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Além disso, estão construídos dois alojamentos para
professores(masculino e feminino) no pavimento superior,
sala de professores, depósito, cantina, secretaria, setor de
expediente, diretoria, tesouraria, anfiteatro de 200,00 m2 ,
laboratório de informática, dois laboratórios auxiliares,
para os escritórios-piloto, conjunto de sanitários em cada
módulo e áreas livres, de circulação e convivência. A
Tabela 01 abaixo, discrimina o espaço físico já disponível e
também apresenta o Plano de Expansão, na área a ser
incorporada, para o próximo quinquênio:
. 01 sala de 70,00 m
2 .
. 03 salas de 87,50 m2 cada;
. 09 salas de 100,00 m2 ;
Os espaços físicos de posse da instituição foram cedidos
pela Prefeitura Municipal de Leme, nos termos de legislação
específica(Lei Complementar nº 9, de 12/09/90) por um prazo
de 99(noventa e nove) anos. Constituem-se, de um terreno de
13.747,70 m localizado na Rua Waldemar Silenci, s/n -
Cidade Jardim, com um Prédio construído de 4.226,41 m , em
dois pavimentos. A área já cedida será incorporada uma
outra, contígua à primeira, de mais 18.000 m , conforme
Termo de Compromisso firmado pela Prefeitura Municipal.
Os espaços destinados às 13 Salas de Aula atualmente
existentes perfazem 1.232,50 m2 , e estão assim distribuídos:
2. ESPAÇOS FÍSICOS
Pereira Brandão, e Renato da Veiga Guadagnin, ambos da
Universidade de Brasília-UnB e pela TAE Profa Margareth
Cieri da DEMEC-SP, os quais visitaram a instituição nos dias
29 e 30 de outubro de 1993, para verificar, "in loco", a
existência de condições para autorização de funcionamento do
curso em questão.
Feita a visita, a Comissão Verificadora concluiu que a
Faculdade de Ciências Administrativas de Leme, possui todas
as condições para desenvolver satisfatoriamente o Curso de
Tecnólogo em Processamento de Dados, e em seu Relatório a
Comissão comprova os dados constantes do projeto, a seguir
relatados.
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superior e, doados pela entidade mantenedora.
Os volumes, adquiridos por compra e/ou doação estão
sendo tombados, catalogados e classificados pelo sistema
CDU-Código Decimal Universal, sob a responsabilidade da
matérias da área básica do curso em questão.
Na área
de Processamento de Dados, existem
46(quarenta e seis)
títulos, perfazendo um total de
56(cinquenta e seis) volumes específicos.
Esse acervo bibliográfico, específico, foi doado por
pessoa benemerente da cidade, que nesta primeira fase
liberou os livros necessários para as duas primeiras séries
do respectivo curso. A segunda fase de aquisição será levada
a efeito, também por doação de recursos da mesma pessoa, em
fevereiro/94.
Completam o acervo, aproximadamente 2.000 volumes de
livros sobre Matemática e 600 de outras áreas básicas de
apoio ao currículo pleno proposto, todos para o nível
A biblioteca récem implantada conta com 310 títulos
específicos, em 873 volumes e com a assinatura de 03 (três)
periódicos da área de Administração, que atenderão as
3.1. Biblioteca
3. RECURSOS MATERIAIS
0 Valor aproximado desse património é de US$ 3 milhões
que, atualizados para 30/09/93, soma CR$ 390.000.000,00.
Fonte: Diretoria Geral - ALEC e Relat. Com. Verificadora.
4. 226,41
519,65
200,00
204,54
1.101,62
469,70
298,40
200,00
1.232,50
+ 4 .430,00
+ 600,00
+ 800,00
+ 200,00
+ 980,00
+ 150,00
+ 400,00
+ 200,00
.100,00
+ 1.
Expansão (m )
(m
2 )
Atual
TOTAL
Serviços e Outras
Anfiteatro
Sanitários
Convivência
Administração
Laboratórios
Biblioteca
Salas de aula
Especi ficação
Tabela 01 - Distribuição dos Espaços Físicos
I
. Carga Horária Total: 2.304 h/a (incluídas 144 h/a
para Estágio Supervisionado) mais 72 h/a de
Educação Física, perfazendo o Total de 2.376 h/a.
. Tamanho Médio das Turmas: 80 (oitenta)
. Regime de Matrícula: Seriado anual
. Turno de Funcionamento: Noturno
. Número de Vagas: 80 (oitenta) vagas totais anuais
. Denominação: Curso de Tecnólogo em Processamento
de Dados
4.1. PADOS GERAIS
4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
do
A
Comissão Verificadora presenciou a entrega dos
primeiros microcomputadores,do recem-construído Laboratórios
sendo 20 (vinte) PCAT-386.SX, com 1 drive de 5.25" cada,
monitor de 14"SVGA, monocromático e 01(um) PCAT-486-DX, dois
drives (3.5" e 5.25"), Winchester de 250 Mb, monitor 14" -
SVGA, o servidor da Rede Novell, 3.11/50 a ser instalada,
com mais 20 equipamentos a serem comprados até fev/93 com
duas impressoras, que constitui a primeira fase
laboratório. Todos os aparelhos são novos e em perfeitas
condições de uso, inclusive as duas impressoras recebidas
conforme termo de doação; uma EPSON LQ-870 e uma EPSON AR-
2000. 0 Projeto do laboratório de Informática está muito bem
elaborado e constituii—se-a de 40 micro-computadores PC-AT-
386 SX, ligados em rede, a um servidor AT-486 DX, com 250
Mb.
3.2. Laboratório de Informática
suasdas
alunos
bibliotecária Heloisa Mansur Renzzo(CRB/SP nº 1.531).
A Biblioteca funcionará diariamente das 17:00 às
22:00 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8:00
às 12:00 horas.
Quanto à ampliação do acervo bibliográfico, será
feita através de indicação e solicitação dos professores, na
fase de planejamento escolar, antes do início das aulas. 0
quadro de usuários será constituído pelos
regularmente matriculados na instituição e pela comunidade.
A
instituição demonstrou termo de convénio firmado com a
complementaçãoparaMunicipal,Biblioteca
necessidades.
0 corpo docente constante do projeto, foi objeto de
análise pela Comissão Verificadora, tendo sido comprovada
sua titulação e experiência pela documentação apresentada.
É constituído de 07 (sete) docentes com compromisso de
contrato de trabalho com a entidade mantenedora, conforme
Anexo II, para as disciplinas do 1º ano do curso, e que
apresentam o seguinte perfil:
5. CORPO DOCENTE
elaborada a proposta de currículo pleno, com elenco e
escalonamento das matérias e seu consequente desdobramento
em disciplinas, que se encontra no Anexo I deste Parecer.
Quanto ao conteúdo programático das diversas
disciplinas propostas, a Comissão Verificadora entendeu que
atendem aos interesses e necessidades dos futuros
profissionais.
0 Estágio será cumprido mediante execução de
trabalho típico de profissional, em empresas e entidades
locais ou regionais- comércio, indústria, serviços e
repartições públicas - sob a orientação de equipe de
professores das diversas áreas liderada pelo Coordenador
Geral de Estágio, para esse fim designado. A carga horária
respectiva é de 144 h/a e está prevista para o 3Q (último)
ano do curso.
Em função da edição da Resolução nº 55/76 - CFE, de
05/11/76, tendo em vista o Parecer nº 2.713/76, foi
4.2. CURRÍCULO PLENO
. Vinculação Funcional: Faculdade de Ciências
Administrativas de Leme, unidade educacional a ser
criada juntamente com o curso em questão.
. Valor Proposto para a Anuidade: Prevê-se a
18a cobrança de uma anuidade equivalente
(dezoito) salários mínimos, o que corresponde a 12
(doze) mensalidades de 1,5 salários mínimos ( CR$
18.036,00 ou 237,63 UFIR em outubro de 1993).
. Integralização da Carga Horária: Prazo mínimo de 3
(três) anos.
Os membros da Diretoria: Diretor Geral e Diretor
Administrativo, e do Conselho Departamental: Chefes de
III- Departamento
II- Conselho Departamental;
I- Diretoria;
Regimento da Faculdade e são os seguintes:
órgãos de administração, de acordo com a Artigo 3Q do
Processamento de Dados, será constituída por três (03)
A Faculdade de Ciências Administrativas de Leme,
unidade de ensino que abrigará o Curso de Tecnólogo em
6.1. Estrutura Organizacional
6. DO ESTABELECIMENTO PE ENSINO
alunos,
são
A
experência no magistério superior e a dedicação em
pesquisa, do corpo docente apresentado, aliada ao elevado
grau de titulação, permite prever que as condições para
alcançar os objetivos propostos para o curso,
excelentes.
A Comissão Verificadora constatou junto aos responsáveis
pelo projeto, que os professores se dispõem a dedicar, além
do horário reservado às aulas em classe, tempo suficiente
para eventuais atendimento extra-classe aos
desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, além das
análises sobre a evolução de suas disciplinas no curso. No
projeto do Curso consta a proposta de contrato em regime de
tempo parcial e/ou integral para os docentes.
(considerado excelente)
IQCD = 1x5+3x5+2x1 = 3,14
7
Total de Docente
IQCD = 5xDoutores+3xMestres+2xEspecialistas+lxGraduados
O ÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE, calculado pela Fórmula:
100,00
14,30
71,40
14,30
%
07
01
05
01
NÚMERO
TOTAL
ESPECIALIST
MESTRES
DOUTOR
QUALIFICAÇÃO
da
Nível Central - representado pelos órgãos
Diretoria ( Diretoria Geral e Diretoria Administrativa)
A Faculdade será organizada em três (03) níveis de
decisão e administração:
abaixo, os órgãos e os níveis de decisão.
Para visualizar a estrutura e o funcionamento da
administração da Faculdade, é mostrado no organograma
6.2. Organograma Funcional
de0 Departamento é resultante da reunião
disciplinas afins, dirigido por um chefe, escolhido pelo
Diretor Geral, mediante lista tríplice organizada pelos
membros do Departamento, para mandato de dois (02) anos.
O Conselho Departamental. órgão consultivo,
deliberativo e de assessoria à Diretoria, será responsável
pela supervisão das atividades didáticas e pedagógicas dos
cursos e programas da Faculdade, sendo constituído pelo
Diretor Geral, seu Presidente, pelo Diretor Administrativo,
Chefes de Departamentos e pelo Representante Estudantil.
A Pi retoria. exercida pelo Diretor Geral e auxiliado
pelo Diretor Administrativo, é o órgão executivo superior de
coordenação e fiscalização das atividades da Faculdade.
Departamentos e
empossados na forma do Regimento da Faculdade, terão
autonomia didático-pedagógica para realizar as atividades de
ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as necessidades
básicas dos curso e compatíveis com o padrão de qualidade
termos já previstos exigida pelo mercado de trabalho, nos
no Regimento.
legalmentediscente,representante
-
-
-
-
materiais
Da mesma forma, também como participação dos vários
segmentos da comunidade, têm dado expressiva colaboração; a
Câmara Municipal, Rotary Clube, Lions Clube, Loja Maçónica,
e outras entidades sociais. Em especial a Prefeitura
Municipal, não tem medido esforços para equipamentação
física constante no processo de criação da Faculdade e seus
respectivos cursos, quer através da cessão de uso dos
terrenos e prédios, quer através da alocação de recursos
equipamentos demaisehumanos específicos
necessários.
- Teatro Municipal de Leme;
- Laboratórios específicos de várias indústrias
locais.
Ginásio de Esportes Valdomiro Macarenko;
Estádio Municipal Bruno Lazarini;
Ginásio de Esportes Luiz Roberto Amâncio;
Biblioteca Municipal Profa Carolina de Moura
Hildebrand;
- Anfiteatro Municipal Profa Salete Apparecida
Marchi;
à
A
comunidade lemense, através dos seus poderes
constituídos e
respectivas autoridades colocara
m
disposição da futura Faculdade; vários dos seus equipamentos
sociais, mediante termos e convénios, tais como:
7. INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Quanto aos aspectos relativos ao controle acadêmico da
vida escolar do alunado, o Regimento se mostra adequado e e
m
conformidade com a legislação em vigor.
Ciências Administrativas;
Economia e Ciências Contábeis;
Matemática;
Ciências da Computação;
Ciências Sociais.
de
de
de
de
de
Departamento
Departamento
Departamento
Departamento
DepartamentoI-
II-
IIII-
I
V
-
V
-
será
A
Composição Departamental da Faculdade,
estruturada em cinco (05) Departamentos, assim denominados:
. Nível Básico - representado a nível deliberativo
pelo Colegiado de Departamento e a nível executivo pelas
Chefias de Departa
m
entos.
. Nível Setorial - representado a nível deliberativo
do Conselho Departamental.
do
voto
A
Câmara de Ensino Superior acompanha o
Relator.
Sala das Sessões, em 7 de dezembro de 1993.
.
III- CONCLUSÃO DA C
Â
MAR
A
Face ao exposto e com base nos dados comprovados pela
Comissão Verificadora, o Relator vota favoravelmente à
autorização para funcionamento do Curso de Tecnólogo e
m
Processamento de Dados, na cidade de Leme, Estado de São
Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais, anuais, no turno
noturno, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências
A
dministrativas de Leme, mantida pela Associação Lemense de
Educação e Cultura-
A
LEC.
II- VOTO DO RELATOR
TECN
Ó
LOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
CURR
Í
CULO PLENO DO CURSO DE
A
NEXO I
Obs: * - carga horária não computada no total.
864
144
72
144
144
144
144
72
TOTAL
Estágio Supervisionado
Teleprocessamento e Redes
Seminários de Atualização em Informática
Tópicos Especiais em Processamento de Dados....
Análise e Projeto de Sistemas
Linguagem e Técnicas de Programação III
Computador e Sociedade1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
720T0TAL
72Teoria de Sistemas
Banco de Dados e Recuperação de Informações.... 72
144Linguagem e Técnicas de Programação II
72Direito e Legislação
72
144
72Matemática II
Estatística
Sistema de Computação
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
I
8. Educação Física
T0TAL
7. Linguagem e Técnicas de Programação
6. Inglês Técnico
5. Teoria Geral da Administração
I
2. Informática Básica
3. Matemática
1ª 4. Matemática Comercial e Financeira
1. Português Instrumental
72*
720
144
72
144
72
144
72
72
C.H.DISCIPLINAS
SÉRIE
CURSO: TECNÓLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
CH. TOTAL: 2304 h/a - TURNO: Noturno - DURAÇÃO: 03 anos
MÓDULO OPERACIONAL: 36 semanas/ano
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE LEME
TECNÓLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
PARA A 1ª SÉRIE DO CURSO DE
RESUMO DO CURRÍCULO DOS PROFESSORES
ANEXO II
Experiência Profissional: 01(um) ano de experiência
docente em magistério superior.
. Pós-Graduação: Mestre em
Engenharia
Elétrica pela Universidade Estadual de
Campinas-UNICAMP em 1993.
Federal do
Engenharia
Espírito Santo em 1990.
Elétrica pela Universidade
em Graduada. Graduação:
Titulação:
Nome da Professora: Débora Pretti Ronconi
2. Nome da Disciplina: Informática Básica
Experiência
Profissional: 14(quatorze) anos de
experiência docente no magistério superior e de 1º e
2º Graus.
. Pós-Graduação: Mestre em Letras-
A
rea de
Concentração: Linguística, pela Ponti-
fícia Universidade Católica de Campinas-
PUCCAMP em 1985.
de
pelaLetras
Católica
Campinas-PUCCAMP em 1973.
UniversidadePontifícia
emGraduada. Graduação:
Titulação:
Nome da Professora: Maria Elisa E.Carbonari
. Inglês Técnico
1. Nome das Disciplinas: . Português Instrumental
DO CURSO DE TECN
Ó
LOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
CURRÍCULO DOS PROFESSORES PARA A 1ª SÉRIE
Experiência Profissional: 22(vinte e dois anos) de
experiência docente no magistério superior.
. Pós-Graduação: Mestre em Matemática pelo
Instituto de Ciências Matemáticas de São
Carlos, da Universidade de São Paulo-
USP, em 1977. Doutor em Matemática pelo
Instituto de Ciências Matemáticas de São
Carlos, da Universidade de São Paulo, em
1984.
Letras de Guaxupé, em 1969.
e
. Graduação: Graduado em Matemática pela
Ciências Filosofia,deFaculdade
Titulação:
Nome do Professor: Décio Botura Filho
4. Nome da Disciplina: Matemática Comer, e Financeira
Experiência Docente: 12(doze) anos experiência
docente no magistério superior e administração
universitária.
. Pós-Graduação: Mestre em Matemática pelo
Instituto de Ciências Matemáticas de São
Carlos, da Universidade de São Paulo-USP
em 1983.
. Graduação: Licenciado em Matemática pela
Universidade São Francisco-USF em 1975.
Titulação:
Nome do Professor: José Luis Poli
3. Nome da Disciplina: Matemática I
de
anos
Experiência
experiência docente no magistério superior.
02(dois)Profissional:
UNICAMP, em 1993.
Campinas-
de
EstadualUniversidade
pela
Engenharia. Pós-Graduação: Mestre em
Elétrica - Área de Automação,
UNICAMP em 1986.
. Graduação: Graduado em Matemática pela
Campinas-de EstadualUniversidade
Titulação:
Nome do Professor: Darli Palma Cunha
deTécnica e
Programação I
LinguagemDisciplina:da Nome
6.
de
anos Experiência
experiência docente no magistério superior.
05(cinco)Profissional:
Pós-Graduação: Mestre em Administração
Rural pela Escola Superior de
A
gricultura de Lavras, em
Doutorando (créditos concluídos-1992)
pela Fundação Getúlio Vargai—FGV/SP.
1990.
. Graduação: Graduado em Administração de
Empresas, pela Escola de Administração
da Bahia, em 1985.
Titulação:
Nome do Professor: Helnon de Oliveira Crúzio
5. Nome da Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Técnico
Experiência Profissional: 23(vinte e três) anos de
experiência docente no magistério superior, em
como euniversitáriaadministração
Desportivo.
Educação Física de São Carlos.
. Pós-Graduação: Especialização
Metodologia do Ensino Superior,
promovido pelo DGE/30, em convénio com a
CAPES/MEC, em 1985(360 h/a).
Especialização em Técnicas Desportivas,
Natação, Recreação, Basquetebol, Futebol
Escola dee Voleibol - 1090 h/a,
em
em
. Graduação: Licenciado em Educação Física
pela Escola de Educação Física de São
Carlos, em 1969. Licenciado
Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, em
1972.
Titulação:
Nome do Professor: Mário de Oliveira Júnior
7. Nome da Disciplina: Educação Física
IV - DECISÃO DA C
Â
MAR
A
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 9 de dezembro de 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
SP
A
SSOCIAÇÃO LEMENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ASSUNTO
Autorização
(execução de Projeto)
p
ara funcionamento
do C u r s o S u p e r i o r de T e c n o l o g i a em P r o c e s s a m e n t o de D a d o s , a ser
m i n i s t r a d o na Faculdade de C i ê n c i a s A d m i n i s t r a t i v a s de Leme/SP.
RELATOR: SR. CONS.
Raulino Tramontin
CÂMARA OU COMISSÃO
PARECER N.° 822/93
APROVADO EM 0 7 / 1 2 / 9 3
CESu
23001.000235/93-88
PROCESSO N.°
I - RELATÓRIO
A Associação Lemense de Educação e Cultura - ALEC, teve aprecia
da facoravelmente, junto a CAPLAN/CFE, sua Carta-Consulta do Curso Superior
de Tecnologia em Processamento de Dados, para funcionar na Faculdade de Ciên-
c i a s Administrativas de Leme, estabelecimento de ensino superior i s o l a d o , par
t i c u l a r , a ser instalado na cidade de Leme, Estado de São Paulo, com 80 (oiten-
t a ) vagas t o t a i s , a n u a i s , a t r a v é s do P a r e c e r n° 3 2 6 / 9 3 , nos ter-
mos da R e s o l u ç ã o CFE n° 0 1 / 9 3 : A a p r e c i a ç ã o f a v o r á v e l r e s p e c t i v a
r e s t r i n g i u - s e à a n á l i s e dos s e g u i n t e s i t e n s :
fiscal e parafis-
a) qualificação, situação j u r í d i c a ,
cal,
e s i t u a ç ã o econômico-financeira da entidade mantenedora;
b) n e c e s s i d a d e s o c i a l do c u r s o , tendo em v i s t a as
c o n d i ç õ e s d e o f e r t a e demanda,
além d a s c a r a c t e r í s t i c a s
sociais
e e d u c a c i o n a i s da r e g i ã o ;
c ) comprovada d i s p o n i b i l i d a d e d e r e c u r s o s humanos,em
especial, instalações e capaci- do corpo docente e de d i r i g e n t e s ,
dade permanente de manutenção do c u r s o .
N
o r e f e r i d o Parece
r
-CAPLAN 3 2 6 / 9 3 , p u b l i c a d o no D.O.U.
de 18 de junho de 1993, a CAPLAN/CFE fixou o prazo de 90 dias para que a ins-
t i t u i ç ã o apresentasse ao CFE o Projeto do Curso em questão, para a n á l i s e da
p
.p.
CESU/CFE, o que foi f e i t o no Protocolo, em 22 de julho
A
m
disso, estão construídos dois alojamentos para
professores(masculino e feminino) no pavimento superior,
sala de professores, depósito, cantina, secretaria, setor de
expediente, diretoria, tesouraria, anfiteatro de 200,00
m
2
laboratório de informática, dois laboratórios auxiliares,
para os escritórios-piloto, conjunto de sanitários em cada
modulo e áreas livres, de circulação e convivência.
A
Tabela 01 abaixo, discrimina o espaço físico já disponível e
também apresenta o Plano de Expansão, na área a ser
incorporada, para o próximo quinquênio:
. 01 s a l a de 7 0 , 0 0 m2.
03 s a l a s de 8 7 , 5 0 m
2 c a d a ;
09 s a l a s de 1 0 0 , 0 0 m 2 ;
.
.
Os espaços d e s t i n a d o s às 13 S a l a s de A u l a a t u a l m e n t e
e x i s t e n t e s perfazem 1.232,50 m
2, e estão assim d i s t r i b u í d o s :
conforme
em
O s e s p a ç o s f í s i c o s d e posse d a i n s t i t u i ç ã o f o r a m c e d i d o s
p e l a P r e f e i t u r a M u n i c i p a l d e Leme, nos t e r m o s d e l e g i s l a ç ã o
e s p e c i f i c a ( L e i Complementar nº 9, de 1 2 / 0 9 / 9 0 ) por um p r a z o
de 9 9 ( n o v e n t a e n o v e ) a n o s . C o n s t i t u e m - s e , de um t e r r e n o de
13.747,70 m l o c a l i z a d o n a Rua Waldemar S i l e n c i , s / n -
C i d a d e J a r d i m , com um P r é d i o c o n s t r u í d o de 4 . 2 2 6 , 4 1 m
2
dois pavimentos. A á r e a j á c e d i d a s e r á i n c o r p o r a d a ' uma
outra, contigua a primeira,
Termo d e Compromisso f i r m a d o p e l a P r e f e i t u r a M u n i c i p a l
de mais 18.000 m2,
ESPAÇOS FÍSICOS 2.
para
e
A CESU/CFE analisou o Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Pro-
cessamento de Dados e opinou favoravelmente por sua aprovação, através do.
Parecer nº 566/93.
0 processo remetido a SESU/MEC em setembro de 1993, teve Comissão Veri-
f i c a d o r a , d e s i g n a d a p e l a P o r t a r i a SESU/MEC n ° 2 1 3 / 9 3 , sendo
composta p e l o s p r o f e s s o r e s Márcio da Costa P e r e i r a Brandão,
Brasília-R e n a t o d a V e i g a G u a d a g n i n , ambos d a U n i v e r s i d a d e d e
UnB e p e l a TAE P r o f ª M a r g a r e t h C i e r i da DEMEC_SP, os q u a i s v i s i -
t a r a m a i n s t i t u i ç ã o n o s d i a s 29 e 30 de o u t u b r o de 1 9 9 3 ,
v e r i f i c a r , "in loco", a e x i s t ê n c i a de condições para autorização
de funcionamento do curso em questão.
F e i t a a v i s i t a , a Comissão Verificadora concluiu que a Faculdade de Ci-
ências Administrativas de Leme, possui todas as condições para desenvolver
satisfatoriamente o Curso Superior'de Tecnologia em Processamento de Dados,
e em Relatório a Comissão comprova os dados constantes do p r o j e t o , a seguir
relatados.
II- VOTO DO RELATOR
Face ao exposto e com base nos dados comprovados pela
Comissão Verificadora, o Relator vota favoravelmente â auto
rização para funcionamento do curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados, na cidade de Leme, Estado de São Pau_
lo, com 80 (oitenta) vagas totais, anuais, no turno noturno,
a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas de
Leme, mantida pela Associação Lemense de Educação e Cultura-
ALEC.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 7 de dezembro de 1993.
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