trando uma matricula global de pouco mais de 22 mil alunos, repre-
sentam apenas 1,5% da matrícula da rede de ensino superior do país,
menos expressivo do que cursos como Comunicação Social, Educação Fí-
ca ou História/Geografia.
As taxas de crescimento do número de vagas
oferecidas e das matrículas totais não foge aos padrões já aponta -
dos de outros cursos de maior ou menor relevância para os interesses
do país. Em síntese, o número de cursos e vagas vem crescendo, ain-
da que a taxas modestas, enquanto que a matrícula e o número de gra-
duados decresce. Entre 1980 e 1990, a matrícula cai 11% e o número
de graduados decresce 19% apesar de o número de cursos ter acresci-
do de 38 para 54, ou seja, 42%.
A demanda, tal como traduzida pela relação
entre o número de inscrições e o número de vagas oferecidas nos ves-
tibulares, se mantém razoávelmente estável, em torno de 4 a 4,5 .
Nos anos mais recentes, as Universidades recém conhecidas, tem con-
tribuído de forma significativa para a expansão da oferta e conse -
quente queda dessa relação, que chega, em 1992, a 4,3 inscritos por
vaga. Apesar disso, a relação é significativa, superando em muito ,
por exemplo, a demanda pelos cursos de Engenharia.
A presença do segmento privado nesse ramo do
ensino é muito expressiva, tendo crescido substancialmente nos últi-
mos anos. Do total de vagas ofertadas nos vestibulares de 1990, na-
da menos que 73% o foram pelas instituições privadas. Não surpreen-
de, portanto, que esta oferta esteja fortemente concentrada na região
Sudeste, com o Rio de Janeiro e São Paulo detendo 60% das vagas.
Dadas essas características, já se pode espe-
rar que os cursos apresentem um elevado nível de ociosidade das va-
gas e de evasão de alunos. Em 1992, as matrículas iniciais represen-
taram apenas 80% das vagas" oferecidas nos vestibulares e as diploma.
ções menos de 50%.
1.2. Cenários para os cursos de Arquitetura e Urbanismo
A regulamentação do exercício profissional ,
que vem de 1966, atribui ao Arquiteto um largo espectro de atribui-
ções, que vão do planejamento à execução, passando por supervisão ,
orientação, coordenação, perícia, avaliação e outras, aplicadas à