Dos anos de 90/91 foram oferecidos no curso 62 discipli-
nas respectivamente.
Posteriormente a 9/11/92 diz a Comissão Verificadora cons-
tituida do professor Emil Burihan e Oswaldo Malafaia:
Com a experiência de alguns anos de funcionamento, o Cur-
so está propondo modificação em seu elenco de disciplinas. Genericamente
as disciplinas dos cursos de pós-graduação devem ter proporcionalidade
temática em três áreas fundamentais na formação dos candidatos a mestre
e doutor formação do pesquisador, do professor e complementação da forma
ção especializada do aluno com temas avançados na área de concentração,
de maneira não repetitiva em relação ao programa da residência médica de
onde ele se origina. Assim, vemos que algumas sugestões podem ser ofere-
cidas nesta reestruturação. Das 58 disciplinas ofertadas, duas são dedi-
cadas à formação do professor, duas ao pesquisador uma ao estudo dos pro-
blemas brasileiros e as demais â complementação da formação do cirurgião.
Vê-se, assim que há necessidade de aumentar o número das
relativas aos temas do binómio ensino-pesquisa.
No entanto, o Conselho do Curso deixou clara a proposta
de reformular a programação, incrementando a carga horária relacionada a
este binômio.
Aliás, esta foi a sugestão da Comissão Verificadora, que,
sem dúvida, fará com que o Curso fique mais dinâmico e criativo.
Em 1987 o Curso contava com 80 alunos, sendo 53 inscritos
no mestrado e 27 no doutorado. Quarenta e sete estavam cursando discipli-
nas, 26 elaborando teses e 15 cursando disciplinas e elaborando teses. A-
tualmente conta com 95 alunos, sendo 64 no nível de mestrado e 31 no dou-
torado.
A coordenação atual está procurando reduzir o represamen-
to do alunado e a taxa de abandono, selecionando de forma mais apurada e
rigorosa os candidatos ao Curso.
A produção científica dos professores do Curso é bastante
significativa. Foram publicados 59 trabalhos de pesquisa, sendo 54 em re-
vistas nacionais e 5 em internacionais, livros; 3 livros publicados no
Brasil e 2 no exterior; 146 trabalhos apresentados em congressos médicos;
2 traduções de livros estrangeiros.
A maior parte da produção científica está ligada às 17 li-
nhas de pesquisa do curso. Existem projetos isolados, contudo com relação
às áreas de concentração.
A relação aluno/orientador é de 95/33, o que mostra boa
proporção.
No período dos cinco anos, foram defendidas 17 dissertações
de mestrado e 12 teses de doutorado perfazendo uma média global de 5,9 ti-