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MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO CONSELHO
FEDERAL DE
EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DO TRIÂNGULO - Uberlândia MG
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento (Projeto e Execução de Projeto)
do Curso de CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, nas Faculdades Integradas
do. Triângulo.
RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA
PARECER N? 693/93
CÂMARA ou COMISSÃO
APROVADO EM: 10/11/93
PROCESSO Nº: 23001. 003304/92-18
1 - RELATÓRIO
A Associação de Ensino do Triângulo-AET, entidade
mantenedora das Faculdades Inte
g
radas do Triân
g
ulo
,
com sede
em Uberlândia/MG
,
encaminhou a este Conselho
,
p
edido de
autorização de funcionamento (Pro
j
eto e Execução de Pro
j
eto)
do Curso de CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.
A Instituição já teve acolhida a Carta-Consulta
p
ara criaçã
o
da sua Universidade,
p
ela via do
Reconhecimento
,
atrav
s
do Processo CFE 23.001.003.304/92
1
8
e
p
osterior Parecer CFE 506/93. Encontra-se, atualmente,
cumprindo a fase de execução do Projeto de Universidade.
Na Carta-Consulta da Universidade, a Instituição
j
á a
p
resentou os dados e informa
ç
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e
s exi
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o
de Cursos.'
Dai, a dis
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da Carta-Consulta
p
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Autorização do Curso em questão.
A seguir estão apresentados os principais dados do
documento encaminhado
p
ela Institui
ç
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o
(
Pro
j
eto do Curso de
Ciências da Com
p
uta
ç
ã
o
)
,
e do Relatório Conclusivo da
Comissão Verificadora, desi
g
nada
p
e
l
a Portaria CFE 27/93,
que se referem a:
- Dados da Entidade Mantenedora;
- Dados das Faculdades Inte
g
radas;
- Dados do Curso Pretendido;
- Dados dos Es
p
a
ç
o
s Fisicos e Recursos
M
ateriais.
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1. DADOS PA ENTIDADE MANTENEDORA
1.1. INFORMAÇÕES GERAIS
. Nome: Associação de Ensino do Triângulo
. Sede: Rua Barão de Camargos, 695
CEP 38400-075 - UBERLÂNDIA/MG
Fone: (034) 236.4066 Fax:
(034) 236.4539
1.2. CONDIÇÕES JURÍDICAS
A Associação, com sede e foro na cidade de
Uberlândia, Estado de Minas Gerais, é uma sociedade civil de
caráter educacional, sem fins lucrativos, e tem por
finalidade criar, instalar e manter, estabelecimentos de
ensino de 1º, 2º e 3º graus, bem como os anteriores e
posteriores; criar e manter serviços educacionais e
assistenciais; cuidar de atividades ligadas ao ensino,
desenvolvendo por todos meios, intercâmbio cultural, técnico
e cientifico com entidades congêneres.
0 Estatuto inicial encontra-se registrado sob
372, no livro A-2, às folhas 45, do Cartório de Registro de
Titulos e Documentos da Comarca de Uberlândia/MG, em 23 de
outubro de 1969.
1.3. DIRIGENTES E MANTENEDORES
Os dirigentes da Associação são educadores
experientes, militando há muitos anos na área do ensino
superior, quer como professores, quer como administradores
escolares.
De acordo com o seu Estatuto, os órgãos de
administração superior da entidade são:
- Assembléia Geral;
- Diretoria.
A Diretoria atual da Instituição tem mandato até
fevereiro de 1995.
1.4. CONDIÇÕES FISCAIS
As condições fiscais e parafíscais são plenamente
regulares como demonstradas em anexo próprio do processo
analisado, referentes a registros/cadastros e também a
tributos.
-CGC/MF n9: 17.788.647/0001-22.
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1.5. SITUAÇÃO PATRIMONIAL E ECONÔMICO-FINANCEIRA
Capacidade Patrimonial:
0 patrimônio da entidade mantenedora, constituido
pelo conjunto de bens acumulados desde a sua fundação até o
presente, tem proporcionado a instituição e às suas unidades
mantidas uma infraestrutura sólida e adequada ao seu
desenvolvimento.
Tabela 1 - Capacidade Patrimonial
ESPECIFICAÇÃO AVALIAÇÃO- fev/1993
BENS IMÓVEIS
- Terrenos e prédios ................... 22.825.977.500,00
BENS MÓVEIS
- Acervo Bibliográfico; Equipamentos
Esportivos, de Laboratórios e Musi
cais; Instalações Diversas; Móveis,
Máquinas e Utensílios; Veículos
Automotores ......................... 35.710.360.968,54
TOTAL 58.536.338.468,54
Fonte: Diretoria Administrativa
Obs: valor do patrimônio atualizado: CR$501.257.612,90 em
03/ 10/ 93, equivalente a 4.813.305,29 UFIR.
Capacidade Econômico-Financeira:
A Instituição apresentou no processo, as tabelas
demonstrativas da sua capacidade econômico-financeira,
retratada nos três últimos anos - 1990/91/92, onde a análise
econômico-financeira, com seus respectivos índices de
liquidez, de solvência e imobilização, reflete uma estrutura
patrimonial e econômico-financeira estável.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS PO TRIÂNGULO
2.1. HISTÓRICO
A origem da Associação de Ensino do Triângulo-AET
remonta a 1924, quando foi criada a Escola Normal do
Uberabinha de 1º Grau. Em 1947 foi autorizada a oferecer o
primeiro curso de Grau, com o Colégio Brasil Central. Em
1966, criou-se a Escola Técnica em Química Industrial, que
em muito contribuiu para o desenvolvimento do setor de
mineração do triângulo, exportando técnicos químicos para os
diversos estados da Federação, onde atuam em empresas como a
Petrobrás, Vale do Rio Doce, Johnson & Johnson, Nestlé, e
outras.
Em 1972 foi autorizado o primeiro curso superior da
Instituição: Serviço Social, na Faculdade de Serviço Social
de Uberlândia.
Em 1975, foi autorizada a Faculdade de Educação,
Ciências e Letras e Estudos Sociais de Uberlândia,
responsável hoje por cerca de 70% dos profissionais da
educação que atuam no 1º/2º Graus da região.
Em 1988, os mantenedores, procurando adequar-se aos
novos tempos, alteraram a razão social para a atual
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DO TRIÂNGULO.
Em 1989, foi obtida autorização para funcionamento
da Faculdade de Comunicação Social de Uberlândia e da
Faculdade de Fisioterapia de Uberlândia.
2.2. AS FACULDADES
Em 1990, foram agrupadas as 4 (quatro) Faculdades
mantidas que passaram a denominar-se FACULDADES INTEGRADAS
DO TRIÂNGULO.
Em 1991, a Associação de Ensino do Triângulo
solicitou junto ao CFE, a transferência das Faculdades
Integradas de Uberlândia (que ministravam os cursos de
Administração e Ciências Econômicas) para a sua mantença.
A experiência da Instituição na área acadêmica é,
portanto, sólida e de longos anos, e os primeiros passos,
foram traduzidos nos trabalhos de estudos e elaboração dos
Regimentos das suas Faculdades, documentos esses
representativos do pensamento dos educadores-mantenedores em
termos de estrutura organizacional, atividades educacionais,
organização didático-pedagógica e de promoção dos meios para
suporte das atividades-fim.
Ao longo dessa trajetória de 20 anos, a instituição
foi preparando sua estrutura fisica, com materiais e
equipamentos adequados e, sua estrutura em recursos humanos,
pela contratação de profissionais habilitados para a
docência e a pesquisa, suas metas primeiras.
Durante o processo de amadurecimento institucional,
muitas realizações foram efetivadas com êxito, na aquisição
de equipamentos, e na adequação dos recursos humanos.
2.3. ATIVIDADES-FIM
A Tabela a seguir traz os cursos de graduação, seus
atos de autorização e reconhecimento, o número de vagas e os
turnos de funcionamento.
Tabela 2 - Cursos/Atos Legais/Vagas/Turnos de Funcionamento
CURSO AUTORIZAÇÃO RECONHECIM/. VAGAS TURNO
1. Ciências/Biologia P. 207/86
*
not.
2. Ciências/Química P. 2
0
7/86
- *
not.
3. Ciências/Física P. 207/86
- *
not .
4. Ciências/Mate
m
át. P. 207/86
P
. 175/93
1
20
not.
5. Est.Soc./Geo
g
raf. P. 207/86
P
. 175/93
1
20 not .
6. Est.Soc./Hist
ó
ria P. 207/86
- *
not.
7. Letras P. 411/87**
P
. 596/81
1
20 not.
8. Administração D.99007/90
-
8
0 not.
9. Cienc.Econômicas D.99008/90
-
1
00 not .
10. Com.Soc./Jornal. D.97623/89
P
ar.550/93
1
00
not.
11. Fisiotera
p
ia D.97551/89
P
. 563/93
8
0 not .
12. Servi
ç
o Social D.70226/72
D
.82530/78
8
0
not.
13. Pedagogia
P. 596/81 200 not.
TOTAL DE VAGAS
1000
Fonte: Diretoria Acadêmica
Obs: - = em fase de reconhecimento / ** = conversão de curso
A experiência em Pesquisa não tem, ainda, a mesma
dimensão do Ensino e da preparação de profissionais para o
mercado de trabalho. As principais atividades de pesquisa se
concentram e decorrem das atividades do ensino de graduação
e dos cursos de pós-graduação "lato sensu".
Os projetos desenvolvidos são geralmente de apoio ao
ensino de graduação ou de iniciação científica, para
elaboração das monografias dos cursos de especialização.
Além disso, a Associação tem incentivado através de
programas especiais, o desenvolvimento da Produção
Científica e Intelectual do seu corpo docente. A Tabela a
seguir discrimina os quantitativos dessa Produção.
Tabela 3 - Produção Científica Docente
NATUREZA DA PRODUÇÃO NÜMEROS
- Teses em andamento .......... 01
- Dissertaçõ
e
s de Mestrado .......... 08
- Disserta
ç
ões em andamento
.
..........
.
......... 06
Livros em publica
çã
o
01
- Arti
g
os Publicados ..................
.
......... 20
- Pro
j
etos e Estudos T
é
c
ni
c
os
.
......... 30
- Mono
g
rafias
.
........................
.
......... 30
- Comunica
ç
ões em Con
g
ressos e Sim
p
s
ios
.
......... 10
- A
p
ostilas ...........................
.
......... 1
5
- Conferências ........................
.
......... 10
Fonte: Diretoria Acadêmica
0 ensino de pós-graduação está retratado na Tabela a
seguir, com os respectivos cursos "lato sensu" oferecidos,
época de realização e número de alunos inscritos.
Tabela 4 - Cursos de Especialização oferecidos
CURSO INÍCIO TÉRMINO INSCRITOS
- Polit.Soc.e Prát.Profis. jun/87 dez/88
24
- Politica de Serviço Social
d
ez/88
d
ez/89
20
- Recursos Humanos
f
ev/91
d
ez/91
06
- Educa
ç
ão e Movimento
j
ul/92
j
an/93 11
- Educação Pré-
E
scolar
m
ar/93
j
an/94 19
- Plane
j
.e Curric
,
em Educ.
m
ar/93
j
an/94
16
- A Educ. e o Ens. de Hist.
m
ar/93
j
an/94
07
- Plan.Soc.e Estrat. Profis.
m
ar/93
j
an/94
40
- Educação e Movimento mar/93 jan/94
40
TOTAL DE INSCRITOS
183
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.4. O ALUNADO
0 alunado atual dos cursos de graduação, pode ser
visualizado na Tabela a seguir, que informa também o número
de concluintes no último triênio.
Tabela 5 - Alunado e Concluintes
CURSO MATRÍC/1993
CONCLUINTES
semestre 1990 1991 1992
-Administração
228
-Ciências (Mate
m
á
t) 108
1
1
1
6 04
-Cienc.Econômicas
203
- - -
-Comunic.Social
216
- - -
-Fisiotera
p
ia
300
- -
14
-Est.Sociais
22
2
8
1
6
-
-Letras
23
1
4
0
2
-
-Peda
g
o
g
ia
184
7
1
4
3 48
-Serviço Social
188
36
39
26
TOTAL 1 .472 132 100 92
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.5.. RECURSOS HUMANOS
Os Recursos Humanos da Instituição são constituídos
de 120 professores e 55 funcionários técnico-administrativos
que desempenham as atividades de apoio necessárias ao
andamento do ensino, da pesquisa e da extensão.
0 Corpo Docente Total da Instituição, com a
respectiva titulação acadêmica, está discriminado a seguir.
Tabela 6 - Corpo Docente - titulação
TITULAÇÃO GERAL
%
1. Doutorado
2. Mestrado
3. Mestrando
4. Especialização
12
47
58
03
10,5
39,0
4 8,0
2,5
TOTAL 120 100,0
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.6. OUTRAS INFORMAÇÕES
Os registros escolares são processados pela
Secretaria Geral da Instituição, que dispõe de pessoal
qualificado e conta com Setor de Protocolo que cuida do
fluxo de documentos diversos.
A organização e gerência das Faculdades se faz
através dos seus vários órgãos competentes: Conselho
Administrativo, Conselho Departamental e Departamentos.
3. PO CURSO OBJETO PO PEDIDO DF AUTORIZAÇÃO
3.1. DADOS GERAIS
-Denominação: Ciências da Computação
-Vagas oferecidas (total). 60 (sessenta)
-Regime de matricula: seriado anual
-Carga horária total exigida para integralização do
currículo pleno: 3.264 h/a
-Integralização de carga horária em anos: 05 anos -
Currículo Pleno: apresentado no Anexo I deste Parecer. -
Turno: Noturno
3.2. CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Concepção e Objetivos:
Neste final de milênio os avanços tecnológicos em
Informática, aliados ao atual estágio de desenvolvimento nas
telecomunicações estão proporcionando uma profunda
integração mundial em todos os campos da atividade humana.
Além disso, a soberania dos países, atualmente, passou a
depender mais da capacitação cientifica e tecnológica de seu
povo do que dos recursos naturais. Neste contexto, a
Informática desponta como área estratégica.
Considerando este cenário, a Informática está se
tornando fundamental para o desenvolvimento de todos os
ramos de atuação humana. No Brasil, em particular, os
benefícios da informatização ainda não atingiram parcela
significativa de setores, a exemplo do que já ocorreu em
países mais desenvolvidos. Essa tendência revela uma
necessidade crescente de recursos físicos e, sobretudo,
humanos, que deverão ser providos num futuro próximo.
Diante disso, a ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DO TRIÃNGULO-
AET, ciente de seu papel institucional, sintonizada com as
necessidades da comunidade local e regional e vislumbrando
possibilidade real de contribuição para o crescimento da
área de computação, decidiu-se pela criação de um Curso de
Bacharelado em Ciências da Computação direcionado para o
mercado de trabalho.
A cidade de Uberlândia, sede do novel curso, está
inserida numa região com forte vocação para atividades agro-
industriais e comerciais, principalmente no setor
atacadista.
Ao longo dos anos foram investidos grandes recursos
na área de Informática, fazendo com que a região sob
influência da cidade de Uberlândia tivesse um expressivo
parque computacional instalado, requerendo mão-de-obra
qualificada e especializada em computação.
Nesse sentido, a região do triângulo Mineiro
apresenta carência quanto ao número de vagas oferecidas para
os cursos de graduação em Computação, o que se comprova
facilmente mediante a análise da proporção candidato/vaga
registrada nos últimos vestibulares da Universidade Federal
de Uberlândia.
Considerando-se que o mencionado curso oferece
somente 30 vagas semestrais e exige dedicação total do aluno
durante o turno diurno, é de se ver que existe forte demanda
reprimida a ser suprida, pelo menos em parte, pelo curso
pretendido pela Associação de Ensino do Triângulo, pois
possibilitará a graduação de um público numeroso,
representado pelos profissionais que já atuam na área de
computação e pelos que se interessam pela área mas não têm
disponibilidade para seguir um programa de dedicação
exclusiva.
Desta forma, o curso contribuirá significativamente
para a melhoria da mão-de-obra e para o aumento da
produtividade e qualidade nas empresas.
Contribuirá, ainda, para a implantação de núcleo de
tecnologia da cidade de Uberlândia e permitirá a reciclagem
e complementação da formação de profissionais já graduados,
através de seus programas de extensão.
Também o estreitamento das relações escola/empresa
será privilegiado com o desenvolvimento da disciplina
curricular Projeto de Graduação.
As disciplinas que compõem o currículo pleno
abrangem as áreas de Matemática Superior, Computação,
Administração, Contabilidade, Economia e Direito. Um
conjunto de disciplinas optativas permite consolidar a
formação na área de Análise de Sistemas ou complementar a
formação na área de software.
0 Curso de Ciências da Computação da Instituição,
com ênfase em Análise de Sistemas, tem por objetivo a
formação de profissionais altamente qualificados para suprir
as necessidades do mercado regional, aptos a identificar
problemas e a propor soluções no que diz respeito à análise
e projeto de sistemas de informação.
Perfil Profissiográfico:
Para se traçar o perfil do profissional da área da
Computação devem ser considerados, prioritariamente, os
aspectos de formação humanística, formação técnica e
capacitação profissional em aptidões e habilidades.
As qualidades de que necessita esse profissional,
provavelmente serão adquiridas na proporção direta em que as
experiências são vividas.
Portanto, há que se destacar algumas qualidades
indispensáveis, quais sejam:
- deve atingir a lógica fundamental de um sistema de
processamento eletrônico de dados, com a apresentação de
planos consistentes e avaliação dos efeitos de fatos novos
no seu planejamento;
- deve ser perceptivo e persistente para vencer os
obstáculos naturais e para manter um curso planejado de
ação;
- deve ser perseverante, ter força de caráter e
sentido de objetividade, tudo em harmonia com um modo de ver
flexível, já que o seu trabalho rotineiro é supervisionado
diretamente;
- deve ser capaz de expressar-se claramente, tanto
na forma escrita como na forma oral; ser ouvinte atento e
interlocutor preciso, mantendo o controle durante as
entrevistas eventuais; ter aparência entusiasta e
apresentável;
- deve ser bem formado tanto nas áreas fundamentais
do conhecimento humano, quanto nas áreas técnico-
profissionais específicas envolvidas. Esta última formação
deve ser ampla e profunda, capacitando o profissional a
organizar um completo sistema empresarial e a possuir a
responsabilidade de fazê-lo funcionar;
- deve receber formação relativa à utilização dos
equipamentos aplicáveis, computadores e equipamentos
subsídios, para conhecer o tipo de equipamento, os métodos
de aplicação dos computadores, as linguagens para o
processamento dos dados e para a programação científica e
comercial, e as técnicas de sistemas de computadores;
- deve ser capacitado na área de "software", em duas
situações importantes:
. conhecimento de "pacotes" aplicativos disponíveis no
mercado, cabendo a ele decidir se são ou não apropriados; via
de comunicação com programadores e, para tanto, ter bons
conhecimentos de programação.
3.3. CORPO DOCENTE DO CURSO
0 Corpo Docente para a 1ª série do Curso é composto
de 06 professores, qualificados quanto à titulação acadêmica
e experiência profissional, nos termos da Resolução CFE
20/77.
Tabela 7 - Corpo Docente do Curso - Titulação
TITULAÇÃO QTD.
%
Graduados
Especialistas
Mestres
01
17,0
01
17,0
04
66,0
TOTAL 06 100,0
Fonte: Diretoria Acadêmica
Obs: o docente Graduado é também Especializando (em fase fi-
nal de curso)
O Corpo Docente para o ano de funcionamento do
curso encontra-se discriminado no Anexo II.
3.4. CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O CURSO
Além do Laboratório de Computação existente, serão
construidos mais 04 Laboratórios especificos da área,
tomando-se como referência a relação aluno/equipamento igual
a três, considerando-se que as turmas terão tamanho médio de
80 alunos.
Laboratório 1 - (a ser instalado no 1º semestre do
Curso). Equipamentos:
- 30 micros 386, ligados em rede, de 4 Mb de memória
principal, 2 unidades de disco, monitores SVGA, 1 unidade de
mouse e 1 teclado padrão.
- 01 micro 486, de 8 Mb, 2 drives, 1 winchester, 1
mouse, 1 monitor VGA, 1 teclado padrão.
- 31 placas de rede, com cabos para ligação dos
micros em rede.
- 02 impressoras matriciais de 24 pinos, Epson, 80
colunas, 300 cps.
- 02 impressoras matriciais de 24 pinos, Epson, 130
colunas, 300 cps.
Laboratório 2 - (a ser instalado no 22 semestre do
Curso). Equipamentos:
- 30 micros 386, operando como estações de rede, ou
como terminais de um sistema multiusuário (UNIX), de 4 Mb, 2
unidades de disco, 1 monitor SVGA, 1 teclado padrão, 1
unidade de mouse.
- 01 micro 486, de 12 Mb, 2 unidades de disco, 1
winchester, 1 monitor SVGA, 1 teclado padrão, 1 unidade de
mouse, 1 placa multiserial, com suporte para 30 terminais.
- 30 placas de rede.
- 02 impressoras matriciais de 24 pinos, Epson, 80
colunas, 300 cps.
- 02 impressoras matriciais de 24 pinos, Epson, 130
colunas, 300 cps.
Laboratório 3 - (a ser instalado no 39 semestre do
Curso). Equipamentos:
- 15 micros 386, operando como estações de rede, de
4 Mb, 2 drives, 1 monitor SVGA, 1 unidade de mouse, 1
teclado padrão.
- 01 micro 486, de 12 Mb, 2 unidades de disco, 1
winchester, 1 monitor SVGA, 1 mouse, 1 teclado padrão.
- 02 micros 486, como estações de rede, de 12 Mb, 2
unidades de disco, 1 winchester, 1 unidade de disco óptico,
1 unidade de scanner, 1 mouse, 1 placa adaptadora de áudio,
1 placa controladora de vídeo, 1 monitor colorido de alta
resolução.
- 18 placas de rede;
- 01 impressora matricial de 24 pinos, Epson, 80
colunas, 300 cps.
- 01 impressora matricial de 24 pinos, Epson, 130
colunas, 300 cps.
- 01 impressora de alta resolução gráfica (Laser ou
Jato de Tinta).
Laboratório 4 - (a ser instalado no 49 semestre do
Curso). Equipamentos:
- 15 micros 386, de 4 Mb, 2 unidades de disco, 1
monitor SVGA, 1 mouse, 1 teclado.
- 15 placas de rede.
- 01 impressora matricial de 24 pinos, Epson, 80
colunas, 300 cps.
- 01 impressora matricial de 24 pinos, Epson, 130
colunas, 300 cps.
Acervo de Softwares:
- Linguagem de Programação: compilador C e C++;
compilador Cobol para UNIX e DOS; compilador Assembly;
compilador Prolog; compilador Usp.
- Banco de Dados e Planilhas: sistema gerenciador de
banco de dados padrão XBASE; sistema gerenciador de banco de
dados orientado a objetos; planilha eletrônica para DOS e
WINDOWS.
- Utilitários: gerenciador de arquivos e anti-virus;
editor de textos para DOS, Windows e Unix; softwares de
apresentação; software emulador de terminais; gerenciador de
memória.
- Sistemas Operacionais: MS-DOS; WINDOWS; UNIX; REDE
LOCAL.
- Aplicativos: software de editoração eletrônica;
software de multimídia; software CASE.
Além da biblografia básica existente na Biblioteca
Central, a Instituição, segundo Termo de Compromisso firmado
perante a Comissão Verificadora, fará a aquisição de 200
titulos com 400 exemplares, da bibliografia especifica, em
média, a cada ano de implantação do curso ora pleiteado.
3.5. NECESSIDADE SOCIAL
Este item já foi objeto de análise pela CAPLAN/CFE
através do Parecer 615/93, de 06/10/93, aprovado pelo CFE,
de forma favorável.
A Instituição apresentou no seu Projeto de Curso,
dados sobre o ensino de 1º e 2º graus e superior, sobre
matriculados e conluintes no e Grau, sobre o grau de
interesse pelo curso pretendido, e sobre a caracterização da
região geo-educacional onde se insere.
Informou que o Curso de Ciências da Computação
apresenta grande procura nas instituições de ensino superior
do Estado de Minas Gerais, numa demonstração de interesse
profissional nas áreas de atuação especifica.
Aspectos Educacionais:
Uberlândia tem 170 estabelecimentos educacionais que
oferecem o ensino médio, o fundamental e o superior.
Quanto ao ensino de 12 Grau, o município de
Uberlândia, segundo os dados estatísticos oficiais, conta
com 99.212 alunos matriculados.
No ensino de 2º Grau, o município conta com 13.842
matriculados.
0 ensino superior registra 8.697 alunos
matriculados.
Em 1992 o município registrou 2.383 concluintes no
2º grau.
As Taxas de Escolarização de 1º e 29 Graus, tanto no
Estado quanto no município, apresentam índices
satisfatórios, fornecidos pela Secretaria Estadual da
Educação e Cultura. Essas taxas, em Uberlândia, atingem em
média 89% para o 1º Grau e 35% para o 29 Grau.
Grau de Interesse pelo Curso:
Conforme dados da Instituição existem alguns cursos
de Ciências da Computação em funcionamento no Estado, onde a
média de candidatos/vaga apresentou os seguintes
quantitativos:
- em 1991: 8,6/1; - em 1992: 8,3/1; - em 1993: 8,5/1.
Caracterização da Região Geo-Educacional:
0 muncípio de Uberlândia integra o DGE-16 juntamente
com outros 50 municípios mineiros. Destes, 28 integram a
área de influência da Instituição.
0 número de habitantes da região é de 1.593.532 (hum
milhão, quinhentos e noventa e três mil, quinhentos e trinta
e dois).
Dos municípios da região, Uberlândia é o mais
populoso, contando com quase 500.000 (quinhentos mil)
habitantes e uma taxa anual de crescimento de 4,0%.
Uberlândia é o 49 colégio eleitoral de Minas Gerais,
com 224.287 eleitores.
0 município registra um perfeito equilíbrio entre as
atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de
prestação de serviços. As principais culturas regionais são
arroz, algodão, milho, soja, café, cana-de-açúcar, abacaxi,
maracujá, tomate e Citros. A bovinocultura é explorada em
cerca de 70,0% das propriedades, atingindo 190 mil cabeças.
Também é considerado como o mais importante centro
armazenador de grãos do Brasil Central.
A Indústria conta com 3.383 estabelecimentos. 0
comércio registra 8.062 estabelecimentos e as empresas de
serviços somam 6.039 estabelecimentos.
A região possui 41 hospitais, 96 centros de saúde,
883 ônibus, e 10,9 instalações de terminais telefônicos para
cada 100 habitantes.
Uberlândia conta com 71,0% dos equipamentos de
cultura e lazer da região, com cinemas, teatros, auditórios,
museus, galerias de arte, arquivos públicos, bibliotecas,
casas de cultura, conservatórios e escolas de música,
antiquários, academias de letras, clubes, video-clubes, além
de outros.
0 município conta com 82,0% das instituições sociais
e assistenciais da região.
3.6. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO CURSO
Segundo informações da Comissão Verificadora, o
planejamento econômico-financeiro apresentado pela
Instituição é exeqüível e abrange 05 anos de funcionamento
do Curso, até a implantação de todas as disciplinas e demais
atividades didático-científicas e administrativas.
RECEITA
A receita e a despesa foram estimadas a preços
constantes, em vigor no mês de setembro de 1993, em UFIRs,
tomando-se em conta os preços do mercado regional.
A mensalidade do curso foi calculada sobre os
custos, encontrando-se o valor de março de 1994.
A receita proveniente das mensalidades
corresponderá, no 52 ano do curso, a aproximadamente 70,5%
da receita total do curso.
Os cursos de extensão previstos pela Instituição
também ajudarão a gerar a receita explicitada.
A contribuição da entidade mantenedora será
suficiente para os investimentos necessários à aquisição dos
equipamentos indicados no Projeto, bem como à ampliação do
acervo bibliográfico.
DESPESA
Aos salários-aula são acrescidos os percentuais
constantes do Plano de Carreira e os encargos sociais.
Os serviços de terceiros, material de consumo e
investimentos incluem as despesas de rotina de Secretaria,
Biblioteca, Serviços Gerais e Projetos de Extensão a serem
desenvolvidos.
4. INFRAESTRUTURA E RECURSOS MATERIAIS
São 39 Salas de Aula, 11 Laboratórios e demais áreas
destinadas à Biblioteca, Sala de Professores, Salas da
Administração Geral e Acadêmica, Sanitários, Área para
Práticas Desportivas, Cantinas, Circulação e outras,
2
distribuídos numa área de 8.733,08 m de construção.
A Tabela seguinte traz as instalações da Instituição, por
área de utilização e em metros quadrados.
Tabela 8 - Instalações Disponíveis, por área - em m2
SERVENTIA ÁREA - m2
- Salas de Aula ........................ .... 3.430,80
- Laboratórios ......................... 428
,
20
- Bibliotecas/Salas de Estudo .........
.... 730,00
.... 320,00
- Quadras de Esporte e Vestiários .....
.... 1.205,00
- Áreas de Circula
ç
ão/Conviv
ê
n
cia
.
.....
.
... 1.612
,
60
- Clínica-Escola de Fisiotera
p
ia
.
......
.
... 287
,
60
- Outras................................
.
... 718
,
88
TOTAL 8.733,08
Fonte: Diretoria Administrativa
Os Laboratórios e Salas Especiais, em número de 11, são
os seguintes: Redação, Fotográfico, Rádio, Televisão,
Biologia, Química, Física, Ensino, Computação, Anatomia,
Clínica-Escola de Fisioterapia.
A Biblioteca, tem um acervo de LIVROS com 12.072 títulos
e 18.629 exemplares, e também 372 títulos de PERIÓDICOS.
Funciona das 8:00 às 23:00 e adota o sistema de
classificação decimal universal-CDU. Possui pessoal
especializado e Regulamento próprio.
Segundo informações contidas no Projeto do Curso, a
2
Instituição adquiriu uma área de 60.000,00 m , para a
construção do seu novo Câmpus Universitário, distante 4 km
do centro da cidade de Uberlândia.
A Comissão informou que visitou, também, o prédio novo da
Instituição, localizado à Av. Fernando Vilela, 839, que
possui uma área construída de 1.800,00 m
2
, onde serão
instaladas as turmas dos cursos de Licenciatura, para que
através desse remanejamento, fiquem disponíveis salas
maiores para abrigar este novo Curso.
II - CONCLUSÕES
A Comissão Verificadora, designada pela Portaria CFE
27/93, constituída pelos Professores Antonio Carbonari
Netto-USF/SP, Nicolau Tortamano-UNIP/SP e Ronald Braga-
UFMG/MG, verificou as condições de infraestrutura existentes
e para funcionamento do referido curso, opinando
favoravelmente à sua criação.
Conforme já detalhado no item I deste Parecer, a
Instituição foi dispensada de apresentar o documento de
Carta-Consulta para autorização do curso pretendido,
seguindo as disposições legais que acompanham a situação
específica, pois os dados daquele documento já estavam
contemplados na Carta-Consulta para criação da sua
Universidade, pela via do reconhecimento, devidamente
acolhida pelo Parecer CFE 506/93.
0 Processo para Autorização do Curso de Ciências da
Computação, (Fase de Execução do Projeto), apresentado pela
Instituição - a Associação de Ensino do Triângulo-AET, a ser
ministrado peias Faculdades Integradas do Triângulo, com
sede em Uberlândia, Estado de Minas Gerais, traz todos os
dados e informações previstos na Resolução CFE 01/93 e
demais dispositivos legais pertinentes.
III -VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, este Relator é de Parecer favorável à
autorização de funcionamento do Curso de Ciencia da
Computação, a ser ministrado em Uberlândia/MG pelas
Faculdades Integradas do Triângulo, mantidas pela Associação
de Ensino do Triângulo-AET, com 60 vagas anuais, noturno.
IV - CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior aprova o voto do Relator.
ANEXO I GRADE
CURRICULAR PROPOSTA
FACULDADES INTEGRADAS DO TRIÂNGULO-CURRíCULO PLENO CURSO DE:
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CH TOTAL: 3.264 h/a - DURAÇÃO: 05 anos - TURNO: noturno
SÉRIE DISCIPLINAS CH TOTAL
1. Informática Básica e Programação 204
2. Fundamentos de Lógica para Computação 204
3. Matemática136 1ª 4. Geometria Analitica e
Álgebra Linear 68
5. Estruturas Algébricas 68 TOTAL
680
6. Educação Fisica 34*
1. Estatística 68
2. Estrutura de Dados 136
3. Máquinas Seqüenciais e Organização
2ª de Computadores 136
4. Linguagens Comerciais 136
5. Teoria Geral da Administração I 68
6. Análise e Projeto de Sistemas 136 TOTAL
680
1. Banco de Dados 136
2. Sistemas Operacionais 68
3. Paradigmas de Linguagens de Programação 136
3ª 4. Engenharia de Software 68
5. Teoria Geral da Administração II 68
6. Redes de Computadores e Sistemas Multiusuários
204 TOTAL
680
1. Pesquisa Operacional 68
2. Gerência e Segurança de Sistemas de Informática
102
3. Engenharia Econômica 68
4ã 4. Direito e Informática 68
5. Organização e Métodos 68
6. Optativa I 102
7. Optativa II 102
8. Optativa III 102 TOTAL
680
1. Projeto de Graduação 340
2. Optativa IV 102 5ª 3. Optativa V
102
TOTAL 544
Obs: * = não computada na carga horária total do curso
ANEXO II CORPO
DOCENTE PARA O 1º ANO
CORPO DOCENTE PARA O 1º ANO DO CURSO
01 - MARCOS FERREIRA REZENDE
Disc: Informática Básica e Programação
Qual.: Bacharel em Engenharia Elétrica pela
Universidade Federal de Uberlândia/MG, em 1988. Mestre em
Engenharia Elétrica (Processamento de Informação - Robótica)
pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1992. Possui
experiência profissional não-docente na área, desde 1989.
02 - MARCELO RODRIGUES DE SOUSA
Disc.: Fundamentos de Lógica para Computação Qual.: Bacharel
em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de
Uberlândia/MG, em 1986. Mestre em Ciências - Informática
pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, em 1993.
Possui 06 anos de experiência no magistério superior (UFU/MG
e UBC/SP, desde 1988). Possui experiência profissional não-
docente na área, desde 1992.
03 - ARIA BORBA SÔNIA M
Disc: Matemática
Qual.: Bacharela em Engenharia Civil pela Universidade
Federal de Uberlândia/MG, em 1979. Licenciada em Matemática
pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação
Educacional de Ituiutaba/MG, em 1975. Especialista em
Fundamentos da Matemática pela Universidade Católica de
Minas Gerais, em 1976. Mestra em Engenharia Civil pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1984. Possui 17
anos de experiência no magistério superior (Fundação
Educacional de Ituiutaba/MG, desde 1976).
04 - SANDOVAL MARTINS DA SILVA
Disc: Geometria Analítica e Álgebra Linear Qual.: Licenciado
em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, em
1972. Especialista em Matemática Superior pela Universidade
Federal de Uberlândia, em 1982. Possui 21 anos de
experiência no magistério superior (UFU/MG, desde 1973).
05 - R IGUEL OMEU M
Disc: Estruturas Algébricas
Qual.: Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP,
em 1967. Mestre em Matemática pela PUC/SP, em 1981. Possui 07
anos de experiência no magistério superior (FIT/BH-MG - 1986).
06 - D E TAVARES DA CRUZ ONIZET
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física pela Escola Sup.
de Educação Física de Muzambinho/MG, em 1984. Especialização
em Educação em Movimento pelas Faculdades Integradas do
Triângulo-Uberlândia/MG (em curso-1993). Possui experiência
no magistério superior. Possui experiência profissional na
área, como Coordenador da área esportiva das FIT/MG e de
eventos especiais do Colégio Objetivo-Uberlândia/MG.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 10
de 11
de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 10/11/ 1993, REALIZADA AS 16 HORAS
REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993.
NOME DO CONSELHEIRO
ASSINATURA
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