mação consistente em termos de Ecologia Teórica, Instrumental-Analítico
-Matemático e treinamento na parte de manejo e conservação. Metade da
carga horária total do curso é destinada as disciplinas obrigatórias
(25 créditos) e o restante às disciplinas optativas (17 créditos).
Comentados Técnicos Científicos da CAPES que a estrutura
curricular do Curso é adequada, as disciplinas vêm sendo oferecidas com
regularidade e as atividades de pesquisa são coerentes com a filosofia e
propostas do Curso, o qual recebeu conceito "B" dos Consultores Científi-
cos da CAPES.
1.2. Administrativas
No contexto da organização administrativa, segundo o rela-
tório da Comissão Verificadora, o Curso possui boa estrutura administra
tiva, diversos departamentos para o desempenho das atividades da adminis
tração, possui também mecanismo adequado de integração e coerência com
a filosofia inicial do atinente curso.
Seguindo as informações da Comissão, a Fundação Biodiversi-
tas, entidade privada, porém formada por professores da UFMG, foi criada
para dar suporte administrativo ao curso, permitindo grande flexibilida-
de burocrática e eficiência na administração de convênios internacionais,
bem como oferecer ao curso, meios que fácilitem o seu funcionamento na
área de informática, transportes e outras áreas de desempenho administra-
tivo.
2. Corpo Docente
O Corpo Docente atual é bem dimensionado, com 21 professo-
res permanentes e 03 participantes. Dos professores permanentes, 18 pos-
suem título de doutor e são credenciados como orientadores. Os três Mes-
tres permanentes só ministram disciplinas. Há dois orientadores de outras
instituições da UFRJ e INPA.
Assinala a Comissão Verificadora que a relação orientando/
orientador é de 3,85. A admissão de aluno, feita anualmente mantem-se no
mesmo nível de 10 alunos/ano, adequando-se com a dimensão do curso.
Segundo os Técnicos Científicos da CAPES, a dimensão do cor-
po docente permanente em relação ao número de alunos é bem elevada. E sa-
tisfatória a relação do número de disciplinas oferecidas ao curso. A maio-
ria do corpo docente está em dedicação exclusiva. O curso independe de
professores participantes para o seu funcionamento.
Conclui a Comissão que o corpo docente se encontra qualifi-
cado para atender os critérios estabelecidos em nível de Mestrado.