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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE SP
ASSUNTO;
Autorização para funcionamento do Curso de Matemática
(Licenciatura Plena e Bacharelado) - Fases de Projeto e
Execução de Projeto
RELATOR: SR. CONS. Margarida Maria R. B. P. Leal
PARECER Nº 656/93
CÂMARA OU COMISSÃO
PROCESSO N°:
23.001.000481/43-04
1 - RELATÓRIO
Pelo Parecer CFE 214/92, de 31 de março de
1992, de nossa autoria, a Sociedade Guarulhense de Educação,
com sede na Cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo,
mantenedora das Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG -,
teve sua Carta-Consulta acolhida, objetivando a criação pela
via da autorização da Universidade Metropolitana de São Paulo
- UNIMESP.
0 citado Parecer, fixou o prazo de até 01
(hum) ano, para que a Instituição apresentasse a este
Conselho, o Projeto de Universidade.
Pela Portaria CFE nº 12/92, o Presidente do
Conselho Federal de Educação designou os professores José
Maria Cabral Marques, da Universidade Federal do Maranhão,
Teodoro Rogério Vahl, da Universidade Federal de Santa
Catarina e Mauricio Lanski, da Universidade Federal de Minas
Gerais, atualmente docente da Universidade de Brasília, para
integrarem Comissão de Acompanhamento do citado processo de
cria
ç
ão de Universidade.
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Atendendo ao prazo fixado no Parecer CFE nº
214/92, a Instituição apresentou ao Conselho Federal de
Educação, o seu Projeto de Universidade.
Para viabilizar a proposta de criação de
Universidade pela via de autorização, com base na legislação
vigente, a Instituição propõe a criação de cursos na área
fundamental, ao mesmo tempo, objetivando a expansão do ensino
superior. A escolha ora em análise objetiva fortalecer a área
básica dos conhecimentos, em coerência com os cursos
profissionais já oferecidos, servindo como embasamento deles e
dos previstos para o plano de expansão.
Com o preenchimento dos cursos na área
fundamental, somados aos cursos já existentes, a Instituição faz
garantir o princípio da Universalidade no Campo do Conhecimento.
Assim sendo, o presente parecer trata da análise
do pedido de autorização para o funcionamento do curso superior
de Matemática, Licenciatura Plena e Bacharelado voltado para a
Informática, decorrente da proposta de expansão dos cursos de
graduação constante do Projeto de Universidade da Instituição.
0 Parecer se fundamenta nos dados constantes do
processo, no relatório da Comissão de Acompanhamento, no Parecer
Técnico do Especialista, na Informação da CAE/CFE e no nosso
próprio conhecimento da Instituição, através das visitas de
acompanhamento ali realizadas.
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1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. IDENTIFICAÇÃO E CONDIÇÃO JURÍDICA
A Sociedade Guarulhense de Educação SOGE
Instituição Mantenedora, registrada no 1º Cartório de Registro
das Pessoas Jurídicas e Anexos da Comarca de Guarulhos, Estado
de São Paulo, sob nº 137, livro "A", à página 77, e microfilmado
sob nº 4531, em 27 de maio de 1977, tem duração por tempo
indeterminado e sede à Rua Doutor Sólon Fernandes, nº 155, Vila
Rosalia, Município de Guarulhos, Estado de São Paulo.
1.2. PATRIMÔNIO E SITUAÇÃO ECONÔMICA, FINANCEIRA E FISCAL
A situação econômico-financeira da Mantenedora é
considerada normal, dentro dos parâmetros utilizados para
instituições de ensino e já bem detalhada no Projeto de
Universidade.
Com base no balanço geral de 1992, apurado em
1993, o patrimônio líquido demonstrado é de Cr$
100.772.547.088,87 (cem bilhões, setecentos e setenta e dois
milhões, quinhentos e quarenta e sete mil, oitenta e oito
cruzeiros e oitenta e sete centavos). (*)
Em valores contábeis, as edificações representam
Cr$ 9.815.050.634,00 (nove bilhões, oitocentos e quinze milhões,
cinquenta mil, seiscentos e trinta e quatro cruzeiros), e os
imóveis Cr$ 83.445.879.674,00 (oitenta e três bilhões,
quatrocentos e quarenta e cinco milhões, oitocentos e setenta e
nove mil, seiscentos e setenta e quatro cruzeiros). (*)
Em valores de mercado, segundo parâmetros do
Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo
SINDUSCON/SP, estes valores assumem as seguintes proporções:
A área construída atual de 21.802,00m2. está
avaliada em Cr$ 105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões,
novecentos e oitenta e seis milhões, duzentos e vinte e três mil
e novecentos e trinta e quatro cruzeiros). (**)
Os terrenos das Faculdades Integradas de
Guarulhos, no total de 75.798,70m2 foram avaliados em Cr$
109.908.115.000,00 (cento e nove bilhões, novecentos e oito
milhões, cento e quinze mil cruzeiros). (**)
As áreas fora dos "campi" foram avaliadas em Cr$
105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões, novecentos e oitenta
e seis milhões, duzentos e vinte e três mil, novecentos e trinta
e quatro cruzeiros). (**)
Os imóveis acima referidos não estão gravados
com quaisquer Ônus.
Os bens móveis da Instituição foram avaliados em
Cr$ 3.583.933.000,00 (três bilhões, quinhentos e oitenta e três
milhões, novecentos e trinta e três mil cruzeiros) em valores de
janeiro de 1993.
(*) Valores de Balanço com base na UFIR de dezembro/92.
(**) Valores SINDUSCON com base na UFIR de janeiro/93.
Os balanços gerais da Instituição são
consistentes e os resultados positivos, em face do
desenvolvimento gradual vivido.
0 resultado financeiro do balanço geral de 1992
é estável e o patrimônio líquido garante solidez para o
quinquênio.
DEMONSTRATIVO DOS BENS IMÓVEIS E MOVEIS
CONTAS / EXERCÍCIOS 31/12/92 31/01/93
BENS IMÓVEIS
BENS MOVEIS
INSTALAÇÕES
APARELHO DE SOM/TELEFONIA
BIBLIOTECAS
EDIFÍCIOS
MATERIAIS DIDÁTICOS
VEÍCULOS
LABORATÓRIOS
AÇÕES (PARTIC. EMPRESAS)
MARCAS E PATENTES
83.445.879,60
2.970.904,80
2.148.637,50
196.547,10
784.373,10
9.815.051,00
242.765,90
771.799,60
264.248,00
115.636,50
16.703,90
459.524.215,00
10.950.800,00
3.956.000,00
680.500,00
8.590.600,00
109.908.115,00
950.000,00
1.890.050,00
1.380.060,00
458.350,00
26.850,00
TOTAL IMOBILIZADO 100.772.547,00 598.315.540,00
A situação econômico-financeira da Mantenedora
também foi constatada por empresa de auditoria e perícias
contábeis que atesta em seu parecer que a Instituição possui
patrimônio para sustentar o projeto da Universidade pretendida,
conforme documentos anexados ao projeto e ao relatório da
Comissão de Acompanhamento.
SITUAÇÃO ECONÓMICO/FINANCEIRA
ESPECIFICAÇÃO 1990 1991 1992
QUOCIENTE LIQUIDEZ
- SECO
- CORRENTE OU COMUM
0,110
0,100
0,270
0,240
0,505
0,170
LIQUIDEZ PATRIMONIAL
GRAU DE ENDIVIDAMENTO
0,031 0,028 0,020
QUOCIENTE GARANTIA DE
CAPITAL DE TERCEIROS
32,470 35,230 49,990
GRAU DE IMOBILIZADO 1,020 1,000 1,015
VALORES EM INDICES
A programação financeira da Instituição
contempla substanciais recursos para investimento em recursos
humanos, informática, construção do prédio da nova biblioteca,
construção de um prédio para abrigar a administração
central e implantação de novos laboratórios.
A regularidade da situação fiscal e parafiscal
da Instituição está comprovada através de cópias fiéis dos
seguintes documentos: INSS; PIS; FGTS; CND/INSS; Certificado de
Entidade de Fins Filantrópicos; Recibo de entrega da declaração
do Imposto de Renda Pessoa Jurídica de 03.06.92; Cartão de
Inscrição no C.G.C.; Certidão de Entidade de Utilidade Pública
emitida pelo Ministério da Justiça através de Portaria de
12.02.1990.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. NATUREZA E JUSTIFICATIVA
Da apresentação do Projeto do Curso pela
Instituição, pode-se destacar:
- "A aplicação e necessidade da Matemática no
mundo, das ciências e tecnologia, de negócios financeiros, de
informática, de satélites e centenas de atividades de produção e
serviços, da área econômica primária, secundária e terciária,
inclusive da saúde, já foi enfatizado em várias demonstrações da
natureza do curso de Matemática, conforme registram os pareceres
do Conselho Federal de Educação, sem contar sua presença no
ensino, desde a pré-escola até a pós-graduação;"
"No magistério trata-se de uma necessidade
social permanente, já que a população escolar é crescente e a
formação de recursos humanos capacitados é imprescindível."
- "As profissões em que se pode dispensar o
conhecimento da matemática estão se tornando cada vez mais
raras, pois ele é indispensável para enfrentarmos qualquer
tarefa, seja em computadores eletrônicos, em máquinas de alta
precisão, ou em qualquer trabalho vinculado a automatização
industrial."
Na criação do curso de Matemática, a Instituição
justifica que "o Brasil alcança níveis consideráveis de
desenvolvimento tecnológico, sobretudo graças aos recursos
informáticos, tanto no que diz respeito a uma indústria
informática instalada e em franco crescimento, quanto ao domínio
cada vez maior no uso desses recursos."
Ressalta que o Plano Nacional de Informática e
Automação - PLANIN, aprovado pela Lei 8244/91 por si só
apresenta as justificativas sociais para a implantação do curso
de Matemática, com concentração curricular em Informática,
dentre as quais destaca a formação e desenvolvimento de recursos
humanos, que assim manifesta: "a carência de recursos humanos,
em todos os níveis, em quantidade e qualidade, tanto para
pesquisa e desenvolvimento, como para a produção,
comercialização e uso, constitui um dos principais pontos de
vulnerabilidade para a Politica Nacional de Informática. De modo
a enfrentar este problema será necessário esforço intenso do
Governo em várias frentes, com a cooperação da iniciativa
privada."
De outro lado, a região de influência da
Instituição onde pretende funcionar o curso em apreço, a Região
da Grande São Paulo, como já sabido, desde a década de 30
apresenta-se como o pólo centralizador das atividades econômicas
e sócio-culturais, não só do Estado de São Paulo, como do
próprio país.
Dentre as nove áreas metropolitanas, ganha
destaque a Região da Grande São Paulo com 16.296.888 habitantes
em 1991, concentrando a maior parte da economia industrial do
Estado de São Paulo.
Quanto a economia da Grande São Paulo, constata-
se que os setores mais dinâmicos, o secundário (indústrias e
atividades industriais) e o terciário (serviços, transportes e
comunicações) são responsáveis pela maior parte da renda gerada.
O atendimento do ensino de 1º e 2º graus
apresenta a seguinte evolução de alunos matriculados:
REGIÃO ANO 1ºG 2ºG TOTAL
MUNICÍPIO
1990
1991
1992
1.780.450
1.833.478
1.861.098
330.585
347.488
386.540
2.111.035
2.180.966
2.247.638
REGIÃO
METROPOLITANA
DE SÃO PAULO
1990
1991
1992
2.991.163
3.107.851
3.193.006
502.343
533.649
600.695
3.493.506
3.631.500
3.793.701
2.2. OBJETIVOS
O curso tem como objetivo geral a formação de
profissionais para o estudo e pesquisa das ciências matemáticas
fundamentais, investigando e buscando a aplicação de seus
princípios e técnicas nos diversos campos científicos e
tecnológicos, bem como para o ensino das disciplinas dessa área.
Quanto aos objetivos específicos, o curso visa
formar profissionais aptos a: a)- realizar atividades de
pesquisa em matemática pura e aplicada; b) aplicar princípios
matemáticos nos vários campos do conhecimento humano; c)
resolver os problemas matemáticos das pesquisas científicas e
econômicas, bem como das atividades financeiras; d) prestar
assessoria para a solução de problemas que envolvam a teoria
matemática; e) exercer o magistério das disciplinas da
respectiva área nos diferentes graus de ensino.
Para o Bacharelado, o curso objetiva formar
profissionais de Matemática com potencial amplo de atividade nas
mais variadas aplicações, em especial à Computação; evitar
obsolescência dos conhecimentos através da ênfase nos princípios
básicos, possibilitando adaptação do profissional às rápidas
mudanças da Tecnologia; desenvolver uma capacidade crítica em
relação às implicações econômico sociais do uso de
computadores.
2.3. CONCEPÇÃO DO CURSO
Sobre a estrutura curricular, a Comissão
Verificadora informa o seguinte: "as grades curriculares
propostas, atendem a Resolução CFE S/NS, de 14.11.1962, que fixa
os mínimos de duração e conteúdo do curso de Matemática."
Para a Licenciatura Plena apresenta uma carga
horária de 2.808ha, acrescida de 72ha de Educação Física,
totalizando 2.880ha. e para o Bacharelado uma carga horária de
3.168ha, acrescida de 72ha de Educação Física, totalizando
3.240ha.
Informa ainda a Comissão que o acompanhamento da
execução do plano curricular "será feito pelos Colegiados de
Curso e Departamento, consoante normas fixadas pelo Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão, com base em: a) anotações do
conteúdo programático de cada disciplina registradas nos diários
de classe; b) testes e provas de avaliação da compreensão da
aprendizagem: c) participação em sala de aula ou em atividades
extra-classe; d) desempenho em estágios; e) participação em
pesquisas e trabalhos de grupo na área."
Quanto aos estágios: "a Instituição pretende
desenvolver um programa de estágio articulado junto ao setor
público e ao dinâmico setor privado da região, com vista a
oferecer oportunidades de aprendizagem e encaminhamento da vida
profissional de seu alunado. Na licenciatura, o estágio será
desenvolvido sob a forma de Prática de Ensino junto as escolas
de 1º e 2º Graus da rede pública e privada da região."
0 curso programado com duração de quatro (4)
anos, terá regime seriado semestral e obedecerá às grades
curriculares constantes do Anexo I deste Parecer.
0 curso está previsto para funcionar em dois
turnos, noturno e diurno, com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
sendo 40 (quarenta) vagas para cada turno.
As ementas e bibliografia básica correspondentes
a cada uma das disciplinas constam do processo.
2.4. CORPO DOCENTE
0 Corpo Docente é formado por 21 professores,
sendo 2 ( 9,5%) doutores; 1 (4,0%) doutorandos; 6 (28,6%)
mestres; 2 (9,5%) mestrandos; 7 (33,3%) especialistas, 3 (14,3%)
graduados e 8 (40%) já foram alvo de aprovação do CFE. A relação
do corpo docente integra do Anexo II deste Parecer.
O Parecer do especialista manifesta que o corpo
docente "apresenta-se satisfatório face às exigências legais e
que são professores e profissionais do mais alto grau de
conhecimento e com larga experiência no magistério superior".
Há professor indicado para todas as disciplinas
integrantes do currículo do curso.
Com relação ao corpo docente a Comissão
manifesta que o mesmo atende a Resolução CFE 20/77 e a indicação
é adequada às exigências, considerados os aspectos de
disponibilidade de tempo e qualificação acadêmico-profissional.
3. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
3.1. INSTALAÇÕES E RECURSOS MATERIAIS
Para o curso ora em apreço, a Instituição já
possui grande parte da infra-estrutura necessária.
A área construída atual da Instituição é de
21.802,00m2 distribuídos em edifícios de até três pavimentos.
As instalações físicas estão distribuídas
atualmente em 41 salas de aula ocupando uma área de 5.265,8'0m2 e
05 salas com 569,77m2 de área, de uso múltiplo para palestras e
outras atividades acadêmicas. A expansão para os próximos cinco
anos prevê a construção de mais 12 salas de aulas, totalizando
1.400m2.
No que se refere a laboratórios, a Instituição
conta com três - de Biologia, de Informática e de Física,
ocupando uma área de 371,13m2, sendo 123,71m2 para cada
laboratório.
Para atender as necessidades da futura
Universidade e do curso em apreço, estão previstos recursos da
ordem de onze milhões de cruzeiros reais destinados à construção
e aquisição de equipamentos para novos laboratórios.
3.2. BIBLIOTECA
A atual Biblioteca utiliza uma área de 473,52m2,
distribuída em cinco salas em prédio central situado no Campus
I. 0 projeto da. nova Biblioteca prevê uma área de 1.417,00m2 e
seu detalhamento pode ser verificado no documento "Relatório
sobre a Biblioteca" elaborado pela Profa Maria Luiza Rigo
Pasquarelli, da Universidade de São Paulo (Anexo V do Projeto).
Quando da elaboração do seu Relatório sobre a
Biblioteca em 1992, a especialista, registrou a constituição do
acervo atual correspondente a 19.631 títulos de livros, com
36.733 exemplares, 1.164 títulos de periódicos, 76 correntes
adquiridos por compras (06 estrangeiros e 70 nacionais); 11.690
apostilas; folhetos, separadas, mapas, discos, relatórios e
recortes de jornais.
0 acervo específico para o curso de Matemática
apresenta 1.127 títulos e 1.454 exemplares, incluindo os títulos
para formação pedagógica.
A Biblioteca definiu sua política de
informatização pelos módulos do SYSBIBLI, que dividem os
serviços de acordo com sua área de atuação. Consta do Anexo V
detalhamento sobre a informatização da Biblioteca.
3.3. CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD
O Centro de Processamento de Dados possui um
sistema de gerenciamento de rede (NOVELL), que possibilita o
desenvolvimento do sistema multiusuario, cumprindo as principais
funções tanto na área administrativa como acadêmica.
Conta atualmente com 02 microcomputadores AT
386, servidores de rede. Possui ainda 01 microcomputador ART
386, 19 microcomputadores AT 286, 07 microcomputadores PC/XT e
12 impressoras, destacando-se uma HP LASERJET II P.
O Laboratório de Informática ocupa uma área de
123,71m2, possuindo 15 microcomputadores SPECTRUM ED de 8 BITS.
A Instituição conta ainda com um Centro de
Recursos Audiovisuais, ambulatório médico, cozinha, refeitório,
salas de professores, pátios cobertores, lanchonetes,
secretarias, tesourarias, posto bancário, telefonia,
almoxarifado, departamento de pessoal, oficina de manutenção, de
obras, diretorias, contabilidade, sanitários, papelaria,
livraria, confecção de uniforme, loja de discos e fitas de vídeo
e corredores de circulação.
Integram o Anexo VIII do Projeto de Universidade
relativo à Infra-Estrutura Física e Recursos Materiais,
detalhamento de todas as instalações e dependências
referenciadas, com indicação de áreas de. acesso e de circulação
e dos equipamentos contidos em todas as salas, laboratórios,
salas especiais, bibliotecas, centro de processamento de dados e
dependências de natureza administrativa.
4. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
0 planejamento econômico-financeiro é objeto de
detalhado projeto constante do Anexo IV do Projeto, no qual se
verifica toda a situação patrimonial, econômica e financeira da
Instituição, com demonstrações da receita e da despesa dos
últimos quatro exercícios, bem como as projeções para os
próximos cinco anos.
Estes dados constantes de balanços e projeções,
analisados por especialistas externos à Instituição, a saber,
Laerte Mancuso, Auditoria e Perícias Contábeis, asseguram a
viabilidade do empreendimento e a capacidade econômico-
financeira do grupo mantenedor, como já foi dito anteriormente,
para realizar os investimentos necessários à transformação em
Universidade.
A Comissão Verificadora, conclui seu relatório,
considerando o parecer do especialista, que com propriedade
ressalta que:
- "A Matemática oferece recursos amplos para a área de
Informática, não somente no setor de Hardware
(equipamentos físicos, computadores, monitores,
teclados, impressoras, estabilizadores, nobreaks,
modems, periféricos, etc), mas também no de Software
(programas em linguagem de alto nível ou não,
aplicativos, utilitários, DOS, etc)";
- "0 projeto discorre sobre a necessidade e a larga
aplicação da Matemática no . Universo da Informática a
fim de fornecer recursos humanos para o magistério em
geral e para os demais setores da atividade
empresarial."
"Considerando o conhecimento da Instituição pela
Comissão durante o período de acompanhamento, que vem
desempenhando com seriedade e credibilidade as suas
ações na área do ensino superior, dispondo de
instalações adequadas e de um corpo docente de boa
qualificação";
"Considerando as condições econômico-financeira em
grau suficiente de suporte ao desenvolvimento
programado";
"A Comissão Verificadora é de parecer favorável ao
funcionamento do curso de Matemática, licenciatura
plena e bacharelado em Informática, a ser ministrado
pelas Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG, em
Guarulhos, Estado de São Paulo."
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
Ressalta a Relatora que a necessidade social do
Curso se justifica:
1) por tratar-se de proposta para oferecimento
de Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática, na região da
Grande São Paulo que apresenta-se como o pólo centralizador das
atividades econômicas e sócio-culturais, com 16.296.888
habitantes em 1991, concentrando a maior parte da economia
industrial do Estado de São Paulo.
2) por tratar-se de curso previsto para
complementar projeto pedagógico da Instituição em regular
funcionamento;
3) por tratar-sede curso de formão de
p
rofessores, c
u
Diante do exposto, a Relatora vota
favoravelmente à autorização para o funcionamento do curso de
Matemática, Licenciatura Plena e Bacharelado, a ser ministrado
pelas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG, mantidas pela
Sociedade Guarulhense de Educação - SOGE, em Guarulhos, Estado
de São Paulo, nos turnos diurno e noturno, com 80 (oitenta)
vagas totais anuais, sendo 40 (quarenta) vagas em cada turno.
III - CONCLUSÃO DA CETU/CAPLAN
A CETU/CAPLAN acompanha o voto da Relatora,
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Rela-
tora.
CURRICULO PLENO
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Nº DE AULAS CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS SEMANAL HORÁRIA
CICLO COMUM
1º PERIODO
Fundamentos de Matemática Elementar I ......... 04 72ha.
Física I..................................... 04 72ha.
Geometria Analítica I ........................ 04 72ha.
Introdução à Ciência da Computação I .......... 04 72ha.
Língua Portuguesa I .......................... 02 36ha.
Inglês Técnico I ............................ 02 36ha.
Sociologia I ................................ 02 36ha.
22 396ha.
Educação Física I ............................ 02 36ha.
24 432ha.
2º PERIODO
Fundamentos de Matemática Elementar II ........ 04 72ha.
Física II ................................... 04 72ha.
Geometria Analítica II ....................... 04 72ha.
Introdução à Ciência da Computação II.......... 04 72ha.
Língua Portuguesa II ......................... 02 36ha.
Inglês Técnico II ........................... 02 36ha.
Sociologia II ............................... 02 36ha.
22 396ha-
Educação Física II ........................... 02 36ha.
24 432ha.
3º PERIODO
Cálculo Diferencial e Integral I............... 04 72ha.
Física III................................... 04 72ha.
Álgebra I......... ___ ...................... 04 72ha.
Desenho Geométrico I ......................... 04 72ha.
Psicologia da Educação I ...................... 02 36ha.
18 324ha.
4º PERIODO
Cálculo Diferencial e Integral II ............ 04 72ha.
Física IV ................................... 04 72ha.
Álgebra II................................... 04 72ha.
Desenho Geométrico II ........................ 04 72ha.
Psicologia da Educação II .................... . 02 36ha.
18 324ha.
5º PERIODO
Linguagem de Programação I .................... 04 72ha.
Álgebra III ................................. 04 72ha.
Cálculo Numérico I .......................... 04 72ha.
Geometria Descritiva I ....................... 04 72ha.
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e Graus I... 02 36ha.
18 324ha.
6º PERIODO
Linguagem de Programação II ............. . ..... 04 72ha.
Álgebra IV .................................. 04 72ha.
Cálculo Numérico II .......................... 04 72ha.
Geometria Descritiva II ...................... 04 72ha.
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º Graus II.. 02 36ha.
18 324ha.
7º PERIODO
Probabilidade e Estatística I ................. 04 72ha.
Computação para o Ensino da Matemática I ...... 02 36ha.
Sistemas Operacionais e Rede de Computadores.I... 04 72ha.
Matemática Financeira I ...................... 04 72ha.
Didática I .................................. 02 36ha.
Prática de Ensino I
sob a forma de Estágio Supervisionado ......... 04 72ha.
20 360ha.
PERIODO
Probabilidade e Estatística II ................ 04 72ha.
Computação para o Ensino da Matemática II ..... 02 36ha.
Sistemas Operacionais e Rede de Computadores II.. 04 72ha.
Matemática Financeira II ..................... 04 72ha.
Didática II ................................. 02 36ha.
Prática de Ensino II
sob a forma de Estágio Supervisionado) ......... 04 72ha.
20 360ha-
CARGA HORÁRIA..............................2.808 ha.
EDUCAÇÃO FÍSICA ___ ........................ 72 ha.
TOTAL ..................................... 2.880 ha.
CURRICULO PLENO
BACHARELADO EM MATEMÁTICA, COM CONCENTRAÇÃO
CURRICULAR EM INFORMÁTICA
Nº DE AULAS CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS SEMANAL HORÁRIA
CICLO COMUM
1º PERIODO
Fundamentos de Matemática Elementar I ......... 04 72ha.
Física I...................................... 04 72ha.
Geometria Analítica I ........................ 04 72ha.
Introdução à Ciência da Computação I ............ 04 72ha.
Lingua Portuguêsa I .......................... 02 36ha.
Inglês Técnico I ............................. 02 36ha.
Sociologia I ................................. 02 36ha.
22 396ha.
Educação Física I ............... ............02 36ha.
24 432ha-
2º PERIODO
Fundamentos de Matemática Elementar II ......... 04 72ha.
Física II..................................... 04 72ha.
Geometria Analítica II ....................... 04 72ha.
Introdução à Ciência da Computação II .... ..... 04 72ha.
Língua Portuguesa II ......................... 02 36ha.
Inglês Técnico II ............................ 02 . 36ha
Sociologia II ................................ 02 36ha.
22 396ha.
Educação Física II......................................................................... 02 36ha.
24 432ha.
3º PERIODO
Cálculo Diferencial e Integral I................04 72ha.
Física III ................................... 04 72ha.
Álgebra I .............................. . .... 04 72ha.
Desenho Geométrico I .......................... 04 72ha.
Estrutura de Dados I .......................... 04 72ha.
20 360ha.
4º PERIODO
Cálculo Diferencial e Integral II ............. 04 72ha.
Física IV ................................... 04 72ha.
Álgebra II ................................... 04 72ha.
Desenho Geométrico II ........................ 04 72ha.
Estrutura de Dados II ........................ 04 72ha.
20 360ha.
*
5º PERIODO
Linguagem de Programação I ..................... 04 72ha.
Álgebra III .................................... 04 72ha.
Cálculo Numérico I ............................. 04 72ha.
Tópicos Avançados em Processamento de Dados I.... 04 72ha.
Geometria Descritiva I ......................... 04 72ha.
Organização & Métodos . ........................ 02 36ha.
22 396ha.
6º PERIODO
Linguagem de Programação II ..................... 04 72ha.
Álgebra IV ..................................... 04 72ha.
Cálculo Numérico II ............................ 04 72ha.
Tópicos Avançados em Processamento de Dados II... 04 72ha.
Geometria Descritiva II ........................ 04 72ha.
Organização & Métodos II ....................... 02 36ha.
22 396ha.
PERIODO
Probabilidade e Estatística I ................... 04 72ha.
Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos I. 02 36ha.
Sistemas Operacionais e Rede de Computadores.I... 04 72ha.
Matemática Financeira I ....................... 04 72ha.
Gerenciamento de CPD I .......................... 02 36ha.
Projeto e Desenvolvimento de Sistema. I .......... 08 144ha.'
24 432ha.
8º PERIODO
Probabilidade e Estatística II .................. 04 72ha.
Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos II 02 36ha.
Sistemas Operacionais e Rede de Computadores II.. 04 72ha.
Matemática Financeira II ...................... 04 72ha.
Gerenciamento de CPD II ......................... 02 36ha.
Projeto e Desenvolvimento de Sistema II.......... 08 144ha.
24 432ha.
CARGA HORÁRIA ............................... 3.168 ha.
EDUCAÇÃO FÍSICA .............................. 7 ha.2
TOTAL ........................................ 3.240 ha.
INTEGRALIZAÇÃO : Minima 8 (oito) semestres letivos
Máxima 16 (dezesseis) semestres letivos
ANEXO II
CORPO DOCENTE
CURSO DE MATEMÁTICA (Licenciatura Plena e Bacharelado)
1. ANGELA DE OLIVEIRA CORTE
Inglês Técnico
Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
9FUC/SP-1992). Bacharel em Letras, habilitação Tradutor
Inglês/Português (PUC/SP-1984). Possui experiência docente
no ensino superior, lecionando nas Faculdades Anhembi
Morumbi desde 1987 as disciplinas Língua Inglesa,
Linguística e Inglês Instrumental. Aceita.
2. ARY ROCCO
Física Geral
Bacharel e Licenciada em Física (1973-Universidade de Mogi
das Cruzes). Licenciado em Pedagogia, habilitação em
Administração Escolar de 1º e 2º Graus (1981-F.F.C.L. São
Caetano do Sul). Curso de Especialização em Física Teórica
e Prática (312ha-1975). Curso de Especialização em
Dosimetria e Higiene das Radiações (380ha-1978). Aprovado
pelo Parecer CFE nº 1088/77 para lecionar Física Geral e
Experimental» Aprovado pelo Parecer CFE nº 2182/78 para
lecionar Física Geral. Possui experiência docente no
magistério do ensino superior lecionando Física Geral e
Experimental na F.F.C.L. São Caetano do Sul, desde 1973; na
Universidade Mogi das Cruzes (1975) e nas Faculdades Santo
Amaro no periodo de 1975 a 1978, lecionando Biofísica e
Matemática Aplicada.
Aceito.
3. CELSO LUIS LEVADA
Física Geral
Doutor em Ciências, área de Físico-Química (USP-1988)
Mestre em Química, área Físico-Química (US-1983).
Licenciado em Física (UNESP).
Aceito.
4. CEZIRA BIANCHI GRECCO
Probabilidade e Estatistica
Matemática Financeira
Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Licenciada em Matemática pela F.F.C.L. de Santo André
(1973). Licenciada em Pedagogia, habilitação em
Administração Escolar pela F.F.C.L. Carlos Pasquale (1980).
Habilitação Supervisão Escolar de 12 e 2Q Graus pela
F.F.C.L. Nove de Julho (1987). Curso de Pos-graduação em
Matemática (concluiu créditos) - (PUC/SP-1984), Curso de
Álgebra (90ha). Curso de Especialização em Álgebra e
Técnicas de Ensino (270ha-1974) Realizou vários cursos de
extensão universitária ligados à Matemática. Possui
experiência docente universitária, lecionando na F.F.C.L.
de Santo André, Geometria Analítica, Desenho Geométrico e
Geometria Descritiva (1974/1988); na F.E.C. Pinheirense,
Estatística Aplicada à Educação (1979/1983); nas Faculdades
Teresa Martin, Geometria, Álgebra, Matemática Aplicada e
Probabilidade e Estatística (1980/1984); Atualmente leciona
Álgebra e Matemática Aplicada nas Faculdades Cruzeiro do
Sul. Aprovada pelo Parecer CFE 427/87 para lecionar
Analise Matemática, Álgebra e Calculo Diferencial e
Integral. Aprovada pelo Parecer CFE 797/87 para lecionar
Matemática Financeira, Aprovada pelo parecer CFE 723/89
para lecionar Estatística e Matemática. Aceita.
5. DIMAS SILVESTRE PEREIRA
Álgebra
Calculo Diferencial e Integral
Bacharel e Licenciado em Matemática pela F.F.C.L. de Mogi
das Cruzes (1971). Cursou no Programa de Pós-graduação em
Matemática Aplicada as disciplinas Equações Diferenciais
Ordinárias e Análise Real (ITA). Aprovado pelo Parecer CFE
nº 2362/77 para lecionar Álgebra. Aceito para este
curso,
6. ELISAMARA DE OLIVEIRA
Introdução à Ciência da Computação Projeto e
Desenvolvimento de Sistemas Sistemas
Operacionais e Rede de Computadores
Mestre em Ciência d.a Computação (UFMG-1987). Bacharel em
Ciência da Computação (UFMG-1985). Realizou vários cursos
de extensão ligados à área de Computação. Larga experiência
profissional, atuando como Analista de Sistemas. Possui
experiência docente universitária, lecionando Introdução à
Ciência da Computação na PUC/MG (1986).
Aceita.
7. EUNICE PEREIRA DA SILVA
Psicologia da Educação
Bacharel e Licenciada em Psicologia e Formação de Psicólogo
(USP-1973). Mestre em Psicologia do Escolar (USP-1982).
Aprovada pelo Parecer CFE nº 2185/76 para lecionar
Psicologia d.a Personalidade. Aprovada pelo Parecer CFE
1073/88 para lecionar Psicologia do Desenvolvimento.
Aprovada pelo Parecer CFE nº 254/89 para lecionar
Psicologia d.a Educação. Realizou vários cursos de extensão
universitária ligados à Educação e à Psicologia. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Psicologia da Educação, Psicologia Experimental
e Psicologia da Personalidade na F.F.C.L. de Guarulhos
(1973). Professora responsável pelo curso de especialização
ministrado no Grupo de Estudos Corpo Psique -Guarulhos
(desde 1983).
Aceita.
8. FERNANDO FONSECA RIBEIRO
Calculo Diferencial e Integral
Desenho Geométrico
Probabilidade e Estatística
Licenciado em Matemática (Universidade Mackenzie-1975).
Licenciado em Pedagogia, habilitação em Administração
Escolar e Supervisão Escolar de 1º e 2º graus (F.F.C.L.
José Olympio-1978). Curso de Especialização em Análise
Matemática e Noções de Topologia (360ha-1980). Curso de
Tópicos do Ensino de Matemática (USP). Curso de
Aperfeiçoamento em Metodologia Estatística e suas
Aplicações (93ha). Possui experiência docente no magistério
do ensino superior, lecionando Cálculo Diferencial e
Integral na F.F.C.L. de Guarulhos (1976/1984) e na F.F.C.L.
de Tatuapé a disciplina Desenho Geométrico (1976/1978).
Aceito
9. FREDERICO GUSMÃO DOS SANTOS
Geometria Analítica
Geometria Descritiva
Bacharel em Ciências, habilitação em Física (Universidade
de Mogi das Cruzes-1983). Licenciatura de 1º Grau em
Ciências (Universidade de Mogi das Cruzes-1980). Cursou a
disciplina Introdução à Física do Estado Sólido do Programa
de Pós-graduação do ITA (1983). Aprovado pelo Parecer CFE
n9 416/87 para lecionar Geometria e Física. Possui
experiência docente universitária lecionando Matemática,
Estatística e Geometria nas Faculdades Cruzeiro do Sul
(1982/1989); nas Faculdades Integradas de Guarulhos, as
disciplina Física Geral e Experimental e Geometria
Descritiva desde 1986.
Aceito para este curso.
10. IZABEL GONÇALVES ARPA GIMENO
Língua Portuguesa
Mestre em Ciências Humanas: Lingua Portuguesa (PUC/SP).
Curso em Linguística (240ha/1973). Curso de Especialização
era Literatura Brasileira (1972). Licenciada em Pedagogia,
habilitação em Administração Escolar de 19 e 29 Graus.
Ensino das Disciplinas e Atividades Práticas dos cursos
Normais, Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus (F.F.C.L. de
Guarulhos - 1978). Possui experiência docente no magistério
do ensino superior, lecionando Literatura Brasileira na
F.F.C.L. de Taubaté (1971/1972). Aceita.
11. JOAQUIM DE JESUS TAVARES
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral
Fundamentos de Matemática Elementar
Mestre em Matemática (PUC/SP-1892). Licenciado em
Matemática (F.F.C.L-. de Guarulhos-1977). Curso de
Especialização em Fisica-Matemática (Equações Diferenciais
e Ordinárias e suas aplicações na Física (386ha-1978),
Curso de Especialização em Fisica-Matemática (Variáveis
Complexas e suas Aplicações (183ha-1979). Curso de
Especialização em Matemática - Princípios de Análise
Matemática e Noções de Topologia (360ha-1980). Curso de
Matemática - Cálculo de Diferenças
Finitas (183ha)
Aceito.
12. JOSÉ BENEDITO FELIPPO FERNANDES
Educação Física
Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 327/73, 1215/76 e 3440/77
para lecionar Educação Física. Licenciado em Educação
Física (USP-1965), Realizou vários cursos de extensão
ligados a Prática Desportiva. Participou de inúmeros
eventos desportivos. Possui experiência docente
universitária, lecionando Educação Física desde 1975 nas
Faculdades Integradas de Guarulhos.
Aceito.
13. JOSÉ ROBERTO ALVES TEIXEIRA
Educação Física
Licenciado em Educação Física (1973). Curso de Técnico
Desportivo (1973). Técnico Desportivo de Especialização em
Handebol (1974). Realizou vários cursos de extensão
universitária ligados à prática desportiva. Possui
experiência docente no ensino superior lecionando Educação
Físicas nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito
14.MARLENE DALVA BRANCO HUMPRHEYS
Didática
Bacharel e Licenciado em Pedagogia (PUC/SP-1971). Curso de
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFRS-
390ha). Cursou as disciplinas "Lógica do Conhecimento
Científico"; "Metodologia da Pesquisa em Educação" e
Psicologia Educacional Avançada", do Programa de Mestrado em
Psicologia da Educação (PUC/SP-1971-1972). Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando Didática
Geral e Psicologia da Educação na Fundação Educacional da
Região de Joinville (1982/1985). É professora na F.F.C.L. de
Guarulhos, lecionando Didática e Prática de Ensino desde
1985. Aceita.
15.REGINA CÉLIA PEREIRA BAPTISTA DOS SANTOS
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º graus
Mestre em Educação (PUC/SP-1992). Licenciada em Letras,
habilitação Português, Francês e Latim (F.F.C.L. "Sedes
Sapientiae"-1967). Licenciada em Pedagogia, habilitação em
Orientação Educacional (1978). Realizou vários cursos de
extensão universitária ligados à Educação. Possui experiência
docente universitária. Proferiu inúmeras palestras ligadas à
educação. Aceita.
16.RUI CAVALHEIRO
Sociologia
Licenciado em Ciências Sociais (F.C.L. Teresa Martin-1976).
Licenciado em Pedagogia (F.F.C.L. Farias Brito-1970).
Licenciatura Plena em História (Faculdades Associadas do
Ipiranga-1983). Licenciado em Estudos Sociais, habilitação
Educação Moral e Cívica (F.C.L. Teresa Martin). Curso de
Especialização em Estudos Brasileiros (Universidade
Mackenzie-1980). Possui experiência universitária, lecionando
Estudos Brasileiros e Sociologia nas Faculdades Zona Leste de
São Paulo; Estudos Brasileiros e Antropologia Física e
Cultural nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito.
17.OSWALDO LUIZ GUIMARÃES
Cálculo Numérico
Calculo Diferencial e Integral
Doutorado em Ciências Sociais pela Escola Pós-Graduada de
Ciências Sociais (1985). Mestre em Matemática (PUC/SP-1984).
Licenciado em Matemática pela F.F.C.L. de Guaxupé (1970).
Curso de Matemática (180HA-1974). Aprovado pelo Parecer CFE
nº 4408/74 para lecionar Calculo Numérico e Física Geral e
Experimental. Aceito.
18.OSWALDO DE MORAES
Computação para o Ensino de Matemática
Gerenciamento de CPD Linguagem de
Programação
Licenciado em Matemática (F.F.C.L. Farias Brito-1974).
Bacharel em Administração (Faculdade de Administração e
Ciências Contábeis de Guarulhos-1990). Curso de Matemática
(180ha-1974) . Curso de Metodologia e Fundamentos para a
Pesquisa Metodológica em Matemática (280ha-1975). Possui
experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Matemática e Estatística nas Faculdades Cruzeiro
do Sul e Introdução à Informática nas Faculdades Nove de
Julho. Experiência profissional como Gerente da área de
Informática em Empresas de porte. Cursos Técnicos voltados
para a área de Computação (Programação de Computadores,
Análise de Sistemas Computacionais, Gerencia de Informática.
Aceito.
19.VICTOR MANOEL CARDOSO MACHADO
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Bacharel em Administração FASP-1983. Mestre em Informática
(em fase de elaboração de tese) Universidade Mackenzie-1992.
Curso de Especialização em Informática com ênfase em Sistemas
REXX e XEDIT (Universidade Mackenzie-1991). Curso de
Especialização em Informática (Universidade Mackenzie-1990).
Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior-
Universidade Mackenzie (1992). Possui experiência docente
lecionando nas Faculdades Cruzeiro do Sul. Aceito.
20.WAGNER ZAPAROLI
Estrutura de Dados
Linguagem de Programação
Análise Econômica e de Desempenho de Equipamentos
Doutorado em Informática (Universidade Mackenzie). Mestrado
em Informática (em fase de elaboração de tese) - Universidade
Mackenzie. Bacharel em Ciência da Computação (UFSC-1989).
Curso de Especialização em Informática com ênfase em Sistemas
de Informação (Universidade Makenzie-1992) . Curso de
Especialização em Informática (Universidade Mackenzie-1990).
Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior (480ha
-1991). Aprovado pelos Pareceres CFE 195/92 e 196/92 para
lecionar Linguagem de Programação e Técnica de Programação.
Larga experiência profissional desenvolvendo sistemas e
analista de sistemas. Aceito.
21.WALTER NOBUYUKI YAMADA
Estrutura de Dados
Organização e Métodos
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de
Administração e Ciências Contábeis de Guarulhos (1975).
Bacharel em Administração (1975). Curso de Especialização em
Análise de Sistemas - Fundação Santo André. Curso de
Especialização Para Docentes de 3º Grau (360ha-1981) .
Realizou vários cursos de extensão universitária. Experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando
Contabilidade Comercial nas Faculdades Integradas de
Guarulhos desde 1985 até a presente. Aceito.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 09 de 11 de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DA EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 08 /11 / 1993 REALIZADA ÁS HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993.
NOME DO CONSELHEIRO ASSINATURA
Livros Grátis
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