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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAOLO SP
ASSUNTO
Credenciamento do curso de mestrado em Educação com
área de concentração em Distúrbio da Comunicação da PUC/SP.
RELATOR: SR. CONS. Lauro Franco Leitão
PARECER N.º 653/93
CÂMARA OU COMISSÃO
C
ESu
APROVADO EM 08/11/93
PROCESSO N.°
23038.008092/91-19
I - RELATÓRIO
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo en
caminHa a este Conselho pedido de credenciamento do curso de Mes_
trado em Educação, com área de concentração em Distúrbio da Comu
nição, cujas atividades iniciaram em 1984, após incorporar-se ao
Programa de Audiologia já existente, desde 1979.
A Comissão Verificadora, integrada pelos professores
Antonio Bichiere Costa da USP/Bauru e Ester Mirian Scarpa ,da
UNICAMP visitou o curso nos dias 22 e 23 de setembro de 1992.
Com base nos dados contidos no processo, nas avalia
ções feitas pelos Consultores Técnicos da CAPES e no relatório de
Comissão Verificadora, passamos à análise dos requisitos essenci
ais à apreciação do pleito.
1. Organização Acadêmica e Administrativa
1.1. Acadêmica
Segundo o Relatório da CAPES - 1990/1991, a oferta
de disciplinas peLo curso Foi regular, mas se observa que para
um elenco de 28 disciplinas, incluindo seminário e estágios, tem
sido reduzido o número de disciplinas ministradas, apesar do au
mento em relação ao triênio 87/89. 0 Conjunto das disciplinas é
adequado à especificação do Curso e aos objetivos pretendidos.
MOD 5 - C F E
VRS
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Ainda a este respeito a Comissão Verificadora informa que a
grade curricular é composta de disciplinas obrigatórias que tratam, so
bretudo ,de aspectos epistemológicos-metodolõgicos da pesquisa, objetivan-do
apressar a elaboração de projetos e dissertações de mestrado.
Com a nova sistemática de créditos acadêmicos o aproveitamen
to tem sido mais racional. A Comissão relata, ainda, que de 3,5 créditos
no 1Q semestre o mestrando passou a cursar a média de 8,3 créditos no 20
semestre.
Segundo a Comissão,o problema acadêmico, conforme informa-
ções por parte da coordenação do mestrado, refere-se à compatibilidade, a
justificativa interdisciplinar do mestrado e à grade curricular oferecida.
Porém,tal problema está sendo enfrentado e o programa está envidan-do
esforços, para que as mudanças necessárias no currículo sejam efetuadas .
1.2. Administrativas
Informa a Comissão que a organização administrativa do Pro
grama tem eficiência, é ágil e adequada ao bom funcionamento do curso. O
Colegiado do curso apresenta ótimo funcionamento e dele faz parte uma
comissão de alunos que assessora a seleção e acompanhamento de pro_
jetos.
A Comissão alude ainda que o setor de Pós-Graduação da
PUC-SP recebe especial atenção da sua mantenedora. Continuando as suas
informações/diz a Comissão que o Curso conta com uma importante bibli-
oteca setorial, além da biblioteca do próprio Curso e outra da Divisão
de Educação e Rabilitação dos Distúrbios da Comunicação. A instituição
dispõe de clínica de avaliação e reabilitação, além de escola de 1º
grau, mais alta qualidade, para atender pacientes deficientes auditivos.
As relações infra-institucionais são boas. Neste sentido informa a Co-
misão que esta instituição, através dos bons meios e recursos, tem si-
do um interessante espaço para o desenvolvimento da pesquisa e de deba
te científico em turmas que envolvem a audição e linguagem humanas. 2.
Corpo Docente
A Comissão Verificadora informa que o corpo docente do curso
está formada por 14 doutores,atuando em caráter permanente, mais 5
doutores que só orientam dissertações e professores visitantes. 0 corpo
docente do Programa é suficiente para atendera 77 alunos atualmente
matriculados, dos quais 51 com efetiva orientação aluno-professor é
boa. A distribuição de alunos por professor neste semestre é razoalvel
e tende a melhorar, com algumas novas contratações efetuadas recentemen-
te.
No momento, o regime de vinculação à instituição e a dedic-
a
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ção efetiva dos docentes ao curso têm constatado eficiências; a
dependên-cia de professores visitantes e/ou participantes é mínima, o
que demonstra que o Programa tem atendido as recomendações feitas pela
CAPES em relatórios anteriores.
3. Corpo Discente
Informa a Comissão que a seleção dos candidatos é feita
semes-tralmente, mediante apresentação de um projeto de nonografia, como
critério básico de julgamento. O concurso de seleção conta com o apoio
de uma Comissão, integrada por professores e mestrandos em nível de
Colegiado.O total de matriculados ao 1° semestre corresponde a 82 alunos
com a seguin-te distribuição: 69 fonoaudiálogo, 07 pedagogos, 3
psicólogos, 1 enfermei ro, 1 médico otorrino e um bacharel em Educação
Física.
No 2° semestre de 1992, 77 alunos tiveram a seguinte distri-
buição: 27 cursando somente disciplinas, 37 cursando disciplinas e elabo-
rando dissertação e 13 elaborando somente dissertação. Ao longo de 1992,
10 teses foram defendidas no 1º semestre e 04 no 2º semestre. O fluxo de
mestrando está sendo bem razoável a partir de 1992.
O tempo médio para titulação, a partir de 1992, é de 04
anos. Continuando seu relato, diz a Comissão que o Programa conta com 21
cotas de bolsas da CAPES e do CNPq; além das beneficiadas neste sentido
pelo PICD. A pesquisa é incentivada, desde a graduação. Já existem 27
bolsistas de iniciação científica, orientados por professores do
Programa de Pós-Graduação.
4. Pesquisa e Produção Científica
. Docente
Segundo a Comissão Verificadora,as linhas de pesquisas são
bem estabelecidas e claras. Apesar da produção científica do corpo docente
ser variada, em qualidade e número, confere-se a tentativa de produção
sistemática e homogênea referente à confluência da produção para as li-
nhas de pesquisa proposta e para as características próprias do Programa.
.Discente
O número das dissertação apresentadas são razoáveis,os traba-
lhos são integrados ás linhas de pesquisas e coerente com a filosofia do
curso. A Revista Distúrbios da Comunicação e outros eventos científicos
or ganizados pelo Programa têm apresentado eficiente divulgação dos
trabalhos dos alunos.
A Comissão admite que o Colegiado do Programa saberá
equacio-nar a quantidade com a qualidade da produção. A relação professor
aluno é integrada, assinada e aliada democraticamente nas tomadas de
decisões, quanto ao desempenho das atividades da programação do curso.
5. Infraestrutura Física e Financeira
.Física
Segundo o Relatório da Comissão, a instituição possui um dis_
ponível espaço com 27 salas de aula, compartilhadas pelos vários progra_
mas do setor de PG, mais os laboratórios de audiologia, as salas de ob-
servação, as próprias salas de aula e a sala de atividade clínica da
DERDIC. O curso conta com três (3) bibliotecas, sendo uma setorial,ou tra
geral e a biblioteca do DERDIC, que oferecem um bom acervo de livros e
periódicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa. .Financeira
Financeiramente, a Comissão diz que o curso é auto-sustentá_
vel e obedece aos esquemas da PUC-SP.
A CAPES e CNPq fornecem cotas de bolsas au nível de mestrando,
6. Intercâmbio com outras instituições e cursos
Apesar do curso não apresentar convênios oficializados com
outras instituições, o Programa tem constantemente se engajado na organi-
zação e patrocínio de cursos com outros centro de pos-graduação do Bra-
sil e do exterior. Os docentes têm participado de estágio de curta dura_
ção no exterior. 0 desempenho docente neste sentido tem apresentado re
sultado satisfatório com relação as pesquisas cientificas nacionais e in_
ternacionais. V
7. Perspectivas
Informa a Comissão que as perspectivas da instituição,em pri_
meiro lugar, resurrem-se em sanar algumas dificuldades surgidas a cerca da
boa qualidade do ensino e da produção do mestrado.
Em segundo lugar seus objetivos estão voltados no sentido de
viabilizar o Programa e dinamizar suas várias atividades no que tange
ao curso de mestrado em Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.
8. Conceituação
A CAPES atribuiu ao Programa o conceito "B", tendo em vista 1
ao atendimento do Programa, quanto às recomendações feitas no relatório
do biênio anterior. Nestes têrmos, o curso apresentou progresso tanto no
corpo docente (incorporação de novos membros e aumento de produção) ,quan-
to no corpo discente (aumento das dissertações, pesquisas científicas e
outros tipos de produção).
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, e considerando os dados constantes do
processo,dos relatórios da CAPES e da Comissão Verificadora, o Relator
vota favoravelmente ao credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Edu-
cação,em nivel de Mestrado pel prazo de 5 anos,com ãrea de concentração
em Distúrbios da Co municação da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
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CAPES Sistema de Acompanhamento da Pós-Graduação Brasileira
Cadastro Geral dos CURSOS EM 1995. - Formulário B
ÁREA BÁSICA : EDUCAÇÃO
CURSO : DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO - 33090246 IES : PONTIFICIA UNIVERS.CAT.DE SÃO PAULO
2. CORPO DOCENTE
2.1 PROFESSORES PERMANENTES
RODRIGUES, NORBERTO Titulado em : NEUROLOGIA Inst :
USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL Cat. Funcional : ADJUNTO
SCAVAZZA, BEATRIZ LEONEL Titulado em : EDUCAÇÃO Inst
: PUC-SP
Pais : O PAULO, BRASIL Cat. Funcional : ADJUNTO
RUSSO, IÊDA CHAVES PACHECO Titulado em :
FONOAUDIOLOGIA Inst : ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Pais : SÃO PAULO, BRASIL Cat. Funcional : ADJUNTO
BEVILACQUA, MARIA CECILIA
Titulado em : PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Inst : PUC SP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : TITULAR
GATTAZ, GILBERTO
Titulado em : CIRURGIA OTORRINOLARINGOLOGICA
Inst : UN. DE WERZBURG
Pais : ALEMANHA OCIDENTAL
Cat. Funcional : ASSISTENTE DOUTOR
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CAPES Sistema de Acompanhamento da Pós-Graduação Brasileira
Cadastro Geral dos Cursos em 1991 - Formulario B
ÁREA BASICA : EDUCAÇÃO
CURSO - DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇAO - 33090246 IES : PONTIFICIA UNIVERS.CAT.DE SÃO PAULO
2, CORPO DOCENTE
2.1 PROFESSORES PERMANENTES
SPINELLI, MAURO
Titulada em : CIRURGIA OTORRINOLARINGOLOGICA
Inst : PUC-SP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cai . Funcional : TITULAR
NOVAES, BEATRIZ A. CAIUBY
Titulado em : FONOAUDIOLOGIA
Inst : UNIVERSIDADE COLUMBIA
Pais : ESTADOS UNIDOS
Cat. Funcional : ADJUNTO
ALVES, MARILIA ESAÚ
Titulado em : EDUCAÇÃO
Inst • PUC-SP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional
:
ASSISTENTE DOUTOR
MORATA, THAIS C.
Titulado
em
: FONOAUDIOLOGIA
Inst
:
CINCINATI
Pais : ESTADOS UNIDOS
Cat. Funcional :
ASSISTENTE DOUTOR
COSTA FILHO, OROZIMBO ALVES
Titulado es : CIRURGIA OTORRINOLARINGOLOGICA
Inst :: PUC-SP
Pais : SÃO PAULO. BRASIL
Cat. Funcional : TITULAR
MOYSES, SARITA MARTA AFFONSO
Titulado em : LINGUÍSTICA
Inst : USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional :
ASSISTENTE DOUTOR
FERREIRA, LESLIE PICC0L0TT0
Titulado em : FONOAUDIOLOGIA
Inst : ESCOLA PAULISTA DE MEDINA
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : ASSISTENTE DOUTOR
CAPPELLETTI, ISABEL FRANCUT
Titulado em
:
DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM
Inst : ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Pais : SAO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : ASSISTENTE DOUTOR
MAIA. SUZANA MAGALHÃES
Titulado em : LINGUÍSTICA Inst : USP
Pais : SÃO PAULO. BRASIL Cat. Funcional : TITULAR
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CAPES Sistema de Acompanhamento da Pós-Graduação Brasileira
Cadastro Geral dos Cursos em 1991 - Formulário B
ÁREA BASICA : EDUCAÇÃO
CURSO : DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO - 33090246
IES s PONTIFICIA UNIVERS.CAT.DE SÃO PAULO
?. CORPO DOCENTE
2.3 PROFESSORES PARTICIPANTES
MAHONEY, ABIGAIL
Titulado EB : PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Inst : PUC-SP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : TITULAR
CHIAROTTINO, ZELIA RAMOZZT
Titulado em : PSICOLOGIA
Inst : USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : TITULAR
ALMEIDA, MILTON JOSÉ DE
Titulado em : LINGUÍSTICA
Inst : USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL.
Cat. Funcional : ADJUNTO
ANATONACCI, MARIA ANTONIETA
Titulado em : HISTORIA D0 BRASIL REPUBLICA
Inst : UNICAMP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat:. Funcional : ASSISTENTE DOUTOR
CYPEL, SAUL
Titulado em : FONOAUDIOLOGIA
Inst : USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : TITULAR
BRAGA, SHEILA MARIA L
Titulado em : FONOAUDIOLOGIA
Inst : USP
Pais : SÃO PAULO, BRASIL
Cat. Funcional : ADJUNTO
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Pa
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IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 08 de 11 de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DA EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 08 /11 / 1993 REALIZADA ÁS HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993.
NOME DO CONSELHEIRO ASSINATURA
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