zando-se também como uma atividade de extensão, acolhe, além de alunos da
PUC, candidatos de toda a comunidade.
Esta oficina, que tem por objetivo principal revelar e treinar novos ta-
lentos na escrita literária ficcional, serve como uma "escola de formação
de leitores privilegiados" e também como um lugar onde se pode testar a
aplicabilidade de recursos teóricos a produção de textos literários.
observa-se que a integração desta Pelos-registros de suas atividades
t
Oficina com o Curso de 'Pós-Graduação se dá, mais evidentemente, de três
formas: (a) pela participação de alunos do Curso na Oficina: ela é ofere-.
cida como disciplina para o Curso de Mestrado, contando dois créditos; (b)
pelo fato.de vários egressos da Oficina tornarem-se alunos regulares do
Curso; e (c) pelo fato de a Oficina possibilitar a verificação da
aplicabilidade de recursos teóricos delimitados no âmbito de pesquisas i
realizadas no projeto de Pós-Graduação".
1*4 Condições de efetivação do projeto acadêmico
A respeito, observa a Comissão que "como se pode notar pela descrição su-
mária que apresentamos acima, temos, de um lado, um projeto acadêmico
consistentemente definido, com condições de efetivação bem especificadas
no regimento. De outro, vemos asseguradas boas condições de efetivação do
referido projeto na articulação de atividades de ensino e pesquisa defi-
nidas e realizadas no âmbito dos Cursos (Especialização, Mestrado e Dou-
torado), nos Centros de Pesquisa, na Oficina de Criação Literária, no
Projeto de Extensão.
A articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão integram, en-
tre si, também os níveis da Especialização, do Mestrado e do Doutorado.
Nesta integração, tem um papel importante a definição e categorização das
disciplinas: de um lado, as dos cursos de Especialização, de outro as do
Mestrado e Doutorado; classificadas como básicas, do domínio específico,
do domínio conexo, eletivas e obrigatórias.
Esta organização do conjunto de disciplinas deixa clara a função de cada
disciplina, ou grupo de disciplinas, na efetivação do projeto de ensino, e
pesquisa do Programa. Assim, participando de atividades programadas na
Extensão, ou fazendo cursos de Especialização, o aluno já tem a possibi-
lidade de tomar contato com o seu futuro objeto de estudo no Mestrado e/
ou Doutorado, iniciando já seu treinamento para a realização de pesquisas.
Matriculando-se no Mestrado, ele irá instrumentalizar-se melhor para a
pesquisa e delimitar o seu objeto de estudo, nas disciplinas básicas e na
disciplina introdutória do domínio específico, que são obrigatórias. No
Seminário de Pesquisa, obrigatório, o aluno irá dar forma final ao seu
projeto de dissertação, que servirá de referência para a escolha que fará
das disciplinas eletivas. No Doutorado, irá compor o seu currículo de uma
maneira mais livre, levando em conta a natureza de seu projeto de tese. .
Na efetivação do projeto acadêmico do curso, os programas de.Extensão, a
Oficina de Criação Literária e os Centros de Pesquisa, além de serem fa-
tores importantes na organização interna da docência e da pesquisa, fun-
cionam como suportes da interação entre a pesquisa na instituição e as
necessidades da comunidade, e do intercâmbio com outros centros de pes-
quisa. "
1.5 Organização Administrativa
"O Curso de Pós-Graduação em Letras vincula-se ao Instituto de Letras e
Artes da PUC-RS. Ê administrado por um Coordenador e por uma Comissão de