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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDOHA
INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA
UF
SP
ASSUNTO
Autorização para o funcionamento do curso de Matemática
(Licenciatura Plena e Bacharelado), da Faculdade Anhembi Morumbi,
emo Paulo, SP.
HELATOil: SR. CONS. Virginio Cândido Tosta de Souza
PARECER Nº 612-93
CAMARA OU COMISSÃO
1 RELATORIO
APROVADO EM 06/10/93
PROCESSO N.°
0 Presidente do Instituto Superior de Comunicação
Publicitária, com sede emo Paulo, Estado deo Paulo
encaminha, para análise e aprovação deste Conselho, o projeto de
autorização para funcionamento do curso de Matemática,
Licenciatura Plena e Bacharelado, a ser ministrado pela Faculdade
Anhembi Morumbi na cidade deo Paulo.
Pelo Parecer CFE nº 469/92, homologado pelo Senhor
Ministro da Educação e Desporto em 28.09.92, publicado no D.O.U.
em 29.09.92, o Instituto teve aprovado o projeto de implantação
da Universidade Anhembi Morumbi, a ser por ele mantido.
A Comissão Verificadora para análise das condições
institucionais e de infra-estrutura para o funcionamento do
referido curso, foi designada pela Portaria CFE 06/91, de
19.02.91, a mesma que vem acompanhando a Instituição na
implantação do projeto de universidade. É constituída pelos
professores Fernando Fernandes de Aquino, Lauro Ribas Zimmer,
ambos da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa
Catarina, e Vicente Borelli, da Universidade deo Paulo. A
Comissão solicitou o exame do processo por especialista da área,
cujo Parecer Técnico foi emitido pelo Prof. Dr. Décio Botura
Filho, da Universidade Federal deo Carlos.
0 processo foi examinado pela Comissão de
Acompanhamento, após análise do especialista, cujos relatórios
analisam as condições da oferta do Curso, no que se refere à
justificativa, o mercado de trabalho e o perfil do profissional
por ele exigido, os objetivos específicos, estrutura curricular,
vagas, duração e dem ais dados."
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O projeto atende à demanda social e é coerente com a
filosofia educacional e o projeto pedagógico da Instituição, que
possui, também, condições físicas e econômicas para mantê-lo.
1. JUSTIFICATIVA
Na apresentação do projeto a Instituição justifica:
"Ao planejar a futura Universidade Anhembi Morumbi, foi
considerada a experiência da Instituição nesses 21 anos, mais
exatamente o seu Projeto Educacional diferenciado, a relação que
tem mantido com a sociedade e com a originalidade dos seus cursos
inovadores que respondem aos anseios da comunidade empresarial."
"Nesse planejamento foi considerado também, como
premissa obrigatória, a opinião dos alunos, professores,
funcionários, moradores do bairro, empresas e órgãos públicos e
privados, enfim, de toda a comunidade com a qual ela se
relaciona. Com esse propósito foram analisadas 3.498 respostas
a um questionário que revelou as principais diretrizes dessa nova
Universidade."
"Os resultados dessa pesquisa indicam que a futura
Universidade deverá ser uma instituição aberta, crítica e
criadora, liberal, justa e responsável ao realizar sua três
funções básicas: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Foi dada
ênfase à cultura geral, à valorização do ser humano integral, ao
desenvolvimento tecnológico, aos atributos de responsabilidade
e honestidade, de criatividade e inovação, de liderança, de
respeito mútuo e de sociabilidade. A listagem dos cursos e
serviços apresentados é extremamente sugestiva, dando à futura
Universidade uma diferenciação pluridisciplinar bastante
significativa."
"Como pensar em Universidade sem enxergar as realidades
do contexto internacional, particularmente do terceiro mundo e
do Brasil, quanto ao progresso científico e tecnológico, à
comunicação, informação, computação de dados e satélites, ao meio
ambiente e ecologia, à realização pessoal e de dezenas de outras
questões que envolvem o homem, a sociedade, o desenvolvimento e
o ambiente."
"Nesse sentido é relevante dizer da importância das
instituições em buscar aproximação com as indústrias, afim de
trilharem um caminho paralelo e integrado em prol do
aprimoramento do ensino superior e sua adequação profissional à
realidade nacional."
Constatada a necessidade de uma mão-de-obra altamente
especializada, a entidade apresenta uma proposta visando fornecer
bases conceituais e analíticas que a permita atuar diante desta
nova realidade industrial, e para uma nova sociedade,o apenas
a que conhecemos hoje, mas a que se definirá nas próximas
décadas.
O curso de Matemática, Licenciatura Plena e
Bacharelado, com concentração curricular em "Sistemas e
Gerenciamento Administrativo" destina-se a atender às
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necessidades do"mercado de trabalho, considerando a localização
da Instituição, a região da Grandeo Paulo, que desde a década
de 30, apresenta-se como o pólo centralizador das atividades
econômicas e sócio-culturais,o só do Estado deo Paulo, como
do próprio país.
2. OBJETIVOS E CONCEPÇÃO DO CURSO
O curso tem como objetivo habilitar profissionais para:
- atuarem nas escolas de 1º e 2º graus com o
discernimento necessário para valorizar os aspectos humanísticos
e pedagógicos;
o estudo e pesquisa em ciências matemáticas
fundamentais, investigando e buscando a aplicação de seus
princípios e técnicas nos diversos campos científicos e
tecnológicos, bem como para o ensino das disciplinas dessa área;
- capacitá-los na utilização de computadores e no
processamento de informações para fins técnicos, administrativos
e gerenciais, dotando-os de formação básica e habilitação
prática, mediante o uso eficiente dos recursos computacionais e
dos sistemas operacionais à sua disposição, e a selecionar
alternativas do ponto de vista, de economicidade e de eficácia
para tratamento da informação a ser processada.
Na concepção do curso, a Instituição considera o
seguinte:
Bacharelado - "As profissões em que se pode dispensar
o conhecimento da Matemática estão se tornando cada vez mais
raras, pois ele é indispensável para enfrentarmos qualquer
tarefa, seja em computadores eletrônicos, em máquinas de alta
precisão, ou qualquer trabalho vinculado à automatização
industrial.
A crescente velocidade com que a Informática introduz
e vem introduzindo novos conceitos em todas as áreas do
conhecimento humano, obrigando qualquer profissional a preocupar-
se com uma permanente adequação e/ou atualização continuada
reciclagem. Pensando assim, pretende fazer com que os alunos
tenham um futuro brilhante e promissor, mas somente para que
"aprenderem a aprender", pois a Informática está em rapidíssima
evolução.
Outro conceito inovador é a Reengenharia. Uso maciço
da tecnologia: eis uma expressão-chave para compreender os
fundamentos da reengenharia. Mas uso seletivo, inteligente eo
totalmente indiscriminado.
A diferença essencial da reengenharia é que os avanços
tecnológicoso aplicáveis sobre novos métodos, sobre novas
maneiras de administrar uma empresa.
Instrumentos importantes na reengenharia, a automação
e a informatização .têm de ser tratadas como tal. Como
instrumentos.
Enfim," a utilização inteligente da tecnologia da
informação é um dos fatores de diferenciação da reengenharia em
relação a outros métodos. Ao contrário do que acontece na
Qualidade Total, o movimento mais importante na área de gestão
da década passada, na qual a informática é um elemento auxiliar
adicional, na reengenharia ela é um agente essencial."
Licenciatura - "a introdução da Informática aplicada
ã Educação tem seu sentido lógico, pois a informática mudou e vem
mudando a própria natureza de quase todas as necessidades
educacionais, que de professores e/ou alunos. Para se tirar
proveito da sempre crescente quantidade de informações,
precisamos dominar o uso de novos instrumentos baseados no
computador. Quando os indivíduosoo alfabetizados em matéria
de computador eo compreendem como funcionam esses sistemas,
om capacidade para participar significativamente de ações
que afetam sua vida e que o cercam. Assim, numa sociedade de
informações, uma população alfabetizada em computador éo
importante quanto oo a energia e as matérias-primas para uma
sociedade industrial, e um considerável desconhecimento das
funções do computador poderá ser o fator limitador do
desenvolvimento e da produtividade do ser humano".
3. ESTRUTURA CURRICULAR
0 currículo pleno proposto para o curso de Matemática,
licenciatura plena e bacharelado, com concentração curricular em
Sistemas e Gerenciamento Administrativo, para a licenciatura
plena, apresenta uma carga horária de 2.72 0ha, acrescida de 68ha
de Educação Física, totalizando 2.788ha, e para o Bacharelado uma
carga horária de 2.652ha, acrescida de 68ha de Educação Física,
totalizando 2.720ha. Consta do Anexo I deste Parecer os
Currículos Plenos do Curso.
Segundo consta do Parecer Técnico do Especialista,
sobre o currículo pleno "o elenco das disciplinas constante da
grade curricular, além de estar de acordo com a Resolução CFE
S/Nº de 14.11.62, contempla de forma adequada a formação
específica do futuro profissional, bem como a sua formação geral,
inclusive o enfoque na área de informática visto como uma
exigência de modernidade na área de educação, e mostrando um .
perfil nítido de professor de 1º e 2º graus " e que "a proposta
curricular é adequada ao momento tecnológico e de mercado que se
vive e exigido, estando de acordo com as características da
Instituição, quanto aos aspectos inovadores de seus cursos"
Quanto ao Estágio está assim estabelecido:
Licenciatura - A Prática de Ensino, sob a forma de Estágio
Supervisionado, está proposta para ser desenvolvida no último ano
do curso, num total de 136ha, consistindo no acompanhamento do
desempenho dos alunos, em situações reais de trabalho nas escolas
de 1º e 2º graus, devidamente conveniadas. 0 estágio possui
normas e roteiros já elaborados, abrangendo todas as atividades
a serem executadas, conforme regulamento aprovado pelo Colegiado
competente, cuja execução habilitá-lo-á ao exercício do
magistério.
equipamentos para impressão gráfica e impressão a laser, ocupando
uma área total de 1.606m2, distribuídas em 10 salas de salas e
02, de multimídia e de computação gráfica. Declara o parecer do
especialista que "os equipamentos computacionais colocados à
disposição dos futuros alunos do Curso de Matemáticao
suficientes e atenderão plenamente a demanda a ser solicitada na
parte prática, pelas disciplinas do curso. Em função da
característica de cada laboratório, os alunos do curso terão a
possibilidade de um aprendizado diversificado, preparando-os de
forma mais eficiente, eficaz e adequada para o mercado de
trabalho."
5.2. BIBLIOTECA
A Instituição conta com uma biblioteca geral,
perfazendo uma área total de 1.047m2, abrigando o acervo e os
ambientes de consulta e de estudos.
Atualmente o acervo geral da Biblioteca é composto de
25.863 títulos e 33.956 exemplares de livros, com 321 títulos de
periódicos.
Quanto ao acervo específico, a biblioteca já dispõe de
títulos e exemplares.
Com relação ao acervo específico, o parecer técnico
manifesta que " o mesmo é suficiente e adequado para o início de
funcionamento do curso.'
A expansão do acervo consta do projeto da Universidade
aprovado pelo CFE. Assim sendo, com o desenvolvimento do curso,
a Instituição adquirirá, as referências bibliográficas
necessárias para o bom desempenho dos alunos, bem como para o
enriquecimento e atualização do acervo da biblioteca.
A Biblioteca encontra-se em processo de informatização.
A Biblioteca funciona ininterruptamente das 08:00 às
22:45horas, de segunda a sexta-feira e das 08:00 às 14.3 0 horas,
aos sábados e está sob a responsabilidade de 6 bibliotecárias
habilitadas e 12 auxiliares.
A descrição detalhada do espaço físico atual (Campus
1) , dos Laboratórios e Estúdios, da Biblioteca, assim como dados
da Mantenedora encontram-se no projeto do curso.
II - PARECER E VOTO DO RELATOR
Tendo em vista o exposto e considerando, conforme
conclui a Comissão de Acompanhamento do Processo de
transformação, via da autorização, da Faculdade Anhembi Morumbi,
mantida pelo Instituto Superior de Comunicação Publicitária, em
Universidade Anhembi Morumbi, que:
a) a Instituição encontra-se funcionando regularmente;
b) os currículos plenos propostos para o curso atende
aos mínimos de conteúdo e duração estabelecidos na Resolução CFE
nº S/N, de 14.11.1962, mantendo também coerência com a
justificativa defendida pela Instituição e com o profissional
requerido pelo mercado de trabalho;
c) o número de vagas solicitado é adequado às condições
da Instituição e às necessidades regionais;
d) o corpo docente indicado atende às normas legais do
Conselho Federal de Educação, no que tange à Resolução nº 20/77,
apresentando experiência docente e profissional;
e) os recursos materiais, de infra-estrutura e
biblioteca, atendem satisfatoriamente às necessidades de
implantação do curso.
O Relator vota favoravelmente à autorização do curso
de Matemática, licenciatura plena e bacharelado, com concentração
curricular em Sistemas e Gerenciamento Administrativo, a ser
ministrado pela Faculdade Anhembi Morumbi, mantida pelo Instituto
Superior de Comunicação Publicitária, emo Paulo, Capital, com
120 (cento e vinte) vagas totais anuais e funcionamento no turno
diurno.
III - CONCLUSÃO DAS CÂMARAS
III.I - A Câmara de Planejamento acompanha o voto do Relator,
Sala das Sessões, de outubro de 199 3
Presidente
Relator
III.II - A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do
Relator.
Sala das Sessões, de outubro de 1993.
CURRÍCULO PLENO
BACHARELADO KM MATEMÁTICA, COM CONCENTRAÇÃO
CURRICULAR EM SISTEMAS E GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO
Nº DE AULAS CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS SEMANAL HORÁRIA
CICLO COMUM
1º SERIE
Fundamentos de Matemática Elementar 04 13Gha.
Física I 04 136ha.
Geometria Analítica 04 136ha.
Introdução à Ciência da Computação 04 136ha.
Língua Portuguesa 04 136ha.
20 680h&.
educação Física 02 68ha.
22 748ha.
2º SERIE
Cálculo Diferencial e Integral 1 04 136ha.
Física II 02 68ha.
Álgebra Linear 04 136ha.
Desenho Geométrico 04 136ha.
Linguagem de Programação 02 68ha.
Estrutura de Dados 02 68ha.
Inglês Técnico 02 68ha.
20 680ha.
3ª SERIE
Probabilidade e Estatística 02 68ha.
Cálculo Diferencial e Integral II 04 136ha.
Calculo Numérico 04 136ha.
Sistemas Operacionais 02 68ha.
Análise de Sistemas Administrativos 04 136ha.
Geometria Descritiva 02 68ha.
Organização e Métodos 02 68ha
20 660ha.
4ª SERIE
Gestão de Qualidade Total 04 136ha.
Rede de Computadores 02 68ha.
Reengenharia de Negócios e
Tecnologia de Informação 04 136ha.
Matemática Financeira . 04 136ha.
Gerenciamento de CPD 02 63ha.
Projeto e Desenvolvimento de Sistemas 04 136ha.
20 660ha.
CARGA HORÁRIA 2.720 ha.
EDUCAÇÃO FÍSICA 68 ha.
TOTAL 2.788 ha.
INTEGRALIZAÇÃO : Mínima 4 (quatro) anos letivos
Máxima 7 (sete) anos letivos
CURRÍCULO PLENO
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
nº DE AULAS CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS SEMANAIS HORÁRIA
CICLO COMUM
1ª SERIE
Fundamentos de Matemática Elementar 04 136ha.
Física I 04 136ha.
Geometria Analítica 04 136ha.
Introdução a Ciência da Computação 04 136ha.
Língua Portuguesa 04 136ha.
20 680ba.
Educação Física I 02 68ha .
22 748ha.
2º SERIE
Cálculo Diferencial e Integral I 04 136ha.
Física II 02 68ha.
Álgebra Linear 04 136ha.
Desenho Geométrico 04 136ha.
Estrutura de Dados 02 68ha.
Inglês Técnico 02 68ha.
Linguagem de Programação 02 68ha.
Psicologia da Educação 02 68ha .
22 748ha.
3ª SERIE
Probabilidade e Estatística 02 68ha.
Cálculo Diferencial e Integral II 04 136ha.
Cálculo Numérico 04 136ha.
Sistemas Operacionais 02 68ha.
Análise de Sistemas Administrativos 04 136ha.
Geometria Descritiva 02 68ha.
Organização e Métodos 02 68ha.
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º Graus 02 68ha.
22 748ha.
4ª SERIE
Gestão de Qualidade Total 04 136ha.
Rede de Computadores 02 68ha.
Matemática Financeira 04 136ha.
Computação para o Ensino da Matemática 02 68ha.
Didática 02 68ha.
Prática de Ensino sob a forma de
Estágio Supervisionado 04 136ha.
18 612ha
CARGA HORÁRIA 2.788 ha.
EDUCAÇÃO FÍSICA 68 ha.
TOTAL 2.856 ha.
INTEGRALIZAÇÃO : Mínima 4 (quatro) anos letivos
Máxima 7 (sete) anos letivos
CORPO DOCENTE
CURSO DE MATEMÁTICA (Bacharelado e Licenciatura Plena)
1. ANGELA CRISTINA DE O. CORTE
Inglês Técnico
Doutoranda em Educação, área Didática (USP). Mestre em
Lingüística aplicada ao Ensino de Línguas (PUC/SP-1991).
Bacharel em Letras, habilitação: Tradutor Inglês/Português.
Experiência docente, lecionando Lingüística aplicada em Curso
de Especialização "lato oensu" e na Faculdade Anhembi Morumbi a
disciplina Língua Inglesa.
2. ANTÔNIO CLARET DE ANDRADE
Fundamentos de Matemática Elementar
Licenciatura Plena em Matemática pela F.F.C.L, de Santo André
(1972). Experiência profissional atuando como Gerente de
Sistemas em Informática. Experiência docente, lecionando
Informática na Faculdade Anhembi Morumbi.
3. CARLOS ALBERTO RIBEIRO MONERO
Gerenciamento de CPD
Redes de Computadores
Mestrando em Administração (Universidade Mackenzie). Bacharel
em Matemática pela Universidade Mackenzie (1984). Curso de
Sistemas de apoio a Decisão (FGV—19(39). Curso de Consultoria em
Organização (FGV). Experiência profissional atuando como
Analista de Sistema. Experiência docente, lecionando
Informática na Faculdade Anhembi Morumbi.
4. CARLOS ROBERTO CARNEIRO
Estrutura de Dados
Linguagem de Programação
Mestrando em Administração de Empresas, área: Métodos
Quantitativos e Informática (FGV) (concluiu créditos). Graduado
em Engenharia Mecânica Industrial (EEI-São José dos Campos -
1979). Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho (900ha).
Curso de Especialização em Administração de Empresas (FGV).
Experiência profissional , atuando como Engenheiro de Segurança.
Experiência docente lecionando na Faculdade Anhembi Morumbi as
disciplinas Cálculo Numérico, Geometria Analítica e Vetores e
Higiene e Segurança do Trabalho.
S. CELIO ANTÔNIO DA SILVA
Introdução à Ciência da Computação
Bacharel em Administração de Empresas (ESAN-SP-1989). Curso de
Linguagem Cobol Ans. Cursou a disciplina Sistemas de
Informações do Programa de Mestrado 'em Administração da FEA
USP. Realizou vários cursos técnicos na área de Informática.
Experiência profissional, atuando como Analista de Sistemas.
Experiência docente lecionando Informática na Faculdade Anhembi
Morumbi.
6. CÉSAR ROGÉRIO OLIVEIRA PERAMEZZA
Cálculo Diferencial e Integral
Geometria Analítica
Probabilidade e Estatística
Licenciatura Plena em Matemática (Universidade Mogi das
Cruzes)-1972. Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitaç&es em
Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão
Escolar (1976). Curso de Especialização em Topologia (360ha-
1973). Experiência docente lecionando desde 1977 na Faculdade
Anhembi Morumbi as disciplinas Matemática e Estatística.
Aprovado pelos Pareceres CFE nº 2500/77 e 599/84 para lecionar
Estatística.
7. DELTON CAPOZZI
Desenho Geométrico
Geometria Descritiva
Licenciatura de 19 Grau em Educação Artística. Licenciatura em
Educação Artística na modalidade de 29 Grau, habilitação Artes
Plásticas (1977). Licenciatura em Desenho e Plástica (1973).
Curso de Fundamentos de Geometria (180ha-1976). Curso de
Geometria Descritiva e sua utilização em Desenho Técnico
(360ha-1980). Curso de Ciências Geometria Descritiva (180ha-
1979). Aprovado pelo Parecer CFE nº 2160/75 para lecionar
Desenho e Desenho de Construção Civil, Arquitetônico e de
Interiores. Aprovado pelo Parecer CFE 7381/78 para lecionar
Formas de Expressão e Comunicado Artística (Desenho). Aprovado
pelo Parecer CFE nº 280/84 para lecionar Desenho -
Representação Grafica e Construção Gráfica. Professor na
Universidade Mackenzie, desde 1974 lecionando Desenho Técnico e
Expressão Gráfica. Publicou as obras» Desenho Técnico, Ed.FTD;
Geometria Descritiva, Ed.FTD.
8. DERMA PESCUMA
Didática
Psicologia da Educação
Mestre em Supervisão e Currículo (PUC/SP-1990). Licenciada em
Pedagogia, habilitação em Administração Escolar de 19 e 29 Grau
e Orientação Educacional. Curso de Especialização em
Desenvolvimento de Currículo (360ha). Curso de Especialização
em Orientação Educacional (360ha). Experiência profissional
atuando desde 1982 como Supervisora de Ensino em
Estabelecimento de Ensino de 19 e 2S Graus. Experiência
docente, lecionando Didática, Psicologia e Princípios e Métodos .
de Supervisão Escolar na UNISANTOS- Leciona Prática de Ensino e
Didática nas Faculdades AnhRfnhi Morumbi. Aprovado pelo Parecer
CFE 476/93 para lecionar Jitica, Psicologia da Educação e
Metodologia do Ensino.
9. GILBERTO SHINGO ODA
Matemática Financeira
Bacharel e Licenciado em Ciências, habilitação em Matemática
(UnG-1987). Curso de Aplicação de Amostragem Estatística em
Auditoria. Curso de Auditoria de Sistemas que usam
Processamento Eletrônico de Dados. Experiência profissional,
como Auditor junto ao Banco Itaú. Aprovado pelo Parecer CFE nS
925/89 para lecionar Matemática' Financeira
IO. J0S£ CARLOS PEREIRA
Análise de Sistemas Administrativos
Projeto e Desenvolvimento de Sistemas
Redes de Computadores*
Doutorado em Engenharia de Produção (USP). Mestre em Ciências
Contábeis, área Controladoria e Contabilidade - USP. Bacharel e
Licenciado em Matemática (Universidade Mackenzie-1983). Curso
de Especialização em Análise de Sistemas (360ha)-Universidade
Mackenzie. Curso de Programação. Experiência pro-fissional como
Consultor em Informática. Aprovado pelo Parecer CFE 470/92 para
lecionar Informática e Informática Aplicada.
11. JOSÉ CAVALCANTE DE SOUZA
Língua Portuguesa
Doutor em Letras, Área de Literatura Brasileira (USP-1983).
Bacharel e Licenciado em Pedagogia (US-1970). Possui
experiência docente universitária, lecionando Língua Portuguesa
e Língua Latina nas Faculdades Anhembi Morumbi desde 1987.
Publicou as seguintes obrasi José Verissimoi teoria, critica e
história literária (EDUSP/1977) José Veríssimo: cultura,
literatura e política na América Latina (ED.BRASILIENSE/19B6).
Aprovado pelos Pareceres CFE nº 688/88 e 473/93 para lecionar
Língua Portuguesa.
12. JUSé OEOOAOO TAVEIRA
Física
Licenciado em Física pela Universidade Federal deo Carlos
(1975). Curso de Administração (360ha-FAAP). Curso de Economia
Aplicada para Executivos (FGV). Experiência docente lecionando
desde 1989 na Faculdade Anhembi Morumbi a disciplina
Matemática. Aprovado pelo Parecer CFE nº 925/89 para lecionar
Matemática Financeira.
13. JOSÉ FERREIRA BARROS
Álgebra Linear
Computação para o Ensino da Matemática
Licenciado em Matemática. Bacharel em Administração (FGV—1985).
Curso de Especialização em Administração (FGV). Experiência
profissional em Consultoria em Qualidade, Produtividade e
Informática. Experiência docente lecionando Informática na
Faculdade Anhembi Morumbi
14. KAZUYO YAMADA
Desenho Geométrico
Geometria Descritiva
Licenciatura em Desenho e Plástica (FAAP-1975). Licenciado em
Educação Artística, Hab. Desenho de Modas (Faculdade Santa
Mareeiina-1977). Licenciado em Artes Industriais (USP). Curso
de Orientação Educativa (200ha). Realizou vários cursos de
extensão universitária ligados a Artes Gráficas, Desenho e
Plástica e Arte e Educação. Aprovado pelo Parecer CFE 986/88
para lecionar Desenho de Moda e Desenho Geométrico e Anatômico.
Experiência docente, lecionando desde 1988 nas Faculdades
Anhembi Morumbi
13. LÚCIO ALMEIDA DA SILVA
Organização e Métodos
Sistemas Operacionais
Bacharel em Administração de Empresas (Universidadeo
Francisco) 1984. Curso de Especialização em Análise de Sistemas
(360ha). Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior
(480ha). Curso de Organização, Sistemas de Métodos (FECAP-
1981). Curso de Organização e Métodos (Universidadeo
Francisco). Experiência docente, lecionando na Faculdade
Anhembi Morumbi desde 1988, a disciplina Informática. Larga
experiência profissional em Administração de Empresas.
16. LUIZ CARLOS PAIVA
Física
Graduado em Engenharia Naval (USP), modalidade Máquinas
Marítimas e Propulsão. Master of Science - Naval Architecture
and Marine Engineering University Of Michigan. Larga
experiência profissional na área da Engenharia, atuando desde
1987 na Equipamentos Vil lares como Assessor da Gerência
Industrial. Experiência docente lecionando no Departamento de
Engenharia Naval da USP. Aprovado pelo Parecer CFE nº 471/92
para lecionar Física.
17. MARCO ANTÔNIO FERREIRA LIMA
Gestão de Qualidade Total
Probabilidade e Estatística
Mestrando em Estatística (USP). Bacharel em Estatística (1983).
Curso de Aprofundamento em Marketing (135ha.) Experiência
profissional como Estatístico. Experiencia docente, lecionando
Estatística, Controle Estatístico de Qualidade e Analise
Estatística nas Faculdades Capital desde 1987 e na Faculdade
Anhembi Morumbi a disciplina Estatística. Aprovado pelo Parecer
CFE 854/89 para lecionar Estatística.
18. MARIA ELISA MATTOS PIRES FERREIRA
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º Graus
Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Doutorado e Mestrado em Educação, area: Supervisão e Currículo
(PUC/SP). Licenciada em Pedagogia, habilitação em Administração
Escolar de 1º e 2º Graus (Faculdade de Educação Campos Sales
1973). Bacharel e Licenciada em Física (1969). Experiência
docente, lecionando nas Faculdades Anhembi Morumbi as
disciplinas Currículos e Programas e Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º e 2º Graus. Aprovada pelo Parecer CFE nº 476/93
para lecionar Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º
Graus.
19. MARIA INES RIVA
Análise de Sistemas Administrativos
Gestão de Qualidade Total
Mestrando em Administração,, Área de concentração em
Administração Contábil e Financeira (em fase de elaboração de
tese) FGV. Curso de Informática para Administradores (FGV).
Curso de Administração (Universidad de Buenos Aires).
Experiência profissional como Administrador de Empresas.
Experiência docente, lecionando Planejamento e Controle de
Produção, Contabilidade Financeira e Contabilidade de Custos na
FGV/SP.
20. PEDRO CARLOS BISSETTI
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do
Estado deo Paulo (1968). Licenciado em Pedagogia pela
F.F.C.L. José Olympio (1979). Aprovado pelos Pareceres 163/74,
599/84, 717/86 e 471/92 para lecionar Educação Física.
Professor de Educação Física nas Faculdades Anhembi Morumbi.
TITULAÇÃO
DOUTOR
DOUTORAMENTO
MESTRE
MESTRANDO
ESPECIALIZAÇÃO
GRADUADO
TOTAL
Nº
04
01
01
06
07
05
24
%
16,7
4,2
4,2
25,0
29.1
20,8
100%
-
PARECER TÉCNICO SOBRE AS CONDIÇÕES DE
FUNCIONAMENTO DO CURSO DE MATEMÁTICA
- LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO
COM CONCENTRAÇÃO CURRICULAR EM
SISTEMAS E GERENCIAMENTO ADMINIS-
TRATIVO, PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO, A
SER MINISTRADO PELA FACULDADE ANHEMBI
MORUMBI
PARECER TÉCNICO
1- INTRODUÇÃO
Em atendimento à solicitação da Comissão do
Acompanhamento no processo de transformação da Faculdade
Anhembi Morumbi , mantida pelo Instituto SuperiOr de
Comunicação Publicitária, em Universidade Anhembi
Morumbi, pela via de autorização, com vistas ao
oferecimento do Curso de Matemática - Habilitações,
Licenciatura e Bacharelado, visando a Expansão dos Cursos
de Graduação do seu Projeto de Universidade, emito o
seguinte Parecer técnico sobre as condições de
funcionamento do referido cursa, para fins de
autorização.
0 presente parecer técnico pautou-se na análise
do Projeto de Autorização do Curso em apreço, bem como
na constatação "in loco" dos dados e informações
fornecidos pelo mesmo e na análise da estrutura
curricular com a ementa e bibliografia especificai de cada
disciplina, levando em consideração a concepção, os
objetivos propostos, a natureza, a justificativa da
necessidade social e o perfil profissiográfico do futuro
profissional do referido Curso. Foi objeto de constatação
específica a infra-estrutura fisica, o acervo
1
bibliográfico,, os equipamentos computacionais existentes,
os laboratórios colocados ã disposição dos estudantes, e
o corpo docente proposto para ministrar as disciplinas do
Curso em questão.
2- DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ABRIGARA O CURSO
PRETENDIDO
A Faculdade Anhembi Morumbi que, atualmente,
oferece diversos cursos de graduação, conforme pode ser
constatado em seu Projeto de Universidade, tem plenas e
totais condições para abrigar mais este curso, que
certamente estará proporcionando novas opções àqueles
estudantes que buscam neste estabelecimento um ensina de
(qualidade e de aspecto inovador .
3- DO CURSO - OBJETO DO PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO
3.1- Dados Gerais
a) Denominação:
Curso de Matemática -- Habilitações Licenciatura Plena e
Bacharelado com concentração em
Sistemas e Gerenciamento
Administrativo
b) Número de Vagas e Turno de Funcionamento:
120 vagas totais anuais, no diurno.
c) Regime do Curso:
Seriado Anual
d) Carga Horária Total:
Licenciatura Plena; 27S8 h/a
Bacharelado: 2720 h/a
e) Integração da Carga Horária:
A integração da carga horária, conforme grade curricular,
dar-se-â em quatro anos, sendo as aulas de 50 minutos de
Segunda a sexta feira.
3.2- Características do Profissional e Campo de Atuação
0 Curso em questão visa habilitar profissionais
para:
- atuarem nas escolas de 1º e_ graus com o
discernimento necessário para valorizar os aspectos
humanisticos e pedagógicos;
o estudo e pesquisa em ciências matemáticas
fundamentais, investigando e buscando a aplicação de
seus princípios e técnicas nos diversos campos
científicos; e tecnológicos, bem como para o ensino das
disciplinas dessa área
- capacitá-los na utilização de computadores e no
processamento de informações para fins técnicos,
administrativos e gerenciais, dotando-os de formação
básica e habilitação prática, mediante o uso eficiente
das recursos computacionais e dos sistemas operacionais
á sua disposição, a a selecionar alternativas do ponto
de vista, de economicidade e de eficácia para
tratamento da informação a ser processada;
-- atuar na interface da matemática com outras áreas do
conhecimento, principalmente, àquelas ligadas às
administrativas e gerenciais das empresas em geral ;
- atuar como docente em instituição de ensino superior,
bem como participar de programa de pós-graduação à
nivel de mestrado e doutorado.
3.3 Estrutura Curricular
Os Planos Curriculares das Habilitações do curso
pretendido, estão coerentemente estruturados tendo em
vista o profissional que se deseja formar, constante da
concepção, objetivos e perfil profissiográfico do curso,
atendendo dessa forma, também, às necessidades do mercado
de trabalho da grandeo Paulo e de todo o estado.
4
a) Habilitação Licenciatura Plena
O elenco das disciplinas constante da grade
curricular, além de estar de acordo com a Resolução CFE
s/na de .14/11/62, contempla de forma adequada a formação
especifica do futuro profissional, bem como a sua
formação geral , inclusive o enfoque na áreas. de
informática visto como uma exigência de modernidade na
area de educação, e mostrando um perfil nitido de
professor de 1º e 2º graus. No quadro que segue,
verificamos o peso com que as disciplinas contemplam as
diversas áreas da formação do profissional.
Areas
Matemática
Física
Comunicação e Expressão
Pedagógica
Informática
Complementar
Estágio Supervisionado
(Pratica de Ensino)
TOTAL
de
Disciplinas
10
3
6
26
Carga
Horária
1224
204
204
204
476
340
136
2788
No total do quadro acimao estão computadas as 68
horas\aula de Educação Física.
As disciplinas constante da grade curricular
possui uma boa adequação dos conteúdos a serem
ministrados, estabelecendo um grau de aprofundamento
crescente em busca dos objetivos propostos. As
referências bibliográficas indicadas para cada
disciplinaso atualizadas e fundamentais.
A Prática de Ensino, sob a forma de Estágio
Supervisionado, está proposta para ser desenvolvida no
último ano do Curso, num total de 136 horas/aulai, e
consistindo no acompanhamento do desempenho dos alunos,
em situações reais de trabalho nas escolas; de 1º e 2º
graus, devidamente conveniadas. O estágio possui normas e
roteiros já elaborados, abrangendo todas as atividades a
serem executadas, conforme regulamento aprovado pelo
Colegiado competente, cuja execução habilitá-la-á ao
exercício cio magistério.
O Estágio Supervisionado visa, portanto, propiciar
,9. Complementação do ensino e da aprendizagem sendo
planejado, executado, acompanhado e avaliado em
conformidade com o currículo, programa e calendário
escolar, afim de se constituir em instrumento de
integração, de aperfeiçoamento e de relacionamento
humana
Finalmente, segundo a nossa visão, a proposta
Curricular do Curso de Matemática Habilitação
6
Licenciatura Plena, temos a certeza, permitirá aos
egressos de Curso, um ensino de boa qualidade, garantindo
uma formação sólida e adequada para o desempenho de suas
funções inerentes ao seu campo de trabalho, ou seja, o
magistério de Matemática nas escolas de 1º e 2º graus,
bem como o registro em Física e Desenho Geométrico
Habilitação - Bacharelado com concentração em Sistemas e
Gerenciamento Administrativo.
A Instituição sensível com as necessidades reais
do mercado de trabalho onde está inserida, com a
contínua evolução científica e tecnológica da área de
informática, e com o aperfeiçoamento de gerenciamento e
aspectos administrativos das empresas, propõe uma
estrutura curricular para o Curso de Matemática - visando
atender aos apelos das necessidades acima mencionadas, de
forma que o futura profissional possa utilizar
computadores, redimensionando a gerência administrativa
junto aos diversos segmentas das empresas, bem como
permitir o aprofundamento da formação acadêmica na área
de Matemática, capacitando os profissionais para
participarem de estudos mais avançados nessa área
O elenco das disciplinas constante da grade
curricular contempla de forma adequada a formação
específica do futuro profissional, bem como de sua
7
formação geral, inclusive as enfoques nas áreas de
informática a de gerenciamento administrativo das
empresas, que está basicamente concentrada em 5 (cinco)
area
No quadro a seguir, podemos verificar o peso com
que as disciplinas contemplam as diversas áreas, e o peso
com que cada área contribui na integralização curricular,,
Áreas
Matemática
Física
Comunicação e Expressão
Informática
Complementar Específica
Projeto Especifico
TOTAL
Nº de
Disciplinas
10
2
6
4
1
Carga .
Horária
1224
204
204
476
476
136
2720
A proposta curricular apresentada, com o devido
desdobramento das ementas e indicações bibliográficas
próprias e atuais, para cada disciplina, apresenta tanto
na área especifica. como na complementar, uma boa
adequação com seqüência de conteúdos bem construídos,
estabelecendo um grau de aprofundamento crescente, tanto
para a formação básica como para as especificas em
informática e gerenciamento, em busca da concepção
S
proposta para o curso,
Consta da proposta que a disciplina "Projeto e
Desenvolvimento de um Sistema", consistirá no
planejamento e execução de um projeto final de curso,
consubstanciado numa monografia sobre um sistema a ser
desenvolvido, apresentado em defesa oral, afim de
verificar o desempenho técnico e a qualificação obtida
durante o Curso.,
A proposta curricular, ao nosso ver, é adequada ao
momento tecnológico e de mercado que se vive e exigida,
estando de acordo com as características da Instituição,
quanto aos aspectos inovadores de seus cursos, e ternos a
plena certeza, garantirá um ensino de boa qualidade
propiciando uma formação solida e adequada para o
desempenho das funções inerentes ao profissional egresso
dessa habilitação, no seu campo de trabalho.
4- UNIDADES DE APOIO
4.1 Centro de Processamento de Dados e Laboratórios de
Informática
A Instituição possui um Centro de Processamento de
Dados onde, em seus equipamentos , estão a implementados as
sistemas relacionados com as partes acadêmica e
administrativa.
Os laboratórios de informática, em número de
06(seis) queo suportes aos alunos dos cursos da
Instituição, uma vez que todos oferecem disciplinas da
Area. de informática, possuem equipamentos; modernos e de
última geração, estando devidamente estruturado para
oferecer aos alunos um aprendizado adequado e de alto
nível nessa área.
Além desses laboratórios, a instituição possue
mais 02(dois),, o de multimídia e o de computação gráfica,
com configuração própria para atender a demanda dos
cursos que dele necessitam para desenvolver as atividades
próprias de ensino, oferecendo assim um aprendizado
qualificado aos seus alunos.
Assim os equipamentos computacionais colocados a
disposição dos futuros alunos do Curso de Matemáticao
suficientes e atenderão plenamente a demanda a ser
solicitada na parte prática, pelas disciplinas do Curso.
Em função da característica de caída laboratório, os
alunos da Curso terão a possibilidade de um aprendizado
diversificado, preparando-os de forma mais eficiente,
eficaz e adequada para o mercado de trabalho.
Ao nosso ver, a Instituição está estruturada na
área da informática, possuindo laboratórios muito bem
montados, tanto em números de equipamentos como na.
qualidade. Os mesmos estão a disposição do alunado em
períodos integrais, diurno e noturno., com utilização
10
individual pelos alunos.
A instituição possui softwares básicos para o
desenvolvimento de seus sistemas, entre os quais
gerenciadores de Banco de Dados, bem como desenvolve
software para fins acadêmicos e administrativos.
Em nossa visita à Instituição, pudemos verificar
serem os laboratórios de informática muito utilizados
pelos alunos para a realização prática de seus estudos,
onde em cada um deles possue um monitor adequadamente
preparado para orientar os alunos em suas dúvidas e no
encaminhamento de seus estudos.
A relação dos laboratórios com seus respectivos
equipamentos e softwares disponíveis encontram-se no
projeto de autorização do Curso.
4.2- Biblioteca
A Biblioteca é comum para todos os cursos da
Instituição, estando localizada num prédio próprio de 03
pavimentos, ocupando uma área total de 1.047 m2
aproximadamente, abrigando o acervo e os ambientes de
consulta e de estudos.
Trata-se de um prédio bem amplo com todo a
infraestrutura e condições para o bom atendimento dos
usuários acadêmicos e da comunidade que pertence a
Instituição.
.11
Atualmente o acerva geral da Biblioteca é composto
de 25.863 títulos e 33.956 exemplares de livros com 321
títulos de periódicos..
O acervo das áreas afins do curso está assim
distribuído
Exemplar
263
21
643
1491
1602
3204
82
Com relação ao acervo especifico e das áreas
relacionadas com o Curso, observamos que o mesmo é
suficiente e adequado para o inicio do funcionamento do
Curso.
A expansão do acervo consta da projeto da
Universidade aprovado pelo CFE. Assim sendo,, com a
desenvolvimento do Curso, a Instituição adquirirá, as
referências bibliográficas necessárias para o bom
desempenho dos alunos, bem como para o enriquecimento e
atualização do acerva da biblioteca.
12
Área
Matemática
Física.
Comunicação e Expressão
Economia e Finanças
Administração
Humanas
Informática
Titulo
250
19
328
1019
1021
2142
Os estudantes, além de ter acesso as estantes de
livras para a consulta, tem a possibilidade do empréstimo
domiciliar, Estas; condições de atendimento oferecem uma
maior possibilidade ao estudante de aprimorar seus
conhecimentos, além de despertar o interesse pela leitura
e pesquisa em suas áreas de formação.
A Biblioteca está em processo de informatização
procurando oferecer assim um atendimento de alto nível
aos seus usuários.
A Biblioteca funciona ininterruptamente das 08:00
às 22:45 horas de segunda a sexta-feira e das 08:00 às
14:30 horas, aos sábados, propiciando ao usuário um ótimo
espaço de tempo para a sua utilização, e está sob a
responsabilidade de 6 bibliotecárias habilitadas e 12
auxi1iares de biblioteca.
Tanto o acervo como as dependências da Biblioteca
oferecem aos usuários condições para que os mesmos
busquem nesse setor acadêmico o enriquecimento necessário
ao seu aprendizado. Portanto as condições de
funcionamento, instalações e o acervo da Biblioteca podem
ser considerados de bom nível para os estudantes de toda
a Instituição e, em particular, aos do Curso de
Matemática, objeto de autorização.
5- INFRAESTRUTURA FÍSICA
As dependências para o desenvolvimento das
atividades acadêmicas e administrativaso comuns a
todos os cursos mantidos pela Instituição.
De um forma geral a Faculdade Anhembi Morumbi
oferece um ambiente agradável e acolhedor ao convívio
acadêmico, próprio para o aprendizado, onde suas
instalações estão em bom estado de conservação, bem como
seus mobiliários em boas condições de uso.
6- CORPO DOCENTE
Consta do projeto de Autorização, "Currilum Vitae"
documentado e termo de compromisso do corpo docente
indicado para o Curso de Matemática, cuja análise
apresenta o seguinte perfil:
Ressalta-se que;
todos os graduados possuem parecer para lecionar as
disciplinas a que foram indicados
os graduados possuem experiência profissional , e
portanto, preenchem os requisitos da Resolução do CFE
no 20/77|
todos os professores indicados para o Curso, pertencem
ao quadro de docentes da Instituição.
Analisando detalhadamente os curriculas dos
professores,, foi possível verificar serem os mesmos
habilitados, competentes e adequadamente escolhidos para
ministrar as disciplinas constantes da grade curricular
do Cursos. A maioria deles, além de uma larga experiência
no magistério, possuem experiência profissional da
TITULAÇÃO
Doutor
Doutoramento
Mestre
Mestrando
Especialização
Graduado
TOTAL
NUMERO
4
1
1
6
7
5
24
V.
16.7
4.2
4,2
25,0
29,1
20,8
100,0
trabalhos desenvolvidos em empresas cujas atividades se
relacionam com aquelas queo tratadas nas disciplinas
da estrutura curricular . O conhecimento e experiência
tanto acadêmico quanto profissional, de todo o corpo
docente, temos a plena certeza, contribuirá decisivamente
para o bom desenvolvimento do Curso, propiciando ao
alunado um ensino de boa qualidade
7- APRECIAÇÃO FINAL
Após a analise dos dados apresentados pela
Instituição, reunião com os dirigentes e verificação "in
loco" das informações contidas no projeto de autorização
do curso, conclue-se que:
1) Os objetivos previstos para o Cursoo plenamente
alcançáveis em função de sua concepção, plano
curricular , infra-estrutura e corpo docente;
2) Os dados gerais sobre o número de vagais pretendidas,
turno de funcionamento, regime escolar, carga horária
e tempo médio de integralização curricular foram
verificados e achados conforme;
3) O Currículo Pleno da Habilitação - Licenciatura atende
os mínimos de conteúdo e duração prevista pela CFE e o
disposta na Portaria Ministerial 399/89, enquanto que
o plano de Curso do Bacharelado possui uma estrutura-
curricular bem organizada e, também, com aspecto
inovador
4) As estruturas curriculares a respectivos ementários
encontram-se bem elaborados e coerente com a proposta
do curso.
5) Os recursos materiais necessários á execução do Curso
tais como salas de aulas, bibliotecas e laboratórios
foram verificados e julgados suficientes;
6) 0 Corpo Docente indicado foi objeto de análise
especifica e atende as exigências do CFE quanto a sua
qualificação acadêmica e profissional.
Assim sendo concluo que o Curso de Matemática
Habilitação - Licenciatura e Bacharelada com concentração
curricular em Sistemas e Gerenciamento Administrativo,
tem condições eminentemente favoráveis para o seu pleno
funcionamento,, atendendo as necessidades sociais, já
plenamente demonstradas, pela região deo Paulo e os
anseios da comunidade acadêmica, na formação de um
profissional pronto para atender as suas reais
necessidades.
Com d projeto de implantação da futura
Universidade Anhembi Morumbi , temos a certeza, que
ocorrerão condições ainda melhores para a Instituição, e
em particular para o Curso de Matemática, pois haverá
expansão e ampliações em todos os setores, tais como,
biblioteca, equipamentos para os laboratórios de ensino e
computacional e qualificação e envolvimento continuo do
corpo docente, que certamente contribuirá para garantir a
qualidade de ensino.
Dessa forma, julgo que o referido Curso tem
todas as condições para que a Comissão de Acompanhamento
emita parecer favorável para a sua autorização.
18
IDENTIFICAÇÃO DO RELATÓRIO
1.1. Nº do Processo
1.2. Comissão Verificadora:
- Fernando Fernandes de Aquino, da Universidade do Estado
de Santa Catarina - UDESC
- Lauro Ribas Zimmer, da Universidade do Estado de Santa
Catarina - UDESC
- Vicente Borelli, da Universidade deo Paulo - USP
Membros da Comissão de Acompanhamento do Processo de
Transformação, pela via da autorização, da Faculdade
Anhembi Morumbi, em Universidade Anhembi Morumbi,
designados pela Portaria CFE nº 06, de 19.02.91 e nos
termos da Portaria CFE 54/87.
A Comissão de Acompanhamento solicitou a análise do
processo por especialista da área, cujo Parecer Técnico
foi elaborado em 23.08.1993 pelo Prof. Dr. Décio Botura
Filho, da Universidade Federal deo Carlos, que fica
fazendo parte integrante do presente Relatório.
1.3. Período de Verificação: 21 e 22.09.1993
2. DO CURSO OBJETO DE PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO
2.1. DADOS GERAIS
2.1.1. Denominação: Curso de Matemática (Licenciatura Plena e
Bacharelado)
2.1.2. Ns de Vagas: 120 (cento e vinte) vagas totais anuais
2.1.3. Turno de Funcionamento: Diurno
2.1.4. Regime de Matrícula: Seriado anual
2.1.5. Tamanho médio das turmas: 60 (sessenta) alunos
2.1.6. Carga Horária Total: Licenciatura Plena: 2.788ha
Bacharelado : 2.720ha
2.1.7. Integralização da carga horária: 4 (quatro) anos - mínima e
8 (oito) anos - máximo
2.1.8. Valor proposto para a mensalidade: CR$ 17.000,00 (Dezessete
Mil Cruzeiros Reais) para os de setembro/93
2.2. CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO
O curso, constante do plano de expansão ora proposto pela
Instituição, com funcionamento previsto para 1994, objetiva
habilitar profissionais para:
- atuarem nas escolas de 1º e 2º graus;
- o estudo e pesquisa em ciências matemáticas
fundamentais;
- capacitá-los na utilização de computadores e no
processamento de informações para fins técnicos,
administrativos e gerenciais;
- atuar na interface da matemática com outras áreas do
conhecimento, principalmente, àquelas ligadas às
administrativas e gerenciais das empresas em geral;
- atuar como docente em instituições de ensino superior,
bem como participar de programa de pós-graduação à nível
de mestrado e doutorado.
A concepção do curso mostra-se coerente com os demais
cursos de graduação da Instituição na área da ciência
administrativa, e com o perfil, objetivos gerais e específicos da
futura Universidade.
Enfatiza o especialista em seu parecer, que a proposta "é
adequada ao momento tecnológico e de mercado que se vive e exigido,
estando de acordo com as características da Instituição, quanto aos
aspectos inovadores de seus cursos".
2.3. CURRÍCULO PLENO PROPOSTO
Sobre a estrutura curricular, assim manifesta o Parecer
técnico do especialista:
a) Licenciatura Plena - "o elenco das disciplinas
constante da grade curricular, além de estar de acordo com a
Resolução CFE S/N2 de 14.11.62, contempla de forma adequada a
formação específica do futuro profissional, bem como a sua formação
geral, inclusive o enfoque na área de informática visto como uma
exigência de modernidade na área da educação, e mostrando um perfil
nítido de professor de 1º e 2º graus."
b) Bacharelado - "o elenco de disciplinas constante da
grade curricular contempla de forma adequada a formação específica
do futuro profissional, bem como de sua formação geral, inclusive
os enfoques nas áreas de informática e de gerenciamento
administrativo das empresas, que está basicamente concentrada em 5
(cinco) áreas."
As ementas e a bibliografia básica correspondentes às
disciplinas que integram a grade curricular constam do projeto.
De acordo com o parecer técnico do especialista, "as
disciplinas constantes da grade curricular possui uma boa adequação
dos conteúdos a serem ministrados, estabelecendo um grau de
aprofundamento crescente em busca dos objetivos propostos. As
referências bibliográficas indicadas para cada disciplinao
atualizadas e fundamentais."
O acompanhamento da execução do plano curricular será
feito pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, com
base em: a) anotações do conteúdo programático de cada disciplina
registradas nos diários de classe de cada disciplina; b) avaliação
da compreensão da aprendizagem; c) avaliação da participação em
sala de aula e em atividades de laboratórios e extra-classe;
d) avaliação do desempenho em estágios: e) qualificação da
participação em pesquisas e trabalhos em grupo na área, em
desenvolvimento na Instituição.
Estágio - Licenciatura - A Prática de Ensino, sob a forma
de Estágio Supervisionado, está proposta para ser desenvolvida no
último ano do curso, num total de 13 6ha, consistindo no
acompanhamento do desempenho dos alunos, em situações reais de
trabalho nas escolas de 1º e 2º graus, devidamente conveniadas. 0
estágio possui normas e roteiros já elaborados, abrangendo todas as
atividades a serem executadas, conforme regulamento aprovado pelo
Colegiado competente, cuja execução habilitá-lo-á ao exercício do
magistério.
Bacharelado - A disciplina "Projeto e Desenvolvimento de
Sistema" consistirá no planejamento e execução de um projeto final
de curso, consubstanciado numa monografia sobre um sistema ser
desenvolvido, apresentando em defesa oral, afim de verificar o
desempenho técnico e a qualificação obtida durante o Curso.
2.4. CORPO DOCENTE INDICADO
0 corpo docente indicado é formado por 2 4 (vinte e
quatro) professores, sendo 04 (16,7%) doutores; 01 ( 4,2%)
doutorandos; 01 ( 4,2%) mestres; 06 (25,0%) mestrandos; 07 (29,1%)
especialistas e 05 (20,8%) graduados. Ressalte-se que: todos os
graduados possuem parecer para lecionar as disciplinas que foram
indicados; possuem experiência profissional e que todos os
professores indicados para o curso, pertencem ao quadro de docentes
da Instituição.
Ao analisar o corpo docente, o especialista em seu
parecer expõe que "além de uma larga experiência no magistério,
possuem experiência profissional de trabalhos desenvolvidos em
empresas cujas atividades se relacionam com aquelas queo
tratadas nas disciplinas da estrutura curricular."
Todos, no entender desta Comissão,m qualificação
acadêmico-profissional adequada ao atendimento das exigências do
currículo pleno proposto, além da disponibilidade de tempo,
conforme compromisso firmado com a Instituição.
A relação dos professores, com as respectivas disciplinas
a que se acham habilitados a ministrar, "curricula vitae", seus
comprovantes e termos de compromissos constam do projeto do curso.
Da análise da documentação, conclui a Comissão, podem ser
aceitos os professores indicados para as respectivas disciplinas,
pois atendem às normas do Conselho Federal de Educação (Resolução
CFE nº 20/77).
2.5. RECURSOS MATERIAIS
A Faculdade Anhembi Morumbi está localizada no bairro de
Vila Olimpia, na região sul da Capital. Suas instalações estão
dispostas em 6 unidades localizadas, respectivamente:
a) Unidade I - R. Casa do Ator, nº 90
b) Unidade II - R. Casa do Ator,s 79/87/99/107
c) Unidade III - R. Casa do Ator,s 836/844
d) Unidade IV - R. Quatá,s 128/132/140
e) Unidade V - R. Baluarte, nº 281
f) Unidade Administrativa I - R. Casa do Ator, nº 212/218
g) Unidade Administrativa II - R. Quatá, nº 64
h) Unidade Administrativa III - R. Casa do Ator, nº 304
O Projeto da Universidade Anhembi Morumbi envolve, em
relação ao espaço físico, duas situações distintas:
a) a atual, onde está localizada a Faculdade Anhembi
Morumbi - Campus I;
b) a futura, onde se pretende edificar as novas
instalações da Universidade - o "Campus Interlagos Sul", Campus II;
2.5.1. BIBLIOTECA
A Instituição conta com uma biblioteca geral, perfazendo
uma área total de 1.047m2, abrigando o acervo e os ambientes de
consulta e de estudos.
Atualmente o acervo geral da Biblioteca é composto de
25.863 títulos e 33.956 exemplares de livros, com 321 títulos de
periódicos.
Quanto ao acervo específico, a biblioteca já dispõe de
542 títulos e 582 exemplares.
Com relação ao acervo específico, o parecer técnico
manifesta que " o mesmo é suficiente e adequado para o início de
funcionamento do curso."
A expansão do acervo consta do projeto da Universidade
aprovado pelo CFE. Assim sendo, com o desenvolvimento do curso, a
Instituição adquirirá, as referências bibliográficas necessárias
para o bom desempenho dos alunos, bem como para o enriquecimento e
atualização do acervo da biblioteca.
A Biblioteca encontra-se em processo de informatização.
A Biblioteca funciona ininterruptamente das 08:00 às
22:45horas, de segunda a sexta-feira e das 08:00 às 14.30 horas,
aos sábados e está sob a responsabilidade de 6 bibliotecárias
habilitadas e 12 auxiliares.
2.5.2. - LABORATÓRIOS
A Instituição iniciou, a partir de 1990, a informatização
em seus procedimentos administrativos e adminitrativo-acadêmico,
tendo muito antes introduzido o estudo da informática nos seus
cursos de graduação.
O Centro de Informática implantado hoje pela Instituição
já conta com oito laboratórios equipados com 4 00 microcomputadores,
impressoras e equipamentos para impressão gráfica e impressão a
laser, ocupando uma área total de 1.606 m2, distribuídas em 10
salas nas três Unidades.
Consta do processo relação dos laboratórios com seus
respectivos equipamentos e softwares disponíveis.
A Comissão de Acompanhamento constatou "in loco" a
existência dos referidos laboratórios e seus componentes.
Sobre os laboratórios o Parecer Técnico do Especialista
enfatiza que "os equipamentos computacionais colocados à disposição
dos futuros alunos do Curso de Matemáticao suficientes e
atenderão plenamente a demanda a ser solicitada na parte prática,
pelas disciplinas do Curso. Em função da característica de cada
laboratório, os alunos do curso terão a possibilidade de um
aprendizado diversificado, preparando-os de forma mais eficiente,
eficaz e adequada para o mercado de trabalho."
3. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ABRIGARÁ O CURSO
3.1. ATIVIDADES-FIM
A Instituição vem desenvolvendo desde 1989, pelo Centro
de Aperfeiçoamento e Especialização -CEAFAM, cursos de pós-
graduação "lato sensu", visando ã capacitação docente e à formação
de profissionais especializados.
Segundo o relatório de 1989 a 1991, foram oferecidos
cursos de Administração Hoteleira, Organização e Administração da
Recreação, Comunicação e Marketing, Comunicação Empresarial,
Administração da Competitividade, Gestão de Negócios
Internacionais, Administração e Marketing.
Ao longo desses vinte e um anos de existência, a Anhembi
Morumbi vem desenvolvendo a extensão, por meio de atividades, como:
cursos extracurriculares, semanas de estudo, eventos culturais,
projetos especiais (Projeto Brasil 2000, Programas de Estudos
Internacionais e Programa de Visitas Institucionais), Centros de
Estudos de Idiomas e de Informática, Programas Culturais e
Informativos pela Rádio Brasil 2 000, Bolsa de Empregos e de
Campanhas Comunitárias, cujo desenvolvimento se encontra
devidamente relacionado no Anexo X do Projeto de Universidade.
A Anhembi Morumbi de forma sistemática criou centros
específicos para, com alunos e professores de graduação,
desenvolver atividades de pesquisa, como o Centro de Pesquisas
Turísticas (CEPETUR) e o Centro de Pesquisas Aplicadas de
Comunicação (CEPAC). No decorrer de todas as séries dos cursoso
desenvolvidos projetos de pesquisas como método de estudo e
iniciação do método científico.
3.2. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA: plenamente adequada, como já
referido nos itens específicos 2.5.1 e 2.5.2.
3.3. CORPO DOCENTE
a. Plano de qualificação: Conforme consta do seu projeto de
transformação em Universidade, aprovado pelo Parecer CFE 469/92, a
Instituição expressa sua política de Recursos Humanos nos
ordenamentos internos, que consistem no Plano de Carreira de Pessoal
Docente, o Plano de Cargos e Salários, o Programa Institucional de
Capacitação Docente, o Plano de Cargos e Salários e de Carreira do
Pessoal Técnico-Administrativo, critérios de recrutamento e seleção
e o sistema de acompanhamento e desempenho.
e. Indice de Freqüência às aulas: bom, com poucas
ausências.
3.4. PLANO ANUAL DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
Quanto aos recursos financeiros, estes já foram alvo de
análise no Parecer CFE 469/92 - Planejamento Econômico-Financeiro,
que aprovou a implantação do projeto de transformação da
Instituição em Universidade.
3.5. CORPO DISCENTE
Visto globalmente, o corpo discente se caracteriza por
bom índice de freqüências às aulas e aproveitamento escolar.
A Instituição tem realizado regularmente importantes
pesquisas para melhor conhecer o perfil de seus alunos, analisando
os candidatos ao concurso vestibular, os alunos ingressantes, os
demais matriculados com o objetivo de conhecer suas potencialidades
e interesses adequando a proposta educacional a sua clientela.
Analisa também o desempenho e adaptação do egresso no mercado de
trabalho a fim de receber os subsídios necessários à avaliação e
retroalimentação pedagógica.
O corpo discente tem participação nos colegiados da
Instituição.
4. CONCLUSÃO
Considerando o Projeto do Curso ora proposto, analisado
pelo Parecer Técnico do Especialista;
Considerando o Projeto de Transformação da Faculdade
Anhembi Morumbi em Universidade, elaborado sob a orientação da
Comissão, aprovado pelo Parecer CFE nº 469/92 e homologado pelo
Senhor Ministro da Educação em 28.09.92 e publicado no D.O.U. de
29.09.92;
Considerando o conhecimento que a Comissão tem da
Instituição, decorrente do processo de acompanhamento desde
fevereiro de 1991;
Considerando que a Instituição já possui infra-estrutura
laboratorial, de equipamentos e de acervo bibliográfico para a
imediata implantação do curso;
Considerando o planejamento efetuado relativamente às
dependências para o desenvolvimento das atividades práticas;
Considerando, finalmente, a pertinência do curso com o
projeto da futura Universidade Anhembi Morumbi, como devidamente
justificado e, ainda, a sua adequação à realidade geo-econômica,
cultural e social da região de influência da Instituição, esta
Comissão entende que o curso de Matemática, Licenciatura Plena e
Bacharelado, com concentração curricular em Sistemas e
Gerenciamento Administrativo, está em condições de ter o seu
funcionamento autorizado.
o Paulo, 17 de setembro de 1993.
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