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Docente, é digna de louvor a edição semestral da Revista Traves;
sia, que já alcançou 23 números publicados, observando-se sem -
pre um alto padrão de qualidade, tanto no mérito dos artigos
quanto na sua feição gráfica;
- quanto â produtividade dos alunos, porém, tor
na-se mais dificil a averiguação de sua qualidade, por não con
tarem com veículo próprio. Ainda assim, alguns conseguem publi
car,quer em Revista, quer em Suplementos Literários.
5. INTERCÂMBIO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES E CURSOS
O programa mantém intercâmbio com Universida -
des Estrangeiras, como por exemplo a Universidade do Texas e a
Universidade de Minnesota nos Estados Unidos, além da Universi-
dade de Buenos Aires, da Universidade de Lisboa e da Universi-
dade dos Açores, encontrando-se em fase de elaboração um con -
vênio com a Universidade de Coimbra.
6. PRINCIPAIS PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO CURSO
Os problemas mais urgentes com que a Comissão
se defrontou relacionam-se com a já mencionada defasagem entre
o potencial do Corpo Docente e o espaço físico de que dispõe.
Considerando que tal inadequação provoca forçosamente prejuízo
de rendimento dos trabalhos acadêmicos, é mister que se encon -
tre uma imediata solução para essa falha;
- com relação, especificamente, â situação dos
alunos, observou-se que a maioria deles, beneficiada com bolsas
de estudos, vem sendo penalizada pelo atraso no recebimento das
mesmas. Esse impasse não se deve apenas â demora na liberação
dos recursos na fonte financiadora como também à lentidão buro-
crática inerente â sua tramitação. Cumpre ressaltar os efeitos
negativos de tal situação sobre o rendimento do Corpo Discente;
- as perspectivas do Curso são as mais promisso-
ras, tanto assim que, na sua reestruturação, abriu-se espaço pa_
ra a criação de uma nova área de concentração, em Teoria Literá-
ria.
- as perspectivas do Curso de Pós-Graduação em
Letras, na área de Teoria Literária, são as mais promissora, tan
to pelo enriquecimento recíproco, relativamente à área já exis-
tente de Literatura Brasileira, quanto no que respeita â abertu
ra na direção dos estudos interdisciplinares, como é o caso da