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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO LEMENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ALEC SP
ASSUNTO:
Autorização (Fase do Projeto) para criação do curso de Administração
da Faculdade de Ciências Administrativas de Leme.
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN
CÂMARA ou COMISSÃO
PARECER Nº 565/93
CESU APROVADO EM: 31/08/93
PROCESSO
Nº23001.000767/90-54
1 • RELATÓRIO
REF.PR0C.Nº 23001.000774/90-10
A Associação Lemense de Educação e Cultura - ALEC
protocolou no prazo fixado por este Conselho, em 1990
Carta-Consulta para criação, pela via da autorização, da
Universidade de Leme, nos termos da. Resolução CFE 03/83 e
Posteriormente, com a devida atualização, na Resolução CFE
03/91 e Portaria CFE nº 21/90.
Em 28 de março de 1991, o então Conselheiro-Relator
recebeu da Comissão de Consultores designada pela Portaria
CFE nº 15/91, o Relatório da análise preliminar efetuada
visita realizada nas instalações da instituição, que opinou
favoravelmente pela viabilidade da proposta apresentada, nos
termos da legislação em vigor, em especial, da Portaria CFE
nº 21/90.
Em função da demora das análises posteriores pela emissão
de novas normas restritivas ao andamento natural dos
processos, a instituição protocolou neste Conselho, pedido
de sobrestestamento do pedido de criação da Universidade -
Cf. Processo nº 23001.000774/90-10, solicitando entretanto
a continuidade dos seus processos de criação dos cursos
superiores isolados, constantes no plano de expansão da universidade.
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O plenário do CFE, em apoio à decisão da Comissão
Especial de Universidades, aprovou, pelo Parecer nº 131/93,
de 17/02/93, a pretensão da requerente de ter continuidade
de tramitação dos seus cursos nos termos solicitados, e
opinou pelo arquivamento do processo de criação da
universidade.
Nos termos da Resolução CFE nº 01/93, e do Decreto nº
359/91, a CAPLAN/CFE analisou a Carta-Consulta do referido
curso de ADMINISTRAÇÃO, opinando favoravelmente, pela sua
aprovação, nos termos do Parecer nº 328/93 (D.O.U. de 18 de
junho de 1993) quanto à:
a) qualificação, situação jurídica, fiscal e parafiscal,
e situação econômico-financeira da entidade mantenedora;
b) necessidade social do curso, tendo em vista as
condições de oferta e demanda, além das características
sociais e educacionais da região;
c) comprovada disponibilidade de recursos humanos, em
especial, do corpo docente e de dirigentes, instalações,
capacidade permanente de manutenção do curso.
No referido Parecer a CAPLAN/CFE fixou o prazo de 90 dias
para que a instituição apresentasse ao CFE o Projeto do
Curso em questão, para análise da CESU/CFE, o que foi feito
no Protocolo, em 22 de julho p.p.
2. ANALISE DO PROJETO:
O Projeto do Curso de Administração foi analisado e
achado conforme, tendo a instituição cumprido todos os
requisitos exigidos na Resolução CFE nº 01/93, a saber:
2.1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e
institucionais:
0 Projeto apresenta claramente todo embasamento
legal do Curso de Administração, atendendo a Resolução CFE
s/n de 08/07/66, que fixou seus mínimos de conteúdo e
duração, a partir do Parecer nº 307/66 de 08 de julho de
1966 do então Conselheiro Demerval Trigueiro. Cita também a
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Lei Federal 4.709/65 de 09/09/65 que definiu o exercício da
profissão, a Resolução Normativa do C.F.A. nº 04/79, de
07/05/79 que aprovou o Código de Ética. Apresenta ainda a
Lei 7.321/85 de 13/06/85 que alterou a denominação de
Técnico em Administração para Administrador.
A Instituição entende que o mundo de hoje é uma
sociedade composta de organizações voltadas para a produção
de bens e serviços, que devem ser planejadas, cabendo ao
Administrador estabelecer os caminhos, as coordenadas dentro
das organizações. Por isso a Administração, nada mais é do
que a condução racional das atividades de uma organização,
seja ela lucrativa ou não. Em cada organização, portanto, o
Administrador soluciona problemas, dimensiona recursos,
planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua
diagnóstico de situações e outras atividades próprias.
Posto isto, é que a Instituição está concebendo um
Curso de Administração, centrado na idéia de que a tarefa
básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das
pessoas, quer seja na indústria, no comércio, nas
organizações de serviço público, nos hospitais, nas
instituições de ensino, ou em qualquer outra forma de
empreendimento humano.
Os objetivos do curso pleiteado, consistem em:
- desenvolver nos estudantes a habilidade técnica, o
conhecimento de métodos e equipamentos necessários para a
realização de suas tarefas específicas;
- aprimorar a habilidade humana em sua capacidade de
discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas
atitudes e motivações, e
- insistir no aprimoramento da habilidade conceituai
para que os "alunos compreendam as complexidades, a
organização global e ajustamento de comportamento das
pessoas dentro das organizações.
2.2. Perfil profissiográfico do curso com as
características terminais esperadas:
Com base na concepção e nos objetivos traçados, a
Instituição espera formar um Administrador capaz de:
- tomar decisões acertadas e saber implementá-las;
- otimizar resultados e minimizar riscos;
- exercer liderança;
- agir dentro de princípios éticos e morais;
- compreender a abordagem sistêmica no trato dos
problemas administrativos;
- manter um relacionamento social em moldes
cooperativos, baseado no respeito mútuo e na participação
criadora;
- desempenhar suas atividades como profissional
liberal no exercício de funções gerenciais e diretivas ou em
assessoramento e consultoria, em quaisquer organizações ou
órgãos da administração pública direta ou indireta.
2.3. Organização curricular e duração do curso:
A proposta apresentada para a grade curricular
satisfaz plenamente os mínimos preconizados por este
Conselho e estão de acordo com os objetivos traçados para o
curso.
Quanto a distribuição das cargas horárias das
matérias de formação básica e instrumental, profissional,
eletivas e complementares, bem como do estágio
supervisionado, nota-se um estado de equilíbrio em relação
as especificidades dos conteúdos estabelecidos, adequado ao
funcionamento do curso.
O curso, programado com duração mínima de 04
(quatro) anos, terá regime de matrícula por série e
obedecerá a grade curricular proposta que se encontra no
Anexo I.
Dados Gerais do Curso:
. Curso: Administração . Habilitação: Administração
. Grau: Bacharel . Número de Vagas: 80 (oitenta)
. Número de turmas:01(uma). Duração: 04 (quatro) anos
. Turno de Funcionamento: noturno
. Regime acadêmico: seriado anual
. Módulo Operacional: 36 semanas letivas
. Carga Horária Total: 3.530 h/a
. Vinculação: Faculdade de Ciências Administrativas de
Leme
*
2.4. Ementário das disciplinas do currículo pleno com as
respectivas indicações da bibliografia respectiva:
0 ementário constante do Projeto discrimina os
conteúdos fundamentais a serem desenvolvidos em cada
disciplina mostrando-se adequado aos objetivos do curso.
A bibliografia básica apresentada para cada
disciplina mostra-se perfeitamente atualizada, constituindo-
se em um instrumento eficaz para o acompanhamento dos
conteúdos ministrados e também para apoio das atividades de
pesquisa e extensão propostas.
2.5. Corpo docente para a 1ª série do curso:
O corpo docente proposto para lª série é de 08
(oito) professores, sendo 02 (dois) doutores, 05 (cinco)
mestres e 01 (um) especialista, mostrando um índice de
Qualificação Docente - IQCD igual a 3.4 o que demonstra um
alto nível de titulação. Quanto ao regime de trabalho, 03
(três) professores cumprirão o regime de trabalho integral
de 40 (quarenta) horas, 04 (quatro) professores cumprirão o
regime de trabalho parcial de 20 (vinte) a 30 (trinta) horas
por semana e apenas 01 (um) cumpre o regime de trabalho
especial, com 10 (dez) horas semanais. A Tabela 01 abaixo
quantifica o corpo docente por titulação e regime de
trabalho:
Tabela 01- Corpo Docente por Titulação e Regime de Trabalho
TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO DOCENTES
ACADÊMICA INTEGRAL PARCIAL ESPECIAL
%
NÚMERO
%
NÚMERO
%
NÚMERO
%
ESPECIALISTA
MESTRE
DOUTOR
01
05
02
12.5
62.5
25.0
0
02
01
0
2
5.0
12.5
01
02
01
1
2.5
2
5.0
12.5
0 0
01 12.5
0 0
TOTAL 08 100 03 37.5 04 50.0 01 12.5
Fonte: Diretoria Geral
No Anexo II, encontra-se o Corpo Docente
discriminado, com as principais características.
O Plano de Carreira Docente apresentado, prevê 03
(três) níveis de categorias funcionais, assim definidas
segundo a titulação do professor:
CATEGORIAS TITULAÇÃO MÍNIMA
Prof. Assistente Especialista
Prof. Adjunto Mestre
Prof. Titular Doutor
Este Plano também proporciona incentivo para a
produção científica e intelectual dos professores, como
forma de valorizar o trabalho da pesquisa e da extensão,
através de uma escala de referências, com incentivos
financeiros próprios.
A remuneração do corpo docente obedece ao regime de
trabalho e a categoria funcional em que o professor for
enquadrado, em consonância com a legislação pertinente e o
Planejamento Econômico-Financeiro da Instituição, o qual se
mostra exeqüível e suficiente para o atendimento das
atividades docentes, relativas ao ensino, pesquisa e
extensão.
2.6. Organização administrativa e didático-pedagógica:
0 Regimento da Faculdade de Ciências Administrativas
de Leme apresenta uma estrutura organizacional constituída
Nos órgãos Colegiados está assegurada a
representação discente, nos termos da Lei, como forma de
garantir decisões participativas.
por 03 órgãos de administração, obedecendo a legislação em
vigor, conforme organograma funcional a seguir.:
2.7. Biblioteca, sua organização, acervo de livros e
periódicos, área física e plano de expansão:
A Biblioteca da Faculdade de Ciências
Administrativas de Leme ocupa uma área de 200 m² , dividida
2
em duas salas de 100 m cada, destacando-se, uma para a área
destinada ao acervo e serviços técnicos e outra, para
consulta e estudos, com o respectivo mobiliário.
A Biblioteca adota o sistema de Classificação
Decimal Universal-CDU e possui Regulamento próprio, adequado
às condições iniciais de funcionamento. As informações
constantes do Projeto mostram que os quantitativos do acervo
são de 2.322 títulos e 5.222 exemplares de livros, sendo da
área específica 310 títulos e 1.518 exemplares, para o
início do Curso. Com relação aos periódicos, a Biblioteca
conta com 8 assinaturas de periódicos específicos, sendo 6
nacionais e 2 internacionais, além de outras 4 assinaturas
de periódicos de cultura geral. A Comissão Verificadora
indicará no seu Relatório conclusivo as considerações
pertinentes e comprobatórias das informações oferecidas.
A Instituição firmou convênio, através de Termo de
Cessão de Uso, com a Biblioteca Municipal de Leme,
localizada em área de fácil acesso e próxima ao prédio da
Faculdade. Hoje o seu acervo conta com 36.460 volumes e 65
títulos de periódicos, perfazendo 1.845 fascículos,
abrangendo todas as áreas do conhecimento. A Biblioteca
funcionará contando com os serviços profissionais da Sra.
Heloísa Mansur Renzzo CRB/SP nº 1531, e mais duas auxiliares
administrativas.
A informatização dos serviços da Biblioteca está
proposta pela Instituição, no seu projeto de implantação,
que inclusive, discrimina em seu Planejamento Econômico-
Financeiro, rubrica determinada para sua consecução.
Para o ano de 1994, a Instituição previu ampliação
da área destinada à Biblioteca em mais 200 m² e acervo
conforme mostra a Tabela 02 a seguir, visando atingir um
mínimo de 1.000 títulos de livros, por curso, até a fase de
seu reconhecimento.
Tabela 02 - Plano de expansão do acervo
ANO LIVROS
PERIÓDICOS
TÍTULOS EXEMPLARES NAC. INTERNAC. CULT. GERAL
93 2323 5222 6 2
4
94 . 2974 6124 14 5
10
95 3560 6900 15 6
12
96 3880 7100 16 8
12
97 4280 8100 18 8
13
Fonte: Diretoria Geral
2.8. Edificações
A Faculdade de Ciências Administrativas de Leme,
localizada à Rua Waldemar Silenci, s/nº - Centro - Leme-SP,
ocupar uma área de 13.747,70 m² (treze mil, setecentos e
quarenta e sete metros e setenta decímetros quadrados), onde
foi construído um prédio de dois pavimentos, sendo a área do
2
pavimento térreo de 3.329,49 m (três mil trezentos e vinte
nove metros e quarenta e nove decímetros quadrados), e do
pavimento superior de 896,92 m² (oitocentos e noventa e seis
metros e noventa e dois decímetros quadrados), perfazendo
assim um total de 4.226,41 m² (quatro mil duzentos e vinte e
seis metros e quarenta e um decímetros quadrados) de área
construída.
Tanto o terreno como o prédio, que está totalmente
construído e equipado, foram cedidos sem ônus, pela
Prefeitura Municipal de Leme à Associação Lemense de
Educação e Cultura- ALEC, por 99. (noventa e nove) anos
conforme Lei Complementar nº 09 de 12/09/90. Nos termos da
Carta-Compromisso anexada ao processo, a Prefeitura
Municipal cederá ainda mais 18.000,00 m² (Dezoito mil metros
quadrados) aproximadamente, para o Plano de Expansão da
Instituição.
A área total ocupada atualmente pela Administração
Geral e de Serviços de Apoio é de 469,70 m² e é resultante
da soma das áreas das dependências administrativas da
Diretoria, Secretaria, Administração, Tesouraria,
Expediente, Sala de Professores, Copa/Cantina, Depósitos,
Alojamento com dormitórios, Almoxarifado etc.
0 .espaço físico destinado a salas de aula é
representado por Uma área de 1.232,50 m², é, composta de
13 salas de aulas, assim distribuídas:
9 salas de 100.00 m²
2
3 salas de 87,50 m
2
1 sala de 70.00 m
As áreas de convivência e lazer, como cantina,
galpão, passeios, jardins, etc, perfazem um total de
2
1.101,62 m .
Os espaços físicos destinados aos laboratórios somam
um total de 298,40 m² . São ao todo 04 salas e encontram-se
discriminados na Tabela nº03, a seguir:
Tabela 03 - Laboratórios
Especificação
2
área - M
Informática - 1
100.00
Informática - 2 \
Centro de Treinamento de Recursos
100.00
Humanos
Escritório Piloto de Contabilidade
49.60
48.80
TOTAL 298.40
Fonte: Diretoria Geral
No pavimento térreo existem 4 (quatro) conjuntos de
sanitários, sendo dois masculinos e dois femininos com área
total de 169.74 m² (Cento e sessenta e nove mil e setenta e
quatro decímetros quadrados), acrescidos de mais dois
conjuntos completos no pavimento superior.
A Faculdade de Ciências Administrativas de Leme
pretende nos próximos cinco anos, expandir seus espaços
físicos e dotá-los dos equipamentos e instrumentais
necessários para cumprir seus objetivos e implementar seu
plano de expansão, após a implantação dos 03 (três) cursos
objetos de análise no momento atual.
A distribuição dos espaços físicos de toda área já
construída e as previstas no plano de expansão podem ser
melhor visualizadas na Tabela nº04 a seguir:
Tabela 04 - Distribuição dos Espaços Físicos
Especificação Atual (m²) Expansão (m²)
Salas de aula 1.232,50
+
1.100,00 +
Biblioteca 200,00
2
00,00 +
Laboratórios 298,40
4
00,00 +
Administração 469,70
1
50,00 +
Convivência 1.101,62
9
80,00 +
Sanitários 204,54
2
00,00 +
Anfiteatro 200,00
8
00,00 +
Serviços e Outras 519,65 600,00
TOTAL\ 4. 226,41 + 4.430,00
Fonte: Diretoria Geral
2.9. Laboratórios
Os laboratórios específicos de Informática dispõem
de instalações adequadas e equipamentos de última geração,
em número suficiente para o atendimento das necessidades
práticas do curso: Abaixo são apresentados os quantitativos
dos equipamentos disponíveis e respectiva ampliação, segundo
as informações apensadas ao processo, a serem observadas
pela Comissão Verificadora:
Tabela 05 - Equipamentos dos Laboratórios de Informática
Ano
PC-AT486
Tipo
PC-AT386
Rede
Impressora
Novell
20 01 05 +
1993 01
+ 20 + 01 05
1994 + 01
Total Previsto 02 40 02 10
Fonte: Diretoria Geral
A Instituição informa ainda que estão em
estruturação mais 02 (dois) laboratórios: Escritório Piloto
de Contabilidade e Centro de Treinamento de Recursos
Humanos, que estarão devidamente equipados na oportunidade,
com -material de apoio destinado às aulas práticas e
treinamentos específicos.
2.10. Pesquisa e extensão:
A Instituição pretende promover a investigação
científica através do suporte financeiro próprio ou em
convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos
projetos de melhoria do ensino de graduação. Não pretende
inicialmente promover a pesquisa básica, mas sim, a pesquisa
de apoio às atividades educacionais e as de caráter de
desenvolvimento de tecnologia.
Para colaborar nessas diretrizes, a entidade
mantenedora já deliberou sobre a criação da Revista da
Faculdade de Ciências Administrativas de Leme, veículo de
divulgação da Produção Científica e Intelectual do Corpo
Docente. Essa revista terá a periodicidade semestral, com
corpo editorial próprio e será inicialmente financiada com
recursos da própria entidade.
0 Corpo docente indicado e já comprometido para o
ano inicial do curso solicitado, possui experiência na área
de pesquisa, uma vez que tem sua procedência das
instituições educacionais públicas do Estado de São Paulo.
Numa primeira etapa, a Instituição buscará atingir
algumas metas prioritárias com vistas á institucionalização
da Pesquisa:
1. Estruturação da Coordenadoria de Pesquisa e
Extensão-CPE, como órgão de fomento e coordenação das
atividades da área;
2. Definição de um Programa Institucional de
Pesquisa-PIP, com diretrizes e mecanismos de apoio às
atividades docentes da área;
3. Desenvolvimento de um programa de treinamento de
docentes para as atividades de pesquisa;
4. Fomento e incentivo à realização de projetos de
pesquisa de iniciativa institucional e de caráter
interdisciplinar;
5. Desenvolvimento de um programa de ampliação dos
regimes de trabalho dos docentes, com alocação de hora-
atividade específicas para a investigação e a produção
cientifica;
6. Elaboração de planos e mecanismos de busca de
convênios e parcerias inter-institucionais para suporte
financeiro dos projetos de pesquisa.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá suas
atividades através de:
1. Cursos de Extensão Universitária, Expansão
Cultural e outros congêneres, destinados á comunidade
acadêmica e ao público externo;
2. Cursos e Seminários de treinamento e atualização
profissionais, nas áreas do seus cursos de graduação;
3. Desenvolvimento de projetos integrados de ação
extensionista, de caráter sócio-educativos, esportivos,
recreativos e de promoção social;
' 4. Incrementação de programas de estágios
supervisionados com reais possibilidades de aprendizado
eficaz, nas organizações da comunidade;
5. Promoção de projetos culturais específicos;
6. Desenvolvimento e estruturação de escritórios
pilotos para treinamento pré-profissional nas áreas das
Ciências Gerenciais e da Ciência da Computação;
7. Prestação de serviços às instituições da
comunidade.
A Faculdade priorizará nos 02 (dois) primeiros anos
de funcionamento de seus Cursos, trabalhos ou projetos de
pesquisa e publicações, vinculados principalmente com o
ensino ministrado, tendo como objetivo uma maior integração
dos conhecimentos e para que os alunos possam ter um
aprendizado crítico e comprometido com a realidade
institucional, em estreito atendimento às necessidades da
comunidade.
Os docentes, mestres e doutores, contratados em
Regime de Tempo Parcial ou Integral, trabalharão em 3 (três)
programas assim descritos:
1. PROGRAMA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E INTELECTUAL -
PPCI: destinado a publicação de artigos, teses, monografias
e trabalhos congêneres dos docentes, alunos e especialistas
convidados, para que possa trazer ao público, suas
contribuições ao alargamento dos conhecimentos, objeto de
ensino dos cursos das Faculdades. Este Programa contará com
verba institucional para a publicação de sua Revista.
2. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC: destinado ; a
incentivar a . pesquisa prática, de curto alcance, dos
docentes e alunos, e que seja direcionada para o potencial
das necessidades da região de abrangência do Campus. Este
Programa contará com verba institucional e provavelmente, com
o apoio logístico dos empresários da região, para que os
mesmos, além de colaborarem com a melhoria dos serviços e
produtos, também já desde cedo, encaminhem os alunos para o
mercado de trabalho.
3. PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO - PLD: - destinado a
incentivar os docentes a publicar livros de suas
disciplinas, tomando-as mais realistas para o aluno,
facilitando a aprendizagem e comprometendo a Faculdade com a
melhoria do ensino.
2.11. Planejamento Econômico-Financeiro
O Planejamento Econômico-Financeiro apresentado, foi
elaborado a partir de parâmetros percentuais que levam em
conta o desenvolvimento instituicional para o qüinqüênio
1994/98. Foram utilizados os seguintes parâmetros para
efeito de divisão de despesas:
. 60% dos gastos, com despesa de pessoal;
. 5% com despesas de material de consumo;
. 10% com despesa de capital;
. 1% com despesa de treinamento de pessoal;
. 3% de gastos com bolsas de estudo;
. 1% de gasto com programas de pesquisa e extensão;
. 12,5% de despesas diversas, inclusive a
informatização da biblioteca;
. 1,5% para o fundo de reserva e
. 6% para reinvestimento.
A análise dos dados apresentados no Planejamento
Econômico-Financeiro mostra a viabilidade da execução, com
segurança, do Projeto do curso ora pleiteado, conjuntamente
com os outros 03 (três) cursos solicitados. 3. VOTO DO
RELATOR:
Considerando que o processo já esteve na SESU/MEC para
cumprimento do disposto no Artigo 6º do Decreto nº 359/91 e
que a SESU/MEC o devolveu ao CFE sem qualquer manifestação,
o Relator entende que o requisito exigido foi cumprido e,
tendo presente o atendimento do demais itens do Artigo 16 da
Resolução CFE nº 01/93, o Relator vota favoravelmente pela
aprovação do Projeto do Curso em questão. Nos termos do
Artigo 10 da referida Resolução e, tendo em vista que a
Instituição já reúne as condições para início de
funcionamento do curso de Administração, o Processo deve ser
encaminhado à SESU/MEC para designação da Comissão
Verificadora nos termos do Artigo 20 da Resolução CFE/ nº
01/93.
4. Conclusão da Câmara
ANEXO I
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE LEME CURSO
DE ADMINISTRAÇAO-HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CARGA
HORÁRIA TOTAL: 3.530 h/a - TEMPO ÚTIL: 4 ANOS
SÉRIE DISCIPLINAS C.H.
1. Português Instrumental ......................... 72
2. Informática Básica ............................. 72
3. Filosofia ...................................... 72
lª 4. Matemática ..................................... 144
5.Matemática Comercial e Financeira............... 72
6. Contábil idade Geral ............................ 144
7.Teoria Geral da Administração I................. 144
T 0 T A L ...................................... 720
8. Educação Física ................................ 72*
1. Estatística .................................... 144
2. Informática Aplicada ........................... 72
3.Instituições de Direito Público e Privado ...... 72
2ª 4.Teoria Geral da Administração II ................ 72
5.Teoria Econômica ............................... 144
6.Legislação Social e Trabalhista ................ 72
7 Sociologia das Organizações .................... 72
8.Contabilidade e Análise de Custos .............. 72
T O T A L ..................................... 720
1. Psicologia organizacional....................... 72
2.Administração Mercadológica I .................. 72
3.Pesquisa Operacional e Métodos Quantitativos.... 72
4.Administração de Rec.Materiais e Patrimoniais... 144
3ã 5. Legislação Tributária .......................... 72
6. Economia Brasileira ............................ 108
7.Análise das Demonstrações Contábeis ............ 108
8.Administração Financeira e Orçamentária......... 72
9.Organização, Sistemas e Métodos ................ 72
T O T A L ...................................... 792
1. Legislação e Gestão Ambiental .................. 108
2.Administração de Empr.Comerciais e de Serviços.. 72
3.Administr.de Produção e Operações Industriais... 108
4.Administração de Empresas Agropecuárias......... 72
4ª 5.Administração de Recursos Humanos ............... 144
6.Seminários de Atualização em Administração ..... 108
7.Administração de Sistemas de Informação ........ 72
8.Administração Mercadológica II ................. 144
9. Estágio Supervisionado ......................... 300
10.Trabalho de Conclusão de Curso ................. 170
T 0 T A L ...................................... 1298
Obs. (*) Não computadas na carga horária total.
ANEXO II
Tabela Corpo Docente 4o Curso de Admnistração, para a primeira série
DISCIPLINA
PROFESSOR
TITULAÇÃO
REGIME DE TRABALHO
l.Portuquês Instrumental
Maria Elisa E. Carbonari
Graduda em Letras/PUCCAMP/1973
Mestre em Linguística/PuCAMP/1985
Integral(40 hs)
2.Imformática Básica
Claudette M.M.Vendramini
Graduada em Estatística/UNICAMP/1975
Mestre em Estatística/UNICAMP/1980
Parcial(20 hs)
3.Filosofia
Valmor Balan
Graduado em Teologia/Italia/1966
Mestre em Sociologia/FESP-SP/1970
Doutor em Ciências/FCEA-OSASCO/1974
Integral(48 hs)
4.Matemática
José Luis Poli
Graduado em Matemática/USF/1975
Mestre em Matemática/USP/1983
Integral(40 hs)
S.Matemática Comerc. e Finan.
Nelson Gentil
Graduado em Mateaitica/MACKENZIE/1973
Mestre em Matemática/PUC-SP/1979
Doutor em Matemática/MACKENZIE/1991
Parcial(20 hs)
6.Contabilidade Geral
Clóvis Luis Padoveze
Graduado em Ciên.Cont./PUC-SP/1975
Mestre em Ciên.Cont./PUC-SP
Parcial(20 hs)
7.Teoria Geral da Administração
Helmon
de Oliveira Crúzio
Graduda em Administr./EAE-Bahia/1905
Mestre em Administr./ESAL-MG/1989
Especial(10 hs)
8.Educação Física
Mário de Oliveira Júnior
Graduado em Ed.Física/EEF-S.Carlos/1969
Especilista/Met.Ens.Sup./ICSA-SP
Parcial(20 hs)
Fonte: Diretoria Geral
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