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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO LEMENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ALEC SP
ASSUNTO:
Autorização ( Fase do Projeto) para criação do curso de Ciências Contábeis
da Faculdade de Ciências Administrativas de Leme.
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN
CÂMARA ou COMISSÃO
PARECER Nº 564/93 CESU APROVADO EM: 31/08/93 '
PROCESSO Nº23001.000232/93-90
1 - RELATÓRIO REF.PR0C.NO 23001,000774/90-10
A Associação Lemense de Educação e Cultura - ALEC
protocolou no prazo fixado por este Conselho, em 1990"
Carta-Consulta para criação, pela via da autorização da
Universidade de Leme, nos termos da Resolução CFE 03/83 e
posteriormente, com a devida atualização, na Resolução CFE
03/91 e Portaria CFE nº 21/90.
Em 28 de março de 1991, o então Conselheiro-Relator
recebeu da Comissão de Consultores designada pela Portaria
CFE nº 15/91, o Relatório da análise preliminar efetuada na
visita realizada nas instalações da instituição, que opinou
favoravelmente pela viabilidade da proposta apresentada, nos
termos da legislação em vigor, em especial, da Portaria CFE
nº 21/90.
Em função da demora das análises posteriores pela emissão
de novas normas restritivas ao andamento natural dos
processos, a instituição protocolou neste Conselho, pedido
de sobrestestamento do pedido de criação da Universidade -
Cf. Processo nº 23001.000774/90-10, solicitando entretanto
a continuidade dos seus processos de criação dos cursos
superiores isolados, constantes no plano de expansão da'
universidade.
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O plenário do CFE, em apoio à decisão da Comissão
Especial de Universidades, aprovou, pelo Parecer nº 131/93,
de 17/02/93, a pretensão da requerente de ter continuidade
de tramitação dos seus cursos nos termos solicitados, e
opinou pelo arquivamento do processo de criação da
universidade.
Nos termos da Resolução CFE nº 01/93, e do Decreto nº
359/91, a CAPLAN/CFE analisou a Carta-Consulta do referido
curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS, opinando favoravelmente pela
sua aprovação, pelo Parecer nº 327/93 (D.O.U. de 18 de junho
de 1993) quanto à:
a) qualificação, situação jurídica, fiscal e parafiscal,
e situação econômico-financeira da entidade mantenedora;
b) necessidade social do curso, tendo em vista as
condições de oferta e demanda, além das características
sociais e educacionais da região;
c) comprovada disponibilidade de recursos humanos, em
especial, do corpo docente e de dirigentes, instalações,
capacidade permanente de manutenção do curso.
No referido Parecer a CAPLAN/CFE fixou o prazo de 90 dias
para que a instituição apresentasse ao CFE o Projeto do
Curso em questão, para análise da CESU/CFE, o que foi feito
no Protocolo, em 22 de julho p.p.
2. ANALISE DO PROJETO:
0 Projeto do Curso de Ciências Contábeis foi analisado e
achado conforme, tendo a instituição cumprido todos os
requisitos exigidos na Resolução CFE nº 01/93, a saber:
2.1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e
institucionais:
O Projeto apresenta claramente todo embasamento
legal do Curso de Ciências Contábeis, atendendo a Resolução
CFE nº 03/93 de 05 de outubro de 1992, que fixou seus
mínimos de conteúdo e duração, a partir do Parecer CFE nº
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267/92 de 05 de maio de 1992. Cita também o Decreto-Lei nº
9295/46, de 27/05/46 que definiu e regulamentou o exercício
da profissão.
A Instituição define o curso de Ciências Contábeis
como sendo um veículo de formação profissional de uma
contabilista moderno e atualizado. Moderno, em função do
enfoque curricular adotado, que pretende equipar o aluno-
estudante com as bases mais modernas de conteúdo e de
conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades
contábeis, pois que, preparar o futuro profissional com o
espírito empreendedor e de responsabilidade, para a maior
segurança da organização em que irá trabalhar. Atualizado,
pois pretende dotar o acadêmico com as mais recentes
conquistas tecnológicas para apoio nas sua atividades. Nesse
sentido, estão propostas algumas disciplinas que farão largo
uso dos recursos da informática, assim como da própria
automação dos escritórios.
Entende a Instituição que o contabilista assim
formado terá muito mais condições de trabalho e de preparo
profissional, para atuar como cidadão, em suas tarefas
sociais e responsabilidades para a comunidade e com o
estado, em função do ensino de algumas disciplinas
necessárias. Propõe a Instituição, o preparo do cidadão na
forma explicitada, para que o contabilista não seja
meramente um profissional que produza assentamentos
numéricos e cartorários da realidade das empresas, mas sim,
influencie a própria organização, auxiliando-a na tomada de
decisões.
É com base nesta concepção que o Curso pretende
formar o bacharel em Ciências Contábeis, um profissional que
deverá assumir funções de planejamento, coordenação e
controle das contas e lançamentos das empresas, à luz de uma
cosmovisão mais ampla, definindo sua ação, como uma ação
social dentro da empresa, que visa seu sucesso, com
responsabilidade.
O Curso de Ciências Contábeis tem por objetivo
principal a preparação do profissional Contabilista para o
planejamento, a coordenação, a inventariação patrimonial e o
levantamento de balancetes, proporcionando às organizações,
formas de agir para suprir desperdícios, métodos para
compatibilizar programas de produção e vendas, além de
promover estudos assessores de viabilidades econômico-
financeiras para melhoria dos resultados.
As principais atividades que o Contabilista
realizará estão assim descritas:
a) revisão, perícia e auditoria contábeis;
b) análise e consolidação de balanços patrimoniais;
c) auditoria e análise dos balanços e na sua
elaboração;
d) sistematização e análise de custos diretos e
indiretos;
e) elaboração dos planos de contas e instruções
contábeis apropriadas;
f) organização dos serviços contábeis das empresas ou
escritórios próprios;
g) funções da moderna Controladoria;
h) assistência contábil a órgãos diversos, de
pessoas jurídicas ou físicas; i) análise dos dados
do fluxo de transações, da
produção e da renda; j) análise econômico-
financeira e seus indicadores,
para assessorar às organizações nos seus'
planejamentos e orçamentos futuros; k)
relacionamento com o poder público pela
legislação social e tributária; 1) auditorias e
perícias contábeis; m) na área do magistério técnico
ou Superior e na
pesquisa.
2.2. Perfil profissiográfico do curso com as
características terminais esperadas:
Com base nos objetivos propostos, a Instituição
espera formar um profissional graduado em Ciências Contábeis
capaz de:
- Otimizar resultados e minimizar riscos;
- Agir dentro de princípios éticos e morais na
organização e fora dela, com os órgãos públicos e
fiscalizadores das atividades profissionais e,
principalmente com a sociedade;
- Realizar estudos, projetos perícias, avaliações,
auditorias, consultorias, pesquisas, arbitramentos e
relatórios técnicos relativos à vida contábil das
organizações;
- Controlar as contas e lançamentos financeiros,
formando um quadro global do patrimônio, do fluxo das
transações da produção e renda, das empresas ou negócios;
- Desempenhar suas atividades como profissional
liberal ou não, no exercício das funções gerenciais e
diretivas ou em assessoramento e consultoria, sempre em
consonância com o código de ética profissional, em quaisquer
organizações públicas ou privadas;
- Examinar o desempenho econômico-financeiro das
organizações, elaborar balancetes ou balanços demonstrativos
e realizar análises e pesquisas para resultar em melhor
desempenho funcional e da organização, com precisão dos
dados contábeis;
- Fazer uso racional e profissional das máquinas e
equipamentos disponíveis na organização, ou próprios, que
resultem em maior precisão e qualidade dos serviços
prestados;
- Promover, pelos seus próprios meios ou da
organização o alcance dos objetivos propostos no seu curso e
área de formação profissional.
2.3. Organização curricular e duração do curso:
A proposta apresentada para a grade curricular
satisfaz plenamente os mínimos preconizados por este
Conselho e estão de acordo com os objetivos traçados para o
curso.
Quanto a distribuição das cargas horárias das
matérias de formação básica e instrumental, profissional,
eletivas e complementares, bem como do estágio
supervisionado, nota-se um estado de equilíbrio em relação
as especificidades dos conteúdos estabelecidos, adequado ao
funcionamento do curso.
0 curso, programado com duração mínima de 04
(quatro) anos, terá regime de matrícula por série e
obedecerá a grade curricular proposta que se encontra no
Anexo I.
Dados Gerais do Curso:
Curso: Ciências Contábeis Habilitação: Única
Grau: Bacharel Nº de Vagas: 80 (Oitenta
Nº de turmas: 01 (Uma) Turno: Noturno
Regime: Seriado Anual Duração: 05(Cinco) anos
Módulo Operacional: 36 Semanas Letivas
Carga Horária Total: 3.600 h/a
Vinculação: Faculdade de Ciências Administrativas de
Leme
2.4. Ementário das disciplinas do currículo pleno com as
respectivas indicações da bibliografia respectiva:
0 ementário constante do Projeto discrimina os
conteúdos fundamentais a serem desenvolvidos em cada
disciplina mostrando-se adequado aos objetivos do curso.
A bibliografia básica . apresentada para cada
disciplina mostra-se perfeitamente atualizada, constituindo-
se em um instrumento eficaz para o acompanhamento dos
conteúdos ministrados e também para apoio das atividades de
pesquisa e extensão propostas.
2.5. Corpo docente para a lª série do curso;
O corpo docente proposto para lª série é de 08
(oito) professores, sendo 02 (dois) doutores, 05 (cinco)
mestres e 01 (um) especialista, mostrando um índice de
Qualificação Docente - IQCD igual a 3.4 o que demonstra um
alto nível de titulação. Quanto ao regime de trabalho, 03
(três) professores cumprirão o regime de trabalho integral
de 40 (quarenta) horas, 04 (quatro) professores cumprirão o
regime de trabalho parcial de 20 (vinte) a 30 (trinta) horas
por semana e apenas 01 (um) cumpre o regime de trabalho
especial, com 10 (dez) horas semanais. A Tabela 01 abaixo
quantifica o corpo docente por titulação e regime de
trabalho:
Tabela 01- Corpo Docente por Titulação e Regime de Trabalho
TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO DOCENTES
ACADÊMICA INTEGRAL PARCIAL ESPECIAL
%
NÚMERO
%
NÚMERO
%
NÚMERO
%
ESPECIALISTA
MESTRE
DOUTOR
01
05
02
12.5
62.5
25.0
0
02
01
0
2
5.0
12.5
01
02
01
1
2.5
2
5.0
12.5
0
01
0
0
12.5
0
TOTAL 08 100 03 37.5 04 50.0 01 12.5
Fonte: Diretoria Geral
No Anexo II encontra-se discriminado o Corpo Docente
do Curso, com seus principais indicadores de titulação.
0 Plano de Carreira Docente apresentado, prevê 03
(três) níveis de categorias funcionais, assim definidas
segundo a titulação do professor:
CATEGORIAS TITULAÇÃO MÍNIMA
Prof. Assistente Especialista
Prof. Adjunto Mestre
Prof. Titular Doutor
Este Plano também proporciona incentivo pára a
produção científica e intelectual dos professores, como
forma de valorizar o trabalho da pesquisa e da extensão,
através de uma escala de referências, com incentivos
financeiros próprios.
A remuneração do corpo docente obedece ao regime de
trabalho e a categoria funcional em que o professor for
enquadrado, em consonância com a legislação pertinente e o
Planejamento Econômico-Financeiro da Instituição, o qual se
mostra exeqüível e suficiente para o atendimento das
atividades docentes, relativas ao ensino, pesquisa e
extensão.
2.6. Organização administrativa e didático-pedagógica:
O Regimento da Faculdade de Ciências Administrativas
de Leme apresenta uma estrutura organizacional constituída
por 03 órgãos de administração, obedecendo a legislação em
vigor, conforme organograma funcional a seguir.:
FACULDADE
CONSELHO DEPARTAMENTAL
DIRETORIA
DEPARTAMENTOS
Nos órgãos Colegiados está assegurada a
representação discente, nos termos da Lei, como forma de
garantir decisões participativas.
2.7. Biblioteca, sua organização, acervo de livros e
periódicos, área física e plano de expansão:
A Biblioteca da Faculdade de Ciências
2
Administrativas de Leme ocupa uma área de 200 m , dividida
em duas salas de 100 m² cada, destacando-se uma para a área
destinada ao acervo e serviços técnicos, e outra, para
consulta e estudos, com o respectivo mobiliário.
A Biblioteca adota o sistema de Classificação
Decimal Universal-CDU e possui Regulamento próprio, adequado
às condições iniciais de funcionamento. As informações
constantes do Projeto mostram que os quantitativos do acervo
são de 2.322 títulos e 5.222 exemplares de livros, sendo da
área específica 310 títulos e 1.518 exemplares, para o
início do Curso. Com relação aos periódicos, a Biblioteca
conta com 8 assinaturas de periódicos específicos, sendo 6
nacionais e 2 internacionais, além de outras 4 assinaturas
de periódicos de cultura geral. A Comissão Verificadora
indicará no seu Relatório conclusivo as considerações
pertinentes e comprobatórias das informações oferecidas.
A Instituição firmou convênio, através de Termo de
Cessão de Uso, com a Biblioteca Municipal de Leme,
localizada em área de fácil acesso e próxima ao prédio da
Faculdade. Hoje o seu acervo conta com 36.460 volumes e 65
títulos de periódicos, perfazendo 1.845 fascículos,
abrangendo todas as áreas do conhecimento. A Biblioteca
funcionará com o atendimento e os serviços profissionais da
bibliotecária Sra. Heloísa Mansur Renzzo - CRB/SP 1531 e
mais duas auxiliares que serão contratadas para o início do
funcionamento dos cursos.
A informatização dos serviços da Biblioteca está
proposta pela Instituição, no seu projeto de implantação,
que inclusive, discrimina em seu Planejamento Econômico-
Financeiro, rubrica determinada para sua consecução.
Para o ano de 1994, a Instituição previu ampliação
da área destinada à Biblioteca em mais 200 m² e acervo
conforme mostra a Tabela 02 a seguir, visando atingir um
mínimo de 1.000 títulos de livros, por curso, até a fase de
seu reconhecimento.
Tabela 02 - Plano de expansão do acervo
ANO LIVROS
PE RIÓDICOS
TÍTULOS EXEMPLARES NAC. INTERNAC. CULT. GERAL
93 2323 5222 6 2
4
94 2974 6124 14 5
10
95 3560 6900 15 6
12
96 3880 7100 16 8
12
97 4280 8100 18 8
13
Fonte: Diretoria Geral
2.8. Edificações
A Faculdade de Ciências Administrativas de Leme,
localizada à Rua Waldemar Silenci, s/nº - Centro - Leme-SP,
ocupa uma área de 13.747,70 m² (treze mil, setecentos e
quarenta e sete metros e setenta decímetros quadrados), onde
foi construído um prédio de dois pavimentos, sendo a área do
pavimento térreo de 3.329,49 m² (três mil trezentos e vinte
nove metros e quarenta e nove decímetros quadrados), e do
pavimento superior de 896,92 m² (oitocentos e noventa e seis
metros e noventa e dois decímetros quadrados), perfazendo
2
assim um total de 4.226,41 m (quatro mil duzentos e vinte e
seis metros e quarenta e um decímetros quadrados) de área
construída.
Tanto o terreno como o prédio, que está totalmente
construído e equipado, foram cedidos sem ônus, pela
Prefeitura Municipal de Leme à Associação Lemense de
Educação e Cultura- ALEC, por 99 (noventa e nove) anos
conforme Lei Complementar nº 09 de 12/09/90. Nos termos da
Carta-Compromisso anexada ao processo, a Prefeitura
2
Municipal cederá ainda mais 18.000,00 m (Dezoito mil metros
quadrados) aproximadamente, para o Plano de Expansão da
Instituição.
A área total ocupada atualmente pela Administração
Geral e de Serviços de Apoio é de 469,70 m² e é resultante
da soma das áreas das dependências administrativas da
Diretoria, Secretaria, Administração, Tesouraria,
Expediente, Sala de Professores, Copa/Cantina, Depósitos,
Alojamento com dormitórios, Almoxarifado etc.
O espaço físico destinado a salas de aula é
2
representado por uma área de 1.232,50 m e, é, composta de
13 salas de aulas, assim distribuídas:
2
9 salas de 100.00 m
3 salas de 87,50 m²
2
1 sala de 70.00 m
As áreas de convivência e lazer, como cantina,
galpão, passeios, jardins, etc, perfazem um total de
2
1.101,62 m .
Os espaços físicos destinados aos laboratórios somam
um total de 298,40 m² . São ao todo 04 salas e encontram-se
discriminados na Tabela nº03, a seguir:
Tabela 03 - Laboratórios
Especificação área - M²
Informática - 1 100.00
Informática - 2 100.00
Centro de Treinamento de Recursos
Humanos
49.60
Escritório Piloto de Contabilidade 48.80
TOTAL 298.40
Fonte: Diretoria Geral
No pavimento térreo existem 4 (quatro) conjuntos de
sanitários, sendo dois masculinos e dois femininos com área
total de 169.74 m² (Cento e sessenta e nove mil e setenta e
quatro decímetros quadrados), acrescidos de mais dois
conjuntos completos no pavimento superior.
A Faculdade de Ciências Administrativas de Leme
pretende nos próximos cinco anos, expandir seus espaços
físicos e dotá-los dos equipamentos e instrumentais
necessários para cumprir seus objetivos e implementar seu
plano de expansão, após a implantação dos 03 (três) cursos
objetos de análise no momento atual.
A distribuição dos espaços físicos de toda área já
construída e as previstas no plano de expansão podem ser
melhor visualizadas na Tabela nº 04 a seguir:
Tabela 04 - Distribuição
Especificação
Sa
l
as
de
au
l
a
dos Espaços Físicos
Atual (m
2
) 1.232,50
Expansão (m² )
+ 1.100,00
Biblioteca
200,00
+ 200,00
Laboratórios
298,40
+ 400,00
Administração
469,70
+ 150,00
Convivência 1.101,62 + 980,00
Sanitários 204,54 + 200,00
Anfiteatro 200,00 + 800,00
Serviços e Outras
TOTAL
519,65
4. 226,41
+ 600,00
+ 4.430,00
Fonte: Diretoria Geral
2.9. Laboratórios
Os laboratórios específicos de Informática dispõem
de instalações adequadas e equipamentos de última geração,
em número suficiente para o atendimento das necessidades
práticas do curso. Abaixo são apresentados os quantitativos
dos equipamentos disponíveis e respectiva ampliação, segundo
as informações apensadas ao processo, a serem observadas
pela Comissão Verificadora:
Tabela 05 - Equipamentos dos Laboratórios de Informática
Ano PC-AT486
Tipo PC-
AT386
Rede
Novell
Impressora
1993 01 20 01 05
1994 + 01 + 20 + 01 + 05
Total
Prevista
02 40 02 10
Fonte: Diretoria Geral
A Instituição informa ainda que estão em
estruturação mais 02 (dois) laboratórios: Escritório Piloto
de Contabilidade e Centro de Treinamento de Recursos
Humanos, que estarão devidamente equipados na oportunidade,
com material de apoio destinado às aulas práticas e
treinamentos específicos.
2.10. Pesquisa e extensão:
A Instituição pretende promover a investigação
científica através do suporte financeiro próprio ou em
convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos
projetos de melhoria do ensino de graduação. Não pretende
inicialmente promover a pesquisa básica, mas sim, a pesquisa
de apoio às atividades educacionais e as de caráter de
desenvolvimento de tecnologia.
Para colaborar nessas diretrizes, a entidade
mantenedora já deliberou sobre a criação da Revista da
Faculdade de Ciências Administrativas de Leme, veículo de"
divulgação da Produção Científica e Intelectual do Corpo
Docente. Essa revista terá a periodicidade semestral, com
corpo editorial próprio e será inicialmente financiada com
recursos da própria entidade.
0 Corpo docente indicado e já comprometido para o
ano inicial do curso solicitado, possui experiência na área
de pesquisa, uma vez que tem sua procedência das
instituições educacionais públicas do Estado de São Paulo.
Numa primeira etapa, a Instituição buscará atingir
algumas metas prioritárias com vistas á institucionalização
da Pesquisa:
1. Estruturação da Coordenadoria de Pesquisa e
Extensão-CPE, como órgão de fomento e coordenação das
atividades da área;
2. Definição de um Programa Institucional de
Pesquisa-PIP, com diretrizes e mecanismos de apoio às
atividades docentes da área;
3. Desenvolvimento de um programa de treinamento de
docentes para as atividades de pesquisa;
4. Fomento e incentivo à realização de projetos de
pesquisa de iniciativa institucional e de caráter
interdisciplinar;
5. Desenvolvimento de um programa de ampliação dos
regimes de trabalho dos docentes, com alocação de hora-
atividade específicas para a investigação e a produção
científica;
6. Elaboração de planos e mecanismos de busca de
convênios e parcerias inter—institucionais para suporte
financeiro dos projetos de pesquisa.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá suas
atividades através de:
1. Cursos de Extensão Universitária, Expansão
Cultural e outros congêneres, destinados á comunidade
acadêmica e ao público externo;
2. Cursos e Seminários de treinamento e atualização "
profissionais, nas áreas do seus cursos de graduação;
3. Desenvolvimento de projetos integrados de ação
extensionista, de caráter sócio-educativos, esportivos,
recreativos e de promoção social;
>
4. Incrementação de programas de estágios
supervisionados com reais possibilidades de aprendizado
eficaz, nas organizações da comunidade;
5. Promoção de projetos culturais específicos;
6. Desenvolvimento e estruturação de escritórios
pilotos para treinamento pré-profissional nas áreas das
Ciências Gerenciais e da Ciência da Computação;
7. Prestação de serviços às instituições da
comunidade.
A Faculdade priorizará nos 02 (dois) primeiros anos
de funcionamento de seus Cursos, trabalhos ou projetos de
pesquisa e publicações, vinculados principalmente com o
ensino ministrado, tendo como objetivo uma maior integração
dos conhecimentos e para que os alunos possam ter um
aprendizado crítico e comprometido com a realidade
institucional, em estreito atendimento às necessidades da
comunidade.
Os docentes, mestres e doutores, contratados em
Regime de Tempo Parcial ou Integral, trabalharão em 3 (três)
programas assim descritos:
1. PROGRAMA DE PRODUCÃO CIENTÍFICA E INTELECTUAL -
PPCI: destinado a publicação de artigos, teses, monografias
e trabalhos congêneres dos docentes, alunos e especialistas
convidados, para que possa trazer ao público, suas
contribuições ao alargamento dos conhecimentos, objeto de
ensino dos cursos das Faculdades. Este Programa contará com
verba institucional para a publicação de sua Revista.
2. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC: destinado
a incentivar a pesquisa prática, de curto alcance, dos
docentes e alunos, e que seja direcionada para o potencial
das necessidades da região de abrangência do Câmpus. Este
Programa contará com verba institucional e provavelmente,
com o apoio logístico dos empresários da região, para que os
mesmos, além de colaborarem com a melhoria dos serviços e
produtos, também já desde cedo, encaminhem os alunos para o
mercado de trabalho.
3. PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO - PLD: - destinado a
incentivar os docentes a publicar livros de suas
disciplinas, tornando-as mais realistas para o aluno,
facilitando a aprendizagem e comprometendo a Faculdade com a
melhoria do ensino.
2.11. Planejamento Econômico-Financeiro
O Planejamento Econômico-Financeiro apresentado, foi
elaborado a partir de parâmetros percentuais que levam em
conta o desenvolvimento institucional para o qüinqüênio
1994/98. Foram utilizados os seguintes parâmetros para
efeito de divisão de despesas:
. 60% dos gastos, com despesa de pessoal;
. 5% com despesas de material de consumo;
. 10% com despesa de capital;
. 1% com despesa de treinamento de pessoal;
. 3% de gastos com bolsas de estudo;
. 1% de gasto com programas de pesquisa e extensão;
. 12,5% de despesas diversas, inclusive a
informatização da biblioteca;
. 1,5% para o fundo de reserva e
. 6% para reinvestimento.
A análise dos dados apresentados no Planejamento
Econômico — Financeiro mostra a viabilidade da execução, com
segurança, do Projeto do curso ora pleiteado, conjuntamente
com os outros 03 (três) cursos solicitados. 3. VOTO DO
RELATOR:
Considerando que o processo já esteve na SESU/MEC para
cumprimento do disposto no Artigo 6ºdo Decreto nº 359/91 e
que a SESU/MEC o devolveu ao CFE sem qualquer manifestação,
o Relator entende que o requisito exigido foi cumprido e,
tendo presente o atendimento do demais itens do Artigo 16 da
Resolução CFE nº 01/93, o Relator vota favoravelmente pela
aprovação do Projeto do Curso em questão. Nos termos do
Artigo 10 da referida Resolução ,e, tendo em vista que a
Instituição ja reúne as condições para início de
funcionamento do curso de Ciências Contábeis, o Processo
deve ser encaminhado à SESU/MEC para designação da Comissão
Verificadora nos termos do Artigo 20 da Resolução CFE/ nº
01/93.
4. Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
ANEXO I
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE LEME
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - C.H.: 3.600 h/a -DURACÃO: 5 anos
SÉRIE DISCIPLINAS C.H.
1. Português Instrumental ......................... 72
2. Informática Básica ............................. 72
3.Ciências Humanas e Sociais ..................... 72
lª 4. Matemática ..................................... 144
5.Matemática Comercial e Financeira............... 72
6. Contábil idade Geral ............................ 144
7.Teoria Geral da Administração I................. 144
T 0 T A L ...................................... 720
____8. Educação Física ................................ 72*
1. Estatística .................................... 144
2. Informática Aplicada............................ 72
3. Direito e Legislação ............................. 72
2ª 4.Teoria Geral da Administração II ................ 72
5. Teoria Ecomica ............................... 144
6.Legislação Social e Trabalhista................. 72
7 Sociologia das Organizações..................... 72
8. Contábil idade e Análise de Custos............... 72
______ T 0 T A L ..................................... 720
1. Psicologia Organizacional ...................... 72
2. Mercadologia ................................... 72
3.Pesquisa Operacional e Métodos Quantitativos.... 72
4. Contabilidade Gerencial ......................... 144
3ª 5. Legislação Tributária........................... 72
6. Economia Brasileira ............................ 72
7.Análise das Demonstrações Contábeis ............ 72
8.Administração Finan. e Orçamento Empresarial.... 72
9.Organização, Sistemas e Métodos ................ 72
______ T 0 T A L ...................................... 720
1. Auditoria ..................................... 144
2. Contábil idade Pública .......................... 72
3.Administração de Empr.Comerciais e de Serviços.. 72
4ª 4.Controladoria ................................... 72
5.Administração de Recursos Humanos .............. 144
6.Seminários de Atualização em Contabilidade ..... 72
7.Administração de Sistemas de Informação ........ 72
8.
Comercial......................................... 72
.................................................
TOTAL.................................................
1. Ética Geral e Profissional ..................... 72
2. Perícia Contábil ............................... 144
3. Contábil idade Aplicada ......................... 72
5ª 4. Política dos Negócios ............................ 72
5.Tópicos Especiais em Contabilidade ............. 144
6. Projetos ....................................... 72
7.Estrutura e Análise Téc.do Mercado de Capitais.. 144
T 0 T A L 720
Obs. (*) Não computadas na carga horária total.
ANEXO II
Tabela Corpo Docente do Curso de Ciências Contábeis, para a primeira série
DISCIPLINA
PROFESSOR
TITULAÇÃO
REGIME DE TRABALHO
l.Português Instrumental
Maria Elisa E. Carbonari
Graduada em Letras/PüCCAMP/1973
Mestre em Linguística/PUCANP/1985
Integral(40 hs)
2.Infomática Básica
Claudette N. N. Vendramini
Graduada em Estatística/UNICAMP/1975
Mestre em Estatistica/UNICAMP/1980
Parcial(20 hs)
3.Filosofia
Valmor Bolan
Graduado em Teologia/Itália/l966
Mestre em Sociologia/FESP-SP/1970
Doutor em Ciências/FCEA-
O
SASCO/l976
Integral(40 hs)
4.Matemática
José Luis Poli
Graduado em Matemática/USP/1975
Mestre em Matemática/USP/1983
Integral(40 hs)
5.Matemática Comerc. e Finan.
Nelson Gentil
Graduado em Matemática/MACKENZIE/1973
Mestre em Matemática/PUC-SP/1979
Doutor em Matemática/MACKENZIE/l991
Parcial(20 hs)
6.Contabilidade Geral
Clóvis Luis Padoveze
Graduado em Ciên. Cont. /PUC-SP/1975
Mestre em Ciên.Cont./PUC-SP
Parcial(20 hs)
7.Teoria Geral da Admnistração
Heln
ON
de Oliveira Crúzio
Graduado em Administr./EAE-Babia/1985
Mestre em Administr./ESAL-MG/l989
Especial(10 hs)
8.Educação Física
Mário de Oliveira Junior
Graduado em Ed.Fisica/EEF-
S.Carlos/1969
Especialista/Met.Ens.Sup./ICSA-SP
Parcial(20 hs)
Fonte: Diretoria Geral
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Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
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