O Parecer CFE nº 161/86 (Documenta (303):23) ao analisar a
reforma do currículo mínimo de Pedagogia, incentivou as ins-
tituiçoes de ensino superior a realizarem experiências curricula-
res, inclusive com inovações em relação às habilitações, nessa im-
portante licenciatura. A proposta de alteração curricular do curso
de Pedagogia, bem como a criação de habilitações, apresentada pela
PUC/RJ vem ao encontro do referido parecer.
Em recente parecer (Nº 234/93), este Colegiado apreciou
pedido similar da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, -
no qual a PUCCAMP apresentou plano de curso de Pedagogia, com as
seguintes habilitações:
- Formação de Profissionais Docentes (Disciplinas Pedagó-
gicas do 2º Grau)
- Formação de Profissionais não Docentes da Educação,
- Formação de Professores para Educação Infantil para a
Pré-Escola e
- Formação de Professores para Educação Infantil da 1ª à
4ª Séries do lº Grau,
além das habilitações de Formação de Professores para Educação Es
pecial (Deficiência Mental e Deficiência da Áudio-Comunicação e a
de Formação de Especialistas (Administração Escolar, Orientação E_
ducacional, Supervisão Escolar e outras), concluindo por autori-
zar o registro de professor e de especialista, na forma proposta
pela Universidade, tendo em vista que "os registros de Professores
e Especialistas em educação serão conerentes com a formação
adquirida e identificada nos currículos plenos que contemplam as
áreas de cada habilitação".
Entendemos que idêntico procedimento pode ser adotado em
relação ã proposta da PUC/RJ, sem numa solução singular que a tenda ao
caso especifico dos alunos que já fizeram ou farão seus estudos segundo
o curriculo já reformado. Toda esta questão está sendo objeto de
consideração da Comissão de Especialistas criadas pelo senhor Ministro
da Educação, devendo os resultados dos trabalhos da mesma serem tidos
em consideração no futuro, avaliando se deu impacto sobre a solução
agora adotada.
a) registro simultâneo de: Orientador Educacional, Su-
pervisor Escolar e Administração Escolar;
b) registro de Professores das matérias pedagógicas do