Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOC.UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO-SUPERIOR SP
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO Bi1ín
g
üe MINIS
-
TRADO PELA UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
Relator:Sr.Cons. Layrton Borges de Miranda Vieira
Câmara ou Comissão Aprovado em
Parecer nº551/93
Cesu
02/09/93
Processo nº
23001 .001106/92-90
I-Relatório
A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo-
SUPERO, entidade m
a
ntenedora da Universidade Paulista
-
U
NIP
,
enca
-
minha a este Conselho, solicitação de
r
econhecimento
d
o curso de
Secretariado Executivo Bilingüe
.
ministrado no Instituto de Ciên
-
cias Humanas.
O curso de Secretariado Executivo Bilingüe - Português/In-
g
lês foi criado
p
ela Resolu
ç
ão CONSUNI nº 04/89
,
com base no arti
-
go 18 da Lei 4.024/61 .
Pela Portaria SESU/MEC nº 27/93 foi designada Comissão Ve-
rificadora com
osta
elos
rofessores João Rocco Júnior e João
Carlos Behrens, ambos da
P
ontifíc
i
a Universidade Católica do Pa
-
raná, para verificar as condições de funcionamento do curso e a
-
p
resentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no
p
rocesso
,
no relatório da Co
-
missão, nas informações da CAE/CFE e no despacho interlocutór
i
o do
Relator, foi elaborado o presente Parecer.
A - DADOS SOBRE A MANTENEDORA
A Sociedade Unificada Paulista de Ens ino Renovado Objetivo-
SUPERO, Sociedade
C
ivil, com fins educacionais, mantenedora da U
-
niversidade Paulista
,
é uma entidade
j
urídica de direito
p
rivado
,
instituída
p
or instrumento
p
úblico lavrado no 4º Cartório de Re
-
istro Civil de Pessoas Jurídicas
da cidade de São Paulo
sob nº
45353. As últimas altera
ões em seu Estatuto estão re
istradas em
30/10/86
,
sob nº 45353
-
A
-
2
7
,
no
R
e
g
istro de Pessoas Jurídicas
,
a
-
nexo ao 4º Cartór
i
o de Títulos e Documentos
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Além do curso de Secretariado Executivo Bilingüe, a entidade
mantenedora é responsável pela oferta de outros 26 cursos de nível
superior, sendo quase todos já reconhecidos pelo CFE.
A situação econômico-financeira, atestada pelos dados
contidos no processo, revelam boa solidez e equilíbrio nos Índices
de liquidez corrente e geral,com pequeno índice de endividamento.
A Comissão atesta também a regularidade fiscal e parafiscal
da entidade.
B - DADOS SOBRE O CURSO
O curso de Secretariado Executivo Bilíngüe-Português/Inglês
foi autorizado pela Resolução CONSUNI nº 04/89, baseado no artigo 18
da Lei nº 4024/61. Funciona no período noturno, em duas turmas de 60
alunos.
O currículo pleno é integralizado em três anos, em regime
seriado anual.
O número de candidatos nos últimos vestibulares foram os
seguintes :
1991 - Inscritos = 148
1992 - Inscritos = 180
1993 - Inscritos = 151
Matriculados = 120
Matriculados = 120
Matriculados = 120
B-l - Infra-estrutura física
O curso de Secretariado Executivo Bilíngüe é ministrado no
Instituto de Ciências Humanas, campus Paulista, situado na Avenida
Paulista nº 900, região central da cidade de São Paulo. A
Universidade Paulista ocupa neste local 5 amplos andares onde estão
localizadas as salas de aulas (36), salas-ambiente
(14),laboratórios( 1 1 ) , escritório modelo, biblioteca e demais
instalações de uso pedagógico e administrativo.
Sobre a infra-estrutura física, a Comissão comenta : "A
Universidade é composta por 8 campi que congregam os institutos
I) Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
II) Instituto de Ciências Humanas
III) Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
IV) Instituto de Ciências da Saúde
Todos eles possuem instalações adequadas ao desenvolvimento
dos cursos, com ênfase especial para os laboratórios de informática
e para as salas de vídeo, teatro-laboratório; inclusive em todos os
ambientes da administração o uso da informática é constante."
B-2
Laboratórios
Encontram-se à disposição dos alunos do curso de
Secretariado Executivo Bilingüe, 8 (oito) laboratórios que foram
construídos de modo a possibilitar o uso integrado entre cursos
afins e também pelas diversas disciplinas que compõe o currículo de
Secretariado Executivo Bilíngüe. Os laboratórios são os seguintes :
ads:
Turismo, Escritório Jr. de Administração,Contabi1idade e Economia,
Informática, Línguas, Rádio, Televisão, Jurídico e Escritório
Modelo, sendo este utilizado para o estágio profissional
obrigatório.
Após enumerar os equipamentos dos diversos laboratórios, a
Comissão Verificadora conclui sobre o assunto : " Todos os
laboratórios estão em perfeitas condições de uso para atendimento
aos alunos tanto em condições de ambiente físico, equipamentos e
instalações, possuindo inclusive pessoal especializado para a
manutenção e atualização. "
B-3 Biblioteca
A Universidade Paulista - UNIP, conta com uma Biblioteca
Central, sete setoriais e uma especifica para os cursos de pós-
graduação lato e estricto sensu.
A Biblioteca que atende o curso de Secretariado Executivo
Bilingüe se integra à Central, tendo por finalidade dar apoio ao
desenvolvimento do citado curso, além de difundir documentação
bibliográfica e material áudio-visual necessários ao desenvolvimento
e aperfeiçoamento cultural do corpo discente, principalmente.
Conta com um acervo de 20.267 títulos e 24.393 exemplares,
933 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros.
O acervo geral da UNIP em 1992, conforme relatório da
Comissão, é de 40.337 títulos, 48.681 exemplares, 1.257 títulos de
periódicos especializados com assinatura corrente. Até meados do mês
de maio de 1993, o acervo geral era de 42.270 títulos, 50.165
volumes e 1.280 títulos de periódicos.
O acervo específico para o curso de Secretariado Executivo
Bilíngüe conta com 1.840 títulos e 190 títulos de periódicos.
A Biblioteca setorial que serve ao curso é administrada por
02 bibliotecárias e 04 auxiliares.
a
O horário de funcionamento é de 2ª a 6 feira das 8 às 22
horas. Aos sábados o horário é das 8 às 12 horas.
A Comissão opina sobre a biblioteca "... com instalações e
serviços muito bem adequados à demanda da clientela do curso de
Secretariado Executivo Bilíngüe...."
B-4_ Estrutura Curricular
Secretariado Executivo
O currículo pleno do curso de
Bilingüe apresenta a seguinte distribuição :
Carga horária 2.520 h/a.
EPB + EF 144 h/a.
Estágio (+Supervisão) 192 h/a.
Total Geral 2.856 h/a.
A integralização da carga horária será feita em 03 anos.
Sobre a estrutura curricular, assim se manifesta a Comissão
Verificadora : " Entende a Comissão que o elenco de disciplinas
encontra-se dividido proporcionalmente entre disciplinas de formação
geral e formação profissionalizante desde a lª série do curso. O
acompanhamento da execução do currículo pleno acontece através de
contatos cora a área empresarial, prestadores de serviços, órgãos
públicos além de reuniões periódicas entre a Coordenação do curso,
professores e alunos."
A grade curricular constitui o Anexo I deste Parecer.
B-5 - Corpo Docente
Conforme relação apresentada em anexo ao relatório da
Comissão Verificadora, o corpo docente é constituído por 24
professores com o seguinte perfil 01 cursando Doutorado, 05
Mestres, 03 cursando Mestrado, 11 com especialização e 03 graduados
com experiência docente.
Para a Comissão, " o corpo docente atende as exigências do
curso em verificação, pois, na área profissionalizante os
professores são recrutados nos meios empresariais onde demonstram
conhecimentos reais das disciplinas que ministram. Na parte de
formação geral os professores são recrutados nos diversos Institutos
da Universidade, dentro de sua área específica de formação."
A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste
Parecer.
B-6 - Outras informações
Através de contatos com o corpo discente e docente, a
Comissão constatou que " existe um clima geral de satisfação pelos
resultados alcançados em freqüência de aula, em aproveitamento
escolar, em oportunidades extra-curriculares...
Quanto aos registros escolares, a Comissão comenta que " os
registros são organizados através de pastas suspensas atualizadas a
cada acontecimento de um fato que necessite ser registrado. Já
encontram-se informatizados, com facilidade de acesso dos usuários,
com pessoas qualificadas e idôneas."
A Comissão analisa, ainda, o histórico e prospectiva da
Instituição nos seguintes termos : " A expansão e o desenvolvimento
da Instituição está previsto, e os dirigentes estão sempre atentos
às transformações dos movimentos da sociedade oferecendo meios e
formas administrativas e tecnológicas mais modernas e suficientes
quantitativamente. Não foi detectado como problema, porém uma
necessidade da Instituição, seu constante aperfeiçoamento pedagógico
e gerencial no tocante ao desenvolvimento tecnológico e inovação de
currículos.
Finalizando o seu relatório, a Comissão assim se manifesta:
" Após verificação detalhada no tocante ao currículo pleno, ao corpo
docente, visitas às bibliotecas, laboratórios, contatos mantidos com
o corpo docente e discente, salientando ainda a ênfase dada na área
da informatização e as condições pedagógicas e administrativas, o
parecer da Comissão é pelo RECONHECIMENTO do curso de Secretariado
Executivo Bilíngüe da Universidade Paulista no processo nº
23001.001106/92-90. "
Ç - Voto do Relator
O Relator vota pelo reconhecimento do curso de Secretariado
Executivo Bilíngüe - Português/Inglês, estruturado nos termos do
artigo 18 da Lei nº 4.024/61, ministrado no Instituto de Ciências
Humanas da Universidade Paulista - UNIP, na cidade de São Paulo,
capital, e mantido pela Sociedade Unificada Paulista de Ensino
Renovado Objetivo- SUPERO.
D - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
ANEXO I ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGÜE
ANO
CARGA
SEMANAL
HORÁRI
A L
ANUAL
Língua Portuguesa I
'.00
',
04
144
Língua Inglesa: Gramática I
04
144
Língua
02
72
Introdução à Administração
0
2
72
Matemática e Estatística
0
2
72
Metodolo
g
ia Científica
0
2
72
Cultura Brasil
02
72
P
sicolog
ia
0
2
72
Sociologia
02
Introdução as Técnicas Secretariais
0
2
72
TOTAL .............24 864
ANO
Lín
g
ua Portu
g
uesa II
0
4
144
Língua Inglesa: Gramática II
0
4
144
Língua Ing1esa:Prática Escrita II
02
72
Lín
g
ua In
g
lesa
;
Prática Oral I
0
2
72
Organização e Métodos e Materiais/Producao
0
2
7
2
Taquigrafia I
0
2
7
2
Informática
0
2
72
Noções de Direito (incluindo ética profissional- 02 72
Contabilidade
-
Geral
02
72
Comunicações Ad m inistrativas I
0
2 72
Datilografia (Prática em Laboratór
i
os e
Qualificacão
)
0
2 72
TOTAL.......... 26 936
3º ANO
Lín
g
ua Portu
g
uesa III
0
2 72
Comunicações Administrativas II (Incluindo
Redação Comercial em Portu
g
uês)
0
2 72
Lín
g
ua In
g
lesa. Gramática
[
II
0
2
72
Língua Inglesa: -Prática Oral II
0
2
72
Língua Inglesa Traducão,Versão e Redacão
Comercial
02 72
Documentação e Arquivo
0
2
72
Ta
g
ui
g
rafia II
0
2 72
Marketing e Relações Públicas 02 72
Economia e Finanças 02
72
Relações e Recursos Humanos na Empresa 02 72
Estudo de Problemas
Brasileiros
02
72
Educação Física 02
72
TOTAL.........
24
864
ESTAGIO PROFISSIONAL .........................................
192
2.520
EPB+Ed
.
Física
.........
144
Estágio Supervisionado. 192
Total do Curso... 2.856
CURSO. DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÌNGUE. = UNIP
RESUMO DO CORPO DOCENTE
O1 - Prof. ANTÔNIO ALBERTO DIAS LEAL Disc.: Informática Graduado em Administração com
Ênfase em Análise de Sistemas, Pe1a Facu1dade de Administração de São PauIo, em 1.979 .
rios cursos de extensão universitária . Vasta experiência profissional em sua área de formação.
Longa experiência docente, ministrando as seguintes disciplinas: I n t r odução ao
Processamento de Dados, Linguagens de Programação, Análise de Si s t emas, I n t r o dução aos
Sistemas 0p e r a c i o n a i s e In t r o duçã o à Mi c ro i n formática.
Pode ser aceito.
02 - Prof. ANTÔNIO PAULO G0LIM
D i s c . : I n t r o d u ção à A d m i n i s t r a ç ã o
Organização e Métodos e Materiais/Produção
Graduada em Administração de Empresas, pela Faculdade de
A d m
i n i s t r a ç ã o e C i ê n c ias E c o n ô m i c
a s S a n t a n a , e m 1.978. V á r i os
cursos
de especialização e extensão universitária. Pós-Graduação (Lato Sensu)
em Administração na UNIP, U n i v e r s i d a d e P a u 1 i s t a, 360 h/a, em
l. 9 91 . Professor da disciplina: Teorias e Práticas Administrativas, no
Instituto de Educação São Camilo.
Pode ser aceito.
03 - Profª BEATRIZ LASCHAN LINDENBERG
Disc. Metodologia Científica
Graduada em História, pela Universidade Federal de Santa Havia, em
1986. Em andamento o curso de Pós-Graduacão em nível de Mestrado na
área de Antropologia Cultural, pela U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u 1 o . A
p r o v a da em c o n c u r s o p ú b 1 i c o Estadual para o Magistério. Curso de
especialização em Estudos de Problemas Brasileiros, pela Universidade
Mackenzie, em 1988, exercendo atividades docentes de ensino
superior.
P
ode ser aceita .
04 - Profª CIBELE MARA DUGAICH
Disc.: Língua Inglesa (Prática Escrita,Tradução, Versão a
Redação Comercia1)
Documentação
e
Arquivo
Graduada em Língua e Literatura Inglesa, pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, em 1981. Pós-Graduação, em
nível de Mestrado, em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas,
P U C / SP, em 1993, c om a t e s e : "A Es t r u t ur a Argumentativa no
Discurso Político: Uma Análise do Discurso do Presidente
Kennedy." Professora da UNIP, desde .1.986, lecionando as
disciplinas Teoria e Técnica de Tradução, Interpretação, Tradução
Comentada II e III e Prática de Ensino de Língua Inglesa. Vários
textos pub1icados.
Pode ser aceita.
05 - Profª CLARICE FERREIRA SOUZA
Disc. Marketing e Relações Públicas
Bacharel em Comunicação Social, Habilitação Publicidade e
Propaganda, pelo Instituto Unificado Paulista, em 1933. Pós-
graduação em Marketing, pela mesma instituição, 395 h/a, em
199??. Diversos cursos de extensão, inclusive no exterior. E s t á
g i os realizados. Experiência pr o f i ss i o nal atuando em sua área de Formação.
Pode ser aceita .
06 - Prof. EDISON DA SILVA MONTEIRO
Disc.: Matemática e Estatística
Enge nh e i r o E l e t r i c i s t a, mo da li da d e e 1 e t r ô n i c a, pe 1 a
Faculdade de Engenharia Industrial da Fundação de Ciências Aplicadas,
em 1976. Pós-graduação, 360 h/a, em 1990, pela Fundação Getúlio
Vargas. Diversos cursos de extensão e
a p er f e i ç o a m e n t o . Vas t a ex p
e r
i ê nc i a p r o f i s s i o n a 1 n a á r e a d e
sua formação. Pode ser aceito.
07 - Prof. JAIR CAMPOS CAVALCANTI
Disc.: Contabilidade Geral
Ba cha r e1 e m A d mi n i s t ra ç ã o de E m p re s a s, p e l a Un i versi d a d e
Mackenzie, em 1981. Vasta experiência profissional em sua área de
formação, trabalhando há Si anos nas áreas administrativa e
contábil. Realizou diversos cursos de
e x t e n s ã o u n i v e r s i t á r i a
. E x
per
i ê n c i a doc e nt e c o m o p r o f e s s o r
do nível superior há 10
anos.
Po d e ser a ce i to.
08 - Profª JARDELITA DO AMPARO SANTINI
Disc::. L
í
n g u a I n g 1 e s a
Bacharel e licenciada em Letras com Habilitação
Português/Inglês, pela Faculdade de Letras e Educação da
Univer s i d a d e M a c k e n z i e , e m 1 9 8 7 . V á r i o s cursos de
aperfeiçoamento. Pós -graduação "Lato Sensu" em Gramática
Inglesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Santana -São Pau l o /SP, 360 h/a, em 1992. Experiência
docente no Magistério Superior.
Pode ser aceita.
09 - Prof. JOSÉ GALISI FILHO
D i sc . L í n g u a P o r t u gu e s a
Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da
Universidade de São Paulo, em 1984. Bacharel em Letras
(Português), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
H u m a n a s d a U n i v e r s i d a d e d e S a o P a u 1 o, e m 1 988. P ó s - G r a d u a c ã o
em nível de Mestrado na área de Teoria Literária, pelo Instituto de
Estudos; da Linguagem da Universidade Estadual d e C a m p i n a s, e m 1. 9 9 0 .
P r o f e s s o r a u x i 1 ia r d e L i t e r a t u r a Brasileira, Portuguesa,
Americana e Inglesa na Faculdade
P a u li s t a n a M a d r e C a br
i n i .
Pode ser aceito.
.10 - Prof. LUÍS ROGÉRIO TELLES SCAGLIONI
Disc.: . Economia/Finanças
G r a d u a d o em Engenharia Civi1, pela Es c o 1 a Po1itécnica da da USP, em 19 8 8 .
P ó s - G r a d u a n d o a n í v e 1 d e M e s t r a d o, p e 1 a F u n d a ção G e t ú lio V a
r g a s / S P . P r o f e s s o r T i t u 1 a r das Faculdades Metropolitanas Unidas
(FMU), na disciplina Introdução à Teoria Econômica. Professor
Titular da Faculdade Ibero-Americana (FIA) nas disciplinas
Introdução à Teoria
Ec o nôm i ca, Ma t e m á t ica Financeira, Administração F i n a n c e i
r a e Orçamento
E m p r e s a r i a 1 . P r o f es s
o r
a d j u n t o d a F u n d a c ã o Armando
Alvares
Penteado (FAAP) nas disciplinas -- Elaboração e Análise de Projetos e
Introdução à Teoria Econômica. Professor c o 1 a b o r a do r da Universidade
Mackenzie e nas d i sciplinas Administração Financeira e Orçamento
Empresarial, Administração da Produção, Teoria Microeconômica , 0rientador de
trabalhos de formatura / monografias. Presidente do Conselho de Engenharia
Civil da EPUSP, até 1987 . Membro da Con gr e gaç ão da esc o 1 a Po 1 i t éc n i c a da USP,
em 1988. Representante dos e><- alunos da Faculdade de Economia e
Administração da USP junto ao Conselho Universitário, em 1989.
Organizador e Coordenador dos Trabalhos do 1º Encontro de Informática na
Engenharia Civil (1º INFOCIVIL), em 1986. Membro da Comissão
Organizadora do
1º Simpósio Nacional de Planejamento e Engenharia Urbana, pelo
Centro de Engenharia Civil e da Escola Politécnica da USP, em
1987. Membro da Comissão Organizadora dos Trabalho;; do Ciclo de
Debates sobre Informática (Reserva de Mercado, As pec t os Po 1 í t
i c os e Téc n ic os) , em 1986 . Editor da Revi s t a Politécnica, de
out/84 à out/85. Membro representante da Comissão para Integração
do Currículo na Engenharia Civil da EPUSP de nov/85 a dez/86 .
Diretor Administrativo do Grêmio Politécnico, de out/83 a
out/84. Aprovado no exame nacional da ANPEC em out/88,
ingressando no Programa de Mestrado da Fundação Getúlio Vargas.
Aprovado em 8g lugar no concurso realizado pe 1 o De par t ame n t o de
Administração/Área de P rodução da FEA/USP, em fevereiro de 1989. Possui
Vários cursos de especialização e atividades ligadas à Pesquisa.
Pode ser aceito.
11 - Prof. MARIA ALICE AFONSO
Disc.: Relações e Recursos Humanos na Empresa
Psicóloga, pela Faculdade de Ciências Humanas e Letras do
Instituto Metodista de Ensino Superior, em 1982. Curso de pós-
graduação "Lado Sensu", com duração de 360 horas, em
Administração de Recursos Humanos, realizado durante o período de
17.10.89 à 05.03.91, pe1o Ce n tro Su peri o r de Aperfeiçoamento
Profissional - CENAP, da Fundação Armando Alvares Penteado. Experiêcia
profissional na área d e Recursos Humanos, com conhecimentos nos setores
de recrutamento e seleção, treinamento, benefícios, cargos e
salários e integração.
Pode ser aceita.
12 - Profª MARIA DE FÁTIMA MARTINS DA SILVA
Disc.: Introdução as Técnicas Secretariais Taquigrafia
(*)Datilografia (Prática em Laboratórios e Qualificação)
Graduada em Biblioteconomia e Documentação , pela Fundação Escola
de Sociologia e Política de São Paulo, em 1979. Possui registro
no Departamento de Ensino Profissional em Taquigrafia. Vários
cursos de extensão universitária e extracurriculares. Experiência
docente como professora do nível superior, desde de 1984.
Aprovada pelo C.F.E., através do Parecer na 315/88 de 07/04/88,
pela Faculdade Senador Flaquer nas disciplinas: Técnicas de
Secretariado I, II e III e Doc. e Arquivo. Pós-graduação "Lato
Sensu", 360 h/a, na ÜNIP, em 1992, na área de Administração em
Recursos Humanos. (*)Orientação e Controle
Pode ser aceita.
13 - Profª MARIA ELIZA DE ABREU PESSOA
Disc. : Psicologia
Psicóloga pela Pontifícia Universidade de São Paulo, em 1985. Curso
de especialização em Psicologia da Saúde pelo Departamento de
Psiquiatria Médica da Escola Paulista de
Medicina de janeiro de :1986 à janeiro de 1990. Vários cursos
d e
extensão universitária. Elaborou vários trabalhos de pesquisa na área . Atualmente cursando
Psicaná1ise no Instituto Sedes Sapientiae. Participação em vários cursos
ligados a área de Psicanálise. Apresentou inúmeros trabalhos em
vários congressos. Experiência no Magistério Superior.
Pode ser aceita.
14. Profª MARCIA COSTA BONAMIM
Disc.: Língua Inglesa (Tradução/Versão e Redação
Comercial)
Graduada em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia
Universidade Católica- PUC, em 1985. Pó s- graduação e m Língua
Inglesa, pe1as Facu1dades
Santana e São Paulo, 360 h/a, em 1991. Graduação em Turismo, pela Faculdade
Padre Manoel da Nobrega, em 1978. Possui cursos de especialização.
Experiência na sua área de atuação. Participou de seminários e
encontros.
Pode ser aceita.
15. MARCOS RICARDO FRANCO SANTOS
Disc. : Metodologia Científica
Bacharel em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora
Medianeira, em 1984. Concluiu curso de pós -graduação em de nível mestrado no El
Cólegio de México, A.C. Ciudad de México, 1988/1991. Diversos cursos de
extensão cultural. Experiência profissional na área de sua formação.
Experiência docente no nível superior. Participação em congressos,
reuniões científicas, conferências e palestras Proferidas . Concurso
Públicos Aprovados.
Pode ser aceito.
16
- Prof. NILSON RIBEIRO GOMES
Disc. : Estudos de Problemas Brasileiros
Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, pela Fundação
Esco1a de Socio1ogia e Po1ítica do Estado de
São Paulo
(Instituto Complementar da Universidade de São
Paulo), em
1985. Bacharel em Direito, pela Faculdade de
Direito da
Universidade Mackenzie, em í.986. Diversos
cursos de
aperfeiçoamento e atualização. Estágios realizados. Aprovado pelo
Parecer CFE no 255/93 para lecionar EPB.
Pode ser aceito.
17 - Prof. RICARDO BESSA GONÇALVES
Disc. : Sociologia
Bacharel e licenciado em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de
Sociologia e Política de São Paulo, em 1980. Especialização em
Sociologia Geral, 360 h/a, Escola de Sociologia e P o l í t i c a de São
Paulo, em 1991. Experiência (docente como professor do nível superior , desde 1988,
ministrando disciplinas tais como
: Sociologia Geral A p l i c a d a
à Administração,
Sociologia Geral Aplicada à Comunicação, S o c i o 1 o g i a G e r a l, S o c i o 1
o g :i. a Geral A p 1 i c a d a , S o c i o 1 o g i a Aplicada à Educação e Sociologia
Geral Aplicada ao Direito.
Pode ser aceito.
18 - Prof. RICARDO HASSON SAYEG
D i s c . Noções
d e D i r e i t o ( i n c l u i n d o
é
t i c a P r o f i s s i o n a l)
Bacharel em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, em 1989. Mostrando em Direito Comercial, pela mesma instituição.
Realizou cursos de aperfeiçoamento. Experiência profissional como
advogado, exercendo a função, desde 1988. Experiência docente como
professor auxiliar de ensino da Pontifícia Universidade Católica, na
cadeira de D i r e i t o C o m e r c i a l, d e s d e 1.990.
Pode ser aceito.
19 - Prof. SAMUEL MARTINS
D i s c . : C o m u n i c a ç õ e s A d m i n i s t r a t i v a s
Licenciatura Plena em Letras, pelas Faculdades Integradas Ibirapuera.
Pós-graduação, em nível de especialização em Literatura Brasileira,
pela Universidade São Judas Tadeu,360 h/a, e m 1992. D i ver s o s
cursos de espec i a1i zação e aperfeiçoamento. Experiência docente como
professor do nível. superior, ministrando as disciplinas: Língua
Portuguesa, Comunicação Admini s t r a t i va e Literatura Brasi1eira.
Participação em congressos. Trabalhos publicados.
Pode ser aceito.
20 - Prof. SILAS GUERREIRO
D i s c . : C u 1t u r a B r a s i 1 e i r a
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais, pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, em Í984. Pós-graduação e Mestrado
em Ciências Sociais, pela mesma instituição, com a dissertação: "0
Movimento Hare Krishna no Brasil: A Comunidade Religiosa de Nova
Gokula", tese esta aprovada com a nota máxima (10,0), em 25/04/89.
Realizou diversos cursos de extensão universitária e especialização.
Vasta experiência docente COMO professor do nível superior, ministrando
disciplinas em sua área de Formação. Aprovado através de concurso
blico de títulos e provas, para a função de docente, nas
disciplinas Ciências Humanas e Sociais, pelo Departamento de
Agricultura da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade
Estadual P a u 1 i s t a " J u lio d e M e s q u i t a Fi1 ho; Soc i o 1 o g i a G e r a 1 e
d a Educação, pelo Departamento de Educação do Instituto de Bio-Ciências
desta Universidade, e Antropologia das Sociedades Complexas, junto ao
Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, em 1989.
Atividades de pesquisa e trabalhos científicos, realizados. Trabalhos
publicados.
Pode ser aceito.
21 - Prof- SUZANA BEATRIZ LESCEY PLAUT
Disc . : Língua Inglesa (Prática Escrita e Oral)
Ba c h are 1 em L e t r a s, P o r t u g u ê s - I n g 1 ê s, p e l a F a c u l d a d e d e
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em
1971. Licenciatura em Letras, pela Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo, em .1.975. Mestrado em Letras, pela Universidade de São
Paulo, em 1.978. Diversos c u r s o s d e e x t e n s ã o e a t u a 1 iz ação c u lt u
r a 1 r e a 1 i z a d o s , inclusive no exterior. Experiência
docente como professora do nível superior, lecionando
inglês, além de Ministrar aulas de Português em instituições
de ensino no exterior. Obras e trabalhos publicados.
Pode ser aceita .
22 - Profª THAIS MONTENEGRO CHINELLATO
Di sc . : Língua Portuguesa
Bacharel em Comunicação Social, pela Faculdade de Artes e
Comunicações da Fundação Educacional de Bauru, em 1978. B a c h
a r e 1 e m l e t r a s - P o r t u g u ê s e L i n g u í s t i c a, p e I a F a c u 1 d a d e de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São
Paulo, em 1987. Pós-graduação (Mestrado) em Ciência da
Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da
Universidade de São Paulo, com defesa de tese em 23/08/89.
Experiência docente como professora do nível superior,
ministrando disciplinas em sua área de formação. Trabalhos
publicados. Doutorado, em andamento, na Universidade de São
Paulo. Pode ser aceita .
P.3 - Profª- VERA MARIA MONTEIRO DE SOUZA RIOS
D i s c . R e d a ç a o C o me r cial e m P o r t u g u ê s
Bacharel em Letras, Português/Francês, pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1 9 8
3 . L i c enc i a d a em Letras, P o r t u g u ê s / F r a n c ê s , p e l a
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 1985.
Especialização em Lingüística e Estudo da Língua Portuguesa, 360
h/a, Universidade de Mogi das Cruzes, em 1989. Vários cursos de
especialização, aperfeiçoamento e extensão. Experiência docente
como professora do nível superior, desde 1989, ministrando a
disciplina Francês
E n s i n o s l i n g u í s t i c o s . Tr a b a l h o s
p u b l i c a dos.
Pode ser aceita.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a con clusão da Câmara com
abstenção do Conselheiro Yugo Okida.
Sala Barreto Filho, em 02 de 09
de 96
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA
NO DIA 09/09/1993 REALIZADAS AS 15 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo