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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI PR
ASSUNTO:
AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA NAS FACULDADES INTEGRADAS
DA SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI - (Fase Projeto e sua Execução)
RELATOR: Sr. Cons. ERNANI BAYER
PARECER Nº 532/93 CÂMARA/COMISSÃO
CESu
APROVADO EM;
PROCESSO:
23001.001509/93-47
I - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, mantidas
pela Sociedade Educacional Tuiuti - SET estão em processo de transformação em
universidade, pela via da autorização, com Carta-Consulta aprovada pelo CFE através do
Parecer nº 270/93.
A Carta-Consulta contempla, para compor o perfil institucional, a
implantação dos Cursos de História, Geografia, Educação Artística, Matemática e a
habilitação em letras Português/Espanhol para 1993. O presente Parecer trata da análise das
condições para autorização do Curso de Geografia.
A comissão de Acompanhamento do processo de criação da
Universidade Tuiuti do Paraná ( UTP ), na fase de execução do Projeto, nomeada pela
Portaria do CFE n° 12/93, é constituída pelos Professores ZILMA GOMES PARENTE DE
BARROS, ALVACIR NICZ E ALMERI PAULO FINGER e presidida pelo Relator,
conselheiro ERNANI BAYER.
Reunida nas faculdades Integradas da Sociedade Educacional
Tuiuti nos dias 5 e 6 de julho, a Comissão analisou as condições de implantação do Curso de
Geografia, tendo presente o projeto apresentado pela Instituição.
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Este Parecer tem presentes o Projeto da UTP, o projeto
Pedagógico do Curso de Geografia, o Relatório da Comissão de Acompanhamento e as
observações pessoais do Relator.
1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Sociedade Educacional Tuiuti (SET), fundada
em 24/10/66, com sede e foro na cidade de Curitiba - PR. É uma sociedade civil sem fins
lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal, foram
analisadas, detalhadamente, no Parecer CFE n° 270/93, que aprovou a Carta-Consulta
para criação da Universidade Tuiuti do Paraná.
Está localizada na Rua Marcelino Champagnat, 505 - CEP:
80710-250 em Curitiba - Paraná.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE
EDUCACIONAL TUIUTI (FISET)
A SET mantém, em regular funcionamento, as Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti (FISET) cujo Regimento Unificado está
aprovado pelo Parecer n° 371/93, com as seguintes unidades de ensino, pesquisa e
extensão:
a) Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti;
b) Faculdades de Reabilitação Tuiuti;
c) Faculdades de Direito Tuiuti;
d) Centro Técnico-Educacional Superior Curitibano.
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiutim
por objetivos:
I - a formação de profissionais e especialistas de nível superior;
II - a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
III - a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante
cursos e serviços especiais;
IV - a promoção de intercâmbio e da cooperação com instituições
de ensino dos diversos graus, tendo em vista o
desenvolvimento da cultura, das artes, das ciências e da
tecnologia;
V - a participação no desenvolvimento sócio-econômico do País,
e em particular, do Estado do Paraná, como organismo de
consulta, assessoramento e prestação de serviços, em
assuntos relativos aos diversos campos do saber,
VI - a promoção de cursos de pós-graduação, lato-sensu e
stricto sensu, de atualização, de extensão, de planificação
curricular e de treinamento profissional, bem como a
prestação de serviços à Comunidade.
A administração das FISET é exercida por intermédio do
Conselho Superior, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
O Conselho Superior, é o órgão máximo de natureza normativa,
deliberativa, jurisdicional e consultiva das FISET, sendo também o órgão recursal.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão superior,
normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão das
FISET.
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A Diretoria Geral é o órgão executivo da administração superior,
dirigido pelo Diretor Geral e apoiado por três Vice-Diretorias: - Administrativa,
Acadêmica e de Planejamento.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas que
articulam as atividades das FISET.
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgãos suplementares e os de
apoio. Os órgãos suplementareso aqueles que suplementam e apoiam as atividades das
Faculdades.o eles:
Centro de Pós-Graduação; Centro de Atividades
Psicopedagógicas; Centro de Reabilitação Sydnei Antonio, Centro de Atividades
Esportivas e Promoção; Centro de Integração Mercado/Aluno, Centro de
Desenvolvimento de Recursos Humanos; Colégio Tuiuti - 1
o
e 2
o
Graus - Colégio de
Aplicação; Clínica de Fonoaudiologia; Clínica de Fisioterapia; Clínica de Terapia
Ocupacional; Clínica de Psicologia, Clínica de Odontologia; Centro de Processamento de
Dados; Mini Cartório Jurídico; Escritório Modelo de Aplicação, Laboratórios, Biblioteca
Central; Gráfica; Divisão de Pessoal; Divisão Contábil; Tesouraria; Divisão de Compras;
Almoxarifado; Divisão de Patrimônio; Divisão de Serviços Gerais; Divisão de
Audiovisual; Prefeitura.
Os Departamentos compõem a administração eo os seguintes:
Departamento de Educação;
Departamento de Letras;
Departamento de Psicologia;
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
Departamento de Fonoaudiologia;
Departamento de Informática;
Departamento de Odontologia;
Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais
* Departamento de Artes;
* Departamento de Matemática;
* Departamento de Administração, Economia e Ciências Contábeis;
* Departamento de Comunicação Social;
* Departamento de Geografia e História.
* Departamento a serem implantados.
As FISET ministram os seguintes cursos de graduação:
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1 DADOS GERAIS
TÍTULO DO CURSO:
Curso de Geografia
Licenciatura Plena
* DOCUMENTO LEGAL SOBRE O CURSO
Parecer CFE n° 412/62 de 16/11/62
Resolução s/n°, de 19/11/62
* NÚMERO DE VAGAS
100 vagas totais anuais
* NÚMERO DE TURMAS
Duas turmas
* TURNOS DE FUNCIONAMENTO
Diurno e Noturno
* TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
Quatro anos
* DURAÇÃO EM HORAS/AULA
Licenciatura plena = 2664
UNIDADE
FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNCIAS
E LETRAS TUIUTI
FACULDADE DE
REABILITAÇÃO
TUIUTI
CENTRO TÉCNICO-
EDUCACIONAL
SUPERIOR CURITIBANO
FACULDADE DE DIREITO
TUIUTI
CURSO
PEDAGOGIA (Licenciatura
Plena)
- Magistério das Matérias
Pedagógicas de 2º Grau
- Orientação Educacional
- Administração da Escola
de 1º e 2º Graus
- Supervisão da Escola de 1º
e 2º Graus
LETRAS (Licenciatura
Plena)
- Português/Inglês e
respectivas Literaturas
PSICOLOGIA
- Bacharelado em Psicologia
- Licenciatura em Psicologia
- Formação de Psicólogos
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
TERAPIA OCUPACIONAL
ODONTOLOGIA
TECNO. EM PROC. DE
DADOS
DIREITO
ATO DE CRIAÇÃO
E AUTORIZAÇÃO
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
- DEC.92.703 - 21/05/86
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
- DEC.83.468 - 21/05/79
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
- DECRETO DE 06/01/92
- DECRETO DE 14/01/92
- DECRETO DE 11/11/92
ATO DE
RECONHECIMENTO
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
- DEC. 82.163 - 24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
- DEC. 82.163 - 24/08/78
-PORT. 470-18/08/89
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 492-18/09/80
- PORT.329 - 07/05/86
- PORT.328 - 07/05/86
- PORT.329 - 07/05/86
Fonte: Secretaria Geral das FISET, 1993.
CURSOS DE GRADUAÇÃO E SITUAÇÃO LEGAL
3.2 CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O Curso de Geografia pretendido pelas FISETo será uma simples aplicação do
currículo exigido pela lei. Terá uma feição e uma imagem própria, segundo o objetivo
mais amplo da Promoção Humana. Em primeiro lugar, a norma básica será a objetividade
científica. Dar-se-á um espaço especial à teorização pluralista. Assim os estudantes serão
informados de todas as correntes teóricas e epistemológicas que tratam do objeto da
Geografia. Em segundo lugar, desde a implementação curricular, insistir-se-á na
integração de conhecimentos das mais diferentes áreas interdisciplinares, conjugando
Geografia, História, planejamento e administração urbana e outras.
Enfim, como característica definitória e identificadora do curso de Geografia das
FISET será enfoque na Geografia urbana, estudando e pesquisando esta ciência como
suporte para o parcelamento urbano, construção civil e industrial, assim como para a
agricultura. Especial ênfase às relações com a ECOLOGIA.
Desse modo, o curso de Geografia terá por finalidade:
a) Formação de recursos humanos para o magistério de ensino fundamental e do
2
o
grau. Serão docentes que além da formação específica e didática estejam aptos a
ministrar um ensino ativo e entusiasmante para que a sala de aula seja animada pelo
espírito de pesquisa e descoberta da Geografia, para melhor viver a casa que é terra-mãe
onde todos vivem.
b) Formar-se-á realmente, um geógrafo capacitado para a execução de trabalhos
específicos e para produzir a geografia, sobretudo no domínio urbano. Geógrafos
especialistas aptos a se comunicar e a se situar no meio sócio-político comunitário.
c) Haverá uma formação integrada do geógrafo, com outras áreas de modo
especial com a Ecologia, conhecendo profundamente os parâmetros geográficos e suas
incidências inter e multidisciplinares. Preparar com instrumento científico e de
comunicação para ocupar lugar competente nas equipes de planejamento urbano, de
parcelamento do solo, de planejamento agrícola e industrial, e de equipes de defesa e
melhoria e recuperação da Ecologia.
3.3. CURRÍCULO PLENO
O currículo pleno cumpre os mínimos de conteúdo e duração
estabelecidos por este Conselho, por intermédio da Res. s/n° 19/11/62, oriunda do
Parecer CFE n° 412/62.
A ênfase curricular é bem dosada, em conteúdo e duração das disciplinas,
oferecendo condições para uma boa formação ao acadêmico, nesta área.
O plano curricular do curso é constituído de 4 séries anuais. A Comissão
sugeriu e a Instituição aceitou algumas alterações no escalonamento das disciplinas.
A Comissão e o Relator debateram a proposta curricular com os seus
autores, todos vinculados às FISET, considerando que estão atendidos os princípios
básicos para a implementação do curso, ao longo dos próximos quatro anos. Foram
analisados e considerados, em perfeita consonância com o Projeto da UTP, os demais
aspectos didáticos do curso: periodização e ementário das disciplinas, metodologia,
avaliação e bibliografia básica.
O currículo pleno do curso será anexo a este Parecer.
3.4 EMENTÁRIO
GEOGRAFIA I
Noções fundamentais de cosmografia. O sol e o destino da energia,
atmosfera superior; noções fundamentais de termologia; gazes; noções básicas de
metereologia e a metereologia aplicada. Climatologia, Oceanografia, Hidrografia noções
básicas, limnologia e glaciações.
GEOGRAFIA II
Introdução aos conceitos geomórficos; Escolas de geomorfologia; a
geomorfologia estrutural (Escola Americana); a geomorfologia bio-climática (Escola
Européia). Geomorfologia aplicada; as grandes estruturas geomórficas do Município.
Leitura, Interpretação e confecção de cartas e blocos diagramas geomorfológicos.
GEOLOGIA
Introdução à Ciência Geológica. Constituição da Crosta terrestre. Mineralogia;
propriedades físicas, químicas e morfológicas dos minerais; classificação geral dos
minerais e suas ocorrências no Brasil. Petrografia: ciclo de geração das rochas, rochas
ígneas, rochas sedimentares, rochas metamórficas. Pedologia: origem e classificação dos
solos. Prática de campo.
CARTOGRAFIA
História da cartografia. Escalas. Coordenadas geográficas. Fusos horários. Cartas
Magnéticas. Convenções cartográficas. Topologia: Interpretação de cartas. Noções de
geodésia elementar. Projeções cartográficas. Projeções de Mercator: sistema UTM.
Noções de Aerofotogrametria. Estereoscopia. Confecção e reprodução de mapas. Mapas
especiais e científicos. Diagramas e cartogramas.
CARTOGRAFIA TEMÁTICA
Método cartográfico, documentação e agrupamento de informações. Tratamento
estatístico das informações. Automatização. Cartogramas. Tipos de cartogramas.
Confecção e reprodução de documentos cartográficos; instrumentação para o ensino da
cartografia.
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Conceitos e definições. Importância da antropologia para a geografia. Origem e
evolução do homem. Concepções etnográficas. Origem do homem americano, índios e
sambaquis. Influência do índio na formação cultural brasileira. Contribuições do negro.
Povos e culturas. Noções fundamentais de antropologia social.
BIOGEOGRAFIA
Conceituação de Biogeografia como ciência. Sistemático Animal. Organografia e
Fisiologia vegetal. Origem da vida e os mecanismos da Evolução. História geológica da
vida. Fatores que concorrem para a distribuição da vegetação. O solo. Associações
vegetais e animais. O Homem e sua ação sobre a fauna e a flora nas diversas regiões
botânicas. Meios biológicos e associações animais. O "habitat" terrestre.
GEOGRAFIA HUMANA I
Evolução dos estudos geográficos. Elaboração do discurso geográfico. Geografia
humana: conceitos, objeto, princípios e paradigmas. Determinismo, possibilismo e livre
arbítrio. Geografia da população: funções do geógrafo. Demografia, crescimento
concentração, estrutura e explosão demográfica. Distribuição geográfica dos grupos
raciais. Estudo geográfico das línguas. Estudo geográfico das religiões. Estudo
geográfico do "habitat". O espaço urbano.
GEOGRAFIA HUMANA II
Geografia económica: histórico, conceitos e objetivos. meio natural e espaço
geográfico. O homem e a paisagem. Os sistemas sócio-econômicos a organização do
espaço. Agricultura: importância, proto-agricultura, culturas alimentares e problemas de
alimentação. Agricultura nas sociedades capitalistas e socialistas. Pecuária: criação,
rebanhos, sistemas de criação e produtos. Caça e pesca: primitiva e comercial. Geografia
da energia. Geografia dos recursos minerais e vegetais. Geografia da indústria e do
comércio. Transportes continentais e marítimos. As migrações e a civilização.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A construção do conhecimento psicológico no contexto educacional, análise dos
seus objetivos, métodos pressupostos: os resultados práticos e seus aspéctos
controversos, correlacionados ao desenvolvimento e aprendizagem humanas.
GEOGRAFIA AGRÁRIA E URBANA DO BRASIL
Espaço territorial e seus componentes físico: posição tectônica, geológica, climas,
paisagens vegetais e relevo. Organização do espaço: população, urbanização,
desenvolvimento económico, transportes e telecomunicações.
GEOGRAFIA REGIONAL I
Visão geral da terra: forma, dimensões, distribuição de terras e mares. Os mares e
os continentes da América Anglo Saxónica, América Latina e Europa: conjuntos
morfoestruturais, quadro hidrográfico, conjuntos fitoclimáticos, divisão política e
organização estatal, população e povos, grandes concentrações urbanas e seus
problemas, atividades econômicas, relações comerciais, transportes e comunicações.
GEOGRAFIA REGIONAL II
Ásia, União Soviética, Africa e Oceania: conjuntos morfoestruturais, quadro
hidrográfico, conjuntos fitoclimáticos, divisão política e organização estatal, população e
povos, grandes concentrações urbanas e seus problemas, atividades econômicas no
capitalismo e socialismo, relações comerciais, transportes e comunicações. Monografias
regionais e multirregionais (trabalho prático).
DIDÁTICA
Fundamentação teórica sobre a evolução histórica da didática e suas diferentes
abordagem, considerando seus aspectos psicológicos, sociológicos, filosóficos, políticos
e suas implicações no processo ensino aprendizagem, privilegiando-se os temas:
evolução das idéias pedagógicas no Brasil, a contextualização da didática, algumas
concepções psico-pedagógicas e suas repercussões na didática e processo ensino-
aprendizagem.
ESTUDOS AMBIENTAIS
Estudo dos seres vivos e do ambiente. Ecossistema. Biosfera e seu equilíbrio.
Efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. Preservação dos recursos naturais.
Poluição do meio ambiente gerados pela exploração e utilizaçãoo racionais dos
recursos naturais. Manejo racional e gerenciamento dos recursos naturais.
FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA
Problemas sobre a natureza da filosofia. Problemas sobre a natureza do
conhecimento humano. Problemas filosóficos sobre o finito e o infinito. Noções
fundamentais de filosofia.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1
o
E 2
o
GRAUS
Leis de ensino no país. Escola de 1
o
grau. Escola de 2° grau. Sistemas de ensino.
Ensino profissionalizante. Estrutura administrativa da escola. A verificação do
rendimento escolar. Professores e especialistas da educação.
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA
A prática de ensino nas licenciaturas. A prática do ensino da geografia. A
geografia no 1
o
e 2
o
graus. Concepções pedagógicas do ensino da geografia na
atualidade. Objetivos do ensino da geografia. Metodologia. Planejamento didático.
Instrumentação de materiais para o ensino da geografia. Estágio Supervisionado e o
micro-ensino.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conjunto de atividades físicas e desportivas, que permitem ao aluno o
desenvolvimento físico, habilidades desportivas e sua integração no meio a que pertence.
Aprimoramento das aptidões físicas, aperfeiçoamento das técnicas desportivas e
integração ao meio universitário.
TEORIAS EM GEOGRAFIA
Conceitos da geografia. Relações com as demais ciências. Terminologia. Os
vários conceitos da geografia. A geografia como ciência.
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Estudo metódico de textos fáceis em língua Portuguesa, através de exercícios e
leitura, compreensão e intelecção com vistas à aquisição de um instrumento de
comunicação e pesquisa.
ESTATÍSTICA
Noções preliminares. Dados estatísticos. Distribuição de frequência.
Representação gráfica, medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Números
índices. Cálculo das probabilidades.
GEOMORFOLOGIA
Conjuntos morfoclimáticos.
Tectônica e Geomorfologia. Ciclo de erosão fluvial. Relevos diferenciais em
bacias sedimentares. Evolução do relevo dobrado e falhado. Contatos. Morfologia
intertropical. Erosão em regiões secas. Geomorfologia do Brasil.
GEOPOLÍTICA
O contexto histórico do aparecimento da Geopolítica. A herança intelectual da
Geopolítica e blocos de poder. Bases da nova ordem mundial da pós-guerra. O leste
europeu e a situação atual.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
A filosofia, evolução do pensamento filosófico. A educação: teorias e objeto.
Embasamento filosófico da educação e do educador. A ontologia e o seu repercutir na
educação. A escola e a filosofia.
3.5. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é integrado por 24
professores. A análise do Corpo Docente, feita pela Comissão, indica que "2 são
Doutores, 6o Mestres, 14o Especialistas e 2 comprovam experiência profissional ".
Todos os docentes apresentam titulação e/ou experiência profissional na área das
disciplinas indicadas para lecionar. A Comissão avalia que o Corpo Docente relacionado
apresenta qualificação adequada para o desenvolvimento do curso ".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos pelos Planos de
Careira Docente e Institucional de Capacitação de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas do currículo
pleno está anexa a este Parecer.
3.6. BIBLIOTECA
A Biblioteca adota o CDD ( Decimal Classifícation Dewey ) para a
classificação de seu acervo.
Funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00h e aos sábados das
8:00 às 16:00h. O acervo geral é integrado por 30.896 títulos e 45.298 exemplares e por
495 títulos de periódicos em geral, 62 títulos de assinaturas correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
4.955
4.955
EXEMPLARES
6.363
6.363
No cronograma de aquisição de novos títulos e assinaturas de periódicos
para o curso constante do projeto, a projeção é a seguinte para 1998:
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
8.410
8.410
EXEMPLARES
11.341
11.341
PERIÓDICOS
A Biblioteca está sendo informatizada.
O sistema de informatização foi desenvolvido no laboratório de
Processamento de Dados da mantenedora. Está previsto o controle automático de
empréstimo e SDI ( Disseminação Seletiva de Informação ). A Biblioteca participa do
COMUT, está providenciando ligação com a BIREME, BASES DE DADOS LILACS,
MEDLINE, PRODASEN e RENPAC, o que possibilitará a pesquisa, aos alunos de
graduação e de pós-graduação.
O espaço físico da Biblioteca já está sendo, em 1993, ampliado de 410
m2 para 560 m2 e está prevista, em 1994, 1200 m2.
3.7. LABORATÓRIO DE MICROINFORMÁTICA
O curso utilizará dependências comuns e específicas das Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, cujos espaçoso muito bem conservados e
adequados às atividades de ensino. Há salas de aula e demais dependências suficientes
para abrigar o curso.
Atualmente a Instituição dispõe de um laboratório de informática com
vinte estações de trabalho, estando em fase de ampliação para quarenta estações, que é
PERIÓDICOS EM GERAL
PERIÓDICOS CORRENTES/OUTROS CURSOS
PERIÓDICOS CORRENTES/LETRAS
TOTAL
TÍTULOS
495
040
022
557
EXEMPLARES
6.222
920
255
7.397
utilizado em aulas práticas e colocado a disposição dos alunos para uso individual, sem
custo adicional, bastando que seja autorizado o seu cadastramento.
O laboratório está situado em sala climatizada, com sistema de
aterramento e estabilização de corrente elétrica; dentro dos padrões recomendados no
que tange a espaçamento, mobília, ventilação e conforto.
A estrutura do laboratório, sua composição e atuação em diferentes áreas
pode ser melhor visualizado conforme segue abaixo:
1. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
14 Estações de Rede 386 DX 33 - Memória, 04 Megabytes; Cache, 64
Kbytes, Velocidade 33 Megahertz; Vídeo SUPER VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1
Mbyte, Placa de rede, NOVELL NE 2000; Mouse, Padrão Microsoft.
04 Estações de Rede para uso em CAD Computer Design 386 SX 40 -
Memória, 04 Mbytes; Cache, 64 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER
VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Co-
processador, 80387 matemático; Mouse Cordless, Logitech.
01 Servidor de Rede 486 DX 50 - Memória, 08 Megabytes, Cache, 256
Kbytes, Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 1.2 Megabytes; Winchester de 1.6
Gigabytes.
02 Estações de Rede para uso de desenvolvimento 386 DX 40 - Memória,
08 Megabytes; Cache, 128 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER VGA
Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 51/4 e
31/2 HD; Mouse Cordless Padrão Microsoft.
03 Impressoras modelo Matricial; Velocidade 600 Cps; Qualidade 9
agulhas.
03 Impressoras modelo Laser c/ Post Script; Resolução 800 à 1000 DPI;
Qualidade Térmica.
3.8. ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO
O laboratório de informática situa-se no centro do campus da Faculdade,
sendo de fácil acesso. É composto de uma área aproximada de 285 m2, dividida em
cinco ambientes através de divisórias móveis e fixas, que são:
- sala da diretoria do laboratório
- sala de desenvolvimento de sistemas internos
- biblioteca de softwares
- sala de monitoria e controle de rede
- divisão de equipamentos
- sala de aula, específica, anexa.
O laboratório é revestido de piso, sendo que toda a fiação de rede, por
medidas de segurança e apresentação, se situa abaixo deste piso,o ocorrendo
portando fios espalhados pelo laboratório. As luminárias queo em luz friao em
número de 30, e proporcionam uma claridade adequada ao ambiente.
As paredeso pintadas em cores claras, ambar, de forma a propiciar
descanso visual aos usuários em trabalho.
O laboratório possui uma mesa para cada microcomputador existente
acompanhada de 2 cadeiras, totalizando 20 mesas e 40 cadeiras, mais as utilizadas pela
parte administrativa do laboratório.
A sala de aula específica tem 70 carteiras universitárias e quadro branco,
com canetas especiais. O laboratório possui ainda três quadros brancos, para serem
utilizados com canetas especiais, para possibilitar que as aulas sejam ministradas, no
próprio laboratório, quando conveniente ou na sala de aula especial, anexa.
LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO
MATERIAL
- Ampliador
- Marginador
- Time de Ampliador
- Cortadeira
- Caixa de papel 18 x 24
- Banheiras 20 x 25
- Banheiras 30 x 40
- Tanques de revelação
- Aspirai para revelação
- Secadeira 50 x 6
- Fixador
- Revelador Dekton
- Revelador D-76
- Filmes rebobinados
- Medidas de Preparo
- Lente Zoom
- Lente Olho de Peixe
- Lente Tele Converte
- Filtro de Reprodução
- Filtro Polarizador
- Máquina Fotográfica Canon - A-l
- Motor Drive
- Flash 2600 GMS
- Visor Métrico
- Flash Medss
- Máquina Fotográfica PENTAX
QUANTIDADE
01
01
01
01
01
03
03
03
03
01
10 lt.
10 lt.
10 lt.
25
05
01
01
01
02
01
01
01
01
01
01
01
LABORATÓRIO DE VÍDEO
MATERIAL
- Filmadora Panasonic VHS Ommi Movic
- Filmadora Super 8
- Microfones BY2 Lesson BK58 - 2 AIWA
- Mini gravadores GE
- Tela Ampliadora Automatic
- Projetor Ampliador de Vídeo Sony
- Projetores de Slides kodak
- Tela Móveis Tripé
- Tela de Fixar
- Projetores de transparências
- Videocassete de marca SHARP
- Rolos de filme Super 8
QUANTIDADE
01
01
02
03
01
01
04
02
05
08
01
12
- Fitas de Videocassete didáticos
- Carregador de bateria RV
- Baterias, 2 Panasonic, 2 Parkic
- Projetor Super 8
- Gerador de Caracteres Panasonic
- Televisor PHILIPS 20 Polegadas
- Megafones Delta
- Amplificador de Audio Staner
118
02
04
02
01
01
01
01
LABORATÓRIO DE AUDIO
MATERIAL
QUANTIDADE
- Top Disco tecnic
- Amplificadores 100x Delta
- Microfones Lesson B22
- Gravador National Mono
- Gravador AKAI Estéreo
- Caixa Amplificadora Digitone 100 Wats
- Tribuna Delta 1003
- Discos Diversos
- Tripés para Microfone
- Tripé para Câmera
- Transmissores SSB
- Ar condicionado BRASTEMP
- Fones Comum
- Mixer
- Caixas Acústicas
- Fitas Cassete
- Mino Fone Agenda
02
08
02
01
01
01
01
140
03
01
02
01
02
01
02
10
01
LABORATÓRIO DE DIAGRAMAÇÃO
MATERIAL QUANTIDADE
Pranchetas
Laser Comp ( Sist. de Edit. Elt. Pág. Certa )
Jogos de Canetas Nanquim
Letra Set (jogos do tipo )
Papéis de diagramação
Catálogos de tipos de letras existentes no setor gráfico
Impressora Laser ( ELGIN )
08
01
05
100
5.000
100
01
SETOR GRÁFICO
MATERIAL
QUANTIDADE
- Máquina Guilhotina Funtim Semauto 80 cem.
- Máquina imp. Off Set-Roland-Prática
- Máquina Off Set-Mutigit Mod. 1250
- Grampeador Katu Manual
- Bancadas em Madeirao
- Tanque Inox
- Mesa de Serigrafia c/ motor a vácuo
- Bancada para imprimir em tecido
- Máquina de Fotolito Repronast
- Secador de Adesivos com 50 grades
- Caixa com ferramental gráfico
- Banheiras em PVC para Revelação Chapas
- Banheiras em PVC para Revelação Fotolito
- Mesa luz para correção Fotolito
- Picotadeira Manual
- Máquina de Encadernação
- Máquina Toko de Mesa
- Máquina Fototipo para Fotocomposição
- Presna para Blocagem
- Suporte para Rolo Papel
01
01
01
01
03
01
02
01
01
01
02
03
04
01
01
01
01
01
01
02
3.9 PESQUISA E EXTENSÃO
Serão ministradas, além da formação geral em pesquisas, aulas especiais de
investigação em geografia, com a informação de disciplinas suporte e auxiliares.
Estudo da geografia regional, examinando a correção e os desvios no
parcelamento urbano, assim como estudos climáticos.
Pesquisa nos laboratórios metereológicos da região, para fins didáticos e para
fins de serviço comunitário como suporte ao turismo, à agricultura e à indústria.
Estudos e mapeamentos de regiões por levantamentos aerofotogramétricos de
satélites em convênio com Institutos Nacionais e Internacionais.
A extensão à comunidade já está implícita em item anteriores. Além desses,
manter cursos de extensão e aperfeiçoamento e especialização em Geografia tanto em temas
específicos como em questão didático-pedagógica.
Integração de Geografia com a História, Arte, Planejamento e Administração
Urbana, agrícola e industrial.
Pesquisas geográficas empregando recursos dos programas de multimídia,
analisando e simulando situações geográficas e geo-políticas.
A pesquisa em Geografia Humana terá especial apoio das FISET, na medida
em que forem integradas com a Ecologia, considerados os aspectos urbanos e regionais.
- Pesquisa para a confecção de projetos de software interligados à matemática e
informática, portanto, para uso em sala de aula, para a divulgação do saber, como para o
suporte de decisões para o planejamento urbano e rural.
- Atender a pedidos para execução de projetos vindos das comunidades e
regiões atendidas pelas FISET.
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação:
A Comissão após verificar as dependências das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o projeto do curso, conclui que "consideradas as
sugestões já emitidas para algumas melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de
disciplinas no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da organização curricular,
pode se depreender que o Curso de Geografia pretendido é abrangente nas suas
propostas e é adequado ao que deva ser um processo que objetiva qualificar
profissionais competentes neste campo do conhecimento.
- "O Corpo Docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiênicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com os livros e periódicos
para o Curso de Geografia e as sugestões oferecidas foram atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a entidade preenche
os requisitos necessários à autorização para iniciar o Curso de Geografia.
III - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização de funcionamento do Curso de Geografia -
Licenciatura Plena, com 100 vagas totais anuais, em duas turmas, dois turnos, a ser
ministrado pelas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti - FISET,
mantidas pela Sociedade Educacional Tuiuti, em Curitiba, Paraná.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acolhe o voto do Relator.
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA PLENA
1ª Série
Disciplinas C/H
1. Geografia Física I 144
2. Cartografia Geral 108
3. Teorias em Geografia 108
4. Fundamentos de Filosofia 72
5. Sociologia 72
6. Antropologia Cultural 72
7. Fundamentos Filosóficos da Educação 72
8. Educação Física 72
792
2
a
Série
1. Geografia Humana I 144
2. Geologia Física II 108
3. Geologia 108
4. Cartografia Temática 108
5. Biogeografia 108
6. Psicologia da Educação 72
7. Estatística 72
720
3
a
Série
1. Geomorfologia 144
2. Geografia (Agrária e Urbana) do Brasil 144
3. Geografia Regional I 108
4. Geografia Humana II 108
5. Português Instrumental 72
6. Didática 72
648
4
a
Série
1. Geopolítica 144
2. Estudos Ambientais 108
3. Geografia Regional II 108
4. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2
o
Graus 72
5. Metodologia e Prática do Ensino de Geografia 216
648
CARGA HORÁRIA TOTAL : 2.808
ANEXO II
CORPO DOCENTE
GEOGRAFIA
1. ALCIONE LUIS PEREIRA CARVALHO
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Professor de Metodologia do Ensino da Geografia Universidade Federal do
Paraná
Professor de Geomorfologia da Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba
Experiência comprovada
2 ANA HELENA CORREA DE FREITAS GEL
Geografia Física
Licenciatura Plena em Geografia
Especialização em Magistério Superior
Especialização em Geografia Física (em curso)
3. BERTHOLDO DIEDRICHS
Geologia
Geografia (Agrária e Urbana) do Brasil
Licenciatura Plena em Geografia
Especialização: Metodologia Científica em curso
Parecer CFE 314/91 Geografia do Brasil.
Parecer CFE 615/91 Fundamentos de Geologia
4. CARMEN LUCIA GABARDO
Psicologia da Educação
Didática
Estrutura e funcionamento do Ensino de 1
o
e 2
o
Graus
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
1978
5. CID ROGÉRIO TEIXEIRA XAVIER
Biogeografía
Geopolítica
Formado em Engenharia Florestal
Especialista em Economia e Política Florestal
6 CLÓVIS EDILBERTO D'ASSUMPÇÃO
Especialista em Economia e Política Florestal
6.CLÓVIS EDILBERTO D'ASSUMPÇÃO
Estudos Ambientais
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Especialista em Análise Ambiental Universidade Federal do Paraná
Vários cursos de aperfeiçoamento na área de Geografia
Geógrafo ITCF 1983/91
Geógrafo INCRA 1991/93
7. ELPIDIO MARCULINO CARDOSO
Fundamentos de Filosofia
Fundamentos Filosóficos da Educação
Formado em Filosofia Viamão 1960
Teologia Roma PUC Gregoriana 1962
Pedagogia Universidade Federal do Paraná 1965
Biblioteconomia Universidade Federal do Paraná 1968
Especialista em Cinema Roma PUC Salesiana 1977
Mestre em Educação PUC Rio de Janeiro 1975
Doutor em Educação Roma PUC Salesiana 1977
8. ELTON LUIZ BARZ
Antropologia Cultural
Formado em História pela Universidade Federal do Paraná
Especialista em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná
Professor da Universidade Federal do Paraná
9. FRANCISCO CARLOS REWME
Geografia Física
Geografia Regional
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Especialista em Geografia Física e Análise Ambiental pela Universidade Federal
do Paraná
Professor do Colégio Nossa Senhora Medianeira
Professor da Universidade Federal do Paraná
Trabalhos publicados na revista Horizonte Geográfico
10. FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO DANTAS
Cartografia Temática
Licenciatura Plena em Geografia
Especialização em Geografia urbana
Parecer CFE 314/91 Cartografia, Petrografia e Oceanografia
11. GLACIE ABAD MAXIMIANO
Geomorfologia
Formada em Geografia
Especialista em Sensoriamento Remoto
Mestre em Geomorfologia USP
Curso de Técnico em Agrimensura Inst. Politécnico do Paraná
Matéria Publicada em Congressos e Simpósios
12. JOSÉ OTÁVIO CARDOSO CONSONI
Geologia
Formado em Geologia
Especialista em Geologia Exploratória
Curso de Exploration et Valourisatiom des Ressouces Minerales pela Ècolo
Nationale Polytecnique de Geologie Apliquée et de Prospection Miniére. Nanci
France.
13. LUIZ CARLOS RISHBIETER
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia
Bacharel em geografia pela Universidade Federal do Paraná
Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 1987
Especialista em Ciências da Educação pela Universidade de Paris
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Sorbonne 1991
Supervisão e Treinamento do Pessoal Projeto Araucária pela Universidade
Federal do Paraná
14. LIZ ABAD MAXIMIANO
Geomorfologia
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Mestre em Geomorfologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
15. MARCIA DA CRUZ
Geografia (Agrária e Urbana) do Brasil
Geografia Regional
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Especialização: Geografísica Física (em curso)
16. MARIA CRISTINA COLNAGHI
Sociologia
Formada em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná
Mestre em História do Brasil Universidade Federal do Paraná
Professora da Universidade Federal do Paraná
17. MIGUEL ZEGHBI
Português Instrumental
Licenciado em Letras Neolatinas Universidade Católica do Paraná 1959
Bacharel em Direito Universidade Federa! do Paraná 1961
Mestre em Letras na área de Língua Portuguesa Universidade Católica do
Paraná 1983
Professor de Ensino Superior do Curso de Letras disciplina de Língua
Portuguesa Faculdades Estaduais do Estado do Paraná durante 30 anos
Chefe do Departamento de Curso de Letras na Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras de Paranaguá durante 9 anos
Professor titular de Língua Portuguesa e Língua Latina nas Faculdades Tuiuti
desde 1973.
Coordenador do Curso de Letras das Faculdades Tuiuti desde 1973
Parecer CFE 190/adendo Língua Portuguesa
Parecer CFE 1255/73 Língua Portuguesa
18. MOACIR JOSÉ QUINTINO
Geografia Física
Graduação em Ciências Físicas pela Universidade Federal do Paraná 1970
Especialista em Geofísica Instituto Astronômico e Geofísico Universidade de
o Paulo 1976
Mestrado Mestre em Ciências Geodésicas Universidade Federal do Paraná
1975
19. NEY DE LUCCA MECKING
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos do
Paraná 1974
Bacharel em Direito Faculdade de Direito de Curitiba 1979
Especialização em Judô pela Escola de Medicina de Havana Cuba 1988
Especialista em Magistério Superior CEPPE
Diversos cursos na área de Técnico e Arbitragem
Diversos títulos conquistados na área de Judô
Técnico da Seleção Brasileira de Judô 1986/89
Professor há 20 anos
Parecer CFE 3840/76
20. PEDRO GUEDES
Estudos Ambientais
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Professor da Faculdade de Geografia da Universidade de Ponta Grossa Geógrafo
da SUHREMA
Comprovada experiência profissional e de magistério
21. ROBERTO FILIZOLA
Cartografia Geral
Geopolítica
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federa! do Paraná
Mestre em Cartografia pela Universidade deo Paulo
Professor do Colégio Anjo da Guarda
Consultor da Prefeitura Municipal de Curitiba
22. SYLVIO FAUSTO GIL FILHO
Geografia Humana
Estudos Ambientais
Bacharel e Licenciado em Geografia
Especialista em Geografia Humana
Parecer CFE 314/91 Fundamentos Teóricos da Geografia, Geografia Regional
do Brasil e Geografia do Mundo.
23.VALDOMIRO LOURENÇO NACHORNIK
Estatística
Bacharel em Estudos Sociais
Curso de História e Geografia do Paraná pela Faculdade de Ciências Humanas e
Sociais de Curitiba
Especialista em Estatística Social 1987
Diversos títulos publicados sobre índices de Preços na área Geográfica e
abrangências.
24. VALÉRIA EDITH GARDAI COLLODEL
Teorias em Geografia
Geografia Humana
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
Pós-Graduação em Geografia Física Análise Ambiental pela Universidade
Federal do Paraná
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 01 de setembro de 1993.
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