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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI PR
ASSUNTO:
AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NAS FACULDADES INTEGRADAS
DA SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI - (Fase Projeto e sua Execução)
RELATOR: Sr. Cons. ERNANI BAYER
PARECER Nº 502/93
CÂMARA/COMISSÃO
APROVADO EM:
31/08/93
PROCESSO N
o
23025.003139/92-51
I - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, mantidas pela
Sociedade Educacional Tuiuti - SET estão em processo de transformação em universidade,
pela via da autorização, com Carta-Consulta aprovada pelo CFE através do Parecer n°
270/93.
A Carta-Consulta contempla, para compor o perfil, institucional, a
implantação dos Cursos de História, Geografia, Educação Artística, Matemática e a
habilitação em Letras Português/Espanhol para 1993. 0 presente Parecer trata da análise das
condições para autorização do Curso de Matemática.
A comissão de Acompanhamento do processo de criação da Universidade
Tuiuti do Paraná - UTP, na fase de execução do Projeto, nomeada pela Portaria do CFE n°
12/93, é constituída pelos Professores ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS,
ALVACIR NICZ e ALMERI PAULO FINGER e presidida pelo Relator, Conselheiro
ERNANI BAYER.
A comissão analisou as condições de implantação do Curso de Educação
Artística, em reunião nas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, nos dias 5
e 6 de julho, tendo presente o projeto apresentado pela Instituição.
Este parecer tem
de Matemática, o Relatório da C
Relator.
m base no Projeto da
Comissão de Acomp
UTP, no Projeto Pedagógico do Curso
anhamento e as observações pessoais do
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Curso de Matemática, o Relatório da Comissão de Acompanhamento e as
observações pessoais do Relator.
1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Sociedade Educacional Tuiuti (SET), fundada em 24/10/66, com sede e
foro na cidade de Curitiba - PR. É uma sociedade civil sem fins lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal,
capacidade patrimonial e econômico-financeira, bem como a idoneidade de seus dirigentes,
foram analisadas, detalhadamente, no Parecer CFE n° 270/93, que aprovou a Carta Consulta
para criação da Universidade Tuiuti do Paraná.
Esta localizada na Rua Marcelino Champagnat, 505 CEP:
80710-250 em Curitiba - Paraná.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE EDUCACIONAL
TUIUTI (FISET)
A SET mantém, em regular funcionamento, as Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti (FISET) cujo Regimento Unificado está aprovado pelo
Parecer n° 371/93, com as seguintes unidades de ensino, pesquisa e extensão:
a) Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Tuiuti;
b) Faculdade de reabilitação Tuiuti;
c) Faculdade de Direito Tuiuti;
d) Centro Técnico-Educacional Superior Curitibano.
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiutim por
objetivo:
I - a formação de profissionais e especialistas de nível superior,
II - a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
III - a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante cursos e
serviços especiais;
IV - a promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições de
ensino dos diversos graus, tendo em vista o desenvolvimento da cultura, das artes, das
ciências e da tecnologia;
V - a participação no desenvolvimento sócio-econômico do País e, em
particular, do Estado do Paraná, com organismo de consulta, assessoramento e prestação
de serviços, em assuntos relativos aos diversos campos do saber;
VI - a promoção de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu,
de atualização, de extensão, de plenificação curricular e de treinamento profissional, bem
como a prestação de serviços à Comunidade.
A administração das FISET é exercida por intermédio do Conselho
Superior, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
O Conselho Superior, é o órgão máximo de natureza normativa,
deliberativa, jurisdicional e consultiva das FISET, sendo também o órgão recursal.
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O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão superior,
normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão das
FISET.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da administração superior, dirigido
pelo Diretor Geral e apoiado por três Vice-Diretorias: Administrativa, Acadêmica e de
Planejamento.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas que articulam as
atividades das FISET.
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgão suplementares e os de apoio.
Os órgãos suplementareso aqueles, que suplementam e apoiam todas as atividades das
Faculdades.o eles:
Centro de Pós-Graduação; Centro de Atividades Psicopedagógicas;
Centro de Reabilitação Sydnei Antonio; Centro de Atividades Esportivas e Promoções;
Centro de Integração Mercado/Aluno; Centro de Desenvolvimento de Recursos
Humanos; Colégios Tuiuti - 1
o
e 2
o
Graus Colégio de Aplicação; Clinica de
Fonoaudiologia; Clínica de Fisioterapia, Clínica; Clínica de Terapia Ocupacional; Clínica
de Psicologia; Clínica de Odontologia; Centro de Processamento de Dados; Mini
Cartório Jurídico; Escritório Modelo de Aplicação; Laboratórios; Biblioteca Central;
Gráfica; Divisão de Património; Divisão de Serviços Gerais; Divisão de Audiovisual;
Prefeitura.
Os Departamentos compõem a administração e são os seguintes:
Departamento de Educação
Departamento de Letras
Departamento de Psicologia
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Departamento de Fonoaudiologia
Departamento de Informática
Departamento de Odontologia
Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
*Departamento de Artes
*Departamento de Matemática
*Departamento de Administração, Economia e Ciências Contábeis
*Departamento de Comunicação Social
*Departamento de Geografia e História
Departamentos a serem implantados.
As FISET ministram os seguintes cursos de graduação:
UNIDADE
FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNCIAS
E LETRAS TUIUTI
FACULDADE DE
REABILITAÇÃO
TUIUTI
CENTRO TÉCNICO-
EDUCACIONAL
SUPERIOR CURITIBANO
FACULDADE DE DIREITO
TUIUTI
CURSO
PEDAGOGIA (Licenciatura
Plena)
- Magistério das Matérias
Pedagógicas de 2* Grau
- Orientação Educacional
- Administração da Escola
de 1º e 2º Graus
- Supervisão da Escola de 1º
e 2º Graus
LETRAS (Licenciatura
Plena)
- Português/Inglês e
respectivas Literaturas
PSICOLOGIA
- Bacharelado em Psicologia
- Licenciatura em Psicologia
- Formação de Psicólogos
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
TERAPIA OCUPACIONAL
ODONTOLOGIA
TECNO. EM PROC. DE
DADOS
DIREITO
ATO DE CRIAÇÃO
E AUTORIZAÇÃO
- DEC.73.078 -11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.92.703-21/05/86
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
- DEC.83.468 - 21/05/79
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
- DECRETO DE 06701/92
- DECRETO DE 14/01/92
- DECRETO DE 11/11/92'
ATO
DE
RECONHECIMENTO
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 470-18/08/89
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 492-18/09/80
- PORT-329 - 07/05/86
- PORT-328 - 07/05/86
- PORT-329 - 07/05/86
CURSOS DE GRADUAÇÃO E SITUAÇÃO LEGAL
FONTE: Secretaria Geral das FISET, 1993.
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1. DADOS GERAIS
- Curso de matemática, com Ênfase em Informática
- Licenciatura Plena em matemática
- Bacharelado em Matemática
* DOCUMENTO LEGAL SOBRE O CURSO
- Parecer CFE n° 295/62 de 14/11/62
- Resolução CFE s/, de 14/11/62
* NÚMERO DE VAGAS
- Licenciatura Plena em Matemática - 100 vagas totais anuais
- Bacharelado em Matemática - 100 vagas totais anuais
* NÚMERO DE TURMAS
- Licenciatura Plena em matemática - duas turmas
- Bacharelado em Matemática - duas turmas
* TURNOS DE FUNCIONAMENTO
- Licenciatura Plena em matemática em dois turnos - Diurno e
Noturno
O plano curricular do curso é constituído de 4 séries anuais, sendo as 3
primeiras comuns a todos os alunos. A 4
o
série é diversificada, oferecendo opções
específicas para habilitações, com ênfase em Informática, em Licenciatura Plena em
Matemática e em Bacharelado em Matemática. A Comissão sugeriu e a Instituição
aceitou algumas alterações no escalonamento das disciplinas.
A Comissão e o Relator debateram a proposta curricular com os seus
autores, todos vinculados às FISET, considerando que estão atendidos os princípios
básicos para a implementação do curso, ao longo dos próximos quatro anos. Foram
analisados e considerados, em perfeita consonância com o Projeto da UTP, os demais
aspectos didáticos do curso: periodização e ementário das disciplinas, metodologia,
avaliação e bibliografia básica.
3.4 EMENTÁRIO
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA
Teoria elementar dos conjuntos. Considerações sobre conjuntos
numéricos. Sistema Cartesiano ortogonal. Relações binárias. Considerações sobre
funções. Geometria Analítica. Considerações sobre Trigonometria. Logaritmos e
exponenciais. Sistemas de numeração e conversão de bases. Divisibilidade. Números
primos.
DESENHO GEOMÉTRICO
Construções geométricas fundamentais. Estudo da circunferência.
Segmentos proporcionais. Arco capaz de um ângulo. Lugares geométricos. Homotetia.
Construção de triângulos. Quadriláteros. Equivalência de áreas. Divisão de figuras.
Estudo da circunferência pelas tangentes. Concordância.
CÁLCULO DD7ERENCIAL E INTEGRAL I
Integral indefinida. Métodos de integração. Integração definida.
Aplicações de integrais: geométricas e mecânicas. Integrais impróprias. Números reais.
Relações e funções reais de variáveis reais. Limites das funções. Continuidade.
Derivadas. Diferencial. Aplicações das derivadas.
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL
Coordenadas na reta, plano e espaço. Vetores. Produto escalar. Produto
vetorial. Produto misto. Estudo da reta no plano. Círculo. Estudo da reta e plano no
espaço tridimensional. Curvas planas.
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
Introdução ao método científico. Medidas. Erros. Conversão de unidades.
Cinemática em uma e duas dimensões. Composições de movimentos. Dinâmica - Leis de
Newton - Equilíbrio. Trabalho e energia. Conservação da energia. Impulso e momento
linear. Colisões. Movimento Harmônico Simples. Introdução à Termodinâmica.
TOPOLOGIA
Espaços métricos. A topologia dos espaços métricos. Continuidade.
Conjuntos compactos. Conjuntos conexos. Espaços métricos completos. Espaços
topológicos. Bases e sub-bases. Continuidade e equivalência topológica.
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA
Fenômenos de atenção. Simulação. Método Monte Cario. Problemas de
competição Problemas de concorrência.
VARIÁVEIS COMPLEXAS
Integrais de linha e superfície Transformação de coordenadas nas
integrais múltiplas. Funções de variável complexa Transformada de Laplace. Integral de
Fourier.
ESTATÍSTICA
Introdução à estatística. Distribuição de frequência Medidas de posição.
Medidas de dispersão. Assimetria e curtose. Números índices.
PROBABILIDADE
Amostragem. Inferência estatística. Teste de hipótese. Pequenas amostras.
Ajustamento. Correlação.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Razões e proporções. Juros simples. Desconto comercial. Desconto
racional. Analogia comercial. Juros compostos. Desconto comercial composto. Rendas
certas. Empréstimos indivisíveis. Empréstimos divididos em títulos. Depreciação.
PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA
Modelos de problemas em programação linear. Bases técnicas da
programação linear. Convexidade. Método gráfico. Métodos iniciais da programação
linear. Método simples.
CÁLCULO NUMÉRICO
Estudo do erro: fase de modelagem e fase de resolução. Noções de
álgebra matricial. Métodos numéricos na resolução de sistemas lineares. Equações
algébricas e transcendentes: métodos numéricos de resolução. Interpolação polinomial.
Método dos mínimos quadrados. Integração numérica.
AMOSTRAGEM E INFERÊNCIA
Distribuições exatas de amostragem. Distribuições exatas em universos
multimensionais. Teoria da Estimação. Principais métodos de estimação. Regiões de
confiança. Teoria geral dos testes de hipóteses. Funções. Características e potência.
Estudos dos principais testes paramétricos.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS COMPUTADORES
Estrutura básica dos computadores. Linguagem de programação. A
linguagem FORTRAN: Constantes e variáveis inteiros e reais, operações aritméticas,
funções elementares, desvio, variáveis subscritas, declarações DO, entrada e saída de
dados, funções declaradas, subprogramas. Programas processados pelos alunos no
computador.
LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos e computadores. Linguagens Basic e Fortran. Fluxograma.
Compilador Basic e Fortran: sub-programas. Sistemas operacionais. Manipulação de
disco e fita magnética. Geração e manipulação de arquivos. Sequenciadores. Pesquisas
de tabelas através de conceitos avançados da linguagem, estudar alguns problemaso
numéricos. Elaborar programas Fortran e Basic para resolver problemas em geral.
Manipulação com o conjunto de sub-rotinas científicas.
PROGRAMAÇÃO
Otimização Clássica e vinculada. Kuhn-Trucker, Sensibilidade, Sela,
Minimax, Dualidade, Otimização Convexa, Separada, Quadrática, Geométrica e
Dinâmica, Penalidade e Barreira.
ANÁLISE DE SISTEMAS I
Saídas. Entradas. Arquivos. Controle sobre Dados. Definição de
Programas, Testes de Programas, Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Projeto.
ANÁLISE DE SISTEMAS II
Metodologia para desenvolvimento de Sistemas. Coleta de dados. Análise
de Sistemas Atual. Análise de Viabilidade de Execução, Elaboração de Auto-Projeto,
Documentação de Sistemas, Operacionalização, implantação e Plano Diretor de
Informática.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas operacionais. Conceitos básicos e visão histórica. Serviços dos
S.O.. Sistemas de arquivos. Escalonamento do tempo do CPU. Gerenciamento de
memória.
BANCO DE DADOS
Organização de arquivos e suas características. Conceito de Banco de
Dados. Projeto e administração de Banco de Dados. Sistemas de Banco de Dados mais
utilizados.
ESTRUTURA DE ARQUIVO DE BANCO DE DADOS
Conceituar informática e os componentes de um ambiente informatizado
bem como caracterizar as formas de estruturação de dados e informações no
computador.
LÓGICA MATEMÁTICA
Avaliação da álgebra das proposições; análise das relações de implicação
e equivalência lógicas; avaliação da álgebra booleana.
TÓPICOS AVANÇADOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS
Desenvolvimento de programas em linguagem C (avançado);
conhecimento de métodos para gerenciar informação; gerência de custos em sistemas de
processamento de dados.
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA
Desenvolvimento e implantação de um projeto, em qualquer área, numa
empresa; caracterização da importância do desenvolvimento e da implantação para
melhor desempenho do sistema.
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
Panorama geral da realidade brasileira. Aspectos estruturais e
conjunturais. Análise dos principais problemas no campo social, político, econômico e
cultural. Questões nacionais específicas: análise crítica das filosofias e ideologias
políticas. A questão social. A geopolítica e o planejamento nacional.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tipos de conhecimentos empírico, científico, teológico e fisiológico.
Formação de espírito científico. Análise temática. A redação do trabalho científico. Tipos
de Achamento. Análise de texto. Tipos de pesquisa. Elaboração de pesquisa. Projeto de
pesquisa. Amostragem, especificação dos procedimentos. Relatórios final de Pesquisa.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conjunto de atividades físicas e desportivas, que permitem ao aluno o
desenvolvimento físico, habilidades desportivas e sua integração no meio a que pertence.
Aprimoramento das aptidões físicas, aperfeiçoamento das técnicas desportivas e
integração ao meio universitário.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1
o
E 2
o
GRAUS
Leis de ensino no país. Escola de 1º graus. Escola de 2º graus. Sistemas
de ensino. Ensino profissionalizante. Estrutura administrativa da escola. A verificação do
rendimento escolar. Professores e especialistas da educação.
DIDÁTICA
Fundamentação teórica sobre a evolução histórica da didática e suas
diferentes abordagens, considerando seus aspectos psicológicos, sociológicos,
filosóficos, políticos e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, privilegiando-
se os temas: evolução das idéias pedagógicas e suas repercussões na didática e o
processo ensino-aprendizagem: momentos e problemas.
PRÁTICA DE ENSINO (ESTÁGIO SUPERVISIONADO)
Estágio de observação. Atividades de direção de classe.
ALGORITMO ESTRUTURADO
Princípios da lógica matemática. Proposições e conectivos. Operações
sobre proposições. Tabelas - verdade de uma proposição composta. Relação de
implicação lógica. Relação de equivalência lógica. Álgebra de proposições.
GERENCIAMENTO DE CPD
Plano Diretor de Informática. Organização de CPD. Funções típicas de
Processamento de Dados. Documentação. Controle de custos.
3.5. CORPO DOCENTE
O corpo docente indicado para o curso é integrado por 23 professores. A
análise do Corpo Docente, feita pela Comissão, indica que " 1 é Doutor, 8 são Mestres,
10 especialistas e 4 comprovada experiência de magistério. Todos os docentes
apresentam titulação e/ou experiência profissional na área das disciplinas indicadas para
lecionar. A Comissão avalia que o Corpo Docente relacionado apresenta qualificação
adequada para o desenvolvimento do curso ".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos pelos Planos de
Careira Docente e Institucional de Capacitação de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas do currículo
pleno está anexa a este Parecer.
3.6. BD3LIOTECA
A Biblioteca adota o CDD ( Decimal Classification Dewey ) para a
classificação de seu acervo.
Funciona de segunda a sexta-feira das 8.00 às 21:00h e aos sábados das
8:00 às 16:00h. O acervo geral é integrado por 30.896 títulos e 45.298 exemplares e por
495 títulos de periódicos em geral, 62 títulos de assinaturas correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
1.784
1.784
EXEMPLARES
2.367
2.367
PERIÓDICOS EM GERAL
PERIÓDICOS CORRENTES/OUTROS
CURSOS
PERIÓDICOS CORRENTES/LETRAS
TOTAL
TÍTULOS
495
040
022
557
EXEMPLARES
6.222
920
255
7.397
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
3.398
3.398
EXEMPLARES
5.957
5.957
No cronograma de aquisição de novos títulos e assinaturas de periódicos
para o curso constante do projeto, a projeção é a seguinte para 1998:
PERIÓDICOS
A Biblioteca está sendo informatizada.
O sistema de informatização foi desenvolvido no laboratório de
Processamento de Dados da mantenedora. Está previsto o controle automático de
empréstimo e SDI ( Disseminação Seletiva de Informação ). A Biblioteca participa do
COMUT, está providenciando ligação com a BIREME, BASES DE DADOS LILACS,
MEDLINE, PRODASEN e RENPAC, o que possibilitará a pesquisa, aos alunos de
graduação e de pós-graduação.
O espaço físico da Biblioteca já está sendo, em 1993, ampliado de 410
m2 para 560 m
2
, e está prevista em 1994, para 1200 m
2
.
3.7. LABORATÓRIO DE MICROINFORMÁTICA
O curso utilizará dependências comuns e específicas das Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, cujos espaçoso muito bem conservados e
adequados às atividades de ensino. Há salas de aula e demais dependências suficientes
para abrigar o curso.
Atualmente a Instituição dispõe de um laboratório de informática com
vinte estações de trabalho, estando em fase de ampliação para quarenta estações, que é
utilizado em aulas práticas e colocado a disposição dos alunos para uso individual, sem
custo adicional, bastando que seja autorizado o seu cadastramento.
O laboratório está situado em sala climatizada, com sistema de
aterramento e estabilização de corrente elétrica; dentro dos padrões recomendados no
que tange a espaçamento, mobília, ventilação e conforto.
A estrutura do laboratório, sua composição e atuação em diferentes áreas
pode ser melhor visualizado conforme segue seguir:
1. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
14 Estações de Rede 386 DX 33 - Memória, 04 Megabytes; Cache, 64
Kbytes; Velocidade 33 Megahertz; Vídeo SUPER VGA Colorido, Memória de Vídeo, 1
Mbyte, Placa de rede, NOVELL NE 2000; Mouse, Padrão Microsoft.
04 Estações de Rede para uso em CAD Computer Design 386 SX 40 -
Memória, 04 Mbytes; Cache, 64 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER
VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Co-
processador, 80387 matemático, Mouse Cordless, Logitech.
01 Servidor de Rede 486 DX 50 - Memória, 08 Megabytes; Cache, 256
Kbytes; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 1.2 Megabytes; Winchester de 1.6
Gigabytes
02 Estações de Rede para uso de desenvolvimento 386 DX 40 - Memória,
08 Megabytes; Cache, 128 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz, Vídeo SUPER VGA
Colorido, Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000, Drive, 51/4 e
31/2 HD; Mouse Cordless Padrão Microsoft.
03 Impressoras modelo Matricial; Velocidade 600 Cps; Qualidade 9
agulhas.
03 Impressoras modelo Laser c/ Post Script; resolução 800 à 1000 DPI;
Qualidade Térmica.
3.8. ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO
O laboratório de informática situa-se no centro do campus da Faculdade,
sendo de fácil acesso. É composto de uma área aproximada de 285 m2, dividida em
cinco ambientes através de divisórias móveis e fixas, que são:
- sala da diretoria do laboratório
- sala de desenvolvimento de sistemas internos
- biblioteca de softwares
- sala de monitoria e controle de rede
- divisão de equipamentos
- sala de aula, específica, anexa.
O laboratório é revestido de piso, sendo que toda a fiação de rede, por
medidas de segurança e apresentação, se situa abaixo deste piso,o ocorrendo
portando fios espalhados pelo laboratório. As luminárias queo em luz friao em
número de 30, e proporcionam uma claridade adequada ao ambiente.
As paredeso pintadas em cores claras, ambar, de forma a propiciar
descanso visual aos usuários em trabalho.
O laboratório possui uma mesa para cada microcomputador existente
acompanhada de 2 cadeiras, totalizando 20 mesas e 40 cadeiras, mais as utilizadas pela
parte administrativa do laboratório.
A sala de aula específica tem 70 carteiras universitárias e quadro branco,
com canetas especiais. O laboratório possui ainda três quadros brancos, para serem
utilizados com canetas especiais, para possibilitar que as aulas sejam ministradas, no
próprio laboratório, quando conveniente ou na sala de aula específica, anexa.
A - LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
1. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
a) Sala de llm x 6,5m
b) 6 bancadas de alvenaria para 5 alunos cada
c) Armário de fechar 1,80 x 2,20m
d)
1
pia de 3m
e) 1 quadro negro
f) 30 cadeiras
g) 1 escrivaninha com cadeira
2. EQUIPAMENTOS FUNDAMENTAIS
- 05 Conjuntos Fundamentais de Dinâmica
- 05 Dinamômetros
- 05 Pêndulos balísticos
- 01 Pêndulo simples e físico
- 05 Trilhos de ar
- 10 Planadores para o trilho de ar
- 05 Contrapesos
- 10 Lançadores
- 05 Lei de Hoor
- 10 Polias
- 10 Polias duplas
- 02 Lei de Boyle e Zero absoluto
- 01 Conjunto Laser He-Ne
- 05 Lentes Biconvexas
- 05 Lentes Bicôncavas
- 05 Lentes Plano-Convexas
- 05 Lentes Plano-Côncavas
- 05 Prismas
- 05 Prismas retos
- 05 Espelhos Esféricos
- 02 Redes de difração
- 02 Suportes para lâmpadas espectrais
- 02 Lâmpadas HG
- 01 Mapa espectral
- 01 Mapa de Espectro Solar
- 01 Mapa de Espectro Eletromagnético
- 01 Mapa de referências químicas
- 10 Suportes de Lentes
- 10 Bases
- 02 Circuitos Ressonantes
- 05 Banco de Resistores
- 05 Pontes de Wheastone
- 05 Experimento Lei de Coulomb
- 02 Geradores de Van de Graaf
- 02 Correias para gerador
- 05 Voltímetro, amperímetro
- 05 Galvanômetro
- 05 Multímetro
- 05 Lei de ampére
- 05 Plano inclinado
" O Curso terá suporte na infra-estrutura das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti, detalhadamente descrita na Carta-Consulta de criação da
Universidade analisada por este Conselho na apreciação da mesma. Conforme observa a
Comissão, esses espaços muito bem conservados, são amplos o suficiente para abrigar as
novas turmas de alunos decorrentes da autorização do curso. Os espaços e
equipamentos específicos previstos para o Curso de Matemática consta de Laboratório
de Computação com mobiliário e equipamentos de Informática Física Geral e
Experimental com mobiliário e aparelhos próprios, Sala de desenho com pranchetas e
mobiliário próprios. Para as aulas de Inglês Técnico e Língua Portuguesa, o curso
utilizará o Laboratório de Línguas. Serão utilizados também, o Laboratório Fotográfico
e Sala de vídeo para desenvolvimento de aulas práticas.
3.9 PESQUISA E EXTENSÃO
. A pesquisa na área de educação Matemática será uma das prioridades de
incentivo e de apoio das FISET, de acordo com indicações nacionais e internacionais.
Nessa área serão temas de pesquisa: métodos de ensino, defectologia de aprendizagem,
desenvolvimento de criatividade.
. Etnometodologia matemática e modelização.
. Pesquisas integradas com a Informática para a produção de softwares
para ensino e para reforço e correção de problemas de aprendizagem.
. Pesquisas em integração com outras áreas como as áreas de saúde, das
ciências do comportamento, história, geografia, arte.
. Pesquisas no campo de cibernética educacional e na aplicação da
informática ao ensino em todos os graus. Estudos de algoritmização de programas para
todos os ramos do saber em todos os níveis.
. A extensão á comunidade se fará, principalmente, por serviços prestados
e, ainda, por meio de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização.
. As pesquisas no laboratório de Informática procurarão estudar modelos
matemáticos nas áreas de bio-física, integrando as ciências da saúde e de ciências exatas,
assim como a análise matemática (geométrica e topológica) de obras artísticas.
Pesquisas no campo da História da Matemática, inclusive na História da
Matemática, no Paraná.
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação:
A Comissão após verificar as dependências das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o projeto do curso, conclui que "consideradas as
sugestões já emitidas para algumas melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de
disciplinas no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da organização curricular,
pode se depreender que o Curso de Matemática pretendido é abrangente nas suas
propostas e é adequado ao que deva ser um processo que objetiva qualificar
profissionais competentes neste campo do conhecimento.
- "O Corpo Docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiênicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com os livros e periódicos
para o Curso de Matemática e as sugestões oferecidas foram atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a entidade preenche
os requisitos necessários à autorização para iniciar o Curso de Matemática."
III - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização de funcionamento do Curso de Matemática -
Ênfase em Informática, Bacharelado com 100 vagas totais anuais e Licenciatura Plena
com 100 vagas totais anuais, cada habilitação com duas turmas, em dois turnos, a ser
ministrado pelas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti - FISET,
mantidas pela Sociedade Educacional Tuiuti, em Curitiba, Paraná.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
3
a
Série
2
a
Série
1" Série
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA
1. Equações Diferenciais
2. Programação Matemática
3. Análise de Sistemas II
4. Álgebra
5. Cálculo Numérico
6. Amostragem e Inferência
7. Tópicos Específicos de Matemática
8. Geometria Diferencial
9. Variáveis Complexas
108
72
72
108
72
72
"72
72
72
720
1. Cálculo Diferencial e Integral II
2. Física Geral Experimental
3. Álgebra Linear
4. Linguagem e Técnica de Programação
5. Geometria Descritiva
6. Probabilidade
7. Programação
8. Análise de Sistemas I
9. Matemática Financeira
72
108
72
72
72
72
72
72
72
720
Disciplinas
1. Fundamentos de Matemática
2. Lógica Matemática
3. Desenho Geométrico
4. Introdução à Ciência dos Computadores
5. Estudo de Problemas Brasileiros ( na forma da Lei)
6. Cálculo Diferencial Integral I
7. Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
8. Estatísticas
9. Algoritmo Estruturado
10. Física Geral e Experimental
11. Educação Física
C/H
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
21
792
Disciplinas
1. Análise Matemática
2. Topologia
3. Sistemas Operacionais
4. Tópicos Avançados de Processamento de Dados
5. Banco de Dados
6. Estrutura de Arquivo e Banco de Dados
7. Psicologia da Educação
8. Estrutura e funcionamento do Ensino de 1° e 2
o
Graus
9. Didática
10. Prática de Ensino ( Estágio Supervisionado )
CARGA HORÁRIA TOTAL = 3024
C/H
72
72
72
72
72
72
72
72
72
144
792
4
a
Série
1" Série
2ª Série
3
a
Série
ANEXO I (continuação)
CURSO DE MATEMÁTICA
Bacharelado com ênfase em informática
Disciplinas
1. Fundamentos de Matemática
2. Lógica Matemática
3. Desenho Geométrico
4. Introdução à Ciência dos Computadores
5. Estudo de problemas Brasileiros (na forma da Lei)
6. Cálculo Diferencial Integral I
7. Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
8. Estatística
9. Algoritmo Estruturado
10. Física Geral e Experimental
11. Educação Física
C/H
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
792
1. Cálculo Diferencial e Integral II
2. Física Geral Experimental
3. Álgebra Linear
4. Linguagem e Técnica de Programação
5. Geometria Descritiva
6. Probabilidade
7. Programação
8. Análise de Sistemas I
9. Matemática Financeira
72
108
72
72
72
72
72
72
72
720
1. Equações Diferenciais
2. Programação Matemática
3. Análise de Sistemas II
4. Álgebra
5. Cálculo Numérico
6. Amostragem e Inferência
7. Tópicos Específicos de Matemática
8. Geometria Diferencial
9. Variáveis Complexas
108
72
72
108
72
.72
72
72
72
720
Disciplinas
1. Análise Matemática
2. Topologia
3. Sistemas Operacionais
11
72
4. Tópicos Avançados de Processamento de Dados
5. Banco de Dados
6. Estrutura de Arquivo e Banco de Dados
7. Projeto e Desenvolvimento de um Sistema
8. Gerenciamento de CPD
9. Metodologia Científica
10. Trabalho de Conclusão de Curso (software)
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2952
C/H
72
72
72
72
72
108
72
72
72
720
4ª Série
MATEMÁTICA
1 ALDAIR TARCISIO RIZZI
Matemática Financeira
Graduação : Ciências Econômicas - Universidade Federal do Paraná - 1977
Especialização : Teoria Econômica - Universidade Federal do Paraná - 1978
Análise Econômica - Universidade Federal do Paraná - 1979
Mestrado : Teoria Económica Universidade Federal de Minas Gerais 1982
Doutorado: Políticas Públicas (Indústria) - Universidade Federal de Campinas
1989
2. ALEXANDRE ANDRADE TEIXEIRA
Algoritmo Estruturado
Linguagem e Técnica de Programação
Estrutura de Arquivo e Banco de Dados
Graduação : Curso de Economia - Faculdade de Administração e Econômia da
UFPR- 1973
Pós-Graduação : Administração com Especialização nas áreas de Marketing e
Finanças . COPPE - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação da
UFRJ- 1978
Cursos Extra-Curriculares:
Projeto e Análise de Sistemas - IBM/UFPR
Projeto e Análise de Sistemas CELEPAR/UFPR
Organização e Métodos FGV/CADEMP Rio de Janeiro
III Curso de Atualização em Administração de Empresas Convénio
PNTE/PPTE/UCP
Strategic Planning Systems Boucinhas & Campos Consultores S/C
Curso de Administração Financeira ITAE
Curso de COBOL Interativo SID
Curso de NATURAL CELEPAR
Curso de Modelagem de Banco de Dados CELEPAR
Curso de OS/VS CELEPAR
3. CARMEN LÚCIA GABARDO
Psicologia da Educação
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1 e 2 Graus
Didática
Graduação : Licenciada em Pedagogia com habilitação em administração Escolar
e Supervisão Escolar
Mestre em Educação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul—1978
4. DEBORAH RIBEIRO CARVALHO GUIMARÃES
Análise de Sistemas
Graduação : Bacharel em Processamento de Dados Universidade Federal do
Paraná 1979
Especialização : Elaboração e Análise de Projetos
IPARDES—1989
5. DENIS DONATO FERNANDES
Álgebra
Graduação : Licenciado em Matemática Universidade Federal do Paraná
1971
Mestre: Engenharia de Sistemas e Computação 1984
6. HELCIO PEREIRA DE ARAUJO
Matemática Financeira
Fundamentos de Matemática
Graduação: Licenciado em Matemática PUC 1975
Bacharel em Ciências Econômicas Fundação Est Sociais do Paraná 1981
Especialização em Desenvolvimento Econômico UFPR 1988
7. HELIO FUGA
Programação
Projeto e Desenvolvimento de um Sistema
Graduação: Economia
Especialização : Análise de Sistemas FUNCEP Brasília
Experiência na área educacional: Treinamento interno (IBGE)
8. JUAN SIMON YALLI
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
Graduação Ciências na área da Matemática 1977
Especialização: Educação UFRJ 1980
Mestrado: Educação Educação 1983
Atividades Profissionais:
Auxiliar de Ensino na Universidade Nacional de Educação Enrique Guzman Y,
Valle 1976/1977 disciplinas: Álgebra Linear e Geometria Analítica.
9. LUIS ALCEU PAGANOTTO
Programação Matemática
Banco de Dados
Graduação: Economia
Especialização. Tratamento de Informações
Experiência na área educacional: FADEPS Faculdade De Plácido e Silva
10. SANDRO BERNERT
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados de Processamento de Dados
Graduação: Bacharel em Processamento de Dados UFPR.
Especialização: Informática Industrial CEFET 1989
Mestre: Área de Ciência da Computação em curso
11. LUIZ FERNANDO CAVALCANTI
Introdução à Ciência dos Computadores
Gerenciamento de CPD
Graduação. Engenharia Civil Universidade Federal do Paraná
Mestre em Ciências Universidade Federa! do Rio Grande do Sul concentração
Estruturas e Métodos Computacionais para Engenharia 1974
Concurso para o magistério Aprovado em concurso público para
preenchimento do cargo de Auxiliar de Ensino da disciplina
Introdução a Ciência da Computação na Universidade Federal do Paraná
07/11/72.
12. LUIS FERNANDO FIAT CARVALHO
Física Geral e Experimental
Graduação: Engenheiro Eletrônico
Experiência Chefe do Departamento de Ciências Exatas da Faculdade Positivo
Professor há 13 anos, comprovada experiência de magistério
13. MARCOS LUIS PEREIRA
Topologia
Graduação: Engenharia Mecânica Aeronáutica ITA 1979
Especialização: Armamento Aéreo ITA 1980
Mestrado: Engenharia Aeronáutica Aerodinâmica Naval Postgraduate
Schoof California USA 1985
14. MARCOS MEIER
Prática de Ensino (Ensino Supervisionado)
Graduação : Licenciado em Matemática UFPR 1987
Especialização : Área Educação Matemática Fundamentos Científicos e
Filosóficos do Ensino e Aprendizagem da Matemática Unesp 1990
15. MARIA EUGÊNIA DE CARVALHO E SILVA SAMPAIO
Geometria Descritiva
Bacharel em Processamento de Dados - UEPG - 1987.
Licenciado em Matemática com Habilitação em Matemática, Física e Desenho
Geométrico.
Atividades Didáticas:
Professora das Disciplinas: Geometria Analítica e Álgebra Linear,
Estatística Básica e Geometria Descritiva - UEPG - 1990.
Professora da Disciplina de Matemática I - Faculdade Cristo Rei Ponta
Grossa- 1991.
Professora das Disciplinas : Cálculo Diferencial e Integral; Métodos
Numéricos - Faculdades Tuiuti - 1992/93.
Comprovada experiência de magistério.
16. NEY DE LUCCA MECKING
Educação Física
Graduação : Licenciado em Educação Física Escola de Educação Física e
Desportos do Paraná - 1974
Bacharel em Direito Faculdade de Direito de Curitiba - 1979
Especialização : Especialista em Judô pela Escola de Medicina de Havana - Cuba
- 1988
Magistério Superior - CEPPE
Diversos cursos na área de Técnico e Arbitragem
Diversos Títulos conquistado na área de Judô
Técnico da Seleção Brasileira de judô - 1986/1989
Professor há 20 anos
Parecer n° 3840/76
17. PAULO CELSO SAMPAIO
Estatística
Probabilidade
Amostragem e Inferência
Graduação : Licenciado em Ciências habilitação Plena em Matemática'
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - 1978.
Bacharel em Estatística - UFPR - 1987
Atividades Didáticas:
Professor Suplementar da disciplina de \Matemática - Colégio Rio Branco
- 1979.
Professor contratado da disciplina de Estatística - União Tecnológica do
Trabalho - UTT - 1983 A 1987.
Professor Assistente da disciplina de Estatística - Curso de Administração
e Tecnologia . Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - Faculdade
SPEI - 1988.
Professor Auxiliar - Departamento de Estatística - Universidade Federal
do Paraná - Portaria 2877 de 07/11/91. DO. 19/11/91 aprovado em
concurso público.
Comprovada experiência de magistério.
18. PAULO SÉRGIO MARTINS DA SILVA
Lógica Matemática
Graduado em Engenharia Civil pela UFPR - 1977
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1982.
19. SANDRO BERNERT
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Oficina de Composição
Graduação : Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade
Federal do Paraná.
Especialização em Informática Industrial - CEFET - 1989
Mestrado : Área de Ciência da Computação - em curso
20. SAVÉRIO RONCHI
Matemática
Metodologia Científica
Graduação: Bacharel em Matemática —Universidade Católica do Paraná -
1961
Licenciado em Matemática Universidade Católica do Paraná -
1962
Licenciado em Filosofia Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Mogi das Cruzes- 1971
Especialização : Tecnologia Educacional - 1980
Métodos e Técnicas do Ensino Superior - 1980
21. SÉRGIO FLEISCHFRESSER
Cálculo Diferencial Integral
Geometria Diferencial
Graduação : Engenharia Civil - UFPR - 1959
Experiência Didática:
Professor de Cálculo Diferencial e Integral - UFPR .1962/89
Disciplina de Matemática Aplicada - Curso de Pós-Graduação de Ciências
Geodésicas - UFPR. 1972/80.
Disciplina de Matemática I - Curso de Introdução à Ciências, Tecnologia
e Engenharia Nuclear - UFPR. 1971.
Comprovada experiência de magistério.
22. SÉRGIO GODOFREDO
Álgebra Linear ( Equações Diferenciais )
Análise de Sistemas
Trabalho de Conclusão de Curso ( Software )
Graduação : Matemática
Especialização : Pesquisa Operacional
Experiência na área educacional: Secretaria Municipal de Educação'
23. URACI CASTRO BONFIM
Estudo de Problemas Brasileiros
Graduação : Oficial de Exército - Academia Militar das Agulhas Negras -
Resende- 1959.
Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal do
Paraná- 1972.
Especialização : Estudo de Problemas Brasileiros - Universidade do Rio de
Janeiro - 1977.
Magistério Superior - CEPPE - em curso.
Mestrado : Altos Estudos Militares - Escola de Comando e Estado Maior do
Exército-RJ- 1978.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário ao Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 31 de agostos de 1993
Livros Grátis
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