" O Curso terá suporte na infra-estrutura das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti, detalhadamente descrita na Carta-Consulta de criação da
Universidade analisada por este Conselho na apreciação da mesma. Conforme observa a
Comissão, esses espaços muito bem conservados, são amplos o suficiente para abrigar as
novas turmas de alunos decorrentes da autorização do curso. Os espaços e
equipamentos específicos previstos para o Curso de Matemática consta de Laboratório
de Computação com mobiliário e equipamentos de Informática Física Geral e
Experimental com mobiliário e aparelhos próprios, Sala de desenho com pranchetas e
mobiliário próprios. Para as aulas de Inglês Técnico e Língua Portuguesa, o curso
utilizará o Laboratório de Línguas. Serão utilizados também, o Laboratório Fotográfico
e Sala de vídeo para desenvolvimento de aulas práticas.
3.9 PESQUISA E EXTENSÃO
. A pesquisa na área de educação Matemática será uma das prioridades de
incentivo e de apoio das FISET, de acordo com indicações nacionais e internacionais.
Nessa área serão temas de pesquisa: métodos de ensino, defectologia de aprendizagem,
desenvolvimento de criatividade.
. Etnometodologia matemática e modelização.
. Pesquisas integradas com a Informática para a produção de softwares
para ensino e para reforço e correção de problemas de aprendizagem.
. Pesquisas em integração com outras áreas como as áreas de saúde, das
ciências do comportamento, história, geografia, arte.
. Pesquisas no campo de cibernética educacional e na aplicação da
informática ao ensino em todos os graus. Estudos de algoritmização de programas para
todos os ramos do saber em todos os níveis.
. A extensão á comunidade se fará, principalmente, por serviços prestados
e, ainda, por meio de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização.
. As pesquisas no laboratório de Informática procurarão estudar modelos
matemáticos nas áreas de bio-física, integrando as ciências da saúde e de ciências exatas,
assim como a análise matemática (geométrica e topológica) de obras artísticas.
Pesquisas no campo da História da Matemática, inclusive na História da
Matemática, no Paraná.
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação:
A Comissão após verificar as dependências das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o projeto do curso, conclui que "consideradas as
sugestões já emitidas para algumas melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de
disciplinas no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da organização curricular,
pode se depreender que o Curso de Matemática pretendido é abrangente nas suas
propostas e é adequado ao que deva ser um processo que objetiva qualificar
profissionais competentes neste campo do conhecimento.
- "O Corpo Docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiênicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;