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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI PR
ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO (PROJETO E EXECUÇÃO) PARA FUNCIONAMENTO
DO CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NAS FACULDADES INTEGRADAS DA SO-
CIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI.
RELATOR: Sr. Cons. ERNANI BAYER
PARECER Nº 501/93
CÂMARA/COMISSÃO
APROVADO EM:
31/08/93
PROCESSO Nº 23025.003141/92-01
1 - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti
(FISET), mantidas pela Sociedade Educacional Tuiuti (SET) estão processo de
transformação
em universidade, pela via da autorização, com Carta-Consulta aprovada pelo Parecer CFE
n°270/93.
A Carta-Consulta contempla, para compor o perfil institucional, a
implantação dos cursos de História, Geografia, Educação Artística, Matemática e a
habilitação em Letras Português/Espanhol, para 1993. O presente Parecer trata da análise
das condições para autorização do curso de Educação Artística.
A Comissão de Acompanhamento do Processo de criação da
Universidade Tuiuti do Paraná ( UTP ), na fase de execução do Projeto, nomeada pela
Portaria do CFE n° 12/93, é constituída pelos Professores ZILMA PARENTE DE BARROS,
ALVACIR NICZ e ALMERI PAULO FINGER e presidida pelo Relator, Conselheiro
ERNANI BAYER.
A comissão analisou as condições de implantação do Curso de
Educação Artística, em reunião nas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti,
nos dias 5 e 6 de julho, tendo presente o projeto apresentado pela Instituição.
Este parecer tem base no Projeto da UTP, no Projeto
Pedagógico do curso de Educação Artística, no Relatório da Comissão e nas observações,
"in loco", do próprio Relator, como Presidente da Comissão de Acompanhamento.
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1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Sociedade Educacional Tuiuti (SET), fundada em
24/10/66. com sede e foro na cidade de Curitiba - PR. É uma sociedade civil sem fins lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal, capacidade
patrimonial e econômico-financeira. bem como a idoneidade de seus dirigentes, foram analisadas,
detalhadamente, no Parecer CFE n° 270/93. que aprovou a Carta Consulta para criação da Universidade
Tuiuti do Paraná.
Esta localizada na Rua Marcelino Champagnat. 505 CEP: 80710-250 em
Curitiba - Paraná.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI (FISET)
A SET mantém, em regular funcionamento, as Faculdades Integradas da Sociedade
Educacional Tuiuti (FISET) cujo Regimento Unificado está aprovado pelo Parecer n° 371/93. com as
seguintes unidades de ensino, pesquisa e extensão:
a) Faculdade de Filosofia. Ciência e Letras Tuiuti;
b) Faculdade de Reabilitação Tuiuti;
c) Faculdade de Direito Tuiuti;
d) Centro Técnico-Educacional Superior Curitibano
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiutim por objetivo:
I - a formação de profissionais e especialistas de nível superior;
II - a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
III - a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante
cursos e serviços especiais;
IV - a promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições
de ensino dos diversos graus, tendo em vista o desenvolvimento da cultura, das artes, das
ciências e da tecnologia;
V - a participação no desenvolvimento sócio-econômico do País e,
em particular, do Estado do Paraná, como organismo de consulta, assessoramento e
prestação de serviços, em assuntos relativos aos diversos campos do saber;
VI - a promoção de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricío
sensu, de atualização, de extensão, de planificação curricular e de treinamento
profissional, bem como a prestação de serviços à Comunidade.
A administração das FISET é exercida por intermédio do Conselho
Superior, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
O Conselho Superior, é o órgão máximo de natureza normativa,
deliberativa, jurisdicional e consultiva das FISET, sendo também o órgão recursal.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão superior,
normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão das
FISET.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da administração superior, dirigido
pelo Diretor Geral e apoiado por três Vice-Diretorias: Administrativa, Acadêmica e de
Planejamento.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas que articulam as
atividades das FISET.
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgãos suplementares e os de apoio.
Os órgãos suplementareso aqueles, que suplementam e apoiam todas as atividades das
Faculdades.o eles:
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Centro de Pós-Graduação; Centro de Atividades Psicopedagógicas;
Centro de Reabilitação Sydnei Antonio, Centro de Atividades Esportivas e Promoções;
Centro de Integração Mercado/Aluno, Centro de Desenvolvimento de Recursos
Humanos; Colégios Tuiuti - 1
o
e 2
o
Graus Colégio de Aplicação; Clinica de
Fonoaudiologia, Clínica de Fisioterapia; Clínica; Clínica de Terapia Ocupacional; Clínica
de Psicologia; Clínica de Odontologia; Centro de Processamento de Dados; Mini
Cartório Jurídico, Escritório Modelo de Aplicação; Laboratórios; Biblioteca Central;
Gráfica; Divisão de Património; Divisão de Serviços Gerais; Divisão de Audiovisual;
Prefeitura.
Os Departamentos compõem a administração eo os seguintes:
Departamento de Educação
Departamento de Letras
Departamento de Psicologia
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Departamento de Fonoaudiologia
Departamento de Informática
Departamento de Odontologia
Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
*Departamento de Artes
* Departamento de Matemática
*Departamento de Administração, Economia e Ciências Contábeis
*Departamento de Comunicação Social
*Departamento de Geografia e História
*Departamentos a serem implantados.
As FISET ministram os seguintes cursos de graduação:
CURSOS DE GRADUAÇÃO E SITUAÇÃO LEGAL
Fonte: Secretaria Geral das FISET, 1993.
UNIDADE
FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNCIAS
E LETRAS TUIUTI
FACULDADE DE
REABILITAÇÃO
TUIUTI
CENTRO TÉCNICO-
EDUCACIONAL
SUPERIOR CURITIBANO
FACULDADE DE DIREITO
TUIUTI
CURSO
PEDAGOGIA (Licenciatura
Plena)
- Magistério das Matérias
Pedagógicas de 2º Grau
- Orientação Educacional
- Administração da Escola
de 1º e 2 Graus
- Supervisão da Escola de 1*
e 2º Graus
LETRAS (Licenciatura
Plena)
- Português/Inglês e
respectivas Literaturas
PSICOLOGIA
- Bacharelado em Psicologia
- Licenciatura em Psicologia
- Formação de Psicólogos
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
TERAPIA OCUPACIONAL
ODONTOLOGIA
TECNO. EM PROC. DE
DADOS
DIREITO
ATO DE CRIAÇÃO
E AUTORIZAÇÃO
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078 -11/11/73
-DEC.92.703-21/05/86
-DEC.73.078 -11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
- DEC.83.468 - 21/05/79
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
- DECRETO DE 06/01/92
- DECRETO DE 14/01/92
- DECRETO DE 11/11/92'
ATO DE
RECONHECIMENTO
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163 -24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- PORT. 470 -18/08/89
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 492-18/09/80
- PORT-329 - 07/05/86
- PORT 328 - 07/05/86
- PORT-329 - 07/05/86
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1. DADOS GERAIS
TÍTULO DO CURSO:
- Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Desenho
-Bacharelado em Desenho, com Ênfase em Computação Gráfica
DOCUMENTO LEGAL SOBRE O CURSO:
- Parecer n° 1.284/73 de 09 agosto de 1973
- Resolução CPE n° 23 de outubro de 1973
NÚMERO DE VAGAS
- Licenciatura Plena em Educação Artística - 100 vagas totais anuais
- Bacharelado em Educação Artística - 100 vagas totais anuais
NÚMERO DE TURMAS
- Licenciatura Plena em Educação Artística - duas turmas
- Bacharelado em Educação Artística - duas turmas
..TURNO DE FUNCIONAMENTO
- Licenciatura em Educação Artística - Diurno e Noturno
- Bacharelado em Educação Artística - Diurno e Noturno
REGIME DE MATRÍCULA
- Seriado anual
TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO:
- Quatro anos.
3.2. CONCEPÇÃO, OBJETIVO E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
As FISET elaboraram o Projeto do curso de Educação Artística, numa
visão integrada das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das artes com
outras carreiras, com afinidade na formação profissional.
O curso tem por objetivo formar professores para o ensino fundamental e
médio em desenho, e preparar recursos humanos para a pesquisa e para a computação
gráfica.
A proposta é de um curso que objetiva ir além dos padrões já existentes,
com a organização curricular incluindo disciplinas da área de informática voltadas para a
computação gráfica. O projeto descreve as atividades próprias de exercícios das
profissões e as características dos profissionais. As características próprias do curso se
definem no currículo pleno.
3.3. CURRÍCULO PLENO
O curso de Educação Artística teve o seu currículo pleno elaborado, com
vistas à formação do professor de Desenho, no ensino fundamental e médio, e ao
profissional de Desenho, voltado para a Computação Gráfica. Os mínimos de conteúdo e
duração fixados por este Conselho foram integralmente atendidos.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1
o
E 2
o
GRAUS
Evolução histórica do sistema educacional brasileiro. Análise crítica e proposta de
mudança.
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
Panorama gera! da realidade brasileira. Aspectos estruturais e conjunturais. Análise dos
principais problemas no campo social, político, econômico e cultural.
Questões nacionais específicas: análise crítica da filosofias e ideologias políticas. A
questão social. A geopolítica e o planejamento nacional.
CULTURA BRASILEIRA
Formação da cultura brasileira. Manifestações populares de cultura. Transmissão da
cultura no Brasil. A cultura artística. A cultura literária. A cultura cientifica. Elementos
de apoio à cultura no Brasil. A Política Nacional de Cultura. Instituições religiosas.
HISTÓRIA DA ARTE
Análise crítica dos movimentos das artes e suas implicações históricas, económicas e
sociais
ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
Noções introdutórias. A reflexão estética. Elementos de História da Arte. Símbolo e
Mensagem. Aspectos sistemáticos da Estética Filosófica.
DESENHO GEOMÉTRICO
Estudo das possibilidades representativas de formas geométricas, através de resoluções
gráficas de problemas.
GEOMETRIA DESCRITIVA
Sistemas de projeções. Ponto, reta e plano. Os métodos descritivos: Mudança de planos;
rotações de planos, rebatimento, alçamento, Ângulos. Representação de Poliedros,
Interseção de Poliendros. Representação do cilindro, do cone e da esfera. Eclipse e
Parábola, Hipérbole, Hélice e Helicóides.
ANÁLISE E EXERCÍCIOS DOS MATERIAIS EXPRESSIVOS
Pesquisas, experiência e exercícios de análise de técnicas, liberativas, organização de
formas e cores em superfícies com elementos móveis; técnicas e desenvolvimento de
estrutura de composição; estudo das técnicas que possibilitam o desenvolvimento de
estrutura de composição; estudos das técnicas que possibilitam o desenvolvimento da
capacidade de expressão e sua aplicação objetiva na educação artística.
MATEMÁTICA
Números Relativos. Números fracionários. Semelhança de Triângulos. Teorema de
Pitágoras. Proporções Equações de 1
o
grau. Inequações. Geometria Analítica no Plano.
Limite, Continuidade. Derivação; derivada de funções elementares.
DESENHO TÉCNICO
Classificação dos desenhos. Normas técnicas brasileiras para o Desenho Técnico.
Apresentação e manejo dos instrumentos. Noções de desenho projetivo. Vistas
Ortográficas. Perspectivas pararelas. Leitura de vistas. Dimensionamento. Vistas
auxiliares. Vistas seccionais. Cortes simplificados. Desenhos de conjunto e de modelos.
Desenhos de Arquitetura.
LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
A linguagem basic estruturada na programação de computadores. Principais
características. Tipos e nomes de variáveis. Operações realizadas. Comandos de
atribuição. Comandos de impressão. Comandos de entrada de dados. Decisões lógicas.
Estruturas de repetição. Decisões lógicas. Subrotinas. Funções matemáticas. Operações
com arquivos externos. O ambiente integrado de desenvolvimento. Tradução e
depuração do programa. Exercícios práticos com uso no computador.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Projeções ortogonais. Estudos do ponto, reta e plano. Métodos descritivos. Sólidos
geométricos sobre o plano horizontal no 1
o
diedro. Vistas e seções planas. Introdução
geral. Histórico Equipamento para computação gráfica. Desenvolvimento de "Software"
gráfico. Padronização de sistemas gráficos. Modelagem geométricas. Curvas e
superfícies. Técnicas de interação homem-máquina. Sistemas de desenho interativos.'
TÓPICOS AVANÇADOS EM PROCESSAMENTO DE DADOS
Canais: capacidade de teleprocessamento. Teleprocessamento: características e preços.
Meios de transmissão: terminais, tipos de redes de teleprocessamento.
Minicomputadores. Micro-programação. Memória virtual. Multiprocessadores.
Programas reentrantes e processadores cooperativos.
FORMAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA
Iniciação ao estudo da expressão plástica. Valores gráficos. Elementos notáveis.
Elementos fundamentais da linguagem plástica bidimencional. Elementos fundamentais
da linguagem plástica tridimensional. Elementos fundamentais da obra aberta.
Criatividade Desenvolvimento e processo de pensamento. Ambiente. Processos práticos
das artes plásticas aplicados a escola de 1
o
grau: materiais naturais, semi-industrializado
e sucatas. Técnicas para o desenvolvimento sensorial. Atividades expressivas.
PINTURA E EXPRESSÃO
A criação Técnica. O problema da organização do espaço bidimencional. Categorias de
pinturas. Pintura de cavalete. Aquarela. Guache. Pastel. Têmpera. Óleo. Pintura sintética
e novos materiais. A função social da pintura mural. Técnicas de pintura mural. Secco.
Fresco/secco. Afresco. Sgraffito. Mosaico. Vitral. Tapeçaria em alto e baixo liço. Silicato
de etila e novos materiais. Representação dos múltiplos aspectos do objeto-pintura.
Projeção cinética. Manipulação da luz e cor nos movimentos. Emprego intuitivo das leis
óticas e efeitos psicológicos.
DESENHO MECÂNICO
Generalidades. Projeções. Interpretação, cotagem, vistas auxiliares e vistas seccional.
Complementos. Desenhos de execução e montagem.
DESENHO TOPOGRÁFICO
Introdução. Medidas de distância. Medidas de ângulos. Orientação. Planimetria.
Altimetria. Desenho Topográfico. Locações comuns.
DESENHO INDUSTRIAL
Desenvolver o pensamento crítico do educador artístico sobre o universo de produtos
em Desenhos Industrial. Exercitar Técnicas básicas para o desenvolvimento do projeto,
metodologia, técnicas de pesquisa e representação. Desenvolvimento do projeto,
metodologia, técnicas de pesquisa e representação. Desenvolvimento de modelos e/ou
protótipos.
DESENHO AROUITETÔNICO
Finalidade e importância como meio de expressão do arquiteto. Materiais e normas
técnicas, representação gráfica. Representação de projeto completo de arquitetura, a
partir do anteprojeto, segundo as normas técnicas e as mais atuais formas de
representação. Detalhes gerais. Perspectiva.
TÉCNICA DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: LINGUAGEM E EVOLUÇÃO:
Desenho e suas espécies. Importância como linguagem técnica: materiais de desenho.
Instrumentos de Desenhos. Processo de cópias. Representação dos desenhos - aparelhos
instalações. Normas brasileiras para desenhos. Formatos e margens; dobragem.
Figuração convencional. Escalas e contagem. Croquis. Sistemas de representação.
Representação de peças mecânicas. Vistas principais. Vista auxiliares. Axonometria
cilíndrica, oblíqua e ortogonal. Aplicações perspectivas linear cônica. Sombras e
sombreados.. Cortes. Seções. Meias seções. Violações. Desenho preliminar e definitivo.
Regras e convenções particulares de apresentação das principais técnicas. Detalhes.
Gráficos. Croquis técnico. Desenho Mecânico, topográfico, arquitetônico e de interiores.
SOCIOLOGIA DA ARTE
Sociologia da arte e estética. Totalidade da vida da arte. Estrutura social e criatividade
artística. Produção social da arte. Arte como ideologia. Autonomia estética e política
cultural. Interpretação como criação. Padrões do comportamento.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
Organização e Métodos: conceito e objetivos. O&M e administração: evolução, tarefas
típicas e analistas. Organização: introdução, princípios de organização previsão,
planejamento, implantação, coordenação, delegação e estruturação. Gráficos de
estrutura. Planejamento físico. Racionalização de espaço físico. Métodos: introdução,
finalidade e evolução dos métodos de trabalho. Análise de processamento. Análise de
operações: estudo dos tempos e movimentos. Determinação do tempo padrão.
Movimento de materiais.
Complementos de O&M: análise de formulários, análise documental, técnica de relatório,
modelos de reorganização e manuais de procedimentos, Monografia.
EXPRESSÃO TEATRAL E COREOGRAFIA
Linguagem corporal através da qual o ser humano expressa sensações, emoções,
sentimentos e pensamentos integra-se a outras linguagens expressivas. Visão do
movimentoo somente com os olhos, porém com a percepção total. Descoberta das
fontes físicas e psicológicas do movimento em si próprio e nos outros. Alcance do
controle físico intelectual sobre seus movimentos e aplicativos dessa habilidade no
desenvolvimento de um papel.
Princípios de coreografia. Técnicas básicas de composição. Prática de composição
coreográfica. Movimento corporal. O espaço cénico: A percepção rítmica. Técnicas de
composição. Prática de composição coreográfica. Tipos de movimentos em grupos
grandes.
Iluminação em coreografia.
DESENHO DE INTERIORES
Elaboração de estudos, planejamento, projetos, especificações com vista à execução de
edificações e espaços arquitetônicos principalmente internos e externos no que couber de
pequeno, médio e grande porte destinados a todas atividades humanas sempre
considerando seu meio.
LÓGICA MATEMÁTICA
A lógica analista a realidade a partir das contradições. Tratará da apreensão do real a
partir do movimento. A lógica matemática tratará da criação de uma linguagem
simbólica, que tentará evitar as ambiguidades do real. Proposições. Conectivos.
Operações lógicas sobre proposições. Verdade de proposições compostas. Tautologia e
contradições. Equivalência lógica e Implicação lógica. Álgebra das proposições.
Argumentos. Sentenças abertas. Operações lógicas sobre sentenças abertas.
Quantificadores.
MEIOS DE REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Modelagem de sólidos geométricos, através de "octress", união de sólidos básicos e
outros processos. Geração do elemento tridimensional por extrusão ou construindo com
elementos espaciais. Estudos de texturação e pintura de superfície.
PRODUÇÃO GRÁFICA - "SOFTWARE"
Estudo de programas de editoração eletrônica, produção de vídeo, ilustração e design
utilizando as diversas ferramentas disponíveis e em plataformas de hardware distintas.
Problemas relacionados a operacionalização da arte gráfica.
MEIOS DE REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL
Construção de desenhos em duas dimensões (Plano). Estudo da lista de imagem dos
elementos básicos do desenho com sua representação lógica.
CRÍTICA DA ARTE
Estudo da História da Arte. Fundamentos estéticos de produção artística e da fruição.
Classificação da arte. A formação do gosto. A formação intelectual do crítico de arte. A
personificação do representante do gosto. O conceito de bom gosto em face da arte. O
fazer critico e o ser crítico. O critico e o artista: papéis sociais e funções
antropossociológicas. A crítica da arte como filtro, instrumento e parâmetro da pesquisa
no campo da arte.
PERSPECTIVA E SOMBRA
Estudo das três dimensões. Os volumes e a disposição no espaço. A impressão de
distancia, tamanho, forma e volume. A proporção e a perspectiva. O movimento
multidirecional e a sugestão da perspectiva. Luz e sombra - a dialética das formas -
presença e ausência. A sombra como contra-cenário. A distorção, a sombra e a
perspectiva. A sombra como sugestão e estímulo à abstração. A sombra como desenho
do vazio e do profundo. Relação de sombras entre si. As bordas da sombra - a técnica de
compor e traçar.
A Biblioteca está sendo informatizada.
O sistema de informatização foi desenvolvido no laboratório de
Processamento de Dados da mantenedora. Está previsto o controle automático de
empréstimo e SDI ( Disseminação Seletiva de Informação ). A Biblioteca participa do
COMUT, está providenciando ligação com a BIREME, BASES DE DADOS LILACS,
No cronograma de aquisição de novos títulos e assinaturas de periódicos
para o curso constante do projeto, a projeção é a seguinte para 1998:
3.5. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é integrado por 25
professores. A análise do Corpo Docente, feita pela Comissão, indica que "01 é Doutor,
08o Mestres, 13o Especialistas e 03 comprovam a experiência profissional . Todos
os docentes apresentam titulação e/ou experiência profissional na área das disciplinas
indicadas para lecionar. A Comissão avalia que o Corpo Docente relacionado apresenta
qualificação adequada para o desenvolvimento do curso ".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos pelos Planos de
Carreira Docente e Institucional de Capacitação de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas do currículo
pleno está anexa a este Parecer.
3.6. BIBLIOTECA
A Biblioteca adota o CDD ( Decimal Classification Dewey ) para a
classificação de seu acervo.
Funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00h e aos sábados das
8:00 às 16:00h. O acervo geral é integrado por 30.896 títulos e 45.298 exemplares e por
495 títulos de periódicos em geral, 62 títulos de assinaturas correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
2.938
2.938
EXEMPLARES
4.104
4.104
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
3.451
3.451
EXEMPLARES
5.782
5.782
PERIÓDICOS
PERIÓDICOS EM GERAL
PERIÓDICOS CORRENTES/OUTROS CURSOS
PERIÓDICOS CORRENTES/LETRAS
TOTAL
TÍTULOS
495
056
06
557
EXEMPLARES
6.222
1.045
130
7.397
MEDLINE, PRODASEN e RENPAC, o que possibilitará a pesquisa, aos alunos de
graduação e de pós-graduação.
O espaço físico da Biblioteca já está sendo, em 1993, ampliado de 410
m
2
para 560 m
2
, e está prevista, em 1994, 1.200 m
2
.
3.7. LABORATÓRIOS
O curso utilizará dependências comuns e específicas das Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, cujos espaçoso muito bem conservados e
adequados às atividades de ensino. Há salas de aula e demais dependências suficientes
para abrigar o curso.
Os espaços específicos constituem-se, basicamente, de laboratórios e
salas-ambientes, que são :
- Laboratório de Artes
- Laboratório de Artes Gráficas
- Laboratório Fotográfico
- Laboratório de Expressão Corporal
- Laboratório de Desenho
- Laboratório do Auditório/Teatro.
Os laboratórios de uso comum a outros cursoso :
- Laboratório de Microinformática
- Laboratório de Audio
- Laboratório de Línguas
- Laboratório de Vídeo.
A ) LABORATÓRIO DE MICROINFORMÁTICA
O curso utilizará dependências comuns e específicas das Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, cujos espaços são muito bem conservados e
adequados às atividades de ensino. Há salas de aula e demais dependências suficientes
para abrigar o curso.
Atualmente a Instituição dispõe de um laboratório de informática com
vinte estações de trabalho, estando em fase de ampliação para quarenta estações, que é
utilizado em aulas práticas e colocado a disposição dos alunos para uso individual, sem
custo adicional, bastando que seja autorizado o seu cadastramento.
O laboratório está situado em sala climatizada, com sistema de
aterramento e estabilização de corrente elétrica; dentro dos padrões recomendados no
que tange a espaçamento, mobília, ventilação e conforto.
A estrutura do laboratório, sua composição e atuação em diferentes áreas
pode ser melhor visualizado conforme segue abaixo:
1. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
14 Estações de Rede 386 DX 33 - Memória, 04 Megabytes; Cache, 64
Kbytes; Velocidade 33 Megahertz; Vídeo SUPER VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1
Mbyte; Placa de rede, NOVELL NE 2000; Mouse, Padrão Microsoft.
B) LABORATÓRIO DE AUDIO
MATERIAL
- Top Disco Tecnic
- Amplificadores 100x Delta
- Microfones Lesson B22
- Gravador National Mono
- Gravador AKAI Estéreo
QTDE.
02
08
02
01
01
04 Estações de Rede para uso em CAD Computer Design 386 SX 40 -
Memória, 04 Mbytes, Cache, 64 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER
VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Co-
processador, 80387 matemático; Mouse Cordless, Logitech.
01 Servidor de Rede 486 DX 50 - Memória, 08 Megabytes; Cache, 256
Kbytes; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 1.2 Megabytes, Winchester de 1.6
Gigabytes.
02 Estações de Rede para uso de desenvolvimento 386 DX 40 - Memória,
08 Megabytes; Cache, 128 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz, Vídeo SUPER VGA
Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 51/4 e
31/2 HD; Mouse Cordless Padrão Microsoft.
03 Impressoras modelo Matricial; Velocidade 600 Cps; Qualidade 9
agulhas.
03 Impressoras modelo Laser c/ Post Script; Resolução 800 à 1000 DPI;
Qualidade Térmica.
ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO
O laboratório de informática situa-se no centro do compus da Faculdade,
sendo de fácil acesso. É composto de uma área aproximada de 285 m2, dividida em
cinco ambientes através de divisórias móveis e fixas, que são:
- sala da diretoria do laboratório
- sala de desenvolvimento de sistemas internos
- biblioteca de softwares
- sala de monitoria e controle de rede
- divisão de equipamentos
- sala de aula, específica, anexa.
O laboratório é revestido de piso, sendo que toda a fiação de rede, por
medidas de segurança e apresentação, se situa abaixo deste piso,o ocorrendo
portando fios espalhados pelo laboratório. As luminárias queo em luz fria são em
número de 30, e proporcionam uma claridade adequada ao ambiente.
As paredes são pintadas em cores claras, ambar, de forma a propiciar
descanso visual aos usuários em trabalho.
O laboratório possui uma mesa para cada microcomputador existente
acompanhada de 2 cadeiras, totalizando 20 mesas e 40 cadeiras, mais as utilizadas pela
parte administrativa do laboratório.
A sala de aula específica tem 70 carteiras universitárias e quadro branco,
com canetas especiais. O laboratório possui ainda três quadros brancos, para serem
utilizados com canetas especiais, para possibilitar que as aulas sejam ministradas, no
próprio laboratório, quando conveniente ou na sala de aula especial, anexa.
ESPECIFICAÇÃO
- Cadeiras de Madeira.
- Banqueta de fórmica
- Bancada
- Monitor Sony para 30 alunos
- Toca-discos
- Toca-fitas
- Cabine de fórmica e vidro
- Fones de ouvido
- Mixer
- Fitas de rolo
- Apostilas de acompanhamento didático
- Gráficos de aulas práticas
- Baterias
- Carregadores de bateria
- Gravadores Instrutomatic
- Mixer Instrutomatic
- Fones com Microfones
- Console ( controle geral com fone)
- Toca-disco Instrutomatic
- Cadeiras
- Armário Duplo
- Fitas de Rolo
- Apostilas de Acompanhamento Didático
- Gráfico de Aulas Práticas
- Carregador de Bateria RV
- Baterias, 2 Panasonic, 2 PARK
QTDE.
16
01
01
01
01
16
16
17
16
100
210
02
04
02
32
31
30
01
01
32
01
180
240
01
02
04
- Caixa Amplificadora Digitone 100 Wats
- Tribuna Delta 1003
- Discos Diversos
- Tripés para Microfone
- Tripé para Câmera
- Transmissores SSB
- Ar condicionado BRASTEMP
- Fones Comum
- Mixer
- Caixas Acústicas
- Fitas Cassete
- Mini Fone Agenda
01
01
140
03
01
02
01
02
01
02
10
01
C) LABORATÓRIO DE LÍNGUAS
D) LABORATÓRIO DE VÍDEO
MATERIAL
- Filmadora Panasonic VHS Ommi Movic
- Filmadora Super 8
- Microfones BY2 Lesson BK58 - 2 AIWA
- Mini gravadores GE
- Tela Ampliadora Automatic
- Projetor Ampliador de Vídeo Sony
- Projetores de Slides kodak
- Tela Móveis Tripé
- Tela de Fixar
- Projetores de transparências
- Videocassete de marca SHARP
- Rolos de filme Super 8
- Fitas de Videocassete didáticos
- Carregador de bateria RV
- Baterias, 2 Panasonic, 2 Parkic
- Projetor Super 8
- Gerador de Caracteres Panasonic
- Televisor PHILIPS 20 Polegadas
- Megafones Delta
- Amplificador de Audio Staner
QTDE.
01
01
02
03
01
01
04
02
05
08
01
12
118
02
04
02
01
01
01
01
LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS
A) LABORATÓRIO DE ARTES
Artes Gráficas:
- Forno para cerâmica, argila, etc.
- Mesa com vidro e com lâmpada fluorescente para o uso de serigrafia
- Armários com chaves, para os alunos guardarem o material
MATERIAL
Uma (1) sala, com :
- Bancadas de concreto
- Bancos ou cadeiras
- Tanque grande, com 8 torneiras
- Quadro negro
- Prensa para gravura ( xilogravura, etc.)
QTDE.
02
01
01
01
MATERIAL
- Máquina Guilhotina Funtim Semauto 80 cem.
- Máquina imp. Of Set-Roland-Prática
- Máquina Of Set-Mutigit Mod. 1250
- Grampeador Katu Manual
- Bancadas em Madeirao
- Tanque Inox
- Mesa de Serigrafia c/ motor a vácuo
- Bancada para imprimir em tecido
- Máquina de Fotolito Repronast
- Secador de Adesivos com 50 grades
- Caixa com ferramental gráfico
- Banheiras em PVC para Revelação Chapas
- Banheiras em PVC para Revelação Fotolito
- Mesa luz para correção Fotolito
- Picotadeira Manual
- Máquina de Encadernação
- Máquina Toko de Mesa
- Máquina Fototipo para Fotocomposição
- Presna para Blocagem
- Suporte para Rolo Papel
QTDE.
01
01
01
01
03
01
02
01
01
01
02
03
04
01
01
01
01
01
01
02
Este laboratório poderá ser usado para as seguintes disciplinas:
- Pintura ( com cavaletes - o número de alunos matriculados);
- Gravura;
- Artes Gráficas;
- Cenografia;
- Modelagem;
- Fotografia.
B) LABORATÓRIO DE ARTES GRÁFICAS
C) LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO
Características Físicas:
Laboratório com paredes revestidas de azuleijos até a altura de l,80m, câmara escura
para revelação de filmes, antecâmara, 2 bancadas laterais dotadas de pia com água encanada e
energia elétrica de 110 e 220 v.
MATERIAL
- TV a cores PHILIPS
- Amplificador CYGNUS Estéreo
- Equalizador CYGNUS Estéreo
- Mix CYGNUS Estéreo
- Videocassete Panasonic
- Toca-Discos
- Deck Paion I
- Estabilizador 1 KVA-Televolt
- Cadeiras giratórias
QTDE.
03
01
01
01
01
01
01
01
90
F) LABORATÓRIO DO AUDITÓRIO/TEATRO
3.8. PESQUISA E EXTENSÃO
- Realizar projeto de educação artística para que todos os membros da
comunidade possam participar e usufruir dos eventos artísticos: exposições, recitais e
outros eventos. A Educação Artísticao visa apenas promover eventos, mas sim
promover educativos e de formação.
- Estudar a arte regional, sob todas as suas formas, e examinar as
influências sofridas e exercidas. A História da arte, sob qualquer forma, será tema de
incentivo por parte das FISET.
- Pesquisar os movimentos paranistas da arte.
- Investigar as obras artísticas integrando arte, história, comunicação e
planejamento artístico da cidade.
- Como extensão, promover cursos de formação para a arte e pela arte.
- Difundir a arte na comunidade procurando uma integração participativa
de comunidade nos diversos eventos.
- Integrar a arte nos projetos urbanísticos, culturais e ecológicos. A arte é
uma forma de educação para todos os domínios.
- Proceder a estudos para que a arte se integre nos programas inter e
multidisciplinares, oferecendo subsídios e recebendo alimentação de outros campos.
Trabalhar na execução de projetos de multimídia que aliando a arte à
informática proporcionará uma melhor análise, explicação, compreensão e interpretação
da obra artística, sob qualquer natureza que se apresentar.
E) LABORATÓRIO PARA HABILITAÇÃO DESENHO
MATERIAL
Uma ( 1 ) sala, com:
- Quadro negro
- Mesas ou pranchetas com fórmicas (uma para cada aluno )
- Banquetas
QTDE
01
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação.
A Comissão após verificar as dependências das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o projeto do curso, conclui que "consideradas as
sugestões já emitidas para algumas melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de
disciplinas no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da organização curricular,
pode se depreender que a o curso de Educação Artística - Desenhyo, com as habilitações
Licenciatura Plena e Bacharelado, com ênfase em Computação Gráfica, abrangente nas
suas propostas e é adequado ao que deva ser um processo que objetiva qualificar
profissionais competentes neste campo do conhecimento.
- "O Corpo Docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiênicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com os livros e periódicos
para o Curso de Educação Artística - Desenho e suas habilitações e as sugestões
oferecidas foram atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a entidade preenche
os requisitos necessários à autorização para iniciar o Curso de Educação Artística -
Desenho e suas habilitações".
III - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização de funcionamento do Cur-
so de Educação Artística, Licenciatura Plena com a habilita
ção em Desenho com 100 vagas totais anuais, em duas turmas
e dois turnos e, Bacharelado com ênfase em Computação Gráfi-
ca, com 100 vagas totais anuais, em duas turmas e dois tur-
nos, a ser ministrado pelas Faculdades Integradas da Socie-
dade Educacional Tuiuti - FISET, mantidas pela Sociedade,
Educacional Tuiuti, em Curitiba, Paraná.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
4. Organização e Métodos
5. Produção Gráfica ( Softwares)
6. Psicologia da Educação
7. Didática
8. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2
o
Graus
9. Prática de ensino, sob a forma de Estágio Supervisionado
CARGA HORÁRIA TOTAL : 3.024
72
72
72
72
72
144
792
4
a
Série
3
a
Série
2
a
Série
1ª Série
ANEXO I
CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
LICENCIATURA PLENA
Habilitação : DESENHO
Disciplinas
1. Computação Gráfica
2. Tópicos Avançados em Processamento de Dados
3. Técnicas de Programação Visual
C/H
144
72
72
1. Matemática
2. Crítica de Arte : contemp. julg. obj. artístico
3. Desenho Técnico
4. Estatística
5. Introdução à Ciência da Computação
6. Linguagem e Técnica de Programação
7. Lógica Matemática
8. Projeto de Sistemas
9. Sistemas Operacionais
10. Metodologia Científica
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
720
1. Expressão Teatral e Coreografia
2. Geometria Descritiva
3. Pintura e Expressão
4. Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos
5. Desenho Mecânico
6. Desenho Topográfico
7. Desenho Arquitetônico
8. Desenho de Interiores
9. Desenho Industrial
10. Técnicas Industriais
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
720
Disciplinas
1. Técnica de Representação Gráfica : Linguagem e Evolução
2. Cultura Brasileira
3. História e Evolução da Arte
4. Folclore Brasileiro
5. Estudo de Problemas Brasileiros ( na forma da Lei)
6. Estética e Cultura de Massa
7. Perspectiva e Sombra
8. Sociologia da Arte
9. Formas de Expressão e Comunicação Artística
10. Desenho Geométrico
11. Educação Física
C/H
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
792
Disciplinas
1. Computação Gráfica
2. Tópicos Avançados em Processamentos de Dados
3. Técnicas de Programação Visual
4. Organização e Métodos
5. Produção Gráfica (Softwares)
6. Oficina de Composição
7. Simulação
8. Meios de Representação Bidimensional
9. Meios de Representação Tridimensional
10. Trabalho de Conclusão de Curso: Projeto Programação Gráfica
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.060
C/H
144
72
72
72
72
108
72
72
72
72
828
4
a
Série
ANEXO II
CORPO DOCENTE
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
l.AIRTON CAMINHA GONÇALVES JÚNIOR
Desenho Arquitetônico
Formado em Desenho Industrial pela Escola de Desenho Industrial do Rio de
Janeiro - 1972 - Habilitação em Projeto do Produto e Programação Visual.
Professor concursado pela UFPR desde 1977 - Tipologia e Tipografia
Especialização em Design de Embalagens - 1982
Lecionou na PUC - PR - 1980 a 1981.
Possui Parecer
2. ALEXANDRE ANDRADE TEIXEIRA
Introdução à Ciência da Computação
Linguagem e Técnica de Programação
Produção Gráfica ( Software)
Formado em Economia pela Faculdade de Administração e Economia pela UFPR
1973.
Pós-Graduação em Administração nas áreas de Marketing e Finanças pela
Coordenação de Programas da UFRJ - 1978.
Vários cursos extra-curriculares em Análise de Sistemas - Organização e
Métodos - COBOL - Modelagem de Banco de Dados.
3. CARMEN LÚCIA GABARDO
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Psicologia da Educação
Graduação : Licenciado em Pedagogia Universidade Federal do Paraná -1974
Mestrado : Mestre em Educação Universidade Católica do Rio Grande
do Sul-1978.
Professora há 18 anos
4. DALTON RAZERA
Projeto de Sistemas
Meios de Representação Bidimensional
Meios de Representação Tridimensional
Graduação: Formado em Comunicação Visual pela UFPR - 1978
Mestrado em Engenharia de Produtos - Florianópolis - em curso
Professor da UFPR - 15 anos
5. DÉBORAH RIBEIRO CARVALHO GUIMARÃES
Trabalho de Conclusão de Curso: Projeto Programação Gráfica Simulação
Graduação : Curso Técnico Nível Superior em Processamento de Dados pela
UFPR - 1979
Especialista em Elaboração e Análise de Projetos - IPARDES - 1989.
6. DENISE CRISTINA WENDT
Perspectiva e Sombra
Desenho Geométrico
Desenho de Interiores
Graduação: Licenciatura Curta em Educação Artística - 1985
Licenciatura Plena - 1987
Artes Plásticas Superior de Pintura - Fac. Belas Artes - 1989
Professora concursada pelo Estado durante 7 anos
Atualmente professora no Centro de Artes Guido Viaro
Autora da obra "Amor e Mistérios" - 1989
Autora do livro "Segredo de um Sentimento" - 1990
Possui um Atelier de Pintura e Escultura.
7. FÁBIO WALTRICK
Desenho Mecânico
Formado em Engenharia Mecânica pela UFSC - 1981
Mestre em Engenharia Mecânica - UFSC - 1984
Lecionou 4 anos na Escola Técnica Tupi
Coordenador do Curso do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.
8. HELSE CARVALHO
Folclore Brasileiro
Graduação : Formado em Artes Plásticas
Licenciatura Plena em Educação Artística e Música
Vários cursos de Extensão Universitária ligados à Música
Disco gravado na área de Canto Coral como Regente e Pianista
Concursada e aprovada em concurso público na UFPR
Atualmente regente dos corais da Sanepar e Pianista do Coral Bamerindus (
Infantil-Natal).
9. JOAQUIM WALTRICK
Expressão Teatral e Coreografia
Graduação : Formado em Arquitetura pela UFPR - 1980.
Especialista em Cenografia e Construção de Teatro na Britsh Concil - Londres -
1987.
Ligado à área de Arquitetura Promocional - Projetos e Montagem de Feiras e
Congressos.
Possui Empresa: Área de Arquitetura e Promoções.
10 JOSÉ HUMBERTO BOGUSZEWSKI
Estética e Cultura de Massa
Graduação : Música pela Faculdade Musical do Paraná.
Licenciatura em Desenho na Escola de Música e Belas Artes -
1975.
Especialista em semiótica - UFPR - 1981.
Mestre em Educação - em curso - UFPR.
Concursado na UFPR.
Como artista - várias exposições na área.
11. LUCRÉCIA CARON
História e Evolução da Arte
Folclore Brasileiro
Sociologia da Arte
Graduação : Licenciado em História - UFPR - 1974
Especialização : Arte e Cultura Barroca - Universidade Federal de Ouro Preto e
Instituto de Artes e Cultura de minas Gerais - 1987.
Pré-Doutorado em Ciências Sociais - Fundação Escola de Sociologia e Política
deo Paulo- 1983.
Artista Plástica
Professora da UFPR - 14 anos.
12. MARIA CRISTINA FALMOUT
Técnicas de Representação Gráfica: Linguagem e Evolução
Pintura e Expressão
Graduação : Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes -
1975
Especialista em Pintura
Atividades Didáticas:
Professora da UFPR - 1988.
Professora e Orientadora no Atelier de Desenho do Museu Alfredo
Andersen- 1990/1991.
Várias exposições coletivas e Duas individuais em Curitiba, outros
Estados e no Canadá.
Cartunista e Artista Gráfica - Free Lancer.
13. MARIA EUGÊNIA DE CARVALHO E SILVA SAMPAIO
Geometria Descritiva
Bacharel em Processamento de Dados - UEPG - 1987.
Licenciado em Matemática com Habilitação em Matemática, Física e Desenho
Geométrico.
Atividades Didáticas:
Professora das Disciplinas: Geometria Analítica e Álgebra Linear,
Estatística Básica e Geometria Descritiva - UEPG - 1990.
Professora da Disciplina de Matemática I - Faculdade Cristo Rei Ponta
Grossa- 1991.
Professora das Disciplinas : Cálculo Diferencial e Integral; Métodos
Numéricos - Faculdades Tuiuti - 1992/93.
14. MARIA HELENA SAPAROLI
Análise e Exercício de Técnica e Materiais Expressivos
Técnicas de Programação Visual
Crítica da Arte
Formada em Educação Artística e Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade
de Artes do Paraná - 1984
Orientadora do Atelier de Cerâmica do Centro de Criatividade de Curitiba -
Fundação Cultural.
Participou na área de Cerâmica de Exposições Diversas - Alfredo Andersen -
M.A.P.
15. MARILIA DIAZ
Desenho Topográfico
Graduação Bacharelado em Pintura - Fundação Escola de Música e Belas Artes
do Paraná- 1988/92.
Desenho Técnico
Prática de Ensino ( Estágio Supervisionado )
Graduação : Educação Artística - Faculdade de Artes do Paraná - 1983.
Licenciado em Pedagogia - Tuiuti - 1986
Especialização : Metodologia da Arte no Ensino Superior - Universidade Federal
do Paraná e Faculdade de Artes do Paraná - 1988
Professora concursada na Faculdade de Artes do Paraná 90/91
Professora concursada na Universidade Federal do Paraná 92/93
Exposições na área de cerâmica - MARGS Porto Alegre - 1992
Museu Alfredo Andersen - 5 anos
Fundação Cultural - Salão Paranaense
Exposições em Berlim - 1988
Exposições no Rio de Janeiro - 1990
Pesquisa na Área de Cerâmica - Produção de esmaltes cerâmicos a partir de uma
fixa.
16. MIRELLE VERDASCA FERREIRA
Desenho Topográfico
Graduação : Bacharelado em Pintura - Fundação Escola de Música e Belas Artes
do Paraná- 1988/92.
Pós-Graduação : História das Artes Plásticas e Arquitetura-Universidade Católica
do Paraná ( em curso ).
17. NEY DE LUCCA MECKING
Educação Física
Graduação : Licenciado em Educação Física Escola de Educação Física e
Desportos do Paraná - 1974
Bacharel em Direito Faculdade de Direito de Curitiba - 1979
18. PAULO SÉRGIO MARTINS DA SILVA
Lógica Matemática
Graduado em Engenharia Civil pela UFPR - 1977
Mestre em Administração pela Universidade Federal do rio de Janeiro - 1982.
19. REGINA CÉLIA CUNHA DE MACEDO
Desenho Geométrico
História e Evolução da Arte
Formada pela Faculdade Belas Artes - Educação Artística habilitação em
Desenho e História da Arte.
Especialização : Educação Fundamental da Arte - CEPPE ( em curso ).
Possui 15 anos de experiência em magistério - Colégio Martinus e Colégio
Medianeira.
20. REGINA ZILLI
Cultura Brasileira
Graduação : Curso Superior de Música ( piano ) - Escola de Belas Artes - 1962
Curso de Serviço Social - Universidade Católica do Paraná - 1968
Curso de Educação Artística - Faculdade de Educação Musical do
Paraná- 1979.
Mestrado : em Educação - 1993
Parecer MEC - Educação Musical - 1968
Parecer 128/70 - Conselho Estadual de Educação - História da Música - 1970
Parecer 001/68 - Conselho Estadual de Educação - Psicologia da Educação
adolescência e Aprendizagem.
Parecer 1969/76 - Conselho Federal de Educação - História da Música e
Apreciação Musical.
21. SANDRO BERNERT
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Oficina de Composição
Graduação : Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade
Federal do Paraná.
Especialização em Informática Industrial - CEFET - 1989
Mestrado : Área de Ciência da Computação - em curso
I
22. SAVÉRIO RONCHI
Matemática
Estatística
Metodologia Científica
Graduação: Bacharel em Matemática —Universidade Católica do Paraná -
1961
Licenciado em Matemática Universidade Católica do Paraná -
1973
Licenciado em Filosofia Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Mogi das Cruzes- 1971
Especialização : Tecnologia Educacional - 1980
Métodos e Técnicas do Ensino Superior - 1980
23. TÂNIA DENISE FARIA BANDEIRA
Desenho Industrial
Computação Gráfica
Graduação : Desenho Industrial - UFPR - 1979.
Especialização em Teoria Geral do Signo - 1981.
Mestre em Engenharia de Produção - UFSC.
Concursada pela UFPR - 1980.
Experiência em magistério a partir de 1980.
24. URACI CASTRO BONFIM
Estudo de Problemas Brasileiros
Graduação : Oficial de Exército - Academia Militar das Agulhas Negras -
Resende 1959.
Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal do
Paraná- 1972.
Especialização : Estudo de Problemas Brasileiros - Universidade do Rio de
Janeiro - 1977.
Magistério Superior - CEPPE - em curso.
Mestrado : Altos Estudos Militares - Escola de Comando e Estado Maior do
Exército-RJ- 1978.
25. VIVIANE BERGMANN BLEY
Desenho Arquitetônico
Formada em Desenho Industrial pela PUC - 1982.
Técnica em Desenho Hidráulico e Arquitetônico - Dom Bosco - 1978.
Professor Auxiliar na PUC - cadeira de Desenho Técnico.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 31 de agosto de 1993
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