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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR
FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC
UF
SP
ASSUNTO
Autorização do Curso de Secretariado Executivo Bilingue, a ser
ministrado pela Federação de Escolas Superiores do ABC, emo
Bernardo do Campo, SP (Fases de Projeto e de Execução).
RELATOR: SR. CONS. Margarida Maria R.B.P.Leal
PARECER N.º 499/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 31/08/93
PROCESSO N.°23.001.000502/93-62
O Diretor Geral do Instituto Metodista de
Ensino Superior, com base no Parecer CFE Nº 432/93, encaminha
para análise e aprovação deste Conselho, o Projeto de
autorização para funcionamento do Curso de Secretariado
Executivo Bilingue, a ser ministrado pela Federação de Escolas
Superiores do ABC, emo Bernardo do Campo, SP.
Pelo Parecer CFE nº 336/92, de nossa autoria, o
Instituto Metodista de Ensino Superior teve aprovado o Projeto
de Implantação da UMESP - Universidade Metodista deo Paulo,
a ser por ele mantida, emo Bernardo do Campo, Estado deo
Paulo. O referido Parecer foi homologado pelo Senhor Ministro
de Estado da Educação em 01 de julho de 1992, publicado no
D.O.U. de 03 de julho de 1992.
Com base na Portaria CFE 54/87, a Comissão
Verificadora, para análise das condições de funcionamento do
Curso, foi a mesma que acompanha a Implantação do Projeto de
Universidade, designada pela Portaria CFE nº 17, de 15 de março
de 1991, composta pelos Professores Ana Silvia Tavares Silva,
da Universidade Feder
-ai do Maranhão, Luis Otávio Moraes
de
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Souza Carmo, da Universidade de Brasília e Vicente Borelli, da
Universidade deo Paulo. Após a verificação in loco"' das
condições da Instituição, a referida Comissão apresentou relatório
conclusivo, contendo; Identificação, Dados Cerais do Curso,
Concepção e Objetivos, Currículo Pleno proposto. Corpo Docente e
Recursos Materiais (planta física e biblioteca) e do
Estabelecimento de Ensino que abrigará o curso.
O Projeto do curso em apreço foi encaminhado à
CAE/CFE, que emitiu Informação referente a apreciação do mesmo.
O presente Parecer fundamenta-se nos dados
constantes do projeto, no relatório da Comissão de Acompanhamento,
na Informação da CAE/CFE e nosso próprio conhecimento da
Instituição, através das visistas de acompanhamento ali
realizadas,
1. DA ENTIDADE MANTENEDORA
1.1.- Condição Jurídica
O INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR é uma
sociedade civil sem fins lucrativos, sem prazo determinado,
constituído em 21 de julho de 1970, pelo Concilio Geral da Igreja
Metodista, com finalidade de preparo teológico, formação de
professores e profissionais liberais era gerai, como instituição
originária da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, fundada
em 09 de fevereiro de 1938, conforme estatuto registrado sob nº
409, pag.106, livro A-Pessoas Jurídicas, em 27 de novembro de
1970, no Primeiro Registro Civil de Pessoas Jurídicas deo
Bernardo do Campo, SP, Em 23 de julho de 1982 o Instituto
Metodista de Ensino Superior foi transferido para a jurisdição da
terceira região eclesiástica da Igreja Metodista, com alteração de
seu Estatuto e respectiva averbação sob o nº 05, em 19.01.1983, no
Primeiro Registro Civil de Pessoas Jurídicas deo Bernardo do
Campo, Estado deo Paulo.
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INDICES
Liquides Corrente
Grau de Imobilização
Grau de Endividamento
Resultado Econômico
1990
0,34
75,90
63,30
(11,7)
1991
0,51
81,65
35,67
6,32
1992
0,49
75,84
54,80
(13,97)
2. DO CURSO OBJETO DO PROJETO
2.1. Natureza e Justificativa
Da apresentação do Projeto do Curso de Secretariado
Executivo Bilingue, evidencia-se :
- "A criação de grandes conglomerados empresariais
modernos - fruto do desenvolvimento econômico do país - passou a
exigir uma formação profissional mais profunda que, inclui, ao
lado dos conhecimentos técnicos específicos, embasamento cultural
de caráter geral e de pelo menos um idioma estrangeiro."
"O profissional egresso do curso em apreço
"estaria apto a assessorar, assumir responsabilidades, criar e
planejar atividades, sempre trabalhando junto às diversas
diretorias da empresa."
- "Fora do contexto empresarial, este profissional
é imprescindível em todas as atividades de órgãos públicos ou
escritórios particulares, onde preste, os mais variados tipos de
serviços",
Para justificar a criação do curso de Secretariado
Executivo Bilingue, o Instituto Metodista registra sua experiência
"no oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação na área da
Administração e de Letras, sua disponibilidade quanto aos recursos
humanos e de infra-estrutura física e de apoio."
Por outro lado, destaca "a localização da Federação
das Escolas Superiores do ABC no Município deo Bernardo do
1.2.- Situação Fiscal e Parafiscal
0 IMS é inscrito no Cadastro Geral de Contribuintes
do Ministério da Fazenda sob nº 44.351.146/00001-57.
Como entidade sem fins lucrativos, o IMS possui
imunidades/isenções fiscais a nível de tributação Federal,
Estadual e Municipal, bem como cumpre as exigências, formalidades
legais e necessárias, previstas nos incisos e parágrafos do artigo
14 do Código Tributário Nacional.
-o distribui qualquer parcela de seu patrimônio ou de
suas rendas, a título de lucro ou participação no seu
resultado;
- Aplicada integralmente no Pais os seus recursos na
manutenção dos seus objetivos institucionais;
- Mantém escrituração de suas receitas e despesas em
livros revestidos de formalidades capazes de assegurar
sua exatidão.
Com relação aos recolhimentos previdênciários,
atualmente designados pela sigla INSS - Instituto Nacional de
Seguridade Social, ao FGTS e ao PIS, a situação é regular, sendo
comprovada pelas Certidões de Situação e pelas guias de
recolhimento devidamente autenticadas pelo estabelecimento
bancário.
O IMS é portador do Certificado de Entidade de Fins
Filantrópicos, emitido pelo CNSS - Conselho Nacional de Serviço
Social em 12 de maio de 1977 - Processo nº 246.951/78.
O IMS é considerado entidade de Utilidade Pública
Municipal, Estadual e Federal, respectivamente pelas Leis
Municipal SBC-S nº 2022/73 e S nº 1394/77 e pelo Decreto Federal
nº 85.752, de 24.02.1981.
1.3.- Situação Contábil, Econômico-Financeira
A capacidade patrimonial do IMS é demonstrada pelo
conjunto de bens de sua propriedade, medida pelo patrimônio
liquido, que a valores contábeis em 31.12-92 monta em Cr$
77.608,057-436,61 (setenta e sete bilhões, seiscentos e oito
milhões, cinquenta e sete mil, quatrocentos e trinta e seis
cruzeiros e sessenta e um centavos) e a valor de mercado, em maio
de 1993, está avaliado em Cr$ 800,0 bilhões (seiscentos bilhões de
cruzeiros) e que atualmente corresponde a CR$ 600.000.000,00
(seiscentos milhões de cruzeiros reais), conforme o quadro a
seguir:
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos
exercícios revelam os seguintes indicadores:
Especificação
Bens Imóveis
Terrenos
Prédio
Construção em Andamento
Total Bens Imóveis
Bens Móveis
Móveis e Utensílios
Veículos
Equipamentos de Informática
Linhas Telefônicas
Instalações
Outros
Total Bens Móveis
TOTAL GERAL
ANÁLISE FINANCEIRA E ECONÔMICA
em 31/12/92 - Cr$
4.590.740.949,25
41.111.921.452,30
4.970.676.607,60
1.269,875.518,61
3.338.266.485,05
397.037.042,63
23.646.384.990,06
36,48S.1»,874,31
77.688,067,436,81
Valor de Mercado
em 31/95/93 - Cr$
212,412,000,000,00
252.894,000.000,00
477,434,000,000,00
16,718,800,000,00
4,261,000,000,00
11.227,000,000,00
1,334,000,000,00
9,652.000,000,00
79,448,000,000,00
122,640,000,000,00
600,074,000,000,00
em 01/08/93-Cr$
212,412,000,00
252,894,000,00
477,434,000,00
16,718,000,00
4,261.000,00
11,227,000,00
1,334,000,00
9,652,000,00
79,448,000,00
122,640,000,00
600,074,000,00
Campo, no chamado ABCD, que se constitui numa das regiões de maior
concentração industrial do Estado deo Paulo e do País, bem como
que "a existência de um grande número de empresas, a intensa
atividade comercial e industrial do município e da região, exigem
a presença de profissionais habilitados em Secretariado
Executivo."
Informa ainda, que "mais de 60% das pessoas em
idade ativa (18 a 39 anos) da região de influência do IMS,
participem do mercado de trabalho, necessitando da formação do 3°
grau".
Enfatiza que "o Instituto Metodista se destaca em
o Bernardo do Campo, pela sua presença qualitativa nos cursos de
graduação e pós-graduação que oferece, pela concentração de suas
próprias unidades de ensino em seu "campos" e pelos serviços
comunitários e relacionamento com empresas públicas e privadas."
Quanto ao atendimento do ensino de. e 2º graus, o
DGE nº 24 apresenta no 1º grau - 430.791 alunos e no 2º Grau -
83.424 alunos. O município deo Bernardo do Campo apresenta no
1º grau 118.904 alunos matriculados e no 2º grau, 19.678 alunos.
2.2. Objetivos e Concepção
A proposta para a criação do curso, fundamenta-se
também no atendimento a legislação federal relativa a
regulamentação profissional, no potencial do mercado de trabalho
da região em que se situa a FESABC, que se manifesta na
considerável procura pelos três únicos cursos oferecidos na Cidade
deo Paulo (PUC, UNIP e Faculdade Anhembi Morumbi), e das demais
regiões do Estado, além de um único situado em Santo André.
O Curso de Secretariado Executivo Bilingue, tem
como objetivo principal habilitar para o exercício da profissão de
secretário executivo, regulamentada pela Lei 7377/85, com uma
visão de administração, contabilidade, economia e relações
públicas, além de dominar dois idiomas.
A estrutura curricular para o curso de Secretariado
Executivo Bilingue apresenta uma carga horária de 2.952ha de
disciplinas obrigatórias» acrescida de 72ha de Educação Física,
totalizando 3.024ha, a ser integralizada no mínimo, em 4 (quatro)
e, no máximo, em 7 (sete) anos letivos. O curso funcionará no
turno noturno, no regime seriado semestral, oferecendo 40
(quarenta) vagas totais anuais.
As ementas correspondentes a cada uma das
disciplinas constam do processo, bem como a bibliografia básica.
3. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
1. Infra-estrutura e Recursos Materiais
O atual "campus" ocupa um terreno de área contínua
de 78.810m2., a área total construída é de 34.136m2, distribuídos
em dez edifícios com até quatro andares, com ginásio poli-
esportivo com capacidade para 4.000 pessoas e duas quadras
esportivas de multi-uso. No "campus",o 103 salas de aula, 95
salas ambiente e laboratórios, três clínicas odontológicas, um
biotério, um laboratório de línguas, dez estúdios de rádio e
televisão e quatro núcleos de pesquisa.
O detalhamento da infra-estrutura consta do Projeto
de Universidade, aprovado pelo Parecer CFE nº 336/92, considerada
adequada às atividades que vem sendo desenvolvida e a desenvolver,
de acordo com o plano de expansão.
II - PARECER
A criação do curso de Secretariado Executivo
Bilingue, com 40 (quarenta) vagas totais anuais, no turno noturno,
atende a necessidade social e já conta com recursos humanos e
materiais, instalações adequadas para sua implantação,
Sobre, a estrutura curricular, a Comissão expõe o
seguinte: "o curso em apreçoo apresenta currículo mínimo fixado
pelo Conselho Federai de Educação e o currículo pleno proposto
apresenta matérias de formação básica e da área administrativa e
da érea de Letras e outras complementares."
A prática profissional será desenvolvida sob a
forma de estágio supervisionado, em situações reais de trabalho em
empresas publicas e/ou privadas, devidamente conveniadas com o
Instituto Metodista, obedecendo as normas aprovadas pelo órgão
colegiado competente. Por outro lado, algumas disciplinas do
currículo pleno, de naturezao totalmente teórica, serão
ministradas também com características de prática profissional.
Informa ainda que "o acompanhamento da execução do
plano curricular será feito pelo Conselho Federativo de Ensino,
Pesquisa e Extensão - CONFEPE, com base em; a) anotações
conteúdo programático de cada disciplina registradas nos diários
de classe; b) avaliação da compreensão da aprendizagem; c)
avaliação da participação em sala de aula e em atividades de
laboratórios e extra-classe; d) avaliação do desempenho em
estágios; e) qualificação da participação em pesquisas e trabalhos
em grupo na área, em desenvolvimento na Instituição."
0 corpo docente indicado é composto por 21 (vinte e
um) professores, sendo 03 (14,3%) doutores; 8 (38,1%) mestres; 5
(23,8%) mestrandos; 04 (19,0%) especialistas e 01 (4,8%) graduado.
O único professor portador de graduação apresenta larga
experiência profissional na área do curso. 0 corpo docente
indicado para o curso consta do Anexo II deste Parecer.
A Comissão ressalta que "dos docentes indicados, 19
Já pertencem ao quadro da Instituição e que todos, no seu
entender,m qualificação acadêmico-profissional adequada ao
atendimento das exigências do currículo pleno proposto, além da
disponibilidade de tempo, conforme compromisso firmado"
Quanto à infra-estrutura física, a Instituição já
conta com instalações apropriadas, havendo um Plano Diretor, cuja
execução vem se completando durante a Implantação do Projeto de
Universidade.
Para o desenvolvimento das disciplinas que integram
o currículo pleno do curso, a Instituição dispõe de laboratórios
de processamento de dados e de línguas, cuja relação de
equipamentos e "lay out" das instalações estão anexadas ao
processo.
A Instituição dispõe também de sala especial para a
prática de datilografia, além de outros equipamentos necessários
às atividades didático-pedagógicas.
A Comissão de Acompanhamento constatou "in loco" a
existência dos referidos laboratórios e seus componentes.
0 sistema atual da Biblioteca da Instituição
integrado por três áreas, com 1.419m2 funciona na forma de
setoriais.
O acervo total atual da Instituição é de 74.817
exemplares e de 44.174 títulos de livro e o de "periódicos é de
4.207 títulos (por compra 394; por doação 2.390; por permuta
1.433), dos quais í.704o correntes.
O acervo especifico para o curso é de 5.248 títulos
e 5.717 exemplares para atender as disciplinas de formação básica
e profissional do curso.
A Comissão informa que o acervo existente atende
plenamente às necessidades do curso ora solicitado.
0 pessoal técnico de atendimento é constituído por
6 bibliotecários e 14 auxiliares e o funcionamento é das 7:30 às
22:45 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8.00 às
12.00 horas.
Quanto a situação econômico-financeira do IMS, esta
pode ser considerada normal, dentro dos parâmetros utilizados para
instituições de ensino, caracterizados como empresas prestadoras
de serviços educacionais e já assim declarada no mesmo parecer de
aprovação do projeto de universidade,
Quanto ao estabelecimento de ensino que abrigará o
curso, o relatório da Comissão de Acompanhamento reafirma as
informações contidas naquele parecer atualizando dados quanto ao
alunado matriculado em 1993, concluintes em 1992, número total de
professores e número de salas de aulas convencionais.
Registra também as atividades-fim desenvolvidas
pela Instituição, a infra-estrutura física e dados sobre: o corpo
docente, a organização e funcionamento (relacionamento atual da
Mantenedora com a Instituição Mantida), o plano anual de aplicação
de recursos financeiros e o corpo discente,
Analisando o Projeto do Curso de Secretariado
Executivo Bilingue, a Comissão é de parecer que se conceda a
autorização do seu funcionamento, considerando "a sua adequação à
realidade geo-econômica, cultural e social da região do ABC".
III - VOTO DA RELATORA
Considerando todo o exposto, vota a Relatora
favoravelmente à autorização para o funcionamento do curso de
Secretariado Executivo Bilingue, a ser ministrado pela Federação
de Escolas Superiores do ABC, mantida pelo Instituto Metodista de
Ensino Superior, emo Bernardo do Campo, Estado deo Paulo,
com 40 (quarenta) vagas totais anuais e funcionamento no turno
noturno.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da
Relatora.
ANEXO I - CURRICULO PLENO
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE
nº de CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS Créditos HORÁRIA
lº SEMESTRE
Administração (TGA) I 2 36 ha.
Filosofia Geral I 2 36 ha.
Sociologia I 2 36 ha.
Noções de Direito I 2 36 ha.
Língua Portuguesa I 4 72 ha.
Introdução às Técnicas Secretariais I ... 4 72 ha.
Metodologia Cientifica I 2 36 ha.
Teologia e Cultura I 2. 36 ha.
20 360 ha.
Educação Física (Prática Desportiva) .... __2. 36 ha.
22 396 ha.
2º SEMESTRE
Administração (TGA) II 2 36 ha.
Filosofia Geral II 2 36 ha.
Sociologia II 2 36 ha.
Noções de Direito II 2 36 ha.
Língua Portuguesa II 4 72 ha.
Introdução às Técnicas Secretariais II .. 4 72 ha.
Metodologia Científica II 2 36 ha.
Teologia e Cultura I _2_ 36 ha.
20 360 ha.
Educação Física (Prática Desportiva) .... _2 36 ha.
22 396 ha.
3º SEMESTRE
Psicologia I 2 36 ha.
Língua Inglesa I 4 72 ha.
Contabilidade Geral I 2 36 ha.
Língua Portuguesa III 4 72 ha.
Matemática e Estatística I 2 36 ha.
Antropologia Cultural I 2 36 ha.
Economia I 2 36 ha.
Organização e Métodos I _2_ 36 ha.
20 360 ha.
4° SEMESTRE
Psicologia II 2 36 ha.
Língua Inglesa II 4 72 ha.
Contabilidade Geral II 2 36 ha.
Língua Portuguesa IV 4 72 ha.
Matemática e Estatística II 2 36 ha.
Antropologia Cultural II 2 36 ha.
Economia II 2 36 ha.
Organização e Métodos II _2. 36 ha.
20 360 ha.
5° SEMESTRE
Língua Inglesa III 4 72 ha.
Língua Portuguesa V 4 72 ha.
Processamento de Dados I 4 72 ha.
Datilografia I 2 36 ha.
Taquigrafia I 2 36 ha.
Documentação e Arquivo I 2 36 ha.
Relações Humanas na Empresa I __2 36 ha.
20 360 ha.
6º SEMESTRE
Língua Inglesa IV 4 72 ha.
Língua Portuguesa VI 4 72 ha.
Processamento de Dados II 4 72 ha.
Datilografia II 2 36 ha.
Taquigrafia II 2 36 ha.
Documentação e Arquivo II 2 36 ha.
Relações Humanas na Empresa II __2 36 ha.
20 360 ha.
78 SEMESTRE
Língua Espanhola I 4 72 ha.
Língua Portuguesa VII 4 72 ha.
Marketing e Finanças I 4 72 ha.
Comunicações Administrativas I 4 72 ha.
Relações Públicas na Empresa I 2 36 ha.
18 324 ha.
Prática Profissional I _4 72 ha.
22 396 ha.
8º SEMESTRE
Língua Espanhola II 4 72 ha.
Língua Portuguesa VIII 4 72 ha.
Marketing e Finanças II 4 72 ha.
Comunicações Administrativas II 4 72 ha.
Relações Públicas na Empresa II __2 36 ha.
18 324 ha.
Prática Profissional II _4 72 ha.
22 396 ha.
Carga Horária 2.952 ha.
Educação Física 72 ha.
Total 3 .024 ha.
ANEXO II
CORPO DOCENTE - SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGUE
1. ANA LUCIA T. PELEGRINO
Língua Espanhola
Mestranda (em fase de elaboração de tese) em Língua Espanhola e
Literatura Espanhola e Hispano-Amerícana - USP Licenciada em
Letras, habilitação Português e Espanhol (USP-1988). Possuí
experiência docente universitária lecionando Língua Espanhola
desde 1992 no IMS.
Aceita.
2. ANTONIO CARLOS GIL
Antropologia Cultural
Metodologia Científica
Sociologia
Doutor em Ciências pela Escola de Sociologia e Política deo
Paulo - USP (1982). Mestre em Ciências pela Escola de
Sociologia e Política deo Paulo - USP (1978). Bacharel em
Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Municipal de Ensino
Superior deo Caetano do Sul - IMES (1971), Licenciado em
Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora
Medianeira (1976). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale (1977).
Aprovado pelos Pareceres CFEs 337/92 e 714/92 para lecionar
as disciplinas Antropologia Cultural e Sociologia, Aprovado
pelo Parecer CFE nº 99/93 para lecionar Metodologia Cientifica.
Aceito.
3. CARLOS WALTER VIEIRA
Noções de Direito
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1978) pela
Universidade de Taubaté, Licenciado em Filosofia (1972) pela
Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes. Curso
de Especialização "lato-sensu" em Direito do Trabalho na PUC—SP
(1981), Curso de Especialização em Estudo de Problemas
Brasileiros (1988-360ha,) na Faculdade de Direito da
Universidade Mackenzie. Experiência docente "universitária:
Faculdades Capital, Faculdades Integradas Ibirapuera, Instituto
Metodista de Ensino Superior, lecionando Legislação Social,
Estudo de Problemas Brasileiros e Direito da Navegação.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 714/92 para lecionar Direito do
Trabalho e Noções de Direito.
Aceito para este curso.
4. CRISTIANE OLAH
Processamento de Dados
Curso de pós-graduação "lato-sensu" em Administração de Empresa
pela universidadeo Judas Tadeu (1992). Bacharel em Ciência
da Computação pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de
o Caetano do Sul (1990). Possuí experiência docente no curso
Tecnólogo em Processamento de Dados lecionando Fundamentos de
Processamento de Dados, Técnica de Programação, Análise de
Sistemas, Mecanografia e Processamento de Dados no Instituto de
Ensino deo Caetano do Sul a partir de 1991. Aprovado pelo
Parecer CFE 714/92 para lecionar Computação e Atualização em
Computação.
Aceita para este curso
5. DENISE APARECIDA GUAZZELLI
Relações Públicas na Empresa
Comunicações Administrativas
Mestranda (concluiu 12 créditos) em Comunicação Social, área de
Comunicação Cientifica e Tecnológica (IMS). Bacharel em
Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas ( IMS-
1979), Curso de Comunicação Social (Lst Internacional Business
Communication Superior Study-180ha). Curso de Aperfeiçoamento
em Comunicação Empresarial. Experiência profissional atuando
como Relações Públicas em empresas de médio e grande porte e
Assessoria de Comunicação, Experiência no magistério do ensino
superior, lecionando Orientação de Projetos Experimentais,
Introdução às Relações Públicas e Planejamento em Relações
Públicas no IMS desde 1990 e na Fundação Casper Libero desde
1986 a disciplina Redação e Edição de Publicações Empresariais.
Aceita.
6. DILSON CORREIA VILLELA
Educação Física
Mestrado em Filosofia da Educação pela PUC/SP. Curso de
Especialização em Administração Desportiva (1980-380ha.) pela
USP. Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação
Física de Batatais. Aprovado pelos Pareceres CFEs 3.100/75,
2,823/76, 2.824/76, e 714/92 para lecionar a disciplina
Educação Física.
Aceito.
7. ELAINE LIMA DE OLIVEIRA
Psicologia
Relações Humanas na Empresa
Mestranda em Administração de Empresas - área de concentração
Administração em Recursos Humanos, pelo Centro de Pós-graduação
do Instituto Metodista de Ensino Superior. Bacharel e
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e
Letraso Marcos (1979), Formação de Psicólogo Graduada em
Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letraso
Marcos (1980). Possui experiência de 12 anos na área de
Recursos Humanos, atuando atualmente como Assessora de
Desenvolvimento Organizacional do Instituto Metodista de Ensino
Superior. Aprovada pelo Parecer CFE nº 714/92 para lecionar
Psicologia e Relações Humanas (no trabalho).
Aceita.
8. ELLIS WAYNE BROWN
Marketing e Finanças
Mestrando em Comunicação Social, área de concentração em
Comunicação Cientifica e Tecnológica no Instituto Metodista de
Ensino Superior (em fase de conclusão de créditos); Curso de
Treinamento pelas Faculdades Metropolitanas unidas (1976);
Extensão em Marketing na Fundação Brasileira de Marketing
(1977): Educação continuada em Administração de Marketíng(FGV-
1980); Educação continuada em Economia Aplicada (FGV-1981).
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Estudos
Sociais da universidade de Mogi das Cruzes (.1973), Aprovado
pelo Parecer CFE nº 714/92 para lecionar Noções de Marketing.
Aceito.
9. FILEMON DE ASSIS
Língua. Portuguesa.
Mestre em Comunicação Social, área de concentração em
Metodologia, de Comunicação (IMS-1983, Curso de Técnicas Atuais
do Ensino de Língua Portuguesa (240ha). Curso de Técnicas
Modernas do Ensino da Língua Portuguesa (180ha). Licenciado em
Letras, habilitação Português/Inglês (F.F.C.L. de Mogi das
Cruzes-1970). Licenciado em Filosofia (F.F.C.L. de Mogi das
Cruzes). Licenciado em Pedagogia, habilitação em Administração
Escolar de 1º e 2º Graus (1972). Bacharel em Teologia (1967).
Curso A Linguistica Aplicada ao Ensino de Comunicação e
Expressão em Língua Portuguesa, Curso de aperfeiçoamento
Linguagem Literária (180ha). Experiência docente universitária
lecionando Lingua Portuguesa no IMS desde 1975.
Aceito.
10. IZILDA CORREA D'AGOSTINI
Introdução às Técnicas Secretariais
Prática Profissional
Licenciada em Letras, habilitação Português/Inglês - F.F.Santo
Amaro (1974). Curso de Secretariado (2º Grau), curso English as
a Foreign Language (Westminster College-Londres-1982). Curso de
Inglês (University of Cambridge-Inglaterra), Curso de Inglês
(The Royal Society of Arts-Inglaterra), Curso de Inglês (União
Cultural Brasil-Estados unidos/SP). Atuou como secretária
executiva bilingue na Pesi no período de 1978/1980 e na EIM
Indústria Metalúrgica (1978/1978). Experiência profissional:
Petrobrás atuando na administração geral da Interbrás em
Londres (1981/1986). Experiência, docente, lecionando Introdução
às Técnicas Secretariais na Faculdade Anhemhi Morumbi e na
Universidade Paulista.
Aceita.
11. JACOB DAGHLIAN
Matemática
Estatística
Mestrando em Administração, área de concentração; Administração
em Pequena e Média Empresa no Centro de Pós-graduação do
Instituto Metodista de Ensino Superior (em fase de elaboração
de tese). Curso de Especialização em Cálculo Avançado pela OSEC
(1975) Cursou as disciplinas Álgebra Linear e Teorias dos
números do Mestrado em Matemática. Licenciado em Matemática
peia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André
(1974). Aprovado pelos Pareceres do CEE n° 324/86 e 1.656/82
para lecionar Desenho Geométrico, Fundamentos de Matemática
Elementar, Álgebra, Aprovado pelo Parecer do CFE nº 704/87 para
lecionar Vetor e Geometria Analítica, Álgebra e Álgebra Linear.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 714/92 para lecionar Matemática e
Estatística.
Aceito.
12- JACOB ANCELEVICZ
Contabilidade Geral
Doutor em Ciências pela Faculdade Municipal de Ciências
Econômicas e Administrativas de Osasco (1975). Mestre em
Administração, área de concentração Administração Contábil e
Financeira pela FGV (1974). Bacharel em Ciências Administrativa
e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Municipal de
Ciências Contábeis e Administrativas de Osasco (1970/1972).
Experiência docente e universitária no setor de Economia
Aplicada do Instituto de Pesquisa da Faculdade Municipal de
Ciências Ccntábeis e Administrativas de Osasco, Fundação
Getúlio Vargas, Centro de Pós-graduação do Instituto Metodista
de Ensino Superior, lecionando Contabilidade, Finanças e
Controle, e Administração de Custos, Experiência contábil
profissional como Consultor na área. Aprovado pelo Parecer CFE
nº 714/92 para lecionar Contabilidade Geral e Contabilidade e
Análise de Custos.
Aceito.
13. LADISLAW D0WBOR
Economia
Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de
Planificação e Estatística de Varsóvia - Polônia (1976), Mestre
em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planificação e
Estatística de Varsóvia - Polónia (1974). Licenciado em
Economia Politique pela Ecole des Sciences Sociales et
Politiques de L'Universite´ de Lausanne, Suiça (1968).
Experiência docente universitária na universidade de Coimbra,
PUC-SP. Aprovado pelo Parecer CFE nº 714/92 para lecionar
Economia Brasileira e Estrutura de Mercado Financeiro e de
capitais.
Aceito.
14. LAFAYETE DE PAULA FIGUEIRA
Administração
Organização e Métodos
Mestre em Administração, área de concentração em Teoria e
Comportamento Organizacionais pela Escola de Administração de
Empresas deo Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Doutorado em
Administração de Empresas área de Organização, Recursos Humanos
e Planejamento, pela Fundação Getúlio Vargas, Graduado em
Engenharia de Operação Mecânica pela PUC-RJ (1970). Possui
experiência docente universitária, lecionando na FGV, na PUC-
SP, no IMS, as disciplinas: Teoria das Organizações, Teoria
Geral da Administração, Seminários de Administração Geral,
Ambiente externo e futuro das organizações. Organizações e suas
estruturas. Experiência profissional como consultor em
desenvolvimento e treinamento.
Aceito.
15. LEDA CECILIA SZABO
Língua Portuguesa
Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas em 1986, na
PUC-SP. Licenciada em Português e Inglês pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Santo André (1974), Possui
experiência docente no magistério do ensino superior lecionando
Língua Portuguesa (desde 1979) no Instituto Metodista de Ensino
Superior,
Aceita.
16. LEONILDO SILVEIRA CAMPOS
Teologia e Cultura
Filosofia Geral
Mestre em Administração, área de concentração: Recursos Humanos
pelo Centro de Pós-Graduação do Instituto Metodista de Ensino
Superior (1987). Curso de Sociologia Geral (1973-180ha) pela
Fundação Santo André, Licenciado em Filosofia (1971) pela
F.F.C.L. de Mogi das Cruzes. Bacharel em Teologia (1972).
Lecionou na Faculdade de Administração Luzwell até 1984.
Docente do IMS desde 1985 lecionando Filosofia, Estudos de
Problemas Brasileiros, Leitura Supervisionada, Estudos
Especiais em Psicologia e Ciências Políticas. Aprovado pelo
Parecer CFE 337/92 e 714/92 para lecionar as disciplinas Estudo
de Problemas Brasileiros e Filosofia Geral.
Aceito para este curso.
17. MARIA DE FÁTIMA MARTINS DA SILVA
Taquigrafia
Datilografia
Documentação e Arquivo
Bacharel em Biblioteconomia (USP-1979). Curso de Especialização
em administração de Recursos Humanos (UNIP-360ha). Curso de
Taquigrafia pela Associação Taquigráfica Paulista. Aprovada
pelo Parecer CFE 315/88 para lecionar Técnicas de Secretariado,
Cerimonial e Etiqueta e Documentação e Arquivo. Experiência
docente lecionando na Faculdade Anhembi Morumbi as disciplinas
Arquivística, Documentação e Arquivo, Taquigrafia e
Datilografia desde 1985. Experiência profissional como
Secretária Executiva desde 1963.
Aceita.
18. PÉRICLES DE OLIVEIRA PRADO FILHO
Psicologia
Relações Humanas na Empresa
Mestrado em Psicologia Social (PUC/SP-1976), cujo titulo de
dissertação é "Estudo das Atividades de Estudantes
Universitários diante da Futura Profissão e da Instituição em
que se forma". Bacharel e Licenciado em Filosofia pela USP
(1963). Bacharel e Licenciado em Psicologia (1968) e Psicólogo ,
pela PUC/SP (1970). Aprovado pelo Parecer CFE 337/92 para
lecionar Psicologia da Educação. Aprovado pelo Parecer CFE nº
714/92 para lecionar Psicologia (Aplicada à Administração) e
Relações Humanas (no trabalho).
Aceito.
19. RONALDO CALHAU PINHEIRO
Relações Públicas na Empresa
Mestre em Comunicação Social, área de Relações Públicas e
Publicidade e Propaganda (USP-1986). Bacharel em Ciências
Econômicas (1964). Curso de Administração em Relações Públicas
(ECA/USP). Curso de Cerimonial para Relações Publicas
(ECA/USP). Larga experiência profissional em Assessoria de
Relações Públicas, atuando em empresas de médio e grande porte.
Inscrito no CRFRP sob nº 188. Experiência docente universitária
lecionando no IMS desde 1979 as disciplinas Administração em
Relações Públicas, Relações Públicas Governamentais e Projetos
Experimentais.
Aceito,
20. SUZANA UNGARETTI TORRES
Língua Inglesa
Mestrado em Letras, área de Linguistica Aplicada ao Ensino de
Línguas (Inglês) - PUC/SP. Licenciada em Letras - Anglo
Germânicas (1965). Curso de Aperfeiçoamento em Fonética,
Redação e Conversação no Scarrit College for Christian Workers
(Nashville Tennesee/USA-1965/1966), Experiência docente no
magistério do ensino superior, lecionando Lingua Inglesa desde
1971 no IMS, Aprovada pelo Parecer CFE nº 350/71 para leciona
Língua Inglesa.
Aceita.
21. VERA LUCIA APARECIDA BOLFAINE
Língua Inglesa
Licenciatura em Letras, habilitação Português/Inglês (1981).
Curso de Inglês - União Cultural Brasil Estados Unidos (1971).
Curso de Proficiência em Inglês (Univesity of Michigan (1974).
Curso de Metodologia do Ensino de Inglês Instrumental (PUC/SP).
Experiência docente universitária, lecionando Lingua Inglesa no
IMS.
Aceita.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 31 de agosto de 1993
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