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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI PR
ASSUNTO:
AUTORIZAÇÃO DA HABILITAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL NAS
FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI - ( Fase
Projeto e sua Execução )
RELATOR: Sr. Cons. ERNANI BAYER
PARECER Nº 493/93
CÂMARA/COMISSÃO
CESU
APROVADO EM:
31/08/93
PROCESSO N°23001.001510/93-26
I - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, mantidas
pela Sociedade Educacional Tuiuti - SET estão em processo de transformação em
Universidade, pela via da autorização, com Carta-Consulta aprovada pelo CFE através do
Parecem
0
270/93.
A Carta-Consulta contempla, para compôr o perfil, institucional, a
implantação dos Cursos de História, Geografia, Educação Artística, Matemática e a
habilitação em Letras Português/Espanhol para 1993. O presente Parecer trata da análise das
condições para autorização da habilitação em Letras Português/Espanhol.
A Comissão de Acompanhamento do processo de criação da
Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, na fase de execução do Projeto, nomeada pela Portaria
do CFE n° 12/93, é constituída pelos Professores ZILMA GOMES PARENTE DE
BARROS, ALVACIR NICZ e ALMERI PAULO FINGER e presidida pelo Relator,
Conselheiro ERNANI BAYER.
Reunida nas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti
nos dias 5, 6 de Julho, a Comissão analisou as condições de implantação da habilitação em
Letras Português/Espanhol, tendo presente o projeto apresentado pela Instituição.
Este Parecer tem presentes o Projeto da UTP, o Projeto Pedagógico
da habilitação em Letras Português/Espanhol, o Relatório da Comissão de Acompanhamento
e as observações pessoais do Relator.
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1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Sociedade Educacional Tuiuti ( SET ), fundada
em 24/10/66, com sede e foro na cidade de Curitiba - PR. É uma sociedade civil sem fins
lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal e capacidade
patrimonial e econômico-fínanceira, bem como a idoneidade de seus dirigentes, foram
analisadas, detalhadamente, no Parecer CFE n°270/93, que aprovou a Carta-Consulta
para criação da Universidade Tuiuti do Paraná.
Está localizada na rua Marcelino Champagnat, 505 - CEP: 80710-
250 em Curitiba - Paraná.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE
EDUCACIONAL TUIUTI ( FISET )
A SET mantém, em regular funcionamento, as Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti ( FISET ) cujo regimento unificado está
aprovado pelo Parecer n° 371/93, com as seguintes unidades de ensino, pesquisa e
extensão:
a) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti;
b) Faculdade de Reabilitação Tuiuti;
c) Faculdade de Direito Tuiuti;
d) Centro Técnico-Educacional Superior Curitibano.
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiutim
por objetivos:
I - a formação de profissionais e especialistas de nível superior;
II - a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
III - a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante
cursos e serviços especiais;
IV - a promoção do intercâmbio e da cooperação com instituições
de ensino dos diversos graus, tendo em vista o desenvolvimento
da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia;
V - a participação no desenvolvimento sócio-econômico do País
e, em particular, do Estado do Paraná, como organismo de
consults, assessoramento e prestação de serviços, em assuntos
relativos aos diversos campos do saber;
VI - a promoção de cursos de pós-graduação, "lato sensu" e
"stricto sensu", de atualização, de extensão, de plenificação
curricular e de treinamento profissional, bem como a prestação de
serviços à Comunidade.
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A administração das FISET é exercida por intermédio do
Conselho Superior, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
O Conselho Superior, é o órgão máximo de natureza normativa,
deliberativa, jurisdicional e consultiva das FISET, sendo também o órgão recursal.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão superior,
normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão das
FISET.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da administração superior,
dirigido pelo Diretor Geral e apoiado por três Vice-Diretorias: - Administrativa,
Acadêmica e de Planejamento.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas que
articulam as atividades das FISET.
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgãos suplementares e os de
apoio. Os órgãos suplementareso aqueles que suplementam e apoiam todas as
atividades das Faculdades.o eles:
Centro de Pós-Graduação; Centro de Atividades
Psicopedagógicas; Centro de Reabilitação Sydnei Antônio; Centro de Atividades
Esportivas e Promoção; Centro de Integração Mercado/Aluno; Centro de
Desenvolvimento de Recursos Humanos; Colégio Tuiuti - 1
o
e 2
o
Graus - Colégio de
Aplicação; Clínica de Fonoaudiologia; Clínica de Fisioterapia; Clínica de Terapia
Ocupacional; Clínica de Psicologia; Clínica de Odontologia; Centro de Processamento de
Dados; Mini Cartório Jurídico; Escritório Modelo de Aplicação; Laboratórios; Biblioteca
Central; Gráfica; Divisão de Pessoal; Divisão Contábil; Tesouraria; Divisão de Compras;
Almoxarifado; Divisão de Património, Divisão de Serviços Gerais; Divisão de
Audiovisual; Prefeitura.
Os Departamentos compõem a administração eo os seguintes:
Departamento de Educação
Departamento de Letras
Departamento de Psicologia
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Departamento de Fonoaudiologia
Departamento de Informática
Departamento de Odontologia
* Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
*Departamento de Artes
*Departamento de Matemática
*Departamento de Administração, Economia e Ciências Contábeis
*Departamento de Comunicação Social
*Departamento de Geografia e História
Departamentos a serem implantados.
As FISET ministram os seguintes cursos de graduação:
UNIDADE
FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNCIAS
E LETRAS TUIUTl
FACULDADE DE
REABILITAÇÃO
TUIUTl
CENTRO TÉCNICO-
EDUCACIONAL
SUPERIOR CURITIBANO
FACULDADE DE DIREITO
TUIUTl
CURSO
PEDAGOGIA (Licenciatura
Plena)
- Magistério das Matérias
Pedagógicas de 2º Grau
- Orientação Educacional
- Administração da Escola
de 1º e 2º Graus
- Supervisão da Escola de 1º
e 2º Graus
LETRAS (Licenciatura
Plena)
- Português/Inglês e
respectivas Literaturas
PSICOLOGIA
- Bacharelado em Psicologia
- Licenciatura em Psicologia
- Formação de Psicólogos
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
TERAPIA OCUPACIONAL
ODONTOLOGIA
TECNO. EM PROC. DE
DADOS
DIREITO
ATO DE CRIAÇÃO
E AUTORIZAÇÃO
-DEC. 73.078-11/11/73
-DEC. 73.078-11/11/73
-DEC. 73.078-11/11/73
-DEC. 73.078-11/11/73
-DEC.92.703-21/05/86
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
- DEC.83.468 - 21/05/79
-DEC.85.734-17/02/81
-DEC.85.734-17/02/81
- DEC.85.734 -17/02/81
- DECRETO DE 06/01/92
- DECRETO DE 14/01/92
- DECRETO DE 11/11/92'
ATO
DE
RECONHECIMENTO
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163 -24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 470-18/08/89
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163 -24/08/78
-PORT. 492-18/09/80
- PORT.329 - 07/05/86
- PORT.328 - 07/05/86
- PORT.329 - 07/05/86
CURSOS DE GRADUAÇÃO E SITUAÇÃO LEGAL
FONTE: Secretária Geral das FISET, 1993.
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1. DADOS GERAIS
TÍTULO DO CURSO:
- Letras - habilitação Português/Espanhol ( Licenciatura Plena )
* DOCUMENTO LEGAL SOBRE O CURSO
Parecer CFE n° 283/62
Resolução s/n°, de 19/10/62
* NÚMERO DE VAGAS
100 vagas totais anuais
* NÚMERO DE TURMAS
Duas turmas
* TURNOS DE FUNCIONAMENTO
Diurno e Noturno
* TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
3 anos
* DURAÇÃO EM HORAS/AULA
LICENCIATURA PLENA = 2.448
3.2. CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
A habilitação Português/Espanhol, na Licenciatura Plena em Letras, já
existente, fundamenta-se em aspectos cuja relevância e atualidade merecem ser
destacadas.
A língua espanhola é "idioma-irmão" do português, na pródiga
paternidade latina. E conhecidíssima a afinidade entre ambos, do ponto de vista
estrutural, afinidade que chega a ser semelhança, e semelhança tal que torna plenamente
possível um brasileiro e um espanhol ( ou argentino, uruguaio, mexicano, etc )
dialogarem e se entenderem plenamente, cada um falando a sua língua.
Esta semelhança produz e permite uma proximidade cultural deveras
interessante entre os povos que, historicamente, foram forjados no bojo destes idiomas.
Sabe-se bem que a língua de um povo é o instrumento máximo da sua expressão
enquanto povo e dá os contornos e os limites de sua grandeza e da sua projeção cultural,
artística, política, sociológica e de toda ordem.
Uma vez próximos, como são, os povos e as nações de fala de língua
portuguesa e espanhola, é óbvia a sua tendência, mais conscientemente ou menos, de
aprofundar abordagens comparativas das suas culturas. Isto ocorre desde o
conhecimento do senso comum, nas vertentes populares que fazem jorrar o espírito
folclórico-nacionalista, até as construções intelectuais de verniz científico.
Trazendo este pano de fundo para a realidade dos dias que correm,o é
nada difícil perceber a pertinência de se estabelecer, ao lado da habilitação
Português/Inglês, a de Português/Espanhol no âmbito das FISET. Vemos a
concretização, a passos largos, do MERCOSUL, que será um braço de sedimentação e
fortalecimento político, comercial e cultural da afinidade citada acima. Mais que nunca
serão fluidas as linhas de fronteira entre os países pactuantes. Mais que nunca o chão de
terras vizinhas e co-irmãos poderá servir de hospitaleiro abrigo para pretensões
profissionais de brasileiros.
As FISET, portanto, ao decidirem incorporar o ensino de língua e
literaturas de língua espanhola como habilitação nova no seu Curso de Letras, visam aos
seguintes objetivos:
1.Formar e habilitar professores de língua e literaturas de língua
espanhola, dando-lhes condições de ampliação profissional em face da importância
crescente de Comunicação com países vizinhos ao Brasil.
2. Formar e habilitar profissionais tradutores na área da língua espanhola,
com vistas ao novíssimo mercado profissional que representará o MERCOSUL.
3. Instrumentalizar profissionais de nível universitário com o domínio da
língua espanhola, em face de ser ela um idioma veiculador de matérias científicas entre os
mais importantes do mundo.
4. Instrumentalizar profissionais de nível universitário com as condições
comunicativo-linguísticas que lhes permitam atuar como assessores, intérpretes, porta-
vozes e outros apoiadores de alto nível em assuntos de comércio internacional.
3.3. CURRÍCULO PLENO
O currículo cumpre os mínimos de conteúdo e duração estabelecidos por
este Conselho, por intermédio da Res. s/n° 19/11/64, oriunda do Parecer CFE n° 283/62.
A ênfase curricular é bem dosada, em conteúdo e duração das disciplinas,
oferecendo condições para uma boa formação ao acadêmico, nesta área.
O plano curricular do curso é constituído de 3 séries anuais. A Comissão
sugeriu e a Instituição aceitou algumas alterações no escalonamento das disciplinas.
A Comissão e o Relator debateram a proposta curricular com os seus
autores, todos vinculados às FISET, considerando que estão atendidos os princípios
básicos para a implementação do curso, ao longo dos próximos três anos. Foram
analisados e considerados, em perfeita consonância com o Projeto da UTP, os demais
aspectos didáticos do curso: periodização e ementário das disciplinas, metodologia,
avaliação e bibliografia básica.
O currículo pleno do curso está anexo a este Parecer.
3.4. EMENTÁRIO
LÍNGUA PORTUGUESA: Comunicação e Expressão
Destina-se aos acadêmicos de todos os cursos. Ortografia. Acentuação
Gráfica. Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Divisão silábica. Emprego do
hífen. Formação de palavras. Morfossintaxe das palavras variáveis e invariáveis.
Homonímia e paronímia. Sintaxe de concordância, regência e colocação. O tratamento.
LÍNGUA PORTUGUESA I
Os principais fundamentos da Língua no tocante a seus fins, enquanto
expressão subjetiva e realização estética, instrumento voltado à prática comunicativa e
interpretação do real. A língua como instrumento de poder. A integração social através
de prática comunicativa. Diferenças entre as modalidades oral e escrita.
LÍNGUA PORTUGUESA II
Análise dos níveis linguísticos: fonológico, morfológico e sintático. As
estruturas linguísticas com base no princípio das equivalências. Emprego da pontuação.
Estudo das estruturas complexas, a partir do reconhecimento e da reconstrução.
LÍNGUA PORTUGUESA III
Análise da estrutura do parágrafo nos planos sintático e semântico.
Reconstrução de parágrafos e períodos, a partir dos processos de autonomia e
dependência.
LITERATURA BRASILEIRA I
Estudo no discurso lírico, das origens no século XVI com Gregório de
Matos até o Modernismo no século XX, num enfoque dos principais movimentos que
determinam as etapas de evolução do Projeto Brasileiro, bem como da obra dos poetas
nacionais mais representativos.
LITERATURA BRASILEIRA II
Estudo do discurso épico, tomado como atitude épica, a partir do seu
desenvolvimento, desde seu início no "ciclo épico camoniano" com a "Prosopopéia", de
Bento Teixeira, até sua manifestação no século XX.
LÍNGUA LATINA
Introdução ao estudo da Língua Latina. Estrutura da frase. Iniciação ao
estudo das espécies e categorias nominais e verbais. Leitura, versão e comentário de
textos selecionados de Eutrópio, Lhomnd, Fedro, Cornélio Nepos e César.
LÍNGUA ESPANHOLA I
Compreensão do espanhol escrito. Estudo das estruturas e do vocabulário
fundamental do espanhol, baseado na compreensão de textos.
LÍNGUA ESPANHOLA II
A expressão oral. A pronúncia espanhola: meios fonêmicos, prosódicos e
mímicos. O vocabulário de uso frequente no espanhol falado.
LÍNGUA ESPANHOLA III
Iniciação à expressão escrita. Introdução ao sistema gramatical da língua
espanhola. A morfossintaxe do espanhol.
LINGUÍSTICA
Noções básicas da ciência da linguagem. Língua e cultura. Preconceitos
linguísticos. Diversidade linguística. Apreciação crítica de abordagens linguísticas com
base em exemplos do português.
TEORIA DA LITERATURA
Introdução aos Estudos Literários: natureza e função da Literatura.
Gêneros literários. Técnicas da composição literária: estrutura do poema, da narrativa e
do texto dramático. Elementos da linguagem literária. Análise e crítica do texto literário.
LITERATURA PORTUGUESA
Modernismo e Literatura Contemporânea. Antecedentes e características.
A geração de Orpheu. A obra de Fernando Pessoa. A geração da Presença. O neo-
realismo e tendências estéticas posteriores.
LITERATURA ESPANHOLA
A literatura espanhol do Século XX : autores representativos; a geração
entre as duas guerras; a geração do após-guerra. Romance, poesia, teatro e ensaio
contemporâneo. Leituras comentadas.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A construção do conhecimento psicológico num contexto histórico-
crítico, análise dos seus objetivos, métodos pressupostos: os resultados práticos e seus
aspectos controversos, correlacionados ao desenvolvimento e aprendizagem humanas.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1
o
E 2
o
GRAUS
Leis de ensino no país. Escola de 1
o
grau. Escola de 2
o
grau. Sistemas de
ensino. Ensino profissionalizante. Estrutura administrativa da escola. A verificação do
rendimento escolar. Professores e especialistas da educação.
DIDÁTICA
Fundamentação teórica sobre a evolução histórica da didática e suas
diferentes abordagens considerando seus aspectos psicológicos, sociológicos, filosóficos,
políticos e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, privilegiando-se os temas:
evolução das idéias pedagógicas no Brasil, a contectualização da didática, algumas
concepções psico-pedagógicas e suas repercussões na didática e o processo ensino-
aprendizagem.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tipos de conhecimentos empírico, científico, teológico e fisiológico.
Formação de espírito científico. Análise temática. A redação do trabalho científico. Tipos
de Achamento. Análise de texto. Tipos de pesquisa. Elaboração de pesquisa. Projeto de
Pesquisa Amostragem, especificação dos procedimentos. Relatórios finais de Pesquisa
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
Panorama geral da realidade brasileira. Aspectos estruturais e
conjunturais. Análise dos principais problemas no campo social, político, econômico e
cultural. Questões nacionais específicas: análise crítica das filosofias e ideologia políticas.
A questão social. A geopolítica e o planejamento nacional.
METODOLOGIA DO ENSINO DO 1
o
E 2
o
GRAUS
Estudo da importância da adequação dos métodos e técnicas utilizados na
situação ensino aprendizagem às características biopsíquicas e emocionais do aluno de 1
o
e 2
o
Graus. Métodos e técnicas de ensino e sua adequação aos objetivos propostos e ao
conteúdo a ser estudado na escola de 1
o
e 2° Graus. Métodos e técnicas de ensino e suas
implicações para as características psicológicas e filosóficas do professor.
PRÁTICA DE ENSINO DE LETRAS, SOB A FORMA DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
Fornecer subsídios para a prática de ensino de espanhol, com
planejamento de curso, de unidades e de aulas. Elaboração de planos de curso para
iniciantes, intermediários e adiantados. Planejamento de unidades de ensino e aulas para
iniciantes, intermediários e adiantados. Estágio prático supervisionado em escola (s) da
comunidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conjunto de atividades física e desportivas, que permitem ao aluno o
desenvolvimento físico, habilidades desportivas e sua integração no meio a que pertence.
Aprimoramento das aptidões físicas, aperfeiçoamento das técnicas desportivas e
integração ao meio universitário.
ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE
Antecedentes e fundação da estética. A estética na atualidade. A
antiguidade e a Idade Média no desenvolvimento da Teoria da Arte. A teoria da Arte
Pós-Medieval através dos pensadores e estilos artísticos. Papel dos alemães, anglo-
saxões, franceses, eslavos e outros. Do renascimento à discussão em torno do pós-
moderno.
3.5. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é integrado por 12 professores.
A análise do Corpo Docente, feita pela Comissão, indica que " 1 é Doutor, 5 são Mestres
e 6 são Especialistas. Todos os docentes apresentam titulação e/ou experiência
profissional na área das disciplinas indicadas para lecionar. A Comissão avalia que o
Corpo Docente relacionado apresenta qualificação adequada para o desenvolvimento do
curso ".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos pelos Planos de
Careira Docente e Institucional de Capacitação de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas do currículo
pleno está anexa a este Parecer.
3.6. BIBLIOTECA
A Biblioteca adota o CDD ( Decimal Classification Dewey ) para a
classificação de seu acervo.
Funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00h e aos sábados das
8:00 às 16:00h. O acervo geral é integrado por 30.896 títulos e 45.298 exemplares e por
495 títulos de periódicos em geral, 62 títulos de assinaturas correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
No cronograma de aquisição de novos títulos e assinaturas de periódicos
para o curso constante do projeto, a projeção é a seguinte para 1998:
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
4.955
4.955
EXEMPLARES
6.363
6.363
ESPECIFICAÇÃO
LIVROS
TOTAL
TITULO
8.410
8.410
EXEMPLARES
11.341
11.341
PERIÓDICOS
PERIÓDICOS EM GERAL
PERIÓDICOS CORRENTES/OUTROS CURSOS
PERIÓDICOS CORRENTES/LETRAS
TOTAL
TÍTULOS
495
040
022
557
EXEMPLARES
6.222
920
255
7.397
A Biblioteca está sendo informatizada.
O sistema de informatização foi desenvolvido no laboratório de
Processamento de Dados da mantenedora. Está previsto o controle automático de
empréstimo e SDI ( Disseminação Seletiva de Informação ). A Biblioteca participa do
COMUT, está providenciando ligação com a BIREME, BASES DE DADOS LILACS,
MEDLINE, PRODASEN e RENPAC, o que possibilitará a pesquisa, aos alunos de
graduação e de pós-graduação.
O espaço físico da Biblioteca já está sendo, em 1993, ampliado de 410
m2 para 560 m
2
, e está prevista em 1994, para 1200 m
2
.
3.7. LABORATÓRIO DE MICROINFORMÁTICA
O curso utilizará dependências comuns e específicas das Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, cujos espaçoso muito bem conservados e
adequados às atividades de ensino. Há salas de aula e demais dependências suficientes
para abrigar o curso.
Atualmente a Instituição dispõe de um laboratório de informática com
vinte estações de trabalho, estando em fase de ampliação para quarenta estações, que é
utilizado em aulas práticas e colocado a disposição dos alunos para uso individual, sem
custo adicional, bastando que seja autorizado o seu cadastramento.
O laboratório está situado em sala climatizada, com sistema de
aterramento e estabilização de corrente elétrica; dentro dos padrões recomendados no
que tange a espaçamento, mobília, ventilação e conforto.
A estrutura do laboratório, sua composição e atuação em diferentes áreas
pode ser melhor visualizado conforme segue abaixo:
1. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
14 Estações de Rede 386 DX 33 - Memória, 04 Megabytes, Cache, 64
Kbytes; Velocidade 33 Megahertz; Vídeo SUPER VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1
Mbyte; Placa de rede, NOVELL NE 2000, Mouse, Padrão Microsoft.
04 Estações de Rede para uso em CAD Computer Design 386 SX 40 -
Memória, 04 Mbytes; Cache, 64 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER
VGA Colorido; Memória de Vídeo, 1 Mbyte; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Co-
processador, 80387 matemático; Mouse Cordless, Logitech.
01 Servidor de Rede 486 DX 50 - Memória, 08 Megabytes; Cache, 256
Kbytes; Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 1.2 Megabytes; Winchester de 1.6
Gigabytes.
02 Estações de Rede para uso de desenvolvimento 386 DX 40 - Memória,
08 Megabytes; Cache, 128 Kbytes; Velocidade, 40 Megahertz; Vídeo SUPER VGA
Colorido, Memória de Vídeo, 1 Mbyte, Placa de Rede NOVELL NE 2000; Drive, 51/4 e
31/2 HD; Mouse Cordless Padrão Microsoft.
03 Impressoras modelo Matricial; Velocidade 600 Cps; Qualidade 9
agulhas.
03 Impressoras modelo Laser c/ Post Script; Resolução 800 à 1000 DPI;
Qualidade Térmica.
3.8. ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO
O laboratório de informática situa-se no centro do compus da Faculdade,
sendo de fácil acesso. E composto de uma área aproximada de 285 m2, dividida em
cinco ambientes através de divisórias móveis e fixas, que são:
- sala da diretoria do laboratório
- sala de desenvolvimento de sistemas internos
- biblioteca de softwares
- sala de monitoria e controle de rede
- divisão de equipamentos
- sala de aula, específica, anexa.
O laboratório é revestido de piso, sendo que toda a fiação de rede, por
medidas de segurança e apresentação, se situa abaixo deste piso,o ocorrendo
portando fios espalhados pelo laboratório. As luminárias que são em luz fria são em
número de 30, e proporcionam uma claridade adequada ao ambiente.
As paredeso pintadas em cores claras, ambar, de forma a propiciar
descanso visual aos usuários em trabalho.
O laboratório possui uma mesa para cada microcomputador existente
acompanhada de 2 cadeiras, totalizando 20 mesas e 40 cadeiras, mais as utilizadas pela
parte administrativa do laboratório.
A sala de aula específica tem 70 carteiras universitárias e quadro branco,
com canetas especiais. O laboratório possui ainda três quadros brancos, para serem
utilizados com canetas especiais, para possibilitar que as aulas sejam ministradas, no
próprio laboratório, quando conveniente ou na sala de aula especial, anexa.
LABORATÓRIO DE LÍNGUAS
- 32 Gravadores Instrutomatic
- 31 Mixer Instrutomatic
- 30 Fones com Microfones
- 01 Console ( Controle gera! com fone)
- 01 Toca-Discos Instrutomatic
- 32 Cadeiras
- 01 Armário Duplo
- 180 Fitas de Rolo
- 240 Apostilas de Acompanhamento Didático
- 01 Gráfico de Aulas Práticas
- 02 Carregador de Bateria RV
- 04 Baterias, 2 Panasonic, 2 PARK
3.9. PESQUISA E EXTENSÃO
A língua e as literaturas de língua espanhola representam campo fértil
para ampliação de pesquisa promovida e praticada pelas FISET. Alguns protótipos de
temas ou campos de abordagem para tal pesquisa seriam:
1 Estudo em nível de gramática comparada espanhol-português.
2 Estudo em nível de literaturas comparadas - literaturas de língua
portuguesa e de língua espanhola.
3.Estudo comparativo sociolinguístico
4.Estudo comparativo psicolinguístico
5.Estudo comparativo etnolinguístico
6.Estudo diacrônico-comparativo em relação à origem latina comum.
7.Estudo comparativo econômico-político-linguístico.
A extensão à comunidade intra e extra-institucional será realizada através
de cursos, encontros, palestras, simpósios, seminários e todas as formas de divulgação
do saber e do fazer acadêmicos. Será promovida a integração com as comunidades de
fala espanhola residentes em Curitiba, trazendo-a com fins de trocas culturais para
dentro das FISET, e indo até elas com a reelaboração do conhecimento.
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação:
A Comissão após verificar as dependências das Faculdades Integradas da
Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o projeto do curso, conclui que "consideradas as
sugestões já emitidas para algumas melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de
disciplinas no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da organização curricular,
pode se depreender que a habilitação em Letras Português/Espanhol pretendido é
abrangente nas suas propostas e é adequado ao que deva ser um processo que objetiva
qualificar profissionais competentes neste campo do conhecimento.
- "O corpo docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiénicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com os livros e periódicos
para a habilitação em Letras Português/Espanhol e as sugestões oferecidas foram
atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a entidade preenche
os requisitos necessários à autorização para iniciar a habilitação em Letras
Português/Espanhol.
III - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização de funcionamento da habilitação em Letras
Português/Espanhol - Licenciatura Plena, com 100 vagas totais anuais, em duas turmas,
dois turnos, no Curso de Letras, já reconhecido (com a habilitação única de
Português/Inglês), a ser ministrado pelas Faculdades Integradas da Sociedade
Educacional Tuiuti - FISET, mantidas pela Sociedade Educacional Tuiuti, em Curitiba,
Paraná.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE LETRAS
LICENCIATURA PLENA
Habilitação : Português / Espanhol
1ª Série
2
a
Série
3
a
Série
Disciplinas
1. Lingua Portuguesa : Comunicação e Expressão
2. Metodologia Científica
3. Psicologia da Educação
4. Estudo dos Problemas Brasileiros
5. Lingua Latina
6. Língua Portuguesa I
7. Língua Espanhola I
8. Teoria da Literatura
9. Educação Física
72
72
72
72
72
108
180
72
72
792
1. Linguística
2. Língua Portuguesa II
3. Língua Espanhola II
4. Literatura Brasileira I
5. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2
o
Graus
6. Didática
7. Estética e Teoria de Literatura
108
180
180
108
72
72
72
792
1. Língua Portuguesa III
2. Língua Espanhola III
3. Literatura Brasileira II
4. Literatura Portuguesa
5. Literatura Espanhola
6. Metodologia do Ensino de 1° e 2
o
Graus
7. Prática de Ensino de letras, sob a forma de Estágio Supervisionado
144
144
108
108
72
72
144
792
ANEXO II
CORPO DOCENTE
LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL
1 CARMEN LÚCIA GABARDO
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Psicologia da Educação
Graduação : Licenciado em Pedagogia Universidade Federal do Paraná -1974
Mestrado : Mestre em Educação Universidade Católica do Rio Grande
do Sul - 1978'
2 DICLÉIA MARIA BASTOS SCHAFFEL
Literatura Portuguesa
Metodologia do Ensino de 1 ° e 2
o
Graus
Graduação: Licenciado em Letras Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e
Letras de Ponta Grossa - 1971
Especialização : Metodologia do Ensino Superior Universidade Federal do
Paraná- 1975
Pós-Graduação : Mestrado, com área de concentração em Literarura
Universidade Católica - 1979
Parecer n° 1804/73 - Prática de Ensino
n° 3940/76 - Prática de Ensino
3.MARGARIDA GANDARA RAUEN
Língua Portuguesa: Comunicação e Expressão
Literatura Brasileira
Estética e Teoria da Arte
Graduação: Licenciado em Letras Português / Inglês - Universidade Católica
do Paraná- 1978
Pós-Graduação: Master of Arts. M.A. Michigan State University - 1985
Doutorado : Doctor of Philosophy Michigan State University - 1988
PhD Michigan State University - 1987
4 MIGUEL ZEGHBI
Língua Latina
Língua Portuguesa
Graduação: Licenciado em Letras Neolatinas Universidade Católica do
Paraná- 1959
Bacharel em Direito Universidade Federal do Paraná - 1961
Mestrado: Letras - Língua Portuguesa Universidade Católica do
Paraná- 1983
Parecer n° 109/64 - Língua Portuguesa
1255/73 - Língua Portuguesa
5 NEY DE LUCCA MECKING
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e
Desportos do Paraná - 1974
Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de Curitiba - 1979
Especialização: Especialista em Judô pela Escola de Medicina de Havana - Cuba
1988
Especialista em Magistério Superior - CEPPE
Diversos cursos na área de Técnico e Arbitragem
Diversos títulos conquistados na área de Judô
Técnico da Seleção Brasileira de Judô - 1986/89
Professor há 20 anos
Parecer n° 3840/76
6.SANDRA FISCHER
Teoria da Literatura
Literatura Brasileira
Graduação : Licenciado em Letras - Inglês Universidade Federal do Paraná -
1985
Mestrado: Áreas de Concentração - Literatura Brasileira Universidade
Federal do Paraná - 1990
7. SANDRA MARA BOZZA MARTINS
Língua Portuguesa
Graduação: Licenciado em Letras - Português —Universidade Católica do
Paraná- 1977
Especialização : Língua Portuguesa Universidade Santa Bárbara - RJ - 1983
8.SAVÉRIO RONCHI
Metodologia Científica
Graduação: Bacharel em Matemática —Universidade Católica do Paraná -
1961
Licenciado em Matemática Universidade Católica do Paraná -
1962
Licenciado em Filosofia Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Mogi das Cruzes- 1971
Especialização : Tecnologia Educacional - 1980
Métodos e Técnicas do Ensino Superior - 1980
9.TERUMI KOTO BONNET VILLALBA
Língua Espanhola
Literatura Espanhola
Prática de Ensino de Letras- Estágio Supervisionado
Graduação : Licenciado em Letras - Português/Inglês e apostilamento do
Espanhol Universidade Federal do Paraná - 1970
Especialização : Métodos e Técnicas de Aprendizagem —Universidade Federal
do Paraná - 1973
Curso Hispanobrasilenho de Lengua Y Literatura Espanhola -
Instituto de Cultura Hispánica - Madrid - 1974
Curso Superior de Traducción Especializada (Inglês/Espanhol)
Universidad Complutense de Madrid - 1986
Experiência Profissional :
Professora Auxiliar de Ensino de Língua e Literatura Espanhola -
Universidade Federal do Paraná - de 1971 a 1978
Professora Assistente de Língua e Literatura Espanhola - Universidade
Federal do Paraná - de 1978 a 1978 ( conc. público )
Professora Auxiliar de Ensino de Língua e Literatura Espanhola - Depto.
de Línguas Modernas - UFRGS - 1989 Aa 1991
Professora Auxiliar de Ensino de Língua e Literatura Espanhola -
Universidade Federal do Paraná - 1992
Vice - Coordenadora do Curso de Letras - UFPR - 1977 a 1979
Coordenadora - Curso de Extensão e do Setor do Espanhol - UFRGS -
1990a 1991
Coordenadora da Área de Espanhol - UFPR a partir de julho de 1992.
10.URACI CASTRO BONFIM
Estudo de Problemas Brasileiros
Graduação : Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal do Paraná
- 1972
Especialização : Estudo de Problemas Brasileiros - Universidade do Rio de
Janeiro - 1977
Mestrado : Altos Estudos Militares - Exército - RJ - 1978
11 VALQUÍRIA IARA BERTOLETTI DAL-LIN
Educação Física
Graduação: Licenciado em Educação Física - Escola de Educação Física e
Desportos do Paraná - 1966
Especialização : Técnico Desportivo - Saltos, Corridas e Lançamento - 1967
Técnico Desportivo - Basquetebol e Volibol - 1970
Técnico Desportivo - Ginástica Olímpica - 1972
12. VERA LÚCIA ANUNCIAÇÃO COSTA
Linguística
Graduação : Bacharel em Linguística - Instituto de Est. da Linguagem -
UNICAMP- 1981
Mestrado : Letras, com área de concentração em Linguística de Língua
Portuguesa - 1990
1
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 31 de agosto de 1993
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