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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Associação Educacional Pascale e Castro - Itú/SP
UF
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) para o Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados
RELATOR: SR. cons. Pe. Laércio Dias de Moura,S.J.
PARECER Nº 638/94
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
1 . RELATÓRIO
APROVADO EM: 27/6/94
PROCESSO Nº 23001.000945/90-19
A Associação Educacional Pascale e Castro, pelo Parecer CFE n°
617/93, teve aprovada a Carta-Consulta relativa ao pedido de
autorização para 0 funcionamento do Curso de Tecnologia em
Processamento de Dados, a ser ministrado pela, "Faculdade Prudente
dr? Moraes", novo estabelecimento escolar de ensino superior a ser
estabelecido em Itú, no Estado deo Paulo.
A Mantenedora submete agora, a este Conselho, 0 Projeto do Curso,
de acordo com 0 que dispõe a Resolução 1/93 CFE.
Cem base nos dados constantes do Processo foi elaborado 0 presente
parecer.
1. Caracterização Geral do Projeto
0 Projeto tem por objetivo a autorização para 0 funcionamento do
Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, com 80 (oitenta) vagas
anuais, em duas turmas de 40 alunos, sob o regime escolar seriado
semestral. A previsão do pedido é de que 0 Curso funcionará ã
noite. Terá a duração de seis semestres.
2. Bases legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais.
0 projeto tem por objetivo c Curso de Tecnologia em Processamento
de Dados regulamentado pela Resolução n° 55/76 deste Conselho.
A concepção do projeto parte da constatação da extraordinária
evolução havida, em anos recentes, do conceito de processamento de
dados, tanto na área administrativa quanto em ciência básica e
aplicada. Visa o projeto do
Curso levar em conta este fato bem come
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a crescente adesão dos fornecedores aos sistemas abertos,
possibilitando um grau cada vez maior de conexão entre os diversos
instrumentos, favorecendo a interligação de PC's e estações de
trabalho em redes locais". Quer o projeto ter em atenção também o
desenvolvimento vigoroso, nesta década de 90, de diversas
aplicações a atividades, tais como, inteligência artificial, e
programação orientada a objetos. Ê considerada, finalmente, parte
essencial do Curso dispor de um laboratório de computação
especialmente montado para consolidar o aprendizado e permitir o
desenvolvimento de projetos em técnicas modernas de computação.
3. Perfil do Profissional
"Serão man tidos alguns aspectos básicos dos cursos tradicionais de
processamento de dados. Contudo, as ementas privilegiarão
atividades que reflitam a concepção básica o os objetivos expostos
no item 1. O perfil do profissional a ser formado pela faculdade
deverá refletir uma base teórica objetiva, acompanhada de profundo
conhecimento prático, permitindo-lhe atuar em diversas áreas, tais
como:
- Análise de Sistemas
- Sistemas Operacionais
- Organização Estruturada de Computadores
- Bancos de Pados
- Desenvolvimento de Software
- Programação Orientada a objetos
- Otimização de Processos
- Ensino de Informática
- Multimídia
4. Organização Curricular e Metodologias adotadas
4.1 0.Curriculo pleno do Curso atende aos mínimos de conteúdo e
" duração fixadas pela Resolução CFE n° 55/76.
A proposta vem acompanhada da seriação semestral, com a carga
horária de cada disciplina.
0 currículo pleno proposto é anexo a este parecer. Anexo I e 1a
4.2 Metodologias adotadas
"Além dos procedimentos tradicionais baseados em aulas
expositivas, com exercícios de avaliação, trabalhos e provas,
adotar-se-ão outras metodologias visando uma sólida formação nos
conhecimentos básicos e suas aplicações práticas.
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Nos dois primeiros semestres os alunos cursarão Laboratório I e
II, respectivamente, e a partir daí o uso do computador será parte
integrante das disciplinas nos quatros semestres subsequentes. Os
computadores serão de excelente qualidade, conectados em rede, e
em número suficientes para garantir, no máximo, dois alunos por
sistema. Serão instalados nesses computadores compiladores e
diversos aplicativos de uso corrente nas empresas e universidades
facilitando aos alunos rápido acesso ao mercado de trabalho de sua
escolha e atualiação de conhecimento.
Em diversas disciplinas, os trabalhos serão complementados com
"estudo de casos", onde se analisa casos concretos, além de
situações reais ocorridas dentro de empresas e se descreve como os
problemas foram solucionados. Isso é fundamental para mostrar aos
alunos de forma concreta como a informática é usada, tanto nas
empresas de tamanho médio como nas grandes corporações.
A partir do 3º semestre os alunos deverão desenvolver trabalhos em
grupo. Esse procedimento reflete uma tendência natural de
informática onde raramente os projetoso desenvolvidos por uma
única pessoa. Essa cooperação e coordenação deverão ser exercidas
em projetos de média complexidade.
Parte integrante das atividades do curso serão os seminários
iniciando-se no 4º semestre quando os alunos já disporão de uma
formação mais sólida. Serão convidados empresários e professores
universitários para exporem os mais recentes avanços e técnicas de
processamento de dados em diversas categorias de aplicações.
Ainda nos dois últimos semestres os alunos deverão fazer estágio
supervisionado, descrito com mais detalhes neste processo ao CFE,
além de elaborar um projeto de formatura (que poderão estar
relacionado com o estágio). Esse ponto será necessariamente mais
complexo do que as demais atividades desenvolvidas durante o
curso. Deverá ser designado um orientador para o projeto, o qual
escolherá um tópico para ser desenvolvido individualmente ou por
um grupo de alunos. Deverá ser indicada a bibliografia básica,
composta por livros e artigos em revistas especializadas.
Obviamente essa pesquisao precisa produzir nada de original mas
já terá atingido seu objetivo se os alunos conseguirem compor uma
dissertação sobre tópicos avançado em informática e áreas
correlatas. Tal atividade constitui um treinamento importante,
onde os alunos emergirão com confiança naquelas situações mais
complexas que exige maior grau de criatividade e conhecimento da
literatura especializada.
Finalmente, a Associação Educacional Pascale e Castro colocará ã
disposição dos alunos sua infraestrutura física e jurídica a fim
de que eles formem uma empresa júnior. A exemplo de diversas
universidades no Brasil, essa iniciativa tem tido grande sucesso,
permitindo que o corpo discente inicie atividades de consultoria
o cedo quanto possível, colaborando em sua formação profissional
e dando-lhe uma experiência que será útil na disputa pelo mercado
de trabalho."
5. Ementário e bibliografia básica
O ementário das disciplinas do currículo pleno e a bibliografia
básica de cada disciplina indicada pelos docentes selecionados
fazem parte do processo.
6. Corpo Docente
O Corpo Docente é distribuído nas seguintes classes: Professores
Titulares, Professores Adjuntos e Professores Assistentes, que
integram a Carreira do Professor. Por iniciativa do Diretor e
aprovação do Conselho Departamental poderão ser admitidos
professores auxiliares, pelo prazo máximo de dois anos,
prorrogáveis a critério do Conselho Departamental, sempre que
faltem professores das classes designados no início.
As jornadas de trabalho semanais terão as seguintes durações: 10
horas; 20 horas(dedicação parcial); 30 horas(idem); 40
horas(dedicação exclusiva). É afirmado que "do total de cada
jornada semanal 40% (quarenta por cento) serão dedicados a
trabalhos extra-classe tais como atendimentos a alunos, reuniões
e aperfeiçoamento". É afirmado em segundo: "Desta forma nossa
instituição só terá professores horistas em raríssimas exceções
que justifiquem a contratação".
A qualificação dos professores que aceitaram colaborar na
ministração do Curso de Tecnologia Processamento de Dados é a
seguinte: 3(três) doutores; 5 doutorandos, com mestrado já
concluído; 6 cursando pós-graduação; 2 com especialização ou anos
de extensão universitária. (Anexo II)
É afirmado no Projeto que no início do curso os professores
estarão assim distribuídos: Período integral (03) - Coordenador,
Auxiliar de Coordenação e responsável pelo laboratório; Período
parcial - os demais professores.
7. Organização Administrativa e Didático-pedagógica e setores
complementares
A organização administrativa e didático pedagógica e setores
complementares estão previstos no Regimento da instituição, a ser
analisado por este Conselho.
o previstos como órgãos da Faculdade: I - a Congregação, II o
Conselho Departamental, III a Diretoria e IV os departamentos,
entre os quais o Departamento de Informática, ao qual estará afeto
o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
8. Biblioteca
o acervo bibliográfico previsto para o curso, conforme cronograma
de execução apresentado, constará de 15 periódicos e 177 títulos
e 314 volumes.
Deverá funcionar de 2a. a 6a. de manhã, ã tarde e ã noite, e, nos
sábados, de manha e de tarde.
Os serviços previstoo - empréstimo de livros, orientação para
leitura e pesquisa bibliográfica e arquivo de recortes de jornais
e revistas.
A instalação da biblioteca prevê 60 lugares para leitura
Pretendendo a requerente fazer funcionar mais outros cursos, i
de se examinar a suficiência da capacidade prevista.
9. Edificações e Instalações
Num terreno de 36.000 m2 já existe construída uma área de 2.756m2
Dando prosseguimento ao seu plano de expansão a requerente já
construiu mais 800 m2, dos quais 600 m2 serão divididos
oportunamente conforme as necessidades dos cursos que pretende
implantar.
As plantas de todos os prédios constam dos anexos apresentados ao
projeto.
A requerente menciona a existência de um contrato de compra do
imóvel.
Importaria verificar, na análise detalhada do projeto, a
suficiência das áreas destinadas ao curso e aos outros cursos
pretendidos, especialmente a da biblioteca.
Quanto à instalações e demais equipamentos o projeto apresenta a
relação constante no Anexo III.
10. Linhas de Pesquisa e Projetos em Andamento
E intenção da Entidade Mantenedora, conforme o previsto nos Termos
de Convênio e Acordo com a UNESP, PUCCAMP e FATEC-Sorocaba
desenvolver conjuntamente projetos de pesquisa e cursos de
extensão universitária.
Está sendo implantado nos cursos de 1º e 2º Graus do Colégio
"Terras deo José", pertencente ao mesmo Grupo Educacional ao
qual esta vinculada a Associação Educacional Pascale e Castro, em
parceria com a IBM-Brasil, o Projeto Horizonte com objetivo de
aperfeiçoar, ainda mais, a área de informática já desenvolvida no
Colégio há muitos anos.
Através do Centro IBM de Informática na Educação, formado por uma
equipe interdisciplinar de educadores, técnicos e especialistas na
área de Ciência Humanas e Tecnológicas, que tem a função de
planejar, desenvolver, apoiar e pesquisar projetos educativos, a
instituição terá acesso imediato a novas soluções na área de
informática na Educação.
O Suporte Pedagógico e Técnico contempla a capacitação de até 04
professores, indicados pelo Colégio em módulos de introdução aos
softwares Logo Writer, Linkway, SAR/TF, Works e Windows, no
ambiente ensino-aprendizagem, em um total de 94 horas, assim
distribuídas:
72 horas - capacitação dos professores
08 horas - 4 encontros de acompanhamento, com duração de
duas horas cada
14 horas - customização da rede
Essa capacitação tem como objetivos:
* apresentar diferentes possibilidades de uso de computador na
educação;
* habilitar tecnicamente a equipe de professores na utilização de
hardware e softwares específicos, no ambiente ensino/aprendizagem;
* proporcionar situações de aprendizagem, onde o computador possa
ser percebido como mais um recurso no processo um planejamento
conjunto com a equipe responsável para utilização do computador
na instituição.
Os encontros de acompanhamento, distribuídos ao longo de um
semestre letivo, serão realizados em datas e horários a serem
estabelecidos de comum acordo entre a IBM e o Colégio, com o
objetivo de apoiar a operacionalização do projeto.
O suporte Pedagógico e Técnico, bem como a instalação dos
equipamentos e aplicativos dos laboratórios estão sendo oferecidos
sem ônus pela IBM.
Os equipamentos que serão utilizados neste projeto e também no
Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, no caso de aprovação
pelo C.F.E.,estão sendo importados junto ã IBM eo os
mencionados no Anexo IV .
11. Atividades e Projetos de Extensão
"Nota o requerente o seguinte: "As Atividades e projetos de
extensão, como foi colocado anteriormente serão desenvolvidos em
parceria com a UNESP, IBM, FATECs e PUCCAMP.
Inicialmente serão desenvolvidos projetos na área educacional e em
multimídia.
Na área educacional é nossa intensão dar a formação básica aos
professores de 1º e 2º Graus da rede pública e privada em
informática de modo a propiciar a eles condições de utilizarem em
suas disciplinas os amplos recursos disponíveis em informática.
Para isto, contaremos principalmente com a IBM.
Na área de multimídia além da IBM contaremos com o apoio da UNESP."
12. Planejamento Econômico-Financeiro
0 planejamento relativo especificamente ao Curso de Tecnologia em
Processamento de Dados é o seguinte:
"Projeção Trienal em Dólar-americano
RECEITAS
ANO
ANUIDADES
CUSTOS
Pessoal Técnico-Admi-
nistrativo
-Diretor Geral
- Coordenação
- Secretaria
- Tesouraria
- Bibliotecário
- Encargos Sociais
Docentes
- Salários
- Encargos Sociais
Total das despesas
76.80
i-
6.000
9.000
2.100
1.050
1.500
11.790
31.500
18.900
com pessoa
81.840
20
134.400
6.000
9.000
2.100
1.050
1.500
11.790
53.550
32.130
117.120
186.240
6.000
9.000
2.100
1.050
1.500
11.790
75.600
45.360
152.400
OUTRAS DESPESAS
- Material de Con-
sumo
- Despesas Gerais
- Conservação do
imóvel
- Capacitação Pes-
soal
TOTAL
SALDO
3.500
4.000
500
3.000
92.840
(16.040)
5.375
5.600
3.000
3.000
134.095
(305)
6.373,75
7.000
4.000
3.000
172.773,75
(13.466,25)
MEMÓRIA DE CÁLCULO - Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados
1. Número de alunos
Ano
Entrada
Evasão
2. Turmas
Ano
Total de Alunos
Número de turmas
3. Anuidades
Ano
80
10
80
02
Valor das Mensalida-
des
Valor Anuidade
Arrecadação
4. Pessoal Docente
Valor Médio hora/
aula
Despesa Docente
U$ 80
U$ 960
U$ 76.800
U$ 10
U$ 50.400
80 + 60
25%
20
140
04
U$ 80
U$ 960
U$ 134.400
U$ 10
U$ 85.480
30
80 + 60 + 54
25% + 10%
30
194
06
U$ 80
U$ 960
US 186.240
U$ 10
U$ 120.960
Obs.: a) No total das despesas docentes estão incluídas as horas
atividades na Escola (40%) e os encargos sociais (60%)
b)o existe professor-horista
Observação final: As despesas aqui apresentadas foram rateadas
proporcionalmente aos quatro (04) cursos pleiteados.
INVESTIMENTOS
Os investimentos iniciais já rateados com os demais cursos do
Curso Tecnólogo em Processamento de Dadoso os seguintes:
I. Laboratório de informática: u$ 47.311,00(comprovação no
documento da IBM, pág.01)
II. Contenções: U$ 33.500
III. Equipamentos Gerais o planejamento do Curso: U$ 20.000
TOTAL: U$ 102.811"
II - PARECER E VOTO DO RELATOR
Tendo em vista os elementos constantes do processo, este Relator
conclui, que o Projeto do Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados apresentado pela instituição atende às normas contidas no
artigo 16, incisos I n XI da Resolução CFE nº 01/93, podendo ser
aprovado.
Como a instituição apresentou Projetos relativos a mais dois
cursos, recomenda-se ã Comissão Verificadora que atenda de forma
especial ã suficiência do espaço reservado para este Curso, bem
como da biblioteca quanto ao atendimento conjunto de todos os
cursos pretendidos.
Ante o exposto o relator vol a favoravelmente ã
autorização(Projeto) para funcionamento do Curso de Tecnologia em
Processamento de Dados, a ser ministrado pela Faculdade Prudente
de Morais", mantida pela Associação Educacional Pascale e Castro,
em Itú, Estado deo Paulo, com 80 (oitenta) vagas, em duas turmas.
de 40 alunos cada, no turno noturno, sob regime semestral.
Aprovado o presente Parecer, o processo deverá ser encaminhado à
SESU/MEC para designação de Comissão Verificadora, nos termos dos
artigos 19 e 20 da Resolução CFE n° 01/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara do Ensino Superior - Grupo acompanhou o Voto do Relator
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1º Semestre
Lingua Portuguesa I
Introdução ã Informática
Vetores e Álgebra Linear
Cálculo I
Estruturas de Dados
Inglês Técnico I
Laboratório I
Educação Fisica I
TOTAL
horas/aula
36
108
36
72
72
36
72
18
450
2º Semestre
Lingua Portuguesa II
Linguagens de Programação I
Cálculo II
Matemática Discreta
Inglês Técnico II
Laboratório II
Introdução a Compiladores e Montadores
Educação Fisica II
TOTAL
36
72
72
72
36
72
72
18
450
3º Semestre
Linguagens de Programação II
Cálculo Numérico
Análise de Sistemas I
Introdução ã Probabilidade e Estatística
Teoria Econômica I
Teoria Geral da Administração I
Sistemas Operacionais I
TOTAL
72
72
72
72
36
54
72
450
4º Semestre
Instituições de Direito Público e Privado I
Análise de Sistemas II
Arquitetura e Organização de Computadores
Teoria Geral de Administração II
Linguagem de Programação III
Sistemas Operacionais II
Teoria Econômica II
TOTAL
72
72
54
54
72
72
36
432
50 Semestre
Sistemas Operacionais Distribuídos
Bancos de Dados I
Análise de Sistemas III
Pesquisa Operacional
Teoria Econômica III
Instituições de Direito Público e Privado
TOTAL
72
72
72
72
36
54
378
6º semestre
Tópicos Avançados em Informática
Redes de Dados
Bancos de Dados II
Metodologia e Análise de Projetos de Sistemas
Estágio/Projeto de Formatura
TOTAL
72
72
72
36
144
396
2.556
ANEXO 1a
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS
De acordo com a nova legislação vigente os estudos de
problemas brasileiros serão abordados nas cadeiras de: Teoria Geral da
Administração I e II, Teoria Economical e II, Instituições de Direito
Público e Privado I e II.
Nestas disciplinas serão enfocadas os mais variados
aspectos da sociedade brasileira com por exemplo organização social,
estrutura da cultura, processos sociais, organização econômica, infla-
ção e desemprego, organização do estado.
ANEXO II
PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
De maneira geral os professores da Associação Educacional Pascale e Castro.
Faculdade "Prudente de Moraes", foram recrutados em várias cidades próximas da sede de Itú:
Sorocaba, Itú,o Paulo, Campinas, como já ocorre com os professores dos cursos de I
o
e 2
o
Graus dos Colégios "Terras deo José" e "Universitário" de Itú e Salto, ligados á mesma
Instituição.
Isto se deve à proximidade da sede da Associação em relação às referidas
cidades:
o Paulo: 84 km (1 hora de carro)
Campinas: 63 km (35 minutos de carro)
Sorocaba: 35 km (20 minutos de carro)
Itú: 4 km (5 minutos de carro)
Além disso, os convênios firmados com a UNESP, PUCCAMP e FATECs
garantem à Instituição a manutenção de corpo docente de alto nfvel bem como, constante
atualização.
A Instituição dispõe de alojamento para os professores queo residem em Ku.
É oportuno ainda enfatizar que na fase de análise de projetos, o CFE, exige
apenas os professores do Io ano do curso e que, a Associação Educacional Pascale e Castro" já
apresentou professores para todo o curso.
1. GERSON DE FRANCISCO (Coordenador do Curso)
Disciplinas: Cálculo Numérico, Inglês Técnico e Pesquisa Operacional.
Formação Cientifica e atividades:
- Licenciatura em Matemática - Fac. Oswaldo Cruz
- Bacharelado em Física - USP
- Mestrado em Fisica - Instituto de Fisica Teórica
- Diploma of Member Ship - Imperial College, London University
- Doctor of Philosophy - Imperial College, London University
- Pós-Doutoramento - Fermi National Accelerator Laboratory
- Pós-Doutoramento - Chicago University
- Presidente da Comissão Supervisora de Informática da UNESP
- Assessor de informática da UNESP
2. CELSO LUIZ MARTONE
Disciplina: Teoria Econômica
Formação Cientifica e atividades:
- Bacharel em Economia pela FEA- USP
- "Master of Arts" pelo Departamento de Economia da Universidade de Chicago
- Curso de Doutoramento em Economía pelo Departamento de Economia da Universidade
de Chicago
- Doutor em Economia pela FEA-USP
- Livre Docente em Economia Internacioanl pela FEA-USP
- Professor Adjunto FEA - USP
- Professor Titular de Macroeconomia FEA - USP
3. CARLOS ARI SUNDFELD
Disciplina: Instituição de Direito Público e Privado
Formação Cientifica e atividades:
- Bacharel em Direito pela PUC - SP
- Mestrado em Direito Administrativo pela PUC - SP
- Doutor em Direito Administrativo pela PUC - SP
- Professor Assistente Doutor concursado da PUC - SP
4. ANTONIO DOS SANTOS MACHADO
Disciplinas: Cálculo e Introdução ó Probabilidade e Estatística
Formação Científica e atividades:
- Bacharelado pelo IME - USP
- Mestrado USP
- Professor Assistente do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
5. LUIZ ROGÉRIO TELLES SCAGLIONE
Disciplina: Teoria Geral de Administração
Formação Científica e atividades:
- Bacharelado Economia USP
- Engenharia Civil - POLI-USP
- Mestrado em Economia de Empresas/Finanças pela FGV- SP
- Cursando Doutorando FGV-SP
- Professor da FGV-SP e PUC-SP
6. PAULO ROBERTO PIERRI TEPENDINO
Disciplinas: Metodologia de Análise e Projeto de Sistemas - Engenharia de Software
Formação Cientifica e atividades:
- Tecnólogo em Processamento de Dados pela Fundação Educacional de Bauru
- Mestrado em Ciências de Computação pela Universidade Federal deo Carlos
- Analista de Sistemas Coordenador da UNESP
7. JOSÉ ROBERTO BOLLIS GIMENEZ
Disiciplinas: Introdução a informática. Redes de Dados e Tópicos Avançados em
Informática.
Formação Científica e atividades:
- Engenharia Elétrica - UNICAMP
- Mestrado em Engenharia Elétrica na área de eletrônica e comunicações - UNICAMP
» Doutorando UNICAMP: Já concluiu todos os créditos e defesa de tese em fase de
conclusão na área de eletrônica e comunicações.
- Analista de Sistemas da UNESP onde dá assessoria nas áreas de software, hardware e
redes de computadores.
8. MARIA EDMÉIA CAMARGO SILVA DONALÍSIO
Disciplinas: Banco de Dados e Inglês Técnico
Formação Científica e atividades
- Bacharelado em Ciências da Computação - UNICAMP
- Pós- Graduação em Computação - IME -USP
- Cursos de Especiliazaçâo:
Center for Profissional Education Arthur Andersen - Illinois - EUA
IBM -o Paulo
Consultora da Paranapanema, Cipla e Banco Montreal.
9. DIMAS FERREIRA CARDOSO
Disciplinas: Laboratório de Informática e Linguagem de Programação
Formação Cientifica e atividades:
- Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC - Sorocaba
- Pos-graduação em Introdução à Inteligência Artificial - USP -o Carlos
- Pós-graduação em Lógica e Aplicações na área de "Ciências da Computação e
Matemática Computacional" - USP -o Carlos
- Professor de Linguagem de Programação da FATEC - Sorocaba
10. LEVI RODRIGUES MUNHOZ
Disciplina: Introdução a Compiladores e Montadores
Formação Cientifica e atividades:
- Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de
Sorocaba.
- Pós-graduação na área de Ciências da Computação e Matemática Computacional na
USP -o Carlos.
- Professor da FATEC - Sorocaba
11. ALBERTO ANTÔNIO DE SOUZA
Disciplinas: Estrutura de Dados, Análise de Sistemas e Linguagem de Programação
Formação Científica e atividades:
- Engenharia Elétrica pela POLI - USP
- Mestrado pela POLI-USP com média 10,0 (dez) pela dissertação "Projeto de Memória de
alto desempenho"
- Professor da POLI - USP
12. ANTÔNIO TADEU MAFFEIS
Disciplinas: Sistemas Operacionais e Sistemas Operacionais Distribuídos
Formação Científica e atividades:
- Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC - Sorocaba
- Pós-graduação na área de Ciências de Computação pela USP -o Carlos
- Especialização em curso de pós-graduação Lato Senso no Núcleo de Pesquisas
Tecnológicas deo José dos Campos.
- Professor da FATEC - Sorocaba
13. ANTONIO CESAR DE BARROS MUNARI
Disciplina: Linguagem de Programação
Formação Cientifica e atividades:
- Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC - Sorocaba
- Curso de Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba
- Cursos de especialização em linguagem Clipper, Modelagem de Dados, Rede Novell,
Banco de Dados Relacionai
- Professor da FATEC - Sorocaba
14. LUIZ ROBERTO DA SILVEIRA CASTRO
Disciplinas: Matemática Discreta - Vetores e Álgebra Linear
Formação Acadêmica e atividades:
- Graduação em Matemática pelo IME - USP
- Pos-graduação IME - USP
- Membro do Conselho Estadual de Educação deo Paulo (3
o
Mandato) onde preside
atualmente a Câmara de Ensino de 2° Grau
- Co-autor pela Editora Atudal de três (03) coleções de Matemática
- Consultor na área de preços de várias instituições privadas.
15. MARIA DE LOURDES STUCHI
Disciplina: Lingua Portuguesa
Formação Acadêmica e atividades:
- Graduação em Letras pela F.F.C.L.N. Sra Patrocínio - Itú
- Cursos de especialização e pós-graduação na PUC - SP, PUCCAMP e USP na área de
Lingua Portuguesa
- Professora da rede pública do Estado deo Paulo e do Colégio "Terras deo José"
de Itú
16. GERALDO DOMINGUES
Disciplina: Educação Fisica
Formação Científica e atividades:
- Graduação em Ed. Física pela Faculdade de Educação Física de Lins
- Pos-graduação Lato Senso pela PUC - MG
- Professor aprovado pelo CFE, Parecer CFE no 136/84 (Documenta 278, Fev. I984)
- Professor do Colégio "Terras deo José" de Itú.
ANEXO III
" Laboratórios e demais Equipamentos
Sala com recursos áudio-visuais
- Lugar para 40 pessoas
- Sistema de vídeo cassete
- Dois monitores de pelo menos 28º
- Som estereofônico
- Retroprojetor
- Sistema para projeção de slides
- Sistema para projetar imagens geradas por computador.
SALA DE COMPUTAÇÃO
. Equipamentos
- 20 computadores IBM PS/1 modelo K 74
arquitetura INTEL 486/SX33 e barramento ISA, 4MB, RAM, 170 MB
disco rígido, placa adaptadora de vídeo SVGA VESA LOCAL BUS com
512 KB, drives de 51/4 e 31/2, monitor colorido de 14", teclado
ENHANCED padrão brasileiro, uma saída paralela e duas seriais,
mouse, 5 slots de expansão, soquete para coprocessador matemático.
- 1 servidor de rede IBM PS/Value Point modelo M7 6 com as
seguintes características:
arquitetura INTEL 486/DX33 e barramento ISA, 8MB RAM, 340 MB
disco rígido, placa adaptadora de video SVGA VESA LOCAL BUS com 1
MB, e demais característica dos computadores L 74;
- 2 sistemas IBM RISC/6000 para treinamento e para servir como um
nó da UNESP, com as seguintes características: arquitetura RISC
modelo 250 com 32 MB RAM, 1 GB disco rígido, acelerador, gráfico
2D, monitor a cores de 19";
- 2 Impressoras LASER com cartucho POSTCRIPT, 5 mb de memória,
resolução de 600 dpi, 6 ppm;
- 4 Impressoras matriciais de 24 pinos, 132 colunas e 230 cps;
- 1 plotter tamanho A3;
- 2 tabletes digitalizadores;
- 1 scanner a cores.
PROGRAMAS
- Sistemas operacionais: DOS e UNIX
- Interface gráfica: WINDOWS e X - WINDOWS
- Compiladores: C, C ++, PASCAL, BASIC, COBOL e Fortram.
- Aplicativos: Banco de dados, editores de textos, planilhas,etc.
- Rede: Novell e Ethernel
A rede Novell com protocolo IPX é a mais utilizadas mundialmente
para computadores pessoais e isso proporcionará aos alunos
treinamento que lhe será útil em suas atividades profissionais. A
rede ethernet com protocolo TCP/IP ê utilizada com estações UNIX
e servirá para conectar o laboratório, e toda a faculdade Prudente
de Moraes, ã rede acadêmica do Estado deo Paulo. Esse protocolo
permitirá que o laboratório seja um nó de rede acadêmica"
ANEXO IV
(20) ESTAÇÕES DE TRABALHO:
PS/1 486SX 33MHz 4MB 170MB SVGA
Vídeo SVGA colorido 14" (110V/220V)
4 Mb de Memória, com expansão para até 64 Mb
170 Mb de disco rígido
Duas unidades de disco flexível 3.5" e 5.25" alta densidade
Upgrade de memória cache 128 K
Teclado em português padrão ABNT-II
Mouse IBM, compatível com Microsoft
Cinco slots disponíveis para expansão (por ex.: placa de fax/modem)
Duas baias para expansão (por ex.: de discos ou CD Rom)
Duas saídas seriais, uma saída paralela e uma dedicada para mouse
Arquitetura ISA
Softwares pré-instalados: DOS 5.0, disquete do DOS 6.1 para
atualização, Windows 3.1, Works 2.0, Tutorial, todos em português
do Brasil e com manuais
IBM Lan Adapter for Ethernet
Padrão NE 1000/2000, com "BOOT PROM" para realização de "boot"
remoto.
(01) SERVIDOR:
PS Value Point 486 - Modelo M 76
4 Mb de Memória, com expansão para até 64 Mb
340 Mb de disco rígido
Disco flexível 3.5", acionador tipo "slim"
Teclado padrão brasileiro ABNT-II
Mouse IBM, resolução de 200 dpi
Cinco slots para expansão
Duas saídas seriais de 9 pinos
Uma saída paralela, uma saída dedicada para mouse
Arquitetura ISA 16 Bits - Padrão do mercado
Software pré-instalado: DOS 5.0 com Windows 3.1
(20) MONITOR COLORIDO DE 14" 110V
IBM Lan Adapter for Ethernet
Padrão NE 1000/2000
"boot" remoto
4 MB 70NS Memory Kit
Os equipamentos PS/1 IBM e PS/VP IBM possuem:
* Certificado Novell
* Certificado FCC(Federal Communication Commision)
* Assistência técnica no Brasil válida por um ano, sem a
necessidade de remeter o equipamento para o exterior
* Helpaware para tirar dúvidas (Hotline) - tel.: (011) 886-5700,
com custo para o usuário apenas da ligação telefônica.
* BBS(Bulletin Board System - fórum disponibilizado para debates
e suporte) via modern, através do telefone (011) 886-3773, com custo
para o usuário apenas da ligação telefônica.
(04) IMPRESSORA
IBM PPS II 2380-002
Matriz de ponto com 09 agulhas de impressão
Impressão de impacto
Conjunto total de 252 caracteres IBM PC, memória para 256
caracteres carregados pelo host, 96 caracteres padrão ASCII,
símbolos internacionais, símbolos gregos, matemáticos e desenho de
linha de caixa.
Aceitam memória flash RAM 256K
Carregamento automático de formulário contínuo
Carregamento automático opcional de folhas soltas
Garantia de um ano
32K Buffer Memory
Cabo Paralelo
SOFTWARES:
* Netware V3.12 (10 usuários para o laboratório de 10 estações de
trabalho e 25 usuários para os laboratórios de 15 e 20 usuários)
Sistema operacional de rede completo
* Linkway V.1.0 Lan Pack (14 usuários para o laboratório de 10
estações de trabalho e 50 usuários para os laboratórios de 15 20
usuários)
Sistema de autoria em Multimídia (tecnologia que reúne som, imagens
em movimento e texto na tela do computador) de fácil utilização.
Permite aos estudantes criarem seus próprios programas. As
aplicaçõeso sendo construídas combinando textos, gráficos e
outros elementos.
* SAR/TF(versão Beta)
O Sistema Administrador de Rede/Tolerante a Falhas é um recurso
criado para simplificar a operação de redes de computadores em
ambientes educacionais, totalmente em português, destinado a
usuários com pouco conhecimento em informática.
* LOGO WRITER V.2.01
Linguagem de programação Logo, totalmente em português do Brasil,
com um editor de textos acoplado.
Software educacional que permite ã criança aprender fazendo e
pensando sobre o que faz. O Programa mostra tartarugas que podem
mudar de forma, transformando-se em diferentes objetos e utilizando
até 252 cores distintas.
A licença está sendo oferecida na versão para rede local, com
respectiva documentação original, sem ônus para a Escola.
As nossas estações estarão interligadas aos computadores da UNESP
o que proporcionará total intercâmbio com todos os campus da
Universidade".
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em
27 de junho de 1994
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 27/06/1994, REALIZADA ÀS 17:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JULHO/ 1994.
ASSINATURA
NOME DO CONSELHEIRO
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