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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE BELO JARDIM
PE
ASSUNTO
Reconhecimento dos cursos (licenciaturas plenas)
de Ciências, habilitações em Biologia e Matemática; História;
Geografia e Letras, habilitações em Português e Inglês.
RELATOR: SR. CONS. Cícero Adolpho da Silva
PARECER Nº 636/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu 2º Grupo
APROVADO EM 27/6/94
PROCESSO N.°S
23023.000265/94-44
I - RELATÓRIO
23023.000266/94-15
23023.000267/94-70
23023.000268/94-32
23023.000269/94-03
A Autarquia Educacional de Belo Jardim encaminhou
a este Conselho pedido de reconhecimento dos cursos (licenciatu
ras plenas) de Ciências, habilitações em Biologia e Matemática;
História; Geografia e Letras, habilitações em Português e In-
glês.
A Câmara de Ensino Superior, por meio do DC 650/93,
converteu o processo n° 23023001510/89-64 em diligência, para
que a interessada o desdobrasse em tantos processos quantos são
os cursos a serem reconhecidos; melhorasse as condições de oito
salas de aula; concluisse as instalações para a nova biblioteca;
enriquecesse o acervo bibliográfico especifico, relativo a ca-
da um dos cursos em análise.
Os cursos a serem reconhecidos foram autorizados,
por via de plenificação, por meio da Portaria Ministerial 47 6,
de 20/6/85, e o Par. CEE/PE 27/85 fixou 70 (setenta) vagas por
semestre, por curso e habilitação.
As Portarias SENESU/MEC n°s 29/91; 30/91; 31/91
designaram as Comissões Verificadoras, no sentido de verificar
as condições para reconhecimento dos cursos indicados e, com ba
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se nos relatórios dessas comissões e nos dados constantes no processo,
elabora-se este parecer.
1. Dados Sobre a Mantenedora
1.1. Condições Jurídicas
Segundo o art. 1Q do Regimento, a Faculdade de Formação de
Professores de Belo Jardim foi criada, originalmente, pela Fundação de En-
sino Superior de Belo Jardim, instituída pela Lei Municipal n° 121, de
5/4/71 e transformada em Autarquia Municipal pela Lei Municipal n° 231,de
26/5/75. Foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº82.057, de
1Q/8/78.
Seu estatuto foi aprovado pelo Decreto Municipal n° 18/83,
estando registrado no Cartório da Comarca.
Por tratar-se de autarquia municipal não será examinada a
situação Fiscal e parafiscal.
1.2. Estabelecimento de Ensino Mantido
A Autarquia Educacional de Belo Jardim mantém a Faculdade de
Formação de Professores de Belo Jardim com seguintes cursos:
. Ciências - 1Q grau(Rec); Biologia; Matemática (Aut.)
(*) . Estudos Sociais - 1Q grau (Rec);
História; Geografia
(Aut.) - (*) . Letras - 1Q grau (Rec);
Português e Inglês (Aut.)
(*)
(*) 70 vagas semestrais, por curso e habilitação (Par. CEE/PE 27/85).
2. Dados Sobre o Estabelecimento/Curso
2.1. Condições Materiais
0 relatório da Comissão Verificadora do curso de Ciências
assim descreve a estrutura física da Faculdade:
"A Faculdade funciona em prédio pertencente à Autarquia,com
cerca de 4.000m
2
de área construída num terreno de 42.OOOm
2
.Suas instala-
ções são constituídas de 32 salas de aulas, salas das diretorias e secreta
rias da Faculdade e da Autarquia, biblioteca, cantina,almoxarifado, sala
de xerox e mimeógrafos, 18 gabinetes sanitários para alunos, dois banhei-
ros para alunos, gabinetes sanitários e banheiros destinados ã administra-
ção. Dispõe ainda de um amplo estacionamento para automóveis.
No período da visita da comissão, foi apresentado um projeto
de ampliação da infra-estrutura física da instituição. Sendo essa melho-ria
um dos motivos do DC 650/93, a Autarquia, cumprindo a diligência, destaca a
nova instalação da biblioteca, a construção de mais um bloco para
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salas de aula e quadra de esportes.
2.2. Biblioteca
A biblioteca foi objeto do DC 113/92 e DC 650/93, mas a
instituição, acatando as recomendações, adquiriu novos titulos, distri-
buídos nas áreas de Ciências, Geografia, História e Letras. As notas de
compras destes livros encontram-se anexas ao processo.
Comentando-se o acervo específico de cada curso destaca-se:
- História
Quanto ã biblioteca específica de História, a Comissão
assim se manifesta:
"Possui 375 títulos (548 volumes). O curso também conta
com apoio da biblioteca da Escola Técnica Federal de Belo Jardim, que
possui inúmeras obras clássicas e contemporâneas de História. A secreta-
ria mantém um serviço constante de xerox e mimeógrafo, o que permite a
reprodução de documentos e textos usados pelos professores em suas aulas,
além do projetor de slides, vídeo e mapoteca."
- Geografia
"Com a observação feita durante a verificação, no que diz
respeito ao acervo bibliográfico de Geografia, constatou-se ser o mesmo
razoável em quantidade e qualidade, ao mesmo tempo em que diversos
profes_ sores apresentaram respeitáveis acervos particulares. Foi, também,
revela. do que a grande maioria do corpo docente é portadora de curso de
especialização na área de conhecimento geográfico. Desta forma, as
lacunas apresentadas no processo demonstraram falta de experiência
técnica e não de conhecimento didático-científico e de experiência de
sala de aula"
- Letras
A Instituição informa que foram adquiridos livros de
Linguís_ tica, Literatura Inglesa, Portuguesa e Brasileira,(as notas de
compras es tão anexas ao processo), além disso foi enriquecido o acervo
de Filosofia com revistas especializadas, como "Dimensão", Leitura,
Teoria e Prática.
Ainda tem mantido contatos com a Brasil-América e o BRITISH
COUNCIL, o consulado dos Estados Unidos, o Departamento de Letras da
UFPE, bem como com entidades nacionais, como a ALB, a ABRALIN (Associação
Brasileira de Linguística), a ABRAPUL (Associação Brasileira de
Professores Uni versitãrios de Inglês), no sentido de aquisição de
material que venha enriquecer o acervo bibliográfico do curso de Letras.
- Ciências
Em cumprimento da exigência do DC 650/90, a Autarquia e a
Faculdade de Belo Jardim adquiriu dez títulos de livros referentes às ma-
terias que integram o curso de Ciências, perfazendo uma quantia de
7.000.000,00(sete milhões de cruzeiros) - dados de 1993.
Também houve celebração de convênio com a Escola
Agrotécni-ca Federal, para utilização da biblioteca de Ciências dessa
escola, a exemplo do que já é feito para o curso de História.
2.3. Laboratório
- Ciências
As aulas práticas de Física, Química e Biologia são reali-
zadas na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim, por meio de convênio
firmado entre a faculdade e a referida escola. Cópia desse convênio en
contra-se no processo.
- Letras
O laboratório possui vídeo cassete, televisor, gravador e,
ainda, mediante convênio com a Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim,
os professores e alunos podem dispor de laboratórios equipados com audio-
fones.
3. Dados sobre o Curso
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
- Ciências
Após atendimento às sugestões da Comissão Verificadora, o
currículo pleno do curso de Ciências passa a atender a Res. CFE 30/74,
quanto ã carga horária e mínimo de conteúdo.
- História
O currículo pleno contempla a formação geral e específica
do futuro docente, sendo os programas aprovados pels respectivos departa-
mentos.
A carga horária é de 2.235 horas/aula, acrescida de 90 (no-
venta) horas/aula para Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física,
totalizando 2.325 horas/aula.
- Geografia
A habilitação em Geografia conta com uma carga horária de
2.220 horas/aula, acrescidas de 90 (noventa) horas/aula, de Estudo de Pro_
blemas Brasileiros e Educação Física, totalizando 2.310 horas/aula.
- Letras
"O curso funciona em sistema seriado, podendo cada aluno ma
tricular-se em média em 5 e 6 disciplinas por semestre.
A estrutura curricular contempla todas as disciplinas das
matérias do currículo mínimo para licenciatura plena em Língua Portuguesa
e Língua Inglesa, apresentando um elenco completo de disciplinas, in-
clusive nas matérias correlatas.
0 curso, segundo a legislação vigente,deveria ter pelo me
nos 2.200 horas/aula; ao oferecer 2.400 horas/aula, a FABEJA ultrapassa
em 10% a carga horária necessária.
Após a Comissão Verificadora solicitar reelaboração das
ementas para cada disciplina, foram tomadas as seguintes providências por
parte da instituição:
"Após várias reuniões com os professores do Departamento de
Letras, foi elaborado um ementário claro para cada disciplina, com a aju
da de professores da vizinha cidade de Arcoverde e de professores da UFPE,
Os programas foram reelaborados com bibliografias atualizadas para cada
série do curso e incorporados ao currículo da Faculdade, após parecer do
Departamento."
3.2. Vestibular
A Comissão Verificadora do curso de Ciências faz as obser-
vações a seguir e apresenta um quadro sobre dados do vestibular na Insti
tuição:
"O Vestibular da Faculdade de Formação de Professores de
Belo Jardim ê semestral e classifica 70 candidatos para cada habilitação.
A execução do concurso vestibular é de responsabilidade de uma comissão
designada a cada semestre pelo Diretor da Faculdade.
4. Corpo Discente
Consta dos relatórios das Comissões Verificadoras:
- Ciências
A Faculdade... "atende a um número considerável de municí-
pios do Estado de Pernambuco, uma vez que mais 70% dos 1.377 alunos dessa
IES (270 são alunos de Matemática e 341 de Biologia) são oriundos de
outros municípios tais como: Cachoeirinha, Caruaru, Tacaimbó, Sanharõ,Pes
queira, Lajeado, Jataúba, Poção, Alagoinha, São Caetano, Brejo da Madre
Deus, São Bento do Una, Canhotinho, entre outros."
- História
"A Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE
exerce uma grande função social. Seu corpo discente é constituído de alu-
nos do próprio município (30/35%) e de outros vizinhos, resultando na for
mação dos professores que vão atuar na rede pública e privada desta ampla
região. Diariamente pode-se constatar, no pátio da escola, 13 a 15 ônibus
procedentes dos municípios que constituem o raio de ação da referida Fa-
culdade. É importante salientar que a Faculdade mantém ônibus alugados
para resolver o problema de transportes dos alunos do próprio município"
- Letras
"0 desempenho dos alunos é feito mediante avaliações
semes_ trais. A evasão está em torno de 40% dos alunos que são
admitidos, o que não pode ser considerada elevada, considerados fatores
sócio-econômicos.
A reprovação mais significativa em disciplinas ocorre por
falta.
A existência de turmas relativamente numerosas reflete o
sistema de entrada: no 1° semestre engressaram, em média 60 alunos e no
2º, 30 alunos.
A absorção dos recém-formados é, em sua quase totalidade,
pela própria rede de ensino público da região. Observa-se, portanto, a re
levância sócio-cultural e educacional do trabalho desenvolvido pela
FABEJA em favor do sistema regional de educação."
5. Corpo Docente
- História
O corpo docente do curso de História compõe-se de vinte
professores com a seguinte qualificação: 17 com especialização, pós-
graduação lato sensu, e três com graduação e experiência no magistério
supe-rior.
Segundo a Comissão Verificadora:
"0 corpo docente do curso de História ê qualificado - 90%
dos professores são portadores de cursos de especialização,o que demonstra
uma real preocupação com a melhoria do ensino nos le, 2° e graus. 0
referido corpo docente tem como política futura a realização do mestra.
do nas respectivas áreas do conhecimento."
- Ciências
A qualificação desses docentes está concentrada em nível
de especialização. No curso de Matemática, ensinam 19 professores dos
quais 14 têm curso de especialização, sendo que os 6 professores que le-
cionam as matérias específicas do curso todos têm especialização na
área. Além disso, 14 destes 19 professores estão autorizados pelo CEE
para ministrarem as diversas disciplinas. Os professores que lecionam no
curso de Biologia todos têm credenciamento para lecionar pelo menos uma
disciplina (doc. 05 - fls. 147).
- Letras
A instituição, acatando as sugestões da comissão e do re
lator, contratou mais professores para Língua Inglesa e Língua Portugue-
sa, professores estes autorizados pelo CFE e CEE/PE - situação configu-
rada no quadro II, em anexo.
Ainda quanto à lacuna da formação docente, a autarquia
fez convênio com a UFPE, oferecendo cursos de especialização com carga
horária de 435 h/a.
- Geografia
0 corpo docente de Geografia, assim como o de História, a
sua maioria é portadora do curso de especialização lato sensu, na res-
pectiva área de conhecimento geográfico. Nessa área de Geografia, princi-
palmente, em razão do impacto ambiental sofrido no município onde está
localizada a faculdade, cresce a necessidade de atualização constante do
corpo docente, em uma interrelação com a área de Ciências Biológicas,
fato que a instituição é consciente e assume o compromisso.
II - CONCLUSÃO E PARECER
Os cursos da Faculdade de Formação de Belo Jardim, após
duas vezes esse processo ter sido baixado em diligência, apresentam condições
favoráveis ao seu reconhecimento.
As condições da infra-estrutura - biblioteca e salas de
aula - foram melhoradas, assim como o acervo bibliográfico foi ampliado.
Os currículos foram revistos com introdução de novas dis-
ciplinas e ementas e o corpo docente, que em sua maioria (90%) possui
pós-graduação lato sensu, teve seu quadro aumentado, em razão das novas
disciplinas e de professores que anteriormente estavam lecionando mais
de três disciplinas.
Ainda longe de ser um quadro ideal para reconhecimento de
cursos, leva-se em consideração a realidade brasileira - a região geo-edu
cacional que a FABEJA está inserida e as condições do corpo discente que
vem concluindo seus cursos e aguardando diploma e ou a necessidade da con
tinuidade de incentivos didático-pedagógico e científico para a região.
III - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao reconhecimento dos cursos
de Ciências - habilitações em Biologia e Matemática; História/ Geografia
e Letras - habilitações em Português e Inglês, da Faculdade de Formação
de Professores de Belo Jardim, mantida pela Autarquia Educacional de Belo
Jardim - PE; com 70(setenta) vagas semestrais por cursos e habilitadas.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 2° Grupo acompanha o voto do
Relator.
Sala das Sessões, em 8 de junho de 1994.
Relator
P
residente
QUADRO I-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
(VERSÃO APRESENTADA PELA INSTITUIÇÃO) CURSO
DE CIÊNCIAS - HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA
CÓDIGOS
DISCIPLINAS
C.H.
CRÉDITOS PRÉ—REQUISITOS
PRIMEIRO PERÍODO
DCP - 1000
MATEMÁTICA BÁSICA
30
06 -
DCPC - 1200 QUÍMICA GERAL
60
04 -
DLET - 2000 LÍNGUA PORTUGUESA I 60
04
-
DHIS - 3000 EST. DE PROB. BRAS. I 30 02 -
DHIS - 3200 SOCIOLOGIA
60
04 -
DFP - 5200 METODOLOGIA CIENTIFICA 60 04 -
DFP - 6000
PRATICA DE EDUC. FISICA 30 02 -
390
24
SEGUNDO PERÍODO
DCP - 1001 CALCULO DIF. E INTEGRAL I
90
04
P-DCPC-1000
DCPC - 1100 FISICA GERAL I 60
04
P-DCPC-1000
DCP - 1201 QUIMICA INORGÂNICA
60
04 P-DCPC-1200
DLET - 2001 LÍNGUA PORTUGUESA II 60 04 P — DLET - 2000
DHIS - 3001 EST. DE PROB. ERAS. II 30 02 P-DHIS-3000
DFP - 5600 FILOSOFIA 60 04 -
360
24
TERCEIRO PERIODO
DCPC - 1002 CALCULO DIF. E INTEGRAL II
90
0 P-DCPC-1001
DCPC-1102 FÍSICA GERAL II 60 04 P-DCPC-1100
DCPC-1202 FÍSICO-QUÍMICA 60 04 P-DCPC-1201
DCPC-1300 ELEMENTOS DE GEOLOGIA 60 04 -
DCPC-1400 BIOLOGIA GERAL
90 06
-
360
24
QUARTO PERÍODO
DCPC-1003 CALCULO DAS PROBABILIDADES 60 04 P-DCPC-1002
DCPC-1107 FÍSICA MODERNA 60 04 P-DCPC-1102
DCPC-1203 QUÍMICA ORGÂNICA
60
04 P-DCPC-1200
DCPC-1401 ZOOLOGIA GERAL
90
04
DCPC-1402 BOTÂNICA GERAL
60
3
30
04
22
QUADRO I-A (cont.)
CÓDIGOS DISCIPLINAS C.H. CRÉDITOS PRÉ-REQUISITOS
QUINTO PERIODO
DCPC-1008 ECOLOGIA GERAL 9 0 02
DCHB-1500 FISIOLOGIA 60
04 P-DCPC-1400
DCHB-1501 GENÉTICA GERAL 60 04 P-DCPC-1400
DFP - 5100 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A 60 04
DFP -5601 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 60
330
04
22
SEXTO PERÍODO
DCPC - 1004 ALGEBRA LINEAR I 60 04 P-DCPC-100
DCPC-1005 ESTATÍSTICA 60 04 P-DCPC-100
DCHB-1600 BOTANICA SISTEMÁTICA 60 04 P-DCPC-140
DCHB-1900 BIOQUIMICA 90
05
P-DCPC-120
. HB-1601 ECOLOGIA VEGETAL 60 05 P-DCPC-140
DFP - 5101 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B
60
390
04
25
P-DFP - 510
SÉTIMO PERÍODO
DCHB - 1502 GENÉTICA E EVOLUÇÃO 60 04 P-DCHB-150
DCHB - 1601 FISIOLOGIA VEGETAL
60
04 P-DCHB-160
DCHB-1700 ZOOLOGIA SISTEMÁTICA 60 04 P-DCHB-140
DGHB-1901 BIOFÍSICA 60 04 P-DCHB-110
DFP - 5300 DIDÁTICA 75 05 P-DFP -510
DFP - 5400 ESTRUT. E FUNC. DO ENS .
DE 1º E 2º GRAUS 60
04
25
OITAVO PERÍODO 3 7 5
DCHB-1503 ELEMENTOS DE ANATOMIA
HUMANA 60 04 P-DCPC-I4
DCHB-1701 FISIOLOGIA ANIMAL 60 04 P-DCHB-17
DCHB-1800 ECOLOGIA ANIMAL 6O 04 P-DCPC-14
DFP - 5500 PRÁTICA DE ENSINO DE
1º GRAU 9 0 04 P-DFP -53
DFP - 5501 PRATICA DE ENSINO DE
2º GRAU 90 06 P-DFP -53
360 24
CARGA HORÁRIA
2805
+EPB E EF
90
QUADRO 1-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
(VERSÃO APRESENTADA PELA INSTITUIÇÃO)
CIÉNCIAS - HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
CÓDIGOS DISCIPLINAS C.H. CRÉDITOS PRÉ-REQUISITOS
PRIMEIRO PERIODO
DCPC-1000
MATEMÁTICA BÁSICA
90
06
_
DCPC-1200
QUÍMICA GERAL
60
04
DLET-2000
LÍNGUA PORTUGUESA I
60
04
DHIS-3000
SOCIOLOGIA
.
30 02
DHIS-3200 METODOLOGIA CIENTÍFICA 60
04
-
DFP-5200
60
04
--
360
24
SEGUNDO PERÍODO
DCPC-l00l CALCULO DIF. E INTEGRAL I 90 06 P-DCPC-1000
DCPC-l100
FÍSICA GERAL I
60 04 P-DCPC-1000
DCPC-l20l
QUÍMICA INORGÂNICA
60 04 P-DCPC-1200
DLET-2001 LÍNGUA PORTUGUESA II 60 04 P-DLET-2000
DHIS-1001 EST. DE PROB. BRAS. II
30
02 P-DHIS-3000
DFP -5600 FILOSOFIA 60 04
360
24
TERCEIRO PERÍODO
DCPC-l002 CÁLCULO DIF. E INTEGRAL II 90 06 P-DCPC-1001
DCPC-l10l FÍSICA GERAL II
60
04 P-DCPC-1100
DCPC-l202 FÍSICO-QUÍMICA 60 04 P-DCPC-1201
DCPC-l300 ELEMENTOS DE GEOLOGIA 60 04 -
DCPC-l400 BIOLOGIA GERAL 90 06 -
360
24
QUARTO PERÍODO
DCPC-1003 CALCULO DAS PROBABILIDADES 60 04 P-DCPC-1002
DCPC-1109 FÍSICA MODERNA 60 04 P-DCPC-120l
DCPC-l203 QUÍMICA ORGÂNICA 60 04 P-DCPC-1200
DCPC-l401 ZOOLOGIA GERAL 60 06 -
DCHM-1510 CÁLCULO DIF. E INTEGRAL III 90 06 P-DCPC-1002
360
2
4
QUADRO I-C (cont.)
CÓDIGOS DISCIPLINAS C.H. CREDITOS
PRÉ-REQUISITOS
QUINTO PERÍODO
CPC-1402 BOTÂNICA GERAL 90
06
CPC-1403 ECOLOGIA GERAL 60 04
CNM-1511 CALCULO DIF. E INTEGRAL
50
04 P-DCHM - 1500
DFP 100 PSICOLOGIA DA. EDUCAÇAO A 60 04 -
DFP - 1115 ESTATÍSTICA 60 04 -
330 22
SEXTO PERÍODO
DCPC-
1
520
ÁLGEBRA LINEAR I 60 04 P-DCPC - 1000
DCPC-1700 ANALISE REAL I
60
04 P-DCPC - 1500
DCHM-1901 GEOMETRIA PLANA 60 04 P-DCPC - 1000
DCHM-1906 DESENHO GEOMÉTRICO 90 06 P-DCPC - 1000
DFP -5101 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B 60 04 P-DFP - 5100
330 22
SÉTIMO PERÍODO
DCHM- 1301 ÁLGEBRA LINEAR II 60 04 P-DCPC - 1520
DCHM- 1701 ANÁLISE REAL II 60 04 P-DCHM - 1700
DCHM- 1560 ALGEBRA I 60 04 P-DCHM - 1000
DFP -5300 DIDÁTICA 75 05 P-DFP - 5101
DFP -5400 EST. FUNC. DO ENS. DE Iº E 2º
GRAUS 60 04 -
DFP - 6000 PRATICA DE EDUCAÇÃO FISICA 30 02 -
345 2 3
OITAVO PERIODO
DCHM - 1522
ÁLGEBRA II 60 04 P-DCPC - 1501
DCHM - 1800 EQUAÇÕES DIFERENCIAI S
60
04 P-DCHM - 1600
DCHM - 1900 CALCULO NUMÉRICO 60 04 P-DCPC - 1600
DFP-5500 PRAV. DE ENS. DE 1º E 2º GRAUS 90
06
P-DFP - 5 300
DEF-5501 PRAT. DE EDUC. FÍSICA
CARGA HORARIA ...................................... 2.625
P-DFP -
+
EPB
e
EF
120
CARGA HORÁRIA TOTAL ..........................2.745
30 300
H / A
02
20
QUADRO I- E
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA'
CÓDIGOS DISCIPLINAS
C.H.
CRÉDITOS
PRÉ-REQUISITOS
PRIMEIRO PERÍODO
DLET-2000 LÍNGUA PORTUGUESA I 60 04
_
DHIS-3000 EST. DE PROB. BRAS. I 30 02
DFP -5200 METODOLOGIA CIENTÍFICA 30 02
DHIS-5200 SOCIOLOGIA 60 04
DHIS-3100 INT. AOS EST. HISTÓRICOS 60 04 -
-3101
PRÉ-HISTÓRIA
60 04 -
PEF - 6000
PRÁTICA DE EDUC. FÍSICA
30
02 -
330
22
SEGUNDO PERÍODO
DLET-2001
LÍNGUA PORTUGUESA II 60 04 P-DLET-2000
DHIS-3001
SET. DE PROB. BRAS. II
30
02
P-DHIS-3000
DFI-320l METODOLOGIA CIENTÍFICA II 30 02 P-DFP -5200
DFI-5600
FILOSOFIA (LÓGICA)
60
04
DH -3102 TEORIA DA HISTÓRIA 60
04
DHIS-3201 ANTROPOLOGIA CULTURAL 60 04
P-DHIS-3200
300 20
TERCEIRO PERÍODO
DHIS-3300 HISTÓRIA ANTIGA I 60 04 -
DHIS-3310 HISTÓRIA MEDIEVAL I 60 04 -
DHIS-3400 INT. A ECON. POLÍTICA I 60 04
DHIS-3500 HISTÓRIA DO BRASIL I 60 04
DFP -3100 60 -
PSICOLOGIA PA EDUCAÇÃO A
300
04 20
QUARTO PERÍODO
DHIS-3211 HISTÓRIA MEDIEVAL II 60 04 P-DHIS-3310
DHIS-3301 HISTÓRIA ANTIGA II 60
04
P-DHIS-3300
DHIS-3401 INT. A ECON. POLÍTICA II 60 04 P-DHIS-3400
DHIS-3501
HISTÓRIA DO BRASIL II 60 04
P-DHIS-3500
DFP -5101 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B 60 04 P-DFP -5100
300 20 -
QUADRO I-E (Cont.)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS
PRÉ—REQUISITOS
QUINTO PERÍODO
C.H. CRÉDITOS
HIS-3320
HISTÓRIA MODERNA I
60 04
HIS-3330
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
60 04
HIS-3620 HISTÓRIA DA AMÉRICA I 60 04
HIS-3502 HTSTÓRIA DO BRASIL III 60
04
_
HIS-3370
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 60
04
P—DHIS—3501
FP -3300
DIDÁTICA
75
05 P—DFP —5501
25
SEXTO PERIODO
375
HIS-3321 HISTÓRIA MODERNA II 60
04
P-DHIS-3320
HIS-3331 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
60
04 P-DHIS-3330
HIS-3621 HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 04 P-DHIS-3620
HIS-3510 HISTÓRIA DO NORDESTE I 60 04
HIS-3550 HISTÓRIA DA ARTE 60
04
FP -3400 EST, E FUNC. DO ENS. DO
1º E 2º GRAU 60 04
360
24
SÉTIMO PERIODO
FI 3520
HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
60
04
HIS-3511 HISTÓRIA DO NORDESTE II 60
04
P-DHIS-3510
FP -5500
PRAT. DE ENS. DO 1º E 2º GRAUS 90 06 P-DFP -5300
HIS-3330 HIST. DA ATUAL. BRASILEIRA
60
04
F
P
- 5700
PRÁT. DE EDS. DE HISTÓRIA NO
1º E 2º GRAUS 90 06
360
24
CARGA HORÁRIA ........... 2.235
+ EPB e EF ............. 90
CARGA HORÁRIA TOTAL ..... 2.325 h/a
QUADRO I-F
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
CÓDIGOS DISCIPLINAS C.H.
CRÉDITOS
PRÉ-REQUISITOS
PRIMEIRO PERÍODO
DLPT-2000 NGUA PORTUGUESA I 60
04
DHIS-3000 E.P.B. I 30 02 -
DFP -3200 SOCIOLOGIA 60 04 -
DC —1006
MATEMÁTICA 60 04 -
DGEO-4500
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA I
60
04 -
DFP -5000
METODOLOGIA CIENTÍFICA I 30 02 -
DEF -6000 PRÁTICA DE EDUC. FÍSICA
30
02 -
330 22
SEGUNDO PERÍODO
DLET-2001 LÍNGUA PORTUGUESA II 60 04 P-DLET-2000
DHIS-3001 E.P.B. II 30 02 P-DHIS-3000.
DFP -5001 METODOLOGIA CIENTÍFICA II 30 02 P-DFP -5000
DFP -5200 FILOSOFIA (LÓGICA) 60 04 -
DHIS-3201 ANTROPOLOGIA CULTURAL
G0
04 P-DHIS-3200
DGEO-4501 INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA II 60
300
04
20
P—DCHM-1006
TERCEIRO PERÍODO
DGEO—4300
GEOGRAFIA REGIONAL I 60 04 P-DGEO-4501
DGEO-4200 GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 60 04 P-DGEO-4501
DGEO-4502 CARTOGRAFIA I
60
04 -
DGEO-4402 FORM. ECON. E TERRIT. BRASIL. 60 04 -
DGEO-4100 GEOGRAFIA FÍSICA I 60 04 P-DGEO-4501
300 20
QUARTO PERÍODO
DGEO-4301 GEOGRAFIA REGIONAL II 60 04 P-DGEO-4300
DGEO-4102 GEOGRAFIA FÍSICA II 60 04 -
DCEO-4400 GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL 60 04 P-DGEO-4501
DGEO-4502 CARTOGRAFIA II 60 04 P-DGEO-4502
DFP -5100 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
60
300
04
20
QUADRO I-G
ORGANIZAÇÃO CURRICUI.AR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - HAB. PORTUGUÊS / INGLÊS
CÓDIGO DISCIPLINAS C.H. CRÉDITOS
PRÉ-REQUISITOS
PRIMEIRO PERÍODO
DLET-2000
LÍNGUA PORTUGUESA I
60
04
DHIS-3000 EST. PROB. BRASIL. I
30
02
-
DFP -5200 METODOLOGIA CIENT. I 30
02
-
DHIS-3200 SOCIOLOGIA 60 04
-
DLET-2700 LÍNGUA LATINA I
60
04
-
DLET—2300 TEORIA DA LIT. I 60
04
-
300
SEGUNDO PERÍODO
20
DLET-2001
LÍNGUA PORTUGUESA II
60
04
P-DLET-2000
DHIS-3001 EST. PROB. BRAS. II
30
02
P-DHIS-3000
DFP -5201 METODOLOGIA CIENTIF. II 30 02
P-DFP -5200
DFP -5600 FILOSOFIA (LÓGICA) 60 04
-
DLET-2701 LÍNGUA LATINA II
60
04
P-DLET-2700
DLET-2301 TEORIA DA LITERATURA II 60
04
P-DLET-2300
P -6000 PRATICA DE EDUC. FISICA 30 02
-
330 22
TERCEIRO PERIODO
DLET-2002 LÍNGUA PORTUGUESA III 60 04
P-DLET-2001
DLET-2400 LÍNGUA INGLESA I 60
04
DLET-2600 LINGUÍSTICA I
60
04
DLET-2900 LITERATURA PORTUGUESA I 60 04
P-DLET-2300
DFP -5100 PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO A 60 04
300 20
QUARTO PERÍODO
DLET-2003 LÍNGUA PORTUCUESA IV 60
04 P-DLET-2000
DLET-2601 LINGÜÍSTICA II
60
04
P-DLET-2600
DLET-2401 LÍNGUA INGLESA II 60
04 P-DLET-2400
DLET-2901 LITERATURA PORTUGUESA II 60
04 P-DLET-2900
DFP -5101 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B 60
04 P-DFP -5100
300
2 0
QUADRO I-G (cont.)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS
CRÉDITOS PRE-REQUISITOS
QUINTO PERÍODO
C.H.
DLET-2 402 LÍNGUA INGLESA III 60 04 P-DLET-2401
DLET-2100
LITERATURA BRASILEIRA I
60 04 P-DLET-2300
DLET-2004 LÍNGUA PORTUGUESA V
60
04 P-DLET-2003
DFP -5400 ESTRUTURA FUNCIONAMENTO
D O 1º E 2º GRAUS
60 04
240 16
SEXTO PERÍODO
DLET-2403 LÍNGUA INGLESA V 60 04 P-DLET-2402
DLET-2005 LÍNGUA PORTUGUESA VI 75 05 P-DLET-2004
C-DLET-2004
DLET-2101 LITERATURA BRASILEIRA II 60 04 P-DLET-2100
DFP -5300 DIDÁTICA 75 05 P-DFP -5101
27 0
18
SÉTIMO PERÍODO
DLET- 104
LÍNGUA INGLESA V
60 04 P-DLET-2403
DLET-2006 LÍNGUA PORTUGUESA VII 60 04
P-DLET-2005 C-
DLET-2001
DLET-2I02 LITERATURA BRASILEIRA III 60 04 P-DLET-2101
DLET-2500 LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA I 60 04
P-DLET-2300 C-
DLET-2403
DFP -3500 PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA NO 1º E 2º GRAUS 90 06 P-DFP -5300
330 22
OITAVO PERÍODO
DLET-2501 LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA II 6 0 04
P-DLET-2500 C-
DLET-2404
DLET-2007 NGUA PORTUGUESA VII 60 04 P-DLET-2006
DLET-2405 LÍNGUA INGLESA VI 60 04 P-DLET-2404
DFP -5502 PRATICA DE ENSINO DA LÍNGUA
INGLESA NO 1º E 2º GRAUS 9 0 06 P-DFP -5300
DLET-2103 LITERATURA BRASTLEIRA IV 60 04 P-DLET-2102
330 22
CARGA HORÁRIA.................................................................................2.310
+EPB E EF................................................................................................ 90
CARGA HORÁRIA TOTAL............................................... 2.400 h/a
QUADRO I-F (Cont. )
CÓDIGOS DISCIPLINAS C.H. CRÉDITOS
PRÉ-REQUISITOS
QUINTO PERIODO
DGEO-4502 GEOGRAFIA REGIONAL III 60 04 P-DGEO-4301
DGF -4103 GEOGRAFIA FISICA III 60 04 P-DGEO-4102
DGEO-4501 GEOGRAFIA AGRÁRIA 60 04 P-DGEO- 4501
DGEO-4401 GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL 60 04 P-DGEO-4400
DFP -5101 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B 60 04 P-DFP -5100
DGEO-4103 60 P-DGEO-4500
HIDROGEOGRAFIA
360
04
24
SEXTO PERÍODO
DGEO-4303 GEOGRAFIA REGIONAL IV 60 04 P-DGEO-4302
DGEO-4202
GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA. 60 04 P-DGEO-4500
DGEO-4504 ECONOMIA 60 04 -
DGEO-4204 GEOGRAFIA URBANA ó0
04
P-DGEO-4500
DFP -5300 DIDÁTICA 75 05 P-DFP -5101
DFP -5400 ESTRUT. E FUNC. DO ENS.
DO 1º E 2º GRAU 60 04
SÉTIMO PERÍODO
375 25
DGEO-4304 GEOGRAFIA REGIONAL V 60 04 P-DGEO-4303
DGEO-
4203
GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS 60 04 P-DGEO-4 500
DGEO-4104 BIOGEOGRAFIA 75 05 P-DGEO-4500
DGEO-4506 ECOLOGIA 60 04 -
DFP -5500 PRÁT. DE ENS. DO 1º E 2º GRAUS 90 05 -
345 22
CARGA HORÁRIA.................. 2.220
+EPB e EF......................... 90
CARGA HORÁRIA TOTAL............ 2.310 h/a
. Anexo II - Corpo Docente
Curso de Ciências - habilitações em Matemática e Biologia
1. Ana Helena de Melo Cavalcante
Disciplinas: Química Orgânica e Inorgânica/Química Geral/Prática de En-
sino de 1° e 2° Graus. Formação: Químico Industrial na
Universidade Federal de Pernambuco,1971.
- Experiência técnica como Químico Industrial
- Experiência docente na FABEJ, Parecer CEE/Pe n° 11/88.
2. Aleixo Leite de Albuquerque Filho
Disciplina: Metodologia Científica
Formação: Licenciatura plena em História, Fac. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru, 1970.
- Especialização, em nível de pós-graduação, em História
Moderna e Contemporânea, PUC/MG, 1978.
- Experiência docente no magistério superior.
3. Arlindo Nunes de Oliveira
Disciplinas: Álgebra e Álgebra Linear/ Estatística/Análise Real e Desen-
nho Geométrico
Formação: Licenciado em Matemática - Fac. Formação de Professores de Ar-
coverde/PE/1980. Pos-graduação "lato sensu" em Matemática
Universidade de Pernambuco/1981. Apresenta experiência
docente no magistério superior.
4. Bernardina Santos Araújo de Sousa
Disciplina: Sociologia
Formação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciências
e Letras de Caruaru/1987. - Pos-graduação em nível de es-
pecialização em Sociologia - Fac. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1988. - Apresenta experiência docente
de nível superior.
5. Eunice Clemente da Silva
Disciplina : Língua Portuguesa I e II
Formação: - Letras, licenciatura plena, habilitação em Português e In.
glês, 1984, Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde.
- Experiência docente no magistério superior
6. Euno Andrade da Silva Filho
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Formação: Bacharel em Direito na Universidade Regional do Nordeste /1985.
Apresenta experiência docente no magistério su
perior.
7. Francisco de Assis Rodrigues da Silva
Disciplinas: Calculo Diferencial e Integral I e II/ Cálculo Numérico
Formação: Licenciatura Plena em Matemática - Fac. de Formação de Profes_
sores de Arcoverde/1903. Pós-graduação em nível de especialização em
Matemática - Autarquia Educacional de Belo Jardim/1991. Apresenta
experiência no magistério superior,
8. Geraldo Vieira da Costa
Disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral/Física Moderna Formação:
Engenharia Florestal - UFRPE/1983. Pos-graduação em nivel de
especialização em Matemática - Autarquia Educacional de Belo
Jardim/1991. Apresenta experiência docentes de nível superior.
9. João Vieira da Costa
Disciplinas: Física Geral/Biofísica/Física Moderna
Formação: Engenharia Florestal, UFPE, 1981. Licenciatura curta em Ciên-
cias - FABEJ, 1984. - Licenciatura plena em Ciências - Ma_
temática FABEJ, 1985. - Especialização em nível de põs-gra
duação (405 h/a) em Sociologia, 1989. - Experiência docen-
te na FABEJ por mais de 2 anos.
Parecer CEE/PE n° 218/88.
10. Jorge Coelho da Silveira Neto
Disciplinas: Ecologia Geral/Ecologia Animal
Formação: Licenciatura Plena em Biologia - Autarquia Educacional do Belo
Jardim/PE/1987. Pós-graduação "lato sensu" em Matemática,
na mesma instituição/1991. Apresenta experiência docente
no magistério superior.
11. José Flávio da Silva
Disciplina;
Físico-Química/Química Orgânica/Bioquímica /Biofísica
Farmacêutico Bioquímico na
UFPE/1972. Cursos de aperfeiçoamento e extenso na área da
Bioquímica. Apresenta experiência profissional e docente,
conforme o previsto na Resolução 20/77.
13. José Osório Coelho Neto—
Disciplina: Ecologia Vegetal/ Botânica Geral/Elementos de Geologia
Formação: Agronomia - UFRPE/1957. Curso de especialização em Conserva
ção do Solo - UFRPE/1981. Comprova participação em vários cursos de
atualização e aperfeiçoamento na área de Agronomia. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
14. José Vieira da Costa
Disciplina: Zoologia Sistemática/Zoologia Geral/Biologia Geral/Medicina
Medicina Veterinária - UFRPE/1976. Pós-graduação lato sensu em
Formação: Biologia - FESPE/1981. Comprova participação em vários
cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
15. Luciano Gomes da Silva Júnior
Disciplinas: Fisiologia Vegetal/Genética Geral/Genética e Evolução
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas - Universidade Federal da Pa-
raíba/1982. Pós-graduação "lato sensu" em Biologia Geral - UFRPE/1986.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
16. Luiz Carlos de Oliveira
Disciplina: Filosofia
Formação: Curso de Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia - Curi.
tiba/1983. Curso superior de Teologia - PUC/PR/1987. Com
prova participação em vários cursos da área de Filosofia
e Teologia.
17. Márcia Maria da Costa Assunção
Disciplinas: Biologia Geral/Botânica Sistemática
Formação: Licenciatura plena em Ciências Biológicas, Universidade Fede-
ral de Pernambuco, 1985. - Cursos de extensão na área de
Ciências Biológicas. - Experiência docente na FABEJ, Par
CEE 94/89.
18. Marcílio Martins de Oliveira
Disciplina : Equações Diferenciais/ Cálculo das Probabilidades Formão:
Licenciatura Plena em Matemática - Autarquia de Ensino Superi.
or de Arcoverde/PE/1985. Pós-graduação "lato sensu" em
Matemática - Autarquia Educacional do Belo Jardim/1991.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
19. Maria Consuelo Alves Maciel
Disciplina: Psicologia da Educação
Formação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. Filosofia, Ciências e
Letras de Caruaru/1977. Pós-graduação - Especialização em
Recursos Humanos na área de Educação através de convê nio
entre Secretaria de Educação e Pernambuco e CETEB/Bra
sília, com duração de 400 horas, no período de 1981/82.
Participou de vários cursos de Aperfeiçoamento e atualiza-
ção. Apresenta experiência docente no magistério superi-
or.
20. Maria Ivete Vieira
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2º Graus
Formação: Licenciatura em Pedagogia - Fac. Filosofia Ciências e Letras
de Caruaru/1977. Pós-graduação: Especialização em Recur-
sos Humanos na área da educação, ministrado pelo convênio
SEPE/CETEB/Brasília/1982. Especialização em Português -
Autarquia Educacional do Belo Jardim/1991.. Apresenta
expe-riência docente no magistério supeiror.
21. Maria Lins Monteiro
Disciplinas: Didático/ Fundamento da Educação/ Psicologia da Educação
Formação: Licenciatura plena em Pedagogia - FAc. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1977. Pós-graduação lato sensu em Didá-
tica - UFPE/ 1981. Apresenta experiência docente no magis_
tério superior.
22. Maria Lúcia Araújo da Rocha
Disciplina: Língua Portuguesa
Formação: Licenciatura plena em Letras/Português/Inglês - Autarquia Edu-
cacional do Belo Jardim/1978. Pós-graduação lato sensu em
Língua Portuguesa - Fac. Filosofia, Ciências e Letras de
Caruaru/1989. Apresenta experiência docente no magistério
superior.
23. Mário Marangon
Disciplina: Filosofia
Formação: Licenciatura plena em Filosofia - UNICAMP/1970. Bel em Direi-
to - Fac. de Direito de Caruaru/1979. Pós-graduação
lato sensu em História - UFPE/1981. Apresenta larga ex-
periência docente no magistério supeiror.
24. Ricardo de Oliveira Ferreira
Disciplina: Sociologia
Formação: Bacharel em Ciências Econômicas UFPE, 1985. - Pós-graduação
lato sensu em Sociologia, Faculdade Filosofia, Ciências
e Letras de Caruaru, 1988.
25. William Soares de Brito
Disciplinas: Matemática/Geometria Plana
Formação: Licenciatura Plena em Matemática - Autarquia de Ensino Supe-
rior de Arcoverde/1980. Pós-graduação lato sensu em Ma-
temática - Apresenta experiência docente no magistério
superior.
Curso de Letras - habilitação em Português e Inglês A)
Professores aceitos apenas para este curso
1. Antônio Guedes de Queiroz
Disciplina : Metodologia Científica
Formação: Licenciado em Ciências Sociais - Universidade Católica de Per-
nambuco/1968. Pós-Graduação em nível de especialização em Meto logia
do Ensino Superior - UN I CAP/1984. Apresenta experiência docente
no magistério superior.
2. Antonio Iran de Barros Correia
Disciplinas: Língua Latina/Literatura Inglesa/Prática de Ensino de Língua
Inglesa
Formação: Licenciado em Pedagogia -Fac. de Filosofia Ciências e Letras de
Caruaru/1984. Pós-graduação em nível de especializarão em Recur-sos
Humanos na área de Educação, realizado em 1981/82, convê -nio
entre Secretaria da Educação de Pernambuco e CETEB/Brasí -lia,
com duração de 4 0 0 horas.Apresenta experiência docente no
magistério superior. Licenciado em Letras - Português e Inglês
1S76.Curso de Francês. Especialização em Letras - FABEJA/1930.
3-Adalva Cordeiro Galvão Marangon
Disciplinas: Sociologia
Formação: Licenciada em Ciências Sociais - Fac. de Filosofia, Ciências e
Letras de Caruaru/1978. Pós-Graduação em Sociologia, em nível de
especialização na mesma instituição/1933. Apresenta expe -r i ê n c i a
docente no magistério superior.
4 . Bernardina Santos Araújo de Sousa
Disciplinas: Didática
Formação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1987- Pós-graduação em nível de especializa-
ção em S o cio l ogi a - Fac. de Filosofia Ciências e Letras de Ca-
ruaru/1988. Apresenta experiência docente de nível superior.
5. Eunice Clemente da Silva
Disciplinas: Língua Portuguesa I I I e IV
Formação: Licenciatura plena em Letras - Português e Inglês, Autarquia do
Ensino Superior de Arcoverde/1984.Experiencia docente no ensino
superior Parecer CFE 258/90.
6. Euno Andrade da Silva Filho
Disciplinas: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Formação: Bacharel em Direito na Universidade Regional do Nor des te/1985.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
7 . Josinaldo Monteiro Tavares
Disciplinas: Linguística I e II
Formação: Licenciado em Letras/ Português/Inglês - Autarquia de Ensino Su
perior de Arcoverde/1962. Pós-graduação Lato sensu em Língua
Portuguesa - Fac. de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru /
1990. Apresenta experiência docente no magistério superior.
8. José Ivan Monteiro da Silva
Disciplinas: Educação Física
Formação: Licenciatura em Educação Física - Faculdade Dom Bosco de Educa-
ção Física, Brasí1ia/DF/1984. Comprova participação em vários
cursos de atualização e aperfeiçoamento. Apresenta experiência
docente no magistério superior.
9. José João Ribeiro
Disciplinas: Língua Inglesa I a VI
Formação: Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês/UFPE/1981 .Pós -
graduação "Lato sensu" em Português, Convênio UFPE/SEC/PE1982.
Apresenta larga experiência no magistério superior.
10. José Rabelo de Vasconcelos
Disciplinas: Língua Portuguesa V
Formação: Licenciado e Bacharel em Letras Neo La tina s - PUC/PE/1957•Pos -
graduação "Lato sensu" em Língua Portuguesa - PUC/MG/1977- Com
prova publicação e artigos sobre Teatro, Literatura Popular ,
Artes, Educação e Poesia Popular. Apresenta experiência docente
no magistério superior.
11. Maria Aríete Pereira de Cordeiro Ferreira Disciplinas: Literatura
Portuguesa/Prática de Ensino em Língua Portuquesa| Fôrmação:Licenciatura Plena
em Letras - Autarquia Educacional do Belo Jar-dim/1936. Pós-graduação Lato
sensu em Português -Autarquia, Educa cional de Belo Jardim/1991. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
12. Maria Ivete Vieira
Disciplinas: Estrutura e Funcionamento do ensino de 1º e 2º Graus/Psi-
cologia da Educação
Formação:Licenciatura em Peda gogi a - Fac. F i l osofia Ciências e Letras de
Caruaru/1977 • Pós-Graduação; Especialização em Recursos HU-manos
na área da educão, ministrado pelo convênio SEPE/
CETEB/Brasília/1982. Especialização em Português - Autarquia
Educacional de Belo Jardim/1991- Apresenta experiência docente
no magistério superior.
13.Mário Marangon
Disciplinas: Filosofia
Formação: Licenciatura Plena em Filosofia - UNICAP/1970.Bacharel em
Direito - Fac. de Direito de Caruaru/1979.Pós-qraduacão Lato
sensu em História - UFPE/1931. Apresenta larga exp eriência de
cente no magistério superior.
14 . Maria Lins Monteiro
Disciplinas: Ditica/Pratica de Ensino de 1º e 2º Graus/Psicologia da
Educação
Formação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciências
e Letras de Caruaru/1977. Pós-graduação lato sensu em Didáti_
ca - UFPE/1981. Apresenta experiência docente no magistério
superior.
15. Maria Lúcia Araújo da Rocha
Disciplinas: Teoria da Literatura/Língua Portuguesa I a IV Formação:
Licenciatura plena em Letras/Português/Ing1ês - A u t arquia Edu
cacional do Belo Jardim/1973. Fac. Filosofia, Ciências e Le -
tras de Caruaru/1989. Apresenta experiência docente no magis-
tério superior.
16. Maria Lúcia Cordeiro de Menezes
Disciplinas: Língua Portuguesa/Lingua Inglesa
Formação: Licenciatura plena em Letras- Português/Inqlês - Autarquia
Ensino Superior de Arcoverde/1933. Pós-graduação Lato Sensu em
Língua Portuguesa - Autarquia Educacional do Belo Jardim /
1991. Apresenta experiência docente no magistério superior.
17. Osvaldo Bezerra de Oliveira.
D i s c i p l i n a s : Linguística/Teoria da L i t e r a t u r a
Formação: Licenciatura plena em Letras - Fac. de F i losofia, Ciências e
Letras de Caruaru/1973. Especialização em Teoria da Literatura
- PUC/MG/1977- Apresenta experiência docente no magistério
superior.
Curso de História
A) Podem ser aceites apenas para este curso
1. Adalva Cordeiro Galvão Marangon
Disc: Sociologia/Historia do Brasil
Qualificação: Licenciada em Ciências Sociais-Fac. de Filosofia, Cncias e Letras de
Caruaru/1973. Pós-graduação em Sociologia, em nivel de especialização ma mesma i nº t_i_
tuição/1928. Apresenta experiência docente no magistério superior.
2. Aleixo Leite de Albuquerque Filho
Disc: História Medieva1/Metodologia Científica
Qualificação: Licenciado em Histõria-Fac. de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru-
1970- Pós-graduação em nível de especialização em História Moderna e Contemporânea-
PL'C/MG/1978. Apresenta experiência docente no magistério superior.
3. Ana Maria de Barros
Disc: Historiografia Brasileira/Teoria da História
Qualificação: Licenciatura plena em História-Fac. de Filosofia Ciências e Letras de
Caruaru/1936. Pós-graduação: Especialização em Sociologia-na mesma instituicão/1990.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
4. Antônio Guedes de Queiroz
Disc: Antropologia Cultural
Qualificação: Licenciado em Ciências Sociais-Universidade Católica de Pernambuco-
1968. Pós-graduação em nivel de especialização em Metodologia do Ensino Superior-
UNICAP/1984. Apresenta experiência docente no magistério superior.
5. Bernardina Santos Araújo de Sousa
Disc: Didática
Qualificação: Licenciatura plena em Padagogia-Fac. de Filosofia Ciências e Letras de
Caruaru/1987. Pós-graduação em nível de especialização em Sociologia-Fac. de Filoso-
fia Ciências e Letras de Caruaru/1938. Apresenta experiência docente de nível supe-
rior.
6. Euno Andrade da Silva Filho
Disc: Estudos de Problemas Brasileiros I e II
Qualificação: Bacharel em Direito na Universidade Regional do Nordeste/l985. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
7. Fernando José de Araújo
Dis: História Moderna/História da América/História da Atualidade Brasileira
Qualificação: Licenciatura em História, Universidade Católica de Pernambuco/1976.
Curso de especialização em História, Pós-graduação "LATO SENSU", 1981, MEC/UFPE.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
3. Francisco de Assis Maciel Aquino
Disc: História de Pernambuco
Qualificação: Licenciatura plena em História-Fac. de Formação de Professores de
Belo Jardim/1939- Pós-graduação em nível de especialização em História, na mesma
instituição/1991, curso aprovado pelo CEE/PE, mediante Par. 17/90.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
9- Irineu de Oliveira Menezes
Disc: Pré-História/História Contemporânea I e II
Qualificação: Licenciatura Plena em História-Autarquia de Ensino Superior de Arco-
-verde/1983. Pós-graduação lato sensu em História na Autarquia Educacional de Belo
Jardim/1990. Apresenta experiência no magistério superior.
10. João Estevão da Silva
Disc: História Antiga I e II
Qualificação: Licenciatura Plena em História- Autarquia de Ensino Superior de Arco--
verde/1981. Pós-graduação lato sensu em História-Autarquia Educacional de Belo Jar_
dim/1990. Apresenta experiência docente no magistério superior.
11. José Edilson de Gois
Disc: História da Arte
Qualificação: Licenciatura Plena em História-Fac. de Filosofia Ciências e Letras de
Caruaru/1984. Pós-graduação lato sensu em Sociologia, na mesma instituição/1939-
Apresenta experiência docente no magistério superior.
12. José Ivan Monteiro da Silva
Disc: Educação Física
Qualificação: Licenciatura em Educação Física-Faculdade Dom Bosco de Educação Física
Brasília/DF/1934. Comprova participação em vários cursos de atualização e aperfeiço-
amento. Apresenta experiência docente no magistério superior.
13. Luiz Carlos de Oliveira
Disc: Filosofia/Filosofia Lógica/Metodologia Científica
Qualificação: Curso de Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia-Curitiba/1983.
Curso superior de Teologia-PUC/PR/1987. Comprova participação em vários cursos da
área de Filosofia e Teologia.
14. Maria Consuelo Alves Maciel
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1? e 2? Graus.
Qualificação: Licenciatura plena em Pedagogia-Fac. Filosofia, Ciências e Letras de
Caruaru/1977- Pós-graduação-Especialização em Recursos Humanos na área de Educação
através de convênio entre a Secretaria de Educação de Pernambuco e CETEB/Brasília,
com duração de 400 horas, no período de 1931/82. Participou de vários cursos de Aper
feiçoamento e atualização. Apresenta experiência docente no magistério superior.
15. Maria das Mercês Costa
Disciplina: História do Nordeste I e II
Qualificação: Licenciada em ciências Sociais - Fac. Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1978.Pós-Graduação lato sensu em Histó-
ria - Autarquia Educacional do Belo Jardim/1991. Apresen-
ta experiência docente no magistério superior.
16. Maria Ivete Vieira
Disciplinas: Prática de Ensino de 1º e 2° Graus
Prática de Ensino de História de lº e 2° Graus Qualificação: Licenciatura
em Pedagogia - Fac. Filosofia Ciências e Letras de Caruaru/1977. Pós-
Graduação: Especialização em Re cursos Humanos na área de educação,
ministrado pelo convênio SEPE/CETEB/Brasília/1982. Especialização em
Português Autarquia Educacional de Belo Jardim/1991. Apresenta expe-
riência docente no magistério superior.
17. Maria Lins Monteiro
Disciplina: Psicologia da Educação A e B Qualificação: Licenciatura
plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciên
cias e Letras de Caruaru/1977. Pós-Graduação lato sensu em
Didática - UFPE/1981. Apresenta experiência docente no ma-
gistério superior.
18. Maria Lúcia Cordeiro de Menezes
Disciplina: Língua Portuguesa I e II
Qualificação: Licenciatura plena em Letras - Português/Inglês - Autarquia
de Ensino Superior de Arcoverde/1983. Pós-Graduação lato
sensu em Língua Portuguesa - Autarquia Educacional do Belo
Jardim/1991. Apresenta experiência docente no magistério
superior.
19.rio Marangon
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos
Qualificação: Licenciatura plena em Filosofia - UNICAP/1970. Bel em Direi-
to - Fac. de Direito de Caruaru/1979. Pós-Graduação lato
sensu em História - UFPE/1981. Apresenta larga experiência
docente no magistério superior.
20. Ricardo de Oliveira Ferreira
Disciplina: Introdução ã Economia Política I e II
Qualificação: Licenciatura em Ciência Naturais, Faculdade de Belo Jardim,
1979; Bacharel em Ciências Econômicas, Universidade Federal
de Pernambuco, 1984; Especialização em Sociologia, pós-gra
duação "lato sensu", Associação Diocesana de Ensino e Cul-
tua de Caruaru, 1990.
Curso de Geografia a) Podem ser
aceitos apenas para este curso
1. Aleixo Leite de Albuquerque Filho
Disciplinas: Metodologia Científica I e II
Formação: Licenciado em História - Fac. de Filosofia Ciência e Letras
de Caruaru/1970. Pós-graduação em nivel de especialização em
História Moderna e Contemporânea - PUC /MG 1973. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
2. Antônio Guedes de Queiroz
Disciplinas: Antropologia Cultural
Formação: Licenciado em Ciências Sociais - Universidade Católica de Per
namb uco/1968. Pós-graduação em nível de especializarão em Me-
todologia do Ensino Superior - UN I CAP/1984. Apresenta expe
riência docente no magistério superior.
3. A ntô n io José Sampaio -
Disciplinas: Geografia da População/Geografia Urbana/Géografia R e gional
Formação: Ciências Sociais - Fac.Filosofia Ciências e Letras de Caruaru
1930. Pós-graduação em nível de especialização em Geografia
UFPE/1981.Apresenta experiência docente no magistério supe rior .
4. Alder Júlio Ferreira Calado
Disciplinas: Geografia Humana
Formação: Licenciado em Ciências Sociais, Fac. de Filosofia, Ciências e
Letras de Caruaru/1972. Pós-graduação: Mestrado em Sociologia-
UFPE/1979.Apresenta experiência docente no magistério supe-r i
or .
5. Eduardo Carlos Monteiro de Pontes
Disciplinas: Economia/Formação Econômica e Territorial do Brasil
Formação: Bacharel em Ciências Econômicas - Fundação Educacional de São
Gabriel/RS 1979.Pós-graduação em nível de especialização em
Economia/1983.Apresenta experiência no magistério superior.
6. Euno Andrade da Silva Filho
Disciplina : Estudo de Problemas Brasileiros
Formação: Bacharel em Direito na Universidade Regional do Nordeste/1935
Experiência docente no m a gistério superior.
7. Irinéia Paulino dos Santos
Disciplinas: Geografia da Industria/ Geografia dos Serviços Formação:
Licenciada em Geografia -Autarquia de Ensino Superior de Ar-
coverde/1935- Pós-graduação em nível de especialização em Geo-
grafia, na mesma i n s t i t u i cio/1936.Apresenta experiência docen-te
no magistério superior.
3. Jaziel Villa Nova do Reno
Disciplinas: Cartografia I e II / Geografia Física do Brasil Formação:
Bacharel e Licenciado em Geografia - UFAL/1970.Curso de Pos-graduação lato
sensu em Programação do Ensino - FESPE/1990 .
Comprova p ublicação de trabalho científico. Apresenta expe -
riência docente no magistério superior.
9. Jorge Coelho da Silveira Neto
Disciplinas: Ecologia
Formação: Licenciatura Plena em Biologia - Autarquia Educacional do Belo
Jardim PE/1987 Pós-graduação "lato sensu" em Matemática , na
mesma instituição/1991. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
10. José Ivan Monteiro da Silva
Disciplina : Educação Física
Formação: Licenciatura em Educação Física - Faculdade Dom Bosco de Educão
Física, Brasilia/DF/1984. Comprova participação e em vários cursos de
atualização e aperfeiçoamento.Apresenta expe -r i ê ncia docente
no magistério superior.
11. M a rc í li o Martins de Oliveira
Disciplinas: Matemática Básica
Formação: Licenciatura Plena em Matemática - Autarquia de Ensino Supe -
rior de Arcoverde/PE/1985. Pós-graduação "lato sensu" em Mate-
mática - Autarquia Educacional do Belo Jardim/1991. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
12. Maria Aríete Pereira de Cordeiro Ferreira
Disciplinas: Língua Portuguêsa II
Formação: Licenciatura Plena em Letras - Autarquia Educacional do Belo
Jardim/1936. Pós-graduação "fato sensu" em Português - Autar-
quia Educacional do Belo Jardim/1991. Apresenta experiência
docente no magistério superior.
13- Maria Ivete Vieira
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus/Prática
de Ensino de 1? e 2? Graus.
Formação: Licenciatura em Pedagogia - Fac. Filosofia Ciências e Letras
de Caruaru/1977- Pós-graduação: Especialização em Recursos Hu
manos na área da educação, ministrado pelo convênio SEPE/CETEB
Brasília/1982. E s p ecialização em Português - Autarquia Educa -
cional de Belo Jardim/1991. Apresenta experncia docente no
magistério superior.
14.M a r i a Ozita Souza Santos
Disciplinas: Geografia Reqional IV e V
Formação: Licenciada em Geografia - Fac. F i l o s o f i a C i ências e Letras de
Patos/PB/1975. Pós-graduação lato sensu em Geografia - UFPE/ 1981 .
Apresenta experiência docente no magistério superior.
15.
Maria Lins Monteiro
Disciplinas: Didática/Psicologia da Educação
Formação: Licenciatura Plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Cncias e Letras
de Caruaru/1977- Pós-graduação Lato sensu em Didática -UFPE/ 1931.
Apresenta experiência docente no magistério supe -r i o r .
16.
Maria Lúcia Arjo da Rocha
Disciplinas: Língua Portuguesa I
Formação: Licenciatura Plena em Letras/Português/Ing1ês - Autarquia Educacional do
Belo Jardim/1978. Pós-graduação Lato sensu em Língua Portuguesa -
Fac.Fi1osofia, Ciências e Letras de Caruaru / 1989. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
17- Maria Lúcia de 0. Menezes
Disciplinas: Biogeografia
Formação: Licenciatura plena em Geoqrafia/1979-Fac. de filosofia Ciências
e Letras de Caruaru. Apresenta experiência decente. Especiali -
zação em Geografia UFPE 1981.
18.
Mário Marangon
Disciplinas: Filosofia
Formação: Licenciatura plena em Filosofia - UNICAP/1970. Bacharel em Di
r e i t o - Fac. de Direito de Caruaru/1979. Pós-graduação Lato sen su em
História - UFPE/1931. Apresenta larga experiência docen -te no
magistério superior.
19.
Paulo de O l i v e i r a Melo
Disciplinas: Geografia Física/Geografia Agrária/Hidrogeografia Formação:
Licenciatura plena em Ciências Sociais - Fac.de Filosofia , Cien cias e Letras de
Caruaru/1975. Pós-graduação Especialização em Geografia - UFPE/1931. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
20. Ricardo de Oliveira Ferreira
Disciplinas: Sociologia
Formação: Licenciatura em Ciências Naturais, Faculdade de Belo Jardim/
1979;Bacharel em Ciências Econômicas, Universidade Federal de
Pernambuco/1984, Especialização em Sociologia, Pós-graduação
"Lato sensu", Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Ca -
ruaru/1990.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 27 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 27/06/1994, REALIZADA ÀS 17:00 HORAS.
REUNÃO ORDINÁRIA DE JULHO
/ 1994.
NOME DO CONSELHEIRO
ASSINATURA
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