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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
INSTITUIÇÃO TANGARAENSE DE ENSINO E CULTURA
UF
MT
ASSUNTO
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Agronomia, a ser
ministrado pela Faculdade de Ciências Agrárias de Tangará da Serra,
mantida pela Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura.
RELATOR: SR. CONS.
IB GATTO FALCÃO
PARECER N° .
624/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu 2º Grupo
1 - RELATÓRIO
APROVADO EM 27/6/94
PROCESSO N°23001.000179-/90-66
A Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura - MT, mantenedora
da Faculdade de Ciências Agrárias de Tangará da Serra, instalada em
Tangará da Serra - Estado de Mato Grosso, obteve através do Parecer-
CFE n9 873/93, da CAPLAN/CFE, aprovação da carta-consulta para funcio
namento do curso de Agronomia, com 80 (oitenta) vagas totais, anuais.
A mantenedora submete agora, a este Conselho, para apreciação, o
projeto do referido curso, de acordo com o que dispõe a Resolução-CFE
n9 1/93.
1 - BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS, CON
FIGURANDO A CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO
0 curso deverá obedecer à orientação do parecer n9 1/84-
CFE e aos dispositivos da Resolução n9 10/84 - CFE que "fixa o míni-
mo de conteúdo e duração do Curso de " Agronomia.
0 projeto atende I Resolução-CFE n9 1/93, conceituando
adequadamente as bases filosóficas, legais, sócio-culturais e insti-
tucionais do curso pretendido.
2 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
0 currículo pleno i constituido por matérias previstas
no currículo mínimo, desdobradas nas disciplinas que passam a compor
esse currículo pleno.
As disciplinas, como componentes do currículo pleno,o
tratadas ce maneira a oferecer aos alunos o indispensável fundamento
teórico de
Agronomia » sem perder de vista a aplicação
pra
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ticadesses conhecimentos, além de, permitir o desenvolvimento da cons_
ciência científica e filosófica indispensável a formação plena do pro
fissional. Essa sistemática demonstra a preocupação com a formação do
profissional com visão sólida e ampla das Ciências Agrárias e, ao
mesmo tempo, capaz de adaptar-se aos diferentes campos de atuação do
Agrônomo . Essa linha de ação se completa com ss caracterís-
ticas imprimidas ao Estágio devidamente supervisionado e orientado.
Na estrutura curricular proposta, (ANEXO 1) considerou-se
ainda, a característica social, Política e Econômica da Região, mas
sem a iniciação a qualquer grau de especificação.
0 regime proposto i o semestral seriado. A duração Total do
curso será de 3.720 h/a, já incluídas as 120 h/a destinadas a Educação
Física e 450 h/a de Estágio Supervisionado.
Os autos trazem a ementa e a bibliografia básica de cada dis_
ciplina.
0 Currículo Pleno proposto encontra-ce no Anexo 1, deste pare-
cer.
3 - CORPO DOCENTE
0 corpo docente que atuará no curso de Medicina Veterinária
será integrado por professores graduados nas respectivas áreas aten-
dendo o disposto na Resolução-CFE 20/77, sendo:
A Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura - ITEC reco-
nhece que a qualidade de suas atividades - fim Ensino, Pesquisa e Ex_
tensão só podem ser efetivamente cumpridas se contar com recursos hu
manos devidamente qualificados e dignamente remunerado.
Para alcançar sua meta, ou seja, manter cursos que possibi-
litam a formação de profissionais altamente qualificados, está pre-
visto um conjunto de critérios que favorecem a melhor seleção de pro_
fessores, além, de ações que incentivam a qualificação dos que já
trabalham na Instituição. Entre esses critérios destacam-se:
- apresentação de um plano de trabalho;
- apresentação de "curriculum vitae";
- envolvimento no Programa de Capacitação de Recursos Huma-
nos, criados para estimular profissionais da região que demonstram
vocação para o Magistério de Ensino Superior;
- firmar convênios, com Instituições de Ensino Superior, pa-
ra aperfeiçoamento de pessoal na própria localidade da ITEC;
- fornecer bolsas de estudos para professores que desejam
se qualificar, a nível de mestrado ou doutorado, conforme normas e
critérios aprovados pelo Conselho Superior;
- propor e organizar eventos destinados ao contínuo aperfei
çoamento de docentes e técnicos-administrativos;
- adotar uma política de contínuos treinamento e aperfei-
çoamento de Recursos Humanos.
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O corpo docente da Faculdade distribui entre as seguintes
classes de carreira de magistério:
I - Professores Titulares;
II - Professores Assistentes.
Os professores serão contratados pela entidade mantenedo-
ra, segundo o regime das leis trabalhistas, observados os critérios
e normas deste regimento.
A relação do corpo docente indicado para o curso de Agro
nomia encontra-se no Anexo II deste Parecer.
4 - INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
As áreas constituídas e em fase de construção estão articu
ladas ao Projeto Arquitetônico de toda a área destinada a sediar os
cursos mantidos pela ITEC, bem como, a infra-estrutura de apoio que
necessitam (laboratórios, instalações desportivas, pratica de laser,
salas de aula e estacionamento).
A descrição detalhada destas instalações é apresentada pe
1a própria planta que acompanha os autos do processo.
5 - BIBLIOTECA
A ITEC adotou o conceito de biblioteca universitária
centralizada, inspirada no modelo implantado, primeiramente pe_
la Universidade de Brasilia. Esse modelo se justifica no senti
do de evitar as duplicações onerosas desnecessárias de acervo,
dos processos técnico - administrativo do pessoal e dos servi-
ços de reprodção de documentos e dar, ao mesmo tempo, uma in-
fra-estrutura adequada aos cursos oferecidos nas diversas uni-
dades.
A Biblioteca assume, ainda, uma característica parti
cular na instituição e na cidade de Tangará da Serra. Essa par_
ticularidade lhe confirma a condição de receber doações de Ins
tituições Filantrópicas, Agremiações, Empresas e outras. Esfim
deverá ser, ou breve, o centro cultural de maior destaque no
município. Essa Biblioteca é também de uso público, aberta a
toda comunidade de Tangará e região, com infra-estrutura apro-
priada para receber a todos que desejam aprofundar seus conhe-
cimentos ou desenvolver suas pesquisas.
A Instituição promoverá convênios para desenvolmento
de propramas de cooperação financeira, destinas à aquisição de
material bibliográfico de interesse técnico e científico, como
também pela aquisições que facilite o intercâmbio com institui_
ções nacionais e estrangeiras.
Hoje, a biblioteca conta com apoio do Lions Club, Ro
tary Club e Grupo de Itamarati S/A.
Pretende ampliar os convênios com vários outros or-
ganismo (CAPES, CNPq, EMBRAPA, e outros) para desenvolvimento e
atualização através de aquisições de novos livros e periódicos.
A Biblioteca destina a atender a população acadêmica
da I T E C está adotada de infra-estrutura para atender todos
os níveis de ensino do primeiro ao terceito grau e, também, á
população em geral de Tangará da Serra e região, permanecendo
aberta 15 horas diárias e aos sábados das 7:00 às 18:00 horas.
As instalações provisóriaso insuficientes para
abrigar seu acervo e atender às necessidades do leitores e tem
forçado a Instituição na definição do "novo espaço".
As instalações definitivas estão sendo planejadas pa-
ra três pavimentos ocupando uma área de 3.980 m
2
.
O prédio deverá dispor de recursos modernos que aten_
derão as necesidades da região .
A especificação do acervo bibliográfico pode ser vis
ta no Anexo III deste Parecer.
. Pesquisa
As linhas de ação referentes à Pesquisa estão explicitadas
no Projeto.
A IES apresenta suas primeiras linhas de pesquisa ligadas
à iniciação cientifica dos alunos e à Pós-Graduação.
. Extensão
0 programa de Extensão da IES apresenta eventos sistemá-
ticos e alguns periódicos que tem,demonstrarão o envolvimento da IES com
a comunidade local.
6 - PLANEJAMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO
0 Projeto traz o planejamento econômico-financeiro, onde des-
tacam as fontes de receita, as despesas e a previsão dos investimen-
tos, contém, ainda, o cronograma de execução que compreende as diver-
sas etapas de irnplantação do curso.
II - VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, o Relator e de parecer favorável à aprova-
ção do projeto para funcionamento do curso de Agronomia ,
a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Agrárias , com 80 (oi
tenta) vagas totais, anuais, mantida pela Instituição Tangaraense
de Ensino e Cultura, instalada em Tangará da Serra, Estado de Mato
Grosso - MT.
Aprovado o presente parecer, o processo deverá ser encami-
nhado a SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação da Co
missão Verificadora, nos termos do que dispõe a Resolução 1/93-CFE.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 2º Grupo, acompanha o voto do
Relator,
49 SEMESTRE
é
ZOOTECNIA II
PLANEJAMENTO E DESENVOLVI
MENTO AGRÍCOLA
MELHORAMENTO ANIMAL
FITOTECNIA II
ESTÁGIO I
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
6
4
4
6
10
30
90
60
60
90
150
450
DISCIPLINAS
SOLO I
MICROBIOLOGIA AGRICOLA
CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA
FITOPATOLOGIA
ENTOMOLOGIA
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
H/SEMANAL
4
6
4
6
6
26
H/AULA
60
90
60
90
90
390
59 SEMESTRE
SOLO II
EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
SILVICULTURA
CONSTRUÇÃO RURAL
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
6
4
4
4
4
4
26
90
60
60
60
60
60
390
69 SEMESTRE
ZOOTECNIA I
ECONOMIA RURAL
FITOTECNIA I
MELHORAMENTO VEGETAL
FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA
CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
6
4
6
4
4
4
28
90
60
90
60
60
60
420
79 SEMESTRE
7
89 SEMESTRE
DISCIPLINAS
ZOOTECNIA III
TECNOLOGIA DE PRODUTOS
AGRÍCOLAS
FITOTECNIA III
ESTAGIO II
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
H/SEMANAL
6
6
6
10
28
H/AULA
90
90
90
150
420
9º SEMESTRE
TECNOLOGIA DE SEMENTES
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
ADMINISTRAÇÃO RURAL
ECOLOGIA APLICADA
ESTÁGIO III
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
6
4
4
6
10
30
90
60
60
90
150
450
CARGA HORÁRIA
ESTUDOS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SUB TOTAL
ESTÁGIO
TOTAL
3.150 horas
60 horas
120 horas
3.330 horas
450 horas
3.780 horas
OBS.: A IES dedicou o conteúdo programático e a carga horária da
disciplina Estudo de Problemas Brasileiros à disciplina Estudos
Brasileiros Contemporâneos.
COMERCIO
COMUNIC.
TURISMO
ASTRONOMIA
GEODÉSIA
FÍSICA
EDUC. PEDAG.
CIEN. PURAS
MATEMÁTICA
QUÍMICA
MINEROLOGIA
GEOLOGIA
METEOROLOGIA
PALEONTOLOGIA
CIEN. BIOLOG.
BOTAN. ZOOL
QUESTOES GERAIS
CIEN. APLIC.
MEDICINA
ENGENHARIA
RAL
AGRICULTURA
SILVICULTURA
ZOOTECNIA
CIEN. DOMES.
ECON., DOMES.
QUIM. INDUST.
ART. ESCULT.
DESEN. PINTUR.
GRAM. CINEM.
URBAN. ARQUIT.
MUSICA
DIVERT. DESPOR.
FILOLOGIA
LIGUISTICA
LITERATURA
GEOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
HISTORIA
TOTAL
ANEXO III
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
ANEXO II
CORPO DOCENTE
£
Elena Elinir Lorini Borella.
Disc. : Estudos Brasileiros Contemporâneos
Parecer nº 193/93 - Conselho Federal de Educação. Licenciatu-
ra Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e
letras de Palmas. Curso de Especialização na Área de História
*
da América(450h/a) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Le-
tras de Palmas. Curso de Aperfeiçoamento de Professores(120h/a
1980 e 120h/a- 1981). Curso Brasil Contemporâneo(45h/a-1982).
Possui experiência no Ensino Docente no Magistério do Ensino
Superior há mais de quatro anos. Residente em Tangará da Ser-
ra-tíT,
Antonio Cários Peters.
Disc.:
Bioquímica-Biofísica.
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria -
ES - Mestrado em Ciências, Área de Concentração Tecnologia de j
Sementes pela Universidade Federal de Pelotas-RS - Possui-
rios cursos na Área de Fitotecnia acima de 500 horas, conserva-,
ção de solo, Bioquímica e Biofísica, Produtividade de Qualida-
de dos produtos Agrícolas.
Elaborou vários Projetos para EMPA , EMPA, EMBRAPA. Funcioná-
rio da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Exten-
o Rural na área de Purificação e Multiplicação de Sementes
Residente em Tangará da Serra-MT.
Carlos José Borges.
Disc.: Calculo I e II
licenciado era Matemática, pela Faculdade de Filosofia, Ciên-
cias e letras da Universidade de Uberlândia-MG. Especializa-
ção era Álgebra de Boole e Aplicações na área de Ciências Exa
tas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de
Mauá» Possui Vários cursos na área de Cálculo. Foi professor
de Geometria, Albebra na Faculdade de Engenharia Elétrica de
Ituiutaba, Pareceres nº 441/81 e 256/79 do Conselho Estadual
de Educação e Parecer 1839/75 do Conselho Federal de Educação.
Residente em Tangará da Serra desde 1988.
Vanderlei Bernado.
Disc.: Topografia.
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz
Queiroz. Vários cursos na área de Ecologia, Armazenagem e de ;
Topografia. Membro da Associação Matogrossense de Armazéns Ge
. rais. Engenheiro há mais de dezoito anos.
- Donizete Fraiz Vasquez.
Disc. Educação FÍsica I e II
Parecer nº 193/93- Conselho Federal de Educação. Licenciatura
Plena em Educação Fisica pela Escola Superior de Alta Paulista.
Curso de Especialização na Área de Metodologia do Ensino Supe-
rior (360h/a) pelo Centro de Ensino Unificado de Brasilia. Rea- I
lizou vários cursos de Extensão Universitária ligadas à Prática
Desportiva. Possui experiência docente no Magistério de Ensino
Superior há mais de quatro anos. Residente em Tangará da Serra-
MT.
Ewerton Diel Souza.
Disc.:
Biologia Vegetal.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas. Mes-
trado em Fitomelhoramento- Área de Concentração "Cultura de Me
ristemas e Mocroprogramação para eliminação de virus de Batata
Doce". Possui vários cursos na área de Fitotecnia, Atualização
em Fitomelhoramento e Biotecnologia de Plantas. Tem vários
trabalhos publicados na área. Funcionário da Empresa Mato-Gros-
sense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Residente em
Tangará da Serra-MT.
Gilberto José Costa Silva
Disc.: Biologia Geral.
Medico Veterinário formado pela Escola de Medicina Veterinária
da Universidade Federal da Bahia. Especialização na área de
Concentração Genética e Produção Animal-pela Escola de Veteri
nária. Vários cursos na área de Reprodução Animal e Vegetal. ,
curso na atualização em temas fundamentais de Patologia. Foi
professor auxiliar do ensino superior por três anos» Auxiliar
do Centro de Pesquisa EMPAER. Residente em Tangará da Serra -
MT.
João Batista Ramos Cortes.
Disc. : Introdução à Ciência da Computação,
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Goiás. Possui
vários cursos na área de Agricultura como Alternativa como tam
m na área de computação. Professor de Computação e Engenhei-
ro Agrônomo há mais de nove anos. Para este curso.
José Geraldo Soares.
Disc,: Física I e II
Engenheiro Agrônomo"pela Universidade Federal de Viçosa. Possui
vários cursos Biogós, oséicas, Manejo e Embalagem de Hortaliças
e Frutas. Cursos complementares na área de Matemática e Fisica
mais de 405 h/a. Engenheiro Agrônomo há mais de sete anos. Pes-
quisador da EMPAER. Residente em Tangará da Serra-MT.
(V
//
Luis Carlos Coelho de Menezes.
Disc.:
Química Geral.
Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Univer-
sidade Federal do Ceará. Possui vários cursos em Biologia Ani-
mal, Alimentação Animal, Mecanização, Nocivação e Química.
Mestrado em Administração Rural, área de concentração e Pla-
nejamento Agrícola. Engenheiro Agrícola por mais de vinte
anos.
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE AGRONOMIA
1º SEMESTRE
DISCIPLINAS
CALCULO I
INTRODUÇÃO Ã CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO
FÍSICA I
QUÍMICA GERAL
BIOLOGIA GERAL
EDUCAÇÃO FÍSICA I
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
H/SEMANAL
4
4
4
4
6
2
24
H/AULA
60
60
60
60
90
30
360
2º SEMESTRE
CALCULO II
BIOQUÍMICA BIOFÍSICA
FÍSICA II
BIOLOGIA VEGETAL
TOPOGRAFIA I
EDUCAÇÃO FÍSICA II
ESTUDOS " BRASILEIROS CONTEMPORÃ
O
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
4
4
4
4
6
2
2
26
60
60
60
60
90
30
30
390
39 SEMESTRE
GENÉTICA
QUÍMICA ANALÍTICA
BIOLOGIA ANIMAL
TOPOGRAFIA II
ESTUDO
FÍSICA III
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
4
4
6
6
2
4
26
60
60
90
90
30
60
390
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 27 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MÍNÍSTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDÜCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 27/06/1994, REALIZADA AS 17:00 HORAS.,
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JULHO/1994.
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