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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE DE ENSINOO JOSÉ DOS PINHAIS
UF
PR
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Ciências - Habilitação
em Matemática
RELATOR: SR. CONS. IB GATTO FALCÃ0
PARECER NP 623/94
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu 2º Grupo
1 RELATÓRIO
APROVADO EM: 27/6/ 94
PROCESSO Nº 23025.001405/90-30
A Sociedade de Ensino Sao José dos Pinhais - PR, mantenedora do
Instituto Sul Brasil de Ensino Superior.
Obteve aprovação através do Parecer n9 715/93 da CAPLAN/CFE para
funcionamento do curso de Ciências - Habilitação em Matemática, com
60 (sessenta) vagas totais, anuais.
A mantenedora apresenta a este Conselho, no prazo regulamentar,
o Projeto do referido curso elaborado nos termos da Resoluçao-CFE 1/93,
para apreciação.
0 presente parecer foi elaborado tendo por base o projeto e os
demais elementos constantes do processo.
1 - BASES LEGAIS; FILOSÓFICAS, SÕCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS, CONFI
GURANDO A CONCEPÇÃO E OBJETIVO DO CURSO
0 curso pretendido e o de Ciências - Habilitação em Matemática
- Aplicado a Informática e o seu currículo pleno foi elaborado atenden
do as exigências da Resolução n9 30 de 11 de julho de 1974, que fixa
os mínimos de conteúdo e duração do curso.
0 currículo pleno apresentado, permite atender às solicitações
profissionais e as necessidades educacionais da região. Permite ainda
o mencionado currículo uma efetiva integração entre o estudo teórico
das matérias do currículo e as atividades praticas correlatas.
0 curso Superior de Ciências com Habilitação em Matemática vi
sa a formação de professores para o ensino de 1º e 2º Graus.
Considerando a carência de profissionais habilitados, princi-
palmente na rede publica de ensino, a escola organizou o presente cur-
so superior, desdobrando-s
e em duas faces destinstas:
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a) Licenciatura de curta duração em Ciências, que habilitará seus
concluintes a lecionar Ciências Físicas e Biológicas e Matemática no 1º
grau;
b) Licenciatura Plena em Matemática, cuja habilitação proporciona
rã aos candidatos a oportunidade de ministrarem aulas de Matemática no 1º
e 2º Graus de Ensino.
2 - PERFIL PROFISSIOGRÃFICO
0 currículo proposto para o curso visa a formação de um profissio
nal que possa atuar tanto nas funções de magistério, mas também em em-
presas industriais, em cálculos estatísticos, controle de estoques,etc.,
através da utilização do computar. No campo das aplicações práticas, ele
atua nas mais diversas áreas, como investigação cientifica, engenharia
civil, processamento de dados, desenvolvimento, produção e logística nos
campos da eletrônica, da energia nuclear, etc.
Pretende-se, pois, instalar-se o Curso de Ciências com habilita-
ção em Matemática - Aplicado a Informática, cujo currículo pleno, enri
quecido com disciplinas de Informática, permita a formação de um profis-
sional que possa executar as tarefas anteriormente mencionadas, alem de
poder atuar no magistério de 1º e 2º Graus, região de influência da Fa-
culdade, em face da rede escolar em funcionamento.
3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
0 currículo pleno do curso de Ciências - Habilitação em Mate
mãtica (ANEXO I), proposto pela Instituição, apresenta uma grade curri-
cular com uma carga horária assim distribuída:
- Licenciatura 2.880 h/a;
- Educação Física 72 h/a;
- Estágio Supervisionado 140 h/a;
TOTAL GERAL 3.092 h/a.
Os autos trazem as ementas e bibliografia básica de cada disci
plina.
4 - CORPO DOCENTE
0 corpo Docente do curso será recrutado tendo em vista a mãxi
ma titulação possível, fazendo-se, por meio de níveis de salários dis-
tintos, uma forma de incentivo ao enrequecimento curricular, que tam -
bem será auxiliado por um sistema de bolsas de estudos, cuja receita e
despesa estão previstas no planejamento economico-financeiro.
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A forma de renumeraçaoo se limita ao pagamento de horas/aula,
havendo professores contratados em tempo integral, para o exercício de
atividades administrativas e de incentivo à pesquisa.
A relação do corpo docente com as respectivas disciplinas encon-
tra-se no Anexo II deste Parecer.
5 - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO PEDAGÓGICA
0 Instituto Sul Brasil de Ensino Superior, com sede na cidade de
o José dos Pinhais - Estado do Paraná, e um estabelecimento de ensino
superior, mantido pela Sociedade de Ensinoo José dos Pinhais - PR.
A estrutura organizacional do Instituto Sul BRasil de Ensino SU-
perior, está assim constituída:
- Congregação;
- Conselho Departamental;
- Diretoria;
- Departamentos.
0 Conselho Departamental; órgão técnico de coordenação, assesso-
ramento, consultivo e deliberativo em matéria didático-científica e ad
ministrativa; e constituído:
- Pelo Diretor, seu Presidente;
- Pelos chefes de Departamentos;
- Pelo Coordenador de Ensino;
- Por 1 (um) representante estudantil.
6 - BIBLIOTECA
A Bilioteca do INSTITUTO SUL BRASIL DE ENSINO SUPERIOR, mantid
do pela SOCIEDADE DE ENSINO DEO JOSÉ DOS PINHAIS, será estruturada
tendo em vista as modernas técnicas de recuperação de informação, man
tendo um acervo de obras específicas e periódicos sempre atualizados
existindo na previsão orçamentária verba prevista para esse fim.
Com o objetivo de melhorar a acelerar a análise e a transmis-
sao de informação, pretende-se a aceleração de convênio com o COMUT,
o programa de Comutaçao Bibliográfica, Acesso imediato a informação ,
Criado através da Port. nº 456 de 05/08/80, do MEC e instituído junto
à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
/MEC e SEPLAN/CNPq/IBICT. 0 COMUT se estrutura em forma de uma rede
de Bibliotecas para a prestação de serviços, com bases de reciprocida
de legal baseada em convénios, no qual as instituições convenientes colo-
cam à disposição, uma das outras, as suas coleções bibliográficas atra-
ves de criação de condições para transferência de informação.
0 acervo bibliográfico da Biblioteca será adquirido conforme qua-
dro constante do Anexo III deste Parecer.
7 - INSTALAÇÕES
A área total a ser utilizada pelo Instituto e de 2.538,70 m2 ,
o estando computadas as áreas de circulação - hall, corredores, ram-
pas, estacionamento, pátio interno, cantina e subsolo.
A Instituição informa que " visando maior funcionabilidade, serão
feitas as adaptações e remanejamentos necessários nas dependências, no
decorrer do funcionamento.
Nos autos contem planta-baixa, onde se localizam as diferentes de
pendências: salas de aula, biblioteca, salas de administração, etc.
8 - LABORATÓRIO
Constitui parte do plano de expansão, a instalação de laboratóri-
os para dar suporte ao referido curso, cuja configuração e equipamentos
constam dos autos.
. Pesquisa
As linhas de ação referentes a Pesquisa estão explicitadas
no Projeto.
A IES apresenta suas primeiras linhas de pesquisa ligadas
a iniciação científica dos alunos e a Pós-Graduação.
. Extensão
0 programa de Extensão da IES apresenta eventos sistemá-
ticos e alguns periódicos que têm,demonstrarão o envolvimento da IES com
a comunidade local.
9 - PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
A previsão econômico-financeira da entidade mantenedora, foi
elaborada tomando-se como índice de correção o IGPM/FGV, fixado em 38,32,
em dezembro de 1993.
Para a elaboração da previsão econômico-financeira, foram, ainda,
adotados os seguintes parâmetros:
ANEXO II
RELAÇÃO DO CORPO DOCENTE
PROF.: ALDO YOSHIKAZU YAMASHIRO
Disc.: Álgebra
Geometria
Bacharel em Matemática * Licenciado em Ciências, pela Pontifícia Universida_
de Católica do Paraná, em 1989. Especialização em Didática do Ensino
Superior, pela Pontificia Universidade Católica do Paraná, em 1991.
Mestrado em Educação - Área de Concentração Pedagógica. Possui cursos
de Extensão Universitária em sua área de formação. Experiência profissional
desenvolvendo trabalhos como Técnico Eletrônico e em Informática.Experiência
docente como professor do nivel superior.
PROF*. ANETE MUNIZ NEQUER
Disc: Calculo Diferencial e Integral
Física Geral
Engenharia - Habilitação em Engenharia Civil, pela Universidade Católica
do Paraná, em 1981 . Licenciada em Ciências - Hab. em Matemática, pela
Universidade Católica do Paraná, em 1979. Especialização em Engenharia
Civil - Métodos Computacionais, pela Universidade Federal do Paraná,
em 1983. Experiência profissional em sua área de formação. Experiência
docente como professor do ensino superior desde 1983.
PROF.: ANÍBAL SCHIOCHET
Disc: Química Geral
Licenciado em Química, pela Universidade do Paraná, 1971. Especializa-
ção em Bioquímica, pela mesma entidade, em 1977. Possui diversos cursos
de Extensão Universitária em sua área de formação. Experiência docente
desde 1971.
PROF.: ANTONIO JOAQUIM MELO CARVALHAL
Disc: Computação Básica e Programação
Engenharia Elétrica, pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1977.
Mestre em Engenharia da Computação e Automação Industrial, pela Universidade
Estadual de Campinas, em 1988. Doutorado em andamento, pela Karlsshue
Universitat - Alemanha. Curso de aperfeiçoamento em Instrumentação e
Controle e Computação Gráfica. Vasta experiência profissional em sua
área de formação e experiência docente como professor do nível superior.
PROFª: ESTELA MARIS TRENTO HEIN
Disc: Computação Básica e Programação
Calculo Vetorial e Geometria Analítica
Fundamentos da Matemática
Licenciada em Ciências - Hab. em Matemática, pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, em 1979. Bacharelado em Matemática, pela mesma entidade,
em 1980. Especialização em Engenharia Económica pelo ISPG(Instituto Superior
des Graduação) e Sociedade Paranaense de Ensino e Informática, em
1993. Especialização em Processamento de Dados, pela Sociedade Paranaense de
Ensino de Informática, em 1989. Possui outros cursos de aperfeiçoamento.
Experiência docente desde 1978. Possui parecer do CFE n
8
247 para ministrar
as disciplinas de Elementos de Matemática e Introdução à Estatística
Económica.
PROF.: JAIME WOJCIECHOWSKI
Disc: Fundamentos da Matemática
Lógica
Ciências com Habilitação em Matemática, pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, em 1987. Bacharel em Matemática, pela mesma Instituição,
em 1987. Especialização em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná,
360 h/a, em 1988. Curso de extensão em Tópicos de Matemática Elementar,
pela Universidade Federal do Paraná, 60 h/a, em 1987. Diversos cursos
na área de formação e de informática. Totalizando mais de 800 h/a.
Experiência docente desde 1987.
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE CIÊNCIAS
COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
APLICADO A INFORMÁTICA
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
SEMANAL /ANUAL
1a Série
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra I
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
Geometria I
Física Geral I
Computação Básica e Programação I
Lógica
Química Geral
Fundamentos da Matemática
03
03
02
02
02
02
02
02
02
108
108
72
72
72
72
72
72
72
720
Cálculo Diferencial e Integral II 03
Álgebra II 02
Geometria II 03
Física Geral II 02
Computação Básica e Programação II 02
Biologia Geral 02
Psicologia da Educação 02
Linguagem de Programação e Algoritimo 02
Elementos de Geologia 02
TOTAL . . 20
108
72
Í08
72
72
72
72
72
72
720
2a Série
3a Série
Análise Matemática
Equações Diferenciais
Álgebra III
Probabilidade e Estatística
Topologia
Cálculo Numérico
Didática
TOTAL
04
04
03
03
02
02
02
. 20
144
14*
108
108
72
72
72
720
4a Série
Matemática Aplicada
Língua Portuguesa
Álgebra IV
Geometria Superior
História e Filosofia da Matemática
Instrumentação para o Ensino
Estrutura e Funcionamento do Ens. 1º e 2º Graus
EDUCAÇÃO FÍSICA
04
02
03
04
03
03
02
02
.... 20
144
72
108
144
108
Í08
72
72
792
CARGA HORÁRIA
Licenciatura....
Educação Física
Estágio Supervisionado.
TOTAL GERAL
2.880
72
140
3.092
h/a
h/a
h/a
h/a
ANEXO III
SOCIEDADE DE ENSINO DEO JOSÉ DOS PINHAIS
CURSO: CIÊNCIAS CI HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA / JANEIRO 94
INFORMAÇÔS SOBRE 0 ACERVO DE LIVROS DA BIBLIOTECA
ESPECIFICAÇÃO
DOS
ASSUNTOS
| Generalidade, Civilização
| Bibliotecas Biblioteconomia
| Enciclopédias gerais Dicionários Livros de Referência
| Filosofia
| Psicologia
| Religião Teologia
| Sociologia Sociografia. Antropologia Social ou Cultural
| Estatística
| Política Ciência Política Economia. Economia Política
| Direito Legislação. Jurisprudência
| Administração (Contabilidade, Propaganda e Informação)
| Assistência Social Seguros (Aluaria)
| Educação Pedagogia
| Comércio Comunicação Turismo
| Ciências Puras Matemática
| Astronomia. Geodesia Fisica ...
| Química. Mineralogia .
| Geologia Meteorologia, paleontologia
| Ciências Biologicas. Botânica. Zoologia
| Questões gerais sobre as Ciéncias aplicadas
| Medicina (Enfermagem e Farmácia)
| Engenharia. Tecnologia em geral Processamento de Dados
| Agricultura. Silvicultura Zootecnia
| Ciéncias Domésticas. Economía Doméstica
| Química Industrial. Indústrias Ofícios e Artes
| Artes.Escultura Desenho Pintura Gravura Cinematografia
| Urbanização. Arquitetura
| Música
| Divertimentos. Desportos (Educação Física)
| Filologia» Linguística. ..
| Linguagem de Programação
| Literatura
| Geografia
| Biografia. História
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 27 de junho de 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 27/06/1994, REALIZADA AS 17:00 HORAS..
REUNIÃO ORDINÁRIA DE julho/1994.
ASSINATURA
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