2.2 - Concepção e Objetivos do Curso:
O Plano do Curso de 1994, reafirma que "desde a sua
instalação, pretendeu assumir características bem marcantes e
diferenciadas, em relação à grande maioria dos cursos existentes.
Sem descuidar dos aspectos mais gerais e abrangentes das Ciências
Econômicas, o Curso foi estruturado para atender preferencialmente
a área privada da economia que é o setor que abriga a maior parte
dos profissionais da área.
O Curso de Ciências Econômicas da Anhembi Morumbi pretende
atender a um mercado que exige dos profissionais dessa área,
qualificação pessoal muito específica, onde se destacam a
sociabilidade, liderança, iniciativa, espírito empreendedor,
raciocínio abstrato, habilidade numérica, atenção concentrada,
exatidão, uso correto da linguagem e utilização de instrumental
adequado para o exercício profissional, pois o economista deverá,
genericamente, desenvolver as seguintes atividades:
a) planejamento, projeção, programação e análise econômico-
financeira de investimentos de qualquer natureza;
b) realização de estudos, análises e Pareceres pertinentes à
macro e microeconomia;
c) realização de perícias, avaliações e arbitragens.
Ainda consta do Plano de Curso uma abordagem pedagógica que
é coerente com a filosofia apresentada no Projeto da Universidade:
a integração . Consta do Plano de Curso uma nova abordagem
metodológica que também é citada pela especialista Professora
Doutora Anita Kon, em seu Parecer:"... na intenção de compor, para
cada série, um módulo em que o aluno possa ter uma atuação efetiva,
o trabalho integrado deverá necessariamente constituir uma maneira
de proceder, uma interação consistente, contínua e conseqüente
entre o conteúdo das disciplinas ministradas em sala de aula e os
professores de ordem econômico-financeira com que as empresas se
defrontam no seu dia-a-dia. Assim sendo, em toda a duração do
curso, o trabalho integrado será o veículo em que os alunos, diante
de situações problemas de uma empresa - ainda que simulada -serão
instigadas a apresentar, na materialização das soluções a serem
propostas, uma abordagem muito próxima da interdisciplinaridade,
ensaiando, assim, uma postura holística, na medida em que forem
desenvolvendo o entendimento de que os problemas possuem, uma
diversidade de aspectos e de que, por conseqüência, suas soluções
envolvem o conhecimento humano em sua totalidade. Dentro dos
princípios que informam a natureza dos trabalhos integrados, cada
uma das séries do Curso reunirá matérias de caracter teórico e
instrumental que deverão convergir para um tema central".
2.3 - Currículo Pleno
Para que possa atender seus objetivos, o Curso está
estruturado em 5 séries e seu currículo está constantemente sendo
avaliado em diversas instâncias, resultando, já em 1993, algumas
modificações plenamente justificadas em função da proposta
inovadora do Curso e em virtude das permanentes mudanças pelas
quais passa a sociedade e dentro dela a ordem econômica. O
Currículo Pleno atual do Curso é o que se segue: