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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JALES SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) para o funcionamento do curso de Ciências
Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis
e Administrativas de Jales/SP.
RELATOR: SR. CONS José Francisco Sanchotene Felice
CÂMARA OU COMISSÃO
PARECER Nº
CESU 1° Grupo
APROVADO EM
PROCESSO N.°
23.001.000072/90-72
l - RELATÓRIO
Trata-se de processo de interesse da Associação E
ducacional de Jales, com sede no Município de Jales/SP, referen
te ao pedido de autorização para o funcionamento do curso de
Ciências Contábeis, a ser minsitrado pela Faculdade de Ciências
Contábeis e Administrativas de Jales, estabelecimento de ensino
superior isolado particular, a ser instalado em Jales/SP.
0 Parecer CFE 618/93 indeferiu o pedido da inte -
ressada e o Parecer CFE 421/94 decidiu favoravelmente pela
reconsideração do mesmo, aprovando a Carta-consulta. 0 turno de
funcionamento será noturno.
Na forma da Resolução CFE 01/93, a Associação a-
presenta o projeto do referido curso, para análise e aprovação-
da CESu - Câmara de Ensino Superior deste Conselho.
0 presente Parecer foi elaborado com base nos da-
dos constantes do processo.
MOD 5-CFE
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BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
A Associação Educacional de Jales, com sede na
cidade de Jales, Estado de São Paulo, é pessoa jurídica de
direito privado, sem fins lucrativos, com seu Estatuto Social
registrado no Livro "A", sob nº 65, fls. 46vº/47.
A Instituição pretende desenvolver seu projeto
pedagógico, considerando dois vértices: o oferecimento de
licenciaturas plenas para o desenvolvimento, formação e
preparação de recursos humanos para o sistema de ensino e de
cursos básicos que dêem suporte para o desenvolvimento da área
técnico-profissional, buscando a melhor qualidade de ensino.
Segundo a Instituição, "é intuitivo que todo
curso ministrado em grau acadêmico, tenha por objetivo primeiro,
proporcionar a formação do homem - profissional - pensador,
indagador, criativo, capacitado a extrair conclusões e engendrar
alternativas de soluções, em face de suas atividades específicas
na realidade concreta - paralelamente à aquisição de habilidades
destinadas a execução, em moldes eminentemente técnicos, de
tarefas que lhe são pertinentes. ... Ora, incumbe ao bacharelado
em Ciências Contábeis o preenchimento de requisitos fundamentais,
como a formação de um denso lastro de cultura humanística, além
de uma consistente capacitação técnica, que envolve a assimilação
de sólidos conhecimentos das disciplinas que compõe o leque de
seu campo profissional."
Considera que a Resolução CFE nº 03/92 permite
que na elaboração do currículo pleno, o mesmo atenda aos anseios
acima manifestados assumindo a caraterística de elaboração de um
Projeto Pedagógico, estruturado a partir da identificação, da
análise e da definição prévia de três importantes referências: a
inserção da Instituição e do curso na região em que atua; o
perfil do profissional a ser formado; o conteúdo programático do
curso.
2
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O Curso de Ciências Contábeis visa fornecer aos
alunos cultura geral, objetivando conhecimento dos fatos e
condições, institucionais, através de instrumentos dos modelos e
técnicas de natureza conceituai.
Especificamente, o curso objetiva preparar
profissionais habilitados para desenvolver suas atividades,
através de sólida formação técnica, baseada em aspectos fiscais,
legais, contábeis e tributários tendo como pedra angular os
fundamentos teóricos de contabilidade.
Em termos profissionais, o egresso do curso terá
habilidade para lidar com dados empresariais e contábeis,
organizando a contabilidade, registrando e interpretando atos e
fatos administrativos, produzindo informações e avaliando
controles e patrimónios. A estrutura curricular adotada fornecerá
conhecimentos amplos que possibilitam ao aluno o desenvolvimento
de suas potencialidades, tais como liderança, iniciativa,
sociabilidade e concentração. Estas características, uma vez
desenvolvidas, darão ao futuro profissional o equilíbrio para o
ato de controlar "a saúde gerencial" das empresas.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O profissional egresso do curso deverá:
- Planejar, coordenar e controlar funções de
natureza contábil;
- Exercer funções privativas nos setores público
e privado, regulamentadas pelas normas do Conselho Federal de
Contabilidade;
- Registrar atos e fatos administrativos, gue
demonstrem a situação da empresa, interpretando e levantando
informações, inclusive balanços, que permitam gerir o
patrimônio;
3
- Proceder a conferência de registros contábeis,
com o fim de observar a fidedignidade dos balanços que apresentam
a situação econômica-financeira da empresa avaliando os controles
internos;
- Tratar do relacionamento da empresa com poderes
públicos, principalmente no campo tributário orientando quanto a
aplicação e fiscalização de tributos.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
A estrutura curricular do curso de Ciências
Contábeis, elaborada nos termos da Resolução CFE nº 03/92, que
fixa os minimos de conteúdo e duração do curso, apresenta uma
carga horária de 3.600ha, acrescida de 72ha de Educação Física,
totalizando 3.672ha, integralizada, no mínimo, em 5 (cinco) anos
letivos. O currículo pleno proposto para o curso constitui o
Anexo I deste Parecer.
Sobre a estrutura curricular, a Instituição
expressa que "a realidade dos negócios privados e públicos vêm
exigindo bacharéis que dominem assuntos ecléticos, desde o
puramente técnico até questões macroeconômicas, inclusive, quanto
aos reflexos da internacionalização dos negócios empresariais e,
conseguentemente, com implicações contábeis mais extensas."
Assim considerando, a estrutura curricular
proposta compreende disciplinas de natureza técnica objetivando a
formação de profissionais contábeis para a aplicação e
gerenciamentos dos sistemas de informações contábeis, os quais
dão suporte às decisões administrativas nas organizações públicas
e privadas, bem como disciplinas de formação humanística que
permita fornecer ao mercado, profissionais competentes
tecnicamente e responsáveis socialmente.
Quanto as metodologias de ensino dos cursos a
serem oferecidos, o projeto registra que para garantir a
qualidade de ensino na Instituição, há um processo permanente de
organização metodológica que dá ao corpo docente reciclagens e
aperfeiçoamentos específicos, tendo como meta a melhoria de
ensino.
Respeitando as características de cada
disciplina, serão utilizadas como instrumental didático, aulas
expositivas, aulas expositivas com recursos audiovisuais,
retroprojetores, vídeo-cassetes, gravadores, projetores de
slides, etc., estudos supervisionados, tarefas dirigidas,
seminários, dinâmicas de grupos, análise de textos, instruções
programadas, aulas práticas em laboratórios, etc.
Nos cursos a serem oferecidos, observar-se-á a
busca permanente da aproximação da teoria com a prática, com as
primeiras experiências de prática profissional através do estágio
curricular.
Assim, concomitantemente ao uso de laboratórios,
salas ambiente, prevê-se o escritório-modelo, que propiciará
experiência profissional por meio de trabalhos que serão
executados pelos alunos, possibilitando a integração da
Instituição com a Comunidade.
Consta do processo o ementário e a indicação de
bibliografia básica para as disciplinas que integram a estrutura
curricular.
CORPO DOCENTE
O corpo docente indicado para a primeira série do
Curso de Ciências Contábeis, conforme a Resolução CFE 01/93, é
constituído de 09 (nove) professores, apresentando titulação de
mestrado, especialização e graduação na área específica da
disciplina, além de experiência no magistério do ensino superior
e profissional. A relação do corpo docente constitui o Anexo II
deste parecer.
Quanto a capacitação docente, a entidade tem como
programa a implantação de um plano de carreira, cuja proposta
integra o processo.
No projeto, a Instituição relata que o programa
de capacitação docente contemplará, entre outros, projetos de:
a) Bolsas para aperfeiçoamento e especialização
(pós-graduação "lato sensu");
b) Bolsas para cursos de pós-graduação "stricto
sensu" (mestrado e doutorado);
c) Incentivos para a participação em congressos,
seminários, cursos e simpósios;
d) Incentivos para a participação em projetos
específicos de pesquisa que contribuam para a ampliação do
conhecimento em área determinada ou que sejam de interesse para
o desenvolvimento institucional ou comunitário;
e) Estímulo e apoio material concreto à
publicação de trabalhos, estudos e pesquisas;
f) Cooperação e intercâmbio com entidades de
ensino e pesquisa;
g) Promoção de visitas técnicas e estágios em
instituições congêneres;
h) Realização de cursos, seminários, simpósios,
na Instituição, para a capacitação dos seus docentes.
Informa também, que objetivando a capacitação de
seus docentes, vem realizando cursos de pós-graduação "lato
sensu" de "Prática Docente - Fundamentos e Técnicas" e
"Metodologia de Pesquisa de Problemas Educacionais".
6
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E SETORES
COMPLEMENTARES
A Faculdade de Ciências Contábeis e
Administrativas de Jales, estabelecimento de ensino superior que
abrigará o curso, estará estruturado nos termos do artigo 8º da
Lei 5540/68, tendo na estrutura organizacional os seguintes
órgãos: Congregação, Conselho Departamental, Departamentos e
Diretoria.
O Regimento terá a definição, composição e
atribuições dos órgãos, normas de funcionamento e regime
disciplinar da comunidade acadêmica da Faculdade, além de normas
do regime escolar dos cursos, sendo o mesmo objeto de análise por
este Conselho em processo próprio após a autorização para o
funcionamento do curso.
O curso contará com o apoio pedagógico da CATEPE
Coordenadoria de Apoio Técnico Pedagógico, órgão de
coordenação, acompanhamento, avaliação e controle das atividades
curriculares e pedagógicas, implantado pela Instituição, tendo
suas atribuições definidas na Portaria 05/91.
A Faculdade conta também com órgãos de apoio
administrativo, constituídos de:
- Secretaria Geral - a quem compete centralizar
todo o movimento escolar e administrativo da Faculdade dirigido
por um secretário, sob a orientação do Diretor;
Biblioteca - sob a responsabilidade de
profissional legalmente habilitado, destina-se a atender a
professores, alunos e a comunidade, sendo a mesma organizada
segundo os princípios mais modernos da Biblioteconomia e seu
funcionamento é disciplinado por regulamento especial, baixado
pela Diretoria.
CORPO DIRIGENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Para responder pelos destinos acadêmicos da
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Jales, a
entidade indica os abaixo nomeados:
- Diretora - Maria Cristina Fuster Soler Bernardo;
- Secretário - Júlio Aparecido da Silva;
- Bibliotecária - Júlia Maria Freitas Pegari;
- Coordenadora Pedagógica - Ruth de Carvalho Ceneviva.
INSTALAÇÕES FÍSICAS E EQUIPAMENTOS
Para o funcionamento do curso, a Associação
utilizará, em regime de Comodato, pelo prazo de 10 anos, cuja
vigência findar-se-á em 31 de janeiro de 2003, prédio construído
especialmente para abrigar estabelecimento de ensino superior.
O prédio, localizado à Rua Francisco Jales, 1891,
apresenta uma área construída de 6.155,93m2, além de 1.800m2 do
ginásio de esportes coberto, em terreno de 2.992,80m2,
distribuída em Salas de Aulas, Secretaria, Diretoria,
Coordenadoria, Laboratórios, Biblioteca, Sala dos Professores, de
acordo com guadro descritivo e plantas anexas ao projeto.
Os recursos materiais de que se servirá a
Mantenedora para o funcionamento do curso, se constituem de
carteiras universitárias, mesas, cadeiras, quadro-negros,
arquivos, máquinas, estantes, copiadoras, equipamentos
computacionais e outros necessários para o desenvolvimento das
atividades-fim.
A Instituição conta ainda com recursos
audiovisuais, tais como: retroprojetores, projetores de slides,
videocassete, televisor, coleção de fitas.
Para as atividades acadêmicas do curso, a
Instituição dispõe de Laboratório de Informática, com 02
8
microcomputadores 386 DX C/4MB e 08 microcomputadores PCXT com
640 KB de memória.
Para o desenvolvimento das atividades de
iniciação da prática profissional, o projeto considera a
implantação de um "escritório-modelo", que disporá de
escrivaninhas com cadeiras, máquinas de escrever, calculadoras,
mesa de reunião, arquivos de pasta suspensa, armários de aço e
quadros-modelo de livros contábeis.
BIBLIOTECA
A Biblioteca, instalada em área de 174,80m2, que
abriqa o acervo e a sala de leitura, funciona de sequnda a sexta-
feira, das 08:00 às 17:30 horas e das 19:00 às 22:00 horas e aos
sábados das 08:00 às 12:00 horas e está sob a responsabilidade de
profissional legalmente habilitado e duas auxiliares.
O sistema de classificação adotado é o CDD -
Catálogo Decimal de Dewey e o acervo bibliográfico atual é
formado por 13.064 títulos de livros, 17.379 exemplares e 61
títulos de periódicos, sendo 27 de assinatura corrente. O acervo
encontra-se em fase de informatização.
Para as áreas de conhecimento desenvolvidas no
curso em apreço, o acervo já conta com 436 títulos de livros,
sendo o acervo específico constituído de 347 títulos, conforme
relação anexa ao processo. A ampliação do acervo ocorrerá com o
desenvolvimento das séries do curso, bem como será atualizado
constantemente, por indicação dos professores, por solicitação
dos alunos, em decorrência do resultado da estatística de
consulta e em razão de novas edições ou lançamentos pelas
editoras.
Quanto ao acervo específico de periódicos, a
Instituição indica a assinatura de 13 títulos, que será ampliada,
de acordo com as indicações e lançamentos.
9
LINHAS DE PESQUISA
De acordo com o projeto, na Instituição a
pesquisa é entendida como instrumento que possibilita a
transmissão de uma cultura comum nacional e o desenvolvimento do
pensamento crítico e criador, não podendo, portanto, educadores
ficarem à margem do conhecimento de seu uso, suas técnicas e
metodologias.
Assim, vem desenvolvendo um programa
institucional de iniciação científica, destinado à orientação de
professores e alunos, através da realização dos cursos:
Introdução à Pesquisa e Pesquisa na Prática Pedagógica; e
Especialização "lato sensu" em Metodologia de Pesquisas de
Problemas Educacionais.
Destaca-se que a Instituição desenvolve nos
cursos de pós-graduação, "lato sensu", monografias como
metodologia indispensável para o ensino, a "pesquisa meio",
objetivando o aprender pela investigação.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO
A Faculdade mantém atividades de extensão
cultural para a difusão de conhecimentos e técnicas pertinentes à
área de seus cursos.
As atividades de extensão são coordenadas pelos
Departamentos que as executam, desenvolvidas em diferentes campos
de abrangência, tais como: cursos extracurriculares destinados a
alunos e ao público em geral; semanas de estudos, com a
finalidade de propiciar formas diferentes de vivência de estudos
com a participação de docentes da Instituição e especialistas; e
eventos culturais, compreendendo palestras, seminários, debates e
exposições, com temas relevantes e emergentes que permitem à
comunidade integrada à Instituição, a oportunidade de
atualização;
10
PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Considerando, que não haverá aumento de vagas,
mas remanejamento das atuais para o oferecimento no curso em
apreço, deixa de proceder a análise do Planejamento Econômico-
Financeiro a que se refere o artigo 16, da Resolução CFE nº
01/93.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, o Relator vota favoravelmente
à autorização (Projeto) para o funcionamento do Curso Superior de
Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências
Contábeis e Administrativas de Jales, mantida pela Associação
Educacional de Jales, no Município de Jales, Estado de São Paulo,
com 8 0 (oitenta) vagas totais anuais, no turno noturno,
redistribuídas do quadro atual da Instituição.
Aprovado o presente Parecer, o processo deverá
ser encaminhado à SESU/MEC para designação de Comissão
Verificadora, de acordo com o definido nos artigos 19 e 2 0 da
Resolução CFE 01/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior - 1º Grupo acompanha o
voto do Relator.
CURRÍCULO PLENO CURSO DE CNCIAS CONTÁBEIS
CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS HORÁRIA
1º ANO
Língua Portuguesa ............................. 72 ha.
Teoria Econômica .............................. 144 ha.
Matemática .................................... 144 ha.
Noções de Direito ............................. 72 ha.
Noções de Ciências Sociais (Sociologia) ....... 72 ha.
Administração (Teorias) ....................... 144 ha.
Filosofia ..................................... 72 ha.
72 0 ha.
Educação Física ............................... 72 ha.
792 ha.
2º ANO
Psicologia .................................... 72 ha.
Estatística ................................... 144 ha.
Contabilidade Geral ........................... 144 ha.
Legislação Social ............................. 72 ha.
Economia Brasileira (inclusive Agrícola) ...... 144 ha.
Direito Comercial e Societário ................ 72 ha.
Administração de Recursos Humanos ............. 72 ha.
720 ha.
3º ANO
Contabilidade Comercial ....................... 144 ha.
Legislação Tributária ......................... 72 ha.
Contabilidade e Análise de Custos ............. 144 ha.
Teoria da Contabilidade ....................... 144 ha.
Administração Financeira e Orçamento Empresarial 144 ha.
Cooperativismo ................................ 72 ha.
720 ha.
4º ANO
Auditoria ..................................... 144 ha.
Análise das Demonstrações Contábeis ........... 144 ha.
Contabilidade Agricola ........................ 72 ha.
Processamento de Dados ......................... 144 ha.
Contabilidade Pública ......................... 72 ha.
Estudo de Casos ............................... 72 ha.
Jogos de Empresas ............................. 72 ha.
720 ha.
5º ANO
Sistemas Contábeis ............................ 144 ha.
Contabilidade Gerencial ....................... 144 ha.
Ética Geral e Profissional .................... 72 ha.
Perícia Contábil .............................. 72 ha.
Laboratório Contábil .......................... 14 4 ha.
Contabilidade Tributária ...................... 144 ha.
720 ha.
Carga Horária .......................... 3.600 ha.
Educação Física ........................ 72 ha.
TOTAL 3.672 ha.
ANEXO II
CORPO DOCENTE - CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
01. ALCEBÍADES BERNARDO JÚNIOR
Educação Física
Licenciatura Plena em Educação Física, pela Fundação
Educacional de São Carlos (1980). Curso de Especialização em
Didática Geral (360ha) pela Faculdade de F.C.L. de Jales
(1987). Realizou vários cursos de aperfeiçoamento e extensão
na área de Educação Física. Aprovado pelos Pareceres CFE nºs
451/89 e 984/88 para lecionar Educação Física. Possui
experiência docente, lecionando Educação Física, desde 1981.
Experiência profissional como Técnico de Equipe Adulta
Masculina do Ipê-Banespa (1991).
02. HENRIQUE PEDROSO MAZZEI
Administração
Teoria Econômica
Mestre em Administração, área de concentração em
Administração de Recursos Humanos, pela Michigan State
University (1977). Bacharel em Administração de Empresas,
pela Faculdade de Administração de Empresas de Araçatuba
(1974) . Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de
Araçatuba (1983). Curso de "The Administrative Manegement
Program for Brazilian Executives" (80ha). Treinamento em
Metodologia do Ensino Superior (80ha). Treinamento de
Gerentes Industriais para Destilarias de Álcool (104ha).
Realizou vários cursos de extensão universitária. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Introdução à Economia, Economia e Economia
Internacional, nas Faculdades Unificadas de Araçatuba (desde
1988) e Economia, Administração e Computador e Sociedade, na
Associação Educativa Superior de Araçatuba (desde 1991).
Aprovado pelo Parecer CFE nº 324/89 para lecionar
Administração, Teoria Macroeconômica e Teoria Microeconômica.
03. JOÃO SILVEIRA NETO
Noções de Direito
Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Araçatuba
(1987) . Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade de
Ciências Contábeis de Araçatuba (1981). Licenciatura Plena em
Esquema II, habilitação em Contabilidade, pela Faculdade de
F.C.L. de Jales (1978). Curso de Especialização "lato sensu"
em Didática Geral (360ha) pela Faculdade de F.C.L. de Jales
(1988). Curso de Processo Civil (90ha). Curso de Processo do
Trabalho (120ha). Curso de Advocacia Criminal (220ha).
Realizou cursos de aperfeiçoamento e extensão na área do
Direito. Aprovado pelos Pareceres CFE nº 401/88 para lecionar
Contabilidade Geral e Comercial, e nº 451/89 para lecionar
Instituição de Direito Público e Privado. Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando
Contabilidade Geral e Contabilidade Comercial (desde 1988).
Experiência profissional como Contador. Advogado com banca
própria.
04. JOAQUIM FRANCISCO DE GODOY
Filosofia
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de
Direito de São José do Rio Preto/SP (1978). Licenciado em
Filosofia pela Faculdade de F.C.L. de Mogi das Cruzes/SP
(1970). Curso de Teologia, pelo Seminário Menor Diocesano de
São Carlos. Curso de Especialização em Didática Geral (360
ha). Curso de Treinamento em Educação Moral e Cívica
(120ha/1971). Realizou vários cursos de aperfeiçoamento e
extensão ligados a área do Direito e Filosofia. Aprovado pelo
Parecer CFE nº 401/88, para lecionar Estudo de Problemas
Brasileiros. Aprovado em Concurso Público para o cargo de
Professor III - Filosofia (1986). Possui experiência docente,
lecionando Filosofia em escolas de 1º e 2º graus (desde 1965)
e na Faculdade de F.C.L. de Jales
(desde 1983) .
05. JOSÉ LAFAYETTE DE OLIVEIRA GONÇALVES
Matemática
Mestre em Matemática, área de concentração em Ensino e
Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-
Científicos (UNESP-1992). Licenciatura Plena em Pedagogia,
habilitação em Administração Escolar e Supervisão Escolar de
1º e 2º Graus, pela Faculdade de F.C.L. "José Olímpio",
Batatais/SP (1976). Licenciatura Plena em Matemática, pela
Faculdade de Ciências e Letras de Tupã (1973). Curso de
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (360ha-
1988). Curso de Especialização em Matemática (280ha-1974).
Curso de Matemática Aplicada (180ha-1975). Curso de
Aperfeiçoamento de "Avaliação do Ensino e da Aprendizagem" -
Área de Didática (91ha). Possui experiência docente no
magistério do ensino superior, lecionando Matemática, Desenho
Geométrico e Estatística, na FAFICLE/Jales/SP (desde 1975).
06. JOSÉ RUBENS POMPONI
Teoria Econômica
Bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências
Econômicas e de Administração de Empresas de SJRP/1972. Curso
de Crédito Rural, pelo Banco Central do Brasil (1971). Curso
de Administração por Objetivos (1974) e Crédito Rural (1975),
pelo Banco do Estado de São Paulo SA. Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando a
disciplina Administração, Economia e Mercado, na Faculdade de
F.C.L. de Jales (1976/1981). Aprovado pelo Parecer CFE nº
7222/78, para lecionar Administração, Economia e Mercado.
Experiência profissional atuando junto à gerência e como
auditor do Banco do Estado de São Paulo SA.
07. PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
Lingua Portuguesa
Doutorando em Letras, área de concentração em Teoria da
Literatura (em fase de elaboração de tese) pela UNESP/São
José do Rio Preto/SP. Mestre em Letras, área de concentração
em Literatura Brasileira, pela UNESP/1993. Licenciatura Plena
em Letras, habilitação Português/Inglês e respectivas
Literaturas, pela Faculdade de F.C.L. de Votuporanga/SP
(1987). Curso de Especialização em Língua Inglesa (360ha).
Realizou vários cursos de aperfeiçoamento e extensão ligados
a área de Letras. Possui experiência docente no magistério do
ensino superior, lecionando Literatura Portuguesa na
Faculdade de F.C.L. de Jales e Língua Inglesa na Faculdade de
F.C.L. de Fernandópolis, desde 1991.
08. RACKEL IVANNIE MOREIRA DE TOLEDO
Noções de Ciências Sociais
Doutora em Ciências, pela Faculdade de F.C.L. de Catanduva/SP
(1977). Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pela
USP/1956. Curso de Aperfeiçoamento em Sociologia da
Supervisão em Organização de Serviços (180ha). Aprovada pelo
Parecer CFE nº 633/84, para lecionar Sociologia Geral e
Antropologia Cultural. Aprovada pelo Parecer CFE nº 401/88,
para lecionar Sociologia Aplicada à Administração.
09. SEIICHIRO SONODA
Teoria Econômica
Bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências
Econômicas de São Paulo - Fundação "Escola de Comércio
Álvares Penteado" (1980). Curso de Especialização em Práticas
Docentes, Fundamentos e Técnicas em Educação (360ha) pela
Faculdade de F.C.L. de Jales/SP. Realizou cursos de extensão
universitária na área de Economia.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una
nimidade,a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 9 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL.
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENCA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 09/06/1994,
REALIZADA ÀS 10 HORAS.
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