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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
UF
RJ
ASSUNTO
Renovação do credenciamento do curso de pós-graduação em Economia, nos níveis
de Mestrado e Doutorado, ministrado pele Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro - RJ.
RELATOR: SR. CONS. LAYRTON B.M. VIEIRA
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM
PROCESSO N.°
I - RELATÓRIO
O Presidente da Fundação Getúlio Vargas encaminhou a este Conselho,
pedido de renovação de credenciamento do curso de Pós-graduação em Economia, nos
níveis de Mestrado e Doutorado.
O curso de Pós-graduação em Economia, em nível de Mestrado, iniciou
suas atividades em 1961, com áreas de Teoria Econômica, Economia Internacional,
Economia Aplicada, Pensamento Econômico Comparado, Estatística e Econometria,
Desenvolvimento Econômico, Economia de Empresas, Finanças Públicas e Economia
Monetária, tendo sido credenciado pelo CFE através do Parecer 762/71.
A partir de 1974 teve início o Doutorado com as mesmas áreas de
concentração acima mencionadas, tendo sido credenciado pelo Parecer 1.848/77.
Mediante os Pareceres 318/83 e 551/88, o curso teve o credenciamento renovado por
dois preríodos respectivamente.
O curso está estruturado de forma a dar prioridade ao Doutorado, mas com
disciplinas optativas que visam atender requisitos do mercado de trabalho.
As ementas das disciplinas demonstram que as mesmas tem conteúdo e
nível adequados aos propósitos do curso.
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Cabe ressaltar que o curso procura atrelar o ensino à pesquisa, exigindo que as disciplinas
obrigatórias sejam ministradas por professores que fazem pesquisa na área respectiva. Estimula
também a realização de cursos em outros centros de pós-graduaçâo, como por exemplo o
Departamento de Economia da PUC/RJ, o Instituto de Economia Industrial/UFRJ e o IMPA, em áreas
que considera melhor atendidas por esses Centros.
O corpo docente que ministra a pós-graduaçâo em Economia é integrado por 29
professores, com a seguinte composição: 15 com tempo integral, 11 em tempo parcial e visitantes.
Em relação ao último credenciamento, verifica-se que amentou o número de professores em tempo
integral e diminuiu o número de professores em tempo parcial ou contratados para cursos optativos,
o que pode ser considerada uma evolução positiva da composição docente.
A qualificação do corpo docente é adequada às áreas do curso. Todos os professores
em tempo integral sâo doutores e são responsáveis por disciplinas obrigatórias. Dos professores de
tempo parcial, 7 são Doutores e 4 são Mestres e, em sua maior parte, respondem por disciplinas
optativas. De um modo geral, todos os professores de tempo integral desempenham atividades de
ensino, pesquisa e orientação.
O perfil dos alunos que freqüentam o curso pode ser avaliado a partir dos dados
referentes às duas últimas turmas do curso de mestrado (19.92/1993). Constatou-se que a maioria
absoluta dos alunos provém de cursos de Economia. Alguns são provenientes dos cursos de
Administração, Engenharias e Estatística. A média orientando/orientador é de 3.2.
O curso conta com 93 alunos, distribuídos da seguinte forma:
MESTRADO
. Cursando disciplinas (jul/93) 34
. Vinculados ao curso, com prazo
paradefesa de dissertação/tese
e/ou conclusão de créditos ou
exames complementares 25
. Outras situações 03
.TOTAL 62
DOUTORADO
09
21
01
31
TOTAL
43
46
04
93
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O fluxo em termos de titulação/dissertações de mestrado e teses de doutorado
definidas e aprovadas, está assim resumido:
DISSERTAÇÕES/MESTRADO TESES/DOUTORADO
. Até o último credenciamento
(1969/1978) 71 26
. Desde o último credenciamento
(1988-agosto1993) 35 08
Quanto ao destino dos egressos do curso, predomina o setor privado, principalmente
o mercado financeiro. Dos alunos que completam os créditos de Mestrado, cerca de 70% deixam o
curso e são absolvidos pelo mercado de trabalho. Esta é uma característica do curso da FGV, que
também o diferencia dos cursos de outros centros, onde é maior a proporção de alunos que
seguem na carreira acadêmica ou vão trabalhar no setor público.
As linhas de pesquisa do corpo docente estão adequadas às áreas de concentração
do curso, verificando-se que os professores em geral desenvolvem pesquisas em suas respectivas
áreas de ensino.
A produção científica do corpo docente inicialmente é divulgada na série Ensaios
Econômicos da EPGE, de circulação restrita, mas que facilita o acesso imediato do corpo discente.
Vale mencionar que, estre 1988 e agosto de 1993 foram divulgafos 104 textos.
Entretanto, boa parte da produção é mais amplamente divulgada através da publicação de livros,
capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, devendo-se assinalar que
alguns professores têm publicações em journal de primeira linha no exterior.
Este interesse pela pesquisa do corpo docente influência marcadamente a produção
científica do corpo discente. No período 1988/93. foram definidas 35 dissertações de mestrado e 8
teses de doutorado, em geral, versando sobre temas relacionados às áreas de concentração do
curso e às linhas de pesquisa do corpo docente.
Este curso oferece boas perspectivas de concentração, podendo consolidar uma
posição de liderança nas suas áreas de concentração.
O curso, nos dias 19 e 20 de agosto de 1993, foi visitado pelos professores Décio
Dakota, da USP e Wilson Suzigam, da UNICAMP, que, em seu relatório de visita recomendam a
renovação do credenciamento do curso.
A CAPES insere o curso na faixa do conceito "A" para o mestrado e "B" para o
doutorado.
Il-VOTO DO RELATOR
Vota o Relator favoravelmente pela renovação do crednciamento, pelo prazo de cinco
(05) anos, do curso de pós-graduação em Economia, com áreas de concentração em Teoria
Econômica, Economia Internacional, Economia Aplicada, Pensamento Econômico Comparado,
Estatística e Econometria, Desenvolvimento Econômico, Economia de Empresas, Finanças
Públicas e Economia Monetária, nos níveis de Mestrado e Doutorado, ministrado pela Fundação
Getúlio Vargas, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Esta renovação terá efeito retroativo ao término do
credenciamento anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, de junho de 1994.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou Cícero
Adolpho da Silva
a conclusão da Câmara, com abstenção do Conselho
Sala Barreto Filho,em 8 de Junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADAS AS 17 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA