As bases filosóficas e sócio-culturais constantes
do projeto atestam sua identidade com os parâmetros legais
exigidos, oferecem subsídios que personalizam o ensino na
Instituição, bem como justificam a necessidade social do
curso.
O cenário no qual o curso vai ser implantado é a
cidade de Votuporanga, que, segundo o projeto, está inserida
numa vasta região do Noroeste Paulista, onde o ensino
fundamental e médio não têm sido descuidados, o que motivou,
a partir da década de 60, o desenvolvimento do ensino
superior, que tem funcionado como um coroamento dos graus
anteriores, por ser o mais alto na hierarquia do processo
formal da escolaridade e, principalmente, por ser o mais
complexo e mais profundo dos níveis de ensino oferecidos na
atualidade. A Fundação Educacional de Votuporanga mantém um
Instituto Isolado de Ensino com prestação de serviços há 26
(vinte e seis) anos, em uma região que se caracteriza
atualmente, em vista de sua abrangência, como um núcleo
educacional de grande importância, com uma característica
peculiar: a POLARIZAÇÃO".
A Relação Candidatos/Vagas, para o curso de Ciência
da Computação, apresenta, no ano de 1992 (últimos dados
disponíveis, o índice de 8,63/1, bem superior àqueles
apresentados pelo Estado de São Paulo (4,05/1) e Brasil
(5,13/1), no mesmo período, fato que milita em favor da
Instituição na justificativa da necessidade social do curso
pleiteado.
2. PERFIL PROFISSIOGRAFICO
O perfil do bacharel em Ciência da Computação, com
ênfase em Análise de Sistemas, que se pretende formar nas
diversas habilitações, está descrito minuciosamente no
projeto do curso, coadunando-se com o estipulado no Projeto
Pedagógico da Instituição.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
A organização curricular do curso de Ciência da
Computação, com ênfase em Análise de Sistemas (anexo n- 1 do
projeto), atende e supera os mínimos de duração e conteúdo
fixados por este CFE e, no tocante à Metodologia de Ensino, a
IES argumenta que ""dos cursos a serem oferecidos pela
Faculdade, resultará uma forma específica e particular em
termos de metodologia, operacionalizando os conteúdos dos
cursos e de suas disciplinas. Para a efetivação do ensino, a
metodologia aplicada sofre variações decorrentes da
necessária adequação para o atendimento às exigências
educacionais da comunidade. A atuação do professor reflete,
também, a necessidade de sintonia de sua didática com o
perfil profissional traçado e a realidade pedagógica do
educando'' .