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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDOR
A
U
F
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA SP
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO, COM ÊNFASE EM ANÁLISE DE SISTEMAS (fase do
projeto)
RELATOR: SR. CONSELHEIRO RAULINO TRAMONTTN
PARECER N°
APROVADO EM
CÂMARA OU COMISSÃO
proc
23001.000405/94-97
I - HISTÓRICO
Pelo Parecer 749/93, de 06 de dezembro de 1993,
e
ste
CFE aprovou a Carta-Consulta para a criação, pela via da
autorização, da Universidade Regional de Votuporanga - URV, a
ser mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga - FEV, na
cidade de Votuporanga (SP).
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o
projeto do curso de Ciência da Computação com Ênfase em
Análise de Sistemas.
Este Relator elaborou o presente parecer
considerando a citada Carta-Consulta, o projeto do curso
proposto e os demais elementos e documentos encartados no
processo.
I.BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto com base no artigo nº
18, da Lei nº 5.540/68.
0 curso de Ciência da Computação com Ênfase em
Análise de Sistemas, a ser ministrado pelas Faculdades
Integradas de Votuporanga - FIVs, mantida pela Fundação
Educacional de Votuporanga - FEV, foi elaborado com 80 vagas
diurnas e 80 vagas noturnas, em ú
n
ico ingresso, com regime de
matrícula seriado anual.
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As bases filosóficas e sócio-culturais constantes
do projeto atestam sua identidade com os parâmetros legais
exigidos, oferecem subsídios que personalizam o ensino na
Instituição, bem como justificam a necessidade social do
curso.
O cenário no qual o curso vai ser implantado é a
cidade de Votuporanga, que, segundo o projeto, está inserida
numa vasta região do Noroeste Paulista, onde o ensino
fundamental e médio não têm sido descuidados, o que motivou,
a partir da década de 60, o desenvolvimento do ensino
superior, que tem funcionado como um coroamento dos graus
anteriores, por ser o mais alto na hierarquia do processo
formal da escolaridade e, principalmente, por ser o mais
complexo e mais profundo dos níveis de ensino oferecidos na
atualidade. A Fundação Educacional de Votuporanga mantém um
Instituto Isolado de Ensino com prestação de serviços há 26
(vinte e seis) anos, em uma região que se caracteriza
atualmente, em vista de sua abrangência, como um núcleo
educacional de grande importância, com uma característica
peculiar: a POLARIZAÇÃO".
A Relação Candidatos/Vagas, para o curso de Ciência
da Computação, apresenta, no ano de 1992 (últimos dados
disponíveis, o índice de 8,63/1, bem superior àqueles
apresentados pelo Estado de São Paulo (4,05/1) e Brasil
(5,13/1), no mesmo período, fato que milita em favor da
Instituição na justificativa da necessidade social do curso
pleiteado.
2. PERFIL PROFISSIOGRAFICO
O perfil do bacharel em Ciência da Computação, com
ênfase em Análise de Sistemas, que se pretende formar nas
diversas habilitações, está descrito minuciosamente no
projeto do curso, coadunando-se com o estipulado no Projeto
Pedagógico da Instituição.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
A organização curricular do curso de Ciência da
Computação, com ênfase em Análise de Sistemas (anexo n- 1 do
projeto), atende e supera os mínimos de duração e conteúdo
fixados por este CFE e, no tocante à Metodologia de Ensino, a
IES argumenta que ""dos cursos a serem oferecidos pela
Faculdade, resultará uma forma específica e particular em
termos de metodologia, operacionalizando os conteúdos dos
cursos e de suas disciplinas. Para a efetivação do ensino, a
metodologia aplicada sofre variações decorrentes da
necessária adequação para o atendimento às exigências
educacionais da comunidade. A atuação do professor reflete,
também, a necessidade de sintonia de sua didática com o
perfil profissional traçado e a realidade pedagógica do
educando'' .
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4. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA
O projeto relaciona o conteúdo programático,
contido nas ementas apresentadas, em consonância com o
estabelecido no currículo pleno do curso.
A bibliografia básica de cada disciplina é
relacionada, no projeto, logo abaixo das respectivas ementas.
5. CORPO DOCENTE
O projeto informa a relação dos professores
indicados para as disciplinas do currículo pleno para o
primeiro ano do curso, no seu anexo nº 2. Observa-se que,
quanto à sua qualificação, compõe-se de 01 (9%) doutor, 03
(28%) doutorandos, 04 (36%) mestres, 02 (18%) mestrandos e 01
(9%) especialista.
0 regime de trabalho está configurado no Plano de
Carreira Docente, que prevê, ao término da implantação da
totalidade das disciplinas do curso, que 20% dos docentes
atuarão em tempo integral, 25% em tempo parcial e os
restantes em regime especial.
0 projeto fornece, ainda, o Plano de Cargos e
Salários e o Plano de Capacitação de Recursos Humanos,
'informando, mais, que a unidade de remuneração dos
professores será a hora-aula.
Pelas informações, qualificações, documentos e
demais dados, pode-se considerar o Corpo Docente indicado
como apropriado para o curso proposto.
6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Relata a Instituição que as regras do
relacionamento Mantenedora e Unidades Mantidas estão
disciplinadas em seu Estatuto e no Regimento da Faculdade e
que compete precipuamente à Mantenedora promover adequadas
condições de funcionamento das atividades da Faculdades,
colocando-lhes à disposição os bens móveis e imóveis
necessários, de seu patrimônio ou de terceiros à ela cedidos
e assegurando-lhes os suficientes recursos de custeio. À
Mantenedora reserva-se o direito à administração, controle
orçamentário e financeiro da Faculdade, não interferindo nos
assuntos didático-acadêmicos'' .
A Mantenedora nomeia o Diretor Geral da Faculdade
mantida, enºuanto que os Chefes de Departamento são
designados pelo Diretor Geral dentre os nomes de uma lista
tríplice indicada pelo Colegiado de Departamento respectivo.
A admissão e demissão do pessoal docente e técnico-
administrativo é de responsabilidade da Mantenedora,
obedecida a legislação trabalhista.
Verifica-se no projeto que o Estatuto da
Mantenedora e o Regimento da Faculdade foram elaborados
considerando as normas legais e jurisprudência do CFE e
disciplinam a organização da Faculdade e regulam os aspectos
de organização e funcionamento comuns aos diversos órgãos,
unidades e serviços" e que as Faculdades Integradas de
Votuporanga - FIV, obtiveram aprovação junto ao Egrégio
Conselho Federal de Educacão, através do Parecer CFE nº
263/93, de abril/93, do seu novo Regimento Unificado, que já
traz em sua estrutura organizacional o Modelo de Transição
para sua transformação em Universidade. O modelo de transição
já aprovado e em implantação, corresponde às características
estabelecidas pela Lei 5.540/68 e funciona nos termos da
proposta de Universidade, de forma que, após o seu
reconhecimento, a Instituição já esteja atuando como tal".
Na estrutura de transição em vigor, a administração
superior é exercida pelo Conselho Superior de Administração,
pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, nas
deliberações colegiadas, atuando como órgãos executivos,
nesse nível, a Diretoria Administrativa e a Diretoria
Acadêmica. A administração básica é representada pelos
seguintes órgãos:- Colegiados de Departamento, Colegiados de
Curso, Chefias de Departamento e Coordenadoria de Curso.
Como órgãos suplementares, estão implantados e em
operação, a Biblioteca Central e a Secretaria Geral.
7. BIBLIOTECA
O Atual espaço cultural das FIV é constituído de
anfiteatro com 249,08 m2 e biblioteca, com 626,68 m2, dos
quais 201,60 m2 são reservados à sala de leitura, 201,60 m2
para o acervo e o restante para administração e serviços ao
público. Esse espaço cultural será ampliado em mais 1.324,00
m2, quando atingirá o total de 1.971,52 m2, abrigando
anfiteatro com 150,00 m2, galeria de artes com 114,63 m2,
museu com 146,37 m2 e biblioteca com 1.344,00 m2.
A Biblioteca funcionará de 2ª à 6ª feira, das 8 às
22 horas e, aos sábados das 8 às 12 horas. Adotará o Sistema
Decimal Universal (CDU) para a classificação de seu acervo.
As obras serão catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-
Americano.
0 Plano de Informatização da Biblioteca prevê a sua
completa informatização, ao final de cinco anos, quando
deverá estar ligada em rede a sistemas de serviços de
intercâmbio de bibliotecas.
O atual quadro de recursos humanos da biblioteca é
formado por 2 bibliotecárias e uma servente, devendo ser
ampliado, conforme plano de expansão, para 2 bibliotecárias,
3 auxiliares de biblioteca, 2 estagiários e 2 serventes,
totalizando 9 funcionários.
O acervo de livros é formado por 11.404 títulos e
20.327 volumes, enºuanto que os periódicos disponíveis são em
número de 41 títulos e 3018 fascículos, todos de origem
nacional. Os jornais e boletins informativos, colocados
diariamente à disposição da comunidade, somam 177 títulos, em
7.986 fascículos.
A Biblioteca da Instituição mantém convênio de
intercâmbio com o IBICT, e está implementando convênios com a
FGV e o COMUT.
Os dados estatísticos de afluência à Biblioteca nos
anos de 1991, 1992 e 1993 informam que o movimento de
consultas no período foi muito positivo, totalizando 75.819
visitas.
O acervo de recursos audiovisuais, é composto por
2.739 slides, 94 lâminas, 41 mapas e 165 fitas de vídeo,
contendo aproximadamente 462 filmes ou documentários. Os
equipamentos disponíveis, são em número de 81 unidades.
8. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
0 espaço físico edificado e colocado à disposição
das Faculdades Integradas de Votuporanga - FIV, e de
propriedade da Fundação Educacional de Votuporanga - FEV,
está distribuído em sete (7) blocos com o montante de
8.025,40 m2 de área construída, conforme descrição detalhada
no projeto do curso, que informa as respectivas serventias. A
área a construir, prevista no plano de expansão, totaliza
13.056,03 m2.
0 detalhamento dos espaços físicos específicos para
Laboratórios, está demonstrado no projeto, com cursos e
disciplinas atendidas.
As plantas baixas e as informações e dados
constantes do projeto atestam que as FIV - Faculdades
Integradas de Votuporanga, estão satisfatoriamente
instaladas, com espaços físicos e serventias adequadas e
suficientemente amplas, podendo ser consideradas adequadas
para o atendimento de sua clientela quando da instalação do
curso proposto.
9. LABORATÓRIOS
O curso de Ciência da Computação, com ênfase em
Análise de Sistemas, utilizará as seguintes unidades do
parque laboratorial das FIV:
- LABORATÓRIO DE LÍNGUAS;
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;
- SALA DE RECURSOS AUDIOVISUAIS.
A Instituição, conta com um moderno Núcleo de
Processamento de Dados, onde encontram-se elaborados e
testados alguns sistemas desenvolvidos com a participação do
Corpo Discente e Docente. Os serviços Administrativos
(Contabilidade, Tesouraria, Almoxarifado, Deptº de Pessoal) e
Acadêmicos (Secretaria, Biblioteca, Departamentos), são
processados no NPD.
10. A PESQUISA
A Instituição considera que a pesquisa, como
instrumento de investigação metódica e sistemática da
realidade, como meio para instrumentalização e qualificação
do ensino de graduação e pós-graduação e como forma de
ampliar e criar conhecimentos e tecnologia, será prioridade
na URV" e que a ação da Universidade se concentrará em:-
- criar a infra-estrutura fisica e de recursos humanos
necessários à ação de núcleos de pesquisa por área,
setor ou departamento;
- selecionar áreas e temas que tenham congruência e
compatibilização com a proposta da URV e com os projetos
pedagógicos de cada curso ou com os planos de ação de
cada departamento;
- criar incentivos para a pesquisa aplicada que se
coadunem com as propostas globais da URV;
- criar núcleos de pesquisa visando a consolidação, a
competência e a experiência para implantar formas de
pesquisa mais elaboradas;
- implantar um Fundo de Desenvolvimento à Pesquisa".
O processo administrativo e financeiro da Pesquisa
tem tratamento próprio, objetivando a produção científica e
acadêmica de qualidade.
O Planejamento Econômico-Financeiro do Curso prevê
recursos anuais da ordem de 2,0% das receitas totais do curso
para projetos de pesquisa da Faculdade que, somadas às horas
dedicadas à pesquisa pelos professores de tempo integral e
parcial, representa parcela significativa de recursos para
essa função.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser
praticada pela Faculdade, da intercomplementariedade de
cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos
núcleos temáticos integrados, estratégia principal para o
incremento da pesquisa. Entre outras linhas a serem
implantadas encontram-se a Computação Científica, os Sistemas
de Multimídia e a Informática aplicada à Otimização
Industrial.
Especificamente para o curso de Ciência da
Computação, com ênfase em Análise de Sistemas, consta do
projeto a previsão da realização de:
- Software Group:
Realização de uma pesquisa de campo nas pequenas e
micro-empresas, assim como em órgãos públicos e privados da
comunidade e região para diagnosticar o uso da informática.
De posse dos dados, elaborar projetos para o aperfeiçoamento
da informatização já existente, ou para a iniciação racional
no seu uso.
- Informática e Educação Popular:
Pesquisa de campo para levantamento do número de
crianças em idade escolar, que estão fora da escola ou que a
freqüentam e não possuem atividades fora do horário de
estudos. Criar projetos de atendimento a essas crianças,
preenchendo sua ociosidade com programas de iniciação à
informática, que estimulem-na ao seu auto-desenvolvimento.
11. A EXTENSÃO
A Extensão será institucionalizada, como atividade
permanente centrada principalmente em:-
- programas de extensão que se coadunem com a proposta
sócio-educacional da Instituição, como forma de integrar
a Universidade na comunidade regional e trazer a
comunidade para dentro da Universidade;
- programas de atividades voltados ao atendimento das
comunidades mais carentes;
sistematização da extensão como forma de atuação
permanente da URV, evitando o assistencialismo, pela
troca de experiência entre a Universidade e a
comunidade, pelo auscultar de suas preocupações, suas
necessidades e seu modo de vida, definindo a forma de
atuar na extensão, nos projetos pedagógicos de cada
curso, de forma sistemática.
A Faculdade, em seu planejamento econômico-
financeiro Plurianual do curso, prevê a destinação de
recursos oriundos das receitas totais do curso para aplicação
em Programas de Extensão. O projeto destaca, todavia, que a
Instituição terá como diretriz a busca constante do auto-
financiamento dos programas, inclusive através de empresas
especializadas na área, procurando o apoio do setor
produtivo.
Relata ainda, o projeto, que os programas
caracterizados como de extensão não serão restritos aos
limites da URV, mas serão também estendidos "fora da sede",
em locais onde as necessidades se apresentem. Nesse aspecto,
as emissoras de Rádio e T.V. Educativas serão colocadas a
serviço de programas de maior alcance, oferecendo Educação à
distância, Alfabetização à distância e orientações básicas
àpopulação" e que como mantenedora de uma emissora de RÁDIO
(Rádio FM-Universitária) e de um canal de TELEVISÃO (TV
Universitária), ambos Educativos e integrados à entidade
vinculada ao MEC - Fundação Roquette Pinto, a Fundação
Educacional de Votuporanga, através de suas unidades de
ensino, abraçou a missão de desenvolver culturalmente a
comunidade em que está inserida, com propostas objetivas e
diretas de intervenção, para minimizar todos esses problemas
e, até mesmo, contribuir para a solução de muitos deles".
Considera, mais, que, "dessa forma, sem prejuízo de
outras atividades e programas que certamente brotarão no
decorrer da implantação de seu projeto institucional, os
programas inicialmente já definidos são os seguintes:
1. Programa de Atendimento a Dificuldades de
Aprendizagem no Ensino M édio e Fundamental;
2. Programa de Educação Popular;
3. Programa de Educação à Distância;
4. Programa de Alfabetização à Distância;
5. Programa de Reciclagem para Docentes do Ensino
Fundamental e Médio;
6. Programa de Estudos, Produção e Disseminação de
Tecnologias Educacionais;
7. Programa de Cursos Intensivos de Saber Instrumental;
8. Programa de Educação Ambiental;
9. Programa de Integração Universidade-Comunidade;
10. Programa de Difusão Cultural;
11. Programa de Atendimento às Pequenas e Micro-
empresas;
12. Programa de Cursos de Extensão "Fora da Sede";
13. Programa de Cursos de Pós-Graduação;
14. Programa de Atendimento ao Produtor Rural.
12. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO:
Informa o projeto que o planejamento econômico e
financeiro para o qüinºüênio 1994/1998, foi elaborado com o
objetivo de expressar o comportamento da Instituição tomando-
se por base as receitas e despesas do último triênio e a
evolução do alunado em função dos custos e dos novos cursos''
.
As previsões da receita foram elaboradas de forma
realista, considerando o valor das anuidades em relação ao
número de vagas previstos para cada curso, desprezando-se os
índices de evasão. A defasagem do alunado dos cursos
existentes também consideradas, abandonando-se outras fontes
de receitas, como cursos de extensão e especialização e a
possibilidade de recursos federais, estaduais ou municipais.
As fontes alternativas de receitas previstas são: receitas
financeiras de serviços, e diversas.
A previsão qüinºüenal de despesas demonstra um
orçamento equilibrado, em termos percentuais, em todos os
grupos de despesa que compõem a previsão. A Instituição
coloca em seu planejamento, provisão percentual das receitas
orçamentárias para fomento às atividades de pesquisa,
extensão, treinamento de recursos humanos e também para o
acervo da biblioteca. O total destas provisões, denominadas
Fundos de Apoio, está depositado em conta específica por
unidade e vinculados, totalizando 8% das receitas do plano
Plurianual.
A provisão para os investimentos em equipamentos,
móveis e utensílios, biblioteca, clínicas, laboratórios,
instalações e benfeitorias são detalhados em quadros próprios
e correspondem à previsão de superávits orçamentários.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando os dados, informações e os documentos
apresentados, este Relator vota favoravelmente à aprovação do
projeto para autorização de funcionamento do curso de Ciência
da Computação, com Ênfase em Análise de Sistemas, a ser
ministrado pelas Faculdades Integradas de Votuporanga FIV,
mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga - FEV, na
cidade de Votuporanga (SP), com 80 vagas totais anuais no
período noturno e 80 vagas totais anuais no período diurno.
Aprovado este parecer, o processo deverá ser enviado à
SESu/MEC, para a designação da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
Relator.
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do
io
A N E X O I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO
DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Primeiro Ano
Disciplinas/Série
Cálculo Diferencial e Integral
Matemática para Computação e Cálculo Numérico
Comunicação e Expressão
Inglês Instrumental
Linguagem e Técnicas de Programação I
Introdução à Ciência da Computação
Estrutura de Dados e Organização de Arquivos
Metodologia da Pesquisa
Total
Educação Física
Carga Horária
72
72
72
72
72
72
144
72
6 48
72
Segundo Ano
Administração
Probabilidade e Estatística
Linguagens e Técnicas de Programação II
Sistemas Operacionais
Contabilidade Geral e de Custos
Softwares Aplicativos
Total
144
144
144
72
144
72
720
Terceiro Ano
Banco de Dados
Organização de Computadores e Compiladores
Metodologia de Programação e Engenharia de
Software
Teleprocessamento
Linguagens Comerciais de Programação
Análise de Sistemas I
Total
144
144
144
72
72
144
720
Quarto Ano
Disciplinas/Série
Gerenciamento de CPD
Análise de Sistemas II
Métodos Analíticos de Sistemas Digitais
Administração de Redes de Computadores
Introdução à Computação Gráfica
O Computador e a Sociedade
Introdução à Robótica e Automação Digital
Total
Projetos Específicos
Carga Horária Total
Educação Física TOTAL
Carga Horária
144 144
72
1 44
72
72
72
720
270
30 78
72
3150
A N E X O II
CORPO DOCENTE PARA OS DOIS PRIMEIROS ANOS LETIVOS DO
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Prof. - Agnaldo Rogério Longo
Disc. - Sistemas Operacionais
Grad. - Processamento de Dados - Fac. "Soares de Oliveira" -
Barretos - SP
Mestrando em Processamento de Dados - UFUSCar - São Carlos
- SP
Prof. - Anízio Cândido Pereira
Disc. - Contabilidade Geral e de Custos
Grad. - Ciências Contábeis e Econômicas - Faculdades Álvares
Penteado - São Paulo - SP
Doutor em Ciências Contábeis - USP - São Paulo
Mestre em Contabilidade - USP - São Paulo
Prof. - Anízio Portes
Disc. - Administração
Grad. - Administração de Empresas - Universid. Federal de
Uberlândia - MG
Mestre em Ciências Contábeis e Atuárias - PUC - São Paulo
SP
Prof. - Carlos Magnus Carlson Filho
Disc. - Introdução à Ciência da Computação
- Softwares Aplicativos Grad. - Engenharia Elétrica -
Fac. de Engenharia de Bauru -SP
Mestre em Engenharia Elétrica - Área: Otimização e Automação
de Sistemas- UNICAMP - Campinas - SP
Prof. - Carlos Norberto Vetorazzi Júnior
Disc. - Estrutura de Dados e Organização de Arquivos
- Metodologia da Pesquisa Grad. - Engenharia Mecânica,
mod. Materiais e Processos de Fabricação - UNICAMP - SP
Doutorando em Engenharia Mecânica - Área: Mat. e Proc. de
Fabricação, com ênfase em Automação-UNICAMP- Campinas - SP
Mestre em Engenharia Mecânica - Área: Mat. e Proc. de
Fabricação, com ênfase em Automação - UNICAMP -Campinas-SP
Prof. - Deborah Andreia Pereira Christiano -
Disc. - Cálculo Diferencial e Integral
- Matemática para Computação e Cálculo Numérico Grad.
- Matemática - UNESP -São José do Rio Preto - SP Mestranda em
Matemática Aplicada e Computacional - UNESP - S. José do Rio
Preto - SP
Prof. - Elizabeth Catarina Viscardi Pellegrini
Disc. - Educação Fisica
Grad. - Educação Fisica - Escola de Educação Fisica de São
Carlos - São Carlos - SP
Especialista em Educ. Física - Escola de Educação Física de
São Carlos -São Carlos - SP
Prof. - João Carlos Catalão
Disc. - Comunicação e Expressão
Grad. - Letras - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
"Farias Brito"- São Paulo - SP
Mestre em Letras - Área: Metodologia do Ensino de Língua
Portuguesa - UFSCar - São Carlos - SP
Prof. - Neide Romani Covre
Disc. - Inglês Instrumental
Grad. - Letras - Fac.Ciências e Letras de Votuporanga- SP
Doutoranda em Letras: Área: Lingüística - UNESP -Araraqua-
ra/SP Mestre em Letras - Área: Lingüística -UNESP-
Araraquara/SP
Prof. - Roberto Marcondes César Júnior
Disc. - Linguagens e Técnicas de Programação I e II
Grad. - Bacharel em Ciência da Computação-UNESP - São José
do Rio Preto - SP
Doutorando em Física - Área: Biofísica Molecular - UNESP -
São José do Rio Preto - SP
Mestre em Engen Elétrica - Área: Automação - UNICAMP -
Campinas - SP
Prof. - Valdecir Polizelli
Disc. - Probabilidade e Estatística
Grad. - Matemática - UNESP - Sào José do Rio Preto - SP
Mestre em Matemática Aplicada - Área: Análise Aplicada
UNICAMP - Campinas - SP
\i
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação
aprovou
Cícero Adolpho da Silva
a conclusão da Câmara, com abstenção do Conselho
Sala Barreto Filho,em 8 de Junho
de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADAS AS 17 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA
ii- - ............................................................................................
-
.......
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.............................
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