Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA
SP
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO
SOCIAL, NAS HABILITAÇÕES PUBLICIDADE E PROPAGANDA, RELAÇÕES
PÚBLICAS, JORNALISMO E RADIALISMO (fase do projeto)
RELATOR: SR. CONSELHEIRO RAULINO TRAMONTIN
PARECER N°
APROVADO EM 08/06/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
proc nº 23001.000406/94-50
I - HISTÓRICO
Pelo Parecer 749/93, de 06 de dezembro de 1993,
este CFE aprovou a Carta-Consulta para a criação, pela via da
autorização, da Universidade Regional de Votuporanga - URV, a
ser mantida pela Fundação Educacional de Votuporanga - FEV, na
cidade de Votuporanga (SP).
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o
projeto do curso de Comunicação Social, nas habilitações
Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e
Radialismo.
Este Relator elaborou o presente parecer
considerando a citada Carta-Consulta, o projeto do curso
proposto e os demais elementos e documentos encartados no
processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E
INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto considerados os
dispostos no Parecer CFE nº 480/83, de 06 de outubro de 1983,
no tocante aos mínimos de conteúdo e duração do curso de
Comunicação Social, além de observar o normatizado na
Resolução CFE nº 02/84, de 02 de janeiro de 1984.
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
O curso de Bacharelado em Comunicação Social, nas
habilitações Publicidade e Propaganda, Relações Públicas,
Jornalismo e Radialismo, a ser ministrado pelas Faculdades
Integradas de Votuporanga - FIVs, mantida pela Fundação
Educacional de Votuporanga - FEV, foi elaborado com 120 vagas
totais anuais, em único ingresso, com regime de matrícula
seriado anual e turno de funcionamento noturno.
As bases filosóficas e sócio-culturais constantes
do projeto atestam sua identidade com os parâmetros legais
exigidos, oferecem subsídios que personalizam o ensino na
Instituição, bem como justificam a necessidade social do
curso.
O cenário no qual o curso vai ser implantado é a
cidade de Votuporanga, que, segundo o projeto, "está inserida
numa vasta região do Noroeste Paulista, onde o ensino
fundamental e médio não têm sido descuidados, o que motivou,
a partir da década de 60, o desenvolvimento do ensino
superior, que tem funcionado como um coroamento dos graus
anteriores, por ser o mais alto na hierarquia do processo
formal da escolaridade e, principalmente, por ser o mais
complexo e mais profundo dos níveis de ensino oferecidos na
atualidade. A Fundação Educacional de Votuporanga mantém um
Instituto Isolado de Ensino com prestação de serviços há 26
(vinte e seis) anos, em uma região que se caracteriza
atualmente, em vista de sua abrangência, como um núcleo
educacional de grande importância, com uma característica
peculiar: a POLARIZAÇÃO".
2. PERFIL PR0FISSI0GRAFIC0
O perfil do bacharel em Comunicação Social, que se
pretende formar nas diversas habilitações, está descrito
minuciosamente no projeto do curso, coadunando-se com o
estipulado no Projeto Pedagógico da Instituição.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
A organização curricular do curso de Comunicação
Social, nas diversas habilitações propostas - Publ./Propag.;
RRPP; Jornalismo e Radialismo (Rádio e TV) - (anexo nº 1 do
projeto), atende e supera os mínimos de duração e conteúdo
fixados por este CFE e, no tocante à Metodologia de Ensino, a
IES argumenta que dos cursos a serem oferecidos pela
Faculdade, resultará uma forma específica e particular em
termos de metodologia, operacionalizando os conteúdos dos
cursos e de suas disciplinas.
Para a efetivação do ensino, a metodologia aplicada
sofre variações decorrentes da necessária adequação para o
atendimento às exigências educacionais da comunidade. A
ads:
atuação do professor reflete, também, a necessidade de
sintonia de sua didática com o perfil profissional traçado e
a realidade pedagógica do educando".
4. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA
O projeto enumera o conteúdo programático, contido
nas ementas apresentadas, em consonância com o estabelecido
no currículo pleno do curso.
A bibliografia básica de cada disciplina é
relacionada, no projeto, logo abaixo das respectivas ementas.
5. CORPO DOCENTE
O projeto informa a relação dos professores
indicados para as disciplinas do currículo pleno para o
primeiro ano do curso, no seu anexo nº 2.
O corpo docente é constituído de 02 (12% )
doutores, 01 (6%) doutorando, 06 (35%) mestres, 07 (41%)
mestrandos e 01 (6%) especialista.
0 regime de trabalho está configurado no Plano de
Carreira Docente, que prevê, ao término da implantação da
totalidade das disciplinas do curso, que 20% dos docentes
atuarão em tempo integral, 25% em tempo parcial e os
restantes em regime especial.
0 projeto fornece, ainda, o Plano de Cargos e
Salários e o Plano de Capacitaçã Recursos Humanos, o de
informando, mais, que a u nidade de remuneração dos
professores será a hora-aula.
Pelas informações, qualificações, documentos e
demais dados, pode-se considerar o Corpo Docente indicado
como apropriado para o curso proposto.
6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Relata a Instituição que as regras do
relacionamento Mantenedora e Unidades Mantidas estão
disciplinadas em seu Estatuto e no Regimento da Faculdade'' e
que compete precipuamente à Mantenedora promover adequadas
condições de funcionamento das atividades da Faculdades,
colocando-lhes à disposição os bens móveis e imóveis
necessários, de seu patrimônio ou de terceiros à ela cedidos
e assegurando-lhes os suficientes recursos de custeio. À
Mantenedora reserva-se o direito à administração, controle
orçamentário e financeiro da Faculdade, não interferindo nos
assuntos didático-acadêmicos " .
A Mantenedora nomeia o Diretor Geral da Faculdade
mantida, enquanto que os Chefes de Departamento são
designados pelo Diretor Geral dentre os nomes de uma lista
tríplice indicada pelo Colegiado de Departamento respectivo.
A admissão e demissão do pessoal docente e técnico-
administrativo é de responsabilidade da Mantenedora,
obedecida a legislação trabalhista.
Verifica-se no projeto que o Estatuto da
Mantenedora e o Regimento da Faculdade foram elaborados
considerando as normas legais e jurisprudência do CFE e
disciplinam a organização da Faculdade e regulam os aspectos
de organização e funcionamento comuns aos diversos órgãos,
unidades e serviços" e que as Faculdades Integradas de
Votuporanga - FIV, obtiveram aprovação junto ao Egrégio
Conselho Federal de Educacão, através do Parecer CFE nº
263/93, de abril/93, do seu novo Regimento Unificado, que já
traz em sua estrutura organizacional o Modelo de Transição
para sua transformação em Universidade. O modelo de transição
já aprovado e em implantação, corresponde às características
estabelecidas pela Lei 5.540/68 e funciona nos termos da
proposta de Universidade, de forma que, após o seu
reconhecimento, a Instituição já esteja atuando como tal".
Na estrutura de transição em vigor, a administração
superior é exercida pelo Conselho Superior de Administração,
pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, nas
deliberações colegiadas, atuando como órgãos executivos,
nesse nível, a Diretoria Administrativa e a Diretoria
Acadêmica. A administração básica é representada pelos
seguintes órgãos:- Colegiados de Departamento, Colegiados de
Curso, Chefias de Departamento e Coordenadoria de Curso.
Como órgãos suplementares, estão implantados e em
operação, a Biblioteca Central e a Secretaria Geral.
7. BIBLIOTECA
O Atual espaço cultural das FIV é constituído de
anfiteatro com 249,08 m2 e biblioteca, com 626,68 m2, dos
quais 201,60 m2 são reservados à sala de leitura, 201,60 m2
para o acervo e o restante para administração e serviços ao
público. Esse espaço cultural será ampliado em mais 1.324,00
m2, quando atingirá o total de 1.971,52 m2, abrigando
anfiteatro com 150,00 m2, galeria de artes com 114,63 m2,
museu com 146,37 m2 e biblioteca com 1.344,00 m2.
A Biblioteca funcionará de 1- à 6- feira, das 8 às
22 horas e, aos sábados das 8 às 12 horas. Adotará o Sistema
Decimal Universal (CDU) para a classificação de seu acervo.
As obras serão catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-
Americano.
O Plano de Informatização da Biblioteca prevê a sua
completa informatização, ao final de cinco anos, quando
deverá estar ligada em rede a sistemas de serviços de
intercâmbio de bibliotecas.
O atual quadro de recursos humanos da biblioteca é
formado por 2 bibliotecárias e uma servente, devendo ser
ampliado, conforme plano de expansão, para 2 bibliotecárias,
3 auxiliares de biblioteca, 2 estagiários e 2 serventes,
totalizando 9 funcionários.
O acervo de livros é formado por 11.404 títulos e
20.327 volumes, enquanto que os periódicos disponíveis são em
número de 41 títulos e 3018 fascículos, todos de origem
nacional. Os jornais e boletins informativos, colocados
diariamente à disposição da comunidade, somam 177 títulos, em
7.986 fascículos.
A Biblioteca da Instituição mantém convênio de
intercâmbio com o IBICT, e está implementando convênios com a
FGV e o COMUT.
Os dados estatísticos de afluência à Biblioteca nos
anos de 1991, 1992 e 1993 informam que o movimento de
consultas no período foi muito positivo, totalizando 75819
visitas.
O acervo de recursos audiovisuais, é composto por
2.739 slides, 94 lâminas, 41 mapas e 165 fitas de vídeo,
contendo aproximadamente 462 filmes ou documentários. Os
equipamentos disponíveis, são em número de 81 unidades.
8. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
O espaço físico edificado e colocado à disposição
das Faculdades Integradas de Votuporanga - FIV, e de
propriedade da Fundação Educacional de Votuporanga - FEV,
está distribuído em sete (7) blocos com o montante de
8.025,40 m2 de área construída, conforme descrição detalhada
no projeto do curso, que informa as respectivas serventias. A
área a construir, prevista no plano de expansão, totaliza
13.056,03 m2.
0 detalhamento dos espaços físicos específicos para
Laboratórios, está demonstrado no projeto, com cursos e
disciplinas atendidas.
As plantas baixas e as informações e dados
constantes do projeto atestam que as FIV - Faculdades
Integradas de Votuporanga, estão satisfatoriamente
instaladas, com espaços físicos e serventias adequadas e
suficientemente amplas, podendo ser consideradas adequadas
para o atendimento de sua clientela quando da instalação do
curso proposto.
9. LABORATÓRIOS
O curso de Comunicação Social, nas suas diversas
habilitações propostas, utilizará as seguintes unidades do
parque laboratorial das FIV:
- LABORATÓRIO DE LÍNGUAS;
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;
- SALA DE RECURSOS AUDIOVISUAIS.
A Instituição, conta com um moderno Núcleo de
Processamento de Dados, onde encontram-se elaborados e
testados alguns sistemas desenvolvidos com a participação do
Corpo Discente e Docente. Os serviços Administrativos
(Contabilidade, Tesouraria, Almoxarifado, Deptº de Pessoal) e
Acadêmicos (Secretaria, Biblioteca, Departamentos), são
processados no NPD.
LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Serão criados os seguintes laboratórios, a serem
utilizados pelo Curso de Comunicação Social, cujas
configurações detalhadas, constam do projeto:
- Laboratório Fotográfico e Estúdio Fotográfico ;
- Laboratório de Radialismo e Estúdio de Rádio;
- Laboratório Gráfico;
- Laboratório de Planejamento Gráfico;
- Laboratório de Redação;
- smo; Laboratório de Telejornali
- Laboratório de Televisão;
- Laboratório de Pesquisas de Opinião;
- Laboratório de Recursos Audiovisuais;
- Jornal-Laboratório;
- Hemeroteca;
A FEV, utilizará, ainda, todas as instalações da
RÁDIO E TV EDUCATIVA DE VOTUPORANGA, da qual é mantenedora,
para iniciação da prática profissional de seu alunado do
curso de Comunicação Social.
Completando o quadro, será instalada a
Agência de Publicidade, que funcionará com setores de
atendimento; planejamento; criação; mídia; produção gráfica;
produção de RTC (rádio/televisão/ cinema); Móveis, utensílios
e instalações de uma Agência-Modelo-Escola.
10. A PESQUISA
A Instituição considera que a pesquisa, como
instrumento de investigação metódica e sistemática da
realidade, como meio para instrumentalização e qualificação
do ensino de graduação e pós-graduação e como forma de
ampliar e criar conhecimentos e tecnologia,, será prioridade
na URV' e que a ação da Universidade se concentrará em:-
- criar a infra-estrutura física e de recursos humanos
necessários à ação de núcleos de pesquisa por área,
setor ou departamento;
- selecionar áreas e temas que tenham congruência e
compatibilização com a proposta da URV e com os projetos
pedagógicos de cada curso ou com os planos de ação de
cada departamento;
- criar incentivos para a pesquisa aplicada que se
coadunem com as propostas globais da URV;
- criar núcleos de pesquisa visando a consolidação, a
competência e a experiência para implantar formas de
pesquisa mais elaboradas;
- implantar um Fundo de Desenvolvimento à Pesquisa'' .
O processo administrativo e financeiro da Pesquisa
tem tratamento próprio, objetivando a produção científica e
acadêmica de qualidade.
O Planejamento Econômico-Financeiro do Curso prevê
recursos anuais da ordem de 2,0% das receitas totais do curso
para projetos de pesquisa da Faculdade que, somadas às horas
dedicadas à pesquisa pelos professores de tempo integral e
parcial, representa parcela significativa de recursos para
essa função.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser
praticada pela Faculdade, da intercomplementariedade de
cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos
núcleos temáticos integrados, estratégia principal para o
incremento da pesquisa. Entre outras linhas a serem
implantadas encontram-se a Computação Científica, os Sistemas
de Multimídia e a Informática aplicada à Otimização
Industrial.
Para o Curso de Comunicação Social, estão previstas
atividades que visam levantamentos para elaboração de
diagnósticos da Região em que a Instituição está inserida,
para cada uma das áreas das habilitações oferecidas.
11. A EXTENSÃO
A Extensão será institucionalizada, como atividade
permanente centrada principalmente em:-
- programas de extensão que se coadunem com a proposta
sócio-educacional da Instituição, como forma de integrar
a Universidade na comunidade regional e trazer a
comunidade para dentro da Universidade;
- programas de atividades voltados ao atendimento das
comunidades mais carentes;
sistematização da extensão como forma de atuação
permanente da URV, evitando o assistencialismo, pela
troca de experiência entre a Universidade e a
comunidade, pelo auscultar de suas preocupações, suas
necessidades e seu modo de vida, definindo a forma de
atuar na extensão, nos projetos pedagógicos de cada
curso, de forma sistemática.
A Faculdade, em seu planejamento econômico-
financeiro Plurianual do curso, prevê a destinação de
recursos oriundos das receitas totais do curso para aplicação
em Programas de Extensão. O projeto destaca, todavia, que a
Instituição terá como diretriz a busca constante do auto-
financiamento dos programas, inclusive através de empresas
especializadas na área, procurando o apoio do setor
produtivo.
Relata ainda, o projeto, que como mantenedora de
uma emissora de RÁDIO (Rádio FM-Universitária) e de um canal
de TELEVISÃO (TV Universitária), ambos Educativos e
integrados à entidade vinculada ao MEC - Fundação Roquette
Pinto, a Fundação Educacional de Votuporanga, através de suas
unidades de ensino, abraçou a missão de desenvolver
culturalmente a comunidade em que está inserida, com
propostas objetivas e diretas de intervenção, para minimizar
todos esses problemas e, até mesmo, contribuir para a solução
de muitos deles''.
Considera, mais, que, "dessa forma, sem prejuízo de
outras atividades e programas que certamente brotarão no
decorrer da implantação de seu projeto institucional, os
programas inicialmente já definidos são os seguintes:
1. Programa de Atendimento a Dificuldades de
Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental;
2. Programa de Educação Popular
3. Programa de Educação à Distância
4. Programa de Alfabetização à Distância
5. Programa de Reciclagem para Docentes do Ensino
Fundamental e Médio.
6. Programa de Estudos, Produção e Disseminação de
Tecnologias Educacionais
7. Programa de Cursos Intensivos d e Saber Instrumental
8. Programa de Educação Ambiental
9. Programa de Integração Universidade-Comunidade
10.Programa de Difusão Cultural
11.Programa de Atendimento às Pequenas e Micro-empresas
12.Programa de Cursos de Extensão "Fora da Sede"
13.Programa de Cursos de Pós-Graduação
14.Programa de Atendimento ao Produtor Rural
12. PLANEJAMENTO EC0NÔMIC0-F1NANCEIR0:
Informa o projeto que o planejamento econômico e
financeiro para o qüinqüênio 1994/1998, foi elaborado com o
objetivo de expressar o comportamento da Instituição tomando-
se por base as receitas e despesas do último triênio e a
evolução do alunado em função dos custos e dos novos cursos''
.
As previsões da receita foram elaboradas de forma
realista, considerando o valor das anuidades em relação ao
número de vagas previstos para cada curso, desprezando-se os
índices de evasão. A defasagem do alunado dos cursos
existentes também consideradas, abandonando-se outras fontes
de receitas, como cursos de extensão e especialização e a
possibilidade de recursos federais, estaduais ou municipais.
As fontes alternativas de receitas previstas são: receitas
financeiras de serviços, e diversas.
A previsão qüinqüenal de despesas demonstra um
orçamento equilibrado, em termos percentuais, em todos os
grupos de despesa que compõem a previsão. A Instituição
coloca em seu planejamento, provisão percentual das receitas
orçamentárias para fomento às atividades de pesquisa,
extensão, treinamento de recursos humanos e também para o
acervo da biblioteca. O total destas provisões, denominadas
Fundos de Apoio, está depositado em conta especifica por
unidade e vinculados, totalizando 8% das receitas do plano
Plurianual.
A provisão para os investimentos em equipamentos,
móveis e utensílios, biblioteca, laboratórios, instalações e
benfeitorias são detalhados em quadros próprios e
correspondem à previsão de superávits orçamentários.
O planejamento econômico-financeiro do curso
demonstra a sua viabilidade.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando os dados, informações e os documentos
apresentados, este Relator vota favoravelmente à aprovação do
projeto para autorização de funcionamento do curso de
Comunicação Social, nas habilitações Publicidade e
Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Radialismo, a ser
ministrado pelas Faculdades Integradas de Votuporanga FIV,
mantidas pela Fundação Educacional de Votuporanga - FEV, na
cidade de Votuporanga (SP), com 120 vagas totais anuais, no
período noturno. Aprovado este parecer, o processo deverá ser
enviado à SESu/MEC, para a designação da Comissão
Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
Relator.
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do
Sala das Sessões, de 1994.
1
0
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Habilitações:- Publicidade e Propaganda
- blicas Relações Pú
- Jornalismo
- Radialismo (Rádio e TV)
Tronco Comum
1
o
Ano
Disciplinas
Antropologia Cultural
Psicologia Social
Sociologia Geral
Lingua Portuguesa (Redação e Expressão
Oral) I
Comunicação Comparada I
Estética e Cultura de Massa
Filosofia Contemporânea
Cultura Brasileira
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Total
Educação Fisica-Prática Desportiva
Carga Horária
72
72
108
108
72
72
72
72
72
720
72
2
o
Ano
Disciplinas Carga Horária
Comunicação Comparada II 72
Lingua Portuguesa(Redação e Expressão Oral) II 108
Psicologia Aplicada à Comunicação 108
Teoria da Comunicação 144
Realidade Sócio-cultural e Econômica Geral 72
Sociologia da Comunicação 72
Administração Aplicada à Comunicação 72
Introdução à Economia 72
Total 720
3
o
Ano
Disciplinas CargaHorária
Estatística 72
Realidade Sócio-cultural e Econômica Brasileira 72
Administração de Custos Aplicada 72
Comunicação e T 08 ecnologia Educacional 1
Lingua Inglesa 72
Lingua Portuguesa (Redação e Expressão
Oral) III 108
Sistemas de 72Comunicação no Brasil
Mercadologia 72
Teori 72a e Métodos de Pesquisa em Comunicação
Total 720
Habilitação : Publicidade e Propaganda
4
o
Ano
Disciplinas Carga Horária
Mídia 72
Ética e Legislação Publicitária 72
Técnicas de Codificação em Publicidade
e Propaganda 72
Planejamento de Camp 72anha
Redação Publicitária 72
Produção Publicitária em Fotografia 72
Produção Publicitária em Audio 72visual
Produção Publicitária em Rádio 72
Produção Publicitária em TV e Cinema 72
Produção Gráfica em Publicidade e Propaganda 72
Total 720
Estágio (Projetos Experimentais) 270
Carga Horária 2.880 horas/aula
Estágio 270 horas/aula
Ed. Física 72 horas/aula
TOTAL GERAL 3.222 horas/aula
Habilitação : Jornalismo 4
o
Ano
Disciplinas
Fotojornaiismo
Legislação e Ética em Jornalismo
Técnica de Reportagem e Entrevista
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Preparação e Revisão de Originais,
Provas e Videotextos
Radiojornalismo
Redação e Difusão em Jornalismo (Edição)
Técnicas de Dicção
Pesquisa Jornalística
Telejornalismo
Total
Estágio (Projetos Experimentais)
Carga Horária
7
2
72
72
72
72
72
72
72
72
72
720
270
Carga Horária
Estágio Ed.
Física TOTAL
GERAL
2. 880 horas/aula
270 horas/aula
72 horas/aula
3.222 horas/aula
Habilitação : Radialismo (Rádio e TV)
4
o
Ano
Carga Horária
Disciplinas
Técnicas de Produção, Interpretação e
Seleção de Imagem para TV
Técnicas de Produção e Interpretação
em Rádio
Legislação e Ética em Rádio e TV
Planejamento e Direção de Programas
Técnicas de Mercadologia em Rádio e TV
Tecnologia em Rádio e TV
Organização de Produção
Técnicas de Redação, Comentários e Narração
em Rádio e TV
Elementos de Linguagem Musical
Fotografia e Iluminação
Total
Estágio (Projetos Experimentais)
72
72
72
72
72
72
72
72
72
72
720
270
Carga Horária
Estágio Ed.
Física TOTAL
GERAL
2.880 horas/aula
270 horas/aula
72 horas/aula
3.222 horas/aula
Habilitação : Relações Públicas
4
o
Ano
Disciplinas Carga Horária
Técnicas de Relaç 44ões Públicas 1
Teoria e Pesquisa 72
Técnica de Opinião Pública 72
Técnicas de Comunicação Dirigida 72
Administração e Assessoria de Relações
Públicas 144
Planejamento de Relações Públicas 44 1
Legis 72lação e Ética de Relações Públicas
Total 720
Estágio (Projetos Experimentais) 270
Carga H 880 horas/aulaorária 2.
Estágio 270 horas/aula
Ed. Física 72 boras/aula
TOTAL GERAL 3.222 horas/aula
ANEXO II
CORPO DOCENTE CURSO DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Professores indicados para o primeiro ano letivo do curso
Prof.: Diná Duarte de Carvalho Sabino
Disc: Educação Física - Prática Desportiva
Tit.: Graduação em Educação Física - Escola de Ed. Física de
São Carlos
Especialista em Educação Física - Escola de Educação Física
de São Carlos
Prof.: Paulo Custódio de Oliveira
Disc.: Comunicação Comparada I e II
Filosofia Contemporânea Tit.: Graduação em Letras -
FACLE - Votuporanga Doutorando em Letras - Área de Literat.
Brasileira - UNESP -S.J.Rio Preto
Mestre em Letras - Área de Literatura Brasileira - UNESP -
S.J.Rio Preto
Prof.: Raquel dos Santos Sant' Ana
Disc: Sociologia Geral
Tit.: Graduação em Ciências Sociais - UNESP - Araraquara
Mestre em Ciências Sociais - Área Sociologia - UNESP
Araraquara
Prof.: Rackel Ivannie Moreira de Toledo
Disc: Cultura Brasileira
Antropologia Cultural Tit.: Graduação em Ciências
Sociais - Bel. Antropologia Cultural e em Cultura Brasileira -
USP - São Paulo Doutora em Ciências Sociais - Área Sociologia
- USP - São Paulo
Prof.: Rosângela Alves de Lima Martins
Disc.: Estética e Cultura de Massa
Tit.: Graduação em Letras - USP - São Paulo
Mestre em Letras - Área de Literatura Brasileira - UNESP
S.J.Rio Preto
Prof.: Sérgio José Alves de Almeida
Disc: Psicologia Social
Tit.: Graduação em Psiquiatria-Fac.Medicina da UFGo-Goiãs
Mestre em Psicologia Social - PUC - São Paulo
Prof.: Terininson Leite Milhomen Disc:
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Psicologia Aplicada à Comunicação Tit.:
Graduação em Psicologia - UnB - Brasilia Mestre
em Psicologia - UnB - Brasilia
Prof.: Valdomiro Ribeiro Malta
Disc: Língua Portuguesa I e II
Tit.: Graduação em Letras - FACLE - Votuporanga
Mestrando - Letras - Área de Literatura Brasileira
S.J.Rio Preto
- UNESP -
Professores indicados para o 2º e 3º anos letivos do Curso
Prof.: Antônio Francisco Magnoni
Disc: Comunicação em Tecnologia Educacional
Tit.: Graduação em Jornalismo - UNESP - Bauru
Mestrando em Ciências da Comunicação - USP - São Paulo
Prof.: Antônio Lázaro
Disc: Realidade Sócio-cultural e Econômica Geral I
Tit. : Graduação em Engenharia Agronômica
Jaboticabal
Mestrando em Ciências Sociais - UNESP - Araraquara
e II
UNESP
Prof.: Anízio Cândido Pereira
Disc: Introdução à Economia
Tit.: Graduação em Ciências Econômicas - Faculdade
Ciências Econômicas e Administrativas - S.J.Rio Preto - SP
Doutor em Contabilidade - USP - São Paulo
Mestre em Ciências Contábeis - USP - São Paulo
de
Prof.: Anízio Portes
Disc: Administração Aplicada à Comunicação
Tit.: Graduação em Administração de Empresas
Uberlândia
Mestre em Ciências Contábeis e Atuárias - PUC
Univ. Fed. de
São Paulo
Prof.: Celina Marta Correia
Disc: Sistemas de Comunicação no Brasil
Tit.: Graduação em Relações Públicas - UNESP - Bauru
Mestranda em Comunicação e Poéticas Visuais - UNESP - Bauru
Prof.: Cibele Aparecida Sabbag
Disc: Língua Inglesa
Teoria da Comunicação Tit.: Graduação em Letras -
UNESP - Bauru Mestranda em Comunicação e Poéticas Visuais -
UNESP - Bauru
Prof.: Isabel Cristina Pricoli Calvo
Disc.: Sociologia da Comunicação
Tit.: Graduação em Ciências Políticas e Sociais - USP - São
Paulo
Mestranda em Literatura Brasileira e Cultura Popular- UNESP
- São José do Rio Preto - SP
Prof.: Luiz Augusto Teixeira Ribeiro
Disc: Mercadologia
Tit.: Graduação em Educação Fisica - PUC - São Paulo
Mestrando em Ciência da Comunicação - Área de Jornalismo
ECA - USP
Prof.: Valdecir Polizelli
Disc: Estatística
Tit.: Graduação em Matemática - UNESP - S.J.Rio Preto
Mestre em Matemática Aplicada - Área de Análise Aplicada
UNICAMP
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educacão aprovou conclusão da Câmara, com
abstenção do Conselheiro Cícero Adolpho da Silva
Sala Barreto Filho,em 8 de Junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCACIO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCACAO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADA AS 17 HORAS..
REUNIÃO ORDENARIA DE ...............................................1994
ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO DO CFE
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo