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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARIA THEREZA
RJ
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NAS
FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA - (Fase do Projeto).
RELATOR: SR. CONSELHEIRO
JOSÉ LUITGARD MOURA DE FIGUEIREDO
PARECER Na
APROVADO EM 08/06/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
PROC.Nº 23001.000314/94-33
I - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATh, mantidas pelo Instituto de Ciência e
Tecnologia Maria Thereza - ICTMTh, estão em processo de transformação em universidade, pela via da
autorização, com Carta-Consulta com parecer favorável da CETU/CAPLAN em decisão conjunta.
O processo contempla, para compor o perfil institucional e a essencialidade legal do
projeto, a implantação dos cursos de Odontologia, Matemática, Ciência da Computação, Ciências Sociais,
Pedagogia e Educação Artística.
A Entidade encaminha à apreciação do Conselho Federal de Educação, os projetos de
cursos, nos termos da Resolução CFE 01/93.
O presente Parecer baseia-se na proposta de criação da Universidade Maria Thereza -
UNIMATh, no Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação e nas observações pessoais do
Relator.
1. DADOS DA MANTENEDORA
O Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza é uma Sociedade Civil, sem fins
lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, fundada em 02/06/73, tendo seu Estatuto original e alterações
p
osteriores, re
g
istrados no Cartório do 3
o
Oficio de Niterói, sob o n° 1.299, Livro A-5, fI. 176, em 15/08/73,
sediado à Rua Visconde de Rio Branco, 869, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, devidamente
inscrito no cadastro geral de contribuintes do Ministério da Fazenda sob n° CGC 28.552.172/0001-97.
A Entidade é reconhecida de Utilidade Pública pelos Governos Municipal, Estadual e
Federal e registrada no CNSS sob processo n° 23002.004745/85-12, deferido em 15 de dezembro de 1988.
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A Instituição apresenta, para atestar sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal,
em volume anexo ao processo, a documentação pertinente às condições jurídicas, fiscais e parafiscais da
mantenedora, devidamente em ordem.
A situação econômico-financeira e a capacidade patrimonial da Entidade foi analisada
pelos seus Balanços Patrimoniais e pelos documentos de propriedade e posse de bens móveis e imóveis,
avaliados por profissional habilitado.
Os indicadores de análise econômico-financeira dos três últimos exercícios, revelam os
seguintes índices:-
Os bens móveis e imóveis da Instituição, conforme laudo de avaliação patrimonial,
corresponde a 12.990.302 UFTRs.
2. DADOS DAS FACULDADES MARIA THEREZA
O Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza mantém, em regular funcionamento as
Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATh, cujo Regimento Unificado está aprovado pelo Parecer
CFE 627/92, com os seguintes cursos superiores de graduação:
AUTORIZAÇÃO RECONHECIMENTO CURSOS
Parecer Decreto Parecer Decreto
Ciências Biológicas
Licenciatura Plena
63/75 75.507/75 050/78 81616/78
Psicologia Licenciatura
Plena Bacharelado
Formação de Psicólogo
75.349/75 1.053/79 Port.930/79
Biologia Marinha
Bacharelado
63/75 75.505/75 324/82 275/82
Educação Física
Licenciatura
97.905/89 098/92 Port. 1484/92
Tecnologia em Processamento
de Dados
97.906/89 319/92 Port. 1151/92
O Regimento Unificado das FAMATh, em vigor, reflete a estrutura organizacional de
TRANSIÇÃO para Universidade.
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A Instituição adota uma estrutura descentralizada, com Departamentos dotados de
autonomia didático-pedagógica. A adoção desse modelo de Transição, objetiva simular a estrutura
organizacional de uma Universidade, e, assim, a sua comunidade acadêmica, alcançará os fins propostos
para a universidade, quanto ao ensino, à pesquisa e à extensão, mais precocemente e com maior desenvoltura
e eficácia.
A estrutura organizacional atual, tem, no Conselho Superior de Administração, o órgão
máximo de natureza normativa, consultiva, deliberativa e jurisdicional das Faculdades Integradas Maria
Thereza.
O Conselho Técnico-Administrativo, é o órgão de natureza deliberativa, normativa e
consultiva sobre a administração geral e a gestão econômico-financeira.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, é o órgão de natureza
deliberativa, normativa e consultiva, destinado a orientar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino,
pesquisa e extensão das Faculdades. É composto pelo Diretor Geral, pelo Diretor Acadêmico, pelos Chefes
de Departamentos, pelos Coordenadores de Curso e pela Representação Estudantil.
A Diretoria, exercida por um Diretor Geral designado pela Mantenedora, é o órgão
executivo que coordena, fiscaliza e superintende as atividades acadêmico-administrativas das Faculdades,
sendo seu representante perante as pessoas e instituições públicas e privadas. O Diretor Geral é auxiliado em
suas atribuições, pelas Diretorias Acadêmica e Administrativa.
O Departamento é a menor fração da estrutura acadêmica, para todos os efeitos de
organização administrativa, pedagógica e didático-científica, e de distribuição de pessoal e compreende
disciplinas afins. O Departamento exerce suas funções por intermédio de sua Chefia e de seu Colegiado, o
qual é integrado por todos os professores que ministram as disciplinas que o compõem e por um
representante discente.
De acordo com o Regimento Unificado o ICTMTh respeita a autonomia didático-
pedagógica das FAMATh, bem como a liberdade acadêmica dos órgãos colegiados e corpos docente e
discente, e a autoridade própria de seus órgãos deliberativos e executivos. A Mantenedora é responsável pela
promoção de adequadas condições de funcionamento das atividades das Faculdades, colocando-lhes à
disposição, os bens imóveis e móveis necessários, de seu patrimônio ou de terceiros a ela cedidos,
assegurando-lhes os suficientes recursos financeiros.
As Faculdades se relacionam com a Mantenedora através de sua Diretoria Geral que tem
atribuição de representá-la junto às pessoas e instituições públicas e privadas.
À Mantenedora está reservado o direito à administração financeira e controle orçamentário
das Faculdades.
Os chefes de Departamento são designados pelo Diretor-Geral, dentre os componentes de
lista tríplice indicada pelo Departamento, na condição de professor integrante da carreira do magistério
superior da Instituição, para um mandato de dois (02 anos).
3. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
3.1. BASES LEGAIS TÍTULO DO CURSO: CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO - bacharelado
ATOS LEGAIS SOBRE O CURSO:
- Lei 4024 de 20 de dezembro de 1961
- Plano de Curso, nos termos do art. 18 da Lei 5.540/68 e Res. CFE n° 04/85
NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas totais semestrais
TAMANHO DAS TURMAS:
- Uma turma de 40 alunos em aulas teóricas
- Duas turmas de 20 alunos em aulas práticas
TURNO DE FUNCIONAMENTO:
- Período diurno
DURAÇÃO: 08 semestres letivos (quatro anos)
INTEGRALIZAÇÃO: 3.540 horas/aula
REGIME DE MATRÍCULA:
- Seriado semestral
3.2. BASES INSTITUCIONAIS E FILOSÓFICAS
Em sua proposta de transformação em universidade, a Instituição propõe que o perfil
pedagógico da futura Universidade Maria Thereza, por sua tradição e vocação, se desenvolverá em torno de
dois eixos principais:- Ciências Biológicas e da Saúde e de Tecnologia, em consonância com as exigências da
região onde está localizada.
Os eixos, em torno dos quais serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão,
convergirão para a área das Ciências Biológicas e da Saúde, que será entendida como matriz principal que se
responsabilizará pela integração das atividades da Universidade procurando atender seus objetivos
institucionais. Isso significa que todos os projetos da instituição, além de seus objetivos específicos, serão
pensados e desenvolvidos, tomando como seu norte, a concepção e o perfil da universidade que se quer criar.
Na área da saúde, as atividades acadêmicas serão desenvolvidas em torno da Psicologia, das
Ciências Biológicas, da Biologia Marinha, da Educação Física, da Odontologia e da Pedagogia -Educação
Especial. A área de tecnologia (Processamento de Dados, Ciência da Computação, Matemática/Informática),
desenvolverá projetos com ênfases que convergirão também para a área da saúde e das ciências ambientais. O
curso de Ciências Sociais apresentará um bacharelado voltado para políticas de saúde, incorporando,
necessariamente, aspectos dessas duas áreas.
Ampliando o perfil da futura UNIMATh, delineia-se uma matriz voltada para as ciências
da educação, que terá como ponto de partida as atividades das Licenciaturas nas áreas da Pedagogia,
Educação Artística, Ciências Sociais, Matemática, Educação Física, Ciências Biológicas e Psicologia.
A matriz da saúde associará as atividades das ciências biológicas e ambientais e da
informática, além das ênfases previstas para os projetos do eixo da Educação, em torno de núcleos de estudos
integrados que na futura UNIMATh serão chamadas de Núcleos Temáticos de Investigação.
De acordo com o projeto pedagógico delineado, as atividades de ensino, pesquisa e
extensão serão desenvolvidas de forma integrada e indissociada.
As FAMATh localizam-se no DGE-20 (Niterói), limítrofe ao DGE-23 (Rio de Janeiro), na
Região denominada RMRJ - Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estendendo, assim, a sua área de
influência imediata para essa Região Metropolitana, com mais de 13 milhões de habitantes.
A Entidade busca atender o seu perfil pedagógico e, ainda, atender à demanda pelo curso
(média de 3,5 candidatos por vaga), na região em que se insere, como demonstra o quadro de procura,
registrado pelo Serviço de Estatística do Mec, a seguir:
DADOS DE VESTIBULAR - CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DGE 20 DGE 23 SOMA DOS DGES- 20 E 23 ANO
NºDE
CURSO
INSCRI
TOS
N"
VAGAS
RELAÇ
CD/VA
GDGE
N°DE
CURSO
INSCRI
TOS
N"
VAGAS
RELAÇ
CD/V AG
DGE
N-DE
CURSO
INSCRI
TOS
N"
VAGAS
RELAÇ
CDVAG
DGE
CAND
VAGA
EST
CAND
VAGA
BRASIL
1988 260 120 2,17
-
-
-
1 260 120 2,17 2,17 9,78
1989 583
120
4,85
-
-
-
-
1 583
120
4,85 4,85 8,28
1990 405 120 5,06
-
-
-
1 405 120 5,06 5,06 7,64
1991
334 120 2,78 1 258 80 3,23 2 592 200 2,96 2,96 6,32
1992 232 120 1,93 1 105 80
131
2 337 200 1,69 1,69 5,13
O curso de Ciência da Computação foi concebido para compor o perfil pedagógico da
Instituição que contempla as áreas da Saúde, Tecnologia e Educação.
O perfil do profissional a ser formado pelas FAMATh, tem como característica a
especialização do técnico em computação que utiliza os mais modernos recursos da informática para o seu
desempenho em equipes multiprofissionais. A Ciência da Computação dará suporte para os demais cursos e
disciplinas ministrados pelas FAMATh em termos de instrumentalização do ensino e da pesquisa. As
atividades de pesquisa, especialmente, têm necessidade de contar com recursos materiais e humanos da área
de informática.
Consta do projeto que, além das atividades ligadas ao ensino, o aluno terá atividades de
iniciação científica (Núcleos Temáticos de Investigação) e de extensão (atendimento à comunidade).
O Projeto do Curso guarda coerência com a proposta de criação da Universidade Maria
Thereza.
* PESQUISA
A comunidade acadêmica das FAMATh já desenvolve programas de iniciação científica
em torno de seus cursos e que serão ampliados pelas ações dos Departamentos. Pela qualidade dos trabalhos
já apresentados, a Instituição tem merecido o reconhecimento de órgãos públicos e privados, com a
celebração de convênios de cooperação técnica e de desenvolvimento de atividades ligadas à preservação
ambiental e à melhoria da saúde da comunidade. Entre os projetos já em desenvolvimento, destacam-se:
- PROJETO HORTO FLORESTAL - As FAMATh mantém um Horto sementeira, depósito
de mudas e viveiro para recuperação da da mata, nas regiões de Niterói e São Gonçalo.
- PROJETO DE ESTUDOS MELISSOPALINOLÓGICOS NA REGIÃO DE MARICÁ/RJ
- O projeto tem como objetivo principal identificar, através do pólen contido no mel e em
bolotas, a flora apicola da região, para posterior confecção de um calendário apícola anual
regional.
- PROJETO COLEÇÃO DE LEPIDÓPTEROS - Coleção de insetos (3.300 espécies)
organizada para fins didáticos e para exposição ao público, doada pelo cientista-
entomologista de renome internacional, Prof. Dr. Humberto Kopke.
- PROJETO FLUTUANTE - Experimentos nas áreas de Biologia Marinha, Pesca e
Maricultura em sua base flutuante, localizada na Praia de Boa Viagem - Niterói/RJ, com o
cultivo de Mexilhão Perna-perna, Avaliação da Epifauna nas cordas de cultivo de mexilhão
e na estrutura do flutuante, Ocorrência de espécies de peixes pescados e comercializados da
Baía de Guanabara.
- PROJETO COOPERATIVA ECOLÓGICA MARINHA - Criação da primeira
cooperativa ecológica marítima do Estado do Rio de Janeiro. Tem como área de atuação a
Baía de Guanabara. Em convênio com o Governo do Estado.
A institucionalização da pesquisa será alcançada, com a definição de linhas programáticas
em torno de "Núcleos Temáticos de Investigação". Neste ano de 1994, serão implantados os seguintes
núcleos:-
1) Núcleo de Estudos sobre Ecologia Marítima;
2) Núcleo de Estudos sobre a Indústria do Turismo;
3) Núcleo de Estudos sobre Ciências Ambientais;
4) Núcleo de Estudos sobre o comportamento do Menor e do Adolescente;
5) Núcleo de Estudos sobre Informática;
6) Núcleo de Estudos sobre Ciências do Movimento.
Os programas de pesquisa para o curso, conforme projeto, estão consubstanciados nas
atividades de Automação de Serviços de Instituição de Ensino Superior e de Empresas Privadas, para
Gerenciamento de Recursos Humanos.
* EXTENSÃO
Nos programas de prestação de serviços, as FAMATh oferecem consultoria e assessoria,
desenvolvimento de recursos humanos, cursos e reciclagens envolvendo empresas e organizações públicas e
privadas, empresários e profissionais liberais. A extensão universitária será utilizada também para
disseminar à comunidade os resultados de suas pesquisas e do seu ensino.
seguintes:
Do projeto constam atividades dos atuais Departamentos que, resumidamente, são os
- NÚCLEO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL COM A ESCOLA DE FUTEBOL DE
CAMPO E SALÃO - CONVÊNIO COM O CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
(Dept° Ciências do Movimento, Dept° Psicologia e C. Humanas, Dept° Informática)
- PROJETO DE AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DE ATLETAS (Laboratório de
Biometria) (Dept
0
Ciências do Movimento, Dept
0
Informática)
- NÚCLEOS DE ASSISTÊNCIA À TERCEIRA IDADE - (convênio com a Associação
Médica Fluminense).(Dept° Estudos Gerais, Dept
0
Psicologia e C. Humanas, Dept
0
Bio-
Ciências)
- PROJETO EDUCACIONAL SIDA/AIDS
- CONVÊNIO COM A CASA MARIA DE MAGDALA (assistência espiritual, social e
psicológica a portadores do vírus HIV) (Dept° Ciências do Movimento, Dept" Psicologia e
C. Humanas, Dept° Bio-Ciências)
- PROJETO CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA OS PROFISSIONAIS DAS
FAMATh (Dept
0
Informática, Dept
0
Estudos Gerais)
- CONSULTORIA NA ÁREA DE PROCESSAMENTO DE DADOS (Dept
0
Informática)
- PROJETO INTEGRAÇÃO FAMATh / INFORMÁTICA (Dept° Informática, Dept
0
Estudos Gerais)
- INTERAÇÃO COM O CENTRO CLÍNICO DE PSICOLOGIA - ENCONTROS
CLÍNICOS (Dept
0
Psicologia e Ciências Humanas)
- PROJETO DE ATENDIMENTO A PSICÓTICOS (Dept
0
Psicologia e Ciências Humanas)
- PROJETO DE ATENDIMENTO ESPECIAL À GESTANTE (Dept° Psicologia e Ciências
Humanas)
- PROJETO DE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA A FAMILIARES DE PACIENTES HIV
POSITIVOS (SIDA/ATOS)
- PROJETO TERCEIRA IDADE (Dept
0
Ciências do Movimento, Dept
0
Psicologia e C.
Humanas, Dept
0
Bio-Ciências)
- PROJETO ASSISTENCIAL PSICOLÓGICO À ADOLESCÊNCIA Dept
0
Psicologia e C.
Humanas)
Os programas de extensão relacionados ao curso, conforme projeto, consta de:
1. Cursos de Introdução à Informática e à Ciência da Computação;
2. Cursos de Linguagens;
3. Birô de Prestação de Serviços.
3.3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EMENTÁRIOS
O plano curricular do curso de Ciência da Computação apresenta estrutura de 08 (oito) séries
semestrais, com um total de 3.540 horas/aula.
O conjunto de matérias e disciplinas apresentado é coerente com o perfil profissiográfico
pretendido. O curso é apresentado nos termos do artigo 18 da Lei 5.540/68 (Plano de Curso). (Anexo I)
Consta do projeto os objetivos, ementas e bibliografia básica e complementar de cada
disciplina e a metodologia de ensino a ser adotada.
3.4. CORPO DOCENTE
O corpo docente indicado para desenvolver o curso de Ciência da Computação, é formado
por 18 professores, dos quais 02 (11,12%) são doutores, 13 (72,22%) são mestres e 03 (16,66%) são
especialistas. O IQCD deste corpo docente é igual a 3,05. Todos os professores são profissionais com
experiência na área das disciplinas indicadas para lecionar. (Anexo II)
O regime de tempo está sendo implantado. Quando o curso estiver totalmente implantado,
pelo menos 50% dos professores estarão contratados em TI e TP.
3.5. LABORATÓRIOS
Os cursos das FAMATh adotam em suas metodologias o uso intensivo de Laboratórios e
salas-ambiente, os quais são bem equipados e adequados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Instituição já dispõe de Laboratórios de uso comum aos cursos atualmente ministrados,
como os de Botânica; Zoologia; Psicologia Experimental; Biologia Geral, Química, Biologia Marinha,
Anatomia, Fisiologia e Microscopia, além da Clínica de Psicologia e as salas-especiais de Educação Física
(musculação, ginástica, biometria), bem como o ginásio poli-esportivo, quadras esportivas, pista de atletismo
e piscina.
principais:
Os 03 (três) Laboratórios de Informática têm as seguintes características e equipamentos
LABORATÓRIO N° 01
- 25 (vinte e cinco) microcomputadores PC/XT - 2 drives de 5 1/4" (baixa capacidade),
sendo 20 (vinte) sem disco rígido e 05 (cinco) com disco rígido de 30 MB cada.
- 01 (uma) impressora de 250 CPs
- 26 (vinte e seis) mesas
LABORATÓRIO N° 02
- 10 (dez) microcomputadores PC/XT - 1 drive de 5 1/4" de baixa capacidade
- 01 (um) microcomputador PC/AT - 386 DX - com 1 drive de 5 1/4", 1 drive de 3 1/2",
disco rígido de 40 MB e 1 monitor colorido SUPER VGA
- 01 (uma) rede configurada para integrar dez equipamentos
- 01 (uma) impressora de 250 CPs
- 12 (doze) mesas
LABORATÓRIO N° 03
- 01 (UM) super minicomputador - SP 32 Prológica, com disco rígido de 40 MB
- 09 (nove) PC Solution 16, com 2 drives de 5 1/4", sendo que 08 (oito) estão interligados
por cabo ao super minicomputador. -11 (onze) microcomputadores PC/XT, 2 drives de 5
1/4" sem disco rígido.
- 05 (cinco) microcomputadores AMIGA (500 e 2000)
- 01 (uma) impressora de 250 CPs
- 01 (uma) impressora a laser HP III Jet
- 27 (vinte e sete) mesas
Para servir aos 03 (três) laboratórios, acrescenta-se os seguintes recursos:
- 01 (um) aparelho de projeção das imagens dos vídeos
Ex.: Data-Show
- 03 (três) retroprojetores / 03 (três) telas
- 01 (um) aparelho de televisão
- 01 (um) aparelho de vídeo cassete
3.6. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
As Faculdades Integradas Maria Thereza encontram-se instaladas em sedes próprias, na
Rua Visconde de Rio Branco, 869 - em Niterói e o Centro Clínico à Rua Pereira da Silva n° 192, também em
Niterói, e na sub-sede de São Gonçalo, à Rodovia Amaral Peixoto km 10,5, no município de São Gonçalo.
As áreas de terrenos somam 75.607,59m2 e as respectivas áreas construídas somam 14.330m2, conforme
demonstrado no quadro a seguir:
ESPECIFICAÇÃO TERRENOS M2 ÁREA CONSTRUÍDA M2
SEDE - NITERÓI CENTRO
CLÍNICO (Niterói) SUB-SEDE
SÃO GONÇALO
1.746,62
379,00
73.378,47
4.880,00
365,00
9.085,00
TOTAL 75.607,59 14.330,00
A descrição detalhada, correspondente às salas de aula, administração geral e acadêmica,
laboratórios e biblioteca, é apresentada no projeto.
Na sub-sede de São Gonçalo encontra-se o complexo esportivo constituído de 8 blocos,
destinados a salas de aula, laboratórios, sala de jogos, sala de dança, vestiários, cozinha e sanitários, além de
02 quadras polivalentes, 01 campo de futebol, 01 pista de atletismo e 02 pistas de salto.
O Centro Clínico, em Niterói, abriga a Clínica de Psicologia, e é dotada de sala de
recepção, secretaria, salas de atendimento clínico e de exames, sala de reuniões, copa e sanitários.
a) EXPANSÃO DO ESPAÇO FÍSICO
O plano de expansão do espaço físico contempla a adição de 1.460m2 na sede de Niterói e
5.027m2 na sub-sede de São Gonçalo, e incluem salas de aula, clínicas, salas para a administração geral e
acadêmica, biblioteca, laboratórios, salas de apoio e outras serventias, conforme detalhamento e Cronograma
constante do processo.
3.7. BIBLIOTECA
O espaço cultural das FAMATh, com o total de 1.490,00m2, conta com Biblioteca (730
m2), Anfiteatro (550 m2), Galeria Cultural (110 m2) e Sala de multimeios (100m2) equipada com recursos
audiovisuais, mapoteca e videoteca. Os ambientes são de construção recente, e oferecem adequadas
condições para o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, de consultas, pesquisa, leitura e estudos
em grupo.
A área física atual da Biblioteca é de 730m2. Ao acervo destinam-se 300m2, para a sala de
leitura são utilizadas 300m2, para a administração do setor e catalogação dos livros são reservados 40m2,
além dos 100m2 que são utilizados pelo setor de multimeios, conforme quadro demonstrativo a seguir.
ESPAÇO CULTURAL M2
BIBLIOTECA :
- Sala de Leitura
- Acervo
- Administração e Processamento
- Balcão de Atendimento
- Sanitários
- Sala de multimeios
730,00
300,00
300,00
40,00
10,00
80,00
100,00
AUDITÓRIO 550,00
GALERIA CULTURAL 110,00
TOTAL GERAL 1.490,00m2
A Biblioteca das FAMATh já está implantando a informatização de seus serviços,
buscando agilizar e elevar a qualidade do atendimento à comunidade. O sistema multiusuário ampliará as
possibilidades de pesquisa bibliográfica e permitirá a aceleração dos convênios de intercâmbio com serviços
de biblioteca, nacionais e estrangeiros. Já encontram-se em elaboração, convênios com o IBICT E COMUT,
e já estão implantados convênios com a FGV e BIREME.
A Biblioteca atende a comunidade acadêmica de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00
horas , das 14:00 às 17:30 horas e das 19:30 às 22:00 horas. A Biblioteca possui normas que regulamentam
o seu funcionamento, aprovadas pela Diretoria.
Os recursos humanos atuais da Biblioteca, constam de duas bibliotecárias responsáveis
pelos serviços e 04 auxiliares de serviços.
O atual acervo de livros da Biblioteca das FAMATh é de 15.891 títulos e 26.242 volumes.
O acervo específico para a área do curso é de 2.289 títulos e 4.826 volumes. O projeto relaciona mais de 400
títulos em aquisição. O planejamento econômico do curso prevê verbas para ampliação do acervo de livros e
periódicos específicos.
Os periódicos somam 60 títulos e 336 fascículos. As assinaturas correntes constam de 35
títulos relacionados nominalmente no projeto.
a) EXPANSÃO DA BIBLIOTECA
O plano de expansão do espaço físico da Biblioteca das FAMATh, contempla uma área
adicional de 500,00m2, quando então, a Biblioteca disporá de uma área total de 1.230,00m2. Serão
ampliadas as áreas de acervo e leitura, e adicionadas cabines para estudos individuais e em grupo, além de
cabines para projeção de audiovisuais.
b) EXPANSÃO DOS MULTIMEIOS
O acervo de recursos audiovisuais das FAMATh oferece condições técnicas de elaboração
de aula, que utilize vários sentidos humanos. Com equipamentos de boa qualidade técnica e com material de
ilustração (slides, lâminas, transparências, etc.) as condições do processo ensino-aprendizagem são
extremamente facilitadas e mais eficazes. São retroprojetores, projetores de slides e de filmes, projetores de
lâminas, episcópios, videocassetes, televisores e gravadores, adequados aos planos de ensino.
O ICTMTh ampliará o seu acervo de multimeios, tais como, os recursos audiovisuais -
slides, transparências, lâminas, videoteca, softwares, mapoteca, jogos didáticos e obras artísticas.
As diretrizes de crescimento dos recursos multimeios têm como premissa transformar a
Biblioteca em um ambiente adequado à pesquisa e à consulta, em livros e periódicos, como também em fonte
de difusão cultural.
c) CONVÊNIOS
Além dos convênios já existentes (BIREME e FGV), estão previstos e já em fase de
negociação, convênios com as seguintes instituições:- IBICT, COMUT, ANUP - Associação Nacional das
Universidades Particulares, Globotec e Televisão Educativa.
II- CONCLUSÕES DO RELATOR
Considerando os dados expostos no Projeto Pedagógico do Curso e as observações pessoais
do Relator, o Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza:
1. Demonstra atender todas as exigências da Resolução CFE n° 01/93 quanto às bases
legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais do curso;
2. A proposta pedagógica contida no Projeto do Curso é coerente com o projeto de criação
da Universidade;
3. Apresenta justificativa social dos cursos solicitados, valendo destacar a coerência do
Projeto Pedagógico e ampliação e diversificação da prestação de serviços à comunidade
carente;
4. Possui boas condições de infra-estrutura e de recursos materiais para os cursos propostos,
com adequado plano de expansão objetivando o pleno atendimento dos mesmos;
5. A Biblioteca e os Laboratórios já existentes e em instalação oferecem condições
adequadas ao funcionamento dos cursos;
6. O planejamento econômico do curso demonstra sua viabilidade econômica;
7. Possui patrimônio próprio avaliado em 12.990.302 UFIRs; baixo endividamento (16,7%)
e equilíbrio econômico-financeiro, de acordo com os indicadores descritos no item 1 deste
Parecer.
III - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto no projeto de curso e dos demais documentos e estando atendidas todos
os requisitos da Resolução 01/93, o Relator vota favoravelmente à autorização (projeto) para funcionamento
do Curso de Ciência da Computação, com 40 (quarenta) vagas semestrais, no período diurno, com
integralização em 08 semestres letivos, a ser ministrado pelas Faculdades Integradas Maria Thereza -
FAMATh, mantidas pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza, na cidade Niterói (RJ). Aprovado
o presente parecer o referido processo deverá ser encaminhado à SESu/MEC, para os procedimentos
relativos
ao
atendimento do Art. 69 do Decreto 359/91.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, de de 1994.
ANEXO I
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CURRÍCULO PLENO
DISCIPLINAS
1
o
SEMESTRE
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
MATEMÁTICA I
LINGUA PORTUGUESA (Comunicação e Expressão)
FÍSICA (Eletricidade)
DESENHO GEOMÉTRICO
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
N°DE
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
01
CARGA
HORÁRIA
60
60
60
60
60
60
30
2
o
SEMESTRE
MATEMÁTICA II
FÍSICA II
LÓGICA
TEORIA DA COMPUTAÇÃO
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
INGLÊS TÉCNICO I
ESTATÍSTICA
EDUCACÃO FISICA II
04
04
04
04
04
04
04
01
60
60
60
60
60
60
60
30
3
o
SEMESTRE
MATEMÁTICA III INGLÊS
TÉCNICO II
PROBABILIDADE TEORIA
ECONÔMICA
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
CONTABILIDADE
LABORATÓRIO I
04
04
04
04
04
04
00
60
60
60
60
60
60
90
4
o
SEMESTRE
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LABORATÓRIO
II INTRODUÇÃO AO DIREITO SISTEMAS
OPERACIONAIS I
10
04
06
02
06
15
0
60
90
30
90
5
o
SEMESTRE
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
LABORATÓRIO III
SISTEMAS OPERACIONAIS II
PROJETOS DE SISTEMAS I
TEORIA DE SISTEMAS
ANÁLISE DE SISTEMAS
05
05
04
06
04
04
75
75
60
90
60
60
6
o
SEMESTRE
LINGUAGEM EM TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO III
LABORATÓRIO IV
PROJETOS DE SISTEMAS II
COMPUTADOR E SOCIEDADE
ESTRUTURA DE ARQUIVO E BANCO DE DADOS
TELEPROCESSAMENTO
05
05
04
04
06
04
75
75
60
60
90
60
SEMESTRE
LABORATÓRIO V
PROJETO ESTRUTURADO DE SISTEMAS I
SOFTWARE I
PESQUISA OPERACIONAL
ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
06
04
06
04
04
04
90
60
90
60
60
180
8
o
SEMESTRE
PROJETO ESTRUTURADO DE SISTEMA II
SOFTWARE II
AUTOMAÇÃO DE SERVIÇOS
TÓPICOS AVANÇADOS EM PROCESSAMENTO DE DADOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
06
06
06
04
04
20
90
90
90
60
180
420
CARGA HORÁRIA : 3.540 - Inclusive Estágio
ANEXO II
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CORPO DOCENTE
01. AFRÂNIO DA SILVA GARCIA
Disc: - Lingua Portuguesa
-Inglês Tit: Doutor em Letras - Área de concentração Letras Vernáculas (Lingua
Portuguesa) Licenciado Pleno em Letras
02. CARMEN NOGUEIRA RODRIGUES M. SILVA
Disc: - Introdução ao Direito
Tit.: Especialista em Direito Processual Civil - UGF
Bacharel em Direito - UGF
03. ECIO DA SILVA SOUZA
Disc.: - Teoria Econômica
Tit.: Mestre em Economia com Área de concentração - Economia Financeira - UFF
Bacharel em Ciências Econômicas - FAM
04. DAGOBERTO AUXILIADORA DE SERPA PINTO
Disc: - Automação de Serviços
- Teleprocessamento
Tit.: Especialista em Teleinformática - UES
Engenheiro Eletricista
05. EMANUEL BRAZ DA CRUZ
Disc: - Linguagem e Técnica de Programação
Tit.: Mestre em Sistemas e Computação com Área de concentração - Computação - IME
Meteorologista - UFRJ
06. FRANCISCO JOSÉ DE ARAÚJO
Disc: - Introdução à Administração
- Contabilidade
- Teoria das Organizações
Tit.: Mestre em Ciências Contábeis com Área de concentração - Teorias Contábeis - FGV
Bacharel em Ciências Contábeis - F. Moraes Jr.
07. GEM PEREIRA TOGUN
Disc: - Educação Física
Tit.: Mestre em Educação com Área de concentração - Educação Especial - UERJ
Licenciada Plena em Educação Física - UERJ
08. ILKA DIAS DE CASTRO
Disc: - Sistemas Operacionais
- Teoria de Sistemas
- Pesquisa Operacional
Tit.: Doutora em Informática - Sistemas Operacioanis - PUC-RJ
Licenciada Plena em Matemática - UFF
09. MARIA DAS GRAÇAS SOARES
Disc: - Computador e Sociedade
Tit.: Mestre em Sociologia com concentração na Área de Saúde - PU-RJ
Assistente Social - UFRJ
10. MARIA HELENA DA COSTA
Disc: - Matemática
Tit.: Mestre em Matemática com concentração na Área de Matemática - Pura - UFRJ
Licenciada Plena em Matemática - UFRJ
11. MARIA TEREZA CARMONA DO NASCIMENTO
Disc: -Estatística
- Probabilidade
Tit.: Mestre em Educação com Área de concentração Psicologia da Educação - FGV
Licenciada Plena em Matemática - UFF Parecer CFE 965/88
12. PAULO MACHADO PEREIRA JÚNIOR
Disc: - Software
- Projeto Estruturado de Sistema
- Tópicos Avançados de Processamento de Dados
Tit.: Mestre em Sistema e Computação - Área de concentração - Engenharia de Software - IME
Bacharel em Ciências Navais EN do MM
13. RICARDO FREITAS
Disc: - Projeto de Sistemas
- Análise de Desempenho de Sistemas Operacionais
- Estrutura de Arquivo e Banco de Dados
Tit.: Mestre em Sistema de Computação com Área de concentração - Engenharia de Software - IME
Bacharel em Matemática - - UERJ - Modalidade Informática
14. ROBERTO DE ALMEIDA E SILVA FILHO
Disc.: - Organização e Métodos
- Análise de Sistemas
Tit.: Especialista em Análise de Sistemas - Ues
Economista - UES
15. ROSABALDI
Disc: -Lógica
- Desenho Geométrico
Tit.: Mestre em Matemática com Área de concentração - Lógica Matemática - UFF
Licenciada em Matemática - UFF
16. SEBASTIÃO PEREIRA DE CARVALHO
Disc: - Planejamento Estratégico
- Estágio Supervisionado
Tit.: Mestre em Produção com Área de concentração - Engenharia Civil - UFF
Engenheiro Elétrico
17. SÉRGIO ROBERTO DE FREITAS
Disc: -Física
Tit.: Mestre em Engenharia de Produção - UFF
Engenheiro Elétrico
18. VOLNER HENRIQUES DO AMARAL
Disc: - Introdução a Ciência da Computação
- Teoria da Computação
- Laboratório
Tit: Mestre em Sistemas e Computação com Área de concentração - Engenharia de Software - IME
Engenheiro Elétrico
RESUMO DA QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE
RESUMO DA QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE
N° DE
DOCENTES
DOUTORES % MESTRES % ESPECIALISTA %
18 02 11,12% 13 72,22% 03 16,66%
Calculando-se o índice de qualificação do corpo docente proposto para o curso chega-se ao índice de
3.05, conforme aplicação da fórmula abaixo:
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal
de Educação aprovou conclusão
da Câmara, com abstenção do
Conselheiro Cícero Adolpho da
Silva
Sala Barreto
Filho,em 8 de
Junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCACIO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCACAO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADA AS 17 HORAS..
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
REUNIÃO ORDENARIA DE ...............................................1994
24. YUGO OKIDA
Í22.SYDNEI LIMA SAN
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