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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO RJ
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Tecnologia em Pro-
cessamento de Dados
RELATOR: SR. CONS. Pe.Laércio Dias de Moura,S.J.
PARECER nº
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM: 08/06/94
PROCESSO Nº 23001.000026/90-55
1 . RELATÓRIO
A Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, mantenedora da
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Paulo
Apóstolo, sediada na Cidade do Rio de Janeiro, apresentou a este
Conselho Carta Consulta relativa ã autorização para o Curso de
Tecnologia em Processamento de Dados.
Pelo Parecer 617/93, aprovado em 6 de outubro de 1993, foi acolhida a
Carta-Consulta e fixado o prazo de 60 dias para apresentação do Projete
Pelo Parecer 617/93 foram concedidas 60(sessenta) vagas anuais.
A Requerente, que já havia apresentado o Projeto juntamente com a
Carta-Consulta, apresentou ainda alguns dados complementares
relativos ã atualização bibliográfica e laboratórios.
Posteriormente o relator solicitou novos dados que foram •
oferecidos.
Com base nos dados constantes do Processo foi elaborado o presente
parecer.
1. Caracterização Geral do Projeto
0 Curso pretendido é de Tecnologia em Processamento de Dados, para
a formação de Tecnólogos, com "60 vagas anuais
funcionando no turno da noite, com a duração de 2.010 horas, num
prazo mínimo de 3 anos, operando pelo regime de créditos.
0 Projeto do Curso, articula-se com os objetivos da Instituição de
Ensino, conforme a exigência contida no caput do artigo 16. Do
perfil profissional esboçado, vê-se que se trata de formação de um
profissional que domina o processamento sistemático de informações,
atividade esta que se insere perfeitamente em uma Faculdade que
tem,corno um de seus ramos principais, as Ciências Administrativas.
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2. Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais
O Projeto tem por objeto o Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados regulamentado pela Resolução nº 55/76 deste Conselho.
Com palavras da requerente, "em termos filosóficos, o curso de
tecnólogo em Processamento de Dados busca a construção de uma base
técnico-científica que permita os alunos desenvolverem um processo
de auto questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes
de absorver, processar e de adequar por si mesmo às necessidades e
requerimentos do mundo moderno. De acordo com essa filosofia, a
educação é concebida como um instrumento que oferece ao indivíduo a
oportunidade de construir sua própria formação intelectual e
profissional.. Nessa linha, o curso caracteriza-se por uma
orientação de permanente estímulo ã imaginação e ã criatividade
dos alunos, procurando exercitar seu raciocínio analítico, inspirar
sua capacidade de realização e desenvolver suas habilidades de
expressão oral e escrita."
Quanto às bases sócio-culturais, nota a requerente o seguinte "uma
sociedade educada e consciente aprende a explorar e a controlar
rapidamente qualquer tecnologia, ao passo que uma sociedade
ignorante e alienada tende a tornar-se uma presa fácil daqueles que
dominam novos conhecimentos.
Nesse contexto, o ensino de informática assume um papel
extremamente importante, devendo formar profissionais que além de
uma boa base técnico-científica, que possuam também a capacidade de
refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas
questões do mundo contemporâneo."
Quanto aos aspectos institucionais, o Curso será ministrado pela
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Paulo
Apóstolo, instituição de ensino superior mantida pela Sociedade
Educacional São Paulo Apóstolo, com sede na Cidade do Rio de
Janeiro.
A instituição mantenedora é a Sociedade Educacional São Paulo
Apóstolo - SESPA, uma entidade civil, sem finalidades lucrativos,
com sede na Cidade do Rio de Janeiro, que mantém as Faculdades de
Ciências Contábeis e Administrativos São Paulo Apóstolo. Conforme
Portaria do Senhor Ministro da Educação, de n° 484, datada de 30 de
Março de 19 94, a Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo passou a
manter também a Faculdade da Cidade, até então mantida pela
Sociedade Educacional da Cidade.
3. Perfil Profissiográfico
É assim descrito o perfil do profissional que o Curso objetiva
preparar: "dado o caráter específico o curso de Tecnólogo em
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Processamento de Dados, voltado para o estudo dos aspectos
relacionados ã análise e ao desenvolvimento de Sistemas de
Informação, e considerando que esses sistemas são projetados para
coletar, armazenar e disseminar informações que suportem o processo
de tomada de decisão nas organizações, o profissional formado pelo
curso, além de plenamente sintonizado com a moderna tecnologia
computacional, deve também possuir um conhecimento abrangente dos
diversos processos administrativos. Nesse sentido, tecnólogo
formado pelo curso deverá ser capaz de:
. analisar a conveniência e a possibilidade de aplicação do
processamento sistemático de informação no contexto
organizacional, estimando custos e assessorando na definição
dos recursos de software e hardware necessários ã sua
implementação;
analisar rotinas de fluxos e informações administrativas e
propor alternativas para sua racionalização;
conceber e projetar sistemas de tratamento computadorizado de
informações, definindo sua estrutura, garantindo segurança e
privacidade de dados e estabelecendo padrões de desempenho e
qualidade de produto final;
conceber, desenvolver, implementar programas computacionais
para aplicações específicas;
. modelar, projetar e implementar sistemas administrativos com base
em bancos de dados.
. utilizar amplamente os modernos recursos de suporte ã rede de
computadores locais e internacionais em favor da agilização dos
processos administrativos das organizações.
Para tanto, esse profissional deverá adquirir uma formação teórica
e humanística que lhe confia habilidade numérica, exatidão de
conceitos sociabilidade, desembaraço, iniciativa e capacidade de
liderança. Tudo isso sem perder de vista o caráter dinâmico e
fluido do mercado de trabalho."
4. Organização Curricular e Metodologias Propostas
A organização curricular que consta do Projeto é formada por uma
carga horária de 2.010 horas/aula, 130 créditos, excluindo-se
Educação Física, distribuídas em 06 períodos letivos e atende ã
Resolução nº 55/76 de 05 de novembro de 1976. (Cf. Anexo I)
As disciplinas que formam o Currículo Pleno do curso serão alocadas
em Departamentos, de acordo com a sua afinidade, congregando
professores para objetivos comuns de ensino.
Consta do Anexo II a forma pela qual a instrução irá dar dar
cumprimento à Lei n° 8.663/93, no que diz respeito ã formação para
a Cidadania.
Como métodos de ensino serão utilizadas aulas expositivas,
ilustradas com projeção de slides, transparências e vídeos. Serão
desenvolvidos estudos dirigidos, seminários, dinâmica de grupo e
aulas práticas nos laboratórios de informática.
A Instituição dispõe de infra-estrutura que facilitará o uso de
metodologia diversa por parte do professor."
5. Ementário e Bibliografia Básica
0 ementário das disciplinas do Currículo Pleno do Curso bem como a
indicação da bibliografia básica encontram-se no projeto.
6. Corpo Docente
O Corpo Docente é indicado no Anexo III.
0 Corpo Docente indicado é formado por 20 Professores sendo
07(sete) Mestres - 35%, 13 (treze) com Especialização - 65%.
0 plano de carreira do Magistério Superior, abrangendo princípios,
normas e procedimentos foi aprovado por este Conselho e faz parte
do Regimento Geral da Faculdade.
7. Organização Administrativa e didático-pedagógica e setores
complementares:
"A Organização Administrativa e didático-pedagógica conta com a
Congregação, Diretoria, Conselho Departamental, Departamentos,
Secretaria Geral, Biblioteca e setores complementares como
Tesouraria e Departamento de Pessoal.
8. Biblioteca
"A Biblioteca existente é geral, usa o sistema de classificação
Dewey e o catálogo adotado e o "código de catalogação Anglo-
Americano". Ocupa uma área de 243m2, sendo 100m2 para o acervo
143m2 para leitura. Funciona no horário 07:00 às 22:00 horas, tem
uma capacidade de atendimento por turno de 400 alunos e uma média
mensal de consulta de 1.200 alunos. É atendida por uma
bibliotecária, três auxiliares de biblioteca, um datilografo e um
servente.
O acervo total é um número de 3.015 títulos e 4.305 exemplares que
atende aos 2 cursos existentes e serão acrescidos com a compra dos
livros específicos para o Curso de Tecnólogo em Processamento de
Dados. O número de assinaturas correntes de periódicos ê de 08.
A forma de atendimento aos usuários é através de empréstimos
domiciliares e consulta local. As aquisições são feitas conforme
solicitação dos professores. 0 meio de reprodução é a xerox.
Para a instalação do novo Curso, a instituição requerente deverá
prover a biblioteca pelo menos inicialmente com a bibliografia
básica indicada no processo, e deverá submeter também um Cronograma
de aquisições que cubra os anos de evolução do curso, do qual
consta a assinatura de periódicos suficientes.
9. Edificações e instalações
"O Curso de tecnólogo em Processamento de Dados funcionará nas
instalações da Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, Unidade
Méier situada à Rua José Bonifácio 140 com a seguinte configuração:
Terreno com área de 4.238,70m2
Prédio 01 com dois pavimentos num total de 1.245.60m2 de área a
requerenteconstruída onde funcionam a Biblioteca, Secretaria,
Direção, Departamentos, Salas de Reuniões e Auditório com 18 0
lugares.
Prédio 02 com pilotis no térreo, 04 pavimentos tipo com 04 salas de
aula em cada pavimento, totalizando 16 salas, um laboratório de
Ciências na cobertura e 03 Laboratórios de Informática no térreo,
totalizando 1.541m2.
O terreno conta ainda com duas quadras esportivas poli-valentes,
sendo uma coberta, para prática de Educação Fisica, totalizando
906m2."
Como a requerente mantém, no mesmo local, outros cursos,
recomenda-se ã Comissão Verificadora especial exame do espaço que
pode estar realmente adjudicado ao funcionamento do Curso.
10. Laboratórios e Equipamentos
"Para o início de funcionamento do Curso de Tecnólogo em
Processamento de Dados a Instituição conta com 3 laboratórios de
Informática, dois equipados com computadores 486 SX com monitores
VGA coloridos e um com computadores XT e monitores EGA."
11. Pesquisa e Extensão
A Requerente apresenta uma relação de diversas pesquisas realizadas
em outros cursos por ela mantidos, bem como de vários cursos de
extensão surgidos de sua iniciativa.
Como é notado pela requerente algumas das pesquisas realizadas
foram financiadas por terceiros e outras pela própria requerente.
Seria oportuno que constasse da programação financeira algum
quantitativo destinado ã promoção da pesquisa, bem como houvesse um
gradativo crescimento do número de docentes com um regime de
trabalho de tempo contínuo.
12. Planejamento Econômico-Financeiro
O Planejamento econômico-financeiro do projeto alcança os três
primeiros anos e é, no que concerne à receita, totalmente fundado
nas receiteis de anuidades, restando ã mantenedora cobrir no
primeiro ano a diferença para menos acusada.
II - PARECER .E VOTO DO RELATOR
Tendo em vista os elementos constantes do Processo, este Relator
conclui que o Projeto do Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados apresentado pela instituição atende às normas contidas no
artigo 16, incisos I a XII da Resolução CFE nº 01/93, podendo ser
aprovado.
Como a instituição mantenedora e o estabelecimento de ensino por
ela mantido já fazem funcionar, no mesmo local, outros cursos,
recomenda-se ã Comissão Verificadora que atende de forma especial
ã suficiência do espaço reservado a este Curso, bem como da
biblioteca, quanto ao atendimento conjunto de todos os cursos que
funcionarão juntamente.
Dentro do acima exposto, o Relator vota pela aprovação inicial do
III - CONCLUS
O DA C
MAR
A
A Câmara de Ensino Superior acompanhou o Voto do Relator
Sala de Sessões
e
m maio de 1994
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO; TECNOLOGIA PE PROCESSAMENTO PE, DADOS
1º Periodo -
DISCIPLINAS
0l. Lingua Portuguesa
02 . Introdução à Computação
3. Linguagens e Técnicas de Programação I
4. Sistema de Computação
5. Administração I
6. Inglês Técnico I
7. Princípios Gerais da Cidadania I
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
02 24
CARGA
HORÁRIA
60
60
60
60
60
60
-30
360
- 2º Periodo -
8. Introdução ã Matemática
9. Introdução ã Teoria de Sistema
10. Linguagens e Técnicas de Programação II
1.1. Sistemas de Programação
12. Administração II
13. Inglês Técnico II
14. Princípios Gerais da Cidadania II
04
04
06
04
04
04
O?
26
60
60
90
60
60
60
30' 390
03
04
05
06
07
- 3º Periodo -
DISCIPLINAS
1.5. Matemática para Computação
.1.6 . Economia e Finanças
17. Matemática Financeira e Custos
1.8.
Análise e Projeto de Sistemas I
1.9.
Estruturas de Informação para Processa mento
de Dados
20.
Métodos e Processos Administrativos
21. Educação Física I
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
01
24
CARGA
HORÁRIA
60
60
60
60
60
60
30
360
4º Período
22. Estatística
2 3.
Computador e Sociedade
24.
Moções de Contabilidade
25.
-Análise e Projeto de Sistemas II
26.
Laboratório de Projeto de Sistemas I
27.
Educação Física II
04
02
04
06
01
01
17
60
30
60
90
30
30
270
15
18
03
21
5º Periodo
DISCIPLINAS
CRÉDITO
CARGA
HORÁRIA
PRÉ -
REQUISIT,
28.
Aplicação de Computação às Ciências
Humanas c Sociais
29.
Teleprocessamento -
30.
Elaboração e Análise de Projetos
31.
Seminário de Processamento de Dados
32.
Linguagens e Técnicas de Programação III
33.
Laboratório de Projeto de Sistemas II
04
04
04
01
04
01
18
60
60
60
30
60
30
300
-
6º Período -
34.
Noções Gerais de Direito
35.
tópicos Avançados em Programação
36.
Administração de Processamento de Dados
37.
tópicos Avançados em Processamento de Dados
38.
Projetos de Banco de Dados
j
39.
Laboratório de Projeto de Sistemas III
04
04
04
04
04
01
21
60
60
60
60
60
30
330
0 Curso integra um total de 2.010 horas/aula, 130 créditos, excluindo-se-Pri cípios
Gerais da Cidadania e Educação Física.
ANEXO II
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Rio de Janeiro, 10 de março de 1994
Exmo. Sr. Conselheiro Padre
Laércio Dias de Moura
Senhor Conselheiro,
A Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, Entidade Mante_
nedora do Curso de Processamento de Dados cujo Projeto tem como rela.
tor V. Excia, vem, pelo presente, informar que acolhe e faz cumprir
as exigências do ilustre Conselheiro no processo nº 23.001.000026/90.
55, já mencionado.
Assim esclarece que fará funcionar, em caráter geral, isto
é, para todos os seus Cursos .uma disciplina denominada "Princípios
Gerais da Cidadania".
A referida disciplina, além de substituir Estudo de Pro
blemas Brasileiros" será responsável pela formação cívica de nossos
estudantes. Estará funcionando nos dois últimos períodos dos cursos,
conterá 4 créditos, dois. a cada semestre e será ministrado por pro-
fessores
-
que serão especificamente convidados para tal fim, de acordo
com a temática que venha a ser abordada.
Seu conteúdo, moderno e atual abrangerá, o estudo dos prin
cipais artigos da Constituição e de Leis Ordinárias que cuidem da
matéria, bem como os aspectos filosóficos, morais e éticos com que
o homem tem. que se haver no cotidiano de sua vida.
Portanto, sua configuração no âmbito da Faculdade será o
seguinte:
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Nome: - Princípios Gerais da Cidadania
Créditos -4-2 por período
Natureza: - Obrigatória
Período sugerido - Dois últimos de cada um dos cursos
Professores: - Convidados com experiência e titulação
adequados.
Ementa: - Princípios Filosóficos morais e éticos que
determinam a aquisição da Cidadania. Dispo-
sitivos legais que asseguram o exercício da
Cidadania. Os Direitos e Garantias Fundamen
tais. Os Direitos do Consumidor.
Espera a Sociedade São Paulo Apóstolo que assim proce -
dendo estará oferecendo a seus alunos adequada formação cultural ,
como é de sua obrigação e desejo.
Aproveita o ensejo para renovar ao ilustre Conselheiro
votos de estima e consideração.
Cordialmente,
Annita Schterb Gorodicht
Diretora Geral
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
ANEXO II
Rio de Janeiro, 10 de março de 1994
Exmo. Sr. Conselheiro Padre
Laércio Dias de Moura
Senhor Conselheiro,
A Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, Entidade Mante_
nedora do Curso de Processamento de Dados cujo Projeto tem como rela-
tor V. Excia, vem, pelo presente, informar que acolhe e faz cumprir
as exigências do ilustre Conselheiro no processo nº 23.001.000026/90.
55, já mencionado.
Assim esclarece que fará funcionar, em caráter geral, isto
é, para todos os seus Cursos uma disciplina denominada "Princípios
Gerais da Cidadania".
A referida disciplina, além de substituir Estudo de Pro_
blemas Brasileiros" será responsável pela formação cívica de nossos
estudantes. Estará funcionando nos dois últimos períodos dos cursos,
conterá 4 créditos, dois a cada semestre e será ministrado por pro-
fessores que serão especificamente convidados para tal fim, de acor-
do com a temática que venha a ser abordada.
Seu conteúdo, moderno e atual abrangerá, o estudo dos prin
cipais artigos da Constituição e de Leis Ordinárias que cuidem da
matéria, bem como os aspectos filosóficos, morais e éticos com que
o homem tem que se haver no cotidiano de sua vida.
Portanto, sua configuração no âmbito da Faculdade será o
seguinte:
Rua José Bonifacio 140- Meter CEP 20.771 Tels 593-9348 249-2266 592-8312
CGC 34.150.771 0001-87 - Insc.Mun.425.339-00
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Nome: - Princípios Gerais da Cidadania
Créditos -4-2 por período
Natureza: - Obrigatória
Período sugerido - Dois últimos de cada um dos cursos
Professores: - Convidados com experiência e titulação
adequados.
Ementa: - Princípios Filosóficos morais e éticos que
determinam a aquisição da Cidadania. Dispo-
sitivos legais que asseguram o exercício da
Cidadania. Os Direitos e Garantias Fundamen.
tais. Os Direitos do Consumidor.
Espera a Sociedade São Paulo Apóstolo que assim proce -
dendo estará oferecendo a seus alunos adequada formação cultural ,
como é de sua obrigação e desejo.
Aproveita o ensejo para renovar ao ilustre Conselheiro
votos de estima e consideração.
Cordialmente,
D
iretora Geral
Méier -CEP 20771 -Tels. 593-9348 249-2266 592-8312 CGC
34.150.771 0001-87- lnsc.Mun.425.339-00
ANEXO III
CORPO DOCENTE CURSO DE TECNÓLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
01 - ALICE THEREZINHA LOPES CORRÊA
Bacharel em Ciências Estatísticas - UFRJ
Especialização em Didática do Ensino Superior
Professora Ensino Superior desde 1977
Disciplina para qual é indicada:
Estatística
02 - ANGELA MARIA ÁREAS OLIVEIRA
Bacharel e Licenciada em Letras - UGF
Mestre em Comunicação - UFRJ
Disciplina para qual é indicada:
Língua Portuguesa
03 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA SAMPAIO FILHO
Engenheiro Eletrônico - UGF
Especialização em Engenharia Eletrônica - UGF
Disciplinas para quais é indicado:
Tópicos Avançados em Programação
Laboratório de Projeto de Sistema III
Seminário de Processamento de Dados
04 - ANTONIO DE PADUA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Engenheiro Eletricista - UFRJ
Bacharel em Ciências Estatísticas - ENCE
Profº Ensino Superior desde 1986
Disciplinas para quais é indicado:
Análise e Projeto de Sistemas I e II
.Laboratório de Projeto de Sistemas I
05 - CARLOS ALBERTO SANTOS BARBOSA
Bacharel em Economia
Especialização em Administração Escolar
Profº Ensino Superior desde 1983
Disciplinas para qual ê indicado:
Métodos e Processos Administrativos
06 - DENISE ESCARLATE COELHO NETO
Licenciada em Letras - USU
Especialização em Técnica de Ensino
Disciplinas para quais é indicada:
Inglês Técnico I e II
07 - EDUARDO BATISTA GOMES
Licenciado em Matemática - UFF
Especialização em Processamento de Dados
Disciplinas para quais é indicado:
Sistema de Computação Sistema de
Programação
08 - GUILHERME DA SILVEIRA
Engenheiro Civil - UFRJ
Master Of Science U.S.A.
Profº Ensino Superior desde 1972
Disciplina para qual é indicado:
Aplicação de Computação às Ciências Humanas e Sociais
09 - HÉLIO GOMES DAS CHAGAS
Bacharel em Administração - SUAM
Especialização em Metologia do Ensino Superior - UFF
Profº Ensino Superior desde/1978
Disicplinas para quais é indicado:
Administração I e II
10 - JAINES KRENTEL LEAL
Engenheiro Civil
Mestre em Administração
Profº Ensino Superior desde 1981
Disciplina para qual é indicado:
Matemática Financeira e custos
11 - JOAQUIM IGNÁCIO CARDOSO FILHO
Licenciado em Educação Física - UFRJ
Mestre em Ed. Fisica - UGF
Disciplina para qual é indicado:
Educação Fisica I e II
12 - JORGE LUIZ CORDEIRO PAULO
Licenciado em Ciências - FCL
Mestre em Engenharia de Sistemas - UFRJ
PR0F9 Ensino Superior desde 1983
Disciplinas para quais ê indicado:
Elaboração e Análise de Projetos
Introdução ã Teoria de Sistemas
Laboratório de Projeto de Sistemas II
13 - LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
Engenheiro - UERJ
Mestre em Administração - PUC
Especialização em Analise de Sistemas - PUC
Disciplinas para quais é indicado:
Introdução ã Computação Introdução
ã Matemática Teleprocessamento
14 - LUIZ AUGUSTO IRINEU FLORIDO
Bacharel em Direito
Mestre em Direito - UGF
Profº Ensino Superior desde 1976
Disciplina para qual é indicado:
Noções Gerais de Direito
15 - OSVALDO HENRIQUE DE SIQUEIRA
Economista
Especialização em Pesquisa Operacional UFF
Especialização em MBA - UFRJ
Prof. Ensino Superior desde 1975
Disciplinas para quais é indicado:
Computação e Sociedade
Administração e Processamento de Dados Tópicos
Avançados em Processamento de Dados
16 - PAULO ROBERTO MIRANDA MARTINS
Bacharel em Administração - FCL
Especialização em Analise de Sistemas
PR0F9 Ensino Superior desde 1987
Disciplinas para quais é indicado: Linguagens e
Técnicas de Programação I-II-III
17 - RONALDO DE ARAÚJO VARGAS
Bacharel em Ciências Contábeis
Especialização em Engenharia Econômica -UNESA
I
Profº Ensino Superior desde 1984
Disciplina para qual é indicado:
Noções de Contabilidade
18 - TOUFIK SAAD DANA NETO
Bacharel em Estatística
Especialização em Administração
Prof? Ensino Superior desde 1980
04
Introdução à Computação
Teleprocessamento
Estruturas de Informação para Processamento de Dados
19 - WALTER DA COSTA GOMES
Bacharel em Matemática
Bacharel em Estatística
Profº Ensino Superior desde 1981
Disciplinas para quais é indicado:
Introdução ã Matemática Matemática
para Computação Estatística
20 - UELITON TARCÍSIO DE CARVALHO
Bacharel em Economia - UGF
Especialização em Análise Contábil Financeira
Prof9 Ensino Superior desde 1980
Disciplina para qual é indicado:
Economia e Finanças
2. Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais
0 Projeto tem por objeto o Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados regulamentado pela Resolução nº 55/76 deste Conselho.
Com palavras da requerente, "em termos filosóficos, o curso de
tecnólogo em Processamento de Dados busca a construção de uma base
técnico-científica que permita os alunos desenvolverem um processo
de auto questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes
de absorver, processar e de adequar por si mesmo às necessidades e
requerimentos do mundo moderno. De acordo com essa filosofia, a
educação é concebida como um instrumento que oferece ao indivíduo a
oportunidade de construir sua própria formação intelectual e
profissional.. Nessa linha, o curso caracteriza-se por uma
orientação de permanente estímulo ã imaginação e ã criatividade
dos alunos, procurando exercitar seu raciocínio analítico, inspirar
sua capacidade de realização e desenvolver suas habilidades de
expressão oral e escrita."
Quanto às bases sócio-culturais, nota a requerente o seguinte "uma
sociedade educada e consciente aprende a explorar e a controlar
rapidamente qualquer tecnologia, ao passo que uma sociedade
ignorante e alienada tende a tornar-se uma presa fácil daqueles que
dominam novos conhecimentos.
Nesse contexto, o ensino de informática assume um papel
extremamente importante, devendo formar profissionais que além de
uma boa base técnico-científica, que possuam também a capacidade de
refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas
questões do mundo contemporâneo."
Quanto aos aspectos institucionais, o Curso será ministrado pela
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Paulo
Apóstolo, instituição de ensino superior mantida pela Sociedade
Educacional São Paulo Apóstolo, com sede na Cidade do Rio de
Janeiro.
A instituição mantenedora é a Sociedade Educacional São Paulo
Apóstolo - SESPA, uma entidade civil, sem finalidades lucrativos,
com sede na Cidade do Rio de Janeiro, que mantém as Faculdades de
Ciências Contábeis e Administrativos São Paulo Apóstolo. Conforme
Portaria do Senhor Ministro da Educação, de nº 484, datada de 30 de
Março de 1994, a Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo passou a
manter também a Faculdade da Cidade, até então mantida pela
Sociedade Educacional da Cidade.
3. Perfil Profissiográfico
É assim descrito o perfil do profissional que o Curso objetiva
preparar: "dado o caráter específico o curso de Tecnólogo em
Processamento de Dados, voltado para o estudo dos aspectos
relacionados ã análise e ao desenvolvimento de Sistemas de
Informação, e considerando que esses sistemas são projetados para
coletar, armazenar e disseminar informações que suportem o processo
de tomada de decisão nas organizações, o profissional formado pelo
curso, além de plenamente sintonizado com a moderna tecnologia
computacional, deve também possuir um conhecimento abrangente dos
diversos processos administrativos. Nesse sentido, tecnólogo
formado pelo curso deverá ser capaz de:
. analisar a conveniência e a possibilidade de aplicação do
processamento sistemático de informação no contexto
organizacional, estimando custos e assessorando na definição
dos recursos de software e hardware necessários ã sua
implementação;
analisar rotinas de fluxos e informações administrativas e
propor alternativas para sua racionalização;
conceber e projetar sistemas de tratamento computadorizado de
informações, definindo sua estrutura, garantindo segurança e
privacidade de dados e estabelecendo padrões de desempenho e
qualidade de produto final;
conceber, desenvolver, implementar programas computacionais
para aplicações específicas;
. modelar, projetar e implementar sistemas administrativos com base
em bancos de dados.
. utilizar amplamente os modernos recursos de suporte ã rede de
computadores locais e internacionais em favor da agilização dos
processos administrativos das organizações.
Para tanto, esse profissional deverá adquirir uma formação teórica
e humanística que lhe confia habilidade numérica, exatidão de
conceitos sociabilidade, desembaraço, iniciativa e capacidade de
liderança. Tudo isso sem perder de vista o caráter dinâmico e
fluido do mercado de trabalho."
4. Organização Curricular e Metodologias Propostas
A organização curricular que consta do Projeto ê formada por uma
carga horária de 2.010 horas/aula, 130 créditos, excluindo-se
Educação Fisica, distribuídas em 06 períodos letivos e atende ã
Resolução nº 55/76 de 05 de novembro de 1976. (Cf. Anexo I)
As disciplinas que formam o Currículo Pleno do curso serão alocadas
em Departamentos, de acordo com a sua afinidade, congregando
professores para objetivos comuns de ensino.
Consta do Anexo II a forma pela qual a instrução irá dar dar
cumprimento à Lei n° 8.663/93, no que diz respeito ã formação para
a Cidadania.
Como métodos de ensino serão utilizadas aulas expositivas,
ilustradas com projeção de slides, transparências e vídeos. Serão
desenvolvidos estudos dirigidos, seminários, dinâmica de grupo e
aulas práticas nos laboratórios de informática.
A Instituição dispõe de infra-estrutura que facilitará o uso de
metodologia diversa por parte do professor."
5. Ementário e Bibliografia Básica
0 ementário das disciplinas do Currículo Pleno do Curso bem como a
indicação da bibliografia básica encontram-se no projeto.
6. Corpo Docente
0 Corpo Docente é indicado no Anexo III.
0 Corpo Docente indicado é formado por 20 Professores sendo
07(sete) Mestres - 35%, 13 (treze) com Especialização - 65%.
O plano de carreira do Magistério Superior, abrangendo princípios,
normas e procedimentos foi aprovado por este Conselho e faz parte
do Regimento Geral da Faculdade.
7. Organização Administrativa e didático-pedagógica e setores
complementares:
"A Organização Administrativa e didático-pedagógica conta com a
Congregação, Diretoria, Conselho Departamental, Departamentos,
Secretaria Geral, Biblioteca e setores complementares como
Tesouraria e Departamento de Pessoal.
8. Biblioteca
"A Biblioteca existente ê geral, usa o sistema de classificação
Dewey e o catálogo adotado e o "código de catalogação Anglo-
Americano". Ocupa uma área de 243m2, sendo 100m2 para o acervo
143m2 para leitura. Funciona no horário 07:00 às 22:00 horas, tem
uma capacidade de atendimento por turno de 400 alunos e uma média
mensal de consulta de 1.20 0 alunos. É atendida por uma
bibliotecária, três auxiliares de biblioteca, um datilografo e um
servente.
0 acervo total é um número de 3.015 títulos e 4.305 exemplares que
atende aos 2 cursos existentes e serão acrescidos com a compra dos
livros específicos para o Curso de Tecnólogo em Processamento de
Dados. 0 número de assinaturas correntes de periódicos é de 08.
A forma de atendimento aos usuários ê através de empréstimos
domiciliares e consulta local. As aquisições são feitas conforme
solicitação dos professores. O meio de reprodução é a xerox.
Para a instalação do novo Curso, a instituição requerente deverá
prover a biblioteca pelo menos inicialmente com a bibliografia
básica indicada no processo, e deverá submeter também um Cronograma
de aquisições que cubra os anos de evolução do curso, do qual
consta a assinatura de periódicos suficientes.
9. Edificações e instalações
"0 Curso de tecnólogo em Processamento de Dados funcionará nas
instalações da Sociedade Educacional são Paulo Apóstolo, Unidade
Méier situada à Rua José Bonifácio 140 com a seguinte configuração:
Terreno com área de 4.238,70m2
Prédio 01 com dois pavimentos num total de 1.245.60m2 de área a
requerente construída onde funcionam a Biblioteca, Secretaria,
Direção, Departamentos, Salas de Reuniões e Auditório com 180
lugares.
Prédio 02 com pilotis no térreo, 04 pavimentos tipo com 04 salas de
aula em cada pavimento, totalizando 16 salas, um laboratório de
Ciências na cobertura e 03 Laboratórios de Informática no térreo,
totalizando 1.541m2.
0 terreno conta ainda com duas quadras esportivas poli-valentes,
sendo uma coberta, para prática de Educação Fisica, totalizando
906m2."
Como a requerente mantém, no mesmo local, outros cursos,
recomenda-se ã Comissão Verificadora especial exame do espaço que
pode estar realmente adjudicado ao funcionamento do Curso.
10. Laboratórios e Equipamentos
"Para o início de funcionamento do Curso de Tecnólogo em
Processamento de Dados a Instituição conta com 3 laboratórios de
Informática, dois equipados com computadores 486 SX com monitores
VGA coloridos e um com computadores XT e monitores EGA."
11. Pesquisa e Extensão
A Requerente apresenta uma relação de diversas pesquisas realizadas
em outros cursos por ela mantidos, bem como de vários cursos de
extensão surgidos de sua iniciativa.
Como ê notado pela requerente algumas das pesquisas realizadas
foram financiadas por terceiros e outras pela própria requerente.
Seria oportuno que constasse da programação financeira algum
quantitativo destinado ã promoção da pesquisa, bem como houvesse um
gradativo crescimento do número de docentes com um regime de
trabalho de tempo contínuo.
12. Planejamento Econômico-Financeiro
0 Planejamento econômico-financeiro do projeto alcança os três
primeiros anos e é, no que concerne ã receita, totalmente fundado
nas receitas de anuidades, restando ã mantenedora cobrir no
primeiro ano a diferença para menos acusada.
II - PARECER .E VOTO DO RELATOR
Tendo era vista os elementos constantes do Processo, este Relator
conclui que o Projeto do Curso de Tecnologia em Processamento de
Dados apresentado pela instituição atende às normas contidas no
artigo 16, incisos I a XII da Resolução CFE nº 01/93, podendo ser
aprovado.
Como a instituição mantenedora e o estabelecimento de ensino por
ela mantido já fazem funcionar, no mesmo local, outros cursos,
recomenda-se ã Comissão Verificadora que atende de forma especial
ã suficiência do espaço reservado a este Curso, bem como da
biblioteca, quanto ao atendimento conjunto de todos os cursos que
funcionarão juntamente.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanhou o Voto do Relator
Sala de Sessões
em maio de 1994
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO; TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS
1º Periodo
DISCIPLINAS
01.. I íngua Portuguesa
02 . Introdução à Computação
3. Linguagens e Técnicas de Programação I
4. Sistema de Computação
05. Administração I
06. Inglês Técnico I
07.
Princípios
Gerais da Cidadania
I
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
02 24
CARGA
HORÁRIA
60
60
60
60
60
60
-30
360
- 2º Periodo -
8. Introdução ã Matemática
9. Introdução ã Teoria de Sistema
10. Linguagens e Técnicas de Programação II
11. Sistemas de Programação
12. Administração II
13. Inglês Técnico II
14.
Pricípios Gerais da Cidadania II
04
04
06
04
04
04
02
26
60
60
90
60
60
60
30 390
03
04
05
06
07
- 3º Periodo
DISCIPLINAS
15 Matemática para Computação
16. Economia o finanças
17 Matemática Financeira e Custos
18. Análise e Projeto de Sistemas I
19. Estruturas de Informação para Processa-
mento de Dados
20. Métodos e Processos Administrativos
21. Educação Fisica I
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
0.1
24
CARGA
HORÁRIA
60
60
60
60
60
60
30
360
PRÉ -
REQUISIT
08
08
09
4º Período
22, Estatística
.'. 3 . Computador e Sociedade
24 Noções de Contabilidade
25. -Análise e Projeto de Sistemas II
26. Laboratório de Projeto de Sistemas I
27. Educação Física II
04
02
04
06
01
01
17
60
30
60
90
30
30
270
15
18
03
21
5º Periodo
DISCIPLINA
nº CARGA PRÉ -
CRÉDITO HORÁRIA REQUISIT.
28.
Aplicação do Computação às Ciências
Humanas o Sociais
29
Teleprocessamento
-
30.
Elaboração e Analise de Projetos
31.
Seminário de Processamento de Dados
32.
Linguagens e Técnicas de Programação III
33. Laboratório de Projeto de Sistemas II
04
04
04
01
04
01
18
60
60
60
30
60
30 300
18
19
26
- 6º Período -
34.
Moções Gerais de Direito
35.
Tópicos Avançados em Programação
36.
.Administração de Processamento de Dados
37.
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
38. Projetos de Banco de Dados
i
39. Laboratório de Projeto de Sistemas III
04
04
04
04
04
01
21
60
60
60
60
60
30 330
25
11
32
33
0 Curso integra um total de 2.010 horas/aula, 130 créditos, excluindo-se.Pri cípios Gerais da
Cidadania e Educação Física.
ANEXO II
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Rio de Janeiro, 10 de março de 1994
Exmo. Sr. Conselheiro Padre
Laércio Dias de Moura
Senhor Conselheiro,
A Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, Entidade Mante_
nedora do Curso de Processamento de Dados cujo Projeto tem como rela_
tor V. Excia, vem, pelo presente, informar que acolhe e faz cumprir
as exigências do ilustre Conselheiro no processo nº 23.001.000026/90.
55, já mencionado.
Assim esclarece que fará funcionar, em caráter geral, isto
é, para todos os seus Cursos .uma disciplina denominada "Princípios
Gerais da Cidadania".
A referida disciplina, além de substituir Estudo de Pro_
blemas Brasileiros" será responsável pela formação cívica de nossos
estudantes. Estará funcionando nos dois últimos períodos dos cursos,
conterá 4 créditos, dois. a cada semestre e será ministrado por pro-
fessores
-
que serão especificamente convidados para tal fim, de acor-
do com a temática que venha a ser abordada.
Seu conteúdo, moderno e atual abrangerá, o estudo dos prin
cipais artigos da Constituição e de Leis Ordinárias que cuidem da
matéria, bem como os aspectos filosóficos, morais e éticos com que
o homem tem que se haver no cotidiano de sua vida.
Portanto, sua configuração no âmbito da Faculdade será o
seguinte:
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Nome: - Princípios Gerais da Cidadania
Créditos - 4 - 2 por período
Natureza: - Obrigatória
Período sugerido - Dois últimos de cada um dos cursos
Professores: - Convidados com experiência e titulação
adequados.
Ementa: - Princípios Filosóficos morais e éticos que
determinam a aquisição da Cidadania. Dispo-
sitivos legais que asseguram o exercício da
Cidadania. Os Direitos e Garantias Fundamen_
tais. Os Direitos do Consumidor.
Espera a Sociedade São Paulo Apóstolo que assim proce -
dendo estará oferecendo a seus alunos adequada formação cultural ,
como é de sua obrigação e desejo.
Aproveita o ensejo para renovar ao ilustre Conselheiro
votos de estima e consideração.
Cordialmente,
Annita Schterb Gorodicht
Diretora Geral
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APOSTOLO
Rio do Janeiro, 10 de marco de 1994
Exmo. Sr. Conselheiro Padre
Laércio Dias de Moura
Senhor Conselheiro,
A Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, Entidade Mante_
nedora do Curso de Processamento de Dados cujo Projeto tem como rela.
tor V. Excia, vem, pelo presente, informar que acolhe e faz cumprir-
as exigências do ilustre Conselheiro no processo nº 23.001.000026/90.
55, já mencionado.
Assim esclarece que fará funcionar, em caráter geral isto
é, para todos os seus Cursos uma disciplina denominada "Princípios
Gerais da Cidadania".
A referida disciplina, além de substituir Estudo de Pro
blemas Brasileiros" será responsável pela formação cívica de nossos
estudantes. Estará funcionando nos dois últimos períodos dos cursos,
conterá 4 créditos, dois a cada semestre e será ministrado por pro-
fessores que serão especificamente convidados para tal fim, de acordo
com a temática que venha a ser abordada.
Seu conteúdo, moderno e atual abrangerá, o estudo dos prin
cipais artigos da Constituição e de Leis Ordinárias que cuidem da
matéria, bem como os aspectos filosóficos, morais e éticos com que
o homem tem que se haver no cotidiano de sua vida.
Portanto, sua configuração no âmbito da Faculdade será o
seguinte:
SOCIEDADE EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO
Nome: - Princípios Gerais da Cidadania
Créditos - 4 - 2 por período
Natureza: - Obrigatória
Período sugerido - Dois últimos de cada um dos cursos
Professores: - Convidados com experiência e titulação
adequados.
Ementa: - Princípios Filosóficos morais e éticos que
determinam a aquisição da Cidadania. Dispo-
sitivos legais que asseguram o exercício da
Cidadania. Os Direitos e Garantias Fundamen
tais. Os Direitos do Consumidor.
Espera a Sociedade São Paulo Apóstolo que assim proce -
dendo estará oferecendo a seus alunos adequada formação cultural,
como é de sua obrigação e desejo.
Aproveita o ensejo para renovar ao ilustre Conselheiro
votos de estima e consideração.
Cordialmente,
CEP 20771-Tels . 593-9340 249-2265;
ANEXO III
CORPO. DOCENTE CURSO DE TECNÓLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
01 - ALICE THEREZINHA LOPES CORRÊA
Bacharel em Ciências Estatísticas - UFRJ
Especialização em , Didática do Ensino Superior
Professora Ensino Superior desde 1977
Disciplina para qual é indicada:
Estatística
02 - ANGELA MARIA ÁREAS OLIVEIRA
Bacharel e Licenciada em Letras - UGF
Mestre em Comunicação - UFRJ
Disciplina para qual é indicada:
Língua Portuguesa
0 3 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA SAMPAIO FILHO
Engenheiro Eletrônico - UGF Especialização em
Engenharia Eletrônica - UGF
Disciplinas para quais é indicado:
TÓPICOS Avançados em Programação
Laboratório de Projeto de Sistema III
Seminário de Processamento de Dados
04 - ANTONIO DE PÁDUA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Engenheiro Eletricista - UFRJ Bacharel
em Ciências Estatísticas - ENCE Profº
Ensino Superior desde 1986
Disciplinas para quais é indicado:
Análise e Projeto de Sistemas I e II
.Laboratório de Projeto de Sistemas I
0 5 - CARLOS ALBERTO SANTOS BARBOSA
Bacharel em Economia
Especialização em Administração Escolar
Profº Ensino Superior desde 1983
Disciplinas para qual é indicado:
Métodos e Processos Administrativos
06 - DENISE ESCARLATE COELHO NETO
Licenciada em Letras - USU
Especialização em Técnica de Ensino
Disciplinas para quais é indicada:
Inglês Técnico I e II
- EDUARDO BATISTA GOMES
Licenciado em Matemática - UFF
Especialização em Processamento de Dados
Disciplinas para quais é indicado:
Sistema de Computação Sistema de
Programação
08 - GUILHERME DA SILVEIRA
Engenheiro Civil - UFRJ
Master Of Science U.S.A.
Profº Ensino Superior desde 1972
Disciplina para qual é indicado:
Aplicação de Computação às Ciências Humanas e Sociais
09 - HÉLIO GOMES DAS CHAGAS
Bacharel em Administração - SUAM
Especializacão em Metologia do Ensino Superior - UFF
Prof9 Ensino Superior desde/1978
Disciplinas para quais é indicado:
Administração I e II
10 - JAINES KRENTEL LEAL
Engenheiro Civil
Mestre em Administração
Profº Ensino Superior desde 1981
Disciplina para qual é indicado:
Matemática Financeira e custos
11 - JOAQUIM IGNÁCIO CARDOSO FILHO
Licenciado em Educação Física - UFRJ
Mestre em Ed. Fisica - UGF
Disciplina para qual é indicado:
Educacão Física I e II
12 - JORGE LUIZ CORDEIRO PAULO
Licenciado em Ciências - FCL
Mestre em Engenharia de Sistemas - UFRJ
PROFº Ensino Superior desde 1983
Disciplinas para quais é indicado:
Elaboração e Análise de Projetos
Introdução ã Teoria de Sistemas
Laboratório de Projeto de Sistemas II
- LINCON WOLF DE ALMEIDA NEVES Engenheiro -
UERJ Mestre em Administração - PUC
Especialização em Análise de Sistemas - PUC
Disciplinas para quais é indicado:
Introdução ã Computação
Introdução ã Matemática
Teleprocessamento
14 - LUIZ AUGUSTO IRINEU FLORIDO
Bacharel em Direito
Mestre em Direito - UGF
Profº Ensino Superior desde 1976
Disciplina para qual é indicado: Noções
Gerais de Direito
15 - OSVALDO HENRIQUE DE SIQUEIRA
Economista
Especialização em Pesquisa Operacional UFF
Especialização em MBA - UFRJ
Prof. Ensino Superior desde 1975
Disciplinas para quais é indicado:
Computação e Sociedade
Administração e Processamento de Dados Tópicos
Avançados em Processamento de Dados
16 - PAULO ROBERTO MIRANDA MARTINS
Bacharel em Administração - FCL
Especialização em Análise de Sistemas
PR0F9 Ensino Superior desde 1987
Disciplinas para quais é indicado:
Linguagens e Técnicas de Programação I-II-III
17 - RONALDO DE ARAÚJO VARGAS
Bacharel em Ciências Contábeis
Especialização em Engenharia Econômica -UNESA
Profº Ensino Superior desde 1984
Disciplina para qual é indicado:
Noções de Contabilidade
18 - TOUFIK SAAD DANA NETO
Bacharel em Estatística
Especialização em Administração
Profº Ensino Superior desde 1980
Introdução à Computação
Teleprocessamento
Estruturas de Informação para Processamento de Dados
19 - WALTER DA COSTA GOMES Bacharel em
Matemática Bacharel em
Estatística Profº Ensino Superior
desde 1981
Disciplinas para quais é indicado:
Introdução ã Matemática
Matemática para Computação
Estatística
20 - UELITON TARCÍSIO DE CARVALHO
Bacharel em Economia - UGF
Especialização em Análise Contábil Financeira
Profº Ensino Superior desde 1980
Disciplina para qual é indicado:
Economia e Finanças
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou conclusão da Câmara, com abstenção
do Conselheiro Cícero Adolpho da Silva
Sala Barreto Filho,em 8 de Junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCACIO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCACAO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADA AS 17 HORAS..
REUNIÃO ORDENARIA DE ...............................................1994
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo