As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais.
O curso será ministrado em regime seriado anual, com duração de quatro anos, com um
a
tronco comum nas duas séries iniciais e as 3 e 4
a
séries específicas para cada habilitação, sendo uma carga
horária de 3.068 horas/aula nas habilitações Supervisão Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino
o
do 1 Grau e 2.776 horas/aula nas habilitações Supervisão Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas do
Ensino do 2° Grau. Seu funcionamento será no período noturno, com oitenta (80) vagas anuais.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
Cada Departamento, ao propor seu Plano de Ensino, para aprovação do Conselho
Departamental, deverá indicar também as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento de cada
conteúdo programático.
Adotar-se-ão métodos e técnicas variadas, tais como: interdisciplinaridade das áreas afins;
pesquisas teóricas; pesquisas em laboratórios; pesquisas em campo; elaboração de projetos; debates,
seminários, mesa-redonda, palestras; viagens de estudos (regional e local).
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O projeto descreve o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado, que
reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
A distribuição dos docentes, analisada a titulação correspondente, revela significativo
índice de Qualificação do Corpo Docente indicado para o Curso de Pedagogia, sendo: 06 (75,0%) de mestres
e 02 (25,0%) de especialistas.
Quanto ao regime de trabalho, a distribuição do corpo docente do curso, a Instituição
informa no processo que atenderá aos indicadores de qualidade do CFE, com a seguinte distribuição: 20% do
corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial (TP) e 50% em regime especial.
A Instituição para desenvolver atividades de pesquisa e extensão indissociadas do ensino,
adotará como política de contratação de docentes em TI e TP, dar preferência àqueles docentes que possuem
maior qualificação acadêmica, além de designar parte do tempo de contrato para horas-atividades, para
desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto maior a qualificação do
docente, maior o percentual de horas/atividades.
O planejamento econômico-financeiro do curso reservou recursos específicos para o Plano
de Capacitação de Recursos Humanos, correspondendo, a 2,0% da receita total do curso. A instituição
pretende ainda conquistar recursos com as agências governamentais de fomento à pesquisa e à pós-
graduação e de organismos não-governamentais, nacionais ou estrangeiros.
O Programa Institucional de Capacitação Docente - PICD, proporcionará aos inscritos em
programas de Mestrado e Doutorado o oferecimento de bolsas-auxílio, como forma de incentivo ao docente.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando corretamente
a sua organização administrativa e didático-pedagógica.
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