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INTERESSADO / MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE DUTRA MT
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA, NAS HABILITAÇÕES:
MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 1° GRAU; MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS
PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE 2º GRAU E SUPERVISÃO ESCOLAR (FASE DE PROJETO),
NA CIDADE DE CUIABÁ, ESTADO DE MATO GROSSO
RELATOR: SR. CONSELHEIRO DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR
CÂMARA OU COMISSÃO
PARECER N°
APROVADO EM
CESu PROC.Nº 23001.000632/90-25
I - RELATÓRIO
Pelo Parecer 175/94 este Colegiado aprovou a Carta-Consulta para autorização de
funcionamento do curso de Pedagogia, nas habilitações Supervisão Escolar, Magistério das Séries Iniciais do
a
Ensino do 1° Grau (I a 4
a
Séries) e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino do 2
o
Grau, a ser ministrado
pela Faculdade Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, na cidade de Cuiabá,
Estado de Mato Grosso.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o projeto de curso, de acordo com as normas
fixadas pela Resolução CFE n° 01/93.
Esta Relatora elaborou o seu parecer considerando o Projeto Pedagógico do Curso proposto e
os demais elementos e documentos constantes do processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto com base na Parecer CFE n° 252/69, de 11 de abril de 1969 e a
Resolução CFE n° 02/69, de 12 de maio de 1969, que fixaram os mínimos de conteúdo e duração para o curso
de Pedagogia.
A instituição que irá ministrar o curso é um novo estabelecimento de ensino superior
particular, com amparo no Artigo 209 da Constituição e no Art. da Lei n° 5.540/68, com a denominação
Faculdade Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, com sede na cidade
Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS ADOTADAS
A organização curricular do curso de Pedagogia, nas habilitações Supervisão Escolar,
Magistério das Séries Iniciais do
a
do Ensino do 2° Grau, proposta p
Conselho.
Ensino do 1° Grau (1 a 4
a
Séries) e Magistério das Matérias Pedagógicas
ela interessada, atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este
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As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais.
O curso será ministrado em regime seriado anual, com duração de quatro anos, com um
a
tronco comum nas duas séries iniciais e as 3 e 4
a
séries específicas para cada habilitação, sendo uma carga
horária de 3.068 horas/aula nas habilitações Supervisão Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino
o
do 1 Grau e 2.776 horas/aula nas habilitações Supervisão Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas do
Ensino do Grau. Seu funcionamento será no período noturno, com oitenta (80) vagas anuais.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
Cada Departamento, ao propor seu Plano de Ensino, para aprovação do Conselho
Departamental, deverá indicar também as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento de cada
conteúdo programático.
Adotar-se-ão métodos e técnicas variadas, tais como: interdisciplinaridade das áreas afins;
pesquisas teóricas; pesquisas em laboratórios; pesquisas em campo; elaboração de projetos; debates,
seminários, mesa-redonda, palestras; viagens de estudos (regional e local).
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O projeto descreve o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado, que
reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
A distribuição dos docentes, analisada a titulação correspondente, revela significativo
índice de Qualificação do Corpo Docente indicado para o Curso de Pedagogia, sendo: 06 (75,0%) de mestres
e 02 (25,0%) de especialistas.
Quanto ao regime de trabalho, a distribuição do corpo docente do curso, a Instituição
informa no processo que atenderá aos indicadores de qualidade do CFE, com a seguinte distribuição: 20% do
corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial (TP) e 50% em regime especial.
A Instituição para desenvolver atividades de pesquisa e extensão indissociadas do ensino,
adotará como política de contratação de docentes em TI e TP, dar preferência àqueles docentes que possuem
maior qualificação acadêmica, além de designar parte do tempo de contrato para horas-atividades, para
desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto maior a qualificação do
docente, maior o percentual de horas/atividades.
O planejamento econômico-financeiro do curso reservou recursos específicos para o Plano
de Capacitação de Recursos Humanos, correspondendo, a 2,0% da receita total do curso. A instituição
pretende ainda conquistar recursos com as agências governamentais de fomento à pesquisa e à pós-
graduação e de organismos não-governamentais, nacionais ou estrangeiros.
O Programa Institucional de Capacitação Docente - PICD, proporcionará aos inscritos em
programas de Mestrado e Doutorado o oferecimento de bolsas-auxílio, como forma de incentivo ao docente.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando corretamente
a sua organização administrativa e didático-pedagógica.
2
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A estrutura organizacional da Faculdade Cândido Rondon será constituída por órgãos da
administração superior: colegiados superiores: Congregação e Conselho Departamental - órgão executivo
superior: Diretoria Geral. Na Administração Básica, os órgãos colegiados serão os Colegiados de
Departamento e os Colegiados de Curso, enquanto os órgãos executivos serão as Chefias Departamentais e
as Coordenadorias de Cursos.
6. BIBLIOTECA
o
A Biblioteca, também utilizada pelo Colégio de 2 Grau da Instituição, ocupa, atualmente,
uma área de 270 m2, sendo 96m2 para acervo, 80m2 para leitura, 18m2 de cabines de estudo e 76m2 para
atendimento, reprografia, sanitários, administração e processamento técnico.
Está prevista a edificação de um novo espaço para a Biblioteca, com 809 m2, em área a ser
construída no térreo do Bloco D, com início e término de construção previsto para 1996.
O Biblioteca funciona de segunda a sexta feira, das 8:00 às 22:00 horas ininterruptamente
e aos sábados das 8:00 às 14:00 horas.
o
A informatização deverá ser complementada até o 4 ano de funcionamento da Faculdade,
ligando a Biblioteca, em rede, com as principais bibliotecas universitárias e os centros de documentação de
informática do Brasil e do exterior.
O acervo atual é formado por 1.504 títulos e 2.674 volumes de livros, em sua maioria para
atendimentos dos cursos de grau.
O acervo da Biblioteca adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU, e na
catalogação utiliza-se a AACR2, nível 3. A Instituição reservou em seu orçamento qüinqüenal, 2,0% da
receita bruta, para aquisição de livros e periódicos.
A Instituição já providenciou a assinatura de periódicos nas áreas específicas dos cursos
pleiteados.
O acervo previsto para o curso é de 1.250 títulos específicos e 2.500 exemplares, por curso,
ao final da implantação de todas as disciplinas e atividades e de 22 periódicos (assinaturas correntes),
conforme o cronograma que se segue:
PERÍODOS 1° ANO 2
o
ANO | 3
o
ANO |4°ANO | I TOTAL
LIVROS 250 300 350 350 1.250
.TÍTULOS
.EXEMPLARES 500 600 700 700 2.500
PERIÓDICOS
. Assinaturas
.correntes 10 04 04 04 22
Acrescente-se que está à disposição da Associação Educacional Presidente Dutra - AEPD,
conforme termo de Cooperação (anexado ao Projeto), todo o acervo da Biblioteca da Universidade Federal de
Mato Grosso - UFMT, que abrange toda universalidade de área de conhecimento. A Biblioteca da UFMT
está localizada em área de fácil acesso próxima a Faculdade Cândido Rondon.
PERÍODOS l°ANO 2
o
ANO 3
o
ANO 4
o
ANO TOTAL
LIVROS
300
250 350 1.250
350
.TÍTULOS
. EXEMPLARES
600
500 700 2.500
700
PERIÓDICOS
. Assinaturas .
correntes
10 04 04 04 22
* MULTIMEIOS
A Faculdade estará dotada, também, de um Setor Audiovisual, que se constituirá no
operacional de apoio e consulta de alunos e professores, assim equipado:
RECURSOS QUANTIDADE
AUDIOVISUAIS
MATERIAL:- 200
Slides 250
Fitas de Vídeo 40
Mapas
490
T O T A L
EQUTPAMENTOS:-
Retroprojetores Projetores de
Slides Episcópios Projetores de
Filmes Videocassete Aparelhos de
08
06
01
01
TV Unidade de Som Câmara 06
Filmadora Telão para Projeção de 08
TV 05
TOTAL DE EQUIPAMENTOS
02
01
38
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Faculdade Cândido Rondon funcionará na Av. Beira Rio, n° 3.001, Jardim Europa, em
instalações próprias. A área do terreno é de 25.646,85 m2, com 2.356m2 já construídos, em dois blocos
sendo um térreo, destinado à administração geral, laboratório de informática, CPD, recepção e secretaria
acadêmica, com 592 m2, e outro bloco, contendo dois pisos, sendo o térreo com 882 m2, destinado a salas d<
aula, biblioteca (atual), diretório acadêmico, almoxarifado e sanitários, e o piso superior, com 882 m²
destinado a salas de aula e sanitários.
As atividades de educação física e desportiva serão desenvolvidas em áreas apropriadas já
edificadas, sendo: Quadra Poliesportiva com 640m2 e Campo de Futebol com pista de atletismo com
1.749m2.
O projeto descreve as serventias do prédio, e as plantas baixas demonstram que as
instalações são adequadas para as finalidades da nova IES e do curso que pretende fazer funcionar.
A Instituição já elaborou seu Projeto de Implantação e Expansão para a Faculdade Cândido
Rondon, contemplando a construção de blocos que abrigarão os novos cursos, com área total de 11.697m2.
8. LABORATÓRIOS
A Instituição conta, de imediato, com 3 laboratórios, sendo 2 laboratórios de Informática (
para ensino, 1 para pesquisa) e um de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, além do CPD.
4
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ENSINO:
Com 67m2 e capacidade de atendimento para 56 alunos por aula, dispõe dos seguintes
equipamentos:
. 01 micro 486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA-HD 1GB
. 07 micros 486 DX-33MHz-4MB RAM-ISA-HD 100MB
. 10 micros 486 5X-25MHz-4MB RAM-ISA
. 10 micros 386 DX-40MHz-SND
. 03 impressoras de 09 agulhas - 200 CPS -132 colunas
. 02 impressoras de 24 agulhas - 200 CPS -132 colunas
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - APOIO À PESQUISA:
Com uma área de 21,00 m2
. 04 micro-computadores PC-AT 486 DX-33MHz-4MB RAM-HD 100MB .
01 quadro branco de fórmica auto-brilho
- CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD:
Com uma área de 22,75 m2
. 01 micro-computador PC-AT 486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA 1GB . 03
micro-computadores PC-AT 486 DX-25MHz-4MB RAM-ISA . 01
impressora de 24 agulhas - 220 CPS -132 colunas . 01 quadro branco de
fórmica auto-brilho
Os laboratórios estão interligados em Rede através de Placas NE2000 ao servidor PC AT
486 DX2, disco rígido de 1 Giga Bytes, sistema de Back Up Streamer de 500 MB, 02 estabilizadores de 06
KVA com isolador de trafo, No Break de 500 VA PC Power, DOS e WINDOWS instalados, com manuais e
com Password ao ligar.
Todo material instrumental, equipamentos e mobiliários existentes nos laboratórios já
atendem aos níveis fundamental e médio oferecidos, principalmente, na habilitação Técnico em
Processamento de Dados, ministrado pelo Colégio Cândido Rondon, mantido pela Associação Educacional
Presidente Dutra - AEPD, e estão à disposição do curso de Pedagogia.
O curso de Pedagogia, no desenvolvimento das atividades de práticas laboratoriais e salas-
ambiente, utilizará o Laboratório de Biociências, Informática, Sala de Expressão Corporal, Sala de Desenho,
e conjunto poliesportivo, além do laboratório de Línguas, a ser construído e equipado pela Instituição e
descrito no projeto.
A Instituição acrescenta que estão em fase final de negociação diversos convênios com
várias indústrias e órgãos de serviços municipais de Cuiabá, para utilização de seus laboratórios específicos.
9. PESQUISA
A Faculdade promoverá a investigação científica através do suporte financeiro próprio ou
em convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos projetos de melhoria do ensino de
graduação.
Os instrumentos de fomento que serão utilizados para o auxílio a professores e
pesquisadores e alunos de potencial, serão:-
5
1. uma aproximação com os órgãos governamentais de fomento e auxílio à pesquisa, como
o CNPq, CAPES, FTNEp, entre outros;
2. o Fundo de Apoio à Pesquisa constante do Planejamento Econômico do Curso, que
possuirá recursos próprios (2% da receita total), responsável pelo fomento de atividades de pesquisa e
extensão de professores, funcionários e alunos;
3. assessoria e intercâmbio com empresas e/ou instituições da região, com o objetivo de
intensificar a integração e desenvolvimento tecnológico entre Escola e empresa.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser praticada pela Faculdade, da
intercomplementariedade de cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos núcleos temáticos
integrados, estratégia principal para o incremento da pesquisa.
Nos programas de apoio às empresas, na avaliação dos Recursos Humanos, serão
diagnosticados aspectos de educação formal e cultura dos trabalhadores em geral. De posse dos dados
pesquisados, o Departamento da área de Educação das Faculdades Cândido Rondon, desenvolverá
estratégias de ação para alfabetização, programas culturais e recreativos, com o objetivo de elevar a bagagem
cultural dos trabalhadores.
10. EXTENSÃO
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá a Extensão Universitária através de: cursos
de Extensão universitária, expansão cultural e outros congêneres, destinados à comunidade acadêmica e ao
público externo; cursos e seminários de treinamentos e atualização profissionais, nas áreas dos seus cursos
de graduação; desenvolvimento de projetos integrados de ação extensionista, de caráter sócio-educativos,
esportivos, recreativos e de promoção social; incrementação de programas de estágios supervisionados com
reais possibilidades de aprendizado eficaz, nas organizações da comunidade; promoção de projetos culturais
específicos; desenvolvimento e estruturação de escritórios-pilotos para treinamento pré-profissional das
Ciências Gerenciais e da Ciência da Computação; e, prestação de serviços às instituições da comunidade.
De imediato, para o curso de Pedagogia, serão oferecidos cursos de reciclagem e
aperfeiçoamento aos professores da Região, para atualização quanto aos aspectos de utilização da
informática, novas técnicas de comunicação, novas tecnologias educacionais, novas técnicas pedagógicas,
etc. Além dos cursos, a extensão se manifestará através dos estágios e práticas de ensino, nas escolas da rede
pública e particular. Através de estágios supervisionados, os alunos-mestres apoiarão as escolas para
recuperação de alunos com dificuldades de aprendizado, ministrando aulas de reforço e utilizando técnicas
alternativas de ensino.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias, e a descrição dos
investimentos que serão realizados, foram elaboradas a partir de parâmetros percentuais, levando em conta o
desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O planejamento foi feito em Unidades Fiscais
de Referência - UFIR para assegurar a sua aplicação com exequibilidade e segurança sobre os valores
elencados.
Foram utilizados os seguintes parâmetros para efeito de divisão de despesas:
- 60% dos gastos, com despesas de pessoal (docentes, funcionários técnico-administrativos
e encargos sociais);
- 5% com bolsas de estudos e descontos diversos;
6
- 4% com programas de pesquisa e extensão (excetuando os gastos de pessoal, já incluídos
na rubrica própria);
- 3,3% com despesas da área de ensino (concurso vestibular, materiais de consumo,
laboratórios, etc...);
- 2% com despesas de treinamento de pessoal (professores e funcionários técnico-
administrativos);
- 2% com Fundo de Apoio à Biblioteca;
- 12% com despesas de consumo e manutenção (energia elétrica, água, telefone, fretes e
carretos, correios, publicidade e propaganda, estadias, viagens, etc);
- Os superávits serão destinados para as despesas de capital (construções, reformas, móveis,
equipamentos, laboratórios, biblioteca, etc...).
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados do projeto do curso e os demais documentos analisados, esta
Relatora vota favoravelmente à aprovação do projeto para autorização de funcionamento do curso de
o a a
Pedagogia, nas habilitações Supervisão Escolar, Magistério das Séries Iniciais do Ensino do 1 Grau (1 a 4
Séries) e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino do 2
o
Grau, a ser oferecido pela Faculdade
Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, com 80 vagas totais anuais, no \
período noturno, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Apro vado o presente parecer,
o referido processo deverá ser encaminha' do ã SESu/MEC, para os procedimentos relativos ã
designação da Co missão Verificadora.
m - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões,
ANEXOS DO PARECER
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÕES:
- MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DO 2
o
GRAU
- SUPERVISÃO ESCOLAR (1
o
E 2
o
GRAUS)
- MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DO 1
o
GRAU (1ª A 4ª SÉRIES)
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
TRONCO COMUM
1º ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Filosofia da Educação
72
Psicologia da Educação I
72
Matemática 144
Lín
g
ua Portu
g
uesa
144
Sociologia Geral
72
História da Educação
72
Biologia Aplicada à Educação
144
TOTAL 720
Educação Física - Prática Desportiva
72
2
o
ANO
Sociologia da Educação 72
Técnicas de Estudos e de Pesquisa 72
Educação e Cultura Brasileira
72
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° Grau 72
Introdução à Informática 72
Didática
144
Psicologia da Educação II (Aprendizagem) 72
Estatística Aplicada à Educação
72
Metodologia do Ensino de 1° Grau 72
TOTAL
720
CICLO PROFISSIONALIZANTE
CURSO DE PEDAGOGIA : HABILITAÇÃO
MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DO 1 GRAU (1ª A 4ª SÉRIES)
E SUPERVISÃO ESCOLAR (1
o
E 2
o
GRAUS)
3
o
ANO
Metodologias do Ensino nas Séries Iniciais(l
a
a 4
a
séries) em Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Educação Artística I
144
Recreação 72
Fundamentos das Ciências da Natureza 72
Alfabetização 72
Fundamen
t
os do Trabalho com o Texto Literário no Ensino de 1° Grau 72
Fundamentos da Educação Artística 72
História 72
Fundamentos do Trabalho de Leitura e Ex
p
osição Escrita no Ensino do 1° Grau 72
Geografia 72
Estágio Supervisionado - Prática de Ensino da Escola de 1° Grau.. 120
TOTAL 840
4
o
ANO
Metodologias do Ensino nas Séries Iniciadas (1
a
a 4
a
séries) em: Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Educação Artística II
144
Estrutura e Funcionamento do Ensino de Grau 72
Currículos e Programas 72
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar 144
Avaliação Educacional 72
Educação Especial 72
Tecnologia Educacional 72
Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar (1° e Graus) 140
TOTAL 788
CARGA HORÁRIA TOTAL............................................................................................ 3.068 H/A
Educação Física - Prática Desportiva............................................................................. 72 h/a
TOTAL GERAL............................................................................................................. 3.140 H/A
CICLO PROFISSIONALIZANTE
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO:- MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS
PEDAGÓGICAS DO ENSINO DO 2
o
GRAU E
SUPERVISÃO ESCOLAR (1
o
E 2
o
GRAUS)
3
o
ANO
Currículos e Programas 144
Planejamento Educacional 72
Fundamentos da Educação Es
p
ecial 72
Teorias de Administração Aplicada à Educação 72
Introdução à Administração Escola
r
72
Avaliação Educacional 144
Didática II. 72
Estágio Supervisionado - Prática de Ensino da Escola de 1° Grau.. 120
TOTAL 768
4
o
ANO
Estrutura e Funcionamento do Ensino de Grau 72
Tecnolo
g
ia Educacional 72
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar 144
Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar (1° e Graus) 140
Está
g
io Su
p
ervisionado. - Prática do Ensino da Escola de Grau :-
(
140
)
- Estrut. Func. Ensino 1º e Graus 20
- Didática 20
- Psicologia da Educação 20
- Filosofia da Educação 20
- História da Educação 20
- Metodologia do Ensino de 1° Grau 20
- Sociologia da Educação 20
TOTAL 568
INTEGRALIZAÇÃO: 2.776 HORAS/AULA (Exceto Educação Física)
RELAÇÃO DOS PROFESSORES INDICADOS PARA O CURSO
Professores para o Primeiro Ano Letivo
01. BENEDITO BARBOSA DE SOUZA
Disc: Matemática
Tit: - Licenciado em Matemática pela Univ. de Mogi das Cruzes - 1973
- Mestre em Estatística Aplicada pela UnB. -1978
- Parecer CFE n° 353/94 - Estatística
02. CARLOS ALBERTO METELO
Disc.: Educação Física - Prática Desportiva
Tit.: - Licenciado em Educação Física pela UFMT - 1979
- Especialista em Educação Física Infantil pela UFMT -1983
- Parecer CFE n° 353/94 - Educação Física - Prática Desportiva
03. ELISABET AGUIRRE
Disc: Psicologia da Educação
Tit.: - Lic. em Pedagogia e Administração Escolar - UFMT - 1977.
- Mestre em Educação - UFCe - Fortaleza - 1989.
- Esp. em Metodologia da Pesquisa Operacional - UFMT -1980.
- Esp. em Metodologia do Ensino Superior - UFMT -1981
04. JENZ PROCHNOW
Disc: Sociologia Geral
Tit.: - Bacharel em Economia pela PUC/Paraná - 1966
- Mestre em Sociologia Industrial pela IESP - PUC/RS - 1978
- Especialista em Cooperativismo - UNISINOS - São Leopoldo/RS -1977
- Parecer CFE n° 353/94 - Sociologia Geral
05. JOSÉ NOGUEIRA DE MORAES
Disc: Língua Portuguesa
Tit.: - Licenciado em Letras Modernas - Francês - UF de Goiás -1973
- Bacharel em Direito pela Associação Goiana de Ensino -1977
- Mestre em Letras e Lingüística: Área: Teoria da Literatura - UF. de Goiás -1988
- Especialista em Supervisão Escolar pela UVFM - 1983
- Especialista em Língua Portuguesa - área Redação - MEC/CAPES - 1983
- Curso de Língua Francesa pela Alliance Française du Brèsil -1969 - dois anos
- Parecer CFE n° 353 e 354/94 - Língua Portuguesa
06. MARIA DO SOCORRO DE GÓES
Disc: Filosofia da Educação
Tit.: - Lic. em Pedagogia e Adm. Escolar e Supervisão Escolar - UFMT -1982.
- Mestre em Filosofia e História da Educação - PUC/SP -1990.
- Esp. em Metodologia do Ensino por Atividades - UFMT -1983.
07. MARIA GREGÓRIO DE SOUZA
Disc: História da Educação
Tit.: - Lic. em Pedagogia e Administração Escolar - UFMT -1975
- Mestre em Educação - Supervisão e Currículo - PUC/SP -1993.
- Esp. em Fundamentos da Educação - UFMT - 1988.
- Esp. em Supervisão Escolar - UFMT -1982.
08. SOLANGE FÁTIMA DE OLIVEIRA CRUZ
Disc: Biologia Aplicada à Educação
Tit.: - Bel. Lic. em Ciências Biológicas - FTESM/RJ - 1985
- Esp. em Docência Superior - IBMR - Centro Educacional do Realengo/RJ -1986
- Esp. em Ciências Ambientais - área Poluição e Controle Ambiental - Fund. Educ.
Rosemar Pimentel/RJ -1988
- Esp. em Biologia de Ambientes Inundáveis - Pantanal Mato-grossense - UFMT - 1989
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou
Sala Barreto Filho,em
e 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA
NO DIA 08/06/1994 REALIZADAS AS 17 HORAS
NOME DO
CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
.
24. YUGO OKIDA
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