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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA - SESB
UF
BA
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) do Curso de Comunicação Social, habilitação
Publicidade e Propaganda, a ser Ministrado pela Faculdade de Comunicação
Social de Salvador/BA.
RELATOR. SM. CONS. YUGO OKIDA
PARECER Nº
CAMARA OU COMISSÃO
CESu (1º Grupo)
1•RELATÓRIO
APROVADO EM:
I
PROCESSO Nº:23.033.000716/90-37
A Sociedade de Ensino Superior da Bahia - SESB, pelo
Parecer CFE n° 7S3/93, teve aprovado seu pedido de autorização (Carta-
Consulta) do curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e
Propaganda, para funcionar na Faculdade de Comunicação Social de Salvador,
estabelecimento de ensino superior isolado particular, a ser instalado em
SALVADOR/BA.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta foram
fixadas SO (oitenta) vagas totais anuais. 0 turno de funcionamento será
noturno.
No prazo regulamentar, a interessada apresentou para a
apreciação deste Conselho, o Projeto do referido curso, elaborado nos
termos da Resolução CFE 01/93.
0 presente Parecer foi elaborado com base nos dados
constantes do processo.
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BASES FILOSÓFICAS E SÓCIO-CULTURAIS
No projeto a entidade considera que a Comunicação Social se
destaca como campo privilegiado para a socialização das idéias, uma vez que
os meios de comunicacto hoje, se configuras como principal instruaento da
construção da realidade social.
Ressalta, que no caso da Bahia, é grande sua vocação e seu
potencial artístico e criativo, que se manifesta das mais variadas formas. A
arte na Bahia está presente na forma como as pessoas vivenciam o seu
cotidiano, mas pode ser mais facilmente percebida na forma como o estado tem
ganhado relevância no cenário nacional e internacional com suas manifestaç&es
artísticas seja na literatura, na música, nas artes plásticas e cênicas em
geral, ou, ainda, através da comunicação gráfica e publicitária, cuja
produção local vem adquirindo grande destaque nas últimas décadas,
Desta forma, faz-se necessário o aproveitamento racional
deste potencial, o que será possível mediante o investimento na formação de
profissionais capazes de associar esta vocação a conhecimentos técnicos que
permitam ampliar mercados e maximizar ganhos que possam ser revertidos para a
região sob a forma de benefício econômico e cultural. No entanto, a
integração de uma região a uma sociedade global, competitiva e fortemente
baseada no conhecimento e na utilização da tecnologia, exige esforços que
transcendem a esfera do econômico, é preciso buscar-se o desenvolvimento
através do respeito e harmonia com suas bases culturais historicamente
constituídas. Este fato vem conferir ao setor educacional enorme
responsabilidade no sentido de promover a formação de mão-de-obra crítica e
competente para vencer este desafio»
Neste sentido o curso de Comunicação Social, habilitação em
Publicidade e Propaganda, tem como principal proposta a formação de
profissionais integrados aos potenciais e demandas de seu universo regional.
BASES INSTITUCIONAIS
A SESB - Sociedade de Ensino Superior da Bahia, tem por
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finalidade a organização e o desenvolvimento da educação e instrução em todos
os níveis, especialmente o ensino superior, contribuindo para o aprimoramento
da cultura baiana e brasileira, estimulando a investigação e a pesquisa,
difundindo a cultura científica, humanística, técnica e artística.
A Faculdade de Comunicação Social de Salvador objetivará
formar profissionais especialistas de nível superior, promover a realização
de pesquisas, estimulando as atividades criadoras,
PERFIL PROFISSIOGRAFICO
Define o projeto, que para a formação do profissional em
Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, capaz de atuar
em uma realidade que vive profundas e rápidas mudanças de toda ordem, como a
que hoje vivenciamos, requer o desenvolvimento de algumas habilidades
específicas que deverão ser buscadas em dois níveis: curricular e pessoal.
A nível curricular, deverá ser enfatizado o caráter
interdisciplinar do curso, onde as disciplinas teóricas serão ministradas de
maneira sintonizada com as de caráter prático e técnico.
Quanto ao nível pessoal, considera que algumas
características colaboram de maneira decisiva na formação do profissional, a
saber: criatividade; dinamismo; capacidade de análise e avaliação;
objetividade; espírito empreendedor; raciocínio abstrato e interesse por
questões sociais e culturais.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Segundo consta do projeto, o curso está estruturado em dois
momentos: o primeiro correspondente às primeiras séries, tendo como objetivo
a promoção de uma formação de caráter generalista, fortemente embasada no
estudo teórico das várias áreas do conhecimento, intimamente ligadas ao
exercício desta profissão; o segundo, de caráter técnico-profissional,
fornecerá aos alunos conhecimentos práticos acerca dos meios de comunicação,
das formas de operacionalização e das técnicas, possibilitando a maximização
dos resultados das açores empreendidas.
Assim, o curso terá nos dois primeiros anos, disciplinas de
conhecimentos geral, cuja discussão teórica deverá subsidiar o aluno para o
conhecimento crítico das disciplinas técnico-instrumentais, às quais o mesmo
terá acesso nas duas últimas séries e familiarizá-lo com as linguagens,
técnicas e o referencial teórico necessários para que o mesmo entenda,
elabore e exponha argumentos e projetos em sua área, de maneira clara,
articulada e formalmente correta.
Na grade curricular estão previstas também disciplinas na
área de informática e de administração que tem como objetivo conferir ao
profissional, um perfil que o integre às atividades na área gerencial e
tecnológica, fato que amplia de maneira significativa sua possibilidade de
inserção em um mercado de trabalho cada vez mais seletivo.
A grade curricular proposta nos termos da Resolução CFE
02/84, que fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de Comunicação
Social, apresenta uma carga horária total de 2.926ha, integralizada, no
mínimo, em 4 {quatro} anos letivos. 0 regime adotado é o seriado anual. 0
currículo pleno para o curso constitui o Anexo I deste Parecer.
Os Projetos Experimentais, com uma carga horária de 270ha,
será desenvolvido na quarta série do curso e tem como objetivo, integrar o
aluno à sua atividade profissional futura, "fazendo com que o mesmo
identifique demandas e possa, ainda como estudante, formular respostas para o
meio onde irá atuar»
Quanto as metodologias, a Instituição informa que o projeto
pedagógico do curso sob análise, estará comprometido principalmente, com o
pluralismo metodológico, ou seja, com a idéia de que o aluno deverá ter
acesso ao caráter plural das Ciências ligadas â Comunicação, formada por
diversas correntes e paradigmas,
Tambémo princípios que norteiam o projeto do curso, a
transmissão do senso ético e da responsabilidade social que hoje é conferida
à prática profissional na área das comunicações, fato que, segundo a
Instituição, será buscado através da interligação dos fenômenos nesta área às
vivências cotidianas dos alunos e á realidade social na qual os mesmos estão
ou estarão inseridos.
Consta do projeto o ementário e bibliografia básica para as
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ORGANIZAÇÃO DIDATICO-PEDAGOGICA E SETORES COMPLEMENTARES
A Instituição informa que o estabelecimento de ensino
adotará os princípios que rege a Lei nº 5540/68, estabelecendo em seu
Regimento a estrutura organizacional, com os seguintes colegiados:
Congregação, Conselho Departamental, Departamentos e Diretoria.
ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS
Para fazer funcionar o curso superior de Comunicação
Social, a Mantenedora utilizará es regime de Comodato, pelo prazo de 50
(cinqüenta) anos, com vigência a partir de 22/03/90, prédio localizado à Av.
Cardeal da Silva nº 132, no Município de Salvador, Estado da Bahia.
0 prédio construído especialmente para abrigar
estabelecimento de ensino, apresenta uma área construída de 3.572,02m2 em
terreno de 2.S50,00m2, e de acordo com as plantas físicas em anexo, está
distribuída em biblioteca, CPD administrativo, secretaria, diretoria,
laboratórios de processamento de dados, sala de coordenação, salas de aulas,
sala de professores, sanitário, contabilidade, tesouraria, etc.
Os recursos materiais de que se servirá a Mantenedora, para
o funcionamento do curso de Comunicação Social, se constituem de carteiras
universitárias, mesas, cadeiras, quadro-negros, arquivos, máquinas, estantes,
copiadoras, equipamentos computacionais e outros necessários para o boa
desenvolvimento de suas atividades-fim.
A Instituição contará também com dois (2) Laboratórios de
Informática, sendo um para uso dos alunos s outro para uso dos professores,
equipados com 10 microcomputadores AT 28ó, 8 computadores UNISYS, 14
terminais, 1 computador A9, 3 impressoras, estabilizadores, aparelhos de ar
condicionado e demais mobiliários próprios para o ambiente, cuja relação de
Hardware e Software disponíveis encontra-se anexada ao processo.
Contará ainda a Instituição, com os seguintes recursos
audiovisuais: 7 retroprojetores, projetores de slides, 2 videocassetes, 2
televisores e coleções de slides e transparências.
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BIBLIOTECA
A Biblioteca está instalada em área de 400m2, que abriga o
acervo e a sala de leitura e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-
feira, das 08:00 às l?:30hs e das 19:00 às 22:00hs.
A Biblioteca dispõe de profissional legalaente habilitado e
seis auxiliares.
0 sistema de classificação utilizado adotado é o CDU e o
acervo bibliográfico atual é formado por 7.393 títulos, 12.828 volumes e 229
periódicos distribuído nas diversas áreas do conhecimento, estando o mesmo em
fase de informatização.
Para o curso em apreço a Instituição inicialmente,
procederá a assinatura corrente dos seguintes títulos específicos de
periódicos: Marketing - ABVB; A Propaganda - Ed. Referência; Meio e Mensagem;
Intercom Revista Brasileira de Comunicação.
A Biblioteca estará interligada à Rede Nacional de Pesquisa
- RNP através da Universidade Federal da Bahia, responsável por este serviço
em Salvador, dando acesso a bibliotecas, tanto no Brasil quanto no Exterior,
ampliando assim, a capacidade de pesquisa.
A Instituição informa que obedecendo ao planejamento
financeiro apresentado, a Biblioteca disporá anualmente, de verba para
enriquecimento e atualização do acervo.
0 enriquecimento e atualização será efetuado inicialmente,
atendendo às necessidades do corpo docente; segundo, pelo resultado auferido
pela estatística de consulta da biblioteca., que estabelecerão as obras que
carecem de maior número de exemplares e por fim, pelos lançamentos das
editoras.
Quanto a expansão do acervo bibliográfico específico para o
curso este se fará segundo o desenvolvimento do currículo pleno. Será
adquirido um exemplar de cada título e os indicados como bibliografia básica
terão pelo menos 3 (três) exemplares.
ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
O projeto define que numa política integrada de educação,
cultura, ciência e tecnologia, o papel da Faculdade será o de se comprometer
efetivamente com o processo de criação atualização e reformulação do
conhecimento para que possa influir no desenvolvimento do País, servir de
base de operação a programas regionais de pesquisa e realimentar o próprio
ensino com os resultados do seu esforço de investigação. Esta realimentação
do ensino advirá certamente com a criação de mecanismos capazes de canalizar
em benefício do conjunto do sistema do ensino superior, toda potencialidade
inovadora que a Instituição imprimirá como centro integrado de ensino,
pesquisa e extensão.
Para alcançar os objetivos na área de extensão, a IES
propõe desenvolver a extensão como mecanismo de integração com a comunidade
regional; desenvolver a extensão como atividade institucional continuada,
desenvolvida a partir das políticas definidas pela IES; firmar convênios com
empresas e entidades publicas e privadas que venham a contribuir para o
desenvolvimento regional e da instituição; integrar a IES com outras
instituições nacionais e internacionais; realizar cursos, seminários,
jornadas e similares, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a
sociedade em geral.
PLANEJAMENTO ECONOMICO-FINANCEIRO
Integra o processo, o planejamento econômico-financeiro
destacando-se as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsão
de investimentos para o período de implantação do curso.
0 presente processo foi encaminhado à SESu/MEC, de acordo
com a legislação vigente à época, tendo retornado à este Conselho.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, atendidas as exigências da Resolução CFE
01/93, vota o Relator favoravelmente á aprovação do Projeto para o
funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e
Propaganda, a ser ministrado pela Faculdade de Comunicação Social de
Salvador, mantida pela Sociedade de Ensino Superior da Bahia~SESB
;
no
Município de Salvador, Estado da Bahia, com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
no turno noturno*
Aprovado o presente Parecer, o referido processo deverá ser
encaminhado à SESu/HEC para os procedimentos relativos à designação da
Comissão Verificadora, nos termos dos artigos 19 e 20 da Resolução CFE n9
01/93,
III - CONCLUSÃO DA CAMARA
A Camara de Ensino Superior (1º Grupo), acompanha o voto do
Relator.
ANEXO I - CURRÍCULO PLENO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EN PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINAS/PERÍODOS CARGA HORÁRIA
lª Série
Antropologia Cultural 128 ha
Economia 128 ha
Sociologia.... 64 ha
Teoria da Comunicação 128 ha
Língua Portuguesa I (Redação e Expressão Oral)... 128 ha
Introdução ao Processamento de Dados 64 ha
640 ha
Realidade Baiana 32 ha
Educação Física 64 ha
736 ha
2â Série
Comunicação Comparada 128 ha
Psicologia Social e Aplicada 128 ha
Língua Portuguesa II (Linguagem Publicitária).... 128 ha
Realidade Sócio-Econõmica e Política Brasileira . 128 ha
Filosofia 128 ha
640 ha
3â Série
Estatística Aplicada 64 ha
Criação Publicitária 128 ha
Redação Publicitária 128 ha
Marketing 1 128 ha
Mídia 128 ha
Metodologia e Prática de Pesquisa 64 ha
640 ha
4ª Série
Marketing II 128 ha
Marketing Político e Planejamento de Campanha.... 128 ha
R.T.V.C 128 ha
Produção Gráfica 64 ha
ética e Legislação Publicitária 64 ha
Administração em Pub. e Propaganda 128 ha
640 ha
Projeto Experimental 270 ha
910 ha
Carga Horária 2.560 h/a
Projeto Experimental 270 h/a
Realidade Baiana 32 h/a
Educação Física 64 h/a
TOTAL 2.926 h/a
ANEXO II - CORPO DOCENTE
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA
01. ALBA REGINA NEVES RAMOS
Sociologia
Doutora em Sociologia - Université de La Sorbonne Nouvelle (1986).
Bacharel em Ciências Sociais (UFBA-1973). Curso de Especialização do
Desenvolvimento (SEPLAN/IPEA). Curso de Metodologia da Pesquisa Aplicada
à Educação (1976). Socióloga concursada pela UFBA (1980). Larga
experiência em atividades de pesquisa e extensão. Possui experiência
docente no magistério do ensino superior.
02. ANGELA SCHAUN JALIL
Teoria da Comunicação
Mestre em Ciências Sociais (UFBA-1986). Bacharel em Comunicação,
habilitação em Jornalismo (UFBA-1978). Jornalista Profissional, registro
n2 720 da Delegacia do Ministério do Trabalho do Estado da Bahia. Curso
de Administração de Negócios (188ha). Leciona desde 1987 a disciplina
Comunicação na Faculdade de Turismo da Bahia. Experiência profissional
como Assessora de Operações e Gerente de Produção em empresa de
Consultoria e Assessoria de Comunicação. Aprovada em concurso para o
cargo de Professor Auxiliar na matéria Introdução às Técnicas de
Comunicação junto a UFBA-1992. Leciona nas Faculdades Salvador desde 1992
as disciplinas Teoria da Comunicação e Técnicas de Opinião Pública.
03. CÉSAR GILABERTE
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1985). Curso
de Yoga pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados à prática desportiva. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior.
04. ELIANA DE MORAES BRENNER
Antropologia Cultural
Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (1993).
Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (1970). Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento e
extensão universitária na área da Sociologia. Possui diversos trabalhos
publicados. Possui experiência profissional coso Diretora da Divisão de
Intercâmbio Tecnológico do Departamento de Integração
Universidade/Empresa da Pró-Reitoria de Extensão da UFRS (1979/1982 e
1984/1989).
05. FERNANDO JUAN GARCIA MASIP
Comunicação Comparada
Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporânea (em fase de elaboração
de tese) - UFBA. Licenciado em Psicologia, área Psicologia Social pela
Universidad Autônoma Metropolitana, México (1979). Curso de Psicologia
Social e Análise Institucional (1977/1978). Realizou vários cursos de
extensão universitária. Participou de congressos, seminários e proferiu
palestras. Possui experiência docente no magistério do ensino superior
lecionando na Universidade Católica do Salvador desde 1990, Filosofia
Contemporânea, Teoria do Conhecimento e Filosofia Moderna; nas Faculdades
Salvador desde 1992 lecionando Comunicação Comparada.
06. LÚCIA MARIA AQUIN0 DE QUEIROZ
Realidade Baiana
Mestre em Administração Pública (UFBA-1993). Bacharel em Ciências
Econômicas (UFBA-1982). Curso de Especialização em Desenvolvimento
Econômico (650ha-1985). Experiência profissional atuando como Economista
na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo da Bahia (1983/1991).
Atualmente exerce função na Fundação CPE, desenvolvendo análise da
economia turística e estudo da infra-estrutura turística de Ilhéus.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior.
07. MARIA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA
Filosofia
Mestre em Ciências Sociais (UFBA-1989). Bacharel e Licenciada em
Filosofia (USP-1972). Professora convidada da Universidade Católica do
Salvador, lecionando Lógica e Seminário de Filosofia (1992). Professora
assistente concursada na Universidade Estadual da Bahia (1987/1990),
lecionando Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Estética e
Lógica. Professora de Filosofia nas Faculdades Salvador desde 1991.
08. MARIA VICTORIA ESPIKEIRA GONZALEZ
Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira
Mestre em Ciências Sociais (UFBA-1991). Assistente Social pela
Universidade Católica de Salvador (1972). Curso de Direção e
Assessoramento (693ha)-Ministério da Previdência e Assistência Social.
Curso de Rebeliões e Movimentos Populares no Brasil (60ha). Curso de
Economia do Setor Publico (420ha). Curso sobre Aspectos Metodológicos do
Trabalho em Comunidades. Experiência docente lecionando nas Faculdades
Salvador desde 1991 as disciplinas Sociologia Aplicada à Administração e
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
09. MARINYSE DAS GRAÇAS PRATES DE OLIVEIRA
Língua Portuguesa
Licenciatura Plena em Letras, habilitação Português/Francês, pela
Universidade Federal da Bahia (1976). Bacharel em Letras, pela
Universidade Federal da Bahia (1977). Participou de vários eventos na
área de Letras. Possui experiência docente.
10. OSMAR GONÇALVES SEPÜLVEDA
Economia
Mestre em Administração (UFBA-1983). Bacharel em Ciências (UFBA-1962).
Curso de Especialização em Estatísticas Econômicas e Sociais e
Econometria e Desenvolvimento Econômico. Curso de Mercado de Capitais
para Professores Universitários (80ha). Possui larga experiência
profissional no cargo de Economista, Coordenador de Planejamento e
Assessoria em empresas de médio e grande porte do Estado Bahia.
Experiência docente, lecionando na Universidade Federal da Bahia desde
1967, as disciplinas Finanças Publicas e Fundamentos de Economia.
Ministrou aulas em cursos de especialização "lato sensu" e desenvolveu
programas de treinamentos (cursos e seminários) na Universidade Federal
da Bahia.
11. SÔNIA LÚCIA BAHIA FERREIRA
Psicologia Social
Bacharel em Psicologia (1972) e Curso de Formação de Psicólogo (1973),
pela Universidade Federal da Bahia. Curso de Especialização em Relações
Públicas (360 ha). Participou de vários eventos na Área de Psicologia.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior, lecionando
Psicologia Social (1983) na UFBA; Psicologia Organizacional, Psicologia
Social e Estágio Supervisionado (1991/1992) na UFBA; Relações Humanas na
Escola de Administração de Empresas da Bahia (desde 1981); Avaliação de
Desempenho no CETEAD (1990/1992). Aprovada em concurso publico para o
cargo de Professora das cadeiras de Psicologia Industrial (1981) e
Psicologia Social (1983), da UFBA. Professora da cadeira de Avaliação de
Desempenho, do CENID para Pós-Graduação em Recursos Humanos (1988).
Experiência profissional como psicóloga do BANEB, desde 1976.
12. VICENTE MANUEL MOREIRA JÚNIOR
Introdução ao Processamento de Dados
Mestre em Informática, área: Banco de Dados (UFPA-1992). Bacharel em
Ciência da Computação (UFPA-1990). Experiência docente no ensino
Superior, lecionando desde 1992 na FACS-Faculdades Salvador a disciplina
Sistemas de Processamento de Dados. Professor assistente concursado na
Universidade Católica do Salvador, lecionando a disciplina Arquitetura de
Computadores desde 1992. Desenvolver projetos de pesquisas (UFPA).
Experiência profissional no desenvolvimento de sistemas, banco de dados.
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