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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DA EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE PORVIR CIENTÍFICO
UF
RS
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento dos Cursos de: Ciência da Computação e Ciências Econô-
micas (fase de Projeto) a serem ministrados pelo Centro Educacional La Salle de Ensino
Superior (CELES), mantido pela Sociedade Porvir Científico.
RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD MOURA DE FIGUEIREDO
PARECER N° CÂMARA ou COMISSÃO
CESU-1
o
Grupo
APROVADO EM:
PROCESSO:
23001.000237/94-94
23001.000248/94-19
1 - RELATÓRIO
A Sociedade Porvir Científico (SPC), com sede na cidade de Porto Alegre, RS,
Mantenedora do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (CELES), com sede na cidade
de Canoas, estado do Rio Grande do Sul, encaminhou a este Conselho Carta-Consulta, visando
à transformação, por via de autorização, do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior
(CELES) na Universidade La Salle, nos termos que lhe facultam a Lei 5540/68 e demais
dispositivos legais.
0 processo de Universidade foi apreciado em reunião conjunta da CAPLAN/CETU no que
diz respeito à necessidade social dos Cursos pleiteados pela Instituição, tendo sido os mesmos
liberados para prosseguimento na fase de projeto, conforme consta dos autos.
A Mantenedora submete agora a este Conselho o Projeto dos Cursos de Ciência da
Computação e Ciências Econômicas, de acordo com as normas fixadas pela Resolução CFE
n°1/93.
Il - DA ANÁLISE DO PLEITO
1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais.
1.1. Curso de Ciência da Computação
- Bases Legais
0 Conselho Federal de Educação através do Parecer N
1976 e pela Resolução N° 55/76 de 05 de novembro de 1976, fixou
de duração do Curso de Tecnológico em Processamento de Da
2713/76 de 06 de agosto de
(ou os mínimos de conteúdo e
dos.
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Com o passar dos anos diversas Instituições de ensino superior encaminharam ao
Conselho Federal de Educação e tiveram reconhecidos Cursos de Ciência da Computação.
Para citar apenas duas:
- Curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
reconhecido pela Portaria N° 898, de 15 de junho de 1992 (Documenta 378/165).
- Curso de Ciência da Computação, Bacharelato, da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte reconhecido pela Portaria N 1451, de 01 de outubro de 1992 (Documenta 382/68).
Com base nisto o Centro educacional La Salle de Ensino Superior encaminha a presente
solicitação.
- Bases Filosóficas
O Centro Educacional La Salle de Ensino Superior enºuanto instituição confessional
católica e lassalista busca realizar em cada pessoa a síntese entre, ciência e vida.
Coerente com esta filosofia o Curso de Ciência da Computação buscará articular os
valores teóricos e práticos que constituem as ciências da computação com a vida das pessoas
- indivíduos e membros de uma comunidade - e com a fé considerada como concepção do
homem à luz da visão cristã.
Os valores teóricos e práticos da Ciência da Computação deverão auxiliar o ser humano
a alcançar a plenitude como pessoa consciente, livre, responsável, criativa, justa e solidária,
participante e crítica na construção da sociedade e da história.
- Bases Sócio-culturais
Em levantamentos feitos durante os vestibulares dos últimos anos, constatou-se que a
clientela que procura o Centro Educacional La Salle de Ensino Superior se caracteriza, em sua
maioria, por ser de classe econômica média e média-baixa; atuando no magistério público e
particular; residente em Canoas, Porto Alegre e cidades vizinhas. Os cursos que o La Salle
oferece delimitam a clientela aos queo ou aspiram ser professores. O que se espera com o
Curso de Computação é ampliar a oferta para atingir os médios e pequenos empresários, os
empregados de pequenas e médias empresas, os funcionários públicos e mesmo os professores
que desejam introduzir-se nesse fundamental setor do conhecimento.
- Bases Institucionais
O Curso de Ciência da Computação do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior
pretende estar comprometido com a compreensão da realidade brasileira e inserido no contexto
da comunidade local, sobretudo agora que aspira a criação de um Pólo Tecnológico nessa área.
Para tanto pretende possibilitar uma sólida formação teórico-prática.
Por esta razão, e enfatizando a interdisciplinaridade - dentro do contexto e da qualidade
maior que a instituição visa, a preparação de profissionais da educação - o conhecimento e a
prática das ciências da computação estarão ligados aos fenômenos sociais e humanos da
sociedade, do Brasil e dos países vizinhos, particularmente os que compõem o Mercosul.
Dar-se-á ênfase no sentido ético da profissão, com a responsabilidade social dela
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decorrente, tendo como pano de fundo a visão cristã que é linha básica do Centro Educacional
La Salle de Ensino Superior.
o se pretende a formação de um mero operador de máquinas, mas de um profissional
capaz de pensar e atuar sobre a realidade social e da comunidade em que vive. Essa visão
humanista - isto é, que coloca a pessoa como centro de qualquer processo de que participa -
aliada ao domínio dos conhecimentos da área, é o que se pretende com o curso.
- Perfil Profissiográfico
O egresso do "Curso de Ciência da Computação" deverá apresentar as seguintes
habilidades e/ou características em:
- Sistemas de Informação
. Habilidades técnicas de:
- domínio dos conceitos, princípios e teorias da ciência da computação;
- conhecimento amplo da área da informática;
- domínio dos métodos e técnicas necessárias ao desempenho nas atividades relaciona-
das ao processamento de dados;
- busca de soluções de utilização do computador e seus recursos como ferramenta;
- desenvolvimento de softwares aplicativos.
. Habilidades humanas de:
- senso crítico diante da realidade;
- liberdade responsável e criatividade;
- participação no processo de construção da sociedade.
. Características pessoais:
- de autenticidade, sensibilidade, bom senso, estabilidade emocional, espírito crítico,
abertura a sugestões e mudanças.
- Sistemas Educacionais
. Habilidades Técnicas de:
- desenvolvimento na pesquisa;
- desenvolvimento de softwares educativos, utilizados no processo ensino-aprendiza-
gem;
- atuação direta como educadores na área da computação;
- domínio dos conceitos, princípios e teorias da computação.
. Características pessoais:
- de autenticidade, sensibilidade, bom senso, estabilidade emocional, espírito crítico,
abertura a sugestões e mudanças.
1.2 - Curso de Ciências Econômicas
- Bases legais
O Parecer n° 375/84, aprovado em 06 de junho de 1984, atualiza e substitui o currículo
mínimo do Curso de Ciências Econômicas, e a Resolução N° 11, de 26 de junho de 1984 fixa
os mínimos de conteúdos e duração a serem observados nos cursos de Ciências Econômicas.
3
- Bases Filosóficas
O Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, enºuanto instituição confessional
católica e lassalista, busca realizar em cada pessoa a síntese entre, ciência e vida.
Coerente com essa filosofia, o Curso de Ciências Econômicas buscará articular os
valores teóricos e práticos que formam as ciências econômicas, enºuanto ciências sociais com
a vida das pessoas - indivíduos e membros de uma comunidade - e com a, considerada como
concepção do homem à luz da visão cristã.
Os valores teóricos e práticos formadores das ciências econômicas vistos como capazes
de colocar as ciências sociais como ciências que auxiliam ao ser humano a alcançar a plenitude
como pessoa consciente, livre, responsável, criativa, justa e solidária, participante crítica na
construção da sociedade e da história.
- Bases Sócio-culturais
Em levantamentos feitos durante os vestibulares dos últimos anos constatou-se que a
clientela que procura o Centro Educacional La Salle de Ensino Superior se caracteriza em sua
maioria: por ser de classe econômica média e média-baixa; atuando na área do magistério
público e particular; residente em Canoas, Porto Alegre e cidades vizinhas. A razão principal
desse tipo de clientela é pelos cursos que o Centro Educacional La Salle de Ensino Superior
oferece nas áreas de licenciatura. O que se espera com o novo curso é atingir a clientela formada
por pequenos e médios empresários, executivos de nível médio das indústrias da região.
Ampliar a área de abrangência curricular da Instituiçãoo significa descuidar da atual clientela.
- Bases Institucionais
O Curso de Ciências Econômicas do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior
pretende estar comprometido com a compreensão da realidade brasileira. Para tanto pretende
possibilitar uma sólida formação teórica, histórica e instrumental.
Por esta razão, e enfatizando a interdisciplinaridade, dentro do contexto e da qualidade
maior que a instituição visa, a preparação de profissionais da educação, os fenômenos
econômicos estarão ligados aos demais fenômenos sociais com os quais estão inseridos, tanto
na sociedade local, como na nacional e na internacional, em particular os países do Mercosul.
Dar-se-á ênfase ao sentido ético da profissão de economista, com a responsabilidade
social dela decorrente, tendo como pano de fundo a visão cristã que é linha básica do Centro
Educacional La Salle de Ensino Superior.
o se pretende a formação de um mero operador de técnicas, mas de um profissional
capaz de pensar e atuar na realidade econômica da sociedade e da comunidade em que vive.
Essa visão humanista - isto é, que coloca a pessoa humana como centro de qualquer processo
- aliada ao domínio dos conhecimentos teóricos e das técnicas econômicas, é o que se pretende
com o curso.
- Perfil Profissiográfico
O Centro Educacional La Salle de Ensino Superior através do Curso de Ciências
Econômicas pretende formar:
- um profissional capaz de atuar em sua área específica com uma concepção cristã do
4
ser enºuanto indivíduo e como integrante da sociedade;
- um profissional que utilizará a compreensão teórica e prática a partir de uma ética
profissional, visando influir nas decisões econômicas para a construção de um mundo mais
humanizado;
Assim poderá desempenhar com competência suas atividades profissionais tanto em
órgãos públicos como em empresas privadas ou públicas, bem como em diferentes organiza-
ções sociais, na formulação de soluções para os problemas de ordem econômica e de
planejamento de atividades públicas ou privadas.
As suas características pessoais serão:
- autenticidade, sensibilidade, bom senso, estabilidade emocional, espírito crítico,
abertura a sugestões e mudanças.
2. Organização curricular
2.1. Curso de Ciência da Computação
O Curso de Ciência da Computação é integralizado num total de 3240 horas-aula assim
distribuídos: Formação Básica: 360 horas-aula; Formação Geral: 720 horas-aula; Formação
Profissional: 1.560 horas aula; Formação Específica: 420 horas-aula (tanto para Sistemas de
Informações como para Sistemas Educacionais); estágio eupervisionado: 120 horas-aula;
Educação Física: 60 horas-aula; com duração mínima de 5 (cinco) anos e máxima de 7 (sete)
anos.
O currículo pleno constitui o Anexo I - A deste parecer.
2.2 - Curso de Ciências Econômicas
A carga horária do Curso de Ciências Econômicas é integralizada num total de 3.000
horas-aula, sendo 600 horas-aula de formação Geral incluída a Educação Física, 2.040 horas-
aula de Formação Profissional, 360 horas-aula de Formação Histórica, com duração mínima de
5 (cinco) anos e máxima de 7 (sete) anos.
O currículo pleno constitui o Anexo I - B deste parecer.
3. Ementas e Bibliografia Básica
Os projetos apresentam o conteúdo programático através de ementário apropriado, com
a bibliografia básica adequada, guardando a coerência com os objetivos de cada curso.
4. Corpo Docente
Os projetos registram a indicação dos professores de cada uma das disciplinas, com a
respectiva titulação.
O regime de trabalho está consignado no projeto, que prevê a reformulação do Plano de
Carreira atualmente em vigor no Centro Educacional La Salle de Ensino Superior. Ao final da
implantação de todas as disciplinas dos cursos, 25% dos docentes estarão em regime de 40
horas semanais, 25% dos docentes em 20 horas semanais, e os demais em regime especial,
remunerados por hora-aula.
5
A relação do corpo docente constitui os Anexos ll-A para o curso de Ciência da
Computação e Anexo ll-B para o curso de Ciências Econômicas.
5. Biblioteca
A Biblioteca do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior encontra-se instalada
no próprio "campus", numa área de 517 m
2
, a biblioteca adota o sistema de Classificação
Decimal Universal (CDU) e cataloga suas obras segundo as normas do Código Anglo-
Americano. O Catálogo utilizado é o "Dicionário", em ordem alfabética. A Biblioteca funciona,
de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22 horas e aos sábados de 8 horas às 12 horas e, seus
recursos humanoso constituídos de 1 bibliotecária, 2 auxiliares de biblioteca devidamente
credenciadas, e demais infra-estruturas de serviços.
O acervo geral compreende 13.476 títulos com 20.786 volumes, incluindo livros, folhetos,
anuários e teses.
"O Plano de expansão prevê: manutenção da aplicação de recursos para ampliação e
melhoria do acervo bibliográfico; manutenção e ampliação do sistema de assinaturas de
periódicos, priorizando os cursos de graduação, conforme planos anuais de trabalho; aquisição
de 20.000 novos títulos de livros e aproximadamente 50.000 exemplares de volumes, no
qüinºüênio, conforme cronograma de aquisição definido; promoção de um programa de
articulação Professores-Biblioteca, de maneira a que sejam eficazes as indicações bibliográfi-
cas e ocorra permanente atualização docente, transformando-se, também, a Biblioteca em
centro de aprendizagem".
7. Edificações e Instalações
O Centro Educacional La Salle de Ensino Superior funciona na cidade de Canoas - RS,
em prédio próprio para o ensino Superior, com uma área de 25.000 m
2
construída num terreno
de 54.405,3 m
2
.
O projeto descreve as serventias do prédio com instalações para as aulas teóricas, para
as práticas previstas para cada curso, para as atividades culturais e científicas, convivência
comunitária, lazer e desportos. As plantas baixas encontram-se anexadas ao projeto.
8. Laboratórios
A Instituição dispõe de 7(sete) laboratórios para dar suporte pedagógico aos seus cursos:
A - Laboratório de Química
B - Laboratório de Física
C - Laboratório de Biologia
D - Laboratório de Estudos Sociais
E - Laboratório de Matemática
F - Laboratório de Línguas
G - Laboratório de Informática
A descrição de equipamentos e instalações físicas dos laboratórios constam do projeto.
8. Pesquisa
As linhas de pesquisao delineadas pelos Departamentos, a partir dos objetivos dos
cursos e do perfil do profissional que o CELES deseja formar, ainda nos cursos de graduação.
6
A Instituição entende a pesquisa como indissociável do ensino e como instrumento para
melhoria do ensino de graduação.
A Instituição, coerente com sua filosofia, mantém em andamento os seguintes projetos
de pesquisa:
- Desenvolvimento de um sistema de ensino assistido por computador com as seguintes
características: avaliação e acompanhamento da aprendizagem; ensino-aprendiza-
gem assistida por computador; produção de cursos informatizados. Este programa será
realizado em conjunto com o Centro Superior de Informática de Canoas/RS, com
financiamento solicitado à FAPERS.
- Participação com a comunidade local para viabilização da implantação de um Pólo
Tecnológico na cidade de Canoas.
- Convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos com programa de implantação
de informática no Centro Educacional La Salle com ênfase na formação dos Professo-
res.
9 - Extensão
A Extensão é institucionalizada segundo princípios descritos e comprovados no
projeto, dando-se ênfase nos cursos de atualização na área profissional de cada curso.
A função extensão, no Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, é concebida
como fim para inserção da Instituição na Comunidade e desta na Instituição, numa troca
simbiótica desejável e necessária. O Centro Educacional La Salle de Ensino Superior concebe
a extensão como um pré-requisito à sua própria identidade.
A presença da comunidade na vida acadêmica é desejada e incentivada, por isso o
Centro Educacional La Salle de Ensino Superior coloca seus recursos humanos e materiais
como usufruto da coletividade e de toda a sua área de influência.
A ação extensionista tem dimensão permanente, distinta de ações momentâneas,
isoladas, descontextualizadas, que caracterizam procedimentos assistencialistas.
Desta forma, a extensão está vinculada ao ensino e à participação da comunidade e
dos docentes da Instituição, bem como aos respectivos Departamentos responsáveis.
10 - Planejamento Econômico-Financeiro
O projeto referente ao planejamento econômico-financeiro apresenta um orçamento
qüinºüenal, correspondente aos exercício 1993 a 1997, elaborado como base no qüinºüênio
anterior e observadas as projeções futuras.
Observa-se que as anuidades tendem a diminuir sua participação total nas receitas,
diversificando-se as outras fontes de recursos.
As receitas levam em conta o número de vagas pleiteados neste Conselho e os valores
calculados com base no valor da UFIR dos de agosto de 1993.
Il - Voto do Relator
Este Relator, é favorável à aprovação dos projetos dos cursos de Ciência da
Computação e Ciências Econômicas, com 100 (cem) vagas totais anuais, para cada curso,
distribuídas em dois ingressos com 50 (cinºüenta) vagas cada, para cada curso, a ser ministrado
pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior - CELES, na cidade de Canoas - RS,
mantido pela Sociedade Porvir Científico - RS.
Aprovado o presente parecer, o processo deverá s_er encaminhado a SESu/MEC pa
ra os procedimentos relativos a designação da Comissão Verificadora.
Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior, 1
o
Grupo acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 04 de maio de 1994.
8
ANEXOS
I - CURRÍCULO PLENO DOS CURSOS
Il - CORPO DOCENTE TITULAR
9
ANEXO I - A
GRADE CURRICULAR - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SEM. DISCIPLINAS
1
o
01 - Introdução à Metodologia Científica
02 - Cultura Religiosa
03 - Lógica Matemática
04 - Língua Portuguesa
05 - Inglês I
06 - Educação Física I
2
o
07 - Física Aplicada à Computação
08 - Educação e Sociedade
09 - Métodos de Programação
10 - Organização de Computadores I
11 -Inglês II
12 - Educação Física II
3
o
13 - Organização de Computadores II
14-Cálculo I
15 - Probabilidade e Estatística
16 -Álgebra Linear
17 - Linguagem e Técnica de Programação I
4
o
18 - Estrutura de Dados e Arquivos
19 - Organização e Métodos
20 - Organização de Computadores III
21 - Cálculo II
22 - Linguagem e Técnica de Programação II
5
o
23 - Organização de Computadores IV
24 - Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas I
25 - Tele-processamento
26 - Banco de Dados I
27 - Teoria Econômica
6
o
28 - Metodologia de Desenvolvimento de Sistema II
29 - Pesquisa Operacional
30 - Engenharia de Programas
31 - Projeto de Sistemas Distribuídos
32 - Linguagem e Técnicas de Programação III
7
o
33 - Estágio Supervisionado I
34 - Linguagem e Técnica de Programação IV
35 - Informática e Empresa
36 - Psicologia I
37 - Tópicos avançados de Processamento de Dados
CRED.
04
04
04
04
04
02
04
04
04
04
02
02
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
04
PRE-
REQ.
-
-
-
-
-
-
_
-
-
-
05
06
10
-
-
08
-
03, 13
07
13
14
17
20
16, 19
20
18
-
24
15,20
24
25,26
22
22,23,
24,25,
26
32
33
-
28,29,
SEM. DISCIPLINAS
8
o
CURRÍCULO COMUM
38 - Projeto Final I
39 - Simulação
40 - Cálculo Numérico
SISTEMAS EDUCACIONAIS
41 - Didática I
42 - Psicologia II
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
43 - Banco de Dados II
44 - Linguagem e Técnica de Programação V
9
o
CURRÍCULO COMUM
45 - Programação Sistemática
46 - Redes de Computadores
47 - Análise e Desempenho de Computadores
SISTEMAS EDUCACIONAIS
48 - Tópicos Avançados de Processamento de Dados
Aplicados à Educação I
49 - Didática II
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
50 - Análise de Sistemas de Informação I
51 - Banco de Dados III
10° CURRÍCULO COMUM
52 - Estágio Supervisionado II
53 - Projeto Final II
SISTEMAS EDUCACIONAIS
54 - Tópicos avançados de Processamento de Dados
Aplicados à Educação II
55 - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
o
e 2
o
Graus
56 - Informática Aplicada ao Ensino de 1
o
e 2
o
Graus
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
57 - Análise de Sistemas de Informação II
58 - Linguagem e Técnica de Programação VI
59 - Tópicos Avançados de Processamento de Dados
- Informação
CRÉD.
08
04
04
38
04
04
04
04
41
04
04
04
04
04
04
04
04
08
04
04
04
04
04
04
PRÉ-
REQ.
28,30
28,38
09,10,
20,21,
36
38
38
03,38
29,34,
38
35,38
37
42
35,38
45,47
*
*
43
-
34,41
46
47
37,38
11
1
o
2
o
3
o
40
5
o
6
o
7
o
8
o
01 - Introdução à Metodologia Científica
02 - Cultura Religiosa
03 - Matemática I
04 - Língua Portuguesa
05 - Inglês
06 - Educação Física I
07 - Introdução às Ciências Sociais
08 - Educação e Sociedade
09 - Economia e Ética
10 - Matemática Financeira
11 - Instituições de Direito
12 - Educação Física II
13 - Matemática II
14 - Introdução à Economia
15 - Introdução à Estatística Econômica
16 - Contabilidade e Análise de Balanços
17 - Introdução à Microinformática
18 - Estatística Econômica
19 - Teoria Microeconômica I
20 - História Econômica Geral I
21 - Contabilidade Social
22 - Técnicas de Pesquisa em Economia
23 - Introdução à Econometria
24 - Teoria Microeconômica II
25 - História Econômica Geral II
26 - Economia Monetária I
27 - Formação Econômica do Brasil
28 - Economia Industrial
29 - Economia Monetária II
30 - Teoria Macro-Econômica I
31 - História do Pensamento Econômico I
32 - Economia Brasileira Contemporânea
33 - Teoria Macro-Econômica II
34 - História do Pensamento Econômico II
35 - Projetos I
36 - Economia do Setor Público
37 - Economia do Trabalho
38 - Projetos II
39 - Economia Política I
40 - Política e Planejamento Econômico
41 - Economia Regional e Urbana
42 - Economia Internacional
4
4
4
4
4
2
4
4
4
4
4
2
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
_
-
_
-
-
-
_
-
-
-
-
3
-
3
-
-
13,15
13,14
14
14
15
18
19
20
21
20
24
26
26
25
27
30
31
28
30
28
35
34
33
33
33
ANEXO l-B
GRADE CURRICULAR - CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
SEM. DISCIPLINAS
9
o
43 - Monografia I
44 - Análise de Investimentos
45 - Economia do Meio-Ambiente
46 - Política Econômica
47 - Economia Política II
10° 48-Monografia II
49 - Desenvolvimento Sócio-Econômico
50 - Economia Gaúcha e Mercosul
CRÉD.
8
4
4
4
4
8
4
4
PRÉ-
REQ.
160 cr
38
41
40
39
43
47
41
13
01. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
02. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
03. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
04. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
ANEXO II - A
Corpo Docente indicado para o Curso de Ciência Computação
Alexandre Cruz Berg
Linguagem e Técnicas de Programação
Banco de Dados
Bacharel em Informática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1991.
Cursando Mestrado em Ciências da Computação, pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.
Blásio Donato Hillebrand
Inglês
Bacharel em Letras Anglo-Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1960.
Licenciado em Letras Anglo-Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1962.
Especialização em Língua Inglesa e Literatura Norte-Americana, no período de
09/06/72 a 28/06/74, com 1.300 horas/aula, na Lewis University, Estados Unidos
da América do Norte.
Aperfeiçoamento em Lingüística, Metodologia, Gramática, Sintaxe e Cultura
Norte-Americana-13°, 14°, 17° 18° e 23° Ano dos Cursos de APERFEIÇOAMEN-
TO PARA Professores de Inglês, pelo Instituto Cultural Brasileiro-Norte-ameri-
cano, nos anos de 1958, 1959, 1962, 1963 e 1968.
Cursos no International Teacher Training Institute, em Londres:
* Experienced Teachers of English, 20/07 a 11/09/92.
* Teaching Literature to Students of EFL, 20/07 a 31/07/1992.
* Language Development õ Ceelt Course for Teachers, 03/08 a 28/08
* General Methodology/Refresher Course for Experienced Teachers of English,
01/09 a 11/09/1992.
* Coordenador da "Língua Inglesa" no Curso de Letras deste Centro, desde 1977
até o presente.
* Coordenador do Curso de Letras, desde julho de 1987 a 1991.
Blasio Guido Jacobi
Cultura Religiosa
Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada
Conceição, Viamão, em 1984.
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1989.
Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1989.
Bruno Edgar Ries
Psicologia
Licenciado em Pedagogia, Magistério e Administração Escolar pela Universida-
de Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1973.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale
do Rio dos Sinos,o Leopoldo-RS, em 1975.
Aperfeiçoamento em Administração Escolar, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1976.
14
Mestre em Educação, Área Aconselhamento Psico-pedagógico, pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1981.
05. Nome: Carmen Sanson Aguilera
Disciplina: Tele-processamento
Engenharia de Programas
Tópicos avançados de processamento de dados - informação.
Qualificação: Licenciado em Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, 1972.
Especialização em Sistemas de Informação, pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos,o Leopoldo-RS, em 1979
06. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
Cecília Luiza Broilo
Didática
Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1977.
Especialização em Administração e Supervisão de Organização Educacional,
pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1981.
Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1991.
07. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
Clarice Teresinha Arenhardt Menegat
Língua Portuguesa
Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1973.
Especialização em Lingüística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1979.
Mestre em Letras, na área de Lingüística Aplicada, pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1981.
08. Nome: Eurico Genehr
Disciplinas: Organização de Computadores
Informática e Empresa
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas, pela Faculdade de Ciências Contábeis
e Administrativas
o Judas Tadeu, em Porto Alegre-RS, em 1974.
Especialização em Análise de Sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1988.
09. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
Glória Maria Chagas da Rosa
Simulação
Programação Sistemática
Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1971.
Especialização em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1977.
Pareceres: CFE 867/87, 08/10/87 - Estrutura de Dados, Programação de
Sistemas, Processamento Distribuído.
10. Nome: Iara Terezinha Pereira Cláudio
Disciplina: Estágio Supervisionado
Projeto Final
Informática Aplicada à Educação de 1
o
e 2
o
Graus
15
Qualificação:
Licenciado em Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, 1969.
Bacharel em Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, 1969.
Mestre em Ciências da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, 1976.
11. Nome: Javier Garcia López
Disciplinas: Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas
Tópicos Avançados de Processamento de Dados
Projetos de Sistemas de Distribuição
Qualificação: Bacharel em Ciências, habilitação em Matemática, pela Universidade Nacional
de Ingenieria em Lima, Peru, em 1981.
Mestre em Ciências da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, em 1988.
12. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
13. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
14. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
15. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
Karla Maria dos Santos Flores
Estrutura de Dados e Arquivos
Análise de Sistemas de Informação
Análise e Desempenho de Computadores
Tecnólogo em Processamento de Dados, pela Universidade do Vale do Rio dos
Sinos,o Leopoldo, RS, em 1985.
Especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1988.
Loiraci Lopes Barbosa
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
o
e 2° Graus
Licenciado em Pedagogia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o Leopoldo,
RS, em 1979.
Mestre em Educação, área de concentração Ensino, na Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1989.
Luís Armando Gandin
Educação e Sociedade
Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1988.
Licenciado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1987.
Mestre em Sociologia, 32 créditos, elaborando a dissertação, na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1990.
Luís da Cunha Lamb
Métodos de Programação
Organização e Métodos
Pesquisa Operacional
Bacharel em Ciências da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1993.
Aluno de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação na
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1993.
16. Nome: Maria Cristina Villanona Biazus
Disciplina: Psicologia
Qualificação: Licenciado em Letras, Português e Inglês, 3 anos, pela Universidade de Caxias
do Sul, Caxias do Sul, em 1967.
Licenciado em Desenho e Plástica, pela Universidade de Caxias do Sul, Caxias
do Sul, em 1972.
Especialização em História da Arte, pela Universidade de Caxias do Sul, Caxias
do Sul, em 1977.
Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1991.
17. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
Mauro Selle Lech
Probalidade e Estatística
Cálculo e Cálculo Numérico
Licenciado em Ciências, Habilitação em Matemática, pela Universidade do Vale
do Rio dos Sinos,o Leopoldo, em 1980.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Vale
do Rio dos Sinos,o Leopoldo, em 1983.
Especialização em Matemática, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo, em 1983.
Mestre em Finanças, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1988.
18. Nome:
Disciplinas:
Qualificação:
Miguel Gayeski
Introdução à Metodologia Científica
Licenciado em Filosofia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-RS, em 1972.
Bacharelado em Teologia, pela Faculdade de Teologia Cristo Rei,o Leopoldo-
RS, em 1971.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Vale
do Rio dos Sinos,o Leopoldo-RS, em 1980.
Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1972.
19. Nome:
Disciplina:
Qualificação:
Pedro Flach
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Instituto
Porto Alegre, Porto Alegre-RS, em 1978.
Especialização em Educação Psicomotora, com 510 horas/aula, pela Faculdade
Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, Porto Alegre-RS, em 1981.
20. Nome:
Disciplina::
Qualificação:
Roger Norberto Keller
Economia e Finanças
Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1976.
Especialização em Desenvolvimento Econômico e Planejamento, pela Funda-
ção para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, em 1976.
Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS.
17
21. Nome: Roseli Inês Hickmann
Disciplina: Estágio Supervisionado
Qualificação: Licenciado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1986.
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1993.
22. Nome: Sérgio Condi Gomes
Disciplina: Física Aplicada à Computação
Qualificação: Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-
RS, em 1956.
Especialização em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, em 1973.
Mestre em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1975.
23. Nome: Zacarias Farias Lima
Disciplinas: Lógica Matemática
Cálculo
Álgebra Linear
Qualificação: Licenciado em Matemática, pela Universidade do Amazonas, em 1985.
Mestre em Matemática, pela Universidade de Brasília, Brasília, DF, em 1987.
18
ANEXO II - B
Corpo Docente indicado - Curso de Ciências Econômicas
01. Nome: Ana Lúcia Jaques Ramos
Disciplina: Economia e Ética
Titulação: - Licenciado em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-RS, em 1990.
- Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-RS, em 1990.
- Especialização em Direito Político, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
o Leopoldo, em 1992.
- Cursando Mestrado em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS.
02. Nome: Alexandre Cruz Berg
Disciplina: Introdução à Micro-lnformática
Titulação: - Bacharel em Informática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1991.
- Cursando Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS.
03. Nome: Alzira Cézar de Moraes Rodrigues
Disciplinas: Economia do Setor Público
Introdução à Economia
Titulação: - Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul - Porto Alegre-Rs, em 1986.
- Bacharel em Administração Pública, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul - Porto Alegre-RS, em 1986.
- Mestre em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1989.
04. Nome: André Luís Martinewski
Disciplina: Contabilidade e Análise de Balanços
Titulação: - Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1985.
- Bacharel em Administração Pública, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1985.
- Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1987.
- Mestre em Administração, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1989.
05.Nome: Armindo Cassol
Disciplina: Matemática
Titulação: - Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1967.
- Licenciado em Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, em 1967.
- Especialização em Cálculo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, em 1985.
06. Nome: Blásio Guido Jacobi
Disciplina: Cultura Religiosa
Titulação: - Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhorada Imaculada
Conceição, Viamão-RS, em 1984.
- Mestre em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1989.
- Licenciado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1989.
07. Nome: Blásio Donato Hillebrand
Disciplina: Inglês
Titulação: - Bacharel em Letras Anglo-Germânicas, Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre/RS, em 1960.
- Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas, Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1962.
- Especialização em Língua Inglesa e Literatura Norte-Americana, no período de 09/
06/72 a 28/06/74, com 1300 horas/aula, na Lewis University, Estados Unidos da
América do Norte.
- Aperfeiçoamento em Lingüística, Metodologia, Gramática, Sintaxe e Cultura
Norte-Americana -13°, 14°, 17°, 18° e 23° Ano dos Cursos de Aperfeiçoamento
para Professores de Inglês, pelo Instituto Cultural Brasileiro-Norteamericano, nos
anos 1958, 1959, 1962, 1963 e 1968.
- No International Teacher Training Institute, em Londres, cursou:
. Experienced Teachers of English, 20/07 a 11/09/92.
. Teaching Literature to Students of EFL, 20/07 a 31/07/1992.
. Language Development õ Ceelt Course for Teachers, 03/08 a 28/08.
. General Methodology/Refresher Course for Experienced Teaachers of English,
01/09 a 11/09/1992.
08. Nome: Carlos Gilberto Kisiolar Machado
Disciplinas: Estatística Econômica
Introdução à Estatística Econômica
Titulação: - Licenciado em Ciências, pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, Santa
Cruz do Sul-Rs, em 1987.
- Especialização em Estatística e Matemática Aplicada, pelas Faculdades Integra-
das de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul-Rs, em 1988.
- Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1988.
09. Nome: Clarice Teresinha Arenhart Menegat
Disciplina: Língua Portuguesa
Titulação: - Licenciado em Letras -1 Grau, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS, em 1973.
- Licenciado em Letras - Português e Alemão com as resppectivas Literaturas, pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS, em
1973.
- Especialização em Lingüística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS, em 1979.
- Mestre em Letras, na área de Lingüística Aplicada, pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1981.
20
10. Nome: Danilo Presotto
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais
Titulação: - Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, Ijuí-
RS, 1972.
- Bacharel em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1976.
- Aperfeiçoamento em Teorias Sociológicas Contemporâneas pela Pontifícia Uni-
versidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1979.
- Mestre em SOCIOLOGIA RURAL, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1981.
11. Nome: Denise Eing Gelhaus
Disciplina: Introdução à Economia
Titulação: - Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia, pela Escola Superior de Ciências da
Sapude e Promoção Social, Tubarão-SC, em 1982.
- Bacharel em Administração, pela Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí-SC, em
1992.
- Especialização em Administração Hospitalar, pela União da Associação de Ensino
de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-MG, em 1984.
- Especialização em Enfermagem Pediátrica, pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, em 1986.
- Especialização em Administração (Área de Concentração: Políticas e Planeja-
mento Universitário), pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-
SC, em 1992.
- Cursando Mestrado em Administração, pela Universidade Federal de Santa
Catarina.
12. Nome: Eduardo Mahlmann Mesquita da Costa
Disciplinas: Técnicas de Pesquisa em Economia
Política e Planejamento Econômico
Titulação: - Bacharel em Ciências Econômicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1983.
- Especial ização em Planejamento Regional e Desenvolvimento Rural, pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1985.
- Especialização em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1991.
13. Nome: Flávio Paim Falcetta
Disciplinas: Economia Monetária
Política Econômica
Projetos
Titulação: - Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1976.
- Especialização em Promoção Comercial, pelo Centro de Treinamento para do
Desenvolvimento Econômico - CENDEC, em Brasília-DF, em 1978.
- Mestre em Economia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS.
14. Nome: Jorge Wolfgang Globi
Disciplina: Economia Internacional
Titulação: - Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1961.
21
- Especialização em Socio-Economics, Technische Universitat Berlin, Berlin -
Alemanha, 1971.
- Especialização em Sozialokonomie, pela Technische Universitat Berlin, Berlin -
Alemanha, 1971.
- Especialização em Programación Agrícola, pelo Instituto Latino Americano de
Planificacion Econômica Y Social, Santiago do Chile, em 1964.
15. Nome: Lia Luz Livi
Disciplinas: Economia Regional e Urbana
Titulação: - Licenciado em Geografia, pela Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-
RS, em 1961.
- Bacharel em Geografia, pela Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS,
em 1961.
- Especialização em Geociências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1972.
- Especialização em Planejamento e Pesquisa, pelo Instituto de Educação "General
Flores da Cunha", Porto Alegre-RS, em 1969.
16. Nome: Luís Armando Gandin
Disciplinas: Educação e Sociedade
Introdução às Ciências Sociais
Titulação: - Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1988.
- Licenciado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1987.
- Mestre em Sociologia, 32 créditos - elaborando a dissertação, pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1990.
17. Nome: Luís Roberto Lütkemeier
Disciplinas: Desenvolvimento Sócio-Econômico
Economia Política
Economia Gaúcha e Mercosul
Titulação: Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
o Leopoldo, RS, em 1979.
Especializção em Economia Mineral, pelo Instituto Brasileiro de Mineração, Minas
Gerais, em 1987.
Especialização em Economia Gaúcha, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
o Leopoldo, RS, em 1988.
18. Nome: Maristela da Silva Pereira
Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea
Titulação: - Licenciado em História, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências
e Letras, Porto Alegre-RS, em 1988.
- Mestre em História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre-RS. em 1993.
19. Nome: Mauro Selle Lech
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução à Econometria
Titulação: - Licenciado em Ciências, Licenciatura de I Grau, pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos,o Leopoldo-Rs, em 1979.
- Licenciado em Ciências - Habilitação: Matemática, pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos,o Leopoldo-Rs, em 1980.
22
- Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos,o Leopoldo-RS, em 1983.
- Especialização em Matemática, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-Rs, em 1983.
- Mestre em Finanças, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1988.
20. Nome: Miguel Gayeski
Disciplina: Introdução à Metodologia Científica
Monografia
Titulação: - Licenciado em Filosofia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-RS, em 1972.
- Bacharelado em TEOLOGIA, pela Faculdade de Teologia Cristo Rei,o
Leopoldo-Rs, em 1971.
- Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Vale
do Rio dos Sinos,o Leopoldo-RS, em 1980.
- Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1992.
21. Nome: Paulo Schuh
Disciplina: Economia do Trabalho
Instituições de Direito
Titulação: - Licenciado em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto
Alegre-RS, em 1966.
- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1970.
- Aprovado pelo CFE, Parecer do CFE N° 04115/78 - Documenta N° 212/434 para
Política.
22. Nome: Pedro Flach
Disciplina: Educação Física
Titulação: - Licenciado em Educação Física, Escola de Educação Física do Instituto Porto
Alegre-RS, Porto Alegre-RS, em 1978.
- Especialização em Educação Psicomotora, com 510 horas/aula, pela Faculdade
Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, Porto Alegre-RS, em 1981.
23. Nome: Roberto Calazans
Disciplinas: Análise de Investimentos
Teoria Microeconômica
Teoria Macroeconômica
Titulação: - Bacharel em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo, RS, em 1986.
- Mestre em Economia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 9177.
24. Nome: Roger Norberto Keller
Disciplinas: Contabilidade Social
Economia Industrial
Titulação: - Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1976.
- Especialização em DesenvolvimentoEconômico e Planejamento, pela Fundação
para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, em 1976.
23
- Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS.
25. Nome: Tânia Renata Prochnow
Disciplina: Economia do Meio-Ambiente
Titulação: - Bacharel em Química, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre-RS, em 1969.
- Licenciado em Química, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS, em 1969.
- Especialização em Química, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,o
Leopoldo-RS, em 1985.
- Cursando Mestrado em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre-RS.
26. Nome: Tilberto Henrique Barbian
Disciplinas: História Econômica Geral
Formação Econômica do Brasil
História do Pensamento Econômico
Titulação: - Licenciado em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre-RS, em 1969.
- Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada
Conceição, Viamão-RS, em 1973.
- Especialização em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da
Imaculada Conceição, Viamão-RS, em 1974.
- Especialização em Cultura Brasileira, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre-RS, em 1978.
- Aperfeiçoamento em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
em Convênio com o PREMEM, Porto Alegre-RS, em 1971.
24
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