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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA - SESB
BA
ASSUNTO;
Autorização (Projeto) do curso de Ciências Econômicas, a ser sinistrado
pela Faculdade Salvador de Ciências Econômicas/BA.
RELATOR, SR. CONS. YUGO OKIDA
CÂMARA
OU
COMISSÁO
PARECER Nº
CESu (1º Grupo}
A
PROVADO EM
PROCESSO NP: 23.033,000664/90-35
1-RELATÓRIO
A sociedade de Ensino Superior da Bahia - SESB, pelo
Parecer CFE Nº 685/93, teve aprovado seu pedido de autorização (Carta-
Consulta) do curso de Ciências Econômicas, para funcionar na Faculdade de
Salvador de Ciências Econômicas, estabelecimento de ensino superior
isolado particular, a ser instalado es Salvador/BA.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta foras
fixadas 80 (oitenta) vagas totais anuais. 0 turno de funcionamento será
noturno.
No prazo regulamentar, a interessada apresentou para a
apreciação deste Conselho, o Projeto do referido curso, elaborado nos
termos da Resolução CFE 01/93.
0 presente Parecer foi elaborado com base nos dados
constantes do processo.
BASES FILOSÓFICAS
No Projeto do curso de Ciências Econômicas, a
Instituição justifica a necessidade de
repensar
ar as formas de produção
e
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principalmente de aplicação do saber, fato que se configura na urgência de
adequar a aplicação deste saber à melhoria das condições de vida.
Entende que tal fato vem a requerer do setor educacional,
uma política de ação voltada para o compromisso com a qualidade de ensino, a
socialização do conhecimento produzido e a interação do homem com o meio
ambiente e que nesta conjuntura, a produção/reprodução do conhecimento no
campo das Ciências Econômicas e Sociais, ganham destaque como grandes
propulsores das mudanças que se fazem necessárias.
Manifesta que no caso específico das Ciências Econômicas, é
relevante a sua importância para a construção desta nova realidade, uma vez
que toda organização social, política e cultural são fortemente influenciadas
pela forma em que os homens se organizam para produzir e distribuir seus
meios materiais de existência.
Neste sentido, na proposta do curso em apreço, as
disciplinas profissionalizantes serão ministradas tendo-se como referência, o
privilégio na discussão, elaboração e eleição de técnicas e estratégias que
melhor se compatibilizem com a realidade regional.
BASES SÓCIO-CULTURAIS
No Projeto do curso de Ciências Econômicas, a Instituição
define este item, assim considerando:
"A sociedade brasileira, nas ultimas décadas, experimentou
um processo continuado de transformação econômica que foi estancado pela
falta de uma adequação estrutural de sua economia e de sua organização
social.
A Bahia, acompanhando o Nordeste, foi sempre uma economia
periférica deste processo de crescimento porém, com características um tanto
distinta dos demais estados nordestinos no que toca a integração com o modelo
industrial substitutivo de importação. Essa diferença é que define um papel
dinâmico da sua economia no contexto nordestino.
Ressalta, que antes mesmo do surgimento da SUDENE, e,
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portanto, do programa de desenvolvimento da região nordestina, já a Bahia
iniciava um processo de Mobilização social e política que resultou na criação
da Comissão de Planejamento Econômico do Estado, hoje Fundação CPE, e a
elaboração do PLAMDEB - Plano de Desenvolvimento da Bahia, já nos anos 50.
Resultou de tais esforços políticos e técnicos a
implantação do Centro Industrial de Aratu, da Usina Siderúrgica da Bahia, e
um programa integrado de desenvolvimento agropecuário, de abastecimento
alimentar (FUNDAGRO) e a criação do DESEHBANCO - Banco de Desenvolvimento da
Bahia.
Após a realização da reforma administrativa, que incorporou
na estrutura organizacional do Governo do Estado o sistema de planejamento,
foi possivel implantar a nivel da administração pública estadual a prática do
planejamento e da programação no sentido de definir estratégias para a
continuação do processo de integração da Bahia na industrialização
brasileira.
0 melhor resultado desta integração está constituída no
Polo Petroquímico de Camaçari, que veio dar contornos definitivos à
estratégia de desenvolvimento econômico através da industrialização do
estado.
0 velho modelo de industrialização passa por uma mudança ao
mesmo tempo estrutural e de conceitos. Prevê-se que tais mudanças alcançarão
com rapidez um desfecho, dado que a força que as impulsionam é a da revolução
tecnológica.
A industrialização que sustentou o crescimento econômico do
Brasil enveredou pelo caminho da dependência externa, tornando-se inclusive
sustentada pela exportação de produtos, agora não apenas do setor primário
mas também da indústria. Isso porque, prescindindo de um novo padrão de
distribuição de renda, de readaptação da infra-estrutura e de mudanças na
estrutura agrícola, encontra-se hoje obstaculizada frente as necessidades de
integração no contexto da economia mundial, pois não gestou oportunamente
autonomia tecnológica.
No caso da Bahia e do Nordeste, os resultados de tal modelo
de dependência vincula, de um lado a retomada do crescimento regional à
superação da crise a nível nacional e de outro, de uma urgente redefinição de
sua própria vinculação ao modelo nacional.
não obstante, para a Bahia, não convém manter-se a espera
da superação do velho modelo, com a inserção do Brasil na nova ordem mundial.
0 mais correto é imaginar que a nível regional também se trabalhe para a
retomada do crescimento e para antecipar mudanças que contribuam inclusive na
redefinição do modelo econômico nacional.
é com esse cenário que se trabalha a criação do curso de
Ciências Econômicas que ora se apresenta."
BASES INSTITUCIONAIS
A Faculdade Salvador de Ciências Econômicas, com sede na
Cidade de Salvador, Estado da Bahia, é o estabelecimento de ensino superior
mantido pela SESB - Sociedade de Ensino Superior da Bahia, pessoa jurídica de
direito privado, cora sede e foro na Cidade de Salvador, Estado da Bahia, com
seu Estatuto Social registrado no Cartório do 19 Ofício de Registro Civil de
Pessoas Jurídicas da Comarca de Salvador, sob nº 4679, do livro A-29, de
25/05/19??.
OBJETIVOS
De acordo com a proposta, o curso de Ciências Econômicas
visa a formação de Economista para atuar na economia dos setores público e
privado e tem como objetivo, colocá-lo em contato com as vinculações do
governo, no contexto da realidade regional, " sem perder seu caráter de
universalidade científica, e suas vinculações no contexto nacional e mundial.
PERFIL PROFISSIOGRAFICO
Entende a Instituição que o Economista deve apresentar uma
formação pautada em um pluralismo metodológico, que o permita compreender os
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fenômenos econômicos, de maneira interligada à realidade social em que os
mesmos ocorre.
Neste sentido, a proposta do projeto pedagógico para o
curso de Ciências Econômicas, tem como objetivo a formação de profissionais
com embasamento teórico e instrumental na área das Ciências Econômicas e
Sociais, possibilitando que os mesmos atuem como Cientistas Sociais, capazes
de desenvolver pesquisas, análises e foraular soluções para as grandes
questões sócio-econômicas, mas que seja ao mesmo tempo, um profissional
especializado, apto a atuar em um mercado de trabalho previamente definido e
que se caracteriza pelo seu caráter fortemente influenciável por uma
realidade regional.
Com esta formação de caráter generalista e que ao mesmo
tempo o eleva à condição de um especialista, o Economista egresso do curso de
Ciências Econômicas poderá transcender a condição de técnico, podendo vir a
atuar como um analista sócio-econômico, capaz de entender a realidade na qual
irá interferir. 0 projeto visa também, desenvolver um espírito empreendedor
que habilite o profissional a atuar nas áreas gerenciais seja no universo
publico ou da iniciativa privada, associado à um comprometimento com o senso
ético e a responsabilidade social de sua função.
Mo processo consta definição das características pessoais
que colaboram de maneira decisiva na formação do profissional, a saber:
capacidade de análise e avaliação; capacidade de abstração; interesse por
questões sociais; raciocínio lógico e habilidade matemática; organização;
objetividade espírito empreendedor e investigativo.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A grade curricular proposta para o curso de Ciências
Econômicas prevê o oferecimento de duas áreas especificas, que serão
desenvolvidas sob a forma de concentração curricular, possibilitando ao aluno
um certo nível de especialização que irá nortear o seu campo de atuação
profissional.
A Instituição informa que estas concentrações curriculares
foram pensadas segundo a delimitação prévia das necessidades de um mercado de
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trabalho regional, que apontam para uma demanda de profissionais que possuam
uma sólida formação de caráter geral no campo teórico-instrumental, mas que
também tenham o dominio de conhecimentos específicos que permitam que os
mesmos atuem em determinados universos apenas com o nível de graduação.
Desta forma, obedecendo a este propósito, o curso
desenvolverá um núcleo comum com duração de quatro anos letivos, onde serão
oferecidas disciplinas de formação geral no campo teórico, histórico e
instrumental, de maneira a familiarizá-lo com as linguagens, técnicas e com o
referencial que instrumentalizará o aluno a entender, elaborar e expor
argumentos econômicos de maneira clara, articulada e formalmente correta,
preparando-o para a melhor compreensão das disciplinas profissionalizantes a
serem ministradas no último ano do curso.
A última série do curso, quinto ano, apresenta um núcleo
diversificado profissionalizante, onde o aluno fará a opção pela área em que
irá centrar os seus estudos, ou seja, Economia Empresarial ou Economia
Pública Regional. No entanto, as disciplinas a serem ministradas
principalmente no quarto ano do curso, visam preparar o aluno desde já,
oferecendo-lhe subsídios para que o mesmo tenha condições de realizar uma
opção consciente, inclusive favorecendo para que o mesmo já possa definir
previamente o campo temático sobre o qual irá realizar a sua monografia de
conclusão de curso.
A estrutura curricular proposta para o curso de Ciências
Econômicas atende o disposto na Resolução CFE 11/84, que fixa os mínimos de
conteúdo e duração do curso. A organização curricular apresenta um núcleo
comum, desenvolvendo em quatro anos letivos uma carga horária de 2.464ha e um
núcleo diversificado, com concentração curricular em Economia Pública e
Regional e Economia Empresarial, com uma carga- horária de 320ha cada uma, a
ser desenvolvida em 1 (um) ano letivo, acrescida de 128ha de monografia s
64ha de Educação Física, totalizando 2.976ha, a ser integralizada, no mínimo,
em 5 (cinco) e no máximo em 9 (nove) anos letivos. 0 regime adotado è o
seriado anual.
A Instituição informa que o acompanhamento da execução do
plano curricular se dará através de seus colegiados internos, denominados
Departamentos e Conselho Departamental e compreenderá um sistema integrado,
baseado nos seguintes critérios:
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a) - Registro do conteúdo (ministrado em diários de
classe;
b) - testes de avaliação de compreensão e aprendizagem;
c) - Avaliação da participação em saia de aula e
atividades extra-classe;
d) - Pesquisas sobre desempenho e motivação;
e) - Reuniões de avaliação com os alunos.
Da mesma forma, consta do Projeto detalhamento das
metodologias propostas e os objetivos geral e temático por séries.
A Instituição apresentou ementário e bibliografia básica
das disciplinas que integram o currículo pleno proposto.
CORPO DOCENTE
0 Corpo Docente indicado para responder pelo ensino das
disciplinas das duas séries iniciais do currículo pleno do curso, atende o
disposto na Resolução CFE n° 20/77.
A qualificação acadêmica profissional de cada professor é
comprovada através do "curriculum vitae", devidamente documentado e termo de
compromisso docente, cujo perfil é o seguinte: 02 (dois) doutores; 02 (dois)
mestres; 05 (cinco) mestrandos; 01 (um) especialista e 02 (dois) graduados,
totalizando 12 (doze) professores. Todos os docentes indicados apresentam
experiência docente no ensino superior e profissional na área das disciplinas
indicadas. A relação do corpo docente constitui o Anexo II do presente
Parecer.
A contratação será realizada pela Entidade Mantenedora,
segundo os princípios da Consolidação das Leis do Trabalho.
A Instituição define uma política de recursos humanos
centrada na competência profissional, onde o professor deve deter
conhecimento profundo e específico na sua área de atuação; apresentar
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qualificações pessoais adequadas à atividade docente; e possuir "vocação
acadêmica".
Apresenta proposta para o desenvolvimento e a implantação
de um plano de carreira docente, onde a carreira estará dividida em
categorias e estas divididas em três níveis.
Da mesma forma, será estabelecida uma política de promoção,
podendo as mesmas serem verticais e horizontais. A proposta contempla que as
promoções verticais se darão automaticamente ao professor que obtiver nova
titulação acadêmica e as horizontais se darão por tempo de serviço e por
avaliação do desempenho.
ORGANIZAÇÃO DIDATICO-PEDAGOGICA E SETORES COMPLEMENTARES
A Instituição informa que o estabelecimento de ensino
adotará os princípios que rege a Lei n° 5540/68, estabelecendo em seu
Regimento a estrutura organizacional os seguintes colegiados: Congregação,
Conselho Departamental, Departamentos e Diretoria.
ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS HATERIAIS
Para fazer funcionar o curso superior de Ciências
Econômicas, a Mantenedora utilizará em regime de Comodato, pelo prazo de 50
(cinquenta) anos, com vigência a partir de 22/03/90, prédio localizado à Av.
Cardeal da Silva nº 132, no Município de Salvador, Estado da Bahia.
0 prédio construído especialmente para abrigar
estabelecimento de ensino, apresenta uma área construída de 3.572,02m2 em
terreno de 2.850,00m2, estando distribuída em biblioteca, CPD administrativo,
secretaria, diretoria, laboratórios de processamento de dados, sala de
coordenação, salas de aulas, sala de professores, sanitário, contabilidade,
tesouraria, etc.
Os recursos materiais de que se servirá a Mantenedora, para
o funcionamento do curso de Ciências Econômicas, se constituem de carteiras
universitárias, mesas, cadeiras, quadro-negros, arquivos, máquinas, estantes,
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copiadoras, equipamentos computacionais e outros necessários para o bom
desenvolvimento de suas atividades-fim.
A Instituição contará também com dois (2) Laboratórios de
Informática, sendo um para uso dos alunos e outro para uso dos professores,
equipados com 10 microcomputadores AT 28ó, 8 computadores UNISYS, 14
terminais, 1 computador A9, 3 impressoras, estabilizadores, aparelhos de ar
condicionado e demais mobiliários próprios para o ambiente, cuja relação de
Hardware e Software disponíveis encontra-se anexada AO processo.
Destaca-se ainda, que a Instituição contará com os
seguintes recursos audiovisuais, 7 retroprojetores, projetores de slides, 2
videocassetes, 2 televisores e coleções de slides e transparências.
BIBLIOTECA
A Biblioteca está instalada em área de 400m2, que abriga o
acervo e a sala de leitura. 0 horário de funcionamento é de segunda a sexta-
feira, das 08:00hs às 17:30hs e das 19:00hs às 22:00hs.
A Biblioteca dispõe de profissional legalamnte habilitado e
seis auxiliares.
0 sistema de classificação utilizado adotado é o CDU e o
acervo bibliográfico atual é formado por 7.393 títulos, 12.828 volumes e 229
periódicos distribuído nas diversas áreas do conhecimento, estando o mesmo em
fase de informatização.
Para o curso em apreço a Instituição inicialmente, coloca
a disposição os seguintes títulos específicos de periódicos: Acontece em
Economia (SP); Ciência de Economia Política (SP); Confidencial Econômico
(RJ); Conjuntura Econômica (RJ); Estudos Econômicos (SP); Revista Exame (SP);
Globo Rural Economia (SP); Planejamento e Desenvolvimento (DF): Revista Visão
(SP); São Paulo & Conjuntura (SP); Suma Econômica (SP); Revista Brasileira de
Economia (RJ).
A Biblioteca a partir do corrente ano estará interligada à
Rede Nacional de Pesquisa - RNP através da Universidade Federal da Bahia,
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responsável por este serviço es Salvador, dando acesso a bibliotecas, tanto
no Brasil quanto no Exterior, ampliando assim, a capacidade de pesquisa.
A Instituição informa que obedecendo ao planejamento
financeiro apresentado, a Biblioteca disporá anualmente, de verba para
enriquecimento e atualização do acervo.
0 enriquecimento e atualização será efetuado inicialmente,
atendendo ás necessidades do corpo docente; segundo, pelo resultado auferido
pela estatística de consulta da biblioteca, que estabelecerão as obras que
carecem de maior numero de exemplares e por fim, pelos lançamentos das
editoras.
Quanto a expansão do acervo bibliográfico específico para o
curso este se fará segundo o desenvolvimento do currículo pleno. Será
adquirido um exemplar de cada titulo e os indicados como bibliografia básica
terão pelo menos 3 (três) exemplares.
ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
0 Projeto define que numa política integrada de educação,
cultura, ciência e tecnologia, o papel da Faculdade será o de se comprometer
efetivamente com o processo de criação, atualização e reformulação do
conhecimento para que possa influir no desenvolvimento do País, servir de
base de operação a programas regionais de pesquisa e realimentar o próprio
ensino com os resultados do seu esforço de investigação. Esta realimentação
do ensino advirá certamente com a criação de mecanismos capazes de canalizar
em benefício do conjunto do sistema do ensino superior.
Para alcançar os objetivos na área. de extensão, a IES
propõe desenvolver a extensão como mecanismo de integração com a comunidade
regional; desenvolver a extensão como atividade institucional continuada,
desenvolvida a partir das políticas definidas pela IES; firmar convênios com
empresas e entidades públicas e privadas que venham a contribuir para o
desenvolvimento regional e da instituição; integrar a IES com outras
instituições nacionais e internacionais; realizar cursos, seminários,
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jornadas e similares, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a
sociedade em geral.
PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRA
Integra o processo, o planejamento econômico-financeiro,
destacando-se as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsto
de investimentos pára o período de implantação do curso.
0 presente processo foi encaminhado à SESu/MEC, de acordo
com a legislação vigente à época, tendo retornado à este Conselho.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, atendidas as exigências da Resolução CFE
01/93, vota o Relator favoravelmente á aprovação do Projeto para o
funcionamento do Curso de Ciências Econômicas, a ser ministrado pela
Faculdade Salvador de Ciências Econômicas, mantida pela Sociedade de Ensino
Superior da Bahia-SESB, no Município de Salvador, Estado da Bahia, com SO
(oitenta) vagas totais anuais, no turno noturno.
Aprovado o presente Parecer, o referido processo deverá ser
encaminhado á SESu/MEC para os procedimentos relativos á designação da
Comissão Verificadora, nos termos dos artigos 19 e 20 da Resolução CFE
01/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior (12 Grupo), acompanha o voto do
Relator.
ANEXO I - CURRÍCULO PLENO
CURRÍCULO PLENO CURSO
DE CIENCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINAS CARGA/HOR.
1ª SÉRIE
Introdução às Teorias Econômicas. ................. 128 ha.
Matemática Aplicada a Economia.... ............ __ . 128 ha.
Contabilidade e Análise de Balanço ................ 128 ha.
Introdução a Estatística Econômica .... ............. 64 ha.
Instituição de Direito Público e Privado .......... 64 ha.
Formação Econômica do Brasil ........... __ ...... 128 ha.
640 ha.
Realidade Baiana.................................... 32 ha.
Educação Física................................. 64 ha.
736 ha.
2ª SÉRIE
Evolução das Idéias Sociais.. .................... 64 ha.
Teoria Microeconômica..... ....................... 128 ha.
Contabilidade Social..... ........................ 128 ha.
Estatística Econômica e Introd. à Econometria ...... 128 ha.
Teoria Geral da Administração .................... 128 ha.
História da Evolução do Capitalismo ............... 64 ha.
640 ha.
3ª SÉRIE
Teoria Macroeconômica ........................... 128 ha.
Elaboração e Análise de Projetos... ............... 128 ha.
História do Pensamento Econômico... ............... 64 ha.
Economia Brasileira Contemporanea................. 128 ha.
Introdução ao Processamento de Dados .............. 64 ha.
Planejamento do Desenvolvimento Sócio-Econômico..... 128 ha.
640 ha.
4ª SÉRIE
Economia do Setor Público ...................... 64 ha.
Economia Internacional ........................ ... 64 ha.
Ciência Política... ............................. 64 ha.
Economia Monetária .............................. 64 ha.
Economia dos Recursos Produtivos ................ 123 ha.
384 ha.
Metodologia e Técnica de Pesquisa ................ 128 ha.
512 ha.
Módulo I - Concentração em Economia Pública e Regional
5ª SÉRIE
ética Profissional................. _ .......... 128 ha.
Estratégia Organizacional.... .................... 64 ha.
Economia Regional e Urbana ...................... 64 ha.
Programação do Setor Publico...................... 64 ha.
320 ha.
Elaboração de Monografia ........................ 128 ha.
448 ha.
Módulo II - Concentração em Economia Empresarial
5ª SÉRIE
Ética Profissional.............................. 128 ha.
Estratégia Organizacional...... .................. 64 ha.
Economia da Tecnologia .......................... 64 ha.
Organização Industrial e Estratégia Concorrencial... 64 ha.
320 ha.
Elaboração de Monografia ........................ 128 ha.
448 ha.
CARGA HORÁRIA ................................. 2.700 ha
Realidade Baiana .................................. 32 ha
Educação Física ................................... 64 ha
TOTAL ......................................... 2976 ha
ANEXO II - CORPO DOCENTE CURSO
DE CIENCIAS ECONÔMICAS
1. ADROALDO LEÃO
Instituições de Direito Público e Direito Privado
Mestre em Direito, área de concentração: Direito Econômico (UFBA). Curso
de Especialização em Processo Civil pela UFBA. Bacharel em Direito.
Jornalista Profissional sendo responsável pela Coluna Jurídica do Jornal
da Bahia. Professor de Instituições de Direito Público e Direito Privado
da Escola de Administração de Empresas da Bahia. Advogado com banca
própria atuando em Salvador. Aprovado pelo Parecer CFE nº. 7726/78 para a
disciplina Noções Gerais de Direito. Aprovado pelo Parecer CFE n2 2084/76
para Instituições de Direito Público e Direito Privado. Aprovado pelo
Parecer CFE n°. 806/88 para a disciplina Legislação e Ética de Relações
Públicas. Ex-Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (1986/1988) e
Ex-Diretor da OAB-Ba (1985/1987). Superintendente de Cursos da Fundação
da Faculdade de Direito da Bahia. Obras e trabalhos jurídicos publicados
pela Editora Forense.
2. ALBA REGINA NEVES RAHOS
Evolução das Idéias Sociais
Doutora em Sociologia - Université de la Sorbonne Nouvelle (1986).
Bacharel em Ciências Sociais (UFBA-1973). Curso de Especialização do
Desenvolvimento (SEPLAN/IPEA). Curso de Metodologia da Pesquisa Aplicada
à Educação (1976). Socióloga concursada pela UFBA (1980). Larga
experiência em atividades de pesquisa e extensão. Possui experiência
docente no magistério do ensino superior.
3. ANISIA DALTRO DA SILVA
Teoria Microeconôaica
Economia Internacional
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia.
Master of Business Administration pela Universidade do Estado de
Michigan Estados Unidos. PHD em Economia tendo já completados todos os
cursos requiridos para a obtenção do título pela Universidade do Estado
de Michigan USA Master of Arts in Economis pela Universidade do Estado de
Michigan USA. Pós-graduação (lato sensu) especialização em Estatística
Econômica e Financeira - Organização dos Estados Americanos - Santiago do
Chile. Pós-graduação (lato sensu) especialização em preparação e
avaliação de Projetos pelo Banco Mundial. Registra participação em vários
congressos e seminários ligados a sua formação profissional. Possui
experiência docente em nível superior. Professora da Universidade Federal
da Bahia e da Escola de Administração da Empresa da Bahia. Aprovado pelo
Parecer n°. 806/88 para Teoria e Pesquisa. Aprovado pelo Parecer n°.
888/88 para Contabilidade Gerencial e Análise de Projetos.
4. CÉLIA GUIHARÃES NETTO DIAS
Introdução à Estatística Econômica
Estatística Econômica e Introdução à Econometria
Bacharel em Estatística pela Escola de Estatística da Bahia (1961).
Bacharel em Ciências Econômicas (UFBA-1963). Curso de Introdução à Teoria
das Probabilidades (1962-USP). Curso de Estatística Aplicada às Ciências
flédicas (1962-USP). Possui experiência docente no ensino superior
lecionando desde 1990 a disciplina Estatística nas Faculdades Salvador.
Foi professora-adjunto do Instituto de Matemática da UFBA. Membro da
Banca Examinadora para Docente de Nível Superior em Estatística.
5. CÉSAR GILABERTE
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1985). Curso
de Yoga pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados à prática desportiva. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior.
6. DIONÍSIO GOMES DO CARMO NETO
História da Evolução do Capitalismo
Doctor of Philosophy (PhD)-1984, Vanderbilt University & Southwest
University (USA). Mestre em Economia (UFBa-1980). Master of Arts -
University of Illinois at Urbana Champaign (1982). Bacharel em Ciências
Econômicas (UFES-1976). Experiência profissional, atuando como Assessor
de Planejamento e Consultoria junto a Petrobrás, Senac, Banco Econômico,
BAMDES. Possui experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Economia de Empresas, Introdução à Economia, Finanças Públicas
na Universidade Federal da Bahia. Publicou vários artigos em revistas
especializados.
7. GUILHERME HARBACK NETO
Teoria Geral da Administração
Mestrando em Administração (em fase de defesa de tese) UFBA. Bacharel em
Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da
Bahia (1983). Curso de Especialização em Administração e Desenvolvimento
de Recursos Humanos (UFBA-1989-360ha). Curso de Especialização em
relações Públicas (IMS-1992-360ha). Curso de Administração de Empresas
(104ha). Possui experiência docente no magistério do ensino superior
lecionando nas Faculdades Salvador desde 1984 as disciplinas Sociologia
Industrial, Teoria Geral da Administração, Comunicações e Organização.
Experiência profissional como Administrador de Empresas.
8. INALDO DA PAIXÃO SANTOS ARAÚJO
Contabilidade e Análise de Balanços
Contabilidade Social
Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Católica do Salvador-1986).
Curso de Especialização em Auditoria Contábil (364ha). Realizou o
Programa Avançado de Auditoria Governamental (360ha). Curso de
Contabilidade e Demonstrações Financeiras (300ha). Curso de Contabilidade
e Auditoria (198ha). Curso de Auditoria (120ha). Realizou vários cursos
de treinamento na Área de Auditoria e Contabilidade. Aprovado em concurso
público para o cargo de Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado
da Bahia (1987). Aprovado em concurso público para o cargo de Auditor de
Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Professor
Assistente na Universidade Católica do Salvador lecionando Análise
Contábil. Leciona na FACS-Faculdades Salvador desde 1992 a disciplina
Contabilidade Geral.
9. LÚCIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ
Realidade Baiana
Mestre em Administração Pública (UFBa-1993). Bacharel em Ciências
Econômicas (UFBa-1982). Curso de Especialização em Desenvolvimento
Econômico (650ha-1985). Experiência profissional atuando como Economista
na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo da Bahia (1983/1991).
Atualmente exerce função na Fundação CPE, desenvolvendo análise da
economia turística e estudo da infra-estrutura turística de Ilhéus.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior.
10. OSMAR GONÇALVES SEPOLVEDA
Introdução às Teorias Econômicas
Organização Industrial e Estratégia Concorrencial
Mestre em Administração (UFBa-1983). Bacharel em Ciências (UFBa-1962).
Curso de Especialização em Estatísticas Econômicas e Sociais e
Econometria e Desenvolvimento Econômico. Curso de Mercado de Capitais
para Professores Universitários (80ha). Possui larga experiência
profissional no cargo de Economista, Coordenador de Planejamento e
Assessoria em empresas de médio e grande porte do Estado Bahia.
Experiência docente, lecionando na Universidade Federal da Bahia desde
1967, as disciplinas Finanças Públicas e Fundamentos de Economia.
Ministrou aulas em cursos de especialização "lato sensu" e desenvolveu
programas de treinamentos (cursos e seminários) na Universidade Federal
da Bahia.
11. SÔNIA MARIA GALRA0 COUTO ROCHA
Matemática Aplicada à Economia
Mestre em Matemática (UFBa-1981). Licenciada em Matemática (UFBa-1971).
Realizou inúmeros cursos de extensão universitária ligados a área de
Matemática. Experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando na Universidade Federal da Bahia.
12. VLADSON BAHIA MENEZES
Formação Econômica do Brasil
Mestre em Economia (UFBA-1993). Bacharel em Ciências Econômicas (UFBa-
1987). Participou de congressos e seminários ligados à área econômica.
Experiência profissional junto a Fundação CPE, entidade vinculada à
Secretaria do Planejamento Ciência e Tecnologia-SEPLANTEC-BA, na função
de Sub-gerente de Análise Econômica e Assessor Técnico na área Econômica.
Publicou artigos em revistas especializadas. Experiência docente no
magistério do ensino superior, lecionando na Faculdade Católica de
Ciências Econômicas da Bahia (1991); na Universidade Estadual Feira de
Santana, as disciplinas História Econômica, Formação Econômica do Brasil
e Análise Microeconômica. Ex-Conselheiro do Conselho regional de Economia
- 5ª Região-Bahia (1991/1992).
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