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O currículo pleno recebeu a seguinte apreciação da Comissão:
"A Comissão vê como muito alvissareira a introdução na grade
curricular de uma seqüência estruturada de processamento de dados. Es_ te
casamento além de enriquecer com conhecimentos imprescindíveis a formação do
bacharel em Estatística, capacita-o a enfretar o mercado de tra balho com
uma alternativa profissional altamente demandada. Nesse sentido o
Processamento de Dados constitui uma porta natural que introduz o
conhecimento estatístico no mercado de trabalho. De igual modo a obriga-
toriedade de disciplinas como Redação Técnica e Inglês Instrumental são
alternativas felizes que auxiliam imensamente o trabalho do estatístico.
Entretanto, devem ser apostos alguns reparos aos conteúdos e à obrigato-
riedade ou â opcionalidade de certas disciplinas. Essas restrições visam 4a
um melhor entrosamento da grade curricular, a uma mais adequada formação
profissional e a eliminação, de conteúdos comuns postos de forma in-
justificável nos programas das disciplinas. Face a isto, esta Comissão Ve_
rificadora recomenda que sejam tomadas providências no sentido de:
1º - Substituir as disciplinas obrigatórias Noções de Lógica,
Geometria Analítica e Aritmética I em duas disciplinas de carga horárias
elevadas de Matemática Básica de nível secundário.
2o - Revisão das ementas das disciplinas Estatística Descriti-
va e de Estatística Geral de modo a incorporar nelas o conteúdo programá-
tico de Análise Exploratória de Dados, bem com o uso de Software Estatís-
ticos .
3º - Substituir a disciplina obrigatória de Processos Estocás_
ticos por Análise Multivariada, sendo o conteúdo desta última revisado pa.
ra que tenha um espirito de exploração de dados multivariados.
4º - Rever o conteúdo programático da disciplina Métodos Com-
putacionais em Estatística, distribuindo os vários pacotes estatísticos ao
longo das disciplinas especíifcas.
5º - Redefinir o conteúdo programático da disciplina Demogra-
fia caracterizando melhor o seu espirito estatístico e deslocando-a do 4º
semestre para um período posterior.
6o - Reduzir o número de disciplinas optativas mediante a in
trodução de duas disciplinas de Análise de Séries Temporais, que constitu-
em o núcleo de especialização do atual corpo docente.
7º - Recomenda-se de igual maneira o direcionamento alternati-
vo, dentre as possibilidades docentes, da formação do bacharel em Estatís_
tica para áreas de conhecimentos voltadas para as necessidades do Serviço
Público."