Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
MOD 5-CFE
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC)
RO
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Pedagogia.
RELATOR: SR. CONS. LEDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
PARECER N.»
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
A Associação Vilhenense de Educação e Cultura submete a este Conselho o
pedido de reconhecimento do curso de Pedagoria licenciatura plena em Magistério das
Matérias Pedagógicas do 2
o
Grau, Administração Escolar para a Escola de 1° e 2
o
Graus,
Orientação Educacional para Escola de 1° e 2
o
Graus e Supervisão Escolar para o 1° e 2
o
Graus, ministrado pela Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena,
com sede na cidade de Vilhena (RO).
O curso foi autorizado da funcionar pelo Decreto n° 98286, de 12/10/89, nos
termos do Parecer n° 736/89, com cento e sessenta vagas anuais.
A Comissão Verificadora, designada pela Portaria n° 191 SESu/MEC e
integrada pelas professoras Jorcelina Elisabeth Fernandes e Vera Lúcia Marques Leite,
ambas da Universidade Federal de Mato Grosso, e pela TAE Audenir Araújo de Oliveira,
da DEMEC/RO, visitou a instituição e, de acordo com asinstruções deste Conselho e da
SESu/MEC, emitiu o seu relatório conclusivo.
Este parecer está baseado nesse relatório e nos demais elementos constantes
do processo.
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
1.1.
DADOS SOBRE A MANTENEDORA
Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Associação Vilhenense de Educação e Cultura - AVEC é uma Entidade
Educacional, sem fins lucrativos, e está registrada no Cartório de Registro Civil de
Pessoas Jurídicas da Comarca de Vilhena, Estado de Rondônia, sob n° 069, fls. 21 a 26,
Livro A-2, em 17 de outubro de 1986.
A Comissão atesta a regularidade jurídica, fiscal e parafiscal da Mantenedora.
1.2.
Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam os seguintes
indicadores:
ITENS
EXERCÍCIOS
- Índice de Liquidez (Geral)
- Grau de Endividamento
- Grau de Imobilização
- Patrimônio Líquido (Em CR$ 1.000,00)*
- Ativo Permanente (Em CR$ 1.000,00)*
1990
1,80
0,52
0,07
281
39
1991
2,16
0,04
0,91
4.600
4.381
1992
0,84
0,01
0,99
24.953
25.010
(*) A preços de JUL/93.
Pelas Demonstrações de Resultados do triênio considerado, observa-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 82% da receita total.
1.
ads:
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Associação Vilhenense de Educação e Cultura mantém a Faculdade de
Educação e Ciências Administrativas de Vilhena com estes cursos:
Pedagogia - MMP2°G; AE; OE; e SE (Aut) - 160 vagas
Administração -G (Aut) - 50 vagas
DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
Infra-estrutura Física
Consta dos autos:
- Condições Atuais
DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO POR DEPENDÊNCIA - BLOCO
CAMPUS:- FAC. DE EDUC. E CIÊNC. ADMINISTRAT. DE
VILHENA ENDEREÇO:- R. JUSCELINO KUBITSCHECK, 245 -
VILHENA/RO
BLOCO I
DEPENDÊNCIA/OCUPAÇÃO (sala de aula, secretaria,
sanitários, circulação etc...)
14 Salas de Aula
04 Sanitários
01 Sala - Almoxarifado
Corredor
TOTAL DO BLOCO/ANDAR..m2
ÁREA EM
M2
1.042,72
285,76
36,48
178,00
1.542,96
FORNTE:- Assessoria Acadêmica
2.
2.1.
DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO POR DEPENDÊNCIA - BLOCO
CAMPUS;- FAC. DE EDUC. E CIÊNC. ADMINISTRAT. DE VILHENA
ENDEREÇO:- R. JUSCELINO KUBITSCHECK, 245 - VILHENA/RO
BLOCO II
DEPENDÊNCIA/OCUPAÇÃO (sala de aula, secretaria,
sanitários, circulação etc...)
01 Sala da Diretoria
01 Sala de Registros Acadêmicos
01 Sala de Computação e Microfilmagem
01 Sala - Biblioteca
01 Sala de Professores
01 Sala - Tesouraria
01 Sala da Mantenedora
02 Sanitários
01 Cantina
01 Cozinha
Hall de Entrada
Pátio Coberto
TOTAL DO BLOCO/ANDAR .. m2
ÁREA
EM
M2
37,48
55,87
61,20
237,90
54,00
31,87
37,48
57,00
83,86
12,60
81,28
271,40
1.021,94
FONTE:- Assessoria Acadêmica
As instalações físicas foram consideradas adequadas às funções da instituição e
em bom estado de conservação, tendo capacidade de abrigar o número de alunos dos
cursos ministrados.
2.2. Biblioteca
Consta dos autos:
A Biblioteca dispõe de um espaço físico de 238 m2, dos quais 115 m2 estão
destinados para o acervo e 123 m2 estão reservados à sala de leitura.
O horário de atendimento à comunidade é das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às
22:00 h, de segunda à sexta-feira.
O acervo bibliográfico é composto por 2.060 títulos e 3.513 exemplares. Os
periódicoso contemplandos com 20 assinaturas correntes, nas áreas de educação e
sócio-ecnômica.
CÓDI-
GOS
TABELA
CDU
ESPECIFICAÇÃO DOS ASSUNTOS
NºDE
TÍTU-
LOS
NºDE
EXEM-
PLARE
S
0(02)...
03
1(15)...
15
2
30 e 39 .
31
32 e 33 .
34
35 e 65 .
37
50 e 51 .
52 e 53 .
61
62
63
79
80
82
91 (910)
92 a 99
TOTAL
Generalidades -Biblioteca
Enciclopédias - Dicionários
Filosofia
Psicologia
Religião, Teologia
Sociologia, Antropologia
Estatística
Política, Ciência Política, Economia Política
Direito, Legislação, Jurisprudência
Administração (Contabilidade-Propaganda-lnformação)
Educação, Pedagogia
Ciências Puras, Matemática
Astronomia, Geodésia,
Física
Medicina (Enfermagem e Farmácia)
Engenharia, Tecnologia em Geral
Agricultura, Silvicultura, Zootecnia
Divertimentos, Desportos (Educação Física)
Filologia e Linguística
Literatura
Geografia
Biografia,
História
20
166
81
109
22
87
15
84
50
283
778
25
5
44
5
7
22
23
202
7
25
2.060
31
224
107
209
43
117
38
151
72
722
1.160
47
5
78
5
8
25
23
382
8
58
3.513
FONTE:- Biblioteca
A Comissão sugeriu a aquisição de títulos mais recentes, para a área da
Educação, bem com a assinatura de outros periódicos, além dos já existentes, a fim de
fortalecer o acervo dessa área. A entidade acatou a sugestão e determinou levantamento
de título Os de livros, mais atuais, e de novos peródicos para a área das Ciências da
Educação.
2.4. Outras informações
O regime de matrícula é o seriado anual.
A Comissão constatou que "está havendo uma grande melhoria na frequência
e aproveitamento dos alunos nos cursos da Instituição".
Nos registros das atas dos órgãos colegiados foi verificada a participação de
representantes estudantis.
Os cursos funcionam à noite, de segunda à sexta-feira.
Os recursos audiovisuais sao suficientes para as atuais funções da Faculdade.
Em contatos mantidos com os alunos e professores, a Comissão constatou,
também, "um grande entusiasmo pela presença desta Instituição na região e uma relativa
satisfação com as possibilidades de mudanças teóricas e prática no trato com as questões
da educação, particularmente para a rede pública de ensino".
Verificou a Comissão, ao manusear os termos de visita dos TAEs da
DEMEC/RO, "que tem havido periódicas visitas à instituição e que as recomendações e
orientaçõesm sido respeitadas e cumpridas pela Direção do Estabelecimento".
A Comissão, "verificando o livro de ocorrência,o encontrou nada que
desabone os trabalhos, até hoje, realizados pela instituição".
Nos contratos com os membros da Comissão, os professores, alunos e
dirigentes demonstraram o "esforço que todos estão fazendo para a melhoria da qualidade
do curso oferecido pela Faculdade".
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1. Funcionamento
O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitações em Magistério
das Matérias pedagógicas do 2
o
Grau; Administração Escolar de 1
o
e 2
o
Graus; Orientação
Educacional e Supervisão Escolar de 1
o
e 2
o
graus, foi autorizado a funcionar pelo Decreto
n° 98.286, de 12.10.89, nos termos do Parecer CFE n° 736/89, com 160 vagas anuais, com
uma estrada.
O regime de matrícula é o de seriado anual. A matrícula é feita por séries,
admitindo-se dependência em, até, duas disciplinas, observada a compatibilidade de
horários.
O curso funciona no período noturno.
Os dados referentes aos vestibulares e às matrículas constam dos quadros que
seguem:
ANO
1989
1990
1991
1992
VAGAS
50
210
210
210
INSCRITOS
259
385
330
197
RELAÇÃO
CAND./VAGA
5,18
1,83
1,557
0,94
MATRICULADOS
50
210
210
210
SITUAÇÃO ACADÊMICA
(Evolução das Matriculas)
PERÍODOS OU
SÉRIES
1a
2
a
3
a
TOTAL
1990
160
160
1991
117
99
216
1992
57
74
56
187
Integralização da carga horária em anos
A primeira turma concluinte em 1992, com o Currículo Pleno, proposto em
anexo, integralizou a carga horária em anos da seguinte forma:
1º Ano (1990) - 792h/a
2
o
Ano (1991) - 756h/a
3
o
Ano (1992) - 936h/a
Total.. - 2.484h/a
A partir da alteração curricular, aprovada por este Conselho, a integralização é
feita com 2.520 h/a.
3.2. Organização curricular
O currículo pleno do curso atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados
por este Conselho.
A duração está fixada em 2.520 horas-aula, das quais 180 h/a em Estágio
Supervisionado (ou Prática de Ensino) e 72 para Educação Física, integralizável em, no
mínimo, três anos letivos e, no máximo, em seis anos letivos.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
3.3. Corpo docente
O corpo docente titular, relacionado no processo, é lconstituído por dezoito
professores, sendo um com o título de mestre, quatorze com especialização, em nível de
pjós-graduação e três graduados.
Deve-se registrar ko esforço da instituição em qualificar e aperfeiçoar o seu
corpo docente, numa cidade como Vilhena, distante dos grandes centros. O seu programa
de capacidtação docente está sendo desenvolvido em convênio com instituição da cidade
de Marília (SP), devidamente aprovado por este Conselho.
A relação do corpo docente, com a disciplina e qualificação consta de anexo a
este parecer.
4. Recomendações da Comissão
A Comissão, ao concluir lo seu relatório, segeriu à instituição a atualização do
ementário e bibliografia básica das disciplinas, o término da construção da quadra de
esportes, a atualização do acervo bibliográfica, o estíbulo à produção científica de seus
docnetes e o intercâmbio com grupos de pesquisa de universidades regionais.
A instituição acolheu as sugestões e está tomando as providências para a
concretização das medidas.
5. Conclusão da comissão
A Comissão Verificadora conclui considerando que "as condições das
Faculdades de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena apresentam-se
satisfatórias para o Recolhecimento do curso de Pedagogia - Licenciatura Plena, com
Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2
o
Grau, Supervisão Escolar de 1
o
e 2
o
Graus, Administração Escolar de 1
o
e 2
o
Graus e Orientação Educacional para o 1
o
e
2
o
Graus, mantidas pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura - AVEC, em
Vilhena, Estado de Rondônia. S.M.J.".
II - VOTO DA RELATORA
Esta Relatora vota favoravelmente ao reconhecimento do curso de Pedagogia -
Licenciatura plena - habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2
o
Grau,
Administração Escolar de 1
o
e 2
o
Graus, Supervisão Escolar de 1
o
e 2
o
Graus e Orientação
Educacional de 1
o
e 2
o
Graus, com cento e sessenta vagas anuais, ministrado pela
Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena, mantida pela Associação
Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), na cidade de Vilhena (RO).
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acolhe o Voto da Relatora.
Sala das Sessões, de de 1994.
Presidente
Relatora
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. ARACI W. CORDOVA
Disc: Língua Portuguesa I e II
Qual.: Licenciada em Letras - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Mandaguari/PR, em - 1978. Especialização em Didática Geral
pela Instituição de Educação de Assis - SP, 360 horas em 1990.
Possui experiência no Ensino Superior, UNIR/RO, Campus de
Vilhena, desde 1990.
02. ELIANA RODRIGUES DE LIMA
Disc: Prática de Ensino de Z° Grau
Sociologia Geral
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Universidade Estadual do Ceará - 1984.
Especialização em Didática Geral pela Instituição de Educação de
Assis - SP em 1992, 36 horas.
Cursou 288 horas do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em
Metodologia do Ensino, em Convêncio com a Fundação de Ensino
"Eurípedes Soares da Rocha", Marília-SP, a ser concluído em julho
de 1994.
Supervisora de Ensino da Delegacia de Ensino em Vilhena-RO,
Representação da Secretaria de Estado da Educação/1994.
03. MARIA ZENILDA DE SOUZA
Disc: História da Educação I e II
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Cariri -
CE, 1989.
Especialização em Didática Geral pela Instituição de Educação de
Assis - SP, em 1990, 360 horas.
Habilitação: Administração Escolar 1
o
e 2
o
Graus pela
Universidade Regional do Cariri CE, 1988.
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu", em Metodologia do
Ensino, em Convênio com a Fundação de Ensino "Euripedes
Soares da Rocha", Marília-SP, 1994.
04. OSMARI DA S. PIRES
Disc: Higiene Escolar
Psicologia da Educação I e II
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras - Tuiuti, Curitiba-PR - 1990.
Especialização em Didática Geral - Faculdade de Educação de
Assis - 1992 - 360 horas.
05. JÚLIO C. M. SODRÉ
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física - Universidade Estadual de
Londrina-PR, 1983.
Coordenador Estadual de Jogos Escolares em 1990.
Especialização em Didática Geral - Instituição de Educação de
Assis - SP, 1992, 360 horas.
06. JURANDIR P. ALMEIDA
Disc: EPB
Qual.: Bel. em Direito - Universidade Estadual de Maringá-PR, 1982.
Especialização em Didática Geral - Intituição de Educação de Assis
- SP, 1992, 360 horas.
Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Vilhena-RO, desde
1989.
07. MARLI L. T. ZIBETTI
Disc: Educação Comparada
Filosofia da Educação I e II
Qual.: Licenciada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em
1988.
Especialização em Didática Geral pela Instituição de Educação de
Assis - SP, 1992, 360 horas.
Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação de Rondônia em
Vilhena. Exp. Ensino Superior UNIR/RO, desde 1988.
08. MARLENE R. DA MATA
Dis.: Metodologia do Ensino de 1
o
Grau
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Mauá - Ribeirão Preto - 1988.
Especialilzação em Didática Geral pela Instituição de Educação de
Assis - 1992 360 horas.
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em MetodoOlogia do
Ensino, em Convênio com a Fundação "Eurípedes Soares da
Rocha", a 1994.
Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de
Vilhena - Vilhena/RO, desde 1992.
09. SÔNIA MARIA NOGUEIRA
Disc: Técnicas Audiovisuais de Educação
Medidas Educacionais
Qual.: Licenciatura Curta em Letras pela Universidade Federal do Pará,
cm 1984.
Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do
Pará, em 1985.
Habilitação: Orientação Educacional/1985.
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior
pela UNOESTE-Universidade do Oeste Paulista/Presidente
Prudente - SP/1990 - 368 h/a.
Secretária Municipal de Educação cm Vilhena-RO, desde 1992.
Possui Experiencia em Ensino Superior / UNIR-Vilhena, desde
1990.
10. NORMA D. R. ALMEIDA
Disc: Sociologia da Educação I e II
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Paranavaí-PR - 1974.
Especialização em Alfabetização de Classes Populares pelo
CEEMPA/1988 - 400 horas.
Especialização em Didática Geral pela Instituição de Educação de
Assis-SP, em 1990, 360 horas.
Delegada de Ensino no Município de Vilhena, desde 1992.
Possui experiência no Ensino Superior - UNIR/Vilhena - RO,
desde 1991.
11. JOÃO G. DA SILVA
Disc: Legislação do Ensino
Estatística Aplicada à Administração
Princípios e Métodos de Administração Escolar
Qual.: Licenciado em Letras pela UNESP - Marília-SP/1971.
Licenciaado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras de Tupã/SP - 1975.
Licenciado em Pedagogia pela UNIMAR/Marília/SP, 1977, com
habilitação em Orientação Educacional, habilitação em
Administração Escolar de 1
o
e 2
o
em Supervisão Escolar de 1
o
e 2
o
Graus - UNESP-Marília/SP, em 1979.
Especializações UNESP/Marília-SP:
1 - Metodologia do Ens. 1
o
Grau - 360 horas - 1988.
2 - Modelos de Ensino - 360 horas - 1980.
Especialização em Administração Geral e Rec. Humanos - Fund.
. Eurípes Soares da Rocha/ 360 horas - 1984.
12. DAYSE M. A. SHIMISU
Disc: Estágio Supervisionado
Currículos e Programas
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela UNESP/Marília/SP em 1970, com
Habilitação em Orientação Educacional.
Habilitação em Administração Escolar pela UNIMAR-Marília/SP,
em 1973.
Mestrado em Educação - área de Concentração Psicologia da
Educação - UNICAMP-SP, em 1984.
Doutorado em Educação, área de Concentração Metodologia do
Ensino em 1994.
ANEXO I
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÕES:- Administração Escolar Para Exercício na Escolar de 1
o
e
2
o
Graus.
- Magistério das Mat. Pedagógicas do 2
o
Graus
- Orientação Educacional do 2
o
Grau
- Supervisão Escolar de 1
o
e 2
o
Graus
S É R I E
DISCIPLINAS H/A
Didática I 72
Estrutura e Funcion. do Ens. de 1
o
Grau 108
Higiene Escolar 36
História da Educação I 108
Língua Portuguesa I 72
Psicologia da Educação I . 144
Sociologia da Educação I 72
Sociologia Geral 72
TOTAL 684
Estudos de Problemas Brasileiros 36
Educação Física 72
S É R I E
Didática II 144
Estrutura e Funcion. do Ens. de 2° Grau 108
Filosofia da Educação II 180
História da Educação II 72
Língua Portuguesa II 72
Psicologia da Educação II 108
Sociologia da Educação II
TOTAL 792
3° SEMESTRE
HABILITAÇÃO: - ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1
o
E 2
o
GRAUS
Estrutura e Func. do Ens. de 2
o
Grau 72
Administração da Escola de 1
o
e 2
o
Grau 144
Estatística Aplicada à Educação 144
Legislação de Ensino 144
Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica 108
Princípios e Métodos de Adminsitração Escolar 108
TOTAL 864
ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR
HABILITAÇÃO: MAGISTÉRIO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO
2
o
GRAU
DISCIPLINAS H/A
Estrutura e Funcion. do Ens. de 2° Grau 72
Educação Comparada 72
Metodologia do Ensino de 1
o
Grau 216
Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica 108
Prática de Ensino na Escola de 2
o
Grau 216
Técnica Audiovisuais de Educação 72
TOTAL 756
HABILITAÇÃO: - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (1
o
E 2º GRAUS)
Estrutura e Funcion. do Ens. de 2° Grau 72
Administração da Escola de 1
o
e 2° Graus 144
144
Medidas Educacionais
Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica 108
144
Orientação Vocacionai
144
Princípios e Métodos de Orientação Educacional
Prática de Ensino Sob Forma de Estagio Super-
TOTAL 756
HABILITAÇÃO:- SUPERVISÃO ESCOLAR (1
o
E 2
o
GRAUS)
Estrutura e Funcion. do Ens. de 2° Grau
Administração da Escola de 1
o
e 2° Graus 144
144
Currículos e Programas
144
Legislação do Ensino
Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica
144
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
TOTAL 756
RESUMO
CARGA HORÁRIA 2.232 H/A
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 180 H/A
ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS 36 H/A
EDUCAÇÃO FÍSICA 72 H/A
TOTAL 2.520H/A
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
MÁXIMO:- 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS
MÍNIMO:- 06 (SEIS) ANOS LETIVOS
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 05 de maio de 1994.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo