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MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Fundação Educacional Machado de Assis - RS
UF
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de Educação Artística, com habilitação
em Artes Plásticas e Desenho (Licenciatura Plena) ministrado pe-
la Faculdade de Educação Artistica de Santa Rosa.
RELATOR: SR CONS SANCHOTENE FELICE
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu, 1º Grupo
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
0 Presidente da Fundação Educacional Machado de
Assis encaminha a este Conselho Pedido de Reconhecimento do
curso de Educação Artistica, com habilitações em Artes Plás-
ticas e Desenho (Licenciatura Plena), ministrado pela Facul-
dade de Educação Artistica de Santa Rosa.
0 curso foi autorizado pelo Decreto nº 97.666/89,
nos termos do Parecer CFE nº 1.226/88, com 80 vagas totais '
anuais em 02 turmas de 40 alunos.
Cabe informar que o referido Decreto também auto-
rizou a oferta da Licenciatura de 1º Grau.
Pela Portaria nº 199/93 - SESU/MEC, foi designada
Comissão Verificadora composta pelos professores Antonio Mauro
Motta e Nara Beatriz Miglioli Tutida, da Universidade Federal
de Santa Catarina e pela TAE Maria de Lourdes da Luz Rech, da
DEMEC/RS, para verificar as condições de funcionamento do
curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no rela-
tório da Comissão Verificadora, informa-se o que segue:
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
MOD 5 - C F E
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Consta dos autos que:
"Em 04 de novembro de 1961, o Instituto Machado de Assis
(FEMA), pessoa Jurídica de Direito Provado, sem fins lucrativos, com
sede em Santa Rosa, Estado do Rio Grande do Sul, com seu Estatuto ins-
crito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no Cartório de Regis-
tro Especial de Santa Rosa, sob o número 283, do Livro A, número 1,
folha 191, inserita no Cadastro Geral dos Contribuintes do Ministério
da Fazenda sob o nº 95817615/0001-11.
A regularidade Jurídica, Fiscal e Parafiscal da Fundação
caracteriza-se pelos seguintes Atos e Documentos :
- Ata de Fundação do Intituto Machado de Assis, de 21 de
abril de 1949;
- Ata de transformação do Instituto Machado de Assis em
Fundação com a denominação de Fundação Educacional Machado de Assis,
em 04 de novembro de 1961;
- ESTATUTO INSCRITO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS, NO
CARTÓRIO DE REGISTRO ESPECIAL DE SANTA ROSA, SOB O NUMERO DE ORDEM
283, DO LIVRO A, NUMERO 1, FOLHA 191 ;
- ESTATUTO APROVADO PELA PORTARIA Nº 166 DA PROCURADORIA GERAL
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 12 DE MARÇO DE 1964;
- APROVAÇÃO DE ALTERAÇÕES ESTATUTARIAS PELA PORTARIA Nº 536 DA
PROCURADORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 25
DE OUTUBRO DE 1971;
- UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL, ATRAVÉS DA LEI Nº701, DE 09 DE
SETEMBRO DE 1965, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA;
-
UTILIDADE PUBLICA ESTADUAL, ATRAVÉS
DO
DECRETO
21.630
DE
11 DE FEVEREIRO DE 1972, DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SuL;
- UTILIDADE PUBLICA FEDERAL, ATRAVÉS DE CERTIFICADO DE REGISTRO
DE ENTIDADES DE FINS FILANTRÓPICOS, EXPEDIDO PELO CONSELHO NACIONAL
DE SERVIÇO SOCIAL ;
- CERTIDÃO DE REGISTRO Nº 555, NA SECRETARIA DO TRABALHO E AÇÃO
SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
- CERTIDÃO DE REGULARIDADE FISCAL Nº925/93 DE 02 DE JULHO DE
1993 EXPEDIDA PELA SECRETARIA DE FINANÇAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE
SANTA ROSA;
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- CERTIDÃO DE CONSTATAÇÃO DA INEXISTENCIA DE APONTAMENTOS E PRO-
TESTOS DE TÍTULOS DE QUALQUER NATUREZA EM QUE FIGURE A FUNDAÇÃO EDUCA-
CIONAL MACHADO DE ASSIS COMO DEVEDORA, AO 01 DE JULHO DE 1993. CARTÓ-
RIO DE PROTESTOS DE TÍTULOS MERCANTIS DE SANTA ROSA - COMARCA DE SANTA
ROSA - RS;
CERTIDÃO EXISTENCIAL DOS PREDIOS, EXPEDIDA PELA PREFEITURA MU
NICIPAL DE SANTA ROSA, EM 07 DE JULHO DE 1995;
- ACORDO DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS COM O INSS/MPS Nº006/93, DE
19 DE FEVEREIRO DE 1993;
- PROTOCOLO DE PEDIDO DE CERTIDÃO DE QUITAÇÃO DE TRIBUTOS FE-
DERAIS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL Nº 451 DE 07
DE JULHO DE 1993;
- PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DE REGULARIDADE DO
FGTS, DE 07 DE JULHO DE 1993;
- PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DE PARCELAMENTO DE DÉBITOS JUNTO AO
FGTS, DE 08 de JULHO DE 1993;
- CERTIDÃO NEGATIVA DE AÇÕES CÍVEIS, FORNECIDA PELO PODER JUDI-
CIÁRIO DA COMARCA DE SANTA ROSA, EM 08 DE JULHO DE 1993.
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre este
item:
Além da Faculdade a mantenedora tem responsabilidades e encargos com o Ensino de 1
o
e 2
o
grau e a Faculdade de Ciências Contábeis.
Segundo o atual Presidente, quanto à regularidade jurídica. fiscal e parafiscal da mantenedora.
o existem problemas. ( Os problemas mais graves enfrentados pela mesma nos últimos anos foram os
desvios de parte da administração anterior. Os dois diretores executivos responsáveis foram afastados.
Os problemas foram equacionados e esta sendo desenvolvido um esforço para sanear a mesma uma vez
queo houve comprometimento patrimonial.)
1.2. Situação Econômico-Financeira
O Balanço Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam
os seguintes indicadores:
- Índice de Liquidez (Geral)
- Grau de Endividamento
- Grau de Imobilização
- Patrimônio Líquido (Em CR$ 1.000,00)*
- Ativo Permanente (Em CR$1.000,00) *
3,61
0,24
0,13
1.123
188
1,31
0,80
0,09
408
187
1,10
0,83
0,09
456
232
(*) A preços de JUL/93.
Pelas Demonstrações de Resultados do triênio considerado,
observa-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 99% da re
ceita total.
- A despesa com pessoal docente ficou em torno de 39% da
receita total.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Fundação Educacional Machado de Assis mantém as seguin-
tes faculdades/cursos:
. Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de San
ta Rosa.
. Ciências Contábeis (Rec) - 60 vagas
- Faculdade de Educação Artistica de Santa Rosa
Educação Artística - 1º G; AP; e D(Aut) - 80 vagas
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Infra-Estrutura Física
A instituição informa o gue segue sobre este item-
A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS É PROPRIETÁRIA DE UM LO-
TE COM 1.784,40 M2,NO CENTRO DA CIDADE,SOBRE O QUAL EDIFICOU TRES
prédios, sendo o primeiro com 2 pavimentos e 1.575,91 M2, o segundo
COM TRES PAVIMENTOS E 1.442,51 M2 E O TERCEIRO COM QUATRO PAVIMENTOS
E 1.109,16 M2, TOTALIZANDO 4,127,58 M2 DE CONSTRUÇÃO.
" A mantenedora está construindo um prédio para atender as necessidades do curso. O terreo, o1
o
e o 2° pavimentos estão em fase de uso e esperando acabamento. O último pavimento (auditório) está
parado. O restante das instalações como: administração, biblioteca, áreas de lazer, espera, etc..o do
predio antigo e divididas entre os alunos do curso de Ciencias Contábeis e alunos do 2° grau. Podem ser
consideradas regulares. \\
2.2. Biblioteca
Consta do relatório da Instituição que:
"BIBLIOTECA
-
OCUPA
UMA
ÁREA
DE
2C7,23
M2, GUE
INCLUI ATENDI-
MENTO AO PÚBLICO, SERVIÇOS DE REGISTRO E CATALOGAÇÃO, SALA DE LEITURA
I
E TRABALHOS EM GRUPO, CONSULTAS, REPROGRAFIA E EXPOSIÇÃO DO ACERVO. O
ESPAÇO PARA CONSULTAS COMPORTA 40 ALUNOS E A SALA DE LEITURA E TRABA-
LHOS EM GRUPO TAMBÉM COMPORTA 40 ALUNOS.
A BIBLIOTECA CENTRAL MACHADO DE ASSIS ATENDE AOS ALUNOS MATRICU-
LADOS NA ESCOLA E NAS DUAS FACULDADES BEM COMO ESTUDANTES E PESSOAS
DA COMUNIDADE. 0 HORARIO DE FUNCIONAMENTO, DE SEGUNDA à SEXTA-FEIRA É
O SEGUINTE: MANHÃ: DAS 07H30MIN. Às 11H30MIN, TARDE: DAS 13H30MIN, ÀS
17H00MIN.. NOITE: DAS 19H15MIN. AS 22H30MIN. E AOS SÁBADOS PELA MANHÃ
DAS 07H30MIN. ÀS 11H30MIN.
0
ACERVO BIBLIOGRÁFICO ATUAL
E DE
9.252
TÍTULOS
E
13.551
volu-
MES, REGISTRADOS ATÉ 30 DE ABRIL DE 1993. A ESPECIFICAÇÃO POR ASSUN-
TOS ENCONTRA-SE NO FORMULÁRIO PRÓPRIO . Os PERIÓDICOS TOTALIZAM _53
TÍTULOS
E
5,464
FASCÍCULOS, CONFORME QUADRO DEMONSTRATIVO ESPECIFICA-
DO.
As ATIVIDADES DA BIBLIOTECAO DESENVOLVIDAS POR 3 AUXILIARES
DE BIBLIOTECA SOB A SUPERVISÃO DE 1 BIBLIOTECÁRIA.
A ATUALIZAÇÃO DO ACERVO OCORRE POR SUGESTÕES DOS PROFESSORES
DOS DIVERSOS CURSOS E PELAS SOLICITAÇÕES DOS USUARIOS DA BIBLIOTECA.
A Comissão Verificadora relata o que segue sobre a bibliote-
ca:
"A biblioteca tem 207 m2 e contabiliza 13.685 tirulos bem contados. A Fundação Educacional
Machado de Assis atende aproximadamente 800 alunos que se subdividem entre os períodos: matutino,
vespertino e noturno. O período mais critico é o noturno que congrega o maior número :
aproximadamente 400 (alunos de segundo grau e alunos dos cursos superiores). Se computarmos que
(segundo os administradores) aproximadamente 60% dos alunoso de municípios vizinhos e saem do
ônibus diretamente para as salas de aula, em outras palavras, queo teriam propriamente tempo para
utilizar a biblioteca em volumes comprometedores ate pela falta de tempo. O equipamento existente
parace satisfatório e em bom estado.
Qualquer estrangulamento causado por excesso de demanda pode ser sufocado por um planejamento
simples que a própria administração resolve.
-7-
Os serviços oferecidoso empréstimos por 7 dias, fichários de apoio a consulta por autores
títulos e assunto. Possui 4 funcionários: 1 responsável e 3 auxiliares. Possui um mimeógrafo e uma
máquina xerox. A biblioteca tem assento para 40 pessoas. Existe uma sala para trabalhos em grupo ou
sala de leitura.
O horario de funcionamento é o seguinte: manhã: das 07:30 às 11:30; tarde : das 13:30 às 17:00 e
noite, das 19:00 até as 22:30.
Os mecanismos de atualização da biblioteca que serve ao curso se resumem, basicamente, nas
recomendações dos professores.
Tomamos o cuidado de somar os títulos considerados pertinentes ao curso seguindo a
contabilidade expressa no processo e depois conferindo alguns. No tocante aos livros, apesar de alguns
excessos contábeis, existe uma certa correspondência e, a bem da verdade, houve uma evolução desde a
autorização ate o presente momento.
O processo indica a assinatura de 33 títulos de periódicos, no entanto, na área de Artes, o
número de assinaturas é zero. Podemos creditar este fato a dificuldade que as publicações de cunho
cultural encontram para sobreviver. Recomendamos, apesar das dificuldades, alguns substitutos que
podem servir de referência, na falta de publicações especificas. Entre outras, a revista da Unesco, a revista
Humanidades da UnB. a revista da EDUSP, entre outras. "
E acrescenta que:
'' Tomados o cuidado de somar os títulos considerados pertinentes ao curso, em separado.
Seguindo a contabilidade expressa no processo e depois conferindo alguns. No tocante aos livros, foi
verificado que, apesar de alguns excessos contábeis, existe uma correspondência e, a bem da verdade,
houve uma evolução desde a autorização até o presente momento. O resultado deste levantamento parcial
consta da tabela seguinte :
Assunto
títulos
volumes
Enciclopedias
Filosofia
Psicologia
Sociologia
Educação e Pedagogia
Artes. Escultura, Desenho,...
Urbanização e Arquitetura
Música
Artes Cênicas
Comunicação Social
Dança
Museologia
118
124
145
149
253
750
14
147
66
10
12
18
575
180
188
195
358
1009
14
176
74
12
15
18
Totais
1806 2814
A bibliotecao possui nenhuma assinatura de periodico especializado na área do curso. O
processo indica 33 títulos, no entanto, na area de Artes, o numero de periódicos assinados é zero.
Podemos creditar este fato a dificuldade que as publicações de cunho cultural encontram para sobreviver
no Brasil. Recomendamos, apesar das dificuldades, alguns substitutos que podem servir de referência, na
falta de publicações especificas. Entre outras, a revista da Unesco, a revista Humanidades da UnB, a
revista da EDUSP,..."
2.3. Laboratórios
No Anexo 1 do processo a Instituição apresentada descrição
dos seguintes laboratórios e salas:
- Sala Ambiente de Desenho - 211;
- Sala Ambiente de Formas, Expressão, Plástica e Evolução;
- Sala Ambiente de Cerâmica e Técnicas Industriais;
- Laboratorio de Serigrafia
- Laboratorio de Xilogravura;
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre este item:
v Laboratórios, oficinas e similares, equipamentos
o os seguintes:
Uma sala para cerâmica em boas condições. Possui 2 fornos elétricos. mesas, ármarios, cadeiras.... Notou-
se a inexistência de um tanque.
Uma sala de serigrafia em boas condições. Existe um 1 laboratório com mesa de luz para realizar
fotografico. A mesa de impressão e nova e boa. A ventilação poderia ser melhorada.
Uma sala para xilogravura equipada com prensas para livros (4). rolos, mesas apropriadas, ármarios. Falta
uma prensa de rolo. A ventilação poderia ser melhorada.
Quatro salas de Desenho em bom estado.o também usadas para modelo vivo (existem 2 pessoas
contradas). As mesas de desenhoo adequadas e com tampo regulável.
Uma sala de Formas. Expressão , Plástica e Evolução reservada para disciplinas teóricas. Mobiliada com
mesas simples e cadeiras. Nas paredes existe uma coleção de réguas T de madeira. Faltam armários e, para
as atividades práticas de plástica seriam mais adequadas mesas grandes.
Uma sala de Análise e Exercícios de Técnicas e Matenais Expressivos composta de cavaletes de pintura e
alguns quadros que fazem as vezes de tear.
Duas salas para aulas teóricas em boas condições.
Mecanismos de atualização e manutenção
Os problemas pelos quais passou a mantenedora nos últimos anos tem feito com que as
atividades sejam mantidas com o investimento mínimo. Como a primeira turma já foi formada, o
equipamento básico para íntegralizar o curriculo, já foi adquirido. "
E acrescenta que:
"Para os alunos as instalaçõeso boas. Os professores solicitaram à direção que as paredes
fossem rebocadas para permitir a pintura de murais, melhorando, desta forma, as condições ambientais.
Segundo a nossa avaliação os laboratórios e similares atendem, parcialmente, às necessidades do curso."
2.4. Outras Informações sobre o Estabelecimento de
" Vagas oferecidas : oitenta vagas (80) . Quarenta vagas para cada habilitação.
Regime de matrícula : o regime de matricula é senado semestral
Tamanho das turmas formadas : o tamanho máximo das turmas formadas é de 40 alunos.
Número maior e menor de alunos admitidos para diferentes disciplinas ou séries : o número
maior de alunos admitidos (aulas teóricas) é de 40. O número maior para aulas práticas
é de 20 alunos.
Carga horaria total exigida para integralização de curriculo pleno : é de 2.520 hs.o estão
computadas neste total 60 hs de EPB, 75 hs de Estágio e 240 de Educação Fisica.
Integralização da carga horária em anos : a carga horária é integralizada em 4 anos.
O valor cobrado pela semestralidade : O valor da mensalidade do 1
o
semestre de 93 é de
CR$ 10.787,00; o valor da mensalidade do 2
o
semestre de 93 : CR$ 14.190,00
Alunado
aluno é
nado
O indice de frequência dos alunos as aulas e de 87, 24%. O indice de aproveitamento escolar dos
é de
85,
50%.
Total de alunos matriculados por turno (existe apenas o turno da noite)
Semestre n° alunos
/92 100
2º/92 97
1º/93 122
O total de concluintes no 1
o
semestre de 93 foi de 31. A previsão para o 2
o
semestre de 93 é que
se formem 19 alunos.
O numero maior de alunos consideradas as turmas formadas para aplicação das disciplinas
curriculares é de 40 (apenas para as turmas teóricas). O número menor de alunos consideradas as turmas
formadas para aplicação das disciplinas curriculares é de 20 (para as turmas práticas).
- Sala Ambiente de Desenho - 333; e
- Sala Ambiente de Desenho - 334.
Visto globalmente o alunado do estabelecimento tem um índice de frequência às aulas de 87%
Um indiceo alto pode ser explicado pelo fato do curso ser pago e também pela cobrança feita pela
administração quanto a presença em sala de aula. Este é um dos temas recorrentes nas atas do colegiado
de curso.
0 índice de aproveitamento escolar também e bom - 85%. Na visão dos alunos, eles aproveitam ¡
ao máximo o que a instituição oferece. Entendem que estão contribuindo com a comunidade onde estão
inseridos divulgando o que aprenderam através de exposições, debates, participação nas feiras, simpósios
e seminários.
No que diz respeito ao nível de participação nos órgãos colegiados da instituição a visão dos
estudantes confuta com os fatos registrados nas atas. Segundo os estudantes, eles tem um contato muito
positivo com o atual diretor (são sempre convidados para as reuniões - inclusive as que debatem
conteúdos das disciplinas). Contudo, na analise das atas dos colegiados, esta participaçãoo pode ser
identificada.
Quanto ao nivel de participação do Diretório Acadêmico a leitura aponta que aproveitam os
intervalos das aulas para fazer as reuniões que discutem assuntos de interesse estudantil. Segundo as
lideranças, mantem contatos com outros diretórios e participam de congressos da UNE.
Atividades-fim
De modo geral o funcionamento dos cursos queo ministrados pelo estabelecimento aparenta
normalidade. Os problemas financeiros da mantenedora, se dificultaram o crescimento do curso, pelo
menoso o afetaram em profundidade. Da autorização ate o presente momento, nota-se uma evolução
satisfatória.
Os alunos acreditam que o curso deveria ser melhor divulgado buscando um aumento do número
de candidatos. Consideram os professores bons e esforçados.
Quanto aos professores, com a troca do diretor, sentem que houve um aumento do grau de
liberdade o que facilitou o entrosamento e o relacionamento dos professores.
Notamos também que a rotatividade dos professores e muito grande. Aparentemente a escola
o desenvolveu nenhum mecanismo especial para resolver o problema.
Registros escolares
O sistema de registro acadêmico implantado no estabelecimento é organizado em pastas
supensas individuais. Estão separadas por semestres (cores diferentes). O grau de atualização dos dados
controlados e semestral. A facilidade de acesso dos usuarios às informações a eles destinadaso boas.
Quanto à qualificação e idoneidade das pessoa por ele responsável podemos dizer que tem curso
superior e aparenta ser uma pessoa altamente responsável.
Organização e gerencia
Na percepção do observador externo e mesmo das pessoas envolvidas a ingerencia da
mantenedora sobre a direção e os órgãos colegiados do estabelecimento parece ter diminuido desde a
autorização para funcionamento.
O relacionamento que se pôde observar entre o atual diretor e os alunos, professores e
mantenedora é muito bom. Com a DEMECo existem problemas aparentes. O trabalho da DEMEC,
pelas atas,o tem encontrado dificuldades ou entraves à sua realização.
Quanto ao relacionamento dos alunos e professores, segundo os alunos, também é muito bom.
No tocante ao funcionamento dos colegiados a periodicidade das reuniões realizadas pode ser
classificada desta forma: uma reunião a cada 4 meses. De julho de 89 até hoje foram realizadas 15
reuniões de colegiado. A presença nestas reuniões, levando-se em conta queo professores horistas e
queo recebem por esta atividade, é ótima.
Os temas tratados são, basicamente, relacionados com o ensino. No livro de Atas do Colegiado
Central itens de pauta são: ementas, conteúdos, horário de entrada e de saída dos alunos, melhoria do
ensino, cursos de extensão, exposições coletivas, sugestões para a criação de uma biblioteca setorial,
estagio supervisionado, seminários permanentes,...
Para cada curso, a coordenação didático-pedagógica se caracteriza quanto a sua composição pela
Direção e Coordenação de Curso. As formas de atuação se desdobram em reuniões de coordenação,
reuniões de professores de disciplinas afins para compatibilizar conteúdo e contatos informais do
colegiado.
Plano atual de aplicação dos recursos financeiros
Relativamente ao presente exercício houve a seguinte inversão dos recursos financeiros segundo
as categorias de despesas:
Contas
Livros e periódicos
Qualificação de docentes
Equipamento dos laboratorios e similares
Salano dos professores
Salano dos dirigentes
Outras despesas
Investidos a investir
67.595,00 133.838.00
43.237,00 85.609.00
93.588,00 185.304,00
3.535.262,00 3.597.966,00
3.655.949,00 3.699.966,00
1.793.066.00 1.474.796,00
Histórico e prospectiva
Segundo a memoria do DEMEC/RS na faculdadeo houve a ocorrência de desvios passíveis de
ação corretiva O curso sofreu um atraso em sua evolução, tendo inclusive atrasado o encaminhamento
deste pedido de reconhecimento, em decorrência por problemas enfrentados pela mantenedora."
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso de Educação Artística foi autorizado pelo Decreto
nº 97.666/89, nos termos do Parecer 1226/88, com 80 vagas anuais, em
02 turmas de 40 alunos.
Sobre este item a Instituição informa o que segue:
'A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA CURSO ATENDE AS EXIGÊNCIAS
DAS RESOLUÇÕES DE 09/69, DE 10 DE OUTUBRO DE 1969, 13/70, DE 23 DE
FEVEREIRO DE 1970 E 23/73, DE 23 DE OUTUBRO DE 1973.
0 CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA FOI AUTORIZADO A FUNCIONAR
COM 80 VAGAS ANUAIS, SENDO OFERECIDAS 40 VAGAS PARA A HABILITAÇÃO EM
ARTES PLÁSTICAS E 40 PARA A HABILITAÇÃO EM DESENHO.
0 PRIMEIRO CONCURSO VESTIBULAR FOI REALIZADO NO PERIODO DE
18 A 21 DE JULHO DE 1989.
A PROCURA PELO CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NOS QUATRO CONCUR-
SOS VESTIBULARES REALIZADOS APRESENTAM-SE DA SEGUINTE FORMA:
ANOS
1989
1990
1991
1992
CANDIDATOS
ARTES PLÁSTICAS
73
41
141
26
INSCRITOS
DESENHO
55
28
127
21
!
OS CULOS PLENOS EM VIGOR SAO OS QUE FORAM APRESENTADOS
E APROVADOS FT OCASIÃO DA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA FACULDADE
DE EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA
DE SANTA ROSA, CURSO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA COM
AS HABILITAÇÕES EM ARTES PLÁSTICAS E DESENHO. E ATENDENDO EXIGENCIAS,
DAS RESOLUÇÕESS 13/70, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1970 E
23/73
DE 23 DE
OUTUBRO DE 1973, APRESENTANDO AINDA ALGUMAS MATERIAS QUE OBJETIVAM EIS
RIQUECER o CURRÍCULO E AMPLIAR OS HORIZONTES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AR-
TÍSTICA.
NA HABILTAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS FORAM ACRESCENTADOS AS SE-
GUINTES MATÉRIAS:
- DESENHO - DESDOBRADA EM DESENHO I, II, III, IV, V,
VI,VII
E VIII;
- HISTORIA EM QUADRINHOS - DESDOBRADA EM HISTORIA EM QUADRI
NHOS I E II ;
- COMPLEMENTOS DE DESENHO - DESDOBRADA EM COMPLEMENTOS DE
DESENHO I E II;
- CERAMICA - DESDOBRADA EM CERAMICA I, II, III, IV;
- TÉCNICAS INDUSTRIAIS - DESDOBRADA EM TÉCNICAS INDUSTRIAIS
I, II, III. IV;
- GRAVURA - DESDOBRADA EM GRAVURA I, II;
- INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA E DA PESQUISA - DESDO
BRADA EM INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA E DA PESQUISA I E II.
NA HABILITAÇÃO EM DESENHO FORAM ACRESCENTADOS AS SEGUINTES
MATER IAS :
- DESENHO - DESDOBRADA EM DESENHO I, II, III E IV;
- HISTORIA EM QUADRINHOS - DESDOBRADA EM HISTÓRIA EM QUADRI-
NHOS I E II;
- COMPLEMENTOS DE DESENHO - DESDOBRADA EM COMPLEMENTOS DE
DESENHO I E II;
- FUNDAMENTOS DA IINGUAGEM VISUAL - DESDOBRADA EM FUNDAMEN-
TOS DA LINGUAGEM VISUAL I - II;
- DESENHO TECNICO - DESDOBRADA EM DESENHO TECNICO I,
II,III
E IV;
- PERSPECTIVA E SOMBRAS - DESDOBRADA EM PERSPECTIVA E SOM
BRAS I E II ;
- CERÂMICA - DESDOBRADA EM CERÂMICA I E II;
- INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA - DESDO-
BRADA EM INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA I E II,
COMO A FACULDADE DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DE SANTA ROSA E UMA
INSTITUIÇÃO ISOLADA E O CURRÍCULO PLENO DO CURSO ESTA ESTRUTURADO EM
4 ANOS, SUBDIVIDIDOS EM 8 SEMESTRES/ NAO OFERECE DISCIPLINAS ELETI-
VAS OU OPTATIVAS, SENDO O CURRICULO OFERECIDO EM REGIME SERIADO SEMES-
TRAL, O QUE TAMBÉM GARANTE UM APRENDIZADO EVOLUTIVO, SEQUENCIAL E COM
PATIVEL COM AS NORMAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS.
0 SISTEMA DE AVALIAÇÃO ADOTADO SEGUE OS PRECEITOS DO REGI -
MENTO DA FACULDADE E TEM SE DEMONSTRADO EFICAZ, POIS A INSTITUIÇÃO ES-
TIMULA UMA AVALIAÇÃO CONTINUA, CUMULATIVA E PARTICIPATIVA, LEVANDO EM
CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS; COGNITIVOS, AFETIVOS E PSICOMOTORES, COMTEM-
PLANDO TAMBÉM A ASSIDUIDADE, PONTUALIDADE, RESPONSABILIDADE COMO INE-
RENTES A AÇÃO DIDÁTICA PADAGÓGICA, EMBORA RECONHECENDO QUE UMA DAS TA
REFAS, SEM DUVIDA, MUITO DIFÍCEIS E A AVALIAÇÃO.
A INSTITUIÇÃO DESENVOLVE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMA
DE PRATICA DE ENSINO.
A PARTIR DO REGIMENTO E LEGISLAÇÃO QUE REGULA O ESTAGIO SU-
PERVISIONADO COMO PRATICA DE ENSINO ELABOROU-SE UM ANTE-PROJETO DE RE-
GULAMENTO DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA, A PARTIR DE SUGESTÕES DE
OUTRAS INSTITUIÇÕES E DO CORPO DOCENTE, O QUAL, APÓS ANALISES, ALTERA -
COES E COMPATIBILIZAÇÕES POR PARTE DA COORDENAÇÃO DE CURSO FOI APROVA
DO E SERVE DE DOCUMENTO NORTEADOR DAS AÇÕES NO QUE SE REFERE A PRATI-
CA DE ENSINO.
0 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OCORRE NO 4º ANO DO CURSO DE EDUCA
ÇÃO ARTÍSTICA, ESTANDO DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS. A PRIMEIRA VOLTADA PA
RA A PRATICA DE ENSINO A NÍVEL DE lº GRAU E A SEGUNDA A NÍVEL DE ENSI-
NO DE 2° GRAU DE ACORDO COM A HABILITAÇÃO ESCOLHIDA PELOS ACADÊMICOS.
NA PRIMEIRA ETAPA, QUE CORRESPONDE AO PRIMEIRO SEMESTRE DO
4º ANO, OS ALUNOS DESENVOLVEM UMA CARGA HORARIA DE 30 HORAS-AULA DE
PRELEÇÃO, COM o DOCENTE DE PRATICA DE ENSINO, PARA ESTUDO DO REGULA -
MENTO DO ESTÁGIO, QUE INCLUI: FINS E OBJETIVOS DO ESTAGIO, COMISSÃO
SUPERVISORA, DIREITOS E DEVERES- ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO,
RELATÓRIO E AVALIAÇÃO, BEM COMO TODOS OS PROCEDIMENTOS FORMAIS QUE EN
VOLVEM A PRATICA DE ENSINO E A INSTITUIÇÃO COLOCA A DISPOSIÇÃO DOIS
DOCENTES DE EDUCAÇÃO ARTISITCA E UM DOCENTE DE PRÁTICA DE ENSINO, DU-
RANTE 4 HORAS-AULA SEMANAIS EM HORÁRIO DIVERSO DO FUNCIONAMENTO DO CUR-
SO, DURANTE TODO O PRIMEIRO SEMESTRE PARA ORIENTAÇÕES PRÁTICAS DE TO-
DO o DESENVOLVIMENTO DA ETAPA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO '
ARTISTICA A NÍVEL DE 1º GRAU.
A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO JUNTO AS ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICI-
PAIS E PARTICULARES OCORRE DE FORMA COOPERATIVA E PARTICIPATIVA, INI-
CIANDO COM UM CONTATO FORMAL ENTRE FACULDADE E ESCOLA, CELEBRAÇÃO DE
ACORDO DE COOPERAÇÃO E TERMO DE COMPROMISSO DE ESTAGIO, ENVOLVENDO FA
CULDADE, ESCOLA E ESTAGIÁRIOS.
APÓS A FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO, OS ACADÊMICOS COMPARECEM A
ESCOLA PARA O LEVANTAMENTO DA REALIDADE ESCOLAR, QUE ENVOLVE O AMBIEN-
TE FÍSICO, RECURSOS HUMANOS, ATIVIDADES E CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE
SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL DA COMUNIDADE ESCOLAR. NA SEQÜÊNCIA DAS ATI-
VIDADES O ESTAGIÁRIO ASSISTE A 4(QUATRO) AULAS NA DISCIPLINA DE EDUCA-
ÇÃO ARTISTICA, PARA EM CONTATO COM O PROFESSOR DA CLASSE E ALUNOS. ES
TABELECER UM AMBIENTE FAVORÁVEL DE TRABALHO, BEM COMO ELABORAR UM PER-
FIL DA TURMA EM QUE IRA DESENVOLVER SUA PRATICA DE ENSINO E INTEIRAR-
SE DC CONTEÚDO PROGRAMÁTICO QUE ESTA SENDO DESENVOLVIDO, CUMPRIDA ES-
TA ETAPA INICIA O PLANEJAMENTO ESPECIFICO DA PRATICA DOCENTE E O ACA-
DÊMICO DESENVOLVE 8(OITO)HORAS-AULA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTI-
CA EM TURMA DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO DE 1º GRAU,QUANDO RECEBE ASSES-
SORAMENTO DO DOCENTE DE PRATICA DE ENSINO E DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO
ARTISTICA, BEM COMO UMA OU DUAS VISITAS, DURANTE A DOCENCIA DA ACADÊ-
MICA,
0 PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PRATICA DE ENSINO E BASTANTE AM-
PLO E ABRANGENTE, COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, INTERESSE E
DEDICAÇÃO DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E CUMPRIMENTO DO
REGULAMENTO DO ESTAGIO. OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIO COM -
PREENDEM: REGISTROS DOS DOCENTES SUPERVISORES, AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
DE EDUCAÇÃO ARTISTICA E SUPERVISOR DA ESCOLA ONDE O ACADÊMICO REALI-
zou A PRÁTICA DE ENSINO, AUTO-AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO COOPERATIVA DA EQUI-
PE DE SUPERVISÃO E ACADÊMICO E RELATÓRIO DO ESTAGIO DE PRATICA DE EN-
SINO. A AVALIAÇÃO FINAL DE TODO O PROCESSO OCORRE COM A PARTICIPAÇÃO
DA COORDENAÇÃO DE CURSO.
NA SEGUNDA ETAPA, QUE CORRESPONDE AO SEGUNDO SEMESTRE DO 4º
ANO, SEGUEM-SE AS MESMAS ROTINAS DE TRABALHO COM O ENFOQUE NO ENSINO
DE 2° GRAU E DE ACORDO COM A HABILITAÇÃO QUE CADA ACADÊMICO ESTÁ CON-
CLUINDO."
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre este
item:
análise feita na estrutura curricular e nas ementas das disciplinas do currículo pleno do Curso
de Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas e Desenho, a comissão recomenda:
1
Alteração da denominação e da carea horaria da disciplina Formas de Expressão e Comunicação Artística
III
e IV.
Justificativa: Consideramos que os conteúdos da disciplina por serem direcionados exclusivamente a área
de música, visando a compreensão dos conteúdos por parte do aluno: facilitar os processos de
transferência; pode ser denominada Musica e Ritmo. Como os conteúdoso fazem parte das
habilitações podem ser reduzidos a 30 hs .
2
Alteração da denominação da disciplina Cerâmica 1.
Justificativa: A disciplina seja substituída pela disciplina Modelagem com o objetivo de permitir a ênfase
ao conhecimento e experimentação do material utilizado. Objetiva-se com isto viabilizar o
desenvolvimento de técnicas que possam ser transpostas para outros domínios.
Concentração das disciplinas Cerâmica II. III e IV
Justificativa: Verificou-se que os conteúdos podem ser ministrado em carga horaria menor a exemplo de
cursos similares realizados em outras instituições. As disciplinas passariam a denominar-se Cerâmica I e
Cerâmica II.
4
Alteração da ementa das disciplinas Historia da Arte III e IV
Justificativa: As ementas devem contemplar conteúdos com ênfase na modernidade e contemporaneidade
capacitando os alunos a análise da obra do nosso tempo.
5
Criação da disciplina Fundamentos da Arte-Educação
Justificativa: O curso forma professores para atuar no ensino de 1
o
e 2
o
. Os egressoso podem
desconhecer as novas propostas metodológicas no ensino da Arte.
6
Criação da disciplina de Pintura
Justificativa: A disciplina esta confida de forma fragmentada em outras, mas deve ter. para a necessaria
compreensão de suas técnicas e da sua expressão um espaço especifico.
O acompanhamento da integralização do currículo pleno e realizado pelo Diretor da Faculdade
através da compatibilização do Plano de Ensino com as Ementas das disciplinas e o seu desdobramento
nos Díanos de Classe. "
A Organização curricular constitui o Anexo I deste Parecer.
3.2. Corpo Docente
O corpo docente é constituído por 21 professores com o se-
guinte perfil:
- 15 com Graduação; e
- 06 com Especialização.
A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste Parecer
Sobre o corpo docente cabe informar que foi indicado profes-
sor para todas as disciplinas.
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre o corpo
docente:
'' Tomado globalmente em relação às atividades desenvolvidas o corpo docente pode ser
caracterizado da seguinte forma: dos 21 professores, apenas Dionisio de Souzao foi autorizado pelo
CFE ou DEMEC/RS:
Os professoreso todos horistas.o existe disponibilidade horária fora da sala de aula.
A remuneração dos professores em nov 93 é de CR$ 958,07 a hora aula.
A frequência as aulas e outras atividades previstas é considerada boa. Isto também se depreende
da leitura das atas dos colegiados. A participação e significativa.
o existe um piano de qualificação dos professores.
A seleção dos professores para integrar o corpo docente do estabelecimento é realizada através de
entrevistas (com o diretor da FAEART) e uma análise do currículo.o obedece o disposto no
regimento.
A área curricular em que o corpo docente se encontra menos qualificada é na disciplina de
Folclore. O estabelecimento se propôs substituir o docente.
O quadro abaixo resume a relação dos docentes (em numero de 21) com a respectiva-carga
horaria.
N° de professores
5
?
1
3
5
2
1
1
1
Totais 21
02 hs
03 hs
04 hs
06 hs
08 hs
10hs
14hs
15hs
22 hs
84 hs
E acrescenta que:
'' O corpo docente que atua no curso responde as exigências do curriculo pleno da seguinte
maneira:o todos professores-horistas e se dividem entre as aulas que ministram e as suas outras
atividades paralelas.
Quanto a qualificação profissional o corpo docente e consumido por 18 graduados e 3
professores com especialização. A maioria tem habilitação especifica. A comissão recomenda a
substituição do professor de Folclore queo foi autorizado pela Delegacia do MEC poro possuir
habilitação especifica."
4. CONCLUSÃO DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nestes termos :
" Após verificação, in loco, considerando as avaliações feitas, a comissão verificadora é de parecer
que o Curso de Licenciatura em Educação Artística - com Habilitação em Artes Plásticas e Desenho,
oferendo pela Faculdade de Educação Artistica de Santa Rosa,. RS., mantida pela fundação Educacional
Machado de Assis, pode ser reconhecido.
A Comissão recomenda que as seguintes sugestões sejam implementadas:
1
o
que progressivamente, seja aumentada a carga horária dos docentes para exercer atividades extra-classe
de atendimento a alunos, pesquisa, extensão, programas de qualificação docente, atualização de curriculo
entre outros;
2
o
criação de mecanismos para atualização do acervo bibliográfico e assinatura de periódicos específicos;
3
o
investimentos que viabilizem a integralização e reestruração do curriculo como a compra de materiais
para a oficina de gravura em metal cavaletes para pintura, mesas adequadas para trabalhos práticos, etc...
4
o
substituição de professoresoo autorizados pelo CFE ou DEMEC/RS. "
5. Informação Final
Em documento juntado aos autos após o relatório da Comissão
Verificadora apresenta o seguinte Termo de Compromisso:
Termo de Compromisso
A Fundação Educacional Machado de Assis, mantenedora da
Faculdade de Educação Artística de Santa Rosa, compromete-se a fornecer os
meios necessários para que possam ser implementadas a médio prazo as seguintes
sugestões:
1º que progressivamente, seja aumentada a carga horária dos docentes
para permitir atividades extra-classe de atendimento a alunos, pesquisa, extensão,
programas de qualificação, atualização de curriculo entre outros;
2
o
criação de mecanismos para atualização do acervo bibliográfico e
assinatura de periódicos específicos;
3
o
viabilizar a integralização e reestruração do currículo com a aquisição
dos materiais e equipamentos necessários para o funcionamento da oficina de
gravura em metal, cavaletes para pintura, mesas adequadas para trabalhos
práticos, etc...
4
o
substituição de professoreso autorizados pelo CFE ou DEMEC/RS. v
II - VOTO DO RELATOR
Considerando o exposto e o atendimento das providências
recomendadas pela Comissão Verificadora, que opina pelo Reconheci-
mento do curso, este Relator vota pelo Reconhecimento do Curso de
Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e desenho
(Licenciatura Plena) da Fundação Educacional Machado de Assis - RS
ministrado pela Faculdade de Educação Artistica de Santa Rosa- RS.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 1º Grupo acompanha o voto
do Relator.
Sala das Sessões, em de maio de 1994
Presidente
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR
CURSO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA - ARTES PLÁSTICAS
1º Período
- Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos I
- Folclore Brasileiro I
- Desenho I
- Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas I
- Estática e História da Arte I
- Introdução à Metodologia Científica e da Pesquisa I
- Psicologia da Educação I
- Iniciação das Técnicas Industriais I
- Formas de Expressão e Comunicação Artística I
- Plásticas I
- Educação Física
Carga Horária
Teórica Prática
15
30
15
45
15
30
15
15
15
30
30
15
15
30
15
30
29 Período
- Análise e Exercício das Técnicas e Materiais Expressivos II
- Folclore Brasileiro II
- Desenho II
- Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas II
- Estética e História da Arte II
- Introdução à Metodologia Científica e da Pesquisa II
- Psicologia da Educação II
- Iniciação das Técnicas Industriais II
- Formas de Expressão e Comunicação Artística II
- Plástica II
- Educação Física II
15
-
-
15
45
15
30
15
-
15
15
30
30
30
-
15
-
15
30
15
30
ANEXO I
(cont.)
3º Período
Desenho Geométrico I
História em Quadrinhos I
Estética e História das Artes III
Plástica III
Desenho III
Formas de Expressão e Comunicação Artística III
Complementos de Desenho I
Expressão, Superfície, Volume e Movimento I
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau I
Didática I
Estudo de Problemas Brasileiros I
Educação Física III
Carga
Teórica
-
15
30
15
-
15
-
-
30
30
30
15
30
15
15
30
30
30
15
[I 15
45
15
15
Horária
Prática
30
15
-
15
30
15
30
30
-
-
30
30
15
15
30
15
30
30
30
15
30
30
30
30
45
45
30
4º Período
Desenho Geométrico II
- História em Quadrinhos II
- Estética e História da Arte IV
- Plástica IV
- Desenho IV
- Formas de Expressão e Comunicação Artística IV
- Complementos de Desenho II
- Expressão, Superfície, Volume e Movimento II
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau II
- Didática II
- Estudo de Problemas Brasileiros II
- Educação Física IV
5º Período
- Técnicas de Expressão e Comunicação Visual I
- Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos III
- Evolução das Artes Visuais I
- Cerâmica I
- Fundamentos da Linguagem Visual I
- Técnicas Industriais I
- Expressão, Superfície, Volume e Movimento III
- Desenho V
- Educação Física V
ANEXO I
(cont.)
6º Período
- Técnicas de Expressão e Comunicação Visual II
- Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos IV
- Evolução das Artes Visuais II
- Cerâmica II
- Fundamentos da Linguagem Visual II
- Técnicas Industrais II
- Expressão, Superfície, Volume e Movimento IV
- Desenho VI
- Educação Física VI
Carga
Teoria
15
15
45
-
15
15
-
-
15
15
30
30
15
15
30
15
30
30
1050
1140
Horária
Prática
15
30
-
30
30
30
45
45
30
30
30
45
45
45
30
30
30
30
45
30
30
30
30
30
+ 1470
+ 1740
7º Período
- Técnicas de Expressão e Comunicação Visual III
- Evolução das Artes Visuais III
- Técnicas Industriais III
- Cerâmica III
- Desenho VII
- Didática III
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau I
Gravura I
- Educação Física VII
8º Período
- Técnicas de Expressão e Comunicação Visual IV
- Evolução das Artes Visuais IV
- Técnicas Industriais IV
- Cerâmica IV
- Desenho VIII
- Didática IV
- Gravura II
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau II
- Prática de Ensino de Artes Plásticas
- Educação Física
Total sem incluir EF. EPB e Estágio
Total Geral
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR
CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DESENHO
1º Periodo
Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos I
Folclore Brasileiro I
Desenho I
Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas I
Estética e História da Arte I
Introdução à Metodologia Científica e da Pesquisa I
Psicologia da Educação I
- Iniciação às Técnicas Industriais I
- Formas de Expressão e Comunicação Artística I
- Plástica I
- Educação Física I
2º Período
- Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos
- Folclore Brasileiro II
- Desenho II
andamentos da Expressão e Comunicação Humanas II
- Estética e História da Arte II
- Introdução à Metodologia Científica e da Pesquisa II
- Psicologia da Educação II
- Iniciação as Técnicas Industriais II
- Formas de Expressão e Comunicação Artística II
- Plástica II
- Educação Física II
3o Período
- Desenho Geométrico I
- História em Quadrinhos I
- Estética e História da Arte III
- Plástica III
- Desenho III
- Formas de Expressão e Comunicação Artística III
- Complementos de Desenho I
- Expressão em Superfície, Volume e Movimento I
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau I
- Didática I
- Estudo de Problemas Brasileiros
- Educação Física III
Carga
Prática
15
30
-
15
45
15
30
15
-
15
: 15
30
-
15
45
15
30
15
-
15
-
15
30
15
-
15
-
-
30
30
30
---
Horária
Teórica
15
-
30
30
-
15
-
15
30
15
30
15
-
30
30
-
15
-
15
30
15
30
30
15
-
15
30
15
30
30
-
-
30
(
\
ANEXO I
(cont.)
Período
- Desenho Geométrico II
- História era Quadrinhos II
- Estética e História da Arte IV
- Plástica IV
- Desenho IV
- Formas de Expressão e Comunicação Artistica IV
- Complementos de Desenho II
- Expressão em Superfície, Volume e Movimento II
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau II
- Didática II
- Estudo de Problemas Brasileiros II
- Educação Física IV
Carga
Prática
-
15
30
15
-
15
-
-
30
30
30
Horária
Teoria
30
15
-
15
15
15
30
30
-
-
30
5º Período
- Técnicas Industriais I
- Introdução ao Desenho Industrial I
- Técnicas de Representação Gráfica I (Desenho Mecânico)
- Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica I
(Desenho Geométrico)
- Evolução das Técnicas de Representação Gráfica I
- Fundamentos da Linguagem Visual I
- Desenho Técnico I
- Educação Física VI
6º Período
- Técnicas Industrial II
- Introdução ao Desenho Industrial II
- Técnicas de Representação Gráfica II (Desenho Topográfico)
- Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica II
(Geometria Descritiva)
- Evolução das Técnicas de Representação Gráfica II
- Fundamentos da Linguagem Visual II
- Desenho Técnico II
- Educação Física VII
15
15
15
15
15
-
30
30
30
45
30
30
45
30
15
15
15
45
15
-
30
30
45
45
-
30
45
30
ANEXO I
(cont.)
7º Período
Carga Horária
Teoria Prática
- Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Grã
fica III (Geometria Descritiva)
- Perspectiva e Sombras I
- Técnicas de Representação Gráfica III (Desenho Arquitetônico
e de Interiores)
- Desenho Técnico III
- Didática III
- Técnicas Industriais III
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau I
- Educação Fisica VII
- Cerâmica I
8° Período
- Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica IV
(Geometria Descritiva)
- Perspectiva e Sombras II
- Técnicas de Representação Gráfica IV (Desenho Arquitetônico
e de Interiores)
- Didática IV
- Prática de Ensino de Desenho
- Cerâmica II
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau II
- Educação Física VIII
Total sem incluir EF, EPB e Estágio
Total Geral
1020 + 1500
1095 + 1740
15
15
-
30
-
30
-
45
30
30
45
-
45
-
30
45
-
15
30
30
-
30
45
30
30
-
30
45
180
30
ANEXO II
CORPO DOCENTE
01. ANA LÚCIA TEIXEIRA PEREIRA
Disc: Iniciação às Técnicas Industriais
Expressão em Superfície Volume e Movimento
Técnicas de Expressão e Comunicação Visual
Qual.: Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas -URCAMP, 1985.
Especialização em Artes, Educação na Pré-Escola e Séries Iniciais
Univ. da Região da Campanha, 1991.
02. ANA VERÔNICA MAÑAS PAHL
Disc.: Didática
Psicologia da Educação
Qual.: Graduada em Pedagogia -FFCL Dom Bosco, 1983. Especialização em
Fundamentos - FFCL Dom Bosco, 1985.
03. ANDRÉA LENISE TIMM
Disc: Introdução à Metodologia Científica e da Pesquisa
Qual.: Graduada em Pedagogia - FFCL Dom Bosco, 1990.
04. CLAUDIO AKILA OTANI
Disc: Técnicas de Represenatção Gráfica II (Desenho Topográfico)
Desenho Técnico
Complementos de Desenho
Qual.: Graduado em Engenharia Civil - UFSM, 1975.
05. CORNÉLIA KUDIESS
Disc : Desenho
História em Quadrinhos
Técnicas Industriais
Qual.: Bacharel em Desenho e Plástica -UFSM, 1990.
06. DEMÉTRIO DA COSTA LIRA
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Fac. de Direito de
Santo Ângelo, 1965. Especialização em Metodologia do Ensino de
Direito - FUNDAMES, 1982.
07. DIONIZIO DE SOUZA
Disc: Folclore Brasileiro
Qual.: Graduado em Letras - FFCL. Dom Bosco, 1978. Graduado em Direito
- Fac de Direito de Santo Ângelo, 1983.
ANEXO II
(cont.)
08. ELIZABETH FERRARI RAMOS
Disc: Formas de Expressão e Comunicação Artística
Expressão, Superficie, Volume e Movimento
Plástica
Análise de Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos
Qual.: Graduada em Educação Artística -UPF, 1988.
Especialização em Artes - Educação -UPF, 1988.
09 HAMILTON RENATO SEVERO MUNHOZ
Disc.: Desenho
Evolução das Artes Visuais
Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos
Complementos de Desenho
Qual.: Bacharel em Desenho e Plástica -UFSM.
10. IRECEU UHLMANN
Disc: Fundamentos de Expressão e Comunicação Humana
Técnicas de Expressão e Comunicação Visual
Qual.: Bacharel em Comunicação Social - UFSM, 1987.
11. JOÃO ANTÔNIO CERVI
Disc: Técnicas de Representação Gráfica (Desenho Mecânico)
Introdução ao Desenho Industrial
Qual.: Graduado em Engenharia Mecânica -UFSM, 1981.
12. JOSÉ ARTUR THOMAS DE OLIVEIRA
Disc: Educação Física
Qual.: Graduado em Educação Física - Fac. Salesiana de Educação Física
1991.
13. MÁRCIA CRISTINA SAWISTZKI
Disc: Cerâmica
Qual.: Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas - UFSM, 1985
14. MARCIA GIOVANA DA COSTA
Disc: Formas de Expressão e Comunicação Artística
Qual.: Graduada em Educação Artística . Musica - UFP, 1989.
15. MÁRCIA REGINA MARÓSTEGA
Disc: Ténicas Industriais
Gravura
Desenho
Qual.: Bacharel em Desenho e Plástica -UFSM, 1988.
ANEXO II
(cont.)
16. MARILENE LOPES BECKER
Disc.: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Qual.: Graduada em Pedagogia -FFCL. Dom Bosco, 1980.
17. NARA MARISA GEISS MUNHOZ
Disc: Desenho Geométrico
Estética e Historia da Arte
Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica
Qual.: Graduada em Desenho e Plástica -UFSM, 1975. Possui Pareceres
de aprovação do CFE nº 596/80 para Estética e História da
Arte e nº 875/87 para Evolução das Técnicas de Representação
Gráfica e Desenho Geométrico.
18. ROSEILA SCALCO
Disc. : Fundamentos da Linguagem Visual
Técnicas de Expressão e Comunicação Visual
Qual.: Graduada em Educação Artística -Artes Plásticas -FEEVALE,1984.
Possui experiência no magistério superior e tem Parecer do
CFE nº 875/87 para Formas de Expressão e Comunicação Artisti
ca das Técnicas de Representação Gráfica.
19. ROSELIE ALVES DA SILVA
Disc.: Didática
Prática de Ensino de Desenho
Qual.: Graduada em Pedagogia - Fac. Integrada de Santo Ângelo, 1990,
Especialização em Supervisão Escolar - Univ. Regional Inte-
grada, 1992.
20. SILJA CAMPOS OTANI
Disc: Desenho Técnico
Análise e Exercícios de Técnicas de Materiais Expressivos
Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica
Qual.: Graduada em Desenho e Plástica - UFSM, 1974. Possui experiên-
cia no magistério superior e tem Parecer do CFE nº 875/87,
para Perspectiva e Sombra e Linguagem Instrumental das Técni-
cas de Representação Gráfica.
ANEXO II
(cont.)
21. VÂNIA REGINA MATTIAZZI
Disc.: Técnicas de Representação Gráfica
Desenho
Linguagem Instrumental das Técnicas de Representação Gráfica
Perspectiva e Sombra
Qual.: Graduada em Educação Artística - Desenho -UFP, 1989. Especia.
lização em Educação-Artes (não informa a Instituição nem o
ano) .
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 05 de maio de 1994.
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