3.2. CONCEPÇÃO E OBJETIVOS
O Curso de Comunicação Social compõe o perfil pedagógico da UNISAN, principalmente
no eixo das Ciências Sócios-Administrativas, área Gerencial. Este curso, integrado aos cursos de Ciências
Contábeis, Direito e aos já existentes Ciências Econômicas e Administração, consolida a área de atuação da
Instituição, onde é uma das pioneiras de São Paulo. As Faculdades Santana, há décadas desenvolvem cursos
de graduação e de pós-graduação na área Empresarial, construindo, nesse período o conceito de Centro de
Referância de Estudos Empresariais.
O projeto relaciona uma série de programas de pesquisa e de extensão previstas para as
atividades do curso.
Quanto à concepção e objetivos do curso, a Instituição entende que:
"A Comunicação Social forma uma enorme família, onde se pode destacar algumas áreas
tais como: cinema, editoração, jornalismo, rádio e TV, publicidade e propaganda e relações públicas.
A área de publicidade e propaganda oferece ao profissional amplas possibilidades, uma vez
que a concorrência econômica eleva a disputa pelo mercado de produtos que se destacam junto ao público, e
é este profissional, que irá utilizar-se de técnicas novas para criar uma boa imagem, para o mercado
consumidor, dos produtos de uma determinada empresa.
Sendo a comunicação um elemento tão importante para o desenvolvimento da sociedade, é
natural constatar que certas áreas profissionais se desenvolveram, basicamente, em função dela.
Se toda informação é uma mensagem e se toda mensagem sensibiliza a pessoa ou pessoas a
quem se dirige, isto aumenta consideravelmente a importância de uma informação, tendo em vista os efeitos
que ela pode causar.
Cotidianamente, o sistema de comunicações se enriquece e adquire maior precisão e mais
longo alcance. Paralelamente, enriquecem-se as mensagens. De simples, elementares e diretas, tornam-se
mais complexas, eficientes e indiretas.
O profissional a ser formado pelas FISAN, estará apto a desenvolver as atividades do
publicitário com eficácia e competência, em razão da sólida formação recebida. As FISAN, como Centro de
Referência Empresarial, desenvolverão o ensino do curso, indissociados da pesquisa e da extensão. A cidade
de São Paulo, é o maior centro produtor de Comunicação em geral e de Propaganda, em particular. O ISES
mantém convênios com inúmeras empresas para realização de estágios e assessorias. O aluno, durante o
curso, desenvolverá atividades de pesquisa, como iniciação científica e várias oportunidades de aplicar as
técnicas aprendidas, por ocasião da realização dos estágios e da execução do projeto experimental".
3.3. CURRÍCULO PLENO PROPOSTO
O plano curricular do curso de Comunicação Social - habilitação em Publicidade e
Propaganda, está distribuído em 04 (quatro) séries anuais.
O conjunto de matérias e disciplinas apresentado cumpre o disposto na Resolução CFE n°
02/84 de 24 de janeiro de 1984, que fixou os mínimos de conteúdo e duração do curso. As ementas das
disciplinas e a bibliografia básica a ser adquirida são apresentadas no Projeto.
Consta do projeto a ficha de cada disciplina do currículo pleno com as seguintes
especificações:
l.NOME DA MATÉRIA