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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
FEBASP SOCIEDADE CIVIL
SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Administração , a ser
ministrado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
RELATOR: SR. CONSELHEIRO LAYRTON BORGES DE MIRANDA VIEIRA
PARECER Nº 364/94
CÂMARA OU COMISSÃO
APROVADO EM 04/04/94
CESu
PROC.Nº 23001.000927/90-29
1 - RELATÓRIO
A FEBASP - Sociedade Civil, mantenedora da Faculdade de Belas Artes de São
Paulo, obteve aprovação, através do Parecer 686/93 da CAPLAN/CFE, da Carta-Consulta para
autorização de funcionamento do curso de Administração.
A Mantenedora apresenta a este Conselho, no prazo regulamentar, o projeto de
curso elaborado nos termos da Resolução CFE nº 01/93, para apreciação.
O presente parecer foi elaborado tendo por base o Projeto e os demais
elementos constantes do processo.
1. Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais
O Relator constatou que o curso está sendo proposto com base na
Resolução CFE nº 02/93, que fixou os mínimos de conteúdo e duração para o curso de
Administração.
A Faculdade de Belas Artes, que já ministra o curso de Desenho Industrial -
habilitações: Projeto do Produto e Programação Visual, ampliará sua atuação na área
empresarial com os cursos de Administração Comunicação Social -
habilitação Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Embalagem. Esse MIX de cursos
constituirá um conjunto de atividades na área sócio-administrativa enfatizando o nicho
mercadológico.
O projeto atende à Resolução 01/93, conceituando adequadamente as bases
filosóficas, legais, sócio-culturais e institucionais do curso.
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2. Perfil Profissiográfico
Consta do processo o objetivo geral e os objetivos específicos do curso,
caracterização do profissional, campo de atuação e aptidões pessoais, atendendo o disposto
na Resolução 01/93.
3. Organização Curricular
O curso será integralizável em regime seriado anual, com duração de quatro
anos, e carga horária de 3.180 horas/aula e está previsto para funcionar no período noturno,
com cem (100) vagas anuais.
O currículo proposto para o curso de Administração , atende
aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho, pela Resolução 02/93.
(Anexo I)
A Instituição informa que "como já é tradição em seus cursos, a metodologia
de ensino aplicada, guardadas as devidas especificidades de cada curso, consiste em
intensa aplicação do aprendizado em atividades interdisciplinares, laboratórios integrados a
outros cursos, estágios em empresas, projetos experimentais e exposições de trabalhos de
classe, sem prejuízo de outras práticas metodológicas".
4. Biblioteca
A atual Biblioteca ocupa uma área de 237 m2, assim distribuídos:
a. área de leitura 112,00 m2
b. área de atendimento 6,00 m2
c. área de administração 9,00 m2
d. área de acervo 110,00
d.1 - Livros m2
d.2 - Slidoteca 80,00 m2
d.3 - Audio-Videoteca 10,00 m2
d.4 - Mapoteca 10,00 m2
d.5 - Hemeroteca 5,00 m2
4,00 m2
O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7:00 às 23:00hs, e
aos sábados das 7:00 às 17:00hs.
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A Instituição já iniciou o cadastramento informatizado do acervo de livros,
periódicos, gibiteca, hemeroteca, videoteca, slidoteca, mapoteca e discoteca.
Os usuários dispõem de três terminais de computador para consultas, por: Autor,
Título, Assunto, Editora, Tipo de Obra, Palavra.
O acervo de livros da Biblioteca da FEBASP, soma 14.412 títulos e 15.505
exemplares. Deste total, a área gerencial conta com 2.147 títulos e 2.410 volumes. Com a
criação dos cursos de Administração Comunicação Social/Publicidade e
Propaganda e Tecnologia da Embalagem, este acervo será aumentado, estando prevista a
aquisição de mais 3.000 títulos.
O acervo de periódicos soma 262 títulos, dos quais, 13, são de origem estrangeira.
A área gerencial, conta com 73 títulos. A instituição mantém 25 assinaturas de periódicos correntes
na área gerencial/empresarial.
5. Infra-estrutura Física
A Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atualmente, ocupa uma área edificada
de 2.884 m2, dos quais, 237m2 é Biblioteca, 1045 m2 são laboratórios e 1602 m2 são salas de
aula, ateliers, administração, salas de professores e demais dependências.
Trata-se de ambientes suficientemente arejados e iluminados, adequados às
atividades acadêmicas.
Consta dos autos que a Instituição está ampliando o espaço físico em mais 4.595
m2, destinados a novas salas de aula, ateliers e laboratórios.
6. Laboratórios
A Instituição, que atualmente ministra os cursos de Educação Artística, Arquitetura
e Desenho Industrial, já dispõe de considerável estrutura de laboratórios, tais como: Informática,
Fotográfico, Serigrafia, Maquetaria, Gravura, Audiovisual, Escultura e Modelagem, Desenho e
Pintura.
Estão sendo construídos os laboratórios específicos para os cursos de
Comunicação Social (Publ. e Propag.) e Administração, que são: Laboratório de Línguas, Escritório
Modelo, Agência-Modelo de Propaganda, Laboratórios Integrados de Comunicação Social (Oficina
Gráfica, Planejamento Gráfico, Redação-Modelo, Pesquisa Mercadológica e Audiovisual).
7. Pesquisa
Consta do processo que "a Faculdade de Belas Artes de São Paulo já desenvolve
atividades de iniciação científica com seu alunado e corpo docente. Os cursos atualmente
ministrados favorecem esses programas, na medida que são testados e pesquisados novos
materiais, principalmente na área de Arquitetura, Programação Visual e de Projeto do Produto".
"A criação dos cursos de Administração Comunicação Social -
Publ/Propaganda e Tecnologia da Embalagem, todos em análise no CFE, possibilitará a
criação de um Núcleo de Investigação Empresarial, que pesquisará temas como: Mercado,
Comunicação, Produtos, Embalagens, Reciclagem de Materiais, entre outros".
A Entidade destinará 2,0% das receitas dos cursos para financiar e fomentar
as atividades de pesquisa
8. Extensão
Consta do processo que "a Extensão na FEBASP é amplamente praticada,
como decorrência natural das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seus
cursos. Também a Cultura é privilegiada na Instituição. A participação de alunos e docentes
em concursos, exposições, apresentações e feiras, em São Paulo e em outras regiões do
Brasil, é intensa".
"Com os cursos que estão sendo pleiteados, as atividades de extensão e
cultura serão ampliadas. O Escritório-Modelo do curso de Administração, a Agência-Modelo
de Propaganda do Curso de Comunicação Social, os laboratórios do curso de Tecnologia da
Embalagem, prestarão serviços de atendimento às empresas e instituições da região em
atividades de estágio, assessoria e consultoria".
9. Corpo Docente
O Projeto registra a indicação de professores para as disciplinas do primeiro
ano letivo do curso. São indicados 10 docentes, dos quais 01 (10,0%) é doutorando, 06
(60,0%) são mestres, 02 (20,0%) são especialistas e 01 (10,0%) é profissional graduado que
atende aos requisitos da Res. CFE 20/77.
A Instituição informa que "serão contratados docentes, preferencialmente os
de maior titulação, em regime de Tempo Integral e Tempo Parcial, de acordo com os
indicadores de qualidade sugeridos pelo CFE, para desenvolvimento de atividades de ensino
e pesquisa".
10. Planejamento Econômico-Financeiro
O processo apresenta o planejamento econômico-financeiro para os 4
primeiros anos de implantação do curso, onde se destacam as receitas, as categorias de
despesas e a previsão de investimentos e financiamento à Pesquisa, Extensão, Biblioteca e
Treinamento de Recursos Humanos Docentes e Administrativo.
Il - VOTO DO RELATOR
Tendo analisado os dados expostos no projeto de curso e os demais
documentos e estando atendidas todas as exigências da Resolução 01/93, vota o Relator
favoravelmente à autorização (projeto) para funcionamento do curso de Administração
a ser oferecido pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mantida pela
FEBASP - Sociedade Civil, com 100 vagas totais anuais, no período noturno.
Aprovado o presente parecer o referido processo deverá ser en-caminhado a
SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
Sala das Sessões, 05 de 04 de 1994
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
ANEXOS I E II DO PARECER C U R S O
DE
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
ESTRUTURA CURRICULAR E
CORPO DOCENTE
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
I
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA/HORÁRIA
Informática (Laboratório) I 72
Economia 72
Instituições de Direito Público e Privado 72
Matemática 72
Contabilidade Geral 72
Psicologia (Aplicada à Administração) 72
Sociologia (Aplicada à Administração) 72
Métodos e Técnicas de Pes
q
uisa 72
Teorias da Administração 144
TOTAL 720
Educação Física 72
2
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA/HORÁRIA
Informática (Laboratório) II 72
Estatística Aplicada 72
Filosofia e Ética Profissional 72
Teoria Econômica (Economia de Empresas) 72
Contabilidade Gerencial 72
Administração de Sistemas de Informações I 72
Matemática Financeira 72
Legislação Tributária 72
Or
anização, Sistemas e Métodos 144
TOTAL 720
3
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA/HORÁRIA
Administração de Sistemas de Informações II 72
Recursos Computacionais Aplicados (Laboratório) I 72
Le
g
islação Social 72
Direito Empresarial 72
Administração de Recursos Materiais e atrimoniais 72
Orçamento, Plane
j
amento e Controle 72
Administração Financeira e Orçamentária 144
Administração de Produção 144
TOTAL 720
4
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA-HORÁRIA
Recursos Computacionais Aplicados (Laboratório) 72
Administração de Recursos Humanos 72
Administração de Custos 72
Administração Mercadológica 72
Administração de Vendas 72
Planejamento Estratégico de Marketing 72
Pesquisa Mercadológica 72
Promoções e Distribuição de Produtos 72
Comunicação Publicitária 72
Projeto e Desenvolvimento (Produtos e Embalagens)
Está
g
io Su
p
ervisionado na Área de Marketin
g
72
300
TOTAL
1.020
TOTAL GERAL
3.180
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Professores para o Primeiro Ano Letivo
01. Dorival Constant da Silva
Disc.: Contabilidade Geral
Tit: - Bacharel em Ciências Contábeis - ITE/Bauru - 1964
- Especialista em Auditoria e Análise de Balanços - Faculdade de Ciências Contábeis e Administração
de Tupã-1971
- Parecer CFE 1187/74 e 850/75 em Contabilidade Geral
02. Antonio Ricardo de Souza
Disc.: Teorias da Administração
Tit.: - Bacharel em Economia pela UFMT -1988
- Mestre em Administração - Área de concentração: Políticas e Planejamento Governamental pela UF
de Santa Catarina - 1993
- Parecer CFE nº 594/93 - Disc.: Mercadologia e Monografia.
03. Benedito Barbosa de Souza
Disc: Matemática
Tit.: - Licenciado em Matemática pela Univ. de Mogi das Cruzes - 1973
- Mestre em Estatística Aplicada pela UnB. - 1978
04 Bismark Duarte Diniz
Disc.: Instituições de Direito Público e Privado
Tit.: - Bacharel em Direito pela Fac. de Direito da UF do RJ. - 1974
- Doutorando em Direito do Trabalho pela UF do R.J. - 1994
- Mestre em Direito do Trabalho pela UF do RJ. - 1979
05. Carlos Alberto Metelo
Disc.: Educação Física - Prática Desportiva
Tit.: - Licenciado em Educação Física pela UFMT - 1979
- Especialista em Educação Física Infantil pela UFMT - 1983
06. Gerson Rodrigues da Silva
Disc.: Economia
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMT - 1982
- Mestre em Economia Rural pela UF de Viçosa - M.G. - 1988
07. Guilherme Frederico Moura Muller
Disc.: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Tit.: - Bacharel em Economia pela UnB - 1972
- Mestre em Economia - área de concentração: Economia Rural - UnB - 1978
- Especialista em Economia Regional Urbana pela FIPE/USP - 1974
08. Haniel Costa Mota
Disc: Informática (Laboratório)
Tit.: - Licenciado em Química - UFSe - 1984.
- Curso de Introdução à Programação de Computadores - UFSe -1984.
- Curso de Programação Estruturada COBOL - UFSe - 1985.
- Curso de Programação BASIC - UFSe - 1986.
- Curso de Administração e Controle - UNISYS/SP - 1989.
- Parecer CFE nº 052/92: Introdução à Ciência dos Computadores / Laboratório.
- Parecer CFE nº 053/92: Introd. à Ciência dos Computadores.
- Parecer CFE nº 272/93: Computação Gráfica I e II / Projeto de Sistemas / Produção Gráfica
(Software)
- Parecer CFE nº 052/92: Introdução à Ciência dos Computadores / Linguagem e Técnica de
Programação / Programação C.
09. Jenz Prochnow
Disc.: Sociologia (Aplicada à Administração)
Tit.: - Bacharel em Economia pela PUC/Paraná - 1966
- Mestre em Sociologia Industrial pela IESP - PUC/RS - 1978
- Especialista em Cooperativismo - UNISINOS - São Leopoldo/RS - 1977
10. Osmar Ramão Galeano de Souza Disc: Psicologia
(Aplicada à Administração) Tit.: - Licenciado em Filosofia pela
Univ. Católica do Paraná - 1978 - Mestre em Psicologia pela Univ.
Gama Filho - RJ -1982
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