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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
ORGANIZAÇÃO PAULISTANA EDUCACIONAL E CULTURAL SP
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (fase do projeto)
RELATOR: SR. CONSELHEIRO Layrton Borges de Miranda V i eira
PARECER Nº 359/94
APROVADO EM 04/04/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
PROC Nº 23001.000605/90-76
1- RELATÓRIO
0 Plenário aprovou o Parecer 686/93 relativo à Carta-Consulta do curso de
Administração a ser oferecido pela Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de
Indaiatuba, mantida pela Organização Paulistana Educacional e Cultural, na cidade de
Indaiatuba, Estado de São Paulo.
No prazo regulamentar, a interessada apresentou a este Conselho o projeto do
referido curso, elaborado nos termos da Resolução CFE nº 01/93, para apreciação.
0 presente parecer foi elaborado tendo por base o citado Projeto e os demais
elementos dos autos.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 Relator constatou que o referido projeto atende ao inciso 1 do artigo 16 da
Resolução 01/93, conceitua adequadamente as bases filosóficas do curso pretendido,
identificando as bases sócio-culturais e institucionais.
Consta dos autos o objetivo geral e os objetivos específicos do Curso,
definindo-se as características do profissional e o seu campo de atuação, atendendo assim o
disposto no inciso II do artigo 16 da Resolução 01/93.
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2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS ADOTADAS
O curso está programado para ser integralizado em 4 anos, em regime seriado
anual, devendo obedecer a uma grade curricular preestabelecida, onde figuram, para cada
período letivo, as disciplinas que o compõem e a carga horária de cada uma deias (anexo I). A
organização curricular do curso de Administração, apresenta um tronco comum de três séries
iniciais e as 4
a
séries são específicas para as habilitações: Administração Geral e
Administração de Marketing e atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este
Conselho, pela Resolução 02/93.
A duração total do curso será de 3.108 horas/aula para a habilitação
Administração Geral e 3.180 h/a para Administração de Marketing. Seu funcionamento será
no período noturno, com oitenta (80) vagas anuais.
A Instituição entende que "quanto à organização curricular proposta, além de
cobrir o currículo mínimo, o acréscimo de disciplinas no currículo pleno é pertinente no sentido
de, não só enriquecê-lo, mas também atender aos anseios e necessidades do profissional
moderno e atualizado, além de garantir a assistência às necessidades locais, regionais e
nacionais ".
"A metodologia de ensino a ser aplicada assumirá formas de debates,
seminários, aulas simuladas e experiências de prática profissional através de atividades de
Laboratório, Escritório-Mode/o e dos serviços de assessoria em atividades de extensão".
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Nos autos consta o ementário que reflete o conteúdo estabelecido no plano
curricular, e a bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
Atuarão no curso 25 professores, que do ponto de vista da qualificação
acadêmico-profissional apresentam o seguinte perfil: 04 (16,0%) são doutores, 07 (28,0%) são
mestres e 14 (56,0%) são especialistas. Todos possuem experiência no magistério superior,
(anexo II)
A Entidade informa nos autos que "o corpo docente será contratado em regime
de trabalho de Tempo Integral, Tempo Parcial e em regime especial, com a seguinte
distribuição: 20% do corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial
(TP) e 50% em regime especial.
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5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
A estrutura organizacional da Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de
Indaiatuba será constituída por órgãos da administração superior e da administração básica.
São órgãos da administração superior os colegiados superiores: Congregação e
Conselho Departamental - órgão executivo superior: Diretoria Geral. Na Administração Básica,
os órgãos colegiados serão os Colegiados de Departamento e os Colegiados de Curso,
enquanto os órgãos executivos serão as Chefias Departamentais e as Coordenadorias de
Cursos.
6. BIBLIOTECA
O espaço físico da Biblioteca atual 6 de 116,00 m2, destinados ao acervo, à
administração, cabines de estudo e à leitura. O processo apresenta o plano de expansão da
Biblioteca para 347,00m2, abrigando: sala de leitura (127m2), acervo (97m2), cabines de
estudo (38m2) processamento técnico (28m2), informatização (37m2), reprografia (8m2J e
ba/cão de atendimento (12m2).
O funcionamento da Biblioteca será de 2
a
à 6
a
feira, das 8 às 22 horas e, aos
sábados das 8 às 12 horas.
A Biblioteca será informatizada e ligada em rede a sistemas de serviços de
intercâmbio de bibliotecas. A Biblioteca terá, em seus quadros, profissional habilitado
(bibliotecário), que responderá pela sua administração e funcionários suficientes para prestar
atendimento à comunidade acadêmica e externa.
O acervo específico do curso constará, à época de sua instalação, de 1.000
títulos e 2.000 exemplares, que serão ampliados no desenvolvimento das séries do curso, até
alcançar, quando do início do período letivo de insta/ação da última série, o total mínimo de
2.500 títulos e 5.000 volumes específicos. O acervo será atualizado constantemente, por
indicação dos professores ou por solicitação de dirigentes ou a/unos das Faculdades, em razão
de novas edições ou para atualização dos temas objeto de estudos, além de publicações
destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão. O acervo oferecido atenderá
apropriadamente às funções de ensino, pesquisa e extensão das Faculdades, em livros e em
periódicos (assinaturas correntes). Além do acervo específico que será priorizado, a Biblioteca
terá à disposição livros de referência, e acervo abrangente das outras áreas de conhecimento,
e que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e humanística da
comunidade acadêmica.
O planejamento econômico-financeiro do curso prevê ampliação gradativa do
acervo, com a constituição do Fundo de Apoio à Biblioteca.
A Instituição dotará a Biblioteca de acervo de periódicos, nacionais e
estrangeiros, específicos para o curso e outros de interesse da comunidade e acervo de
audiovisuais com slides, videoteca, transparências, mapoteca, etc.
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
O prédio que abrigará as Faculdades de Educação e Ciências Gerenciais de
Indaiatuba, está localizado à Rua Pedro de Toledo nº 810, em Indaiatuba, cedido em regime de
locação por 5 anos, à Organização Paulistana Educacional e Cultural. O terreno tem área de
2.280m2, possuindo 1.155,00 m2 de área construída, dotado de salas de aula, biblioteca,
salas da administração, sala de professores, laboratórios, cantina, sanitários e áreas de
convivência.
O espaço físico já disponível e com as adaptações previstas será suficiente
para abrigar o curso.
8. LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS
Consta do processo os laboratórios a serem equipados, a saber:
Laboratório de Informática
Laboratório com mesas para microcomputadores, mesas para impressoras, 20
microcomputadores PC/AT-386, impressoras matriciais, softwares e demais equipamentos
periféricos.
A Instituição, contará com um Núcleo de Processamento de Dados, para
informatização da Biblioteca e dos serviços administrativos e acadêmicos.
ESCRITÓRIO-MODELO
O Escritório Modelo, com 100m2, onde serão desenvolvidas as atividades de
iniciação da prática profissional do curso, disporá de todos os móveis, utensílios,
equipamentos e instalações necessários a um escritório de empresa. Os principais itens e
equipamentos, são os seguintes:
Móveis e Equipamentos:
- 20 escrivaninhas com cadeiras;
- 05 máquinas de escrever;
- 20 calculadoras manuais;
- 01 mesa de reuniões com cadeiras;
- 03 calculadoras eletrônicas de mesa;
- 04 terminais de computador;
- 04 arquivos de pasta suspensa;
- 04 armários de aço;
9. PESQUISA
Há informação nos autos que "a pesquisa será estimulada pelos Departamentos,
constituindo-se em iniciação cientifica de seu alunado."
"A região de Indaiatuba, predominantemente industrial, oferece vasto campo para
investigação. A Instituição propõe, de inicio, um cadastramento das empresas da região que utilizam
sistemas computadorizados em sua Contabilidade, com o objetivo de realizar convênios de
cooperação técnica para aprimoramento dos sistemas.
10. EXTENSÃO
A Faculdade, propõe em seu projeto de curso, algumas iniciativas na área da
extensão, sem prejuízo de outras propostas que deverão ser encaminhadas pelos seus
Deparatamentos.
A proposta inicial é de instituir um Centro de Treinamento de Mão de Obra, para
formação de técnicos na área Contábil, para o mercado regional. Deverá oferecer cursos
permanentes de atualização fiscal.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias. A
descrição dos investimentos que serão realizados foram elaboradas a partir de parâmetros
percentuais, levando em conta o desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O
planejamento foi feito em Unidades Fiscais de Referência - UFIR, para assegurar a sua aplicação
com exeqüibilidade e segurança sobre os valores elencados.
Há previsão de aplicação de 8% das receitas da Instituição para Apoio à Biblioteca,
Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Il - VO TO DO RELA TOR
Diante do exposto, estando atendidas todas as exigências à Seção II da Resolução 01/93, vota o
Relator favoravelmente à autorização (projeto) para funcionamento do curso de Administração -
habilitações Administração Geral e Administração de Marketing, a ser oferecido pela Faculdade de
Educação e Ciências Gerenciais de Indaiatuba, mantida pela Organização Paulistana Educacional e
Cultural, com 80 vagas totais anuais, no período noturnas;
Aprovado o presente parecer o referido processo deverá ser encaminhado a
SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação da Comissão Verificadora.
/// - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o
voto
da
Relator Sala das Sessões, 05 de 04 1994.
ANEXOS DO PARECER
CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NÚCLEO COMUM
I
a
SÉRIE
DISCIPLINAS CARGA/HORÁRIA
Língua Portuguesa (Redação e Comunicação) 72
Economia 72
Instituições de Direito Público e Privado 72
Matemática 72
Contabilidade Geral 72
Psicologia (Aplicada à Administração) 72
Sociologia (Aplicada à Administração) 72
Métodos e Técnicas de Pesquisa 72
Teorias da Administração 144
TOTAL 720
Educação Física 72
2
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA/HORARIA
Informática (Laboratório) I 72
Estatística Aplicada 72
Filosofia e Ética Profissional 72
Teoria Econômica (Economia de Empresas) 72
Contabilidade Gerencial 72
Administração de Sistemas de Informações I 72
Matemática Financeira 72
Legislação Tributária 72
Organização, Sistemas e Métodos 144
TOTAL 720
3
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA-HORÁRIA
Administração de Sistemas de Informações II 72
Recursos Com
p
utacionais A
p
licados
(
Laboratório
)
I 72
Le
g
islação Social 72
Direito Empresarial 72
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais 72
Orçamento, Planejamento e Controle 72
Administração Financeira e Orçamentária 144
Administração de Produção 144
TOTAL 720
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - Habilitação em Administração Geral
4
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA/HORARIA
Recursos Computacionais Aplicados (Laboratório) II 72
Plane
j
amento Estraté
g
ico e Política de Ne
g
ócios 72
Análise de Balanços 72
Administração e Análise de Investimentos 72
Administração de Custos 72
Administração Mercadológica 144
Administração de Recursos Humanos 144
Estágio Supervisionado 300
TOTAL 948
TOTAL GERAL 3.108
CICLO PROFISSIONALIZANTE
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
4
a
SERIE
DISCIPLINAS CARGA-HORÁRIA
Recursos Computacionais Aplicados (Laboratório) II 72
Administração de Recursos Humanos 72
Administração de Custos 72
Administração Mercadológica 72
Administração de Vendas 72
Planejamento Estratégico de Marketing 72
Pesquisa Mercadológica 72
Promoções e Distribuição de Produtos 72
Comunicação Publicitária 72
Projeto e Desenvolvimento (Produtos e Embalagens) 72
Estágio Supervisionado na Área 300
TOTAL 1.020
TOTAL GERAL 3.180
DOCENTES INDICADOS PARA O CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO - Habilitações:
ADMINISTRAÇÃO GERAL E
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Professores Para o Primeiro Ano Letivo
01. ANTONIO ASSUMPÇÃO Disc: Matemática Tit.: - Engenheiro
Civil - Universidade de Mogi das Cruzes - 1973
- Professor desde 1988 na UNIFAC/Botucatu - 6 anos de experiência docente - Graduado atendendo
à Resolução CFE nº 20/77
02. CLÁUDIO BENEDITO ALVES
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas - Fac. Ciências Econômicas e Administrativas de Botucatu -1976
- Doutor em Agronomia - área de concentração: Energia na Agricultura - UNESP/Botucatu - 1986
- Mestre em Agronomia - área de concentração: Energia na Agricultura - UNESP/Botucatu - 1984
03. BIO GOMES DA SILVA
Disc: Economia
Teoria Econômica (Economia de Empresas) Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas - Fac. Munic.
Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André -1971
- Mestre em Administração - área de concentração: Economia Aplicada à Administração - FGV/SP -
1979
- Parecer nº 4.991/75 - Disc: Introd. à Economia e Economia.
04. JOÃO BORGES DO AMARAL
Disc: Instituições de Direito Público e Privado
Direito Empresarial Tit.: - Bacharel em Direito - Fac. Nacional Direito/Universidade
Brasil - Rio de Janeiro - 1940
- Bacharel em Jornalismo - PUC/SP - 1960
- Licenciado em Geografia e História - UNIPAR/PR - 1955.
- Especialista sobre a Reforma de Ensino de I
o
e 2
o
Graus - UFSM/SP - 1972.
- Especialista em História da República do Brasil - UMC/SP - 1974.
- Especialista em História da Arte - UMC/SP - 1974.
- Parecer CFE nº 3.238/78 - Disc: Legislação Social.
05. MABEL ARCARI STENGEL
Disc.: Língua Portuguesa / Redação e Comunicação
Tit.: - Licenciada em Letras - USP/SP - 1979
- Mestre em Letras - USP/SP - 1981.
- Parecer CFE 311/91 - Disc.: Língua Portuguesa.
06. MARIANO YOSHITAKE
Disc.: Contabilidade Geral
Contabilidade Gerencial Tit.: - Bacharel em Ciências
Contábeis - USP/SP - 1974.
- Doutor em Controladoria e Contabilidade - USP/SP - 1990.
07. MOACIR GODINHO
Disc: Matemática
Sociologia Tit.: - Licenciado em Ciências Sociais -
FFSLB/SP - 1967.
- Doutor em Agronomia - Energia na Agricultura - UNESP/SP - 1988.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Fundamentos de Ciências Sociais, Matemática Financeira e
Estatística.
08. PEDRO DIAS
Disc.: Educação Física
Tit: - Licenciado em Educação Física - FEFBB/SP - 1984.
- Possui experiência docente à nível superior na disciplina de Educação Física na UNIFAC desde
1984 - Graduado atendendo a Resolução CFE nº 20/77
09. RICARDO SALARO NETO
Disc.: Teoria da Administração
Organização de Sistemas e Métodos Tit.: - Bacharel em
Administração de Empresas - FCEAB/SP - 1986.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Introdução à Administração.
10. WALDEMAR SARTORI
Disc.: Psicologia
Tit.: - Licenciado em Pedagogia - FFCLB/SP -1967.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Psicologia Aplicada à Administração.
Professores Para os Demais Anos Letivos
01. ANÍSIO SERAPHIM MONTEFERRANTE
Disc.: Orçamento, Planejamento e Controle.
Administração e Análise de Investimentos Tit.: -
Bacharel em Ciências Econômicas - FCEM/SP -1964.
- Bacharel em Administração de Empresas - FIM/SP - 1976.
- Bacharel em Ciências Contábeis - FIM/SP - 1976.
- Parecer CFE nº 599/73 - Disc: Planejamento e Legislação Tributária
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc.: Introdução à Economia, Teoria Econômica e Introdução à
Administração.
02. ANTONIO SALVADOR MORANTE
Disc.: Análise de Balanço
Administração Mercadológica Tit.: - Bacharel em
Ciências Econômicas - FCESP/SP -1968.
- Bacharel em Administração - FCESP/SP - 1979.
- Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais - PUC/SP - 1991.
03. AUGUSTO VITALI NETO
Disc: Administração de Custos
Administração de Sistemas de Informações
Tit.: - Bacharel em Administração de Empresas.
- Parecer nº 3587/76 - Disc: Contabilidade de Custos
- Parecer nº 311/91 - Disc: Contabilidade de Custos e Custos Hospitalares.
04. CLÁUDIO MASANELLI SOUTO MATOLA
Disc: Planejamento Estratégico de Marketing
Projeto e Desenvolvimento (Produtos e Embalagens) Tit.: -
Bacharel em Administração de Empresas - PUC/SP - 1975.
- Bacharel em Ciências Econômicas - FCEA D.Pedro II - 1975.
- Mestre em Administração de Empresas - PUC/SP - 1982.
05. EDER APARECIDO LUPPI
Disc.: Administração de Produção
Tit.: - Engenheiro Eletricista - UNIVER. DE BAURU/SP - 1987.
- Especialista em Engenharia de Produção - FSJT/SP - 1990.
06. IRINEU DA SILVA DIAS
Disc: Informática (Laboratório)
Estágio supervisionado Tit.: -
Bacharel em Administração
- Especialista em Gerência Financeira - FSJT/SP - 1988.
- Parecer CFE 430/90 - Disc: Introdução à Contabilidade, Estrutura e Análise de Balanços,
Contabilidade Geral, Auditoria, Contabilidade e Custos, Estágio Supervisionado em
Administração I e II e Pesquisa Operacional.
07. JOSÉ VICENTE FORTES
Disc.: Administração de Vendas
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Tit.: - Bacharel em Administração - FCEAB/SP - 1976.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Administração de Materiais, Fundamentos de Administração da
Saúde e Administração Hospitalar.
08. MÁRIO AUGUSTO CARNEIRO LEÃO RIBEIRO
Disc: Estatística Aplicada.
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas - USP/SP -1965.
- Doutor em Ciências - FCMBB/SP - 1974.
09. MOACIR DEL NERO DA COSTA
Disc: Administração Financeira e Orçamentária
Planejamento Estratégico e Política de Negócios Tit.: -
Bacharel em Administração de Empresas - FMU/SP - 1973.
- Parecer CFE nº 3.603/77 - Disc: Contabilidade Geral
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Contabilidade, Administração Financeira e Orçamento.
10. NORBERTO MIGUEL CHAGURI
Disc: Administração de Recursos Humanos
Recursos Computacionais Aplicados (Laboratório)
Tit.: - Bacharel em Administração de Empresas
- Parecer CFE nº 907/78 - Disc: Administração de Pessoal.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Administração de Pessoal.
11. OSMAR DELMANTO
Disc.: Legislação Tributária
Legislação Social Tit: - Bacharel em Ciências
Jurídicas e Sociais - USP -1949.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc.: Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Social e
Legislação Tributária.
12. REINALDO DE ALMEIDA MARTINS
Disc.: Pesquisa Mercadológica
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômica - FEFASP/SP - 1983.
- Mestre em Administração - PUC/SP - 1991.
13. RUBENS MURILLO TREVISAN
Disc: Filosofia e Ética Profissional
Tit.: - Licenciado em Filosofia - PUC/SP - 1960.
- Mestre em Filosofia - USP/SP - 1979.
- Parecer CFE nº 3296/77 - Disc: História das Doutrinas Morais.
- Parecer CFE nº 656/76 - Disc.: Fundamentos Filosóficos da Educação Moral
14. TEREZINHA CARDOSO PRAGANA
Disc: Comunicação Publicitária
Promoções e Distribuição de Produtos Tit.: - Bacharel
em Comunicação Social - FIES/RJ - 1976.
- Possui experiência docente na área de ensino superior desde 1988 na UNIFAC - Graduada
atendendo a Resolução CFE nº 20/77
15. VALDEVINO KROM
Disc: Matemática Financeira
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas - PUC/SP -1977.
- Mestre em Agronomia - área de Engenharia na Agricultura - UNESP/Botucatu -1987
- Especialista em Engenharia Econômica - FEFASP/SP - 1988.
- Parecer CFE nº 311/91 - Disc: Metodologia Científica.
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