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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE DI/TRA MT
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (fase do projeto)
RELATOR; SR. CONSELHEIRO DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MA VOR
PARECER Nº 354/94
APROVADO EM 04/04/94
CÂMARA OU COMISSÃO
PROC.Nº
23001.000631/90-62
I - RELATÓRIO
Pelo Parecer 715/93 a CAPLAN/MEC aprovou a Carta-Consulta para autorização de
funcionamento do curso de Ciências Sociais, nas habilitações:- Licenciatura Plena e Bacharelado com ênfase
em Planejamento Sócio-Econômico, a ser ministrado pela Associação Educacional Presidente Dutra, na cidade
de Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o projeto de curso, de acordo com as normas
fixadas pela Resolução CFE nº 01/93.
Esta Relatora elaborou o seu parecer tendo presente o Projeto Pedagógico do Curso referido
e os demais elementos e documentos constantes do processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto com base na Resolução CFE s/nº, de 23 de outubro de 1962, que
fixou os mínimos de conteúdo e duração para o curso de Ciências Sociais.
A instituição que irá ministrar o curso é um novo estabelecimento de ensino superior
particular, com amparo no Artigo 209 da Constituição e no Art. 2
o
da Lei nº 5.540/68, com a denominação
Associação Educacional Presidente Dutra, com sede na cidade Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
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2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS ADOTADAS
A organização curricular do curso de Ciências Sociais - habilitações:- Licenciatura
Plena e Bacharelado com ênfase em Planejamento Sócio-Econômico, proposta pela interessada, atende
aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho, pela Resolução s/nº, de 23 de outubro de
1962.
As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais.
O curso será ministrado em regime seriado anual, com duração de quatro anos, e uma
carga horária de 2.736 horas/aula na habilitação Licenciatura Plena e 2.664 horas/aula no Bacharelado
com ênfase em Planejamento Sócio-Econômico. Seu funcionamento será no período noturno, com
sessenta (60) vagas anuais.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
Cada Departamento, ao propor seu Plano de Ensino, para aprovação do Conselho
Departamental, deverá indicar também as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento de cada
conteúdo programático.
Adotar-se-ão métodos e técnicas variadas, tais como: interdisciplinaridade das áreas
afins; pesquisas teóricas; pesquisas semi-práticas em laboratórios; pesquisas semi-práticas em campo;
elaboração de projetos; debates, seminários, mesa-redonda, palestras; viagens de estudos (regional e
local).
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O projeto descreve o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado,
que reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo
mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
A distribuição dos docentes, analisada a titulação correspondente, revela significativo
índice de Qualificação do Corpo Docente indicado para o Curso de Ciências Sociais, sendo: 01 (5,9%) de
doutores, 13 (76,5%) de mestres e 03 (17,6%) de especialistas.
Quanto ao regime de trabalho, a distribuição do corpo docente do curso, a Instituição
informa no processo que atenderá aos indicadores de qualidade do CFE, com a seguinte distribuição:
20% do corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial (TP) e 50% em regime
especial.
A Instituição para desenvolver atividades de pesquisa e extensão indissociadas do
ensino, adotará como política de contratação de docentes em TI e TP, dar preferência àqueles docentes
que possuem maior qualificação acadêmica, além de designar parte do tempo de contrato para horas-
atividades, para desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto maior
a qualificação do docente, maior o percentual de horas/atividades.
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O planejamento econômico-financeiro do curso reservou recursos específicos para o
Plano de Capacitação de Recursos Humanos, correspondendo, a 2,0% da receita total do curso. A
instituição pretende ainda conquistar recursos com as agências governamentais de fomento à pesquisa e à
pós-graduação e de organismos não-governamentais, nacionais ou estrangeiros.
O Programa Institucional de Capacitação Docente - PICD, proporcionará aos inscritos
em programas de Mestrado e Doutorado o oferecimento de bolsas-auxüio, como forma de incentivo ao
docente.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando
corretamente a sua organização administrativa e didático-pedagógica.
A estrutura organizacional da Faculdade Cândido Rondon será constituída por órgãos
da administração superior: colegiados superiores: Congregação e Conselho Departamental - órgão
executivo superior: Diretoria Geral. Na Administração Básica, os órgãos colegiados serão os Colegiados
de Departamento e os Colegiados de Curso, enquanto os órgãos executivos serão as Chefias
Departamentais e as Coordenadorias de Cursos.
6. BIBLIOTECA
A Biblioteca, também utilizada pelo Colégio de 2
o
Grau da Instituição, ocupa,
atualmente, uma área de 270 m2, sendo 96m2 para acervo, 80m2 para leitura, 18m2 de cabines de
estudo e 76m2 para atendimento, reprografia, sanitários, administração e processamento técnico.
Está prevista a edificação de um novo espaço para a Biblioteca, com 809 m2, em área a
ser construída no térreo do Bloco D, com início e término de construção previsto para 1996.
O Biblioteca funciona de segunda a sexta feira, das 8:00 às 22:00 horas
ininterruptamente e aos sábados das 8:00 às 14:00 horas.
o
A informatização deverá ser complementada até o 4 ano de funcionamento da
Faculdade, ligando a Biblioteca, em rede, com as principais bibliotecas universitárias e os centros de
documentação de informática do Brasil e do exterior.
O acervo atual é formado por 1.504 títulos e 2.674 volumes de livros, em sua maioria
o
para atendimentos dos cursos de 2 grau.
O acervo da Biblioteca adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU, e na
catalogação utiliza-se a AACR2, nível 3. A Instituição reservou em seu orçamento qüinqüenal, 2,0% da
receita bruta, para aquisição de livros e periódicos.
A Instituição já providenciou a assinatura de periódicos nas áreas especificas dos cursos
pleiteados.
O acervo previsto para o curso é de 1.250 títulos específicos e 2.500 exemplares, por
curso, ao final da implantação de todas as disciplinas e atividades e de 22 periódicos (assinaturas
correntes), conforme o cronograma que se segue:
PERÍODOS lºANO 2º ANO 3
o
ANO 4
o
ANO TOTAL
LIVROS
250 300 350 350 1.250
. TÍTULOS
. EXEMPLARES
500 600 700 700 2.500
PERIÓDICOS
. Assinaturas .
correntes
10 04 04 04 22
Acrescente-se que está à disposição da Associação Educacional Presidente Dutra -
AEPD, conforme termo de Cooperação (anexado ao Projeto), todo o acervo da Biblioteca da
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, que abrange toda universalidade de área de
conhecimento. A Biblioteca da UFMT está localizada em área de fácil acesso próxima a Faculdade
Cândido Rondon.
* MULTIMEIOS
A Faculdade estará dotada, também, de um Setor Audiovisual, que se constituirá no
operacional de apoio e consulta de alunos e professores, assim equipado:
RECURSOS AUDIOVISUAIS QUANTIDADE
MATERIAL:-
Slides 200
Fitas de Vídeo 250
Mapas 40
TOTAL 490
EQUIPAMENTOS:-
Retroprojetores 08
Pro
j
etores de Slides 06
Episcópios 01
Projetores de Filmes 01
Videocassete 06
Aparelhos de TV 08
Unidade de So
m
05
Câmara Filmadora 02
Telão para Projeção de TV 01
TOTAL DE EQUIPAMENTOS 38
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Faculdade Cândido Rondon funcionará na Av. Beira Rio, nº 3.001, Jardim Europa,
em instalações próprias. A área do terreno é de 25.646,85 m.2, com 2.356m2 já construídos, em dois
blocos, sendo um térreo, destinado à administração geral, laboratório de informática, CPD, recepção e
secretaria acadêmica, com 592 m2, e outro bloco, contendo dois pisos, sendo o térreo com 882 m.2,
destinado a salas de aula, biblioteca (atual), diretório acadêmico, almoxarifado e sanitários, e o piso
superior, com 882 m2 destinado a salas de aula e sanitários.
As atividades de educação física e desportiva serão desenvolvidas em áreas apropriadas
já edificadas, sendo: Quadra Poliesportiva com 640m2 e Campo de Futebol com pista de atletismo com
1.749m2.
O projeto descreve as serventias do prédio, e as plantas baixas demonstram que as
instalações são adequadas para as finalidades da nova IES e do curso que pretende fazer funcionar.
A Instituição já elaborou seu Projeto de Implantação e Expansão para a Faculdade
Cândido Rondon, contemplando a construção de blocos que abrigarão os novos cursos, com área total de
11.697m2.
8. LABORATÓRIOS
A Instituição conta, de imediato, com 3 laboratórios, sendo 2 laboratórios de
Informática (1 para ensino, 1 para pesquisa) e um de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, além do
CPD.
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ENSINO:
Com 67m2 e capacidade de atendimento para 56 alunos por aula, dispõe dos seguintes
equipamentos:
. 01 micro 486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA-HD 1GB
. 07 micros 486 DX-33MHz-4MB RAM-ISA-HD 100MB
. 10 micros 486 5X-25MHz-4MB RAM-ISA
. 10 micros 386 DX-40MHz-SND
. 03 impressoras de 09 agulhas - 200 CPS -132 colunas
. 02 impressoras de 24 agulhas - 200 CPS -132 colunas
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - APOIO À PESQUISA:
Com uma área de 21,00 m2
. 04 micro-computadores PC-AT486 DX-33MHz-4MB RAM-HD100MB
. 01 quadro branco de fórmico auto-brilho
- CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD:
Com uma área de 22,75 m.2
. 01 micro-computador PC-AT486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA 1GB . 03
micro-computadores PC-AT 486 DX-25MHz-4MB RAM-ISA . 01
impressora de 24 agulhas - 220 CPS - 132 colunas . 01 quadro branco
de fórmico auto-brilho
Os laboratórios estão interligados em Rede através de Placas NE2000 ao servidor PC AT
486 DX2, disco rígido de 1 Giga Bytes, sistema de Back Up Streamer de 500 MB, 02 estabilizadores de
06 KVA com isolador de trafo, No Break de 500 VA PC Power, DOS e WINDOWS instalados, com
manuais e com Password ao ligar.
Todo material instrumental, equipamentos e mobiliários existentes nos laboratórios já
atendem aos níveis fundamental e médio oferecidos, principalmente, na habilitação Técnico em
Processamento de Dados, ministrado pelo Colégio Cândido Rondon, mantido pela Associação
Educacional Presidente Dutra - AEPD, e estão à disposição do curso de Ciências Sociais.
O Curso de Ciências Sociais, utilizará, ainda, o Laboratório de Línguas, a ser construído e
equipado pela Instituição.
A Instituição acrescenta que estão em fase final de negociação diversos convênios com
várias indústrias e órgãos de serviços municipais de Cuiabá, para utilização de seus laboratórios
específicos.
9. PESQUISA
A Faculdade promoverá a investigação científica através do suporte financeiro próprio
ou em convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos projetos de melhoria do ensino de
graduação.
Os instrumentos de fomento que serão utilizados para o auxílio a professores e
pesquisadores e "alunos-talento ", serão:-
1. uma aproximação com os órgãos governamentais de fomento e auxílio à pesquisa,
como o CNPq, CAPES, FINEp, entre outros;
2. o Fundo de Apoio à Pesquisa constante do Planejamento Econômico do Curso, que
possuirá recursos próprios (2% da receita total), responsável pelo fomento de atividades de pesquisa e
extensão de professores, funcionários e alunos;
3. assessoria e intercâmbio com empresas e/ou instituições da região, com o objetivo de
intensificar a integração e desenvolvimento tecnológico entre Escola e empresa.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser praticada pela Faculdade, da
intercomplementariedade de cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos núcleos temáticos
integrados, estratégia principal para o incremento da pesquisa.
As linhas de pesquisa na área das Ciências Sociais, deverão assumir um caráter de
pesquisa aplicada à realidade social da região metropolitana de Cuiabá, às empresas e instituições da
região. Para o curso de Ciências Sociais com ênfase em Planejamento Sócio-Econômico, estão previstas,
de imediato, desenvolvimento de investigação sobre problemas de habitação na periferia da cidade;
condições de sócio-econômicas e de habitabilidade da população periférica; diagnóstico das origens dos
moradores; programas de saber instrumental (higiene pessoal, economia doméstica, triagem de mão de
obra, etc.)
10. EXTENSÃO
O Projeto propõe, de imediato, para o curso de Ciências Sociais, oferta de cursos de
extensão em planejamento urbano, planejamento regional, planejamento de transportes, cursos de saber
instrumental para a população carente, com o objetivo de proporcionar algum tipo de profissionalização
(cursos para cozinheiras, costureiras, camareiras, artesanato, cabeleireira e manicure, primeiros
socorros, higiene pessoal, office-boy, secretariado, etc), bem como cursos de extensão e aperfeiçoamento
profissional, para reciclagem e treinamento de profissionais e de formação de mão de obra, junto às
empresas conveniadas, na Região, de tal modo que a adoção de novos meios e técnicas produzam efeitos
qualitativos na formação do futuro profissional.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá a Extensão Universitária através de:
cursos de Extensão universitária, expansão cultural e outros congêneres, destinados à comunidade
acadêmica e ao público externo; cursos e seminários de treinamentos e atualização profissionais, nas
áreas dos seus cursos de graduação; desenvolvimento de projetos integrados de ação extensionista, de
caráter sócio-educativos, esportivos, recreativos e de promoção social; incrementação de programas de
estágios supervisionados com reais possibilidades de aprendizado eficaz, nas organizações da
comunidade; promoção de projetos culturais específicos; desenvolvimento e estruturação de escritórios-
pilotos para treinamento pré-profissional das Ciências Gerenciais e da Ciência da Computação; e,
prestação de serviços às instituições da comunidade.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias, e a descrição
dos investimentos que serão realizados, foram elaboradas a partir de parâmetros percentuais, levando em
conta o desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O planejamento foi feito em
Unidades Fiscais de Referência - UFIR, para assegurar a sua aplicação com exeqüibilidade e segurança
sobre os valores elencados.
Foram utilizados os seguintes parâmetros para efeito de divisão de despesas:
- 60% dos gastos, com despesas de pessoal (docentes, funcionários técnico-
administrativos e encargos sociais);
- 5% com bolsas de estudos e descontos diversos;
- 4% com programas de pesquisa e extensão (excetuando os gastos de pessoal, já
incluídos na rubrica própria);
-3,3% com despesas da área de ensino (concurso vestibular, materiais de consumo,
laboratórios, etc...);
-2% com despesas de treinamento de pessoal (professores e funcionários técnico-
administrativos);
-2% com Fundo de Apoio à Biblioteca;
-12% com despesas de consumo e manutenção (energia elétrica, água, telefone, fretes e
carretos, correios, publicidade e propaganda, estadias, viagens, etc);
- Os superávits serão destinados para as despesas de capital (construções, reformas,
móveis, equipamentos, laboratórios, biblioteca, etc...).
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados do projeto do curso e os demais documentos analisados, esta
Relatora vota favoravelmente à aprovação do projeto para autorização de funcionamento do curso de
Ciências Sociais, habilitações Licenciatura Plena e Bacharelado do ênfase em Planejamento Sócio
Econômico, a ser oferecido pela Faculdade Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional
Presidente Dutra, com 60 vagas totais anuais. Após a homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro
da Educação, deverá a interessada requerer a visita da Comissão Verificadora.
III - CONCLUO DAMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões,
ANEXOS DO PARECER
CURSO DE
CIÊNCIAS SOCIAIS
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
TRONCO COMUM
lºANO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
. Economia I 72
. Antropologia I 72
. Língua Portuguesa (Redação e Comunicação) 72
. Introdução à Sociologia 72
. História Econômica
,
Política e Social Geral 72
. Geografia Humana e Econômica 72
. Metodolo
g
ia Científica 72
. Filosofia 144
648 h
. Educação Física 72
2
o
ANO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
. Economia II 72
. Antropologia II 72
. Sociolo
g
ia I 72
. Ciência Política I 72
. História do Brasil I 72
. Cultura Brasileira 72
. Estatística 144
. Geopolítica do Brasil 72
648h
3
o
ANO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
. Antropologia III 72
. Sociolo
g
ia II 72
. Ciência Política II 72
. História do Brasil II 72
. Teoria Geral do Estado 72
. Economia Brasileira Contemporânea 72
. Meio-Ambiente e Desenvolvimento 72
. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências
Sociais I 144
648h
CICLO PROFISSIONALIZANTE
4
o
ANO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS com
Ênfase em PLANEJAMENTO SÓCIO-ECONÔMICO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
. Antropologia IV 72
. Sociologia III 72
. Ciência Política III 72
. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências
Sociais II 72
. Modelos de Consultoria e Organização de Projetos 72
. Monografia 72
. Elaboração e Análise de Projetos 72
. Planejamento Urbano e Regional 144
. Informática (Laboratório) 72
720
TOTAL 2664 h
4
o
ANO LICENCIATURA
PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
. Antropologia IV 72
. Sociolo
g
ia III 72
. Ciência Política III 72
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2
o
Graus 72
. Didática 72
. Psicologia da Educação 72
. Ideologia e Educação 72
. Estágio Supervisionado 288
. Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia (72)
. Metodologia e Prática de Ensino de Antropologia (72)
. Metodolo
g
ia e Prática de Ensino de Ciência
Política
(
72
)
. Metodologia e Prát. Ensino de Elementos de
Economia (72)
792
TOTAL 2.736 h
RELAÇÃO DOS PROFESSORES INDICADOS PARA O CURSO
I - Professores para o Primeiro Ano Letivo:
01. CARLOS ALBERTO METELO
Disc.: Educação Física
Tit.: - Lic. em Educação Física - UFMT - 1979.
- Esp. em Educação Física Infantil - UFMT - 1983.
02. EDGAR FRANCISCO DE OLIVEIRA
Disc.: Introdução à Sociologia
Métodos e Técn. de Pesquisa em Ciências Sociais Tit.: - Lic.
em Filosofia - F.F. Nossa Srª Medianeira/SP - 1971.
- Mestre em Sociologia do Desenvolvimento - UFPE -1979.
- Esp. em Sociologia do Desenvolvimento (400 hs) - UFMT - 1977.
03. GERSON RODRIGUES DA SILVA
Disc.: Economia
Tit.: - Bel. em Ciências Econômicas - UFMT -1982.
- Mestre em Economia Rural - Un. Federal de Viçosa/MG - 1988.
- Parecer CFE nº 561/85 - Economia.
04. JOVAM VILELA DA SILVA
Disc: Antropologia
Cultura Brasileira Tit.: - Lic. em História -
FFCL de Tupã/SP - 1972.
- Mestre em História, área de Cultura Brasileira - PUC/RS - 1982.
- Esp. em História, área de Cultura Brasileira - PUC/RS - 1979.
- Parecer CFE nº 594/93 - História Econômica Geral e Formação Econômica do Brasil.
05. JOSÉ NOGUEIRA DE MORAES
Disc: Língua Portuguesa (Redação e Comunicação)
Tit.: - Lic em Letras Modernas - Francês - UFG/GO - 1973.
- Bel. em Direito - Associação Goiana de Ensino/GO -1977.
- Mestre em Letras e Lingüística, área de Teoria da Literatura - UFG/GO -1988.
- Esp. em Supervisão Escolar - UVFM - 1983.
- Esp. em Língua Portuguesa, área de Redação - MEC/CAPES - 1983.
06. LAURO DE BRITO VIANNA
Disc: História Econômica, Política e Social Geral
História do Brasil Tit.: - Bel.
em História - USP -1973.
- Mestre em História Econômica - USP - 1985.
07. LENIR MARIA DE OLIVEIRA ASSUMPÇÃO
Disc: Geografia Humana e Econômica
Metodologia Científica Planejamento Urbano e
Regional Tit.: - Lic Plena em Geografia - UFMT -
1984.
- Esp. em Estudos Avançados sobre o Desenvolvimento Urbano e Rural do Estado de Mato
Grosso - MEC/BIRD II/SPG -1987.
- Parecer CFE nº 549/93 - Demografia Econômica e E.P.B.
- Parecer CFE nº 571/93 - Metodologia Científica.
II - Professores Para os Demais Períodos Letivos:
01. AMIL THEREZINHA OLIVEIRA DE ASSIS E SILVA
Disc.: Psicologia da Educação Estágio Supervisionado
Tit.: - Lic em Pedagogia - UFMT - 1975.
- Mestre em Educação - FGV - 1982.
- Esp. em Metodologia do Ensino Superior - UFMT - 1987.
- Curso de Aperfeiçoamento em Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior (180 hs) -
FSSRJ/RJ - 1976
- Curso de Aperfeiçoamento em Psicologia da Aprendizagem - FGV/RJ - 1976.
02. ANTÔNIO LINO RODRIGUES DE SÁ
Disc: Filosofia
Modelos de Consultoria e Organização de Projetos Tit.:
- Lic. em Filosofia - FFCL de São Paulo -1974.
- Mestre em Filosofia da Educação - PUC/SP -1984.
- Esp. em Sociologia, área de Ciências Sociais - UCMG/MG - 1979.
- Parecer CFE nº 677/87 - Introdução às Ciências Sociais e Sociologia.
03. JENZPROCHNOW
Disc: Sociologia
Tit.: - Bel. em Economia - PUC/PR -1966.
- Mestre em Sociologia Industrial - PUC/RS - 1978.
- Esp. em Cooperativismo - Un. Vale do Rio dos Sinos/RS - 1977.
- Parecer CFE nº 677/87 - Economia Industrial.
04. MANOEL PINTO DA FONSECA
Disc: Economia Brasileira Contemporânea
Meio Ambiente e Desenvolvimento Tit.: - Bel. em
Ciências Econômicas - UFMT - 1972.
- Mestre em Economia Regional e Urbana - UFMG - 1977.
- Esp. em Planejamento do Desenvolvimento Regional - UnB - 1975.
- Parecer CFE nº 677/87 - Economia Brasileira Contemporânea, Técnicas de Pesquisa em
Economia e Economia Industrial.
- Parecer CFE nº 678/87 - Economia Brasileira e Introdução à Economia.
05. MARCOS PRADO DE ALBUQUERQUE
Disc.: Teoria Geral do Estado
Tit.: - Bel. em Direito - UFRJ -1980.
- Mestre em Ciências Jurídicas, área de Direito e Desenvolvimento - PUC/RJ - 1984.
- Esp. em América Latina - UnB - 1984.
06. MARCUS VINÍCIUS LAGE
Disc: Informática (Laboratório)
Tit.: - Bel. em Engenharia Civil - FUMEC/MG - 1980.
- Esp. em Informática - Fac. Católica de Tecnologia/DF - 1985.
07. MARIA GREGÓRIO DE SOUZA
Disc.: Estrutura e Funcion. do Ens. de I
o
e Graus
Didática
Ideologia e Educação Tit.: - Lic Plena em Pedagogia, Hab. em Administração Escolar e
Magistério - UFMT - 1972.
- Mestre em Educação, Supervisão e Currículo - PUC/SP - 1993.
- Esp. em Supervisão Escolar - UFMT - 1982.
- Esp. em Fundamentos da Educação - UFMT - 1988.
- Esp. em Problemas Decorrentes da Instrumentação do Sistema de Supervisão - SEE/MT -
MEC - 1977.
08. MARTHA JOHANNA HAUG
Disc.: Ciência Política
Tit.: - Lic em Geografia - UFMT - 1976.
- Doutora em Ciências da Comunicação - USP - 1991.
- Mestre em Ciências Sociais - USP - 1985.
09. ODILZA BATISTA DE QUEIROZ
Disc.: Elaboração e Análise de Projetos
Geopolítica do Brasil Monografia Tit: - Lic. Plena em Geografia -
UFMT -1972.
- Mestre em Geografia - UFRJ - 1977.
- Esp. em Demografia (450 hs) - PUC/RJ - 1973.
- Curso de Estudos Avançados de Desenvolvimento Rural e Urbano - UFMT/MEC - BIRD III -1987.
- Parecer CFE nº 677/87 - Demografia Econômica.
10. PAULO ROBERTO MENDES GUIMARÃES
Disc: Estatística
Tit.: - Bel. em Estatística - Esc. Nacional de C. Estatísticas - 1975.
- Mestre em Estatística - UNICAMP - 1980.
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