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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE DUTRA
MT
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL
(projeto de curso)
RELATOR: SR. CONSELHEIRO DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR
PARECER Nº 353/94
APROVADO EM 04/04/94
CÂMARA OU COMISSÃO
PROC.Nº
23001.000626/90-60
I - RELATÓRIO
Pelo Parecer 783/93 a CAPLANIMEC aprovou a Carta-Consulta para autorização de
funcionamento do curso de Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda, a ser ministrado
pela Associação Educacional Presidente Dutra, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o projeto de curso, de acordo com as
normas fixadas pela Resolução CFE nº 01/93.
Esta Relatora elaborou o seu parecer tendo presente o Projeto Pedagógico do Curso referido
e os demais elementos e documentos constantes do processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto com base na Resolução CFE nº 02/84, que fixou os mínimos de
conteúdo e duração para o curso de graduação em Comunicação Social.
A instituição que irá ministrar o curso é um novo estabelecimento de ensino superior
particular, com amparo no Artigo 209 da Constituição e no Art. 2
o
da Lei nº 5.540/68, com a denominação
Associação Educacional Presidente Dutra, com sede na cidade Cuiabá, Estado de Mato
Grosso.
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2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS ADOTADAS
A organização curricular do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda),
proposta pela interessada, atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho, pela
Resolução 02/84.
As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais.
O curso será ministrado em regime seriado anual, com duração de quatro anos, e uma
carga horária de 3.222 horas/aula. Seu funcionamento será no período noturno, com oitenta (80) vagas
anuais.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
Cada Departamento, ao propor seu Plano de Ensino, para aprovação do Conselho
Departamental, deverá indicar também as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento de cada
conteúdo programático.
Adotar-se-ão métodos e técnicas variadas, tais como: interdisciplinaridade das áreas
afins; pesquisas teóricas; pesquisas semi-práticas em laboratórios; pesquisas semi-práticas em campo;
elaboração de projetos; debates, seminários, mesa-redonda, palestras; viagens de estudos (regional e
local).
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O projeto descreve o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado,
que reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo
mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
A distribuição dos docentes, analisada a titulação correspondente, revela significativo
índice de Qualificação do Corpo Docente indicado para o Curso de Comunicação Social habilitação em
Publicidade e Propaganda, sendo: 02 (8,3%) Doutores, 01 (4,2%) Doutorando; 13 (54,2%) Mestres e 08
(33,3%) Especialistas.
Quanto ao regime de trabalho, a distribuição do corpo docente do curso, a Instituição
informa no processo que atenderá aos indicadores de qualidade do CFE, com a seguinte distribuição:
20% do corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial (TP) e 50% em regime
especial.
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A Instituição para desenvolver atividades de pesquisa e extensão indissociados do
ensino, adotará como política de contratação de docentes em TI e TP, dar preferência àqueles docentes
que possuem maior qualificação acadêmica, além de designar parte do tempo de contrato para horas-
atividades, para desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto maior
a qualificação do docente, maior o percentual de horas/atividades.
O planejamento econômico-financeiro do curso reservou recursos específicos para o
Plano de Capacitação de Recursos Humanos, correspondendo, a 2,0% da receita total do curso. A
instituição pretende ainda conquistar recursos com as agências governamentais de fomento à pesquisa e à
pós-graduação e de organismos não-governamentais, nacionais ou estrangeiros.
O Programa Institucional de Capacitação Docente - PICD, proporcionará aos inscritos
em programas de Mestrado e Doutorado o oferecimento de bolsas-auxílio, como forma de incentivo ao
docente.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando
corretamente a sua organização administrativa e didático-pedagógica.
A estrutura organizacional da Faculdade Cândido Rondon será constituída por órgãos
da administração superior: colegiados superiores: Congregação e Conselho Departamental - órgão
executivo superior: Diretoria Geral. Na Administração Básica, os órgãos colegiados serão os Colegiados
de Departamento e os Colegiados de Curso, enquanto os órgãos executivos serão as Chefias
Departamentais e as Coordenadorias de Cursos.
6. BIBLIOTECA
A Biblioteca, também utilizada pelo Colégio de 2
o
Grau da Instituição, ocupa,
atualmente, uma área de 270 m.2, sendo 96m2 para acervo, 80m2 para leitura, 18m2 de cabines de
estudo e 76m2 para atendimento, reprografia, sanitários, administração e processamento técnico.
Está prevista a edificação de um novo espaço para a Biblioteca, com 809 m2, em área a
ser construída no térreo do Bloco D, com início e término de construção previsto para 1996.
O Biblioteca funciona de segunda a sexta feira, das 8:00 às 22:00 horas
ininterruptamente e aos sábados das 8:00 às 14:00 horas.
o
A informatização deverá ser complementada até o 4 ano de funcionamento da
Faculdade, ligando a Biblioteca, em rede, com as principais bibliotecas universitárias e os centros de
documentação de informática do Brasil e do exterior.
O acervo atual é formado por 1.504 títulos e 2.674 volumes de livros, em sua maioria
para atendimentos dos cursos de 2º grau.
O acervo da Biblioteca adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU, e na
catalogação utiliza-se a AACR2, nível 3. A Instituição reservou em seu orçamento qüinqüenal, 2,0% da
receita bruta, para aquisição de livros e periódicos.
A Instituição já providenciou a assinatura de periódicos nas áreas específicas dos cursos
pleiteados.
O acervo previsto para o curso é de 1.250 títulos específicos e 2.500 exemplares, por
curso, ao final da implantação de todas as disciplinas e atividades e de 22 periódicos (assinaturas
correntes), conforme o cronograma que se segue:
PERÍODOS 1º ANO 2
o
ANO 3
o
ANO 4
o
ANO TOTAL
LIVROS 250 300 350 350 1.250
. TITULOS
. EXEMPLARES 500 600 700 700 2.500
PERIÓDICOS
. Assinaturas
. correntes 10 04 04 04 22
* MULTIMEIOS
A Faculdade estará dotada, também, de um Setor Audiovisual, que se constituirá no
operacional de apoio e consulta de alunos e professores, assim equipado:
ACERVO AUDIOVISUAL E EQUIPAMENTOS
RECURSOS AUDIOVISUAIS QUANTIDADE
MATERIAL:-
Slides 200
Fitas de Vídeo 250
Mapas 40
TOTAL 490
EQUIPAMENTOS:-
Retroprojetores 08
Projetores de Slides 06
E
p
iscó
p
ios 01
Pro
j
etores de Filmes 01
Videocassete 06
Aparelhos de TV 08
Unidade de So
05
Câmara Filmadora 02
Telão para Projeção de TV 01
TOTAL DE EQUIPAMENTOS 38
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Faculdade Cândido Rondon funcionará na Av. Beira Rio, nº 3.001, Jardim Europa,
em instalações próprias. A área do terreno é de 25.646,85 m.2, com 2.356m2 já construídos, em dois
blocos, sendo um térreo, destinado à administração geral, laboratório de informática, CPD, recepção e
secretaria acadêmica, com 592 m2, e outro bloco, contendo dois pisos, sendo o térreo com 882 m2,
destinado a salas de aula, biblioteca (atual), diretório acadêmico, almoxarifado e sanitários, e o piso
superior, com 882 ml destinado a salas de aula e sanitários.
As atividades de educação física e desportiva serão desenvolvidas em áreas apropriadas
já edificadas, sendo: Quadra Poliesportiva com 640m2 e Campo de Futebol com pista de atletismo com
1.749m2.
O projeto descreve as serventias do prédio, e as plantas baixas demonstram que as
instalações são adequadas para as finalidades da nova IES e do curso que pretende fazer funcionar.
A Instituição já elaborou seu Projeto de Implantação e Expansão para a Faculdade
Cândido Rondon, contemplando a construção de blocos que abrigarão os novos cursos, com área total de
11.697m2.
8. LABORATÓRIOS
A Instituição conta, de imediato, com 3 laboratórios, sendo 2 laboratórios de
Informática (1 para ensino, 1 para pesquisa) e um de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, além do
CPD.
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ENSINO:
Com 67,0 ml e capacidade de atendimento para 56 alunos por aula, dispõe dos
seguintes equipamentos:
. 01 micro 486 DX2-50MHz-8MB RAM-1SA-HD 1GB;
. 07 micros 486 DX-33MHz-4MB RAM-1SA-HD100MB;
. 10 micros 486 5X-25MHz-4MB RAM-ISA;
. 10 micros 386 DX-40MHz-SND;
. 03 impressoras de 09 agulhas - 200 CPS -132 colunas;
. 02 impressoras de 24 agulhas - 200 CPS -132 colunas.
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - APOIO À PESQUISA:
Com uma área de 21,00 m2
. 04 micro-computadores PC-AT 486 DX-33MHz-4MB RAM-HD100MB; .
01 quadro branco de fórmico auto-brilho.
- CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD:
Com uma área de 22,75 m.2
. 01 micro-computador PC-AT486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA 1GB; . 03
micro-computadores PC-AT486 DX-25MHz-4MB RAM-ISA; . 01
impressora de 24 agulhas • 220 CPS -132 colunas . 01 quadro branco de
fórmico auto-brilho.
Os laboratórios estão interligados em Rede através de Placas NE2000 ao servidor PC AT
486 DX2, disco rígido de 1 Giga Bytes, sistema de Back Up Streamer de 500 MB, 02 estabilizadores de
06 KVA com isolador de trafo, No Break de 500 VA PC Power, DOS e WINDOWS instalados, com
manuais e com Password ao ligar.
A Instituição firmará convênio com indústrias e órgãos de serviços municipais de
Cuiabá, para utilização de seus laboratórios específicos. \
LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Serão criados os seguintes laboratórios, a serem utilizados pelo Curso de Comunicação
Social:
- Laboratório de Imagem e Som;
- Laboratório de Línguas;
- Laboratório Fotográfico;
- Laboratório de Rádio;
- Laboratório Gráfico;
- Laboratório de Planejamento Gráfico;
- Laboratório de Redação.
Completando o quadro, será instalada a Agência de Publicidade, que funcionará com
setores de atendimento; planejamento; criação; mídia; produção gráfica; produção de RTC
(rádio/televisão/ cinema); Móveis, utensílios e instalações de uma Agência-Modelo-Escola.
9. PESQUISA
A Faculdade promoverá a investigação científica através do suporte financeiro próprio
ou em convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos projetos de melhoria do ensino de
graduação.
Os instrumentos de fomento que serão utilizados para o auxílio a professores e
pesquisadores e "alunos-talento ", serão:-
1. uma aproximação com os órgãos governamentais de fomento e auxílio à pesquisa,
como o CNPq, CAPES, FINEp, entre outros;
2. o Fundo de Apoio à Pesquisa constante do Planejamento Econômico do Curso, que
possuirá recursos próprios (2% da receita total), responsável pelo fomento de atividades de pesquisa e
extensão de professores, funcionários e alunos;
3. assessoria e intercâmbio com empresas e/ou instituições da região, com o objetivo de
intensificar a integração e desenvolvimento tecnológico entre Escola e empresa.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser praticada pela Faculdade, da
intercomplementariedade de cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos núcleos temáticos
integrados, estratégia principal para o incremento da pesquisa.
As linhas de pesquisa na área de Comunicação Social habilitação em Publicidade e
Propaganda (integrada, também, pelos cursos de Ciências Sociais, Administração, Ciências Contábeis e
Tecn. de Processamento de Dados), deverá assumir um caráter de pesquisa aplicada às empresas e
instituições da região. Para o curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda,
estão previstas, de imediato, desenvolvimento da Jornada de Publicidade e Propaganda, que compreende
a realização de projetos e concepção de produtos, pesquisa de mercado, elaboração de uma completa
campanha publicitária para esses produtos, incluindo estudos de mídia e promoção de vendas
culminando com a apresentação dos trabalhos em aula aberta à comunidade. Os produtos trabalhados
poderão resultar de convênios com empresas da Região, interessadas em desenvolver estratégias de
comunicação e de mercado para seus bens e serviços.
10. EXTENSÃO
O Projeto propõe, de imediato, para o curso de Comunicação Social habilitação em
Publicidade e Propaganda, oferta de cursos de extensão e aperfeiçoamento aos profissionais da Região,
para atualização quanto aos aspectos de legislação; utilização da informática, novas técnicas de
comunicação, mudanças do caráter nacional e linhas de comunicação; consultoria e assessoria às
empresas da região.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá a Extensão Universitária através de:
Cursos de Extensão universitária, expansão cultural e outros congêneres; Cursos e seminários de
treinamentos e atualização profissionais, nas áreas dos seus cursos de graduação; Desenvolvimento de
projetos integrados de ação extensionista, de caráter sócio-educativos, esportivos, recreativos e de
promoção social; Incrementação de programas de estágios supervisionados; Promoção de projetos
culturais específicos; Desenvolvimento e estruturação de escritórios-pilotos para treinamento pré-
profissional nas atividades da Publicidade e Propaganda; Prestação de serviços às instituições da
comunidade.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias, e a descrição
dos investimentos que serão realizados, foram elaboradas a partir de parâmetros percentuais, levando em
conta o desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O planejamento foi feito em
Unidades Fiscais de Referência - UFIR, para assegurar a sua aplicação com exeqüibilidade e segurança
sobre os valores elencados.
Foram utilizados os seguintes parâmetros para efeito de divisão de despesas:
- 60% dos gastos, com despesas de pessoal (docentes, funcionários técnico-
administrativos e encargos sociais);
-5% com bolsas de estudos e descontos diversos;
- 4% com programas de pesquisa e extensão (excetuando os gastos de pessoal, já
incluídos na rubrica própria);
-3,3% com despesas da área de ensino (concurso vestibular, materiais de consumo,
laboratórios, etc...);
-2% com despesas de treinamento de pessoal (professores e funcionários técnico-
administrativos);
-2% com Fundo de Apoio à Biblioteca;
-12% com despesas de consumo e manutenção (energia elétrica, água, telefone, fretes e
carretos, correios, publicidade e propaganda, estadias, viagens, etc);
- Os superávits serão destinados para as despesas de capital (construções, reformas,
móveis, equipamentos, laboratórios, biblioteca, etc...).
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados do projeto do curso e os demais documentos analisados, êste
Relatora vota favoravelmente à aprovação do projeto para autorização de funcionamento do curso de
Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda, a ser oferecido pela Faculdade Cândido
Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, com 80 vagas totais anuais. Após a
homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro da Educação, deverá a interessada requerer a visita da
Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, 05
de 04 de
1994
Presidente
ANEXOS DO PARECER
CURSO DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
CURRICULO PLENO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
I
o
ANO
DISCIPLINAS C/H CRÉD.
Antropologia Cultural 72 4
Psicologia Social 72 4
Sociolo
g
ia Geral 108 6
Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral) I
Estética e Comunica
ç
ão de Massa 108 6
Metodologia e Técnica de Pesquisa 72 4
Introdu
ç
ão à Economia 72 4
Teoria da Comunicação 72 4
Instituições de Direito Público e Privado 72 4
72 4
Educação Física - Prática Desportiva 720 40
72 4
2
o
ANO
DISCIPLINAS C/H CRÉD.
Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral) II 144 8
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira I 72 4
Introdução à Administração 72 4
Comunicação Comparada 144 8
Filosofia Contemporânea 72 4
Estatística 72 4
Sociologia da Comunicação 72 4
Criatividade em Comunica
ç
ão 72 4
720 40
3
o
ANO
DISCIPLINAS C/H CRÉD.
Realidade Sócio-Econômica e Polít. Brasileira II 72 4
Redação Publicitária I 72 4
Sistemas de Comunicação no Brasil 72 4
Psicologia Aplicada à Comunicação 72 4
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação 108 6
Mercadologia 108 6
Administração A
p
licada à Comunicação 72 4
Ética e Le
g
islação Publicitária 72 4
Políticas de Comunicação 72 4
720 40
4
o
ANO
DISCIPLINAS C/H CRÉD.
Redação Publicitária II 72 4
Administração A
p
licada à Publicidade e Pro
p
a
g
anda 72 4
Planejamento de Campanha 72 4
Mídia 72 4
Produção Publicitária em Fotografia 72 4
Produção Publicitária em Audiovisual 72 4
Produção Publicitária em Rádio 72 4
Produ
ç
ão Publicitária em TV e Cinema 108 6
Produção Gráfica em Publicidade e Propaganda 108 6
720 40
Estágio (Projetos Experimentais) 270 -
CARGA HORÁRIA 2.880 h/a
CRÉDITOS 156
Estágio 270 h/a
Educação Física 72 h/a
TOTAL GERAL 3.222 h/a
RELAÇÃO DOS PROFESSORES INDICADOS PARA O CURSO
I - Professores para o Primeiro Ano Letivo:
01. Bismark Duarte Diniz
Disc.: Instituições de Direito Público e Privado
Tit.: - Bacharel em Direito pela Fac. de Direito da UF do R.L -1974
- Doutorando em Direito do Trabalho pela UF do RJ. - 1994
- Mestre em Direito do Trabalho pela UF do RJ. - 1979
02. Carlos Alberto Metelo
Disc: Educação Física - Prática Desportiva
Tit.: - Licenciado em Educação Física pela UFMT -1979
- Especialista em Educação Física Infantil pela UFMT -1983
03. Gerson Rodrigues da Silva
Disc.: Introdução à Economia
Tit.: - Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMT - 1982
- Mestre em Economia Rural pela UF de Viçosa - M.G. - 1988
04. Guilherme Frederico Moura Muller
Disc: Metodologia e Técnica de Pesquisa
Tit.: - Bacharel em Economia pela UnB - 1972
- Mestre em Economia - área de concentração: Economia Rural - UnB - 1978
- Especialista em Economia Regional Urbana pela FIPE/USP - 1974
05. Jenz Prochnow
Disc: Sociologia Geral
Tit.: - Bacharel em Economia pela PUC/Paraná - 1966
- Mestre em Sociologia Industrial pela IESP - PUC/RS - 1978
- Especialista em Cooperativismo - UNISINOS - São Leopoldo/RS -1977
06. José Nogueira de Moraes
Disc: Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral)
Tit.: - Licenciado em Letras Modernas - Francês - UF de Goiás - 1973
- Bacharel em Direito pela Associação Goiana de Ensino - 1977
- Mestre em Letras e Linguística: Área de concentração - Teoria da Literatura - UF. de Goiás
1988
- Especialista em Supervisão Escolar pela UVFM - 1983
- Especialista em Língua Portuguesa - área Redação - MEC/CAPES - 1983
- Curso de Língua Francesa pela Alliance Française du Brèsil - 1969 - dois anos
07. Jovam Vilela da Silva
Disc.: Antropologia Cultural
Tit.: - Licenciado em História pela FFCL de Tupã/SP - 1972
- Mestre em História - área de Cultura Brasileira - PUC/RS - 1982
- Especialista em História - área Cultura Brasileira - PUC/RS - 1979
08. Martha Johanna Haug
Disc.: Estética e Comunicação de Massa
Teoria da Comunicação Tit.: - Licenciada
em Geografia pela UFMT -1976
- Doutora em Ciências da Comunicação pela USP - 1991
- Mestre em Ciências Sociais pela Escola de Pós-Graduação de Ciências Sociais de São Paulo -
1985
09. Osmar Ramão Galeano de Souza
Disc.: Psicologia Social
Psicologia Aplicada à Comunicação Tit.: - Licenciado em
Filosofia pela Univ. Católica do Paraná - 1978
- Mestre em Psicologia pela Univ. Gama Filho - RJ - 1982
II - Professores Para os Demais Períodos Letivos:
01. Aclyse de Matos
Disc.: Mercadologia
Introdução à Administração Tit.: - Bacharel em
Administração de Empresas pela PUC/RJ - 1982
- Especialista em Marketing - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ - 1989
02. Antonio Lino Rodrigues de
Disc.: Sociologia da Comunicação
Tit.: - Licenciado em Filosofia pela FFCL de São Paulo - 1974
- Mestre em Filosofia da Educação - PUC/São Paulo - 1984
- Especialista em Sociologia - Área Ciências Sociais, pela UC de Minas Gerais - Belo Horizonte -
M.G-1979
- "Seminário Latino Americano de Educacion Popular Y Educacion em Y para la Justicia" 220hs(
regime de internato)-Chachacayo Peru
03. Antonio Ricardo de Souza
Disc.: Administração Aplicada à Publicidade e Propaganda
Administração Aplicada à Comunicação
Tit.: - Bacharel em Economia pela UFMT - 1988
- Mestre em Administração - Área de concentração: Políticas e Planejamento Governamental pela
UF de Santa Catarina - 1993
- Parecer CFE nº 594/93 - Disc: Mercadologia e Monografia.
04. Benedito Barbosa de Souza
Disc.: Estatística
Tit.: - Licenciado em Matemática pela Univ. de Mogi das Cruzes - 1973
- Mestre em Estatística Aplicada pela UnB. - 1978
05. Benedito Dielcio Moreira
Disc.: Estágio (Projetos Experimentais)
Mídia
Criatividade em Comunicação Tit.: - Bacharel em
Comunicação Social - Jornalismo - IUP/SP - 1981
- Mestrando em Comunicação Social - Créditos já concluídos - USP -1988
06. Cleusa de Gusmão Borges
Disc.: Redação Publicitária
Tit.: - Licenciado em Letras - Port/Inglês - UFMT - 1970
- Mestre em Letras - área Língua Portuguesa - UFFluminense - 1981
- Aperfeiç. em Informação e Comunicação Jornalística - UFMT - 1973
- Experiência docente de 20 anos - UFMT
07. Edgar Francisco de Oliveira
Disc.: Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira
Tit.: - Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira de São Paulo
- Mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela UFPE/PIMES - 1979
- Especialista em Sociologia do Desenvolvimento - UFMT - 1977
08. Esnél José Fagundes
Disc: Planejamento de Campanha
Tit.: - Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas - Universidade Federal do
Paraná- 1980.
- Especialista em Administração da Comunicação Empresarial - FIT's - 1992.
- Pareceres CFE nº 968/88 e 005/92 - Relações Públicas na Empresa
09. Haniel Costa Mota
Disc: Produção Gráfica em Publicidade e Propaganda
Produção Publicitária em Fotografia Tit.:
- Licenciado em Química - UFSe - 1984.
- Curso de Introdução à Programação de Computadores - UFSe - 1984.
- Curso de Programação Estruturada COBOL - UFSe -1985.
- Curso de Programação BASIC - UFSe - 1986.
- Curso de Administração e Controle - UNISYS/SP - 1989.
- Parecer CFE nº 052/92: Introdução à Ciência dos Computadores / Laboratório.
- Parecer CFE nº 053/92: Introd. à Ciência dos Computadores.
- Parecer CFE nº 272/93: Computação Gráfica I e II / Projeto de Sistemas / Produção Gráfica
(Software)
- Parecer CFE nº 052/92: Introdução à Ciência dos Computadores / Linguagem e Técnica de
Programação / Programação C.
10. Ilso Fernandes do Carmo
Disc.: Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação
Tir.: - Licenciado em Filosofia - PUC/PR -1980
- Especialista em Filosofia e Metodologia das Ciências - UFMT - 1986
- Especialista em Desenvolvimento de Projetos para a Realidade Educacional na Amazônia -
UFMT - 1986
- Parecer CFE nº 1096/89 - Disc: Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação
11. João Adamor Dias Neves
Disc.: Filosofia Contemporânea
Tit: - Licenciado em Filosofia pela UFMG -1972
- Doutor em Filosofia pela University of Stirling - 1988
- Mestre em Administração - área Mercadologia - UFMG - 1977
12. Martha Arruda Dias de Paiva
Disc.: Comunicação Comparada
Tit.: - Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio
Alonso-RJ- 1976
- Mestranda em Comunicação e Semiótica - PUC/SP - 1994
- Parecer CFE 1096/89 - Comunicação Comparada
13. Mauro Cid Nunes da Cunha
Disc: Políticas de Comunicação
Tit.: - Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - PUC/PR - 1966
- Bacharel em Direito - Univ. do Distrito Federal - 1969
- Mestre em Direito do Trabalho - FGV/RJ - 1978
- Atualização em Merchandising, Promoção de Vendas e Criatividade - ESPM/RJ - 1973
- Atualização em Administração de Marketing - PUC/RJ - 1976
- Publicitário, Secretário de Estado de Comunicação/MT
- Prof. titular da UFMT - curso Comunicação Social
- Experiência profissional na área Jornalística desde 1975
- Parecer 1096/89 - Legislação e Ética Profissional
14. Onofre Ribeiro da Silva
Disc.: Ética e Legislação Publicitária
Tit.: - Bacharel em Jornalismo - UNB - 1968
- Experiência profissional na área Jornalística desde 1973 - Graduado que atende à Resolução CFE
nº 20/77
- Parecer CFE 1096/89 - Projetos Experimentais, Edição.
15. Sônia Maria Duarte Zarambella
Disc.: Sistemas de Comunicação no Brasil
Tit.: - Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - CEUB - 1974
- Experiência profissional na área Jornalística desde 1975 - Graduada que atende à Resolução CFE
nº 20/77
- Parecer 1096/89 - Radiojornalismo e Entrevista e Pesquisa Jornalística
16. Sompey Hayakawa
Disc: Produção Publicitária em Televisão e Cinema
Produção Publicitária em Rádio
Produção Publicitária em Audiovisual Tit.: - Bacharel em Com.Social/
Publicidade e Propaganda - PUCCAMP - 1978.
- Mestre em Ciências, na área de Televisão e Cinema - Fort Hays State University (Arkansas -
USA) - 1990.
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