10. EXTENSÃO
O Projeto propõe, de imediato, para o curso de Comunicação Social habilitação em
Publicidade e Propaganda, oferta de cursos de extensão e aperfeiçoamento aos profissionais da Região,
para atualização quanto aos aspectos de legislação; utilização da informática, novas técnicas de
comunicação, mudanças do caráter nacional e linhas de comunicação; consultoria e assessoria às
empresas da região.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá a Extensão Universitária através de:
Cursos de Extensão universitária, expansão cultural e outros congêneres; Cursos e seminários de
treinamentos e atualização profissionais, nas áreas dos seus cursos de graduação; Desenvolvimento de
projetos integrados de ação extensionista, de caráter sócio-educativos, esportivos, recreativos e de
promoção social; Incrementação de programas de estágios supervisionados; Promoção de projetos
culturais específicos; Desenvolvimento e estruturação de escritórios-pilotos para treinamento pré-
profissional nas atividades da Publicidade e Propaganda; Prestação de serviços às instituições da
comunidade.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias, e a descrição
dos investimentos que serão realizados, foram elaboradas a partir de parâmetros percentuais, levando em
conta o desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O planejamento foi feito em
Unidades Fiscais de Referência - UFIR, para assegurar a sua aplicação com exeqüibilidade e segurança
sobre os valores elencados.
Foram utilizados os seguintes parâmetros para efeito de divisão de despesas:
- 60% dos gastos, com despesas de pessoal (docentes, funcionários técnico-
administrativos e encargos sociais);
-5% com bolsas de estudos e descontos diversos;
- 4% com programas de pesquisa e extensão (excetuando os gastos de pessoal, já
incluídos na rubrica própria);
-3,3% com despesas da área de ensino (concurso vestibular, materiais de consumo,
laboratórios, etc...);
-2% com despesas de treinamento de pessoal (professores e funcionários técnico-
administrativos);
-2% com Fundo de Apoio à Biblioteca;
-12% com despesas de consumo e manutenção (energia elétrica, água, telefone, fretes e
carretos, correios, publicidade e propaganda, estadias, viagens, etc);
- Os superávits serão destinados para as despesas de capital (construções, reformas,
móveis, equipamentos, laboratórios, biblioteca, etc...).
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados do projeto do curso e os demais documentos analisados, êste
Relatora vota favoravelmente à aprovação do projeto para autorização de funcionamento do curso de
Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda, a ser oferecido pela Faculdade Cândido
Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, com 80 vagas totais anuais. Após a
homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro da Educação, deverá a interessada requerer a visita da
Comissão Verificadora.