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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE DUTRA MT
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (fase do
projeto)
RELATOR: SR. CONSELHEIRO DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR
PARECER Nº
351/94
APROVADO EM 04/04/94
CÂMARA OU COMISSÃO
PROC.Nº
23001 000633/90.98
I - RELATÓRIO
Pelo Parecer 618/93 a CAPLAN/MEC aprovou a Carta-Consulta para autorização de
funcionamento do curso de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade Cândido Rondon,
mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, 0 projeto de curso, de acordo com as normas fixadas
pela Resolução CFE nº 01/93.
Esta Relatora elaborou 0 seu parecer tendo presente 0 Projeto Pedagógico do Curso de
Ciências Contábeis e os demais elementos e documentos constantes do processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
0 curso está sendo proposto com base na Resolução CFE nº 03/92, que fixou os
mínimos de conteúdo e duração para 0 curso de Ciências Contábeis.
A instituição que irá ministrar 0 curso é um novo estabelecimento de ensino superior
particular, com amparo no Artigo 209 da Constituição e no Art. 2
o
da Lei nº 5.540/68, com a
denominação Faculdade Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional Presidente Dutra, com
sede na cidade Cuiabá, Estado de Mato Grosso.
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2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS ADOTADAS
A organização curricular do curso de Ciências Contábeis, proposta pela interessada,
atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho, pela Resolução 03/92.
As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais.
O curso será ministrado em regime seriado anual, com duração de cinco anos, e uma
carga horária de 3.528 horas/aula. Seu funcionamento será no período noturno, com sessenta (60) vagas
anuais.
O currículo pleno do curso vai anexo a este Parecer.
Cada Departamento, ao propor seu Plano de Ensino, para aprovação do Conselho
Departamental, deverá indicar também as metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento de cada
conteúdo programático.
Adotar-se-ão métodos e técnicas variadas, tais como: interdisciplinaridade das áreas
afins; pesquisas teóricas; pesquisas semi-práticas em laboratórios; pesquisas semi-práticas em campo;
elaboração de projetos; debates, seminários, mesa-redonda, palestras; viagens de estudos (regional e
local).
3. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O projeto descreve o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado,
que reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo
mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida ao ementário, guarda
coerência com as propostas do currículo pleno.
4. CORPO DOCENTE
O Projeto registra a indicação de professores para todas as disciplinas do currículo
pleno do curso. São indicados 23 docentes, dos quais 02 (9,0%) são doutores, 12 (52,0%) são mestres e
09 (39,0%) são especialistas.
Quanto ao regime de trabalho, a distribuição do corpo docente do curso, a Instituição
informa no processo que atenderá aos indicadores de qualidade do CFE, com a seguinte distribuição:
20% do corpo docente em regime de Tempo Integral (TI), 30% em Tempo Parcial (TP) e 50% em regime
especial.
A Instituição para desenvolver atividades de pesquisa e extensão indissociados do
ensino, adotará como política de contratação de docentes em TI e TP, dar preferência àqueles docentes
que possuem maior qualificação acadêmica, além de designar parte do tempo de contrato para horas-
atividades, para desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto maior
a qualificação do docente, maior o percentual de horas/atividades.
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O planejamento econômico-financeiro do curso reservou recursos específicos para o
Plano de Capacitação de Recursos Humanos, correspondendo, a 2,0% da receita total do curso. A
instituição pretende ainda conquistar recursos com as agências governamentais de fomento à pesquisa e à
pós-graduação e de organismos não-governamentais, nacionais ou estrangeiros.
O Programa Institucional de Capacitação Docente - PICD, proporcionará aos inscritos
em programas de Mestrado e Doutorado o oferecimento de bolsas-auxílio, como forma de incentivo ao
docente.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando
corretamente a sua organização administrativa e didático-pedagógica.
A estrutura organizacional da Faculdade Cândido Rondon será constituída por órgãos
da administração superior: colegiados superiores: Congregação e Conselho Departamental - órgão
executivo superior: Diretoria Geral. Na Administração Básica, os órgãos colegiados serão os Colegiados
de Departamento e os Colegiados de Curso, enquanto os órgãos executivos serão as Chefias
Departamentais e as Coordenadorias de Cursos.
6. BIBLIOTECA
A Biblioteca, também utilizada pelo Colégio de 2
o
Grau da Instituição, ocupa,
atualmente, uma área de 270 m2, sendo 96m2 para acervo, 80m2 para leitura, 18m2 de cabines de
estudo e 76m2 para atendimento, reprografia, sanitários, administração e processamento técnico.
Está prevista a edificação de um novo espaço para a Biblioteca, com 809 m2, em área a
ser construída no térreo do Bloco D, com início e término de construção previsto para 1996.
O Biblioteca funciona de segunda a sexta feira, das 8:00 às 22:00 horas
ininterruptamente e aos sábados das 8:00 às 14:00 horas.
o
A informatização deverá ser complementada até o 4 ano de funcionamento da
Faculdade, ligando a Biblioteca, em rede, com as principais bibliotecas universitárias e os centros de
documentação de informática do Brasil e do exterior.
O acervo atual é formado por 1.504 títulos e 2.674 volumes de livros, em sua maioria
o
para atendimentos dos cursos de 2 grau.
O acervo da Biblioteca adota o sistema de Classificação Decimal Universal - CDU, e na
catalogação utiliza-se a AACR2, nível 3. A Instituição reservou em seu orçamento qüinqüenal, 2,0% da
receita bruta, para aquisição de livros e periódicos.
A Instituição já providenciou a assinatura de periódicos nas áreas específicas dos cursos
pleiteados.
O acervo previsto para o curso é de 1.250 títulos específicos e 2.500 exemplares, por
curso, ao final da implantação de todas as disciplinas e atividades e de 22 periódicos (assinaturas
correntes), conforme o cronograma que se segue:
PERÍODOS 1º ANO 2
o
ANO 3
o
ANO 4
o
ANO TOTAL
LIVROS 250 300 350 350 1.250
. TITULOS
. EXEMPLARES 500 600 700 700 2.500
PERIÓDICOS
. Assinaturas .
correntes
10 04 04 04 22
* MULTIMEIOS
A Faculdade estará dotada, também, de um Setor Audiovisual, que se constituirá no
operacional de apoio e consulta de alunos e professores, assim equipado:
ACERVO AUDIOVISUAL E EQUIPAMENTOS
RECURSOS AUDIOVISUAIS QUANTIDADE
MATERIAL:-
Slides 200
Fitas de Vídeo 250
Mapas 40
TOTAL 490
EQUIPAMENTOS:-
Retroprojetores 08
Projetores de Slides 06
Episcópios 01
Pro
j
etores de Filmes 01
Videocassete 06
Aparelhos de TV 08
Unidade de So
m
05
Câmara Filmadora 02
Telão para Projeção de TV 01
TOTAL DE EQUIPAMENTOS 38
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Faculdade Cândido Rondon funcionará na Av. Beira Rio, nº 3.001, Jardim Europa,
em instalações próprias. A área do terreno é de 25.646,85 m2, com 2.356m2 já construídos, em dois
blocos, sendo um térreo, destinado à administração geral, laboratório de informática, CPD, recepção e
secretaria acadêmica, com 592 m2, e outro bloco, contendo dois pisos, sendo o térreo com 882 m2,
destinado a salas de aula, biblioteca (atual), diretório acadêmico, almoxarifado e sanitários, e o piso
superior, com 882 m2 destinado a salas de aula e sanitários.
As atividades de educação fisica e desportiva serão desenvolvidas em áreas apropriadas
já edificadas, sendo: Quadra Poliesportiva com 640m2 e Campo de Futebol com pista de atletismo com
1.749m2.
O projeto descreve as serventias do prédio, e as plantas baixas demonstram que as
instalações são adequadas para as finalidades da nova IES e do curso que pretende fazer funcionar.
A Instituição já elaborou seu Projeto de Implantação e Expansão para a Faculdade
Cândido Rondon, contemplando a construção de blocos que abrigarão os novos cursos, com área total de
11.697m2.
8. LABORATÓRIOS
Para o curso de Ciências Contábeis, será instalado um Escritório Modelo para
desenvolvimento de aulas práticas. O curso utilizará o Laboratório de Informática, já disponível.
A Instituição conta, de imediato, com 3 laboratórios, sendo 2 laboratórios de
Informática (1 para ensino, 1 para pesquisa) e um de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, além do
CPD.
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ENSINO:
Com 67m2 e capacidade de atendimento para 56 alunos por aula, dispõe dos seguintes
equipamentos:
. 01 micro 486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA-HD1GB
. 07 micros 486 DX-33MHz-4MB RAM-ISA-HD 100MB
. 10 micros 486 5X-25MHz-4MB RAM-1SA
. 10 micros 386 DX-40MHz-SND
. 03 impressoras de 09 agulhas - 200 CPS -132 colunas
. 02 impressoras de 24 agulhas - 200 CPS -132 colunas
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - APOIO À PESQUISA:
Com uma área de 21,00 m2
. 04 micro-computadores PC-AT 486 DX-33MHz-4MB RAM-HD100MB
. 01 quadro branco de fórmico auto-brilho
- CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD:
Com uma área de 22,75 ml
. 01 micro-computador PC-AT486 DX2-50MHz-8MB RAM-ISA 1GB
. 03 micro-computadores PC-AT486 DX-25MHz-4MB RAM-ISA . 01
impressora de 24 agulhas - 220 CPS -132 colunas . 01 quadro
branco de fórmico auto-brilho
Os laboratórios estão interligados em Rede através de Placas NE2000 ao servidor PC AT
486 DX2, disco rígido de 1 Giga Bytes, sistema de Back Up Streamer de 500 MB, 02 estabilizadores de
06 KVA com isolador de trafo, No Break de 500 VA PC Power, DOS e WINDOWS instalados, com
manuais e com Password ao ligar.
A Instituição firmará convênio com indústrias e órgãos de serviços municipais de
Cuiabá, para utilização de seus laboratórios específicos,
9. PESQUISA
A Faculdade promoverá a investigação científica através do suporte financeiro próprio
ou em convênio, para dar vazão à produção docente e colaborar nos projetos de melhoria do ensino de
graduação.
Os instrumentos de fomento que serão utilizados para o auxílio a professores e
pesquisadores e "alunos-talento ", serão:-
1. uma aproximação com os órgãos governamentais de fomento e auxílio à pesquisa,
como o CNPq, CAPES, FINEp, entre outros;
2. o Fundo de Apoio à Pesquisa constante do Planejamento Econômico do Curso, que
possuirá recursos próprios (2% da receita total), responsável pelo fomento de atividades de pesquisa e
extensão de professores, funcionários e alunos;
3. assessoria e intercâmbio com empresas e/ou instituições da região, com o objetivo de
intensificar a integração e desenvolvimento tecnológico entre Escola e empresa.
As linhas de pesquisa partem da realidade, a ser praticada pela Faculdade, da
intercomplementarieddde de cursos e disciplinas, institucionalizadas por meio dos núcleos temáticos
integrados, estratégia principal para o incremento da pesquisa.
As linhas de pesquisa na área das Ciências Gerenciais (integrada pelos cursos de
Ciências Contábeis, Administração, Comunicação Social), deverá assumir um caráter de pesquisa
aplicada às empresas e instituições da região. Para o curso de Ciências Contábeis, estão previstas, de
imediato, desenvolvimento de softwares de Sistemas Contábeis Computadorizados; Diagnóstico da
Estrutura Contábil das Pequenas e Médias Empresas da Região; Estruturas de Custos das
Microempresas.
10. EXTENSÃO
O projeto propõe, de imediato, para o curso de Ciências Contábeis, oferta de cursos de
extensão e aperfeiçoamento profissional aos contabilistas da Região, para atualização quanto aos
aspectos de legislação; utilização da informática na contabilidade e nos controles de estoques e de gestão
financeira; consultoria e assessoria às empresas da região, além da utilização do Escritório-Modelo de
Contabilidade.
Na área da Extensão, a Faculdade promoverá a Extensão Universitária através de:
Cursos de Extensão universitária, expansão cultural e outros congêneres; Cursos e seminários de
treinamentos e atualização profissionais, nas áreas dos seus cursos de graduação; Desenvolvimento de
projetos integrados de ação extensionista, de caráter sócio-educativos, esportivos, recreativos e de
promoção social; Incrementação de programas de estágios supervisionados; Promoção de projetos
culturais específicos; Desenvolvimento e estruturação de escritórios-pilotos para treinamento pré-
profissional das Ciências Gerenciais e da Ciência da Computação; Prestação de serviços às instituições
da comunidade.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
As previsões de receitas e despesas, são apresentadas em tabelas próprias, e a descrição
dos investimentos que serão realizados, foram elaboradas a partir de parâmetros percentuais, levando em
conta o desenvolvimento institucional para o quadriênio 1994/1997. O planejamento foi feito em
Unidades Fiscais de Referência - UFIR, para assegurar a sua aplicação com exeqüibilidade e segurança
sobre os valores elencados.
Foram utilizados os seguintes parâmetros para efeito de divisão de despesas:
- 60% dos gastos, com despesas de pessoal (docentes, funcionários técnico-
administrativos e encargos sociais);
- 5% com bolsas de estudos e descontos diversos;
- 4% com programas de pesquisa e extensão (excetuando os gastos de pessoal, já
incluídos na rubrica própria);
-3,3% com despesas da área de ensino (concurso vestibular, materiais de consumo,
laboratórios, etc...);
-2% com despesas de treinamento de pessoal (professores e funcionários técnico-
administrativos);
-2% com Fundo de Apoio à Biblioteca;
-12% com despesas de consumo e manutenção (energia elétrica, água, telefone, fretes e
carretos, correios, publicidade e propaganda, estadias, viagens, etc);
- Os superávits serão destinados para as despesas de capital (construções, reformas,
móveis, equipamen-tos, laboratórios, biblioteca, etc...).
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados do projeto do curso e os demais documentos analisados, esta Relatora vota
favoravelmente à aprovação do projeto para autorização de funcionamento do curso de Ciências
Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade Cândido Rondon, mantida pela Associação Educacional
Presidente Dutra, com 60 vagas totais anuais. Após a homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro
da Educação, deverá a interessada requerer a visita da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões.
Presidente
Relatora
ANEXOS DO PARECER
CURSO DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
ESTRUTURA CURRICULAR
I
o
ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Contabilidade Geral I 144
Informática I (Laboratório) 72
Instituições de Direito Público e Privado 72
Psicologia 72
Sociolo
g
ia 72
Matemática 72
Métodos e Técnicas de Pesquisa 72
Teorias da Administração e Administração Geral 72
Economia I 72
72
720
Educação Física 72
2
o
ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Contabilidade Geral II 144
Economia II 72
Informática II (Laboratório) 72
Língua Portuguesa (Redação e Comunicação) 72
Contabilidade A
g
rícola e Pecuária 72
Direito Comercial e Societário 72
Estatística A
p
licada 72
Matemática Financeira 72
Teoria da Contabilidade 72
720
3
o
ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Informática III (Laboratório) 72
Contabilidade das Sociedades Anônimas 72
Contabilidade Pública 72
Legislação Social 72
Auditoria 72
Estudo de Casos 72
Administração Financeira e Orçamento
Empresarial 72
Laboratório Contábil 72
Contabilidade Comercial 144
720
4
o
ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Informática IV (Laboratório) 144
Auditoria Operacional 144
Legislação Tributária 72
Ética Geral e Profissional 72
Contabilidade e Análise de Custos 72
Análise das Demonstrações Contábeis 72
Perícia Contábil 72
Contabilidade Gerencial 72
720
5
o
ANO
DISCIPLINAS HORA/AULA
Contabilidade Bancária 72
Legislação e Técnica do Imposto de Renda 72
Or
g
aniza
ç
ão e Métodos 72
Auditoria de Sistemas Computadorizados 144
Auditoria do Setor Público 72
Planejamento e Controle Orçamentário e
Financeiro 144
Subtotal 648
TOTAL HORAS/AULA DO CURSO 3.456
Educação Física 72
TOTAL GERAL 3.528
CORPO DOCENTE
I - Professores para o Primeiro Ano Letivo:
01. ÁVILO ROBERTO DE MAGALHÃES
Disc.: Teorias da Administração e Administração Geral
Tit.: - Bel. em Administração - Un. Fed. do Mato Grosso - UFMT - 1981.
- Mestre em Administração, área de Planejamento Regional - Un. Federal do Rio Grande do Norte
-UFRN-1983.
- Parecer CFE nº 571/93 - Organização e Métodos e Administração Geral.
02. BISMARCK DUARTE DINIZ
Disc.: Instituições de Direito Público e Privado
Legislação Social Tit.: - Bel. em Direito - Un. Estadual do Rio de
Janeiro - UERJ -1976.
- Doutor em Direito do Trabalho - PUC/RJ - 1994.
- Mestre em Direito do Trabalho - UFRJ -1980.
03. GERSON RODRIGUES DA SILVA
Disc.: Economia
Tit.: - Bel. em Ciências Econômicas - UFMT - 1982.
- Mestre em Economia Rural - Un. Federal de Viçosa - UFV - 1988.
- Parecer CFE nº 561/85 - Economia.
04. GUILHERME BARROS SEIXAS
Disc: Informática
Tit.: - Bel. em Engenharia Elétrica - UFMT - 1983.
- Lic. em Ciências - UFMT - 1982.
- Esp. em Informática (480 hs) - UFMT - 1984.
05. ISLER SILVEIRA LEITE
Disc.: Contabilidade Geral
Tit.: - Bel. em Ciências Contábeis - UFMT -1980.
- Mestre em Contabilidade Financeira - FGV/RJ -1989.
- Esp. em Metodologia do Ensino Superior - UFMT - 1980.
06. JENZ PROCHNOW
Disc: Sociologia
Tit: - Bel. em Economia - PUC/Paraná - 1966.
- Mestre em Sociologia Industrial - IESPC - PUC/RS - 1978
07. MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GÓES
Disc.: Psicologia
Tit.: - Grad. em Psicologia - PUCCAMP - 1966.
- Doutor em Psicologia Experimental - USP -1979.
- Mestre em Psicologia Experimental - USP - 1975.
08. MARINEUSA GAZZETA
Disc.: Matemática
Tit.: - Lic e Bel. em Matemática - PUCCAMP - 1963.
- Mestre em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro -1989.
09. OSMANO DE FREITAS SILVA
Disc.: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Tit.: - Bel. em Economia - UFMT - 1980.
- Mestre em Extensão Rural - Un. Fed. de Santa Maria/RS - 1986.
10. PAULO AFONSO MOREIRA
Disc: Educação Física
Tit.: - Lic em Educação Física - UNICAMP - 1973.
- Esp. em Voleibol - PUCCAMP - 1973.
- Parecer CFE nº 571/93 - Educação Física.
II - Professores Para os Demais Períodos Letivos:
01. ALCIMAR PINTO DE OLIVEIRA Disc:
Contabilidade Agrícola e Pecuária Tit.: - Bel. em
Ciências Contábeis - UFMT - 1976.
- Esp. em Administração Contábil e Financeira - UFMT - 1980.
- Parecer CFE nº 571/93 - Contabilidade Agrícola e Pecuária e Contabilidade Gerencial.
02. ANTÔNIO CARLOS DA SILVA
Disc.: Contabilidade e Análise de Custos
Perícia Contábil Tit.: - Bel. em Ciências Contábeis - Faculdade
Portoalegrense/RS - 1976.
- Esp. em Administração da Produção - UFRJ/CAPES/MEC - 1982.
- Parecer CFE nº 594/93 - Estrutura e Análise de Balanço.
03. BOLANGER JOSÉ DE ALMEIDA
Disc: Auditoria
Auditoria Operacional Tit.: - Bel. em Ciências
Contábeis - UFMT - 1977.
- Esp. em Administração Contábil e Financeira - UFMT - 1980.
- Esp. em Auditoria - UFMT -1988.
- Parecer CFE nº 678/87 - Auditoria e Programação Orçamentária.
04. EDGAR FRANCISCO DE OLIVEIRA
Disc.: Ética Geral e Profissional
Tit.: - Lic. Plena em Filosofia - F. Fil. Nossa Sra. Medianeira -1971.
- Mestre em Sociologia do Desenvolvimento - UFPE/PIMES -1979.
- Esp. em Sociologia do Desenvolvimento (400 hs) - UFMT -1977.
05. ELOÍSA AVELINA DE AZEVEDO
Disc: Contabilidade Pública
Tit: - Bel. em Ciências Contábeis - UFMT - 1975.
- Curso de Aperf. Lato Sensu em Auditoria (405 hs) - UFMT -1988.
- Parecer CFE nº 571/93 - Contabilidade Pública e Contabilidade Comercial.
06. ÊNIO PÓVOAS
Disc.: Direito Comercial e Societário
Legislação Tributária Tit.: - Bel. em Ciências Jurídicas e Sociais - Fac. de
Direito de Mato Grosso - 1961.
- Esp. em Fundamentação Didático-Metodológica - UFMT - 1983.
- Parecer CFE nº 678/87 - Inst. de Direito Público e Privado, Direito Comercial e Direito e
Legislação Tributária.
07. FRANCISCO DE ASSIS MAGALHÃES
Disc: Estatística Aplicada
Matemática Financeira Tit.: - Bel. em
Engenharia Civil - UnB -1985.
- Mestre em Matemática Aplicada, área de Pesquisa Operacional - UNICAMP - 1989.
08. ILDEMAR ALVES DA SILVA
Disc.: Estudo de Casos
Laboratório Contábil Tit.: - Bel. em Ciências
Contábeis - CEUB - 1983.
- Curso de Aperf. em Contabilidade, Custos e Auditoria - FGV/RJ - 1988.
- Parecer CFE nº 571/93 - Práticas Contábeis e Contabilidade Imobiliária.
09. JOÃO ALBERTO DE ARRUDA
Disc.: Administração Financeira e Orçamento Empresarial
Análise das Demonstrações Contábeis Tit: - Bel. em
Ciências Contábeis - UFMT - 1975.
- Mestre em Administração Contábil e Financeira - Un. Federal da Paraíba - 1981.
- Parecer CFE nº 678/87 - Contabilidade Comercial e Administração Financeira e Orçamentária.
10. LÚCIA HELENA VENDRÚSCULO POSSARI
Disc.: Língua Portuguesa (Redação e Comunicação)
Tit.: - Lic. Plena em Letras, Português/Inglês - F.F.C.L. -1975.
- Mestre em Letras - F.F.C.L. Sagrado Coração de Jesus - 1979.
- Esp. em Semântica - F.F.C.L. Barão de Mauá -1976.
11. MANOEL DOS SANTOS E SILVA
Disc: Teoria da Contabilidade
Contabilidade das Sociedades Anônimas Tit.: - Bel. em
Ciências Contábeis - UFMT -1982.
- Esp. em Contabilidade - UFMT -1984.
- Esp. em Auditoria - UFMT -1988.
12. MOISÉS PRATES SILVEIRA
Disc.: Contabilidade Comercial
Contabilidade Gerencial. Tit.: - Bel. em Economia -
PUC/RS -1970.
- Mestre em Administração, área de Contabilidade e Finanças - UFMT - 1981.
- Esp. em Administração Universitária, área de Planejamento Universitário - UFMT - 1983.
- Parecer CFE nº 678/87 - Contabilidade, Contabilidade Comercial e Contabilidade Gerencial.
13. VICTOR HUGO DE SOUZA LISBOA
Disc: Informática
Tit.: - Lic em Matemática - F.F.C.L. de Ituiutaba/MG - 1979.
- Mestre em Sistemas e Computação - UFPA/Paraíba - 1981.
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