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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Associação Joseense de Educacão e Cultura - AJOEC
UF
SP
ASSUNTO
Autorização para o funcionamento dos Cursos Superiores de:
Comunicação Social (hab. em Radialismo - Radio e TV) e Adminis-
tração (hab. em Recursos Humanos) - (FASE DE PROJETO).
RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
A Associação Joseense de Educação e Cultura (AJOEC) teve aceita, por este
Conselho, as cartas-consulta para autorização dos cursos de Administração -- habilitações
Geral e de Recursos Humanos (Parecer CFE n. 696/93) -- e de Comunicação Social --
habilitação Radialismo (Parecer CFE n. 783/93), a funcionarem na cidade deo José dos
Campos, no Estado deo Paulo.
No prazo regulamentar, apresentou os projetos relativos a cada curso, nos termos da
Resolução CFE n. 1/93. Este parecer analisa os dois projetos.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E
INSTITUCIONAIS
1.1. Bases Legais
1.1.1. Do Curso de Administração
A entidade organizou o curso de Administração tendo por base os atos, aprovados
por este Conselho, relativos ao reestudo do currículo mínimo do curso citado: o Parecer n.
433/93 e a Resolução n. 2/93. Levou em consideração, ainda, a legislação que
regulamentou a profissão de Administrador.
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MEC/CFE PARECER NO
1.1.2. Do Curso de Comunicação Social
A base legal do curso de Comunicação Social é a Resolução n. 2/84 que, apoiada no
Parecer n. 480/84, fixou os mínimos de conteúdo e duração desse curso, além da legislação
profissional da habilitação correspondente.
1.2. Bases Filosóficas
As bases filosóficas dos cursos de Administração habilitações Geral e de Recursos
Humanos e de Comunicação Social habilitação Radialismo, confrontadas com a
concepção e objetivos do curso, descritos na carta-consulta, e com o perfil profissiográfico e
organização curricular, integrantes dos projetos apresentados,o coerentes e demonstram
que a entidade pretende desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, nessas duas
carreiras, partindo da realidade local e regional para a nacional, dando ênfase à formação de
recursos humanos, para a Administração e para a Comunicação Social (Radialismo), para a
realidade regional e estadual.
1.3. Bases Sócio-culturais
As bases sócio-culturaiso idênticas para os dois cursos, que terão sede na cidade
deo José dos Campos, um dos mais importantes centros industriais do Estado deo
Paulo, situada na região do Vale do Paraíba.
o José dos Campos é parte do DGE-31, sendo a cidade mais desenvolvida e de
população mais densa de sua região geoeducacional e a sede da Região Administrativa do
Vale do Paraíba.
A sua população era, em 19991, de 555.791 habitantes, com uma taxa de
crescimento anual em torno de 6,8% e uma densidade demográfica superior a 290
habitantes por km2.
O setor secundário é a principal atividade econômica do Município, cujo
crescimento é facilitado pela Rodovia Rio-São Paulo.
Possui um setor terciário forte, com a área de serviços em crescimento bem acima
da média da região, conforme registram os dados oficiais.
O setor secundário é o de menor importância econômica, embora a pecuária
apresente produção de destaque, entre os municípios vizinhos.
O setor educacional destaca-se pela presença de uma universidade não-estatal a
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVALE) --, de unidades da UNESP (uma das
universidades estatais paulistas) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), responsável
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3. Organização Curricular e Metodologias
3.1. Dados Gerais
Os cursos serão ministrados sob o regime seriado semestral, à noite, com oitenta
vagas anuais, para cada um. As turmas terão quarenta alunos para as aulas teóricas e vinte
para as atividades práticas. O semestre letivo terá a duração de dezoito semanas e a hora-
aula terá a duração mínima de cinqüenta minutos.
3.2. Currículo Pleno do Curso de Administração
A organização curricular do curso de Administração, com as habilitações Geral e
Recursos Humanos, atende os mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho,
pela Resolução n. 2/93.
A instituição propõe, além da habilitação Geral, a de Recursos Humanos, conforme
permite a citada resolução deste Colegiado.
As disciplinas foram divididas em básicas, instrumentais, de formação profissional e
complementares.
O estágio supervisionado será utilizado para a observação e aplicação, em condições
reais de trabalho, dos métodos e técnicas aprendidos na formação acadêmica.
O curso terá a duração total de 3.240 horas-aula.
O currículo pleno do curso constitui anexo a este parecer, com a distribuição das
disciplinas por séries semestrais.
3.3. Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social
O currículo pleno do curso de Comunicação Social habilitação Radialismo foi
elaborado a partir da Resolução n. 2/84, que fixou os mínimos de conteúdo e duração dessa
carreira.
A instituição deu ênfase ao ensino da Língua Portuguesa e, nesta área, à redação, -
criando um Laboratório de Redação.
Observa-se a preocupação da entidade em organizar o currículo pleno de modo a
contemplar, integralmente, disciplinas e atividades das áreas indispensáveis à formação do
profissional do Radialismo (Rádio e TV): Ciências Sociais, Ciências da Comunicação e da
Linguagem, da Filosofia e das Artes.
O currículo é constituído por disciplinas comuns a todas as habilitações do curso e
as específicas da habilitação Radialismo (Rádio e TV).
O currículo pleno do curso de Comunicação Social, que vai anexo a este Parecer,
atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados, por este Conselho, para o referido
curso.
3.4. Metodologias
As metodologias previstaso as aulas expositivas, práticas, seminários, painéis e
estudos de programas de rádio e tv, para debate com profissionais da área. O aluno terá,
como trabalho de final de curso, indispensável à obtenção do diploma de bacharel, o
Projeto Experimental de Som e Imagem.
4. Ementário das Disciplinas e Bibliografia Básica
O conteúdo programático dos cursos de Administração habilitações Geral e de
Recursos Humanos e de Comunicação Social habilitação Radialismo ~ está sintetizado
no ementário das disciplinas do currículo pleno, acompanhado da bibliografia básica de
cada disciplina, atendendo plenamente aos objetivos do curso e aos currículos mínimos
fixados por este Colegiado.
5. Corpo Docente
O corpo docente indicado atende às disciplinas a serem implantadas nos dois
primeiros semestres letivos dos curso. Os professores das disciplinas programadas para as
séries semestrais subsequentes deverão ser submetidos à análise da DEMEC/SP, durante
o semestre letivo imediatamente anterior à sua oferta, atendida a Resolução CFE n. 20/77.
O corpo docente, indicado como responsável pelas disciplinas das séries iniciais,
tem o seguinte perfil, por curso:
a) Curso de Administração:
o sete professores, dos quais cincoo mestres, um é especialista (formado em
nível de pós-graduação) e um é licenciado em Educação Física;
b) Curso de Comunicação Social:
o cinco professores, sendo dois mestres, um mestrando, um especialista (formado
em nível de pós-graduação) e um licenciado em Educação Física.
O projeto prevê a implantação do Plano de Carreira Docente e do Plano de
Capacitação de Recursos Humanos.
A informatização da faculdade atingirá a biblioteca e os seus serviços, conforme
informam os projetos dos cursos, devendo ser ligada, em rede, aos sistemas COMUT,
RENPAC/EMBRATEL, a partir do seu terceiro ano de funcionamento.
A aquisição do acervo, específico para cada curso, é programada, conforme
cronogramas integrantes dos projetos. Ao final da implantação dos dois cursos, o acervo
específico deverá ser o seguinte:
a) Curso de Administração:
- Livros: 1.130 títulos e 1.370 volumes,
- Periódicos: 22 assinaturas correntes;
b) Curso de Comunicação Social:
- Livros: 1.130 títulos e 1.370 volumes,
- Periódicos: 22 assinaturas correntes.
A Comissão Verificadora deverá observar a existência, no ato de sua visita, das
quantidades de livros (títulos e volumes) e de periódicos previstas para aquisição no
primeiro ano, conforme consta dos cronogramas.
8. Edificações, Instalações e Equipamentos
O prédio em que funcionará a faculdade está localizado na área urbana deo José
dos Campos, de fácil acesso. Dispõe das salas de aula necessárias ao funcionamento dos
cursos, nos dois primeiros anos. Para os anos posteriores, a instituição informa que
promoverá a construção de novo prédio ou a ampliação do existente, assumindo o
compromisso de proporcionar instalações adequadas para o funcionamento dos cursos.
A instituição colocará à disposição de sua comunidade acadêmica dos Laboratórios
de Informática (comum aos dois cursos), de Redação, Fotográfico,de Rádio, Estúdio de
Rádio e de Televisão. Esses laboratórios serão instalados segundo Cronograma constante
do projeto. A Comissão Verificadora deverá, em seu relatório, informar se as etapas
previstas nos cronogramas, para o primeiro ano, já foram cumpridas.
9. Pesquisa e Extensão.
Os projetos dos cursos estabelece linhas de pesquisa e programas de extensão, a
serem definidos em projetos específicos, de cada departamento, responsável pela execução
das atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão.
As linhas de pesquisa priorizam a estudo e análise da realidade local e regional, nas
áreas das Ciências Administrativas e da Comunicação Social.
10. Planejamento econômico-financeiro
O planejamento econômico-financeiro de cada curso foi elaborado, segundo se
constata da leitura dos projetos, com base nos preços vigentes em janeiro de 1994.
A receita dos cursoso baseadas nas mensalidades escolares e na prestação de
serviços à comunidade, sob a forma de extensão ou mediante convênios para pesquisas.
O planejamento prevê recursos para a implantação do Plano de Carreira Docente e
para a execução do Plano de Capacitação de Recursos Humanos.
As despesas com recursos humanos, incluídas as relativas aos encargos sociais e a
serviços de terceiros, corresponderão, no quarto ano de funcionamento da faculdade, a
cerca de 77% da despesa total.
Os investimentos serão realizados com recursos da mantenedora, inicialmente,
especialmente os relativos à instalação e aquisição de equipamentos para os laboratórios.
O planejamento econômico-financeiro apresentado e a capacidade econômico-
financeira e patrimonial da mantenedora, aprovada no parecer relativo às cartas-consulta
dos cursos pretendidos, demonstram a viabilidade econômico-financeira dos mesmos.
11. Conclusão do Relator
Este Relator, após analisar os projetos dos cursos de Administração habilitações
Geral e Recursos Humanos e de Comunicação Social habilitação Radialismo, entende
que os mesmos atendem às normas fixadas pela Resolução n. 1/93, podendo ser aprovados
por este Conselho.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota pela aprovação dos projetos dos cursos de Administração
habilitação Geral e Recursos Humanos e de Comunicação Social habilitação
Radialismo, com oitenta vagas anuais, para cada curso, a serem ministrados pela Faculdade
Euclides Miragaia, na cidade deo José dos Campos (SP).
Os processos devem ser remetidos a CESU/MEC para as
providências relativas ã Comissão Verificadora, nos
termos da Res. CFE 1/93.
III - DECISÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, f Grupo, aprova o Voto do Relator.
ANEXO AO PARECER CFE N
9
/94
CURRÍCULO PLENO DOS CURSOS
I - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- Habilitação RADIALISMO (Radio e TV)
Nomenclatura da disciplina
Carga Horária
Semestral
1º Semestre
1. Filosofia
2. Sociologia Geral
3. Lingua Portuguesa I
4. História da Comunicação
5. Realidade Sócio-Econônica e Política Brasileira
6. Práticas Desportivas I
72
72
72
72
108
36
432
2º Semestre
7. Língua Portuguesa II
8. Teoria da Comunicação
9. Metodologia da Pesquisa
10.Ética e Cidadania
11.Sociologia da Comunicação
12.Realidade Sócio-Econômica e Política Regional
13. Práticas Desportivas II
72
72
72
36
72
108
36
468
3o Semestre
14. Redação I
15. Legislação e Ética do Radialismo
16. Fotografia e Iluminação I
17. Mercadologia
18. Tecnologia de Rádio e TV
19. Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação
4º Semestre
20. Redação II
21. Fotografia e Iluminação II
22. Elementos de Linguagem Musical I
23. Técnica de Produção e Interpretação para Rádio I
24. Sistemas Internacionais de Comunicação
5º Semestre
25. Redação III
26. Técnica de Produção e Interpretação para Rádio II
27. Técnica de Produção para TV
28. Direção de Programa I
29. Comunicação Comunitária
6º Semestre
30. Redação IV
31. Técnica de Produção e Interpretação para Rádio III
32. Técnica de Interpretação para TV
33. Direção de Programa II
34. Elementos de Linguagem Musical II
7º Semestre
35. Técnica de Edição de Imagem e Som para TV
36. Redação V
37. Organização de Produção
3S. Comunicação em Tecnologia Educacional
108
36
72
72
72
72
432
108
72
72
108
72
432
72
72
108
108
72
432
72
72
108
72
72
396
108
72
108
72
360
6.Q Semestre
r
Projeto Experimental de Som e Imagem 280
2.80
Carga horária total 3.232
II - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
- Habilitações Geral e Recursos Humanos
Semestre/Disciplina Carga Horária
. Semestre
1. Economia I 72
2. Instituições de Direito Público e Privado 36
3. Filosofia 72
4. Metodologia da Pesquisa 36
5. Comunicação e Expressão 72
6. Matemática 72
7. Práticas Desportivas I 36
396
2º Semestre
8. Economia II (Economia Internacional) 72
9. Sociologia 36
10.Teoria da Administração 72
11.Matemática Financeira 72
12.Psicologia 36
13.Direito Administrativo 36
14.Ética Profissional 36
15.Práticas Desportivas II 36
396
3º Semestre
16. Contabilidade 72
17. Introdução à Informática 72
18. Direito do Trabalho 72
19. Métodos e Técnicas de Administração em Recursos Humanos 72
20. Teoria da Administração II 72
360
4a Semestre
21. Administração de Material
22. Linguagens e Técnicas de Programação
23. Planejamento e Organização de Desenvolvimento em
Recursos Humanos
24. Estatística
25. Administração Mercadológica I
. Semestre
26. Administração Mercadológica II
27. Direito Previdenciário
28. Sistemas de Computação
29. Administração de Produção I
30. Fundamentos e Técnicas de Elaboração Orçamentária I
72
72
72
72
72
360
72
72
72
72
72
360
. Semestre
31. Administração da Produção II
32. Fundamentos e Técnicas de Elaboração Orçamentaria II
33. Administração de Sistemas de Informação I
34. Organização, Sistemas e Métodos I
35. Métodos e Técnicas de Recrutamento e Seleção de
Recursos Humanos
72
72
72
72
72
360
7º Semestre
36. Organização, Sistemas e Métodos II
37. Administração de Sistemas de Informação II
38. Análise e Projeto de Sistemas de Processamento de Dados
39. Execução e Controle Financeiro I
40. Liderança e Relacionamento Humano nas Organizações
41. Estágio Supervisionado I
72
72
72
72
72
144
504
8º Semestre
42. Execução e Controle Financeiro II
43. Administração Municipal
44. Organização e Administração de Micro-empresas
45. Administração Patrimonial
46. Fundamentos e Aplicações de Pesquisa Operacional
47. Estágio Supervisionado II
72
72
72
72
72
504
Carga horária total
3.240
ANEXO AO PARECER CFE N /94
CORPO DOCENTE
Foram aceitos, como responsáveis pelas disciplinas das duas séries semestrais
iniciais, os professores, a seguir, relacionados, por curso:
I - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- habilitação PUBLICIDADE E PROPAGANDA
1. Adalberto Albino Sanchez.
- Práticas Desportivas.
Licenciado em Educacão Física (UNICEB, 1973). Possui cursos de
aperfeiçoamento em diversas modalidades desportivas. Professor de Práticas
Desportivas, em nível superior, desde 1987. Experiência como professor de
Educação Fisica, em nível de 1. e 2. graus, de 1973 a 1984.
2. Benedicto Anselmo Domingos Victoriano.
- Filosofia.
- Ética e Cidadania.
- História da Comunicação.
Mestre em Ciências da Religião (PUC/SP, 1993). Curso de especialização, em
nível de pós-graduação, de Problemas Brasileiros (Univ. Mackenzie, 1985).
Licenciado em Ciências Sociais (PUC/CAMP, 1972). Licenciado em Filosofia
(UMC, 1974). Aceito pelo CFE para Sociologia (Parecer 916/88) e para Métodos e
Técnicas de Pesquisa (Parecer 1356/88).
3. Clêlia Aparecida Ferreira de Moraes.
- Língua Portuguesa.
Cursos de especialização, em nível de pós-graduação: Metodologia do
Ensino Superior (UNIVALE, 1991), Sintaxe da Língua Portuguesa e Lingüística
(UMC, 1975) e em Literatura Brasileira Contemporânea (UMC, 1972). Licenciada
em Pedagogia (UNIVALE, 1972). Licenciada em Letras (UNICAMP, 1965).
Experiência docente, na Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher, desde 1987.
4. Ricardo Antônio Gomes Barbosa.
- Sociologia.
- Sociologia da Comunicação.
Mestre em Ciências Políticas (UNICAMP, 1988). Licenciado em Filosofia
(PUC/CAMP, 1983). Professor de Sociologia e de Sociologia da Comunicação da
UNITAU/Taubaté/SP e docente da Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher.
5. Jorge Luiz Knupp Rodrigues.
- Metodologia Científica.
Mestre em Adiministração (PUC/SP, 1993). Licenciado em Pedagogia (Fac
de Educação, Ciências e Letras Geraldo Rezende/RJ, 1983). Dozente da FacJdade
Mana Augusta Ribeiro Daher, há mais de cinco anos, e da UNITAU/SP.
6. Yara Prado Fernandes.
- Realidade Sócio-ecnômica e Política Brasileira.
- Realidade Sócio-econômica e Política Regional.
Mestre em Direito Administrativo (PUC/SP, 1984). Mestre em Ciências
(USP, 1983)Bacharel em Ciências Sociais (UNIVALE, 1976). Bacharel em Direito
(UN1VALE, 1980). Experiência docente, em nível superior, desde 1981. Professora
da Faculdade Mana Augusta Ribeiro Daher.
II - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1. Adalberto Albino Sanchez.
- Práticas Desportivas.
Licenciado em Educação Física (UNICEB, 1973). Cursos de aperfeiçoamento
em diversas modalidades desportivas. Professor de Práticas Desportivas, em nível
superior, desde 1987. Professor de Educação Física, no ensino de 1. e 2. graus, no
período 1973/84.
2. Benedicto Anselmo Domingos Victoriano.
- Metodologia Científica.
Mestre em Ciências da Religião (PUC/SP, 1993). Curso de especialização, em
nível de pós-graduação, em Problemas Brasileiros (Univ.Mackenzie, 1985).
Licenciado em Ciências Sociais (PUC/CAMP, 1972). Licenciado em Filosofia
(UMC, 1974). Aceito pelo CFE para Sociologia Aplicada (Parecer 916/88) e para
Métodos e Técnicas de Pesquisa (Parecer 1356/88).
3. CLÉLIA Aparecida Ferreira de Moraes.
- Língua Portuguesa.
Cursos de especialização, em nível de pós-graduação, em Metodologia do
Ensino Superior (UNIVALE, 1991), em Sintaxe da Língua Portuguesa e Linqüística
(UMC, 1975) e em Literatura Brasileira Contemporânea (UMC, 1972). Licenciada
em Pedagogia (UNIVALE, 1972). Licenciada em Letras (UNICAMP, 1965).
Professora da Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher desde 1987.
4. Francisco de Assis Coelho.
- Matemática.
- Teoria da Contabilidade.
Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais (PUC/SP, 1993). Bacharel em
Ciências Contábeis (UNITAU, 1988). Docente da UNITAU/SP e da Faculdade
Maria Augusta Ribeiro Daher.
5. Jorge Luiz Knupp Rodrigues.
- Teoria Geral da Administração.
Mestre em Administração (PUC/SP, 1993). Curso de especialização em
Administração de Recursos Humanos, em nível de pós-graduação (UNITAU, 1989).
Licenciado em Pedagogia - Administração Educacional (Fac. de Educação, Ciências
e Letras Geraldo Rezende/RJ, 1983). Professor da Faculdade Maria Augusta Ribeiro
Daher e da UNITAU/SP.
6. Ricardo Antônio Gomes Barbosa.
- Noções de Ciências Sociais.
- Cultura Brasileira.
Mestre em Ciências Políticas (UNICAMP, 1988). Licenciado em Filosofia
(PUC/CAMP, 1983). Professor da UNITAU/SP e da Faculdade Maria Augusta
Ribeiro Daher.
7. Yara Prado Fernandes.
- Noções de Direito.
Mestre em Direito Administrativo (PUC/SP, 1984). Mestre em Ciência
(USP, 1983). Bacharel em Direito (UNIVALE, 1980). Bacharel em Ciências Sociais
(UNIVALE, 1976). Experiência docente, em nível superior, desde 1981. Professor
da Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher., desde 1988.
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