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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Associação de Ensino de Urubupunga
UF
SP
ASSUNTO
Autorização dos cursos de Ciências Contábeis e de Administra-
ção (fase de Projeto).
RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
A Associação de Ensino c Cultura de Urubupunga, com sede na cidade de
Pereira Barreto (SP), teve aprovada cartas-consulta, mediante pedido de reconsideração,
para os cursos de Ciências Contábeis e Administração, pelos pareceres n° 842/93 e 55/94.
No prazo regulamentar a interessada apresentou os projetos dos cursos.
Este parecer analisa os dois projetos, com base nos dados, documentos e
informações contidos nos processos.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E
INSTITUCIONAIS
1.1. Do Curso de Ciências Contábeis
As bases legais do curso de Ciências Contábeis são as normas, deste Conselho,
que fixaram os mínimos de conteúdo e duração do referido curso (Parecer n° 267/92 e
Resolução n° 3/92) e a legislação que regulamentou a profissão de Contador.
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As bases filosóficas partem do referido Parecer n° 267/92, que reexaminou o
currículo mínimo do curso e lhe deu nova configuração, de acordo com as exigências do
mercado de trabalho. Ao lado do cumprimento do currículo mínimo, a instituição
pretende, em seu currículo pleno dar ênfase à computação eletrônica de dados, como
suporte tecnológico necessário a um "profissional que vai atuar num mercado de trabalho
cada vez mais sofisticado".
As bases sócio-culturais e institucionais são comuns aos dois cursos, que irão
funcionar na mesma cidade - Pereira Barreto (SP) - e serão mantidos pela mesma entidade
- a Associação de Ensino e Cultura de Urubupungá.
Pereira Barreto integra o DGE 27, no Estado deo Paulo, e é um dos pólos de
desenvolvimento de sua região, dispondo de infra-estrutura e de bases sócio-culturais
indispensáveis ao desenvolvimento do ensino superior.
A Associação de Ensino e Cultura de Urubupungá é uma sociedade civil, sem
fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Pereira Barreto (SP). Será a mantenedora da
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis, novo estabelecimento de ensino
superior particular, isolado, a funcionar nos termos da Lei n° 5540, de 1968.
1.2. Do Curso de Administração
O curso de Administração tem por base legal o Parecer n° 433/93 e a respectiva
Resolução n° 2/93, que fixaram o currículo mínimo do curso, após reestudo, que envolveu
as instituições que ministram o curso e os órgãos encarregados da supervisão do exercício
da profissão de Administrador.
As bases filosóficasm origem, também, nesses documentos. A instituição
pretende formar o bacharel em Administração com um forte conteúdo das técnicas e
métodos de administração geral e base tecnológica na computação eletrônica de dados,
instrumento presente em todos os setores e funções da administração moderna.
As bases sócio-culturais e institucionaiso idênticas às do curso de Ciências
Contábeis.
As bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais dos cursos mantêm
coerência com as cartas-cunsulta aprovadas.
A entidade já mantém faculdade, com os cursos reconhecidos.
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2. Perfil Profissiográfico
2.1. Do Curso de Ciências Contábeis
O projeto detalha o perfil profissional que a IES pretende formar, em seu curso
de Ciências Contábeis, detalhando os atributos de natureza humana, social e profissional,
partindo das linhas gerais apontadas no citado Parecer n° 267/92.
O Contador graduado pelo curso, segundo a IES, estará preparado para o
exercício de sua profissão em um ambiente tecnológico e sócio-econômico em constante
evolução e sofisticação". Os atributos de natureza profissional serão desenvolvidos, ao
longo do curso, "com vistas a proporcionar ao educando uma visão de conjunto da área de
conhecimento abrangida pela profissão, ao domínio de algum campo específico (da escolha
do aluno), ao conhecimento de práticas contábeis de uso universal e ao conhecimento de
aspectos pertinentes aos países sul-americanos".
Ao final do curso, segundo se depreende do projeto, o profissional formado
pela IES estará em condições de exercer as funções gerais da Contabilidade e, em
especial, as de Auditoria, Perícia Contábil, Custos e Informática Aplicada à Contabilidade.
2.2. Do Curso de Administração
O Bacharel em Administração que a faculdade deseja graduar deverá ter uma
formação generalista e estar apto a exercer as funções tradicionais das Ciências
Administrativas, aplicando os métodos, técnicas e sistemas modernamente utilizados e
conduzindo a organização em que trabalha a obter resultados positivos, de acordo com os
objetivos estabelecidos.
Também este profissional deverá sair da faculdade com embasamento na área
da Informática, para aplicação em suas futuras atividades.
O perfil profissiográfico dos cursos, delineados nas cartas-consulta e
explicitados nos projetos,m configuração apropriada aos objetivos dos cursos e às normas
que disciplinam o exercício das profissões de Contador e de Administrador.
3. Organização curricular e metodologias
3.1. Do Curso de Ciências Contábeis
3.1.1. Dados gerais
O regime adotado pela instituição é o seriado anual. O curso será ministrado à
noite, em turma única. Terá a duração de 3.024 horas-aula, a serem integralizadas em, no
mínimo, cinco e, no máximo, sete anos letivos, oitenta vagas anuais.
3.1.2. Currículo pleno
O currículo pleno do curso de Ciências Contábeis foi elaborado a partir dos
mínimos fixados por este Conselho, na Resolução n° 3/92. Está anexo a este parecer.
Foram acrescidas disciplinas que visam dar ao profissional embasamento
tecnológico, com a aplicação dos recursos da Informática às práticas contábeis.
A organização curricular e a seriação das disciplinas e demais atividades
acadêmicas do curso estão adequadas aos objetivos e ao perfil profissiográfico especificados
na carta-consulta e no projeto pedagógico.
3.2. Do Curso de Administração
3.2.1. Dados gerais
O curso terá a habilitação Geral, com ênfase em Análise de Sistemas. Será
oferecido no período noturno, em regime seriado anual, com uma turma para cada série e
oitenta vagas anuais.
3.2.2. Currículo pleno
A organização curricular, sob a forma de currículo pleno, atende aos mínimos de
conteúdo e duração fixados, por este Conselho, para o curso de Administração, conforme
se depreende numa análise aprofundada do conteúdo e dos objetivos de cada disciplina.
O curso terá a duração de 3.132 horas-aula, a serem integralizadas em, no
mínimo, quatro e, no máximo, sete anos letivos. O ano letivo terá trinta e seis semanas.
O currículo pleno, anexo a este parecer, contempla disciplinas e atividades
práticas da área da Informática, a fim de viabilizar a ênfase curricular era Análise de
Sistemas.
Em ambos os currículos plenos, os conteúdos, exigidos pela lei que tornou
optativa a oferta de Estudo de Problemas Brasileiros, está presente.
4. Metodologias
As metodologias discriminadas nos projetos dos cursos de Ciências Contábeis e
de Administração priorizam o fazer, ao lado das aulas expositivas.
Os projetos informam que o processo ensino/aprendizagem dará
preponderância aos estudos de casos, jogos de empresas, dinâmica de grupo, seminários e
painéis. Ao final dos cursos, o aluno deverá elaborar monografia, sob a orientação docente,
como trabalho indispensável à sua colação de grau.
5. Ementário das Disciplinas e Bibliografia Básica
O ementário das disciplinas e a bibliografia básica, discriminados em anexos
nos projetos dos cursos,o coerentes com o currículo pleno adotado pela instituição e
atendem às orientações contidas nos pareceres e resoluções que fixaram o currículo
mínimo desses cursos.
6. Corpo Docente
O corpo docente, responsável pela ministração das disciplinas da primeira série
dos cursos, está indicado no projeto e discriminado em anexo, com os currícula vitae e os
respectivos comprovantes. Os professores das disciplinas seguintes à primeira série serão
submetidos à apreciação da DEMEC/SP, antes da implantação das mesmas, nos termos da
delegação de competência explicita em portaria da Presidência deste Colegiado.
O corpo docente indicado é constituído por 9, professores, dos quais 1 é mestre
e 8o especialistas.
O plano de carreira docente prevê a implantação dos regimes de tempo
integral, com 40h semanais de dedicação, o regime parcial, com 20h semanais e o
pagamento por hora-aula ministrada, esta como exceção. Ao final da implantação dos
cursos, a instituição pretende ter 20% de seus professores em regime de 40h semanais.
o previstas duas categorias docentes: professor titular (responsável pela
ministração da disciplina) e professor assistente. O acesso a essas categorias é
regulamentado no plano de carreira.
O plano de aperfeiçoamento de recursos humanos estabelece critérios para a
ingresso dos professores e pessoal não-docente nos programas de qualificação,
aperfeiçoamento e treinamento da instituição. O planejamento econômico-financeiro
contempla recursos orçamentários para essa atividade.
A relação do corpo docente, aceito como responsável pelas disciplinas da
primeira série dos curso, com o resumo da qualificação acadêmica e profissional, está anexa
a este parecer.
À época da visita da Comissão Verificadora, deverão estar disponíveis 200
títulos de livros e 8 periódicos, conforme está explicitado no Cronograma, voltados para as
disciplinas e atividades da primeira série de cada curso.
9. Instalações Físicas
A Faculdade funcionará na Av. Alves de Melo, na zona urbana da cidade de
Pereira Barreto, no Estado deo Paulo, em edificação com 1.961,00m2, própria para as
funções de ensino, pesquisa e extensão. Há instalações para as práticas desportivas e áreas
para convivência comunitária, conforme se depreende das plantas juntadas aos projetos.
Caberá à Comissão Verificadora informar, em seu relatório, sobre a capacidade e
funcionalidade do prédio, para os cursos pretendidos.
10. Pesquisa e Extensão
A instituição informa que as linhas de pesquisa e os programas de extensão
devem ser definidos após a instalação dos cursos.
As linhas de pesquisa, segundo os projetos, investigará as questões relativas do
ensino das Ciências Administrativas e Contábeis e ao exercício das profissões de
Administrador e de Contador.
O Escritório-Modelo, a ser instalado a partir do segundo ano de funcionamento
da faculdade, será o ambiente em que se desenvolverão os programas de extensão, com
serviços de consultoria, assessoria e auditoria contábil e administrativa e a oferta de cursos
de atualização profissional e cultural, segundo os projetos.
11. Planejamento Econômico-financeiro
O planejamento econômico-financeiro dos cursos foi elaborado a preços
vigentes em janeiro de 1994, tendo servido como indexador a UFIR.
A receita ordinária engloba as mensalidades, as taxas e demais contribuições
escolares. A mantenedora suprirá as deficiências de recursos, enquanto a faculdadeo for
auto-suficiente financeiramente. Está prevista, ainda, a receita oriunda de programas de
extensão e de convênios para pesquisa.
As despesas foram estimadas com base nos salários docente e do pessoal
técnico-administrativo vigente em janeiro de 1994. Está discriminada por elementos.
deixando claro que as despesas com recursos humanos e demais despesas de custeio
corresponderão, no quinto ano de funcionamento da faculdade, a mais de 90% do total das
despesas.
O planejamento apresentado permite avaliar que os cursos serão viáveis sob o
ponto de vista econômico-financeiro. A mantenedora possui regularidade nesse campo,
conforme demonstram os balanços e indicadores apresentados.
12. Conclusão
A vista dos dados, informações e documentos constante do projeto e do
processo, este Relator entende que podem ser aprovados os projetos dos cursos de
Ciências Contábeis e de Administração, apresentados pela Associação de Ensino de
Urubupungá, devendo a Comissão Verificadora apurar, in loco, as reais condições para
funcionamento dos cursos.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente à aprovação dos projetos dos cursos de Ciências
Contábeis e de Administração, com oitenta vagas anuais para cada um, a serem ministrados
pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Urubupungá, mantida pela
Associação de Ensino de Urubupungá, na cidade de Pereira Barreto (SP).
Os processos devem ser remetidos à SESu/MEC para os procedimentos
relativos à verificação, in loco, das condições para funcionamento dos cursos.
III - DECISÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior aprova o Voto do Relator.
ANEXO AO PARECER Nº
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURRÍCULO PLENO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISGIPLINA/PERlODOS
l°Ano
Língua Portuguesa
Matemática
Administração Geral
Noções de Direito
Metodologia Científica
Noções de Ciências Sociais
Teoria da Contabilidade
Cultura Brasileira
Educação Física
Total
2
o
Ano
Matemática Financeira
Contabilidade Geral
Estatística
Economia
Ética Geral e Profissional
Filosofia da Ciência
Direito Financeiro e Tributário
Computação
Total
CARGA
HORÁRIA
108
108
72
72
36
72
72
36
72
648
72
90
72
72
72
72
72
72
594
3
o
Ano
Administração Financeira e Orçamento
Empresarial
Análise das Demonstrações Contábeis
Direito Comercial e Societário
Contabilidade e Análise de Custos
Relações Humanas no Trabalho
Total
4
o
Ano
Contabilidade Gerencial
Contabilidade Pública
Auditoria
Contabilidade Bancária
Legislação Trabalhista
Contabilidade Agrícola
Total
108
144
90
108
144
594
90
108
144
108
72
72
594
5
o
Ano
Perícia Contábil
Trabalho de Fim de Curso
Estágio Supervisionado
Noções de Psicologia
Laboratório Contábil
Total
Resumo Grade Horária
Carga Horária
(-) Educação Física
Total Carga Horária
126
72
216
72
108
594
3.024
72
2.952
ANEXO AO PARECER Nº
CORPO DOCENTE ACEITO PARA A PRIMEIRA
SÉRIE DO CURSO DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
01. IVODORETTO
Disc: Noções de Ciências Sociais
Titui.: Licenciado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de
Filosofia, Ciências e Letras -o João Del Rei/MG, 1974. Cursos de
Especialização em Habilitação para o Magistério do 3
o
Grau (360h)
pela Associação de Ensino de Marília, 1984 em História e Filosofia da
Educação (280h) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão
de Mauá"/SP, 1981. Possui experiência de Magistério no ensino
superior há 14 anos.
02. JOÃO ALBERTO DE OLIVEIRA
Disc: Metodologia Científica/ Cultura Brasileira
Titui.: Licenciado em Pedagogia - Administração Escolar/ Orientação
Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Araçatuba, 1971. Mestrado em Educação, área de concentração em
Supervisão e Currículo, pela PUC/SP, 1984. Especialização em
Didática, área de Didática Geral, (300h) pela UNAERP, 1973. Possui
trabalho publicado e experiência de magistério no ensino superior
desde 1976.
03. JOÃO BATISTA THEREZA
Disc: Educação Física
Titui.: Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física
deo Carlos, 1971. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de
Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1987. Cursos de
Especialização em Supervisão Escolar (368h) e em Metodologia do
Ensino (368h) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras
Urubupungá/SP, em 1988 e 1992, respectivamente. Possui
experiência de magistério há 18 (dezoito) anos.
04. JOSÉ AUGUSTO SANTANA
Disc: Administração Geral
Titui.: Bacharel em Administração pela UFRJ, 1985. Licenciado cm
Pedagogia Administração Escolar/Magistério - pela Faculdade de
Filosofia, Ciências c Letras "Ministro Tarso Dutra", 1992.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (368h) pela
Faculdade de Educação, Ciências c Letras "Urubupungá", 1992.
Lecionou as disciplinas Teoria Geral da Administração e Introdução à
Administração - período 1991/1993, na Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul.
05. JOSÉ TERESA
Disc: Matemática
Titui.: Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Penápolis, 1972. Especialização em Matemática
(280h) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de
Mauá"/SP, 1973. Aprovado pelo Parecer CFE n° 4.473/75 (Doc. 180
p.281) para lecionar as disciplinas Matemática e Física Experimental e
Geral. Possui experiência de magistério há 20(vinte) anos.
06. MARIA ÁUREA GORAINIIRIKURA
Disc: Noções de Ciências Sociais
Titui.: Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Botucatu, 1968. Licenciada em Matemática pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Rui Barbosa",
Andradina/SP, 1974. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de
Educação, Ciências e Letras "Urubupungá", 1979. Especialização em
Metodologia do Ensino Superior (368h) pela Faculdade de Educação,
Ciências e Letras Urubupungá, 1988. Leciona a disciplina Sociologia
na Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá desde
1981.
07. MANOEL CARVALHO
Disc: Noções de Direito
Titul.: Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências
Econômicas de Andradina/SP, 1976. Bacharel em Direito pela
Faculdade de Direito de Araçatuba, 1980. Licenciado em Pedagogia
pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1983.
Especialização cm Metodologia do Ensino Superior (360h) pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá.
08.
JURANDI ALVAES DE OLIVEIRA
Disc: Teoria da Contabilidade
Titul.: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cauru/SP,
1973. Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de
Marília, 1977. Especialização em Administração e Contabilidade
(380h) pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de
Marília, 1984. Aprovado pelo Parecer CFE n° 2.635/77 para lecionar as
disciplinas Contabilidade Agrícola e Contabilidade Industrial.
09. ORAGIO LOPES
Disc: Língua Portuguesa
Titul.: Licenciado cm Letras - Português/Inglês - pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras "Farias Brito", 1971. Especialização era
Português - Teoria Aplicada às Literaturas (300h) pela Faculdade
Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras, 1975. Curso de
aperfeiçoamento em Didática - Uma Didática Fundamentada nas
Teorias de Aprendizagem (274h) pela Faculdade de Educação,
Ciências e Letras Urubupungá, 1975. Aprovado pelo Parecer CFE n°
179/76 (Doc. 182 p.165) para lecionar a mesma disciplina.
CURRÍCULO PLENO DO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Série Anual /Disciplina
1
a
SÉRIE:
1. Contabilidade Geral.
2. Noções de Direito.
3. Filosofia.
4. Metodologia Científica.
5. Língua Portuguesa.
6. Sociologia.
7. Ética, Cidadania e Realidade
Brasileira.
8. Teorias da Administração.
9. Matemática (Financeira,
inclusive)
10. Direito Administrativo.
11. Práticas Desportivas.
2
a
SÉRIE:
12. Economia.
13. Informática.
14. Ética e Legislação Profissional.
15. Psicologia (Geral e Aplicada).
16. Estatística.
17. Administração de Recursos
Humanos .
18. Administração de Recursos
Materiais e Patrimoniais.
19. Administração Mercadológica.
Carga
Horária
Anual
72
72
72
36
72
36
36
144
108
72
72=720
72
72
36
36
72
144
144
144=792
ANEXO AO PARECER Nº
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO
3
a
SÉRIE:
20. Administração de Produção.
21. Organização, Sistemas e
Métodos.
22. Direito Comercial.
23. Administração Financeira e
Orçamentária.
24. Lingua Inglesa.
25. Administração de Sistemas de
Informação.
Habilitação Administração Geral:
4
a
SÉRIE:
26. Fundamentos e Aplicações de
Pesquisa Operacional.
27. Administração Municipal.
28. Organização e Administração de
Pequenas e Micro-empresas.
29. Organização e Administração de
Cooperativas.
30. Legislação e Organização
Sindical Brasileira.
31. Estágio Supervisionado.
- Ênfase em Administração Rural:
32. Comercialização
33. Controle de Produção
34. Contabilidade Agrícola
35. Administração Rural
36. Planejamento Agrícola
37. Teoria da Produção
38. Estágio Supervisionado.
144
144
108
144
72
108=720
144
144
108
108
72
324=900
108
108
72
108
108
72
324=900
ANEXO AO PARECER Nº
CORPO DOCENTE ACEITO PARA A PRIMEIRA
SÉRIE DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO
01. IVO DORETTO
Disc: Sociologia
Filosofia
Titul.: Licenciado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de
Filosofia, Ciências e Letras -o João Del Rei/MG, 1974. Cursos de
Especialização em Habilitação para o Magistério do 3
o
Grau (360h)
pela Associação de Ensino de Marília, 1984 em História e Filosofia da
Educação (280h) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão
de Mauá"/SP, 1981. Possui experiência de Magistério no ensino
superior há 14 anos.
02. JOÃO ALBERTO DE OLIVEIRA
Disc: Metodologia Científica
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira
Titul.: Licenciado em Pedagogia - Administração Escolar/ Orientação
Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Araçatuba, 1971. Mestrado em Educação, área de concentração em
Supervisão e Currículo, pela PUC/SP, 1984. Especialização em
Didática, área de Didática Geral, (300h) pela UNAERP, 1973. Possui
trabalho publicado e experiência de magistério no ensino superior
desde 1976.
03. JOÃO BATISTA THEREZA
Disc: Educação Física
Titul.: Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física
deo Carlos, 1971. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de
Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1987. Cursos de
Especialização em Supervisão Escolar (368h) e em Metodologia do
Ensino (368h) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras
Urubupungá/SP, em 1988 e 1992, respectivamente. Possui
experiência de magistério há 18 (dezoito) anos.
04. JOSÉ AUGUSTO SANTANA
Disc: Teorias da Administração
Titul.: Bacharel em Administração pela UFRJ, 1985. Licenciado em
Pedagogia Administração Escolar/Magistério - pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras "Ministro Tarso Dutra", 1992.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (368h) pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras "Urubupungá", 1992.
Lecionou as disciplinas Teoria Geral da Administração e Introdução à
Administração - período 1991/1993, na Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul.
05. JOSÉ TERESA
Disc: Matemática (Financeira, inclusive)
Titul.: Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Penápolis, 1972. Especialização em Matemática
(280h) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de
Mauá"/SP, 1973. Aprovado pelo Parecer CFE n° 4.473/75 (Doc. 180
p.281) para lecionar as disciplinas Matemática e Física Experimental e
Geral. Possui experiência de magistério há 20(vinte) anos.
06. MARIA ÁUREA CORAINI IRIKURA
Disc: Sociologia
Titul.: Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Botucatu, 1968. Licenciada em Matemática pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Rui Barbosa",
Andradina/SP, 1974. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de
Educação, Ciências e Letras "Urubupungá", 1979. Especialização em
Metodologia do Ensino Superior (368h) pela Faculdade de Educação,
Ciências e Letras Urubupungá, 1988. Leciona a disciplina Sociologia
na Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá desde
1981.
07. MANOEL CARVALHO
Disc: Noções de Direito
Direito Administrativo
Titul.: Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências
Econômicas de Andradina/SP, 1976. Bacharel em Direito pela
Faculdade de Direito de Araçatuba, 1980. Licenciado em Pedagogia
pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1983.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (360h) pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá.
08. JURANDIR ALVES DE OLIVEIRA
Disc: Contabilidade Geral
Titul.: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cauru/SP,
1973. Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de
Marília, 1977. Especialização em Administração e Contabilidade
(380h) pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de
Marília, 1984. Aprovado pelo Parecer CFE n° 2.635/77 para lecionar as
disciplinas Contabilidade Agrícola e Contabilidade Industrial.
09. ORAGIO LOPES
Disc: Língua Portuguesa
Titul.: Licenciado em Letras - Português/Inglês - pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras "Farias Brito", 1971. Especialização em
Português - Teoria Aplicada às Literaturas (300h) pela Faculdade
Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras, 1975. Curso de
aperfeiçoamento em Didática - Uma Didática Fundamentada nas
Teorias de Aprendizagem (274h) pela Faculdade de Educação,
Ciências e Letras Urubupungá, 1975. Aprovado pelo Parecer CFE n°
179/76 (Doc. 182 p.165) para lecionar a mesma disciplina.
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