constitui, hoje, "mais um sistema de informações gerenciais do que mero departamento de
controle e registro". Essa visão da contabilidade conduziu a entidade a elaborar um
currículo adequado a essa nova realidade da profissão.
As bases sócio-econômicas, idênticas para os dois cursos, partem da realidade
do novo município de Belford Roxo, recentemente desmembrado do município de Nova
Iguaçu, ambos localizados na chamada Baixada Fluminense, integrante da Região
Metropolitana do Rio de Janeiro — o Grande Rio. Trata-se de um município com mais de
300 mil habitantes, em fase de desenvolvimento, com a implantação de novas indústrias e
sede do conhecido complexo industrial da Bayer. A sua realidade sócio-cultural e
econômica consta da carta-consulta e serviu de justificativa para a aprovação da
necessidade social dos cursos pretendidos. O ambiente sócio-cultural de Belford Roxo é
favorável para a implantação desses cursos.
As bases institucionais são, também, comuns aos dois cursos. A mantenedora é
a Sociedade de Ensino Superior Profa. Fernanda Bicchieri Soares, uma entidade de direito
privado, sem fins lucrativos, formada segundo o Código Civil brasileiro c em obediência à
Lei n. 5540 e às normas deste Conselho sobre a matéria (Resolução n. 1/93). A unidade a
ser mantida e que será responsável pela ministração dos dois cursos é a Faculdade do
CEM, novo estabelecimento privado e isolado de ensino superior, com sede na cidade de
Belford Roxo (RJ). A sigla adotada para designar a faculdade vem de Centro Educacional
Moderno, que a entidade mantém na mesma cidade e que, segundo a interessada, é uma
instituição tradicional e identificada, facilmente, pela sigla CEM.
1.2. Do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados foi concebido
com base no Parecer CFE n. 2.713/76, que refletiu acurado estudo sobre o ensino da
Informática, em nível superior, e concluiu por sugerir currículo mínimo para essa carreira, e
a Resolução n. 55/76, que fixou esses mínimos. A profissão não está regulamentada e não
sofre interferência de nenhuma lei para o seu exercício.
Ainda inspirado nesses atos, a instituição elaborou a proposta de filosofia
educacional para o curso, levando em conta, ainda, dados e idéias contidos no Plano
Nacional de Informática. O projeto pretende um curso com densa base teórica e
aplicações intensas nas máquinas, ao lado de formação humanística.
As bases sócio-culturais e institucionais são idênticas para ambos os cursos.