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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL OE EDUCACÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Sociedade de Ensino Superior Fernanda Bicchieri Soares
UF
RJ
ASSUNTO
Autorização dos cursos superiores de Ciências Contábeis e
de Tecnologia em Processamento de Dados (fase de projeto)
RELATOR: SR. CONS. YugO Okida
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
A Sociedade de Ensino Superior Prof. Fernanda Bicchieri Soares, com sede na
cidade de Belford Roxo (RJ), obteve aprovação das cartas-consulta para autorização dos
cursos superiores de Ciências Contábeis e de Tecnologia em Processamento de Dados,
respectivamente, pelos Pareceres ns. 618/93 e 617/93. Dentro do prazo de sessenta dias,
estabelecido nesses atos, a interessada submeteu a este Conselho os projetos pedagógicos
dos cursos, à luz da Resolução CFE n. 1/93, que fixou normas para autorização de cursos
superiores.
Este parecer analisa os dois projetos, de acordo com os procedimentos adotados
para aplicação da referida resolução, levando em consideração os demais elementos
constantes dos processos.
1. Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais
1.1. Do Curso de Ciências Contábeis
A instituição tomou como base legal para o projeto o Parecer CFE n. 267/92,
que examinou a proposta de alteração do currículo mínimo, e a Resolução n. 3/92, que
fixou os mínimos de conteúdo e duração para o curso de Ciências Contábeis.
A base filosófica teve inspiração na Resolução n. 560/83, do Conselho Federal
de Contabilidade, que qualifica
a a Contabilidade como Ciência do Patrimônio e que se
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constitui, hoje, "mais um sistema de informações gerenciais do que mero departamento de
controle e registro". Essa visão da contabilidade conduziu a entidade a elaborar um
currículo adequado a essa nova realidade da profissão.
As bases sócio-econômicas, idênticas para os dois cursos, partem da realidade
do novo município de Belford Roxo, recentemente desmembrado do município de Nova
Iguaçu, ambos localizados na chamada Baixada Fluminense, integrante da Região
Metropolitana do Rio de Janeiro o Grande Rio. Trata-se de um município com mais de
300 mil habitantes, em fase de desenvolvimento, com a implantação de novas indústrias e
sede do conhecido complexo industrial da Bayer. A sua realidade sócio-cultural e
econômica consta da carta-consulta e serviu de justificativa para a aprovação da
necessidade social dos cursos pretendidos. O ambiente sócio-cultural de Belford Roxo é
favorável para a implantação desses cursos.
As bases institucionais são, também, comuns aos dois cursos. A mantenedora é
a Sociedade de Ensino Superior Profa. Fernanda Bicchieri Soares, uma entidade de direito
privado, sem fins lucrativos, formada segundo o Código Civil brasileiro c em obediência à
Lei n. 5540 e às normas deste Conselho sobre a matéria (Resolução n. 1/93). A unidade a
ser mantida e que será responsável pela ministração dos dois cursos é a Faculdade do
CEM, novo estabelecimento privado e isolado de ensino superior, com sede na cidade de
Belford Roxo (RJ). A sigla adotada para designar a faculdade vem de Centro Educacional
Moderno, que a entidade mantém na mesma cidade e que, segundo a interessada, é uma
instituição tradicional e identificada, facilmente, pela sigla CEM.
1.2. Do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados foi concebido
com base no Parecer CFE n. 2.713/76, que refletiu acurado estudo sobre o ensino da
Informática, em nível superior, e concluiu por sugerir currículo mínimo para essa carreira, e
a Resolução n. 55/76, que fixou esses mínimos. A profissãoo está regulamentada eo
sofre interferência de nenhuma lei para o seu exercício.
Ainda inspirado nesses atos, a instituição elaborou a proposta de filosofia
educacional para o curso, levando em conta, ainda, dados e idéias contidos no Plano
Nacional de Informática. O projeto pretende um curso com densa base teórica e
aplicações intensas nas máquinas, ao lado de formação humanística.
As bases sócio-culturais e institucionaiso idênticas para ambos os cursos.
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2. Perfil Profissiográfico
2.1. Do Curso de Ciências Contábeis
O projeto do curso informa que o perfil profissiográfico terá como modelo de
formação profissionais com as características de habilidade numérica, atenção concentrada,
raciocínio abstrato, exatidão e memorização. Tendo em vista essas características, o projeto
detalha o perfil do profissional que a faculdade pretende formar e as tarefas que ele estará
apto a executar, após sua diplomação. O perfil traçado, confrontado com o currículo pleno
do curso e o ementário das disciplinas, permite avaliar que há coerência entre esses
aspectos.
2.2. Do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
O perfil do profissional a ser graduado, no curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados, parte da premissa de que o objetivo do curso é "graduar
profissionais que atuam na utilização de computador no processamento de informação para
fins administrativos e técnicos".
Prevê uma boa formação básica e habilitação prática para que o profissional
tenha condições de operar sistemas, preparar programas e desenvolver análises de
sistemas, além de estar apto a selecionar alternativas do ponto de vista da economicidade e
da eficácia para o tratamento da informação a ser processada.
3. Organização Curricular e Metodologias
3.1. Dados Gerais
O regime adotado é o seriado semestral. Os cursos serão ministrados no período
noturno. O parecer que aprovou as cartas-consulta fixou em oitenta o número de vagas
anuais, para cada curso.
3.2. Do Curso de Ciências Contábeis
A estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis foi elaborada de modo a
permitir uma formação geral, de natureza humanística e social, uma formação profissional e
uma formação complementar, categorias de conhecimentos previstas no currículo mínimo
do curso, recentemente aprovado por este Conselho, pela Resolução 3/92. A formação
complementar inclui o ensino e a prática voltada para a Análise de Sistemas.
Ao final do curso, no décimo semestre letivo, o aluno deverá optar por urna das
seguintes atividades práticas: Estudos de Casos, Jogos de Empresas, Laboratório Contábil,
Monografia ou Estágio Supervisonado.
A seriação semestral das disciplinas apresenta uma seqüência coerente com os
conteúdos programáticos de cada uma.
O curso terá a duração de 3.600 h/a, devendo ser integralizado em, no mínimo,
cinco e, no máximo, sete anos letivos.
O currículo pleno do curso, anexo a este parecer, atende aos mínimos de
conteúdo e duração fixados por este Conselho, inclusive quanto à duração do curso,
quando oferecido à noite (cinco anos).
3.3. Do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
A organização curricular do curso superior de Tecnologia em Processamento de
Dados levou em conta a estrutura recomendada pelo Parecer CFE n. 2-713/76,
distribuindo as disciplinas em quatro grupos: formação básica, geral, geral específica e
complementar.
A estrutura curricular proposta, quando confrontada com o ementário das
disciplinas e a seriação semestral, demonstra um grau de aprofundamento de conteúdo
crescente, podendo proporcionar uma formação homogênea para o futuro profissional, a ser
graduado nesse curso.
Ao final do curso e após o estágio supervisionado, o aluno deverá apresentar
monografia individual, cuja aprovação é requisito indispensável à obtenção do diploma de
graduação.
O curso terá a duração de 2.196 h/a, podendo ser integralizado em, no mínimo,
seis e, no máximo, dez semestres letivos.
O currículo pleno está anexo a este parecer e atende aos mínimos de conteúdo
e duração fixados pela Resolução CFE n. 55/76.
3.4. Metodologias
O projeto propõe metodologia de ensino que leve em conta as características do
alunado, a ser formado, na sua maioria, por estudantes que trabalham durante o dia,
"exigindo do professor sensibilidade e criatividade no sentido de dinamizar as aulas e
atividades ministradas". Estão previstos aulas expositivas, práticas, seminários e painéis,
além de metodologias próprias para o trabalho de final de curso: estudo de casos, jogos de
O Conselho Superior será o Colegiado máximo da instituição e o Conselho
Departamental o Colegiado intermediário. O Colegiado básico será o departamento.
Como órgão executivo superior, responsável pelo planejamento, organização e
execução dos planos da instituição, aparece a Diretoria, cujo diretor terá mandato de dois
anos. A chefia de departamento será o órgão executivo básico, responsável direto pela
execução dos projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão.
E>stá prevista, inicialmente, a existência dos seguintes departamentos: Estudos
Básicos, Ciências Contábeis e de Informática.
O projeto identifica os profissionais indicados para as funções de direção,
secretaria e chefia da biblioteca da futura faculdade, mediante a apresentação dos currícula
vitae resumidos, acompanhados dos comprovantes relativos aos principais títulos
acadêmicos e profissionais.
7. Biblioteca
O espaço físico, inicial, da Biblioteca é de 95,90m2, estando prevista a
ampliação,, na medida em que aumentar o número de usuários, com a implantação de
novas turmas, e nos próximos cinco anos.
Os recursos humanos para os primeiros semestres de funcionamento da
bibliotecao adequados: um bibliotecário, dois auxiliares de biblioteca e um auxiliar de
serviços gerais.
A biblioteca adotará o CDU e a catalogação Anglo-americana.
O acervo será adquirido conforme Cronograma constante dos projetos.
O curso de Ciências Contábeis deverá ter, ao final do seu quinto ano de
funcionamento, um acervo comi.530 títulos e 1.830 volumes e 26 títulos de periódicos,
com assinatura corrente.
O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados deverá ter, no seu
terceiro ano de funcionamento, 1.200 títulos e 1.500 volumes de livros, além de 20 títulos
de periódicos específicos.
A Biblioteca da Faculdade deverá possuir, no seu quinto ano de
funcionamento, no mínimo, 2.700 títulos e 3.330 volumes de livros e 46 periódicos.
No momento da visita da Comissão Verificadora, deverá estar adquirida a
quantidade de livros prevista, no Cronograma, para o primeiro ano, bem como devem estar
efetivadas as assinaturas dos periódicos, também prevista para o primeiro ano de
funcionamento da faculdade.
Os projetos dos cursos informam que a biblioteca será informatizada e, até o
quarto ano de funcionamento da faculdade, deverá estar ligada, em rede, com os sistemas
Comut, Renpac e Orbit.
8. Instalações físicas e recursos materiais
A Faculdade CEM funcionará no centro da cidade de Belford Roxo, na Rua
Virgínia Bicchieri, 61 - Belford Roxo - Rio de Janeiro, em prédio próprio para as atividades
de ensino, conforme se depreende das plantas e das fotos juntadas aos processos.
Trata-se de prédio com três pavimentos, cujas serventiaso discriminadas nos
projetos.
Os projetos relacionam, ainda, os equipamentos dos laboratórios de informática
e os recursos áudio-visuais. A Comissão Verificadora deverá informar quanto à existência e
condições de funcionamento desses recursos materiais.
9. Pesquisa e Extensão
Os projetos registram que o ensino será indissociável da pesquisa e da
extensão e informam que os departamentos, após a instalação dos cursos, iniciarão o
levantamento de linhas de pesquisa e de extensão, a serem detalhadas pelos professores.
Essas propostas serão submetidas aos órgãos competentes da Faculdade. A execução dos
projetos de pesquisa e dos programas de extensão será da responsabilidade dos
departamentos.
10. Planejamento Econômico-financeiro
O planejamento econômico-financeiro apresentado para os dois cursos informa
que as despesas fixas foram rateadas entre os mesmos e que a receita e a despesa foram
estimadas com base nos preços que vigoravam em janeiro de 1994. A entidade estabeleceu
a UFIR como indexador de seu planejamento, para melhor avaliação.
Consta do planejamento memória de cálculo, com informação das fontes da
receita e dos elementos e categorias de despesa. A receita de mensalidades escolares
corresponderá, no quinto ano de funcionamento dos cursos, a cerca de 80% da receita
total. A despesa com pessoal, incluídos os encargos sociais, corresponderá, ao final do
mesmo período, a mais de 76%.
O planejamento apresentado oferece meios para uma avaliação positiva da
viabilidade econômico-financeira dos cursos.
11.
Conclusão do Relator
Após analisar todas as peças dos processos, especialmente os projetos
pedagógicos dos cursos, este Relator entende que os projetos podem ser aprovados e os
processos devem ser remetidos à SESu/MEC, para os procedimentos relativo à
verificação, nos termos da Resolução CFE n. 1/93.
II VOTO DO RELATOR
O Relator vota pela aprovação dos projetos dos cursos superiores de Ciências
Contábeis e de Tecnologia em Processamento de Dados, com oitenta vagas anuais, para
cada um, a serem ministrados pela Faculdade do CEM, a ser mantida pela Sociedade de
Ensino Superior Profa. Fernanda Bichieri Soares, na cidade de Belford Roxo (RJ).
Os processos devem ser encaminhados à SESu/MEC para os procedimentos
relativos à Comissão Verificadora.
III
DECISÃO DA CÂMARA
ANEXO AO PARECER N°
CORPO DOCENTE ACEITO PARA OS DOIS PRIMEIROS
SEMESTRES LETIVOS DO DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESUMO CURRÍCULA VITAE
CORPO DOCENTE -lºe2º SEMESTRE
CURSO: PROCESSAMENTO DE DADOS
01. Aurila Marta Vidal Paes Landim Félix da Silva
Disc.: lingua Portuguesa I e II
Titulo:Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar pelas FICAB, 1967.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (360 h) pela SESNI,
1988. Mestrado (em fase de elaboração de tese) em Educação pela
UERJ. Possui experiência profissional e de Magistério no ensino
superior.
02. Constantino Gonçalves Ribeiro
Disc.: Sistemas de Computação I e II
Titulo: Engenheiro Mecânico pela UERJ, 1986. Especialização em
Analista de Sistemas (588 h) pela IMS - Rio Informática e Ensino S/C,
Ltda, 1989. Possui trabalhos publicados. Experiência profissional e de
magistério no ensino superior.
03. Fernando Antonio de Santana
Disc.: Administração I e II
Ética e Cidadania
Título: Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ, 1987. Mestrado em
Ciências - Engenharia de Produção - área de Administração pela UFRJ,
1991. Cursando Doutorado em Engenharia de Produção - área de
Engenharia de Produto e Gerência de Produção na UFRJ. Pesquisador
Auxiliar no Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Relações de Trabalho -
GPTRT da COPPE/UFRJ. Vários trabalhos publicados e Monografias
realizadas. Possui experiência profissional e de magistério.
04. Ivan Salustiano da Silva
Disc.: Teoria Econômica I e II
Título: Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior, RJ.
Especialização em Análise Contábil Financeira pelas Faculdades
Slmonsen, RJ. Cursando Mestrado em Economia Empresarial - Facs.
Cândido Mendes. Possui trabalhos publicados e pesquisas realizadas.
Experiência profissional e de magistério no ensino superior.
05. Joaquim José Fagundes da Rocha
Disc.: Contabilidade Geral I e II
Ética e Cidadania
Título: Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Técnico
Educacional Souza Marques, 1988. Bacharel em Administração de
Empresas pela UNIGRAN. Cursos de Especialização em Análise
Contábil e Financeira pelas Faculdades Simonsen, 1991 e em Direito
Tributário (fase finai) pela Univ. Estado de. Vários cursos de
atualização. Possui experiência profissional.
06. José Alexandre da Costa Alves
Disc.: Linguagem e Técnicas de Programação 1 e II
Título: Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Cândido
Mendes, 1991. Especialização em Análise de Sistemas (525 h) pela
Universidade Estácio de, 1993. Aperfeiçoamento em Programação
em Computadores (336 h) pelo instituto Brasileiro de Pesquisa em
Informática.
07. José Carlos da Silva
Disc..- Matemática I e II
Introdução à Lógica
Título: Licenciado em Matemática pela UFF, 1970. Mestrado em
Matemática pela mesma Universidade, 1977. Possui experiência de
magistério no ensino superior desde 1976.
08. Leila Nocchi Kobayashi
Disc.: Sistema de Computação I e II
Introdução à Lógica
Titulo: Bacharel e licenciada em Matemática pela UFF, 1964/1965.
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática pela PUC/RJ,
1991. Mestrado em Ciências da Computação e Estatística pela USP,
1977. Vários trabalhos publicados e monografias realizadas. Possui
experiência profissional e de magistério no ensino superior.
09. Lindomar Gaspar de Siqueira
Disc.: Matemática I e II
Titulo: Licenciado em Matemática pela UFRJ, 1973. Especialização em
Matemática Aplicada, nos termos da Res. 12/83 - CFE, pela UFF, 1984.
Mestrado em Matemática - área de concentração em Matemática
Aplicada -, pela UFF, 1985. Vários cursos de atualização. Possui
experiência profissional e de magistério no ensino superior.
10. Virgínia de Araújo Sirva Cupti de Medeiros
Disc.: Lingua Portuguesa I e II
Título: Bacharel em Letras - Português/Literatura-, pela FAPERJ, 1984.
Especialização em Língua Portuguesa, nos termos da Res. 12/83 - CFE,
pela Associação Educacional Plínio Leite. Possui experiência
profissional de magistério no ensino superior.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ORDEM
1-01
1-02
1-03
1-04
1-05
1-06
1-07
1-08
DISCIPLINAS
1° Período
Língua Portuguesa I
Noções de Direito I
Administração Geral I
Economia I
Noções de Ciências Sociais
Teoria da Contabilidade
Educação Física (Práticas Desportivas) I
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira
TOTAL
CHS
04
02
02
02
04
04
(02)
02
20
CHT
72
36
36
36
72
72
(36)
36
360
ORDEM
2-01
2-02
2-03
2-04
2-05
2-06
2-07
2-08
DISCIPLINAS
2
o
Período
Língua Portuguesa II
Noções de Direito II
Administração Geral II
Contabilidade Geral I
Economia II
Matemática Aplicada
Sociologia Aplicada à Administração
Educação Física (Prát. Desportivas) II
TOTAL
CHS
04
02
02
03
02
04
03
(02)
20
CHT
72
36
36
54
36
72
54
(36)
360
ORDEM
3-01
3-02
3-03
3-04
3-05
3-06
DISCIPLINAS
3
o
Período
Computação I (laboratório)
Sistemas Contábeis
Direito Comercial e Societário
Matemática
Estatística Aplicada
Contabilidade Geral II
TOTAL
CHS
02
04
04
04
02
04
20
CHT
36
72
72
72
36
72
360
ORDEM
4-01
4-02
4-03
4-04
4-05
DISCIPLINAS
4° Período
Computação II (laboratório)
Contabilidade Geral III
Contabilidade Pública
Contabilidade Comercial
Organização e Métodos
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM
5-01
5-02
5-03
5-04
DISCIPLINAS
5
o
Período
Contabilidade Geral IV
Contabilidade e Análise de Custos
Legislação Social
Ética Geral e Profissional
CHS
04
04
02
04
CHT
72
72
36
72
ORDEM
1-01
1-02
1-03
1-04
1-05
1-06
1-07
1-08
DISCIPLINAS
1° Período
Língua Portuguesa I
Noções de Direito I
Administração Geral I
Economia I
Noções de Ciências Sociais
Teoria da Contabilidade
Educação Física (Práticas Desportivas) I
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira
TOTAL
CHS
04
02
02
02
04
04
(02)
02
20
CHT
72
36
36
36
72
72
(36)
36
360
ORDEM
2-01
2-02
2-03
2-04
2-05
2-06
2-07
2-08
DISCIPLINAS
2
o
Período
Língua Portuguesa II
Noções de Direito II
Administração Geral II
Contabilidade Geral I
Economia II
Matemática Aplicada
Sociologia Aplicada à Administração
Educação Física (Prát. Desportivas) II
TOTAL
CHS
04
02
02
03
02
04
03
(02)
20
CHT
72
36
36
54
36
72
54
(36)
360
ORDEM
3-01
3-02
3-03
3-04
3-05
3-06
DISCIPLINAS
3
o
Período
Computação I (laboratório)
Sistemas Contábeis
Direito Comercial e Societário
Matemática
Estatística Aplicada
Contabilidade Geral II
TOTAL
CHS
02
04
04
04
02
04
20
CHT
36
72
72
72
36
72
360
ORDEM
4-01
4-02
4-03
4-04
4-05
DISCIPLINAS
4
o
Período
Computação II (laboratório)
Contabilidade Geral III
Contabilidade Pública
Contabilidade Comercial
Organização e Métodos
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM DISCIPLINAS
5-01
5-02
5-03
5-04
5-05
5
o
Período
Contabilidade Geral IV
Contabilidade e Análise de Custos
Legislação Social
Ética Geral e Profissional
Legislação Tributária
CHS
04
04
02
04
04
CHT
72
72
36
72
72
5-06
Linguagem e Técnicas de Programação
TOTAL
02
20
72
360
ORDEM
6-01
6-02
6-03
6-04
6-05
DISCIPLINAS
6° Período
Análise de Sistemas
Contabilidade Geral V
Auditoria I
Análise das Demonstrações Contábeis
Contabilidade Gerencial
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM
7-01
7-02
7-03
7-04
7-05
DISCIPLINAS
T Período
Análise de Sistemas Contábeis
Administração Financeira e Orçamento
Empresarial
Contabilidade Avançada
Análise das Demonstrações Contábeis
Auditoria II
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM
8-01
8-02
8-03
8-04
8-05
DISCIPLINAS
8° Período
Análise das Demonstrações Contábeis II
Projeto de Sistemas Contábeis
Controladoria I,
Perícia Contábil I
Legislação e Técnica do IR
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM
9-01
9-02
9-03
9-04
9-05
DISCIPLINAS
9
o
Período
Administração de Sistemas de Informação
Perícia Contábil
Contabilidade Tributária
Controladoria II
Auditoria de Sistemas Contábeis
TOTAL
CHS
04
04
04
04
04
20
CHT
72
72
72
72
72
360
ORDEM
10-01
10-02
10-03
10-04
10-05
DISCIPLINAS
10° Período
Estudos de Casos.
Jogos de Empresas.
Laboratório Contábil.
Monografia.
Estágio Supervisionado
TOTAL
Observação: O aluno escolherá uma das atividades práticas
previstas para o 10° período letivo.
CHS
288
288
CHT
288
288
ANEXO AO PARECER N°
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
ORDEM
1-01
1-02
1-03
1-04
1-05
1-06
1-07
DISCIPLINAS
1° Periodo
Língua Portuguesa I
Matemática I
Administração I
Linguagem e Técnicas de Programação I
Sistema de Computação I
Ética e Cidadania
Educação Física I (Práticas Desportivas)
TOTAL
CHS
4
4
4
4
4
2
2
22
CHT
72
72
72
72
72
36
36
360
0 aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
1 -08 Contabilidade Geral I
1 -09 Teoria Econômica I
(36)
(36)
ORDEM
2-01
2-02
2-03
2-04
2-05
2-06
2-07
DISCIPLINAS
2
o
Período
Língua Portuguesa II
Matemática II
Administração II
Linguagem e Técnicas de Programação II
Sistema de Computação II
Introdução à Lógica
Educação Física II (Práticas Desportivas II)
TOTAL
CHS
4
4
2
4
4
4
(2)
22
CHT
72
72
36
72
72
72
(36)
360
O aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
2-08 Contabilidade Geral II
2-09 Teoria Econômica II
(36)
(36)
ORDEM
3-01
3-02
3-03
3-04
3-05
3-06
3-07
DISCIPLINAS
3
o
Período
Inglês I
Estatística I
Economia e Finanças I
Sistema de Computação III
Análise e Projeto de Sistema em Processamento de Dados
I
Introdução à Teoria de Sistemas I
Noções de Direito I
TOTAL
CHS
4
4
2
2
4
2
2
20
CHT
72
72
36
36
72
36
36
360
O aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
3-08 Organização e Métodos I
3-09 Economia Brasileira I
ORDEM
4-01
4-02
4-03
4-04
4-05
4-06
4-07
DISCIPLINAS
4
o
Período
Inglês II
Estatística II
Economia e Finanças II
Sistema de Computação IV
Análise e Projeto de Sistema em Processamento de Dados
II
Introdução à Teoria de Sistemas II
Noções de Gerais de Direito II
TOTAL
CHS
2
4
2
2
4
4
2
20
CHT
36
72
36
36
72
72
36
360
O aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
4-08 Organização e Métodos II
4-09 Economia Brasileira II
ORDEM
5-01
5-02
5-03
5-04
5-05
5-06
DISCIPLINAS
5
o
Período
Fundamentos e Aplicações em Pesquisa Operacional
Psicologia Aplicada I
Tópicos Avançados em Programação I
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
I
Computador e Sociedade
Estágio Supervisionado
TOTAL
CHS
4
2
4
4
2
16
CHT
72
36
72
72
36
90
378
O aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
5-08 Gerência de C.P.D. I
5-09 Contabilidade e Balanços I
ORDEM
6-01
6-02
6-03
6-04
6-05
6-06
6-07
DISCIPLINAS
4
o
Período
Fundamentos e Aplicações em Pesquisa Operacional
II
Psicologia Aplicada II
Tópicos Avançados em Programação II
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
II
Computador e Sociedade II
Estágio Supervisionado II
Monografia
TOTAL
CHS
2
2
2
2
4
2
4
16
CHT
36
36
36
72
36
90
72
378
O aluno poderá optar por mais de uma das seguintes disciplinas:
5-08 Gerência de C.P.D. II
5-09 Contabilidade e Balanços II
FACULDADE INTEGRADAS CEM
RESUMO DA CARGA HORÁRIA
1
o
Período 360 horas / aula
2
o
Período 360 horas / aula
3
o
Período 360 horas / aula
4
o
Período 360 horas / aula
5
o
Período 378 horas / aula
6° Período 378 horas / aula
TOTAL 2.196 horas / aula
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