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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO / MANTENEDORA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA
UF
SP
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM
PROCESSAMENTO DE DADOS (fase do projeto)
RELATOR SR. CONSELHEIRO LAYRTON BORGES DE MIRANDA VIEIRA
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM
PROC.Nº
1 - RELATÓRIO
A Fundação Educacional de Andradina - FEA teve a Carta Consulta para
autorização de funcionamento do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados
aprovada pela CAPLAN/CFE, conforme Parecer CFE n° 617/93.
Assim, a FEA protocolizou neste Conselho o Projeto do Curso pleiteado, a
ser ministrado pela Faculdade de Processamento de Dados de Andradina.
O presente Parecer foi emitido considerando-se os dados, informações e
documentos inseridos no Processo.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
O Projeto informa que o curso de Tecnologia em Processamento de Dados
considera os dispostos no Parecer CFE n° 2.173/76 e na Resolução CFE n° 55/76.
A Instituição, que tem tradição no ministério do ensino de 1
o
e 2
o
graus,
oferece à comunidade cursos profissionalizantes e é a mantenedora da Faculdade de
Educação Física de Andradina.
A FEA considera que, "para o futuro profissional, as perspectivaso muito
favoráveis, tendo em vista que, praticamente o ramo de prestação de serviços é novo e se
espalha rapidamente pelo país, cuja necessidade é cada vez maior" e, que, "...o existe
ramo da atividade industrial, comercial e de prestação de serviços que dispense o uso da
informática."
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Justifica seu pleito afirmando que "... há uma crescente necessidade de
profissionais com ótima formação, que estejam habilitados para trabalhar com
"computação". Mas o que conclui-se é a necessidade de profissionais nesta área para todo
o território nacional. Neste campo da ciência, se requer instrumentos de alta competência
tecnológica, poiso existe hoje, nenhuma área que dispense o uso de equipamentos
informáticos, tanto para uso direto ou indireto."
2. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O perfil profissiográfico do Tecnólogo em Processamento de Dados,
inserido no Projeto, resume-se, basicamente, nos seguintes tópicos:
- o Tecnólogo em Processamento de Dados recebe uma formação que o
habilita ao exercício profissional: de Operação de Computador, Codificação de Programas
e Programação de Sistemas;
- o Tecnólogo em Processamento de Dados ou Programador de Sistemas
como também é chamado, depois de receber do analista o projeto de um sistema de
processamento de informações configura um plano detalhado para a solução desse
projeto pelo computador;
- no desempenho de suas atividades, o Tecnólogo colabora no preparo de
manuais de serviço; opina em assuntos técnicos; elabora minutas de informações,
pareceres e exposição de motivos na área de programação; orienta e controla tarefas
específicas de processamento de dados.
- o Tecnólogo em Processamento de Dados deve ter uma alta capacidade
de adaptação para poder assimilar as diferentes tarefas originárias dos diversos
computadores que, por sua vez, possuem várias linguagens.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
O currículo pleno, elaborado nos moldes normativos, constitui o Anexo I
deste Parecer.
Destacam-se, no Projeto de curso apresentado pela Instituição, os fatos de
que:
- "dos cursos a serem oferecidos pela Faculdade, resultará uma forma
específica e particular em termos de metodologia, operacionalizando os conteúdos dos
cursos e de suas disciplinas. Para a efetivação do ensino, a metodologia aplicada sofre
variações decorrentes da necessária adequação para o atendimento às exigências
educacionais da comunidade. A atuação do professor reflete, também, a necessidade de
sintonia de sua didática com o perfil profissional traçado e a realidade pedagógica do
educando."
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- "observa-se nos cursos a serem oferecidos, a busca permanente de
aproximação da teoria com a prática, a medida em que se proporciona paulatinamente no
transcorrer do curso, oportunidades de vivenciar situações de aprendizagem que
extrapolam as exposições verbais em sala de aula. Assim, tem-se a promoção de fórum de
debates, seminários, aulas simuladas, culminando com as primeiras experiências de
prática profissional através do estágio curricular."
O Curso de Tecnologia em Processamento de Dados proposto tem as
seguintes características acadêmicas:
- Número de Vagas:- 60 vagas totais anuais, em único ingresso;
- Tamanho das Turmas:- Uma turma de 60 alunos em aulas teóricas;
Duas turmas de 30 alunos em aulas práticas;
- Regime de Matrícula:- Seriado Semestral;
- Turno de funcionamento:- Noturno;
- Duração: 2.160 h/a - Sem Ed. Física - (3 a 6 anos)
4.1. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O Ementário do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados e a
Bibliografia Básica, descritos no Projeto, estão enquadrados nos parâmetros elaborados
por este Conselho, estando ainda em consonância com o pretendido no seu Projeto
Institucional.
5.1. CORPO DOCENTE DO CURSO
O corpo docente responsável pelo Curso de Tecnologia em Processamento
de Dados é constituído de 13 (treze) professores, cuja qualificação acadêmico-profissional
apresenta o seguinte perfil: 02 (15,40%) mestres, 07 (53,84%) especialistas e 04 (30,76%0
graduados que atendem aos requisitos da Resolução CFE n°20/77, podendo, neste
aspecto, ser considerada satisfatória.
A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste Parecer.
6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
O Estatuto e o Regimento da Faculdade, elaborados conforme as normas
legais e jurisprudência do CFE, disciplinam a organização da Instituição, e estabelecem as
regras do relacionamento Mantenedora e Unidades Mantidas. Assim, compete
precipuamente à Mantenedora promover adequadas condições de funcionamento das
atividades das Faculdades, colocando-lhes à disposição os bens móveis e imóveis
necessários, de seu patrimônio ou de terceiros à ela cedidos e assegurando-lhes os
suficientes recursos de custeio.
À Mantenedora reserva-se o direito à administração, controle orçamentário
e financeiro da Faculdade,o interferindo nos assuntos didático-acadêmicos,
competindo-lhe, mais, a admissão e demissão do pessoal docente e técnico-
administrativo, obedecida a legislação trabalhista, nomeando, ainda, o Diretor Geral da
Faculdade mantida, que, por sua vez, designa os Chefes de Departamento.
A estrutura organizacional consagra o Departamento como Unidade Básica
de Organização e Administração e adota um modelo simplificado adequado às instituições
educacionais de pequeno para médio porte, com os seguintes órgãos de administração:-
na Administração Superior: a Congregação e o Conselho Departamental, como órgãos
colegiados e a Diretoria, como órgão superior executivo; e, na Administração Básica, o
Colegiado de Departamento, de natureza normativa e consultiva e a Chefia de
Departamento, de caráter executivo.
Como Órgãos Suplementares, de natureza técnica, cultural e recreativa,
estão implantados e em operação, atualmente, a Biblioteca Central e a Secretaria Geral.
7. ESPAÇOS FÍSICOS E RECURSOS MATERIAIS
7.1. Edificações e Instalações
O espaço físico, informado no Projeto de Curso, que a Fundação
Educacional de Andradina - FEA, coloca à disposição de sua comunidade acadêmica e a
comunidade em geral, para fins de estudos, pesquisas e conhecimento, totalizam,
atualmente, 28.800 m2 de terrenos, com 5.515,12 m2 de área construída.
O Campus, localizado à rua Amazonas, 571, Andradina/SP., apresenta a
seguinte distribuição de seu espaço físico:
- Bloco A - Térreo, com área de 1.178,85 m2, contendo Diretoria Executiva,
Secretaria da ESEFA, Faculdade de Educação Física, Contabilidade, Tesouraria,
Reprografia, Almoxarifado, Diretoria da Escola Infantil, Sala dos Professores da ESEFA,
Escola Infantil, Salão Nobre e Sanitários;
- 1º Andar, com área de 928,04 m2, abrigando o Curso de 1
o
Grau Regular
com a sua Diretoria, os Cursos Técnicos Profissionalizantes com a sua a Diretoria e
Secretaria, Depósito de Material, Centro de Leitura, Biblioteca Infantil, Sala de Professores,
Laboratório de Computação, Sanitários, o Curso de 2
o
Grau Regular com a sua Diretoria,
Laboratório de Enfermagem, Laboratório de Computação e o Curso Pré-vestibular.
- Bloco B - Térreo, com área de 607,95 m2, contendo a Quadra Poliesportiva
Coberta;
- Bloco C - Térreo, com área de 150,80 m2 compreendendo o Laboratório de
Eletrônica e o Laboratório de Eletrotécnica;
- 1
o
ANDAR, com área de 260,00 m2, utilizado pela Biblioteca;
- Bloco D - Térreo, com área de 318,08 m2, contendo a Piscina Semi-
Olímpica, vestiários e área de circulação;
- Bloco E - Térreo, com área de 24,00 m2, abrigando a Cantina;
- Bloco F - Térreo, com área de 860,20 m2, contendo o Ginásio de Esportes;
- Bloco G - Térreo, com área de 70,00m2, utilizado como Casa da Zeladoria;
- Bloco H - Térreo, com área de 298,36 m2, comportando uma garagem e
sala de Materiais para Educação Fisica;
- Bloco G - Térreo, com área de 70,00 m2, abrigando Almoxarifados e
Sanitários.
O Projeto informa que, no plano de expansão do espaço físico da
Fundação Educacional de Andradina - FEA, a fim de oferecer melhor atendimento à sua
clientela, prevê-se a construção, até 1998, de mais 3.117,53 m2 de edificações, distribuídos
em salas de aula, laboratórios, Biblioteca e Cantina.
Destaca-se o fato de que, das ampliações acima referidas, encontram-se em
fase de acabamento as obras destinadas à Faculdade de Processamento de Dados e a
ampliação do Bloco A que, somadas, totalizam uma área de 1.912,53 m2.
As instalações apresentam boas condições de luminosidade, ventilação e
capacidade, comportando adequadamente o alunado total dos cursos ministrados.
7.2. Biblioteca
O Projeto do curso informa que a Biblioteca, além do acervo específico que
será priorizado, terá à disposição livros de referência, e acervo abrangente das outras
áreas de conhecimento, que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e
humanística da comunidade acadêmica.
O espaço físico destinado à Biblioteca, de 260,00 m2,destinados; ao acervo,
à administração, cabines de estudo e à leitura, pode ser considerado suficiente para o
atendimento da sua clientela. Segundo a Instituição, ao final dos próximos quatro anos,
esse espaço estará com 693,70 m2 totais, compatíveis com a comunidade acadêmica
prevista para aquele ano.
A Biblioteca, que funciona de 2
a
à 6
a
feira, das 8 às 22 horas e, aos sábados
das 8 às 12 horas, adota o Sistema Decimal Universal (CDU) para a classificação de seu
acervo. As obraso catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-Americano.
Seu quadro profissional atual, formado por uma bibliotecária legalmente
habilitada, dois auxiliares de biblioteca, dois estagiários e uma servente é suficiente para
prestar atendimento à comunidade acadêmica e externa. Está prevista a contratação de
mais uma bibliotecária, um estagiário e uma servente, para atender o aumento da demanda
com a criação do curso proposto.
- 01 unidade servidor para 08 terminais burros, compreendendo um
microcomputador padrão IBM-PC AT 486 SX, 20 MHZ, 4 Mb de RAM, 120 Mb de Disco
Rígido, 2 drives (1.2 e 1.44 Mb), Teclado 103 teclas e Monitor SVGA colorido;
- 01 unidade de microcomputador padrão IBM-PC AT 486 SX, 33 MHZ, 4 Mb
de RAM, 214 Mb de Disco Rígido, 2 drives (1.2 e 1.44 Mb), Teclado 103 teclas e Monitor
VGA branco;
- 01 unidade de microcomputador padrão IBM-PC AT 486 SX, 66 MHZ, 8 Mb
de RAM, 513 Mb de Disco Rígido, 2 drives (1.2 e 1.44 Mb), Teclado 103 teclas e Monitor
SVGA colorido;
- 01 Impressora matricial gráfica, Epson LX-810 L, 180 Cps, 80 colunas;
- 01 Impressora matricial gráfica, Epson FX-1050, 200 Cps, 132 colunas;
- 01 Impressora matricial gráfica, Rima 180,180 Cps, 132 colunas;
- 01 Impressora matricial gráfica, Prológica P 720 XT, 120 Cps, 132 colunas;
-10 unidades de terminal burro ADD;
* Softwares:-
- PC MOS, Sistema Operacional Multiusuário Padrão DOS, versão 5.0;
- MS-DOS 6.2 (versão português), sistema multiusuário de disco para
equipamento IBM-PC;
- Utilitários:
. DOS Passo a Passo;
. DBase Passo a Passo;
. Lotus Passo a Passo;
. Word e Wordstar Passo a Passo;
- Sistemas Aplicativos:
. Gestão Pessoal;
. Contábil.
A ampliação pretendida pela Instituição, no setor, contempla a aquisição e
instalação de mais 42 unidades de microcomputadores IBM-PC AT 386 e 486, 05
impressoras matriciais e mais um conjunto de softwares apropriados.
8. A PESQUISA
Informa o Projeto que a Pesquisa, na Instituição, tem tratamento próprio, e
objetiva, primeiramente, fazer desta atividade um instrumento para qualificar o ensino de
graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, incentivando, assim, a iniciação científica
e a formação de futuros pesquisadores, além de priorizar a Pesquisa como função nobre,
que permitirá o avanço qualitativo das ações no ensino, pesquisa e extensão e o
desenvolvimento cultural.
Assim, os instrumentos de fomento que serão utilizados para o auxílio a
professores, pesquisadores e alunos que demonstrem potencial, compreendem a
constituição de um Fundo de Apoio à Pesquisa, que possuirá recursos próprios, o
intercâmbio permanente com os órgãos e repartições oficiais e privadas dedicadas à
pesquisa, bem como a busca das empresas e/ou instituições da região, objetivando a
integração e desenvolvimento tecnológico das partes.
O Projeto relaciona extensa lista de atividades já realizadas pela Instituição
no âmbito da pesquisa e da extensão.
9. A EXTENSÃO
A Instituição enumera, no Projeto, as diretrizes e políticas de extensão da
Faculdade, dentre as quais merecem destaque: a forma de atuação da Faculdade na
extensão, a partir dos projetos pedagógicos dos diferentes cursos da forma de atuação
dos departamentos; o programa de atuação cultural global da Faculdade; a promoção de
encontros em cada unidade acadêmica, visando a planejar, operacionalizar e avaliar a
extensão, de conformidade com as diretrizes aprovadas pelos Órgãos Colegiados da
Faculdade; a divulgação das artes:- pintura, música, teatro, corais e outros, como forma de
atrair a comunidade para dentro da Faculdade; e o trabalho interdisciplinar, ligando os
departamentos;
As atividades de extensão previstas para o curso de Tecnologia em
Processamento de Dados, basicamente, estão relacionadas ao oferecimento de cursos
específicos de utilização de hardware e softwares aos usuários da informática. Por ser uma
área com evolução muito rápida, o oferecimento PERMANENTE desses cursos de
"Atualização do Usuário", será um fator de referência da Instituição.
Além dos cursos de Extensão, outros programas já estão previstos:
a) Prestação de Serviços de Assessoria de Informática às Empresas;
b) Consultoria de Sistemas às Empresas;
c) Desenvolvimento de Softwares para Usuários.
ANEXOS DO PARECER
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
ESTRUTURA CURRICULAR
E
CORPO DOCENTE
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
1º SEMESTRE
DISCIPLINAS
Língua Portuguesa
Sistemas de Computação
Matemática I
Lógica de Construção de Programas
Linguagem e Técnica de Programação I
Subtotal
Educação Física
CARGA HORÁRIA
72
72
72
72
72
360
72
2
o
SEMESTRE
3
o
SEMESTRE
DISCIPLINAS
Matemática II
Inglês
Linguagem e Técnica de Programação II
Recuperação de Informação I
CARGA HORÁRIA
72
72
144
72
360
DISCIPLINAS
Linguagem e Técnica de Programação III
Administração
Recuperação de Informação II
Sistemas Operacionais
CARGA HORÁRIA
144
72
72
72
360
4
o
SEMESTRE
5
o
SEMESTRE
6
o
SEMESTRE
DISCIPLINAS
Linguagem e Técnica de Programação IV
Estatística Geral
Economia e Finanças
Análise e Projeto de Sistemas I
CARGA HORÁRIA
72
72
72
144
360
DISCIPLINAS
Estágio Supervisionado I
Análise e Projeto de Sistemas II
Tópicos Avançados de Programação
Organização e Métodos
CARGA HORÁRIA
144
72
72
72
360
DISCIPLINAS
Estágio Supervisionado II
Noções Gerais de Direito
Tópicos Avançados de Processamento
de Dados
Fundamentos e Aplicações de Pesquisa
Operacional
TOTAL - Sem Educação Física
Educação Física
TOTAL GERAL
CARGA HORÁRIA
144
72
72
72
360
2.160
72
2.232
RELAÇÃO DOS PROFESSORES INDICADOS PARA O CURSO
Professores Para os Dois Primeiros Semestres Letivos:-
01. AMALE NAMAR ABBOUD
Disc: Inglês
Tit.: Licenciada em Letras - Português/Inglês - FFCL/ANDRADINA - 1972
Licenciada em Pedagogia - Fac. Integradas de Andradina - 1978
Especialista em Inglês - USC/BAURU - 1974
Curso de Planejamento de Ensino - Faculdade Integradas de Andradina - 1978 - 92h
Curso de Didática - FFCL/ANDRADINA - 1975
Parecer CFE n° 3.464/76 - Disciplinas - Língua Inglesa e Literatura Inglesa
02. BENEDITO NEWTON ASSUITI
Disc.: Língua Portuguesa
Tit.: Licenciado em Letras - Português/Latim - Faculdade Filosofia N.S. Medianeira - 1970
Licenciado em Filosofia - FFCL/Mogi das Cruzes - 1970
Licenciado em Pedagogia - Fac. Integradas de Andradina - 1977
Especialista em Português - USC/BAURU - 1973
Parecer CFE n° 2.623/76 - Disciplina - Língua Portuguesa
03. HUGO CELSO FORTI
Disc.: Educação Física - Prática Desportiva
Tit.: Licenciado em Educação Física - UEL - 1985.
Especialista em Ciências da Preparação da Educação Física - Fac. Camilo Castelo Branco - 1990.
04. LUCIANE ELORZA PAGNANI
Disc.: Tópicos Avançados de Processamento de Dados
Lógica de Construção de Programas
Tit.: Bacharel em Análise de Sistemas Administrativos de Processamento de Dados - PUCCAMP - 1985
Concursada na Universidade Estadual Paulista - UNESP - na área de Informática - no cargo de
Analista de Sistemas Sênior - Ilha Solteira - 1988
Curso de Plano Diretor de Informática e Plano Diretor de Sistemas de Informação - UNESP/Ilha
Solteira - 1993 - 32h
Curso de Modelagem de Dados - UNESP/Ilha Solteira -1993 - l0h
Curso de AUTOCAD - Técnicas Básicas - UNESP/Ilha Solteira -1992 - 40h
Curso de COBOL-5000 - SID/Informática - 1986 - 80h
Curso de Linguagem BASIC - PUCCAMP - 1982 - 20h
05. MARCIO ANTÔNIO SECANHO TORRENTE
Disc.: Linguagem e Técnica de Programação
Tópicos Avançados de Programação
Tit.: Tec. em Processamento de Dados - Faculdade de Informática de Lins - FPTE -1991
Curso de Programação em Dbase - Fac. de Lins -1988 - 3 meses
Curso de Linguagem de Programação Pascal -Faculdade de Lins - 1988 - 3 meses
Curso de Automação Industrial - Fac. de Lins - 1989
Curso de Linguagem de Programação Turbo Pascal - Faculdade de Lins - 1989 - 2 meses
Curso de Projeto Lógico de Banco de Dados - Fac.Lins -1991- 30h
06. MÁRIO NAOYOSHI SUZUKI
Disc.: Matemática
Estatística Geral
Tit.: Licenciado em Matemática - FFCL/ANDRADINA - 1973
Licenciado em Pedagogia - FFCL/ANDRADINA - 1979
Especialista em Probabilidade, Estatística e Programação Linear - FFCL/JALES - 1976
Especialista em Equações Diferenciais - FFCL/ANDRADINA - 1976
Especialista em Didática - FFCL/ANDRADINA - 1974
Especialista em Metodologia do Ensino - Fac. Educação de Fátima do Sul - 1986
Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Fac. Educação, Ciências e Letras de Urubupungá
- Pereira Barreto - 1988
Parecer CFE n° 4.160/76 - Disciplinas - Cálculo Diferencial e Integral e Numérico
Parecer CFE 4304/76 e 33/78 - Disciplina de Matemática
Parecer CFE n° 33/78 - Disciplina Matemática Aplicada
Parecer CFE n° 565/76 - Disciplina Estatística
Parecer CFE n° 1786/76 - Disciplinas Fundamentos de Matemática e Complementos de
Matemática.
07. PAULO CÉSAR LADISLAU FELICIO
Disc.: Análise e Projeto de Sistemas
Sistemas de Computação
Tit.: Tec. em Processamento de Dados - UNIFRAN/SP - 1987
Especialista em Análise de Sistemas - UNIFRAN/SP - 1988
Especialista em Administração, Sistemas e Métodos - CESUP - Campo Grande/MS - 1989
Curso de Programação Basic e Cobol - EPROM/Informática - Ribeirão Preto - 1984 - Duração de 6
meses
Curso de Programação Dat-Flex - Intercomp/São Paulo -1987
Professores Para os Demais Períodos Letivos:-
01. ARNALDO MINHOLI JÚNIOR
Disc.: Sistemas Operacionais
Fundamentos e Aplicações de Pesquisa Operacional
Tit.: Bacharel em Análise de Sistemas - USC - Bauru/SP - 1992
Curso de Word-StarProfissional - USC - Bauru/SP - 1988 - 30h.
Curso de Sistema Operacional MS-DOS - USC - Bauru/SP-1988- 30h.
Projeto de Automação de Lanchonete - USC - Bauru/SP-1992 - 480h
Estágio no Banco do Brasil - CESEC/Bauru -1990 - 10 meses.
Estágio no Frigorífico Mouran/Sadia - Andradina/SP - 2 meses
02. DARCI DOS SANTOS CAETANO
Disc: Administração
Tit.: Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdades Integradas "Rui Barbosa" - Andradina/SP - 1971
Parecer CFE n° 4.285/76 - Disciplinas - Introdução à Administração e Introdução à Economia
Curso de Formação Gerencial - FEA/USP/BANESPA-São Paulo - 1989
03. GILBERTO GERALDO SIQUEIRA LOPES
Disc.: Noções Gerais de Direito
Tit.: Bel. em Direito - PUC/SP -1951.
Mestre em Direito Tributário - PUC/SP -1974.
Mestre em Direito Processual Civil - PUC/SP - 1975.
Parecer CFE n° 1432/77 - Direito Civil e Direito Constitucional
04. JOÃO ALBERTO DE OLIVEIRA
Disc.: Estágio Supervisionado
Tit.: Licenciado em Pedagogia - FFCL/Araçatuba-SP - 1970
Mestre em Educação - PUC/SP - 1984
Especialista em Didática - UNAERP - Rib. Preto/SP - 1973
05. NORIVAL NUNES DA SILVA
Disc.: Economia e Finanças
Organização e Métodos
Tit.: Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina - 1969
Especialista em Economia - Faculdade Economia, Finanças e Administ. deo Paulo - Fundação
Leonídio Allegretti - 1973
Especialista em Administração Pública - FGV/SP - 1982
Especialista em Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1
o
e 2
o
Graus - UNB - 1974
Especialista em Estrut. e Func. de Ensino Superior - UNB - 1974
Especialista em Didática - FFCL/Andradina -o Paulo - 1974
Parecer CFE n° 9.863/74 - Disciplinas - Estrutura e Análise de Balanços e Administração
Financeira
06. THILDA MARA DOURADO
Disc.: Recuperação de Informações
Tit.: Tec. em Processamento de Dados - FTPD/AESA - Araçatuba/SP - 1992
I Ciclo de Informática - AESA/Araçatuba-SP - 1991
II Ciclo de Informática - AESA/Araçatuba-SP - 1992
Curso de Clipper Básico - AESA/Araçatuba-SP - 1992 - 40h
II - VOTO DO RELATOR
Da análise dos dados, informações e documentos encartados '
no processo, este Relator vota favoravelmente pela aprovação do Proje-
to para autorização de funcionamento do Curso de Tecnologia em Proces-
samento de Dados, com 60 vagas anuais, oferecido no turno noturno, a
ser ministrado pela Faculdade de Processamento de Dados, mantida pela
Fundação Educacional de Andradina - FEA.
Aprovado o presente parecer o referido processo deverá ser
encaminhado a SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação
da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
Relator.
A Câmara de Ensino Superior, Grupo acompanha o voto do
Sala das Sessões, em de abril de 1994
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