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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS
UF
SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ad-
ministração a ser ministrado pela Faculdade São Carlos em
São Bernardo do Campo, SP.
RELATOR: SR. CONS. Margarida Maria do Rego Barros Pires Leal
CÂMARA OU COMISSÃO CESu - 2
o
Grupo
PROCESSO N* 23001.001420/90-92
I-RELATÓRIO
O presente processo de interesse da PIA
SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS , com sede e ad-
ministração na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo,
trata de pedido de funcionamento do Curso de Administra-
ção, a ser ministrado pela FACULDADE SÃO CARLOS, no mu-
nicípio de São Bernardo do Campo - SP.
Apreciado na fase de Carta-Consulta, pelo
Parecer 686/93, o pleito teve autorizado o seu prossegui-
mento, com vistas à apreciação do projeto de implantação,
por parte da CESu.
Assim, a solicitação deve agora ser consi-
derada quanto aos aspectos do Projeto, em conformidade
com a Resolução CFE na 01/93, valendo registrar que o
mesmo foi apresentado pela Instituição no prazo fixado no
Parecer 686/93.
PARECER N
o
APROVADO EM
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MEC/CFE
PARECER N*
PROC.N*
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITU-
CIONAIS CONFIGURANDO A CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO.
A PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO
CARLOS, instituição de direito privado, de fins
educacionais, com sede e administração em São Paulo -
Capital, com Estatutos registrados sob n
o
51.120, do
Livro A, do 1
o
Cartório de Títulos e Documentos do
Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 13 de julho de
1983, é uma instituição que atua na pré-escola e no ensino
de primeiro e segundo graus, há mais de três décadas.
A FACULDADE SÃO CARLOS, a ser mantida pela
PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS e
responsável pela ministração do curso, terá sua sede na
Rua João Pessoa n
o
59, município de São Bernardo do
Campo, situado na região metropolitana da grande São
Paulo, conhecida como região do Grande ABC, que integra o
Distrito Geo-Educacional - D.G.E. - n
o
024.
De acordo com o exposto na Carta-Consulta,
os índices populacionais, econômicos, sociais, culturais
e educacionais, característicos da região geo-educacional
de influência e de abrangência, demonstram a importância
do papel que tem a desempenhar, com a oferta do Curso de
Administração, no desenvolvimento sócio-econômico e cul-
tural da comunidade do ABC e da Grande São Paulo, median-
te a formação e qualificação de recursos humanos na área
proposta.
A FACULDADE SÃ0 CARLOS será caracterizada
como uma Instituição Isolada de Ensino Superior
particular, dotada de autonomia didático-pedagógica e
acadêmica, em observância aos limites fixados pela
legislação vigente, por seu Regimento e pelo Estatuto da
Mantenedora.
De acordo com o Processo, concebendo a e-
ducação como instrumento que oferece ao indivíduo a opor-
tunidade de ser o construtor de sua própria formação in-
telectual e profissional, o projeto pedagógico da futura
Faculdade salientará o papel do professor e do aluno, ti-
dos como peças essenciais para a consecução de seus obje-
tivos.
Nesta perspectiva, caberá ao professor o
compromisso de acompanhar a evolução das potencialidades
do aluno estimulando-o e orientando-o no processo de a-
prendizagem, que se quer ativo. Ao estudante, a cons-
cientização da importância do compromisso que assume com
o processo de sua própria formação, como cidadão e pro-
fissional. E, à Instituição, o compromisso de adotar pro-
cedimentos que proporcionem a ambos condições para o ple-
no exercício da ação educativa.
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Segundo o Projeto, a concepção e a filoso-
fia de trabalho da FACULDADE estarão voltadas para uma
ação integrada que, ao descrever um caminho que parte da
pré-escola e se dirige ao ensino superior, passando pelos
ensinos de 1o e 2
o
graus, impõe, a título de operaciona-
lização, o planejamento de suas atividades para a oferta
de uma educação geral mais abragente e rica; de uma habi-
litação profissional com qualidade; do incentivo maior à
preparação de pesquisadores e ao desenvolvimento de pes-
guisas; de uma organização didático pedagógica capaz de
possibilitar a superação da dicotomia ensino-pesguisa e
de condições efetivas para a vivência da educação perma-
nente e para a prática da extensão.
2. PERFIL PROFISSIOGRAFICO (CARACTERÍSTICAS TERMINAIS DO
CURSO, EM TERMOS DE HABILIDADES, CONHECIMENTOS E
COMPORTAMENTOS).
Destaca o Projeto, que, numa região como
São Bernardo do Campo, importantíssimo Parque Industrial
do País, nos segmentos automotivo, metalúrgico e químico,
o curso terá de atingir objetivos que contribuam para a
melhor qualificação profissional específica.
O curso objetiva, em relação ao aluno:
. proporcionar conhecimentos para aumentar a produtivi-
dade ;
. provocar o aumento da rentabilidade;
. controlar os resultados;
. efetuar comparações entre as metas programadas e ou
resultados atingidos;
. avaliar o desempenho e replanejar o serviço adminis-
trativo.
Para tanto, o profissional deve ter sa-
lientado no seu perfil: habilidade numérica, exatidão,
sociabilidade, desembaraço, iniciativa, liderança e pon-
deração.
Para a Instituição, o campo de aplicação
profissional do administrador é muito grande, permitindo
a atuação na agricultura, bancos, indústria, comércio,
serviços, assessoria, consultoria, ou no exercício de
funções de chefia ou direção, entre outros.
O perfil profissional pretendido corres-
ponde a um administrador com visão humanística, além da
sua capacitação para análise técnica de métodos e progra-
mas, orçamentos, relações pessoais e industriais, com a-
tenção voltada para a evolução da legislação social e
tributária.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS PROPOSTAS
A organização curricular consta do Anexo I
deste Parecer, contando o Curso com uma carga horária to-
tal de 3.180 horas, incluídas nestas, 300 horas para o
Estágio Supervisionado e acrescidas 72 horas para Educa-
ção Física.
As disciplinas elencadas para o Currículo
Pleno do Curso, agrupar-se-ão em Departamentos, de acordo
com sua afinidade, congregando professores para objetivos
comuns de ensino, pesquisa e extensão.
Registra o Projeto, que o Departamento se-
rá a menor fração da estrutura da FACULDADE SÃO CARLOS,
para todos os efeitos da organização administrativa e
didático-pedagógica.
Assinala-se que a condução do ato pedagó-
gico do curso a ser ministrado pela FACULDADE SÃO CARLOS
não seguirá padrão único. Respeitada a especificidade do
curso, os métodos serão selecionados entre aqüeles que
melhor promovam a adequação entre os processos de ensino
e de aprendizagem.
Como métodos de ensino serão utilizadas
aulas expositivas, ilustradas com projeção de slides,
transparências e vídeos. Também serão desenvolvidos es-
tudos dirigidos, seminários, entrevistas, dinâmica de
grupo, aulas práticas e estágios curriculares em campos
específicos profissionais.
A Instituição disporá de infra-estrutura
para facilitar o uso de metodologia diversa por parte do
professor. O setor de recursos audiovisuais administrará,
coordenará, organizará e cuidará da manutenção dos equi-
pamentos e materiais de uso didático. Além disso, tomará
providências para o pronto atendimento ao professor na
utilização desses recursos.
A Instituição, via convênio, contará tam-
bém com uma gráfica, que prestará serviço ao professor no
exercício de sua ação docente.
De acordo com os futuros planos dos Depar-
tamentos, todas as unidades terão um sistema de acompa-
nhamento das atividades de ensino, seja para assegurar o
cumprimento dos programas das disciplinas, seja para co-
nhecer a qualidade da ação desenvolvida.
4. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO, COM
INDICAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA
O ementário das disciplinas do Currículo
Pleno do Curso, com indicação da bibliografia básica, in-
tegra o Projeto ora analisado.
5. CORPO DOCENTE
A relação do corpo docente indicado para o
1
o
ano de funcionamento do Curso, com base no parágrafo
2
o
do artigo 20 da Resolução CFE 01/93, consta do Anexo
II deste Parecer. Corresponde a 08 (oito) docentes dos
quais 05 (cinco) são mestres, 02 (dois) são mestrandos e
02 (dois) são doutores.
Consta também do Projeto, Plano de Carrei-
ra do Magistério Superior da Faculdade São Carlos, abran-
gendo um conjunto de princípios, conceitos, normas e pro-
cedimentos que, segundo a Instituição se constituirá, no
instrumento essencial para a regulamentação e o desenvol-
vimento da carreira do seu pessoal docente.
Do citado Plano, distribuído em 6 Capítu-
los, 3 Seções e 23 Artigos, destacam-se:
- Funções do Magistério Superior;
- Corpo Docente: constituição, organização, categorias
funcionais, ingresso, promoção e acesso;
- Produção científica e intelectual;
- Critérios para a política salarial;
- Regime de Trabalho.
6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E
SETORES COMPLEMENTARES
Faz parte do Projeto, a forma de adminis-
tração da FACULDADE SÃO CARLOS, a qual contará com Dire-
toria, Conselho Departamental, Congregação e Departamen-
tos, com indicação de seus respectivos membros e com-
petências específicas, estas mais detalhadamente descri-
tas no Regimento da Instituição.
7. BIBLIOTECA (ORGANIZAÇÃO, ACERVO DE LIVROS, TÍTULOS E
VOLUMES - E PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS - ASSINATURAS
CORRENTES, ÁREA FÍSICA, PLANO DE EXPANSÃO E FORMAS
DE UTILIZAÇÃO)
0 Projeto enfatiza que a Instituição,
ciente de que a Biblioteca constitui peça fundamental pa-
ra atender às exigências da nova Faculdade, procurará
viabilizar as condições materiais e humanas para melhor
atender sua comunidade acadêmica.
A equipe de trabalho será formada por pes-
soal habilitado para executar tais serviços e em número
suficiente para atender com qualidade sua comunidade a-
cadêmica.
A Biblioteca será organizada para atender
os seguintes serviços aos seus usuários:
- empréstimo domiciliar;
- empréstimo entre bibliotecas;
- comutação bibliográfica;
- normalização técnica;
- levantamento bibliográfico;
- treinamento quanto ao uso da Biblioteca e elaboração
de pesquisa bibliográfica;
- hemeroteca;
- DSI - Disseminação Seletiva de Informação, através de
boletins mensais.
A Biblioteca da Faculdade manterá os se-
guintes convênios:
- APB - Associação Paulista de Bibliotecários;
- SIB - Sistema Integrado de Bibliotecas (USP);
- COMUT - Comutação Bibliográfica;
- EMBRATEL para que possa ter acesso às bases de dados,
tais como: BIREME, RENPAC, STM 400, ORBIT e BITNET.
O acervo bibliográfico será catalogado o-
bedecendo as Normas do Código Anglo-Americano e classifi-
cado pelo Sistema Decimal de Dewey - CDD.
A Biblioteca irá se utilizar de software
especificamente desenvolvido para informatização de bi-
liotecas. Todo o acervo será digitado e estará à dispo-
sição dos alunos, para que possam efetuar suas consultas
através de terminais.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO E PROJEÇÃO ESTIMADA DO SEU
CRESCIMENTO POR TÍTULOS, VOLUMES
E
P
ERI
Ó
D
ICOS
ESPECIALIZADOS PARA 0 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANO TÍTULOS/LIVROS VOLUMES/LIVROS
PERIÓDICOS
ESPECIALIZADOS
1994 4.072 4.687 264
1995 5.293 6.093 343
1996 6.880 7.920 445
1997 8.944 10.296 578
1998 11.627 13.384 751
8. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
DESCRIÇÃO SUMARIA DAS INSTALAÇÕES
A sede da futura FACULDADE SÃO CARLOS, cons-
ta de um prédio com quatro pavimentos, sito na Rua João
Pessoa n
o
59, Centro, São Bernardo do Campo- SP, contendo:
DISCRIMINAÇÃO QUANTIDADE M2
01. TÉRREO A
Sala de Apoio 3 24,00 cada
Cantina 1 72,50
Pátio Coberto - 595,50
02. TÉRREO
Sala de Aula 5 50,75 cada
Sala de Aula 2 48,00 cada
Dependências Administrativas 3 13,00 cada
Dependências Administrativas 1 11,75
Dependências Administrativas 1 20,00
Dependências Administrativas 1 3 0,00
Dependências Administrativas 1 25,00
Dependências Administrativas 1 12,50
Dependências Administrativas 1 11,70
Dependências Administrativas 1 13,00
Sala dos Professores 1 28,00
Biblioteca 1 581,00 *
Laboratório 1 200,00
Sanitário Feminino 1 14,00
Sanitário Feminino 1 12,00
Sanitário Masculino 1 14,00
Sanitário Masculino 1 12,00
03. 1
o
ANDAR
Sala de Aula 6 50,75
Sala de Aula 1 72,50
Sala de Aula 2 62,50
Sala de Aula 1 45,00
Sala de Aula 3 48,00
Sanitário Feminino 1 12,00
Sanitário Masculino 1 12,00
04. 2
o
ANDAR
Auditório 1 254,00
Laboratório de Ciências 1 45,00
Laboratório de Música 1 45,00
* 431 m2 destinados a área de acervo e 150 m2 destinados
à área de atendimento.
9. LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS
Segundo o que é indicado no Projeto, o La
boratório a ser utilizado pelos cursos da FACULDADE SÃO
CARLOS, foi concebido para o fim a que se destina e pro
porcionará aos usuários o conforto físico necessário para
o bom desenvolvimento de suas atividades. Conta com 2 00
m2, portanto com capacidade para aproximadamente 150
(cento e cinqüenta) alunos, equipado conforme demonstra o
quadro a seguir, tendo em vista sua especificidade, e na
quantidade adequada às necessidades do corpo discente.
Impressora Emilia PC 132 colunas .............. 1
Micro 486 - DLC - 40 MHZ - 8 MB com co-
processador - Placa de Rede ME 2.000 -
Monitor SVGA - Color .......................... 24
Micro 486 - DLC - 40 MHZ - 8 MB com co-
processador- Drive de 1.2 MB - Drive de
1.44 MB - Placa de Rede ME 2.000 - Monitor
SVGA - Color ................................... 1
Micro 486 - DX2 -66 MHZ - HDD 525 MB ........... 1
(Servidor de Rede Novell para 25 usuarios-
Monitor VGA Mono)
Bancadas especialmente projetadas para
Laboratorio contando com capacidade para
10 alunos cada ................................. 5
DESCRIÇÃO QUANTIDADES
RELA
ÇÃ
O
DE EQUIPAMENTOS
10. PESQUISA
Para a Instituição a Pesquisa é caracteri-
zada como procedimento científico rigoroso, sujeito a
normas rígidas de controle, avaliação e potencial de in-
ferências.
Na estrutura organizacional proposta pela
Faculdade, o fluxo da administração das atividades de
pesquisa é iniciado no Departamento, com o Conselho De-
partamental aprovando-as e organizando as condições físi-
cas e materiais, necessárias à sua realização.
Isto posto, e consoante linhas de ação que
serão estabelecidas pelo Conselho Departamental, o plane-
jamento da pesquisa será definido com base em critérios
que têm em vista:
- a atenção permanente ao processo de consolidação da
pesquisa integrada das áreas básicas e profissionais,
como meio de fortalecimento da qualidade do ensino mi-
nistrado pela Faculdade;
- a promoção de maior articulação como as demais insti-
tuições de ensino superior da região, para fins de com-
plementaridade de ação, troca de experiências, apoio
recíproco e melhor utilização técnico-cientítica insta-
lada na região;
- a dinamização dos núcleos integrados de ensino e pes-
quisa, visando competência, experiência e eleição de
prioridades dentro e fora da Instituição;
- a definição de temas prioritários de pesquisa integra-
da, nas diferentes áreas de conhecimento, voltados para
o desenvolvimento da Região, do Estado e do País.
Por outro lado, é prevista a competência
do Conselho Departamental para acompanhar e avaliar as
atividades de pesquisa da Faculdade por meio de instru-
mentos próprios, onde será respeitada a especificidade de
cada uma delas.
Para viabilizar tais atividades, considera
a Instituição ser necessário, entre outros meios:
- contratar professores visitantes para atuarem nos pro-
jetos de pesquisa;
- estabelecer remuneração adicional que estimule a parti-
cipação dos docentes da Faculdade nos programas de pes-
quisa;
- destinar dotação própria da receita da Faculdade para
os programas de pesquisa;
- estimular a elaboração de projetos que possam ser fi-
nanciados pelos órgãos fomentadores da pesquisa.
11. EXTENSÃO
Quanto à extensão, enfatiza o Projeto, que
serão extremamente fecundos os projetos de parceria da
Faculdade com as empresas. Serão ações cooperativas,
fundadas em convênios escola-empresa, de apreciável pro-
dutividade. Interessam à Faculdade para aplicação do seu
ensino e de suas pesquisas; e às empresas, que poderão
aproveitar daquela o potencial humano e material.
No seu exercício pedagógico, a Faculdade
oferecerá cursos e treinamentos e na prestação de servi-
ços comunitários, realizará pesquisas para análise.e so-
lução de problemas sócio-econômicos mais emergentes.
Assim, as atividades extensionistas se
processarão por meio de cursos, serviços, difusão cultu-
ral, ação comunitária, divulgação de pesquisa e outros
mecanismos.
A exemplo das atividades de pesquisa, na
estrutura organizacional da Faculdade, o fluxo da admi-
nistração das atividades de extensão será iniciado no De-
partamento, com o Conselho Departamental aprovando-as e
organizando as condições físicas e materiais necessárias
à sua relização e posterior avaliação.
Consoante linhas de ação previamente esta-
belecidas, o planejamento da extensão será definido, ten-
do em vista:
- a continuidade da Instituição como órgão comprometido
com o desenvolvimento integral do ser humano, de sua
comunidade e de sua região de abrangência, ampliando
qualitativa e quantitativamente os programas de exten-
são;
- a caracterização da extensão como caminho de integração
entre a Instituição e a comunidade, pela troca de expe-
riências entre ambas.
12. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Como já mencionado, a PIA SOCIEDADE DOS
MISSIONÁRIOS DE SAO CARLOS, instituição de direito priva-
do, de fins educacionais é uma instituição que atua na
pré escola e nos ensinos de primeiro e segundo graus, há
mais de três décadas, contando com um total geral de
1.2 00 (hum mil e duzentos) alunos matriculados. Assim
sendo, de acordo com o Projeto, a elaboração deste plane-
jamento teve como base parâmetros percentuais observados
contabilmente ao longo dos últimos anos e considerados
ideais para o qüinqüênio. Contudo, segundo a Institui-
ção, em função de variações conjunturais, são passíveis
de reformulações, para que possam estar sempre adequados
e em sintonia com a realidade da época.
A seguir, o Quadro 1 apresenta a previsão
de receitas para o qüinqüênio, discriminadas quanto à
fonte, e o Quadro 2 cuida da previsão de despesas com re-
lação ao mesmo qüinqüênio.
QUADRO
1
QUADRO
2
II- PARECER
O Projeto apresentado pela Instituição a-
tende plenamente o que dispõe a Resolução CFE n
o
01/93,
em seu Artigo 16 e Incisos de I a XII.
O Curso pretendido, de que trata o Proje-
to, conduzirá ao exercício da profissão de Administrador,
conforme a organização curricular constante do Anexo I
deste Parecer e atende à Resolução CFE n» 02/93 que fixa
os mínimos de seu conteúdo e de sua duração.
Com base na citada Resolução,em seu Artigo
3°, a Instituição apresenta Currículo Pleno com intensi-
ficação de estudos relacionados com a atividade de Comér-
cio Exterior, mediante a indicação de disciplinas eleti-
vas e complementares as quais enfatizam conteúdos da re-
ferida atividade, podendo assim conduzir à habililtação
específica de Comércio Exterior.
A descrição da estrutura organizacional da
FACULDADE SÃO CARLOS, bem como das metodologias de ensino
a serem utilizadas, nos levam a conclusão de que são fa-
voráveis estas condições para a implantação do Curso.
Com respeito ao corpo docente indicado pa-
ra a 1
o
série do Curso, consideramos que o mesmo é quali-
ficado para a ministração das disciplinas elencadas para
o 1
o
ano do Curso, valendo registrar os índices de 62,5%
de mestres, 25% de mestrandos e 12,5% de doutores.
Ainda quanto ao corpo docente, julgamos
adequado o Plano de Carreira do Magistério Superior, em
se tratando de uma Faculdade isolada a ser implantada,
tendo havido a preocupação de definir princípios, concei-
tos, normas e procedimentos com respeito à admissão, pro-
moção, produção científica e intelectual, política sala-
rial e regime de trabalho.
No que se refere às instalações físicas,
concluímos, pelo que consta do Projeto, que as mesmas são
suficientes e adequadas, de modo a permitir o funciona-
mento do Curso. Destaquem-se as instalações do Laborató-
rio de Informática, indispensável ao desenvolvimento das
disciplinas daquela área de conhecimento.
Quanto à Biblioteca, a respeito do acervo
de livros e periódicos, consideramos que o mesmo atende
às necessidades do Curso, de acordo com as informações
constantes deste Parecer e com o detalhamento das mesmas,
que integra o Projeto.
Cumprindo o que dispõe a Resolução CFE 01/
93, a Instituição apresenta no Projeto os seus conceitos
sobre atividades de Pesquisa e de Extensão, ao mesmo tem-
po em que relaciona critérios e metas prioritárias, con-
sideradas imprescindíveis para a sua operacionalização,
quando do funcionamento e consolidação do Curso.
O planejamento econômico-financeiro elabo-
rado com/base na experiência da Mantenedora na pré-escola
e nos ensinos de primeiro e segundo graus, afigura-se-nos
,-como adequado às atividades propostas, valendo res-
saltar que a capacidade patrimonial e condições econômi-
co-financeiras da Mantenedora já foram objeto de avalia-
ção por parte da CAPLAN pelo Parecer 686/93.
0 presente processo foi encaminhado à SESu/
MEC nos termos da legislação vigente à época tendo retor-
nado a este Conselho.
III- VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, a relatora vota favora-
velmente à autorização (Projeto) para funcionamento do
Curso de Administração, a ser ministrado pela FACULDADE
SÃO CARLOS, mantida pela PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS
DE SÃO CARLOS, em São Bernardo do Campo, Estado de São
Paulo, com 80 (oitenta) vagas anuais, no turno noturno.
Aprovado o presente Parecer, o processo de
verá ser encaminhado a SESu / MEC para designação de Co-
missão Verificadora nos termos dos artigos 19 e 20 da Re-
solução CFE n
o
01/93.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior - 2
o
Grupo a-
companha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, 15 de março de 1994.
ANEXO I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO : ADMINISTRAÇÃO
DURAÇÃO: 4 anos
(De acordo com a Res. CFE n
o
2/93 e Parecer n
o
433/93)
1
o
ANO h/a CATEGORIA
1. Contabilidade I .................... 72 B
2. Teoria Econômica ................... 72 B
3. Instituições de Direito Público
e Privado .......................... 144 B
4. Introdução à Administração ......... 72 P
5. Matemática ......................... 72 B
6. Processamento de Dados I ........... 72 B
7. Psicologia Aplicada à Administração . 72 B
8. Sociologia Aplicada à Administração . 72 B
9. Filosofia Aplicada à Administração ..72 B
TOTAL .............................. 720
10.Educação Física .................... 72
(não incluídas na carga horária totaldo curso)
2
o
ANO h/a CATEGORIA
1. Administração de Recursos Materiais
e Patrimoniais .................... 72 P
2. Contabilidade II .................. 72 E
3. Economia Brasileira ............... 72 E
4. Estatística ....................... 72 B
5. Legislação Social ................. 72 E
6. Legislação Tributária ............. 72 E
7. Matemática Financeira ............. 72 E
8. Processamento de Dados II ......... 72 B
9. Teoria Geral da Administração ..... 144 P
TOTAL ............................. 720
3
o
ANO h/a CATEGORIA
1. Contabilidade III ................. 72 E
2. Direito Comercial ................. 72 E
3. Economia Internacional ........... 72 E
4. Finanças Internacionais .......... 72 E
5. Legislação Aduaneira I ............ 72 E
6. Organização, Sistema e Métodos ... 72 P
7. Língua Inglesa ................... 72 E
8. Administração Mercadológica ...... 72 P
9. Processamento de Dados III ....... 72 E
10. Sistemática de Comércio Exterior I . 72 E
TOTAL ............................. 720
42 ANO h/a CATEGORIA
1. Administração da Produção ......... 180 P
2. Administração Financeira e
Orçamentária ...................... 144 P
3. Legislação Aduaneira II ........... 36 E
4. Sistemática de Comércio Exterior II 72 E
5. Administração de Recursos Humanos .. 144 P
6. Administração de Sistemas de
Informação ........................ 144 P
TOTAL ............................. 720
7. Estágio Supervisionado ............. 300
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO...... 3.180
LEGENDA
B = Básica P = Profissional E = Eletiva
ANEXO II - RELAÇÃO DO CORPO DOCENTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
01. PAULO MARCOS DE CHIARA - CONTABILIDADE I
Mestrando em Ciências Contábeis - PUC-SP, Bacharel em
Ciências Contábeis - FMU.
ACEITO
02. JACQUELINE MICHALLENI - TEORIA ECONÔMICA
Mestre em Economia pela PUC-SP (1992), Bacharel em Eco-
nomia pela Universidade São Judas Tadeu (1986) . ACEITA
03. ESTER EVANGELISTA COSTA - INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚ
BLICO E PRIVADO
Doutoranda em Direito Constitucional, Mestre em Direito
das Relacões Sociais, Pós-Graduada "Lato Sensu" em
Ciências Administrativas, Bacharel em Ciências Contá-
beis, Bacharel em Ciências Administrativas. ACEITA
04. ANTONIO SANTOS NASCIMENTO ARAÚJO - INTRODUÇÃO À ADMI
NISTRAÇÃO e SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Mestre em Administração e Planejamento na PUC (1993),
especialista em Organização e Métodos na Faculdade
Santana (1990), Bacharel em Administração de Empresas
na Faculdade Oswaldo Cruz (1986).
ACEITO
05. MARLI MIKAEL DA COSTA NEVES - MATEMÁTICA
Doutora em Estatística USP (1988), Mestre em Estatís-
tica USP (1977), Licenciada em Matemática USP. ACEITA
6. ELTON RODRIGUES LIMA JUNIOR- PROCESSAMENTO DE DADOS I
Mestre em Informática pela EAESP/FGV, Especialista em
Informática, Bacharel em Administração de Empresas.
ACEITO
7. ESTHER CALADO MODIA - PSICOLOGIA APLICADA Ã ADMINIS-
TRAÇÃO
Mestranda em Psicologia Social (PUC-SP), Bacharel e Li-
cenciada em Psicologia Farias Brito (1979) . ACEITA
08. EDUARDO IAMUNDO - FILOSOFIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Licenciado e Bacharelado em Ciências Políticas e So
ciais - Fundação Escola de Sociologia e Política-SP
(1978), Curso de Aperfeiçoamento em Teoria do Conhe-ci-
mento - PUC-SP (1981), Mestre em Filosofia - PUC-SP
(1987), Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa,
conforme Resolução n
o
12/83 - Universidade São Judas -
SP (1989), cursando Doutorado em Filosofia -PUC-SP.
ACEITO
IV - DECISAO DO PLENÀRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,per una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em de
de 1994.
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